Duvida sobre a sonoridade do captador P
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Duvida sobre a sonoridade do captador P
Pessoal,
Eis aqui uma dúvida que tenho há muito tempo e que gostaria de esclarecer com aqueles que sabem mais do que eu a respeito do assunto.
Suponhamos que tenhamos 4 baixos com o mesmo corpo, braço, trastes, tarraxas, tipo de corda, madeira e ponte.
A captação de um desses baixos é P e a dos outros três são PJ. Nos 4 baixos, o captador P é do mesmo fabricante, do mesmo modelo e está exatamente na mesma posição.
O baixo P tem dois knobs: Master tone e master volume.
Dos baixos com captação PJ, um deles tem um knob de volume para cada captador e um master tone e os outros dois têm uma chave seletora de captadores. Nestes últimos instrumentos com captação PJ e chave seletora, um tem um master tone e um master volume e o outro tem um par de knobs volume/tom para cada captador.
Dito isso, se ligarmos esses instrumentos um por vez no mesmo amplificador com a mesma regulagem e selecionarmos apenas o captador P dos baixos PJ o som desses captadores é igual ou diferente ao som do baixo com captação P?
Grato pela atenção.
Eis aqui uma dúvida que tenho há muito tempo e que gostaria de esclarecer com aqueles que sabem mais do que eu a respeito do assunto.
Suponhamos que tenhamos 4 baixos com o mesmo corpo, braço, trastes, tarraxas, tipo de corda, madeira e ponte.
A captação de um desses baixos é P e a dos outros três são PJ. Nos 4 baixos, o captador P é do mesmo fabricante, do mesmo modelo e está exatamente na mesma posição.
O baixo P tem dois knobs: Master tone e master volume.
Dos baixos com captação PJ, um deles tem um knob de volume para cada captador e um master tone e os outros dois têm uma chave seletora de captadores. Nestes últimos instrumentos com captação PJ e chave seletora, um tem um master tone e um master volume e o outro tem um par de knobs volume/tom para cada captador.
Dito isso, se ligarmos esses instrumentos um por vez no mesmo amplificador com a mesma regulagem e selecionarmos apenas o captador P dos baixos PJ o som desses captadores é igual ou diferente ao som do baixo com captação P?
Grato pela atenção.
Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
É um pouco complexo...
Respondendo: o som é diferente.
Um potenciômetro não é um "de-coupler", de modo que o captador da ponte, mesmo que zerado, ainda estará associado ao do braço. E os elementos desse sistema (as bobinas) possuem resistência reativa, que responderá de maneira diferente ao sinal em relação às frequências, o que alterará o som...
Daria pra ligar pra isolar cada um, usando chava, mas você terá diferença de volume quando associar os dois porque eles irão pra paralelo (com perda) ou série (com ganho).
Mas deve existir um jeito com uma chave 3 way, associação de resistores, etc...
Como eu disse, não é muito simples.
Respondendo: o som é diferente.
Um potenciômetro não é um "de-coupler", de modo que o captador da ponte, mesmo que zerado, ainda estará associado ao do braço. E os elementos desse sistema (as bobinas) possuem resistência reativa, que responderá de maneira diferente ao sinal em relação às frequências, o que alterará o som...
Daria pra ligar pra isolar cada um, usando chava, mas você terá diferença de volume quando associar os dois porque eles irão pra paralelo (com perda) ou série (com ganho).
Mas deve existir um jeito com uma chave 3 way, associação de resistores, etc...
Como eu disse, não é muito simples.
allexcosta- Administrador
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Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
^Aproveitando a deixa: e se retirássemos o J e tampássemos o espaço onde ele ficava?
Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
O circuito teria que ser refeito para o padrão "P-Bass" padrão, com um volume e uma tonalidade.WHead escreveu:^Aproveitando a deixa: e se retirássemos o J e tampássemos o espaço onde ele ficava?
