Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Ir em baixo

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Empty Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Mensagem por felps Seg Fev 01, 2021 11:34 pm

Olá colegas!

Estive procurando pela internet algum local que tenha apostilas sobre desenvolvimento de leitura de partitura, infelizmente falhei de forma drástica!
Por conta disso, venho aqui no fórum pedir a ajuda de vcs para me enviarem alguns métodos de leitura de partitura , tanto para rítmica quanto para desenvolvimento de leitura de notas.

desde já agradeço!! Very Happy

felps
Membro

felps gosta desta mensagem

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Empty Re: Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Fev 02, 2021 2:17 pm

Boa tarde e seja bem-vindo ao fórum.

Acho que um excelente começo para leitura ritmica é o Pozzoli.

Aqui tem um link para o primeior volume:

https://www.amazon.com.br/Te%C3%B3rico-Pr%C3%A1tico-Ensino-Ditado-Musical/dp/8599477218/ref=asc_df_8599477218/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379728741016&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=4678533388362153128&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001710&hvtargid=pla-834066695194&psc=1
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Localização : Joinville, SC - Brasil, Terra... no cantinho mais brega do universo

https://nacodecachola.wordpress.com

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Empty Re: Apostila para aperfeiçoamento de leitura

Mensagem por Nelson Bass Ter Fev 02, 2021 8:39 pm

Tem o 30 estudos do Franz Simandl, acho que é domínio público, dá pra achar fácil pra baixar.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Qua Fev 03, 2021 11:18 am

Eu começaria lendo só ritmo pelo pozzolli também mas se já quiser juntar ambos gosto muito da série Essential Elements da Hal leonard que foca bastante na leitura melódica e vai no passo a passo com áudios de todos os exemplos e adicionando notas aos poucos.

https://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=38834165055OKMM1OH
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Fá Mendonça Qui Fev 04, 2021 11:55 pm

Pozzolli é sempre uma ótima pedida!
Tem também o Reading Contemporary Electric Bass, da Berklee.
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

http://www.youjammer.com

Mensagem por fheliojr Dom Fev 07, 2021 7:53 pm

Bacana este tópico. Não se acanhem em dar mais sugestões de métodos para leitura. Razz

Procurei os Essential Elements, da Hal leonard, e Reading Contemporary Electric Bass, da Berklee, em uns lugares aí, mas não os encontrei... Achei, apenas, o Reading Contemporary Electric Bass RHYTHM.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Seg Fev 08, 2021 9:52 am

Na freenote tem sim e não são caros.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Fá Mendonça Seg Fev 08, 2021 12:53 pm

Meu primeiro livro de baixo e que me ajudou muito a estudar leitura, pois vai do "básico ao acabamento" é o livro do Dan Dean. Bom pra sair lendo tudo o que tem lá e ainda tocar com as backing tracks.
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

http://www.youjammer.com

Mensagem por fheliojr Qui Fev 11, 2021 7:35 pm

Fernando Zadá escreveu:Na freenote tem sim e não são caros.

É q foram nuns lugares aí...

Apostila para aperfeiçoamento de leitura Katy-perry-piscando-1

Fá Mendonça escreveu:Meu primeiro livro de baixo e que me ajudou muito a estudar leitura, pois vai do "básico ao acabamento" é o livro do Dan Dean. Bom pra sair lendo tudo o que tem lá e ainda tocar com as backing tracks.

Aquele método em 3 volumes?
Valeu pela dica, Fá.
fheliojr
fheliojr
Membro

Fá Mendonça, Fernando Zadá, Tarcísio Caetano e CSergio gostam desta mensagem

Mensagem por Fernando Zadá Qui Fev 11, 2021 8:54 pm

Eu imaginei.
Eu gosto muito do livro do Ed Friedland que até deve ter nesses outros lugares.... rssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

fheliojr gosta desta mensagem

Mensagem por AlbertoBass Qui Fev 11, 2021 11:07 pm

Tudo depende do nível que você quer alcançar com sua leitura, como disse o grande Thiago E.S, tem que pagar o pedágio. Esse livro do Dan Dean é legal e também comecei por ele. São músicas (vinhetas) e tem tablatura. Uma vez que você decorou a música ou o som não estará mais lendo de fato. Eu gostava de estudar o que chamo de leitura pura. Não é música, não é musical nem nada. São notas aleatórias (quanto mais aleatória melhor) pois fica difícil de decorar. O objetivo é estudar leitura de verdade. Localização e duração das notas. Costumava ficar colocando notas sem sentido, totalmente aleatórias no encore e depois tentava tocar. Leitura rítmica também desenvolve muito a leitura. Dois métodos que quando eu zerei minha leitura melhorou drasticamente foram o Música Brasileira para Contrabaixo do Adriano Giffone e o do James Jamerson. Ambos não tem tablatura e desenvolvem bastante a questão rítmica na leitura. Mas tudo depende de onde você quer chegar e do pedágio que quer pagar.
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Fernando Zadá e fheliojr gostam desta mensagem

Mensagem por Fernando Zadá Sex Fev 12, 2021 10:47 am

Uma coisa que é bacana e eu tenho aqui em pdf é linhas de baixo pra big band que são basicamente semínimas quase todo o tempo mas só notas sem harmonia cifrada e que obrigam a ler mesmo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por CSergio Sex Fev 12, 2021 11:58 am

fheliojr escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Na freenote tem sim e não são caros.

É q foram nuns lugares aí...
Ri Muito
O cara quando aparece no fórum, vem com tudo (queria quotar a Perry, mas não vou Very Happy ); mas postei também pra acompanhar o assunto.
CSergio
CSergio
Membro

fheliojr gosta desta mensagem

Mensagem por fheliojr Sab Fev 20, 2021 8:04 pm

^ Razz
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por felps Sex Fev 26, 2021 10:25 pm

obrigado a todos  pelas dicas .
:viva: 22:25:17

felps
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: