Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Imitar Baixo original em luthier

+4
pedrohenrique.astronauta
Uchoa
Paulo Penna
esr12
8 participantes

Ir para baixo

Imitar Baixo original em luthier Empty Imitar Baixo original em luthier

Mensagem por esr12 Sex Fev 19, 2021 9:24 am

Olá, toco baixo há alguns anos, e me vejo na necessidade de um novo baixo. O único problema, sou canhoto. Não acho em quase nenhum lugar do mundo um modelo que eu queira para canhoto, e quando acho, é no exterior e o frete é mais caro que o próprio baixo.
Enfim, eu tenho em mente alguns modelos que eu gostaria, mas queria saber por experiência de vocês: vale a pena imitar um baixo original em uma luthieria? Por exemplo, um baixo que eu gostaria muito é o yamaha rbx Jm6 (modelo 1), um baixo relativamente antigo. Um dos principais motivos pelo qual eu o quero é o timbre, construção e sua sensualidade (haha, o baixo é muito lindo mesmo), mas fazendo ele em um luthier eu perderia o timbre?

esr12
Membro

Mensagens : 11
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Imitar Baixo original em luthier Empty Re: Imitar Baixo original em luthier

Mensagem por Paulo Penna Sex Fev 19, 2021 10:00 am

Depende do material usado e se o luthier terá a planta do modelo desejado.
Não vejo problema nenhum em fazer o baixo no modelo desejado.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Imitar Baixo original em luthier Empty Re: Imitar Baixo original em luthier

Mensagem por Uchoa Sex Fev 19, 2021 10:33 am

Também não vejo problemas !
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Imitar Baixo original em luthier Empty Re: Imitar Baixo original em luthier

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Fev 19, 2021 11:08 am

Eu não vejo problemas. Lembrando que o primeiro modelo do John Myung, que inclusive o Marlim aqui do fórum possui, tem a escala dele em ébano.

Em tempo, acho que nunca vi um desse para canhoto. Interessante.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Imitar Baixo original em luthier Empty Re: Imitar Baixo original em luthier

Mensagem por allexcosta Sex Fev 19, 2021 12:27 pm

Plot twist: aprenda a tocar como destro. Laughing

Falando sério, acho que captadores e pré da Yamaha são proprietários e você não consegue comprá-los separadamente. Portanto sim, você perderia o timbre...

Quais outros modelos te interessam?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Imitar Baixo original em luthier Empty Re: Imitar Baixo original em luthier

Mensagem por dibass Seg Fev 22, 2021 7:59 am

Sou canhoto e toco instrumentos de canhoto
realmente é mais dificil de achar mas da pra achar bastante coisa principalmente usados e luthier sempre pode ser uma boa opção
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Imitar Baixo original em luthier Empty Re: Imitar Baixo original em luthier

Mensagem por esr12 Qua Fev 24, 2021 9:56 am

allexcosta escreveu:Plot twist: aprenda a tocar como destro. Laughing

Falando sério, acho que captadores e pré da Yamaha são proprietários e você não consegue comprá-los separadamente. Portanto sim, você perderia o timbre...

Quais outros modelos te interessam?

Kkk eu ainda me arrependo de não ter aprendido como destro. De 6 cordas não nenhum outro modelo que eu me interesso até porque não conheço muitos, mais de 5 eu gosto dos warwicks. Até tem um no ml para canhoto mas eu não gosto da cor, é um warwick corvette rb.
Obrigado pelas respostas, acho que vou pesquisar mais.
Se alguém souber onde eu posso achar captadores Double Coil × 2 (Alnico), me ajuda bastante. Sobre o pré amp, acho que não muda muito o timbre se eu colocar um parecido, com 3 band eq

esr12
Membro

Mensagens : 11
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Imitar Baixo original em luthier Empty Re: Imitar Baixo original em luthier

Mensagem por allexcosta Qua Fev 24, 2021 10:03 am

esr12 escreveu:De 6 cordas não nenhum outro modelo que eu me interesso até porque não conheço muitos, mais de 5 eu gosto dos warwicks. Até tem um no ml para canhoto mas eu não gosto da cor, é um warwick corvette rb.

Mas você toca 5 ou 6 cordas? Cor é fácil de mudar.

Leva no carinha que pinta carro e paga 150 conto.

esr12 escreveu:Se alguém souber onde eu posso achar captadores Double Coil × 2 (Alnico), me ajuda bastante. Sobre o pré amp, acho que não muda muito o timbre se eu colocar um parecido, com 3 band eq

A Duncan tem né? Da China também acha... Pré muda bastante o timbre, mesmo que tenha as mesmas funções.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Imitar Baixo original em luthier Empty Re: Imitar Baixo original em luthier

Mensagem por esr12 Qua Fev 24, 2021 10:28 am

allexcosta escreveu:
esr12 escreveu:De 6 cordas não nenhum outro modelo que eu me interesso até porque não conheço muitos, mais de 5 eu gosto dos warwicks. Até tem um no ml para canhoto mas eu não gosto da cor, é um warwick corvette rb.

