Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rickenbacker - Chiado estranho/fret buzz ou "som do baixo"?

Ir para baixo

Rickenbacker - Chiado estranho/fret buzz ou "som do baixo"? Empty Rickenbacker - Chiado estranho/fret buzz ou "som do baixo"?

Mensagem por Marvis Seg Mar 22, 2021 1:55 pm

Olá, pessoal.

Peguei um rick (depois de muito tempo sonhando) no final do ano passado. Apesar de já estar com o baixo há alguns meses, ainda estou "descobrindo" algumas peculiaridades do instrumento. Eu vinha incomodado com um trastejado em uma casa e, aproveitei que estava pegando um encordoamento novo pra ele (rotosound swing 66 - 0.45) e levei a um luthier para dar uma regulada geral (até porque peguei o baixo de segunda mão e ainda não tinha levado pra uma revisada, além de não ter prática regulando dois tensores).

Acho o som do instrumento incrível, mas mesmo depois do braço estar retinho, regulado, estou com uma fixação com um buzz/chiado na mizona. Acho que pode ser o som do instrumento mesmo (as cordas no rick ficam mais "frouxas" do que nos meus outros baixos na hora do ataque entre os captadores do braço e ponte), mas queria a opinião de quem já tocou em outros rickenbackers e pode dizer se isso é característica do instrumento  mesmo (não é traste desnivelado, etc) ou tem algo errado.

Obs: O áudio que estou mandando não foi feito com o intuito de executar direito a música (que escolhi porque parece ressaltar bem esse chiado por usar muito a mizona, mas peguei por cima), foi "first take", gravado com celular e cheio de erros de execução/tempo (de quem dá um "branco" e esquece de uma ou outra convenção, etc). O intuito não é publicar um cover da música do yes, mas sim verificar se teria algo errado no som do baixo (em especial fret buzz, chiados..etc), por isso não me dei ao trabalho de gravar a música toda "certinha", como faria se fosse publicar em algum canto um cover.

Desde já agradeço quem puder contribuir.

https://www.4shared.com/mp3/dCihjaTAea/teste_som_chiado_buzz_rickenba.html (link no 4shared já que não consegui enviar por aqui o arquivo: é só copiar e colar no navegador).


Última edição por Marvis em Seg Mar 22, 2021 2:31 pm, editado 3 vez(es)
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Rickenbacker - Chiado estranho/fret buzz ou "som do baixo"? Empty Re: Rickenbacker - Chiado estranho/fret buzz ou "som do baixo"?

Mensagem por Marvis Seg Mar 22, 2021 2:17 pm

Apanhando aqui pra descobrir como anexa arquivo de áudio no post, uma hora consigo Very Happy
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos