Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apostila para aperfeiçoamento de leitura

+4
Fernando Zadá
Nelson Bass
rafael.buzzi.andrade
felps
8 participantes

Ir para baixo

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Empty Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Mensagem por felps Seg Fev 01, 2021 11:34 pm

Olá colegas!

Estive procurando pela internet algum local que tenha apostilas sobre desenvolvimento de leitura de partitura, infelizmente falhei de forma drástica!
Por conta disso, venho aqui no fórum pedir a ajuda de vcs para me enviarem alguns métodos de leitura de partitura , tanto para rítmica quanto para desenvolvimento de leitura de notas.

desde já agradeço!! Very Happy

felps
Membro

Mensagens : 2
Localização : Goiânia

felps gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Empty Re: Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Fev 02, 2021 2:17 pm

Boa tarde e seja bem-vindo ao fórum.

Acho que um excelente começo para leitura ritmica é o Pozzoli.

Aqui tem um link para o primeior volume:

https://www.amazon.com.br/Te%C3%B3rico-Pr%C3%A1tico-Ensino-Ditado-Musical/dp/8599477218/ref=asc_df_8599477218/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379728741016&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=4678533388362153128&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001710&hvtargid=pla-834066695194&psc=1
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

felps gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Empty Re: Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Mensagem por Nelson Bass Ter Fev 02, 2021 8:39 pm

Tem o 30 estudos do Franz Simandl, acho que é domínio público, dá pra achar fácil pra baixar.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

felps gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Empty Re: Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Mensagem por Fernando Zadá Qua Fev 03, 2021 11:18 am

Eu começaria lendo só ritmo pelo pozzolli também mas se já quiser juntar ambos gosto muito da série Essential Elements da Hal leonard que foca bastante na leitura melódica e vai no passo a passo com áudios de todos os exemplos e adicionando notas aos poucos.

https://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=38834165055OKMM1OH
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Empty Re: Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Mensagem por Fá Mendonça Qui Fev 04, 2021 11:55 pm

Pozzolli é sempre uma ótima pedida!
Tem também o Reading Contemporary Electric Bass, da Berklee.
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 958
Localização : Brasília-DF

http://www.youjammer.com

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Empty Re: Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Mensagem por fheliojr Dom Fev 07, 2021 7:53 pm

Bacana este tópico. Não se acanhem em dar mais sugestões de métodos para leitura. Razz

Procurei os Essential Elements, da Hal leonard, e Reading Contemporary Electric Bass, da Berklee, em uns lugares aí, mas não os encontrei... Achei, apenas, o Reading Contemporary Electric Bass RHYTHM.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

felps gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Empty Re: Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Mensagem por Fernando Zadá Seg Fev 08, 2021 9:52 am

Na freenote tem sim e não são caros.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Empty Re: Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Mensagem por Fá Mendonça Seg Fev 08, 2021 12:53 pm

Meu primeiro livro de baixo e que me ajudou muito a estudar leitura, pois vai do "básico ao acabamento" é o livro do Dan Dean. Bom pra sair lendo tudo o que tem lá e ainda tocar com as backing tracks.
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 958
Localização : Brasília-DF

http://www.youjammer.com

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Empty Re: Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Mensagem por fheliojr Qui Fev 11, 2021 7:35 pm

Fernando Zadá escreveu:Na freenote tem sim e não são caros.

É q foram nuns lugares aí...

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Katy-perry-piscando-1


Fá Mendonça escreveu:Meu primeiro livro de baixo e que me ajudou muito a estudar leitura, pois vai do "básico ao acabamento" é o livro do Dan Dean. Bom pra sair lendo tudo o que tem lá e ainda tocar com as backing tracks.

Aquele método em 3 volumes?
Valeu pela dica, Fá.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Fá Mendonça, Fernando Zadá, Tarcísio Caetano e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Empty Re: Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Mensagem por Fernando Zadá Qui Fev 11, 2021 8:54 pm

Eu imaginei.
Eu gosto muito do livro do Ed Friedland que até deve ter nesses outros lugares.... rssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Empty Re: Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Mensagem por AlbertoBass Qui Fev 11, 2021 11:07 pm

Tudo depende do nível que você quer alcançar com sua leitura, como disse o grande Thiago E.S, tem que pagar o pedágio. Esse livro do Dan Dean é legal e também comecei por ele. São músicas (vinhetas) e tem tablatura. Uma vez que você decorou a música ou o som não estará mais lendo de fato. Eu gostava de estudar o que chamo de leitura pura. Não é música, não é musical nem nada. São notas aleatórias (quanto mais aleatória melhor) pois fica difícil de decorar. O objetivo é estudar leitura de verdade. Localização e duração das notas. Costumava ficar colocando notas sem sentido, totalmente aleatórias no encore e depois tentava tocar. Leitura rítmica também desenvolve muito a leitura. Dois métodos que quando eu zerei minha leitura melhorou drasticamente foram o Música Brasileira para Contrabaixo do Adriano Giffone e o do James Jamerson. Ambos não tem tablatura e desenvolvem bastante a questão rítmica na leitura. Mas tudo depende de onde você quer chegar e do pedágio que quer pagar.
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

Fernando Zadá e fheliojr gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Empty Re: Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Mensagem por Fernando Zadá Sex Fev 12, 2021 10:47 am

Uma coisa que é bacana e eu tenho aqui em pdf é linhas de baixo pra big band que são basicamente semínimas quase todo o tempo mas só notas sem harmonia cifrada e que obrigam a ler mesmo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Empty Re: Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Mensagem por CSergio Sex Fev 12, 2021 11:58 am

fheliojr escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Na freenote tem sim e não são caros.

É q foram nuns lugares aí...
Ri Muito
O cara quando aparece no fórum, vem com tudo (queria quotar a Perry, mas não vou Very Happy ); mas postei também pra acompanhar o assunto.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4100
Localização : 2°55"S, 44°30"W

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Empty Re: Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Mensagem por fheliojr Sáb Fev 20, 2021 8:04 pm

^ Razz
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Empty Re: Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Mensagem por felps Sex Fev 26, 2021 10:25 pm

obrigado a todos  pelas dicas .
:viva: 22:25:17

felps
Membro

Mensagens : 2
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Empty Re: Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos