Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gravações com baixo "fake": o que você acha?

+2
allexcosta
Marcos1881
6 participantes

Ir para baixo

Gravações com baixo "fake": o que você acha? Empty Gravações com baixo "fake": o que você acha?

Mensagem por Marcos1881 Ter Jan 19, 2021 11:09 am

Antes de tudo, quero esclarecer que este tópico não trata de linhas de baixo declaradamente feitas com sintetizadores, mas sim quando a banda usa do recurso "às escondidas".

Dois exemplos clássicos:





O que você acha disso?
- Picaretagem
- Como baixista me sinto ofendido
- Coisa de roqueiro, nem ligo
- Não muda nada
- .....

Marcos1881
Membro

Mensagens : 76
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Gravações com baixo "fake": o que você acha? Empty Re: Gravações com baixo "fake": o que você acha?

Mensagem por Convidado Ter Jan 19, 2021 11:37 am

Man... não sei se entendi perfeitamente o tópico, mas...

(i) os dois exemplos são: - fim da década de 80; e - inicio da década de 90; ou seja, estava todo mundo correndo atrás de inovações.
(ii) tanto MC quanto JP, para mim, são bandas que gosto, mas (sinceramente), mal reparo no baixo por considerar o papel do instrumento mero plano de fundo no som dessas bandas.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gravações com baixo "fake": o que você acha? Empty Re: Gravações com baixo "fake": o que você acha?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 19, 2021 11:41 am

Tendi não...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Gravações com baixo "fake": o que você acha? Empty Re: Gravações com baixo "fake": o que você acha?

Mensagem por Marcos1881 Ter Jan 19, 2021 2:07 pm

Henri-Q escreveu:Man... não sei se entendi perfeitamente o tópico, mas...

(i) os dois exemplos são: - fim da década de 80; e - inicio da década de 90; ou seja, estava todo mundo correndo atrás de inovações.
(ii) tanto MC quanto JP, para mim, são bandas que gosto, mas (sinceramente), mal reparo no baixo por considerar o papel do instrumento mero plano de fundo no som dessas bandas.

Cara, o tópico é justamente isso, divagar sobre esse tipo de expediente, hehe.

Sobre os dois casos: No Judas o Ian Hill tava com problemas e o Don Airey (atual tecladista do deep purple) gravou as linhas de baixo num moog.
Já o caso do motley crue (que também gosto) eu não sei, alguns dizem que foi por limitações técnicas, mas eu não acredito nisso.

Não tenho nada contra em usar como sendo inovação ou diversificar o som. Só acho estranho quando isso é feito por baixo dos panos em uma banda.

Marcos1881
Membro

Mensagens : 76
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Gravações com baixo "fake": o que você acha? Empty Re: Gravações com baixo "fake": o que você acha?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 19, 2021 7:58 pm

Não entendi qual parte dessas gravações é "às escondidas".

O papel do baixo não tem que, necessariamente, ser realizado por um baixo elétrico ou algum tipo de baixo em pé...

Veja essa música, por exemplo, onde é utilizado um baixo de sopro:



Há inúmeras gravações por aí onde o baixo não é baixo. Exemplo:



Outra:



Então, respondendo:

- Não muda nada...

Dito isso, nunca tinha visto uma gravação "de verdade" com o baixo assim, quantizado e com som MIDI sem dinâmica alguma feito como essas gravações apresentadas. Isso normalmente é material de pre-produção ou demo. Portanto dá pra dizer que mal feito assim é "coisa de roqueiro."
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Gravações com baixo "fake": o que você acha? Empty Re: Gravações com baixo "fake": o que você acha?

Mensagem por Marcos1881 Ter Jan 19, 2021 8:41 pm

Então cara. O "às escondidas" diz respeito ao fato de você ter um baixista na banda, nos créditos, etc. mas que na verdade não foi ele que tocou na música ou no disco.

Sim, o baixo pode aparecer mediante outros instrumentos e tudo bem, como nos exemplos que você trouxe e muitos outros. Meu "problema" é com esta situação que falei antes.

E sobre seu último ponto, de fato o relaxo foi grande, principalmente no caso do motley crue.

Marcos1881
Membro

Mensagens : 76
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Gravações com baixo "fake": o que você acha? Empty Re: Gravações com baixo "fake": o que você acha?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 19, 2021 9:08 pm

Marcos1881 escreveu:Então cara. O "às escondidas" diz respeito ao fato de você ter um baixista na banda, nos créditos, etc. mas que na verdade não foi ele que tocou na música ou no disco.

Ah tá... Eu não sabia que os créditos dessas músicas traziam o nome de baixistas.
Aí é muita cara de pau mesmo...

A não ser que exista outra track com baixo tocado, como era muito comum nos anos 80.

Um exemplo:

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Gravações com baixo "fake": o que você acha? Empty Re: Gravações com baixo "fake": o que você acha?

Mensagem por Uchoa Ter Jan 19, 2021 9:43 pm

Shocked
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Gravações com baixo "fake": o que você acha? Empty Re: Gravações com baixo "fake": o que você acha?

Mensagem por ras Ter Jan 19, 2021 11:06 pm

allexcosta escreveu:Há inúmeras gravações por aí onde o baixo não é baixo."

E quando o cara faz tudo na música? Cantando e simulando os instrumentos?

ras
ras
Membro

Mensagens : 21
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Gravações com baixo "fake": o que você acha? Empty Re: Gravações com baixo "fake": o que você acha?

Mensagem por Jãozeiro Ter Jan 19, 2021 11:29 pm

Eu jamais ia perceber isso nessas duas músicas. Aliás, o baixista do Motley é o fundador da banda, não é? Inclusive o disco Dr. Feelgood (cuja música se encontra) é um grande sucesso do hard rock/glam metal. Tem uma música nesse disco que tem um baixo legal (não lembro o nome, vou rever depois).

O baixo dessas músicas não tem nenhum destaque, tá mais mesclado na mix, então passaria despercebido por mim pra sempre, hehe.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3035
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Gravações com baixo "fake": o que você acha? Empty Re: Gravações com baixo "fake": o que você acha?

Mensagem por Zubrycky Qua Jan 20, 2021 7:22 am

Observações esparsas.

- Muitos discos não foram gravados pelos músicos que aparecem na capa (e nos créditos) deles.

Por exemplo, durante anos os discos do Bon Jovi foram gravados por um baixista enquanto outro aparecia nas capas, fotos, videoclipes e shows.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Hugh_McDonald

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Alec_John_Such

- "When Doves Cry" (clássico do Prince) não tem baixo.

- Quando falamos de bandas profissionais contratadas por gravadoras é preciso ter em mente que falamos de negócios. Um produto tem que ser entregue para ser vendido. Há dinheiro envolvido e, no estúdio, tempo é dinheiro. O produtor muitas vezes está lá para fazer com que o produto não só seja entregue dentro do prazo como também tenha determinadas especificações sonoras.

Mesmo que determinado músico não esteja envolvido na gravação, quando falemos de bandas, ainda assim ele aparece na capa do disco porque uma banda, seja ela qual for, tem que ter uma imagem pública.

São negócios.

(Como curiosidade, na capa do único disco do Brazilian Octopus não aparece o Hermeto Pascoal, que segundo Carlos Calado não pode comparecer a sessão de fotos. Em seu lugar aparece ao piano um funcionário da agência de publicidade).

https://immub.org/album/brazilian-octopus

- Muitas vezes, em uma determinada época, discos de um mesmo estilo musical tem sonoridades muito parecidas entre si.

- Determinados produtores dão uma certa "cara" ao disco, independentemente da banda.

- Há uma frase atribuída ao Tim Maia que diz "show é show, gravação é gravação".

- Se há bandas com baixistas ao vivo que usam teclado ao invés do baixo no estúdio houve pelo menos um caso no qual o inverso aconteceu (neste caso, nos discos, os devidos créditos foram dados).

https://ultimateclassicrock.com/doors-bass-players/


Última edição por Zubrycky em Qua Jan 20, 2021 9:58 am, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18898
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Gravações com baixo "fake": o que você acha? Empty Re: Gravações com baixo "fake": o que você acha?

Mensagem por Jãozeiro Qua Jan 20, 2021 9:08 am

Zubrycky escreveu:
- Muitos discos não foram gravados pelos músicos que aparecem na capa deles.

Dizem que Sweet Child o' mine, aquela intro lá não foi o Slash que gravou. Ouvi dizer algumas vezes, não sei se é verdade, vou até investigar mais a fundo. 

Porque se for verdade, aí já é demais, hahahaha.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3035
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Gravações com baixo "fake": o que você acha? Empty Re: Gravações com baixo "fake": o que você acha?