Mas você toca 5 ou 6 cordas? Cor é fácil de mudar.

R:Pra falar bem a verdade, não toco nenhum. Tenho um baixo de 4 cordas apenas, mas me sinto muito na necessidade da corda si (grave). Acho que um de 5 cordas até me atende mais do que um de 6, porém eu gostei muito do modelo do john myung. Pensei até em fazer o do jm com 5 cordas, mas aí teria que mudar a planta toda e tal.

Leva no carinha que pinta carro e paga 150 conto.

R:Fico com receio disso, mas pode ser uma opção.

esr12 escreveu:Se alguém souber onde eu posso achar captadores Double Coil × 2 (Alnico), me ajuda bastante. Sobre o pré amp, acho que não muda muito o timbre se eu colocar um parecido, com 3 band eq

A Duncan tem né? Da China também acha... Pré muda bastante o timbre, mesmo que tenha as mesmas funções.

R: A duncan faz, e várias outras também. Eu não sabia que mudava tanto o timbre, porém eu não sei o que fazer já pesquisei bastante e eles não especificam o pré. Não sei se um yamaha qualquer traria o mesmo timbre...

esr12
Membro

Mensagens : 11
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Imitar Baixo original em luthier Empty Re: Imitar Baixo original em luthier

Mensagem por CSergio Qua Fev 24, 2021 11:29 am

esr12 escreveu:vale a pena imitar um baixo original em uma luthieria?
É teu sonho, desejo, vc quer?
Então mete a cara.

O meu desejo é uma réplica de Rickenbacker; um dia faço, depois de achar um luhtier que faça (já andei meio que sondando custos, variando de R$ 5k e até 12k ShockedCrying or Very sad ).
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Imitar Baixo original em luthier Empty Re: Imitar Baixo original em luthier

Mensagem por allexcosta Qua Fev 24, 2021 12:44 pm

Acho que antes de tudo é preciso definir se você quer 5 ou 6 cordas...

Depois disso, há inúmeros modelos bons da Yamaha, bem feitos, que soam bem, etc... E vários deles não quebram o bolso tanto assim.

E, sendo eu, desencanaria de baixo igual ao do Japonês. Não há nada demais naquele baixo, te sendo bem sincero.

E um luthier que constrói no nível Yamaha não será nada perto de barato.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Imitar Baixo original em luthier Empty Re: Imitar Baixo original em luthier

Mensagem por Marvis Qui Fev 25, 2021 8:02 pm

CSergio escreveu:
esr12 escreveu:vale a pena imitar um baixo original em uma luthieria?
É teu sonho, desejo, vc quer?
Então mete a cara.

O meu desejo é uma réplica de Rickenbacker; um dia faço, depois de achar um luhtier que faça (já andei meio que sondando custos, variando de R$ 5k e até 12k ShockedCrying or Very sad ).

12k uma réplica? Mais caro que meu original usado (um pouco, mas é) Shocked
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Imitar Baixo original em luthier Empty Re: Imitar Baixo original em luthier

Mensagem por Marvis Qui Fev 25, 2021 8:10 pm

esr12 escreveu:Olá, toco baixo há alguns anos, e me vejo na necessidade de um novo baixo. O único problema, sou canhoto. Não acho em quase nenhum lugar do mundo um modelo que eu queira para canhoto, e quando acho, é no exterior e o frete é mais caro que o próprio baixo.
Enfim, eu tenho em mente alguns modelos que eu gostaria, mas queria saber por experiência de vocês: vale a pena imitar um baixo original em uma luthieria? Por exemplo, um baixo que eu gostaria muito é o yamaha rbx Jm6 (modelo 1), um baixo relativamente antigo. Um dos principais motivos pelo qual eu o quero é o timbre, construção e sua sensualidade (haha, o baixo é muito lindo mesmo), mas fazendo ele em um luthier eu perderia o timbre?

Se você faz muita questão de um modelo específico como o yamaha rbx jm6 (modelo 1), e acha que fazendo uma réplica pra canhoto em luthier não vai ficar "paranoico" achando que tal aspecto/característica está pior/diferente do original, vai fundo.

Eu particularmente não curto muito isso de réplica em luthier porque, no meu caso, eu sei que eu iria ficar com paranoia e só iria me dar por satisfeito (por completo) com o original (caso eu tivesse GAS por algum baixo muito específico).

Dito isso, atualmente acho mais interessante pensar em elétrica e comprar circuito, caps, etc para a proposta de som que você quer e fazer em luthier algo legal, com uma gama incrível de madeiras que temos aqui no Brasil, feito sob medida pra você, sem isso de se propor a ser uma "réplica" (que dá a entender que vai buscar ao máximo imitar cada detalhe de algo já existente, até nas medidas mais precisas), por mais que você se inspire em algo já existente (o que difere de replicar).

Mas aí é questão de gosto e vai do que cada um busca/precisa.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Imitar Baixo original em luthier Empty Re: Imitar Baixo original em luthier

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos