Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

+20
siodoni
vcrz
rodolphoal
Savio_RJ
Stormbringer
Zubrycky
Uchoa
Marcio Azzarini
CSergio
Juninho Sampaio
NeyBass
WHead
Jãozeiro
patriciofernandes
JAZZigo
allexcosta
Fernando Zadá
Cantão
Christian
Joe Silva
24 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por Stormbringer Qui Jul 29, 2021 2:44 pm

Zubrycky escreveu:

Quanto ao valor, é aquela coisa. Há de se colocar tudo em perspectiva.
Ha uns anos eu concordaria... Mas com o passar do tempo eu percebi que cada coisa que você coloca a mais no seu equipamento é uma coisa a mais que pode dar errado... e voce tem que ter um plano B pra cada coisa que pode dar errado
Nesse caso voce vai usar um baixo ativo, com um aparelho desses pra nao precisar ter a bateria... Ai voce nao coloca uma bateria na "sacola", por que não precisa, e na hora H, na eventualidade desse equipamento dar problema, voce fica sem tocar Razz

No caso de baterias eu tenho o "failsafe" de que meus baixos ativos tem a chave pra funcionarem no modo passivo, mesmo assim eu sempre tinha baterias extra na "sacola"


ps: parece paranoia, mas como programador eu sempre penso no que pode dar errado e no caminho a seguir pra ter uma solução pro erro que ainda não aconteceu Razz
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por Zubrycky Qui Jul 29, 2021 3:29 pm

Stormbringer escreveu:
Zubrycky escreveu:

Quanto ao valor, é aquela coisa. Há de se colocar tudo em perspectiva.
Ha uns anos eu concordaria... Mas com o passar do tempo eu percebi que cada coisa que você coloca a mais no seu equipamento é uma coisa a mais que pode dar errado... e voce tem que ter um plano B pra cada coisa que pode dar errado
Nesse caso voce vai usar um baixo ativo, com um aparelho desses pra nao precisar ter a bateria... Ai voce nao coloca uma bateria na "sacola", por que não precisa, e na hora H, na eventualidade desse equipamento dar problema, voce fica sem tocar Razz

No caso de baterias eu tenho o "failsafe" de que meus baixos ativos tem a chave pra funcionarem no modo passivo, mesmo assim eu sempre tinha baterias extra na "sacola"


ps: parece paranoia, mas como programador eu sempre penso no que pode dar errado e no caminho a seguir pra ter uma solução pro erro que ainda não aconteceu Razz

Também sou paranóico e sei que quanto mais coisas você adiciona ao sistema maior a possibilidade de algo dar errado. Entretanto, o sistema em questão permite o uso de uma bateria no baixo para o caso de algo dar errado.

Quanto à opção colocar o baixo no modo passivo em caso de falha na bateria, é ótimo tê-la mas para mim, ser forçado pelas circunstâncias a fazer essa gambiarra é algo inaceitável (Leia-se "se toco com um baixo ativo em uma certa ocasião é porque quero especiificamente aquele som durante todo o tempo"). Além disso, um dos meus dois baixos ativos só funciona com bateria...
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por Savio_RJ Sex Ago 20, 2021 12:24 pm

Quanto à opção colocar o baixo no modo passivo em caso de falha na bateria, é ótimo tê-la mas para mim, ser forçado pelas circunstâncias a fazer essa gambiarra é algo inaceitável (Leia-se "se toco com um baixo ativo em uma certa ocasião é porque quero especiificamente aquele som durante todo o tempo"). Além disso, um dos meus dois baixos ativos só funciona com bateria...

É questão de gosto mesmo. Estudando bem os circuitos dá pra fazer a conversão de somente ativo para ativo+passivo de forma muito limpa e profissional, sem em nada poder ser caracterizado como gambiarra. Eu fiz essa modificação no meu Fender USA Deluxe 1999 e ficou excepcional. E não estou falando apenas esteticamente. A modificação no circuito ficou limpa e precisa.
Savio_RJ
Savio_RJ
Membro

Mensagens : 104
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por CSergio Sex Ago 20, 2021 3:20 pm

Fernando Zadá escreveu:Vocês tem algo contra bateria recarregável?

allexcosta escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Vocês tem algo contra bateria recarregável?

Não sei hoje, pois a tecnologia pode ter mudado, mas até uns anos atrás ninguém confiava em bateria recarregável pra coisas de música. Sempre foi alcalina.

Bateria recarregável nunca usei, mas se for a mesma coisa de pilha recarregável, é uma boa sim, funciona.

Tenho pilhas AAA (palito) de controle remoto, e nunca mais comprei desse tipo; um par das Duracell já tem talvez uma década e continua ótimas; as da Elgin que são mais baratas, essas com 3 anos mais ou menos já não seguram a mesma carga de novas.

Se tivesse baixo ativo, compraria tranquilo uma bateria recarregável; pra quem toca a sério, e não quer correr de ficar na mão de uma hora pra outra, deveria ter uma no baixo e outra de backup, sempre carregadas é claro.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por allexcosta Sex Ago 20, 2021 3:31 pm

CSergio escreveu:Tenho pilhas AAA (palito) de controle remoto, e nunca mais comprei desse tipo; um par das Duracell já tem talvez uma década e continua ótimas; as da Elgin que são mais baratas, essas com 3 anos mais ou menos já não seguram a mesma carga de novas.

Se tivesse baixo ativo, compraria tranquilo uma bateria recarregável; pra quem toca a sério, e não quer correr de ficar na mão de uma hora pra outra, deveria ter uma no baixo e outra de backup, sempre carregadas é claro.

Estamos falando de coisas diferentes.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por rodolphoal Sex Ago 20, 2021 6:33 pm

Realmente eu acho um saco baixo com bateria.. eu compraria um desse fácil.
Uma solução que encontrei pra evitar que a bateria acabe no meio do show foi um testador desse:
Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Keith-mcmillen-batt-o-meter

É só colocar o cabinho P10 no baixo e ele mostra a carga da bateria. Foi uma das coisas mais úteis que já comprei KKKKK.


Última edição por rodolphoal em Ter Ago 24, 2021 8:05 pm, editado 2 vez(es)
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por JAZZigo Sex Ago 20, 2021 6:48 pm

rodolphoal escreveu:É só colocar o cabinho P10 no baixo e ele mostra a carga da bateria. Foi uma das coisas mais úteis que já comprei KKKKK.
Pra vocês verem como são as coisas... também tenho um desse e deve estar jogado no fundo de alguma gaveta. A voltagem que ele mostra nunca é a mesma que meus multímetros indicam. Não confio não. Foi uma das coisas mais inúteis que já comprei! Razz

IMHO, não tem complicação. Basta testar o baixo antes de começar a gig, show, ensaio ou gravação, até porque a carga não é cortada repentinamente. A primeira coisa que se nota é uma leve saturação no som, quanto menor a voltagem, mais baixo o headroom.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Ago 23, 2021 9:12 am

Vc tem algum testador de bateria de 9V , Jazz?
Se tiver poderia colocar aqui?

Preciso de um

EDIT:
Comprei, mesmo sabendo que pode não prestar

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Au0wUU3
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1832869606-medidor-digital-pilha-teste-bateria-aa-aaa-9v-carga-_JM?quantity=1&variation_id=79571193447
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por rodolphoal Ter Ago 24, 2021 8:06 pm

Juninho Sampaio escreveu:Vc tem algum testador de bateria de 9V , Jazz?
Se tiver poderia colocar aqui?

Preciso de um

Tem esse que coloquei no post acima.. Eu comprei e gostei muito, quebra um galhão!

Meu maior problema com baixo ativo é ter que ficar desplugando o cabo toda hora pra não gastar bateria...
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Ago 24, 2021 8:44 pm

Juninho Sampaio escreveu:Vc tem algum testador de bateria de 9V , Jazz?
Se tiver poderia colocar aqui?

Preciso de um

EDIT:
Comprei, mesmo sabendo que pode não prestar

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Au0wUU3
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1832869606-medidor-digital-pilha-teste-bateria-aa-aaa-9v-carga-_JM?quantity=1&variation_id=79571193447

Comprei e gostei!!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por JAZZigo Ter Ago 24, 2021 11:33 pm

Juninho Sampaio escreveu:Vc tem algum testador de bateria de 9V , Jazz?
Se tiver poderia colocar aqui?
Veja os diferentes resultados que obtive na medição da mesma bateria:

8,37 V, plugando o Batt-O-Meter no output jack do baixo:
Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 IMG-0555

8,71 V, conectando a bateria ao terminal externo/lateral do Batt-O-Meter:
Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 IMG-0552

Uma diferença de 0,34 V. Você confiaria neste aparelho?  Suspect
Costumo descartar as baterias com menos de 8,5 V, então, se eu fosse pela medição no output jack, esta bateria já teria ido para o lixo.*

8,88 V, medição com um multímetro Icel MD-1500 (mais confiável, IMHO):
Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 IMG-0554

* P.S.: Em tese, a bateria ainda estaria apta para uso em circuitos de 18 V, mas os fabricantes não recomendam a combinação de marcas/modelos e/ou cargas diferentes, portanto, prefiro não arriscar.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Juninho Sampaio e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por Fernando Zadá Qua Ago 25, 2021 8:42 am

Não seria por perda de corrente durante o caminho essa diferença?
Até quanto uma bateria esta boa para usar num circuito 9volts?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Ago 25, 2021 9:20 am

Interessante, Jazzigo!
Excelente teste, como sempo. Mas, descartar bateria com menos de 8,5 V, pra mim não dá!

Desta forma, eu teria que tocar e o cachê seria pra pagar somente as baterias. Nesse medidor meia boca que eu comprei, tem uma tabelinha atrás que diz que abaixo de 6V é recomendado a troca.

Assim será...mas confesso que gostaria de deixar até esgotar pra ver até que ponto o baixo sairia o som sem começar a saturar!

Como estou tocando muito na noite (3x por semana), quando chegar a 6V....vou tirar e guardar para que eu posso colocar para estudar....somente assim vou ter o veredito deste medidor.

A carcaça é de plástico, bem fraquinha. Pesa uma pena, não tem bateria dentro...mas cumpre o papel

EDIT:
Digamos que o multímetro esteja correto. Quando medido pelo Jack, o sinal perde 0,5v. Então dá pra você ter quase a medição correta compensando essa perda!

Já usando a bateria na lateral do aparelho, houve uma perda de 0,09. Muito pouco!
Enfim....o meu só tem a opção de meter a bateria nele.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por vcrz Qua Ago 25, 2021 9:35 am

[quote="Juninho Sampaio"]
Juninho Sampaio escreveu:Vc tem algum testador de bateria de 9V , Jazz?
Se tiver poderia colocar aqui?

Preciso de um

EDIT:
Comprei, mesmo sabendo que pode não prestar

Comprei e gostei!!

Eu comprei um desses faz alguns meses também. Melhor compra, com 4 baixos ativos e 2 18v tava ficando maluco com medo de ficar na mão. Toda vez que a bateria já tem alguns meses, antes do ensaio eu checo a voltagem.

O único que pediu bateria foi o Pavel 18v que gastou uma das baterias e outra mal gastou , não entendo de circuito então não sei falar o porque.


Mas gosto desse quebra galho de medir baterias.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por allexcosta Qua Ago 25, 2021 9:44 am

Você coloca uma alkalina nova, marca 6 meses no calendário e troca. É só isso...

Agora, o cara tem 65 baixos ativos fica caro mesmo. Só que é igual ter Ferrari na garagem sem dinheiro pra gasolina.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por JAZZigo Qua Ago 25, 2021 11:17 am

Juninho Sampaio escreveu:Interessante, Jazzigo!
Excelente teste, como sempo. Mas, descartar bateria com menos de 8,5 V, pra mim não dá!
Sei que pode até parecer desperdício de bateria, mas, abaixo disso, já notei que alguns preamps começam a saturar o sinal. Por esta razão, adotei 8,5 V como padrão de voltagem mínima, para uso em meus baixos.
Juninho Sampaio escreveu:Digamos que o multímetro esteja correto. Quando medido pelo Jack, o sinal perde 0,5v. Então dá pra você ter quase a medição correta compensando essa perda!

Já usando a bateria na lateral do aparelho, houve uma perda de 0,09. Muito pouco!
Não sou técnico e posso até estar falando bobagem, mas acredito que a diferença entre o valor medido no output jack e o medido no terminal lateral do Batt-O-Meter ocorre porque, ao ser introduzido no jack, o plug fecha o circuito (liga o preamp), o que faz variar a voltagem que chega ao dispositivo, já que parte da corrente é consumida pelo preamp. Sendo assim, o resultado é diferente para diferentes preamps, o que, IMHO, torna a solução que o Batt-O-Meter promete oferecer em propaganda enganosa. :hmm:

Prefiro o multímetro, apesar de que, depois de quase 40 anos de experiência, sei dizer se a carga de uma bateria está alta, média ou baixa, simplesmente encostando seus terminais na ponta da minha língua! Razz

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Ago 25, 2021 11:39 am

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por CSergio Qua Ago 25, 2021 11:44 am

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Fbd10
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por siodoni Qua Ago 25, 2021 1:11 pm

JAZZigo escreveu:... simplesmente encostando seus terminais na ponta da minha língua! Razz
Esse não é o jeito certo? Very Happy
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por Fernando Zadá Qua Ago 25, 2021 2:38 pm

Fernando Zadá escreveu:
Até quanto uma bateria esta boa para usar num circuito 9volts?

Alguém tem idéia?

Até quanto uma bateria esta boa para usar num circuito 9volts?

Jazzigo não vale porque além da Ferrari na garagem ele é dono dos postos de abastecimento.
8,5 trocar a bateria é doideira hein
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por CSergio Qua Ago 25, 2021 2:54 pm

JAZZigo escreveu:
Prefiro o multímetro, apesar de que, depois de quase 40 anos de experiência, sei dizer se a carga de uma bateria está alta, média ou baixa, simplesmente encostando seus terminais na ponta da minha língua! Razz
Laughing Voltei uns 35 anos no tempo lendo isso.
Também encostei bateria na ponta da língua.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Ago 25, 2021 2:58 pm

Fernando Zadá escreveu:
Fernando Zadá escreveu:
Até quanto uma bateria esta boa para usar num circuito 9volts?

Alguém tem idéia?

Até quanto uma bateria esta boa para usar num circuito 9volts?

Jazzigo não vale porque além da Ferrari na garagem ele é dono dos postos de abastecimento.
8,5 trocar a bateria é doideira hein

No aparelho que tenho, abaixo de 6V é pra ser trocada!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por Fernando Zadá Qua Ago 25, 2021 3:09 pm

siodoni escreveu:
JAZZigo escreveu:... simplesmente encostando seus terminais na ponta da minha língua! Razz
Esse não é o jeito certo? Very Happy

Eu ainda uso esse método....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por BigBoy Qua Ago 25, 2021 3:20 pm

Fernando Zadá escreveu:
siodoni escreveu:
JAZZigo escreveu:... simplesmente encostando seus terminais na ponta da minha língua! Razz
Esse não é o jeito certo? Very Happy

Eu ainda uso esse método....

Hahahahahahahahahaha.... quem nunca??!!!

Viu, pra saber se esta com 8v ou 9v, ai depende do nível do "estrimilique" na língua?? Laughing
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por JAZZigo Qua Ago 25, 2021 3:50 pm

Fernando Zadá escreveu:
Fernando Zadá escreveu:
Até quanto uma bateria esta boa para usar num circuito 9volts?

Alguém tem idéia?

Até quanto uma bateria esta boa para usar num circuito 9volts?

Jazzigo não vale porque além da Ferrari na garagem ele é dono dos postos de abastecimento.
8,5 trocar a bateria é doideira hein
Acho que isso dependo do circuito, Zadá. Já percebi que alguns já começam a saturar antes da bateria chegar em 8 V. Daí a vantagem dos circuitos que podem ser alimentados com 18 V ou mais: headroom alto por mais tempo, antes de começar a saturar por causa da baixa voltagem.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por allexcosta Qua Ago 25, 2021 4:04 pm

Galera complica as coisas mais simples.. scratch

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por B3ck1m2n Sex Mar 08, 2024 9:55 am

Sobre esse sistema aí eu penso o seguinte:

Se vc vai usar um pedal pra não ter que usar uma bateria 9v, não é mais fácil já usar um pedal preamp de uma vez, usando o baixo como passivo? Porque pra mim, a ideia original do preamp onboard é pra evitar de vc ter que usar pedal... scratch  Confuso isso! kkkk

A meu ver também, baterias 9v são relativamente baratas, considerando que vc vai trocar a cada 6 meses ou 1 ano, mais ou menos. Se não tiver dinheiro pra isso, melhor largar mão e  usar um baixo passivo de uma vez.

E outra... pra que precisa de uma bateria 9v pra cada baixo? É só tirar a bateria e usar no baixo que for tocar, simples assim! Ninguém vai tocar mais de um baixo ao mesmo tempo, né?


Última edição por B3ck1m2n em Sex Mar 08, 2024 10:39 am, editado 1 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1093
Localização : Cambuí-MG

Stormbringer gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por Zubrycky Sex Mar 08, 2024 10:38 am

B3ck1m2n escreveu:Sobre esse sistema aí eu penso o seguinte:

Se vc vai usar um pedal pra não ter que usar uma bateria 9v, não é mais fácil já usar um pedal preamp de uma vez, usando o baixo como passivo? Porque pra mim, a ideia original do preamp onboard é pra evitar de vc ter que usar pedal... scratch  Confuso isso! kkkk

A meu ver também, baterias 9v são relativamente baratas, considerando que vc vai trocar a cada 6 meses ou um ano. Se não tiver dinheiro pra isso, pode largar mão e melhor usar um baixo passivo de uma vez.