Em um baixo estilo PJ, com um circuito de tipo JB (2V e 1T), a sonoridade, mesmo com o volume do capt da ponte (um "J") zerado seria um pouco diferente da de um baixo "P-Bass" padrão. Isso ocorre pois o potenciômetro é um resistor variável que interage com a carga de resistência do captador, gerando uma sonoridade ligeiramente distinta (como o Allex observou acima). Com o uso de uma chave (tipo Gibson, de 3 posições), esse fenômeno é praticamente eliminado.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
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Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
A que características sonoras você se refere?
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
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Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
Desculpe-me, não fui muito claro.
Sempre que vi um desses ele utilizava duas afinações e dois timbres, um servindo ao braço superior, outro ao inferior. Se estivessem com a mesma afinação e com o mesmo ajuste de volume e timbre, os dois soariam iguais? O corte do corpo ou espaço da elétrica - ou mesmo a proximidade de outro captador atuando - por exemplo, alteraria alguma das características dos captadores superiores ou inferiores?
Sempre que vi um desses ele utilizava duas afinações e dois timbres, um servindo ao braço superior, outro ao inferior. Se estivessem com a mesma afinação e com o mesmo ajuste de volume e timbre, os dois soariam iguais? O corte do corpo ou espaço da elétrica - ou mesmo a proximidade de outro captador atuando - por exemplo, alteraria alguma das características dos captadores superiores ou inferiores?
Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
Provavelmente sim, soariam quase iguais. Talvez com um pouco mais de "ressonância" na corda E do braço de cima por conta da quantidade de coda pós pestana...WHead escreveu:Desculpe-me, não fui muito claro.
Sempre que vi um desses ele utilizava duas afinações e dois timbres, um servindo ao braço superior, outro ao inferior. Se estivessem com a mesma afinação e com o mesmo ajuste de volume e timbre, os dois soariam iguais? O corte do corpo ou espaço da elétrica - ou mesmo a proximidade de outro captador atuando - por exemplo, alteraria alguma das características dos captadores superiores ou inferiores?
A proximidade é irrelevante aí...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
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WHead gosta desta mensagem
Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
WHead escreveu:^Aproveitando a deixa: e se retirássemos o J e tampássemos o espaço onde ele ficava?
Não haveria diferença mensurável, pois não há mais a influência elétrica ou magnética do segundo captador. Mesmo se não tampar e ficar o buraco, não faria diferença... Agora, se você refizer a ligação isolando o captador da ponte deixando ele no local, o campo magnético mudará a vibração das cordas.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Com o uso de uma chave (tipo Gibson, de 3 posições), esse fenômeno é praticamente eliminado.
Sei que já falamos disso aqui, mas como funciona mesmo? Você tem 3 posições, certo? P ligado só, J ligado só e ambos ligados. Mas aí quando ligar os dois em paralelo haverá perda de ganho, não?
WHead escreveu:Sempre que vi um desses ele utilizava duas afinações e dois timbres
Quem é "ele"?
WHead escreveu:Se estivessem com a mesma afinação e com o mesmo ajuste de volume e timbre, os dois soariam iguais?
Com cordas idênticas, mesma idade e regulagem? Pra todos os efeitos sim. Diferenças sutis de massa gerada pela cavidade ou algo de ressonância não seriam capazes de gerar mudanças drásticas. Estou assumindo também que os braços sejam feitos da mesma madeira com peças e formatos similares.
allexcosta- Administrador
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WHead gosta desta mensagem
Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
^"Ele", esse modelo.
Nesse caso, esse instrumento é do B.Sheeran. Ele usa com afinações diferentes.
Nesse caso, esse instrumento é do B.Sheeran. Ele usa com afinações diferentes.
Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
^ Ah tá... Não sabia que era do Sheehan, mas provavelmente poderia ter deduzido pelos captadores, se tivesse prestado um pouco mais de atenção.
allexcosta- Administrador
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Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
Zubrycky, tentando ajudar um pouco:
Eu tenho um Yamaha BB414 e tive um BB200 ao mesmo tempo:
Não sei dizer exatamente se são as mesmas madeiras e componentes eletrônicos, mas dá pra notar várias semelhanças de construção.
Nunca medi os captadores, mas colocando de frente um baixo com o outro me parecia que o BB200 tinha o captador alguns milímetros (coisa pouca) mais pra perto da ponte. Repito, medi apenas visualmente.
Apesar de eu ter adorado o BB200, decidi vendê-lo por um motivo simples: aos meus ouvidos, a diferença sonora em termos de timbre entre o BB414 com o cap P isolado e o BB200, (usando mesmo ampli, regulagens parecidas, e o tone próximo) era praticamente imperceptível.
Essa foi minha única experiência com baixos parecidos, mas eu tenho certeza que experimentos próximos desse podem apresentar resultados diferentes por conta dos vários fatores citados aqui.
Eu tenho um Yamaha BB414 e tive um BB200 ao mesmo tempo:
Não sei dizer exatamente se são as mesmas madeiras e componentes eletrônicos, mas dá pra notar várias semelhanças de construção.
Nunca medi os captadores, mas colocando de frente um baixo com o outro me parecia que o BB200 tinha o captador alguns milímetros (coisa pouca) mais pra perto da ponte. Repito, medi apenas visualmente.
Apesar de eu ter adorado o BB200, decidi vendê-lo por um motivo simples: aos meus ouvidos, a diferença sonora em termos de timbre entre o BB414 com o cap P isolado e o BB200, (usando mesmo ampli, regulagens parecidas, e o tone próximo) era praticamente imperceptível.
Essa foi minha única experiência com baixos parecidos, mas eu tenho certeza que experimentos próximos desse podem apresentar resultados diferentes por conta dos vários fatores citados aqui.
Breno_Barnabe- Membro
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Zubrycky gosta desta mensagem
Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
Agradeço a todos pela atenção e pelas respostas.
Só para ver se eu entendi corretamente: Se eu quiser um baixo PJ com um captador P que soe exatamente como o de um baixo P posso conseguir esse resultado com um baixo PJ com chave seletora de captadores e um par de knobs volume/tom para cada captador?
Só para ver se eu entendi corretamente: Se eu quiser um baixo PJ com um captador P que soe exatamente como o de um baixo P posso conseguir esse resultado com um baixo PJ com chave seletora de captadores e um par de knobs volume/tom para cada captador?
patriciofernandes- Membro
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Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
Sei que já falamos disso aqui, mas como funciona mesmo? Você tem 3 posições, certo? P ligado só, J ligado só e ambos ligados. Mas aí quando ligar os dois em paralelo haverá perda de ganho, não?
Não se as fases estiverem invertidas essa perda é muito pequena.
Não se as fases estiverem invertidas essa perda é muito pequena.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
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Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
Diego, é uma chave de 3 posições (tipo de Les Paul), 1 volume e um tone.Zubrycky escreveu:patriciofernandes escreveu:Não
Por que não?
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
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Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Diego, é uma chave de 3 posições (tipo de Les Paul), 1 volume e um tone.Zubrycky escreveu:patriciofernandes escreveu:Não
Por que não?
Obrigado pela resposta!
Aproveitando o ensejo, em termos de sonoridade, qual é a diferença entre ter um único par de knobs volume/tone e um par de knobs volume/tone para cada captador?
Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
O esquema com 4 potenciômetros permite maior gama de nuances na posição do meio (os 2 capts ligados).Zubrycky escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Diego, é uma chave de 3 posições (tipo de Les Paul), 1 volume e um tone.Zubrycky escreveu:patriciofernandes escreveu:Não
Por que não?
Obrigado pela resposta!
Aproveitando o ensejo, em termos de sonoridade, qual é a diferença entre ter um único par de knobs volume/tone e um par de knobs volume/tone para cada captador?
Apenas isso...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
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Localização : Niterói, RJ
Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
Mauricio Luiz Bertola escreveu:O esquema com 4 potenciômetros permite maior gama de nuances na posição do meio (os 2 capts ligados).Zubrycky escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Diego, é uma chave de 3 posições (tipo de Les Paul), 1 volume e um tone.Zubrycky escreveu:patriciofernandes escreveu:Não
Por que não?