Mensagem por Marcos1881 Qua Jan 20, 2021 9:37 am

Jãozeiro escreveu:Eu jamais ia perceber isso nessas duas músicas. Aliás, o baixista do Motley é o fundador da banda, não é? Inclusive o disco Dr. Feelgood (cuja música se encontra) é um grande sucesso do hard rock/glam metal. Tem uma música nesse disco que tem um baixo legal (não lembro o nome, vou rever depois).

O baixo dessas músicas não tem nenhum destaque, tá mais mesclado na mix, então passaria despercebido por mim pra sempre, hehe.

Sim, confesso que eu também não percebo na música, só na faixa isolada. O caso do judas eu acho que é bem particular, o cara tava com problemas e foram lá e colocaram um synth. Mas porque o Nick Sixx não gravou aquela linha simplona kkkk? Bem, pode ser que não tivesse "bem" e tinham que acabar a gravação logo.

Marcos1881
Membro

Mensagens : 76
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Gravações com baixo "fake": o que você acha? Empty Re: Gravações com baixo "fake": o que você acha?

Mensagem por allexcosta Qua Jan 20, 2021 9:38 am

Zubrycky escreveu:- Muitos discos não foram gravados pelos músicos que aparecem na capa deles.

O colega que abriu o tópico claramente se referia aos créditos, não às capas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Gravações com baixo "fake": o que você acha? Empty Re: Gravações com baixo "fake": o que você acha?

Mensagem por Marcos1881 Qua Jan 20, 2021 9:44 am

Zubrycky escreveu:Observações esparsas.

- Muitos discos não foram gravados pelos músicos que aparecem na capa deles.

Por exemplo, durante anos os discos do Bon Jovi foram gravados por um baixista enquanto outro aparecia nas capas, fotos, videoclipes e shows.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Hugh_McDonald

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Alec_John_Such

- "When Doves Cry" (clássico do Prince) não tem baixo.

- Quando falamos de bandas profissionais contratadas por gravadoras é preciso ter em mente que falamos de negócios. Um produto tem que ser entregue para ser vendido. Há dinheiro envolvido e, no estúdio, tempo é dinheiro. O produtor muitas vezes está lá para fazer com que o produto não só seja entregue dentro do prazo como também tenha determinadas especificações sonoras.

Mesmo que determinado músico não esteja envolvido na gravação, quando falemos de bandas, ainda assim ele aparece na capa do disco porque uma banda, seja ela qual for, tem que ter uma imagem pública.

São negócios.

(Como curiosidade, na capa do  único disco do Brazilian Octopus não aparece o Hermeto Pascoal, que segundo Carlos Calado não pode comparecer a sessão de fotos. Em seu lugar aparece ao piano um funcionário da agência de publicidade).

https://immub.org/album/brazilian-octopus

- Muitas vezes, em uma determinada época, discos de um mesmo estilo musical tem sonoridades muito parecidas entre si.

- Determinados produtores dão uma certa "cara" ao disco, independentemente da banda.

- Há uma frase atribuída ao Tim Maia que diz "show é show, gravação é gravação".

- Se há bandas com baixistas ao vivo que usam teclado ao invés do baixo no estúdio houve pelo menos um caso no qual o inverso aconteceu (neste caso, nos discos, os devidos créditos foram dados).

https://ultimateclassicrock.com/doors-bass-players/

Perfeito.

Marcos1881
Membro

Mensagens : 76
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Gravações com baixo "fake": o que você acha? Empty Re: Gravações com baixo "fake": o que você acha?

Mensagem por Marcos1881 Qua Jan 20, 2021 9:44 am

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:- Muitos discos não foram gravados pelos músicos que aparecem na capa deles.

O colega que abriu o tópico claramente se referia aos créditos, não às capas.

Sim, mas também vale pras capas, hehe

Marcos1881
Membro

Mensagens : 76
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Gravações com baixo "fake": o que você acha? Empty Re: Gravações com baixo "fake": o que você acha?

Mensagem por Zubrycky Qua Jan 20, 2021 9:59 am

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:- Muitos discos não foram gravados pelos músicos que aparecem na capa deles.

O colega que abriu o tópico claramente se referia aos créditos, não às capas.

Verdade. Obrigado por me lembrar disso. As devidas edições foram feitas.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18898
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Gravações com baixo "fake": o que você acha? Empty Re: Gravações com baixo "fake": o que você acha?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos