Raio Composto - Faz Sentido? Vantagens e Desvantagens
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allexcosta
Cid
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Raio Composto - Faz Sentido? Vantagens e Desvantagens
Pessoal, uma dúvida pra quem conhece bem do tema. Vejo que umas marcas adotam raio composto como padrão, outras não usam de jeito nenhum.
Qual a vantagem de se ter escala com raio composto? Há algum consenso sobre o tema?
Obrigado.
Qual a vantagem de se ter escala com raio composto? Há algum consenso sobre o tema?
Obrigado.
Cid- Moderador
- Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa
Re: Raio Composto - Faz Sentido? Vantagens e Desvantagens
Tema um tanto quanto complexo. E consenso sobre essas coisas é meio difícil...
Mas podemos tentar...
Se as cordas de um instrumento fossem equidistantes por toda sua escala, a figura geométrica criada pela parte de baixo das suas cordas seria um cilindro. Só que as cordas não são equidistantes. Se você tivesse raio infinito, como os violões clássicos, a figura seria um plano e não há problemas decorrentes disso.
Só que as cordas de um instrumento com diferentes espaçamentos na ponte e pestana e raio não infinito formam uma figura geométrica irregular, uma parabolóide, que é mais próxima de um cone que de um cilindro.
Nem toda lutheria tem expertise ou maquinário pra fazer um cone e algumas fazem raio composto, que é um processo pouco preciso em que se utiliza tacos com raios diferentes e depois um processo de lixamento entre os segmentos para, digamos, misturar os raios de maneira progressiva.
E há um tipo de compensação feita no próprio fretwork também, que tenta buscar a parabolóide mesmo em escalas cilíndricas. Tem muito luthier que não entende isso bem e não faz isso.
Então, resumindo:
- A tocabilidade de um instrumento depende muito da sua geometria, especialmente geometria da escala e do fretwork.
- Cada etapa precisa ser feita com extrema precisão, para que não afete a próxima de maneira negativa.
- Baixistas que tocam rápido e utilizam fraseado na região aguda com ação baixa sentirão uma diferença maior na tocabilidade que conceitos avançados de geometria de escala podem proporcionar.
- Trastes instalados numa escala cônica correta estarão mais próximos da geometria perfeita (que é inatingível) que numa escala cilíndrica.
- A fábrica que é referência mundial em tocabilidade (Fodera) utiliza raios cônicos.
- A diferença de tempo e expertise entre um raio cilíndrico simples com fretjob cilíndrico e conceitos mais avançados pode onerar um instrumento em vários milhares de dólares.
- Entre escala e fretwork simples e bem feito e avançado e não tão bem feito, você provavelmente deverá escolher o primeiro.
- Grande parte dos ícones do instrumento gravaram e tocaram a vida toda com escalas cilíndricas e fretwork que não passava de ok.
Mas podemos tentar...
Se as cordas de um instrumento fossem equidistantes por toda sua escala, a figura geométrica criada pela parte de baixo das suas cordas seria um cilindro. Só que as cordas não são equidistantes. Se você tivesse raio infinito, como os violões clássicos, a figura seria um plano e não há problemas decorrentes disso.
Só que as cordas de um instrumento com diferentes espaçamentos na ponte e pestana e raio não infinito formam uma figura geométrica irregular, uma parabolóide, que é mais próxima de um cone que de um cilindro.
Nem toda lutheria tem expertise ou maquinário pra fazer um cone e algumas fazem raio composto, que é um processo pouco preciso em que se utiliza tacos com raios diferentes e depois um processo de lixamento entre os segmentos para, digamos, misturar os raios de maneira progressiva.
E há um tipo de compensação feita no próprio fretwork também, que tenta buscar a parabolóide mesmo em escalas cilíndricas. Tem muito luthier que não entende isso bem e não faz isso.
Então, resumindo:
- A tocabilidade de um instrumento depende muito da sua geometria, especialmente geometria da escala e do fretwork.
- Cada etapa precisa ser feita com extrema precisão, para que não afete a próxima de maneira negativa.
- Baixistas que tocam rápido e utilizam fraseado na região aguda com ação baixa sentirão uma diferença maior na tocabilidade que conceitos avançados de geometria de escala podem proporcionar.
- Trastes instalados numa escala cônica correta estarão mais próximos da geometria perfeita (que é inatingível) que numa escala cilíndrica.
- A fábrica que é referência mundial em tocabilidade (Fodera) utiliza raios cônicos.
- A diferença de tempo e expertise entre um raio cilíndrico simples com fretjob cilíndrico e conceitos mais avançados pode onerar um instrumento em vários milhares de dólares.
- Entre escala e fretwork simples e bem feito e avançado e não tão bem feito, você provavelmente deverá escolher o primeiro.
- Grande parte dos ícones do instrumento gravaram e tocaram a vida toda com escalas cilíndricas e fretwork que não passava de ok.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54845
Localização : Terra
Cid gosta desta mensagem
Re: Raio Composto - Faz Sentido? Vantagens e Desvantagens
O raio da escala do baixinho abaixo vai de 7.25'' a 9.5''.allexcosta escreveu:- A fábrica que é referência mundial em tocabilidade (Fodera) utiliza raios cônicos.
IMHO, é o mesmo dilema de baixos com True Temperament (abaixo). São preciosismos que dificultam sobremaneira a manutenção do instrumento. Mas como cada um é cada um, talvez compense para alguns e para a maioria não.allexcosta escreveu:- Grande parte dos ícones do instrumento gravaram e tocaram a vida toda com escalas cilíndricas e fretwork que não passava de ok.
JAZZigo- FCBR-CT
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Localização : Asa Norte, Brasília-DF
Cid e Fernando Zadá gostam desta mensagem
Re: Raio Composto - Faz Sentido? Vantagens e Desvantagens
JAZZigo escreveu:
Me deu um revesgueio nos zóio aqui...
Gabriel_cwb- Membro
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Localização : Curitiba - PR
Re: Raio Composto - Faz Sentido? Vantagens e Desvantagens
Nunca tinha visto esse esquema do Linder aí na minha vida. Achei muito esquisito e trabalhoso (tem que ter até um afinador específico).
Re: Raio Composto - Faz Sentido? Vantagens e Desvantagens
^ Acho que eles já têm um mapa, um gabarito ou algo assim...
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54845
Localização : Terra
Re: Raio Composto - Faz Sentido? Vantagens e Desvantagens
Eu ainda acho que foi a roda de um caminhão que passou por cima... kkkkkEdu Fettermann escreveu:Nunca tinha visto esse esquema do Linder aí na minha vida. Achei muito esquisito e trabalhoso (tem que ter até um afinador específico).
Cid- Moderador
- Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa
Re: Raio Composto - Faz Sentido? Vantagens e Desvantagens
Já toquei em uma telecaster assim que é do KIko Loureiro.
Achei um absurdo a afinação mas não lembro de ter que afinar diferente não acho que isso era pro buzz alguma coisa não era?
Teria um baixo com isso com toda a certeza
Imagina um fretless desse! Rssssss
Achei um absurdo a afinação mas não lembro de ter que afinar diferente não acho que isso era pro buzz alguma coisa não era?
Teria um baixo com isso com toda a certeza
Imagina um fretless desse! Rssssss
Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14318
Re: Raio Composto - Faz Sentido? Vantagens e Desvantagens
^ Como que faz isso num fretless?
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54845
Localização : Terra
Re: Raio Composto - Faz Sentido? Vantagens e Desvantagens
Rsss era só zoeira mas imagina o trampo do cara fazer fretlines desenhadas assim?
Num fretless nem precisa povo já fina no dedo e no ouvido mesmo
Mas falando sério agora a diferença grande na guitarra eu senti mais na região aguda tocando acordes....
Num fretless nem precisa povo já fina no dedo e no ouvido mesmo
Mas falando sério agora a diferença grande na guitarra eu senti mais na região aguda tocando acordes....
Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14318
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