Obrigado pela resposta!
Aproveitando o ensejo, em termos de sonoridade, qual é a diferença entre ter um único par de knobs volume/tone e um par de knobs volume/tone para cada captador?
Apenas isso...
Entendi. Só pra confirmar, seja um ou dois pares de knobs volume/tone, em ambos os casos a sonoridade do captador p neste hipotético baixo pj com chave seletora de 3 posições é a mesma de um baixo p com o mesmo tipo de captador na mesma posição?
Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
Em tempo, encontrei esse link sobre o assunto. Li por alto (é tarde e o sono está me atacando agora) mas acredito que ele seja útil.
https://www.talkbass.com/threads/passive-p-j-wiring-w-3-way-switch.185206/?amp=1266727768
https://www.talkbass.com/threads/passive-p-j-wiring-w-3-way-switch.185206/?amp=1266727768
Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
Sim, eu diria 99%...Zubrycky escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:O esquema com 4 potenciômetros permite maior gama de nuances na posição do meio (os 2 capts ligados).Zubrycky escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Diego, é uma chave de 3 posições (tipo de Les Paul), 1 volume e um tone.Zubrycky escreveu:patriciofernandes escreveu:Não
Por que não?
Obrigado pela resposta!
Aproveitando o ensejo, em termos de sonoridade, qual é a diferença entre ter um único par de knobs volume/tone e um par de knobs volume/tone para cada captador?
Apenas isso...
Entendi. Só pra confirmar, seja um ou dois pares de knobs volume/tone, em ambos os casos a sonoridade do captador p neste hipotético baixo pj com chave seletora de 3 posições é a mesma de um baixo p com o mesmo tipo de captador na mesma posição?
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
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Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Sim, eu diria 99%...Zubrycky escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:O esquema com 4 potenciômetros permite maior gama de nuances na posição do meio (os 2 capts ligados).Zubrycky escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Diego, é uma chave de 3 posições (tipo de Les Paul), 1 volume e um tone.Zubrycky escreveu:patriciofernandes escreveu:Não
Por que não?
Obrigado pela resposta!
Aproveitando o ensejo, em termos de sonoridade, qual é a diferença entre ter um único par de knobs volume/tone e um par de knobs volume/tone para cada captador?
Apenas isso...
Entendi. Só pra confirmar, seja um ou dois pares de knobs volume/tone, em ambos os casos a sonoridade do captador p neste hipotético baixo pj com chave seletora de 3 posições é a mesma de um baixo p com o mesmo tipo de captador na mesma posição?
Obrigado pelos esclarecimentos, meu querido! Mais uma informação anotada para o Zubrycky Signature.
Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
Em tempo, outra pergunta para os universitários versados em Fenders: Existe algum PJ da marca com chave seletora de captadores de 3 posições?
Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
ˆ
Fender Jazz Bass Special
Made in Japan, 1987
Fender Jazz Bass Special
Made in Japan, 1987
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JAZZigo- FCBR-CT
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Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
Zubrycky escreveu:...para o Zubrycky Signature.
Zubrycky, vc pretende inverter o P dele?
fheliojr- Membro
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Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
Sou super afim de fazer um "Careca Signature" com captação P invertida, nas posições iguais ao do PBass do Lee Sklar.
Mas com afinação DAEB e escala de 36". ou 35"...
Mas com afinação DAEB e escala de 36". ou 35"...
Tarcísio Caetano- Membro
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Localização : Brasil
Re: Duvida sobre a sonoridade do captador P
fheliojr escreveu:Zubrycky escreveu:...para o Zubrycky Signature.
Zubrycky, vc pretende inverter o P dele?
Um dos modelos do Zubrycky Signature (há vários na minha cabeça) terá alguns Ps invertidos.
fheliojr e kattastroff gostam desta mensagem
fheliojr- Membro
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