E outra... pra que precisa de uma bateria 9v pra cada baixo? É só tirar a bateria e usar no baixo que for tocar, simples assim! Ninguém vai tocar mais de um baixo ao mesmo tempo, né?

Existem baixos ativos que não podem ser usados como passivos. Eu mesmo tenho um desses, um MRS fretless com captação ativa EMG.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por B3ck1m2n Sex Mar 08, 2024 10:48 am

Zubrycky escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Sobre esse sistema aí eu penso o seguinte:

Se vc vai usar um pedal pra não ter que usar uma bateria 9v, não é mais fácil já usar um pedal preamp de uma vez, usando o baixo como passivo? Porque pra mim, a ideia original do preamp onboard é pra evitar de vc ter que usar pedal... scratch  Confuso isso! kkkk

A meu ver também, baterias 9v são relativamente baratas, considerando que vc vai trocar a cada 6 meses ou um ano. Se não tiver dinheiro pra isso, pode largar mão e melhor usar um baixo passivo de uma vez.

E outra... pra que precisa de uma bateria 9v pra cada baixo? É só tirar a bateria e usar no baixo que for tocar, simples assim! Ninguém vai tocar mais de um baixo ao mesmo tempo, né?

Existem baixos ativos que não podem ser usados como passivos. Eu mesmo tenho um desses, um MRS fretless com captação ativa EMG.

Mas pensa assim... Antes do tal pedal vc tinha que se preocupar com a bateria, certo? Com o pedal, vc acaba tendo que se preocupar de não esquecer o mesmo e mais ainda ter que levar a bateria do mesmo jeito pra caso por acaso esqueça o pedal... Ou seja, vc não vai deixar de levar a bateria e ainda vai levar mais uma coisa. Vc não resolveu o problema, só complicou ele... facepalm

E ainda corre-se o risco de que, quando realmente precisar usar a bateria, por quase nunca usar ela, a mesma não esteja em condições de uso justamente quando precisar...

Pra mim, esse é o tipo de coisa que a idéia é ótima, mas na prática, a execução acaba não funcionando tão bem... Pense num contexto de show em que a gente já tem que lembrar de levar um tanto de coisa extra pra eventualidades e possíveis problemas, nesse caso, essa "solução" aí só adicionaria mais complexidade ao sistema.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1093
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por allexcosta Sex Mar 08, 2024 1:11 pm

B3ck1m2n escreveu:Se vc vai usar um pedal pra não ter que usar uma bateria 9v, não é mais fácil já usar um pedal preamp de uma vez, usando o baixo como passivo? Porque pra mim, a ideia original do preamp onboard é pra evitar de vc ter que usar pedal... scratch  Confuso isso! kkkk

Não é exatamente isso...

Muitas vezes o seu baixo, aquele que você gosta e leva pras gigs, é um baixo que só funciona no modo ativo e você não quer transformá-lo em passivo.

Além disso, é possível que não exista nenhum pré em pedal que tenha a voz do seu pré onboard.

E um pré onboard permite ajustes rápidos, sem você ter que se abaixar num palco escuro pra rodar botão.

B3ck1m2n escreveu:A meu ver também, baterias 9v são relativamente baratas, considerando que vc vai trocar a cada 6 meses ou 1 ano, mais ou menos. Se não tiver dinheiro pra isso, melhor largar mão e  usar um baixo passivo de uma vez.

Exato.


Última edição por allexcosta em Sex Mar 08, 2024 1:31 pm, editado 2 vez(es)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Mar 08, 2024 1:21 pm

Quando comecei a ler esse tópico trazido das profundezas do meio da pandemia pensei exatamente o mesmo que o B3ck1m2n: Botar um preamp no baixo pra não precisar usar pedais, pra depois comprar um pedal pra não precisar de bateria parece contraproducente.

Sempre levei bateria extra quando tinha um baixo ativo, aí - certa vez - quando fui trocar logo antes de uma gig, o conector da bateria arrebentou. Sou mais feliz sem baterias nos meus baixos, mas cada um é cada um Smile

Esses dias eu abri um dos meus violões pra descobrir que agora até mesmo a duracell vaza... Sorte que é alcalina.

Se não fosse de nylon eu já teria posto um pickup de soundhole nele.

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Mar 08, 2024 1:24 pm

allexcosta escreveu:(...)Muitas vezes o seu baixo, aquele que você gosta e leva pras gigs, é um baixo que só funciona no modo passivo e você não quer transformá-lo em passivo.(...)
Acho que tu quis dizer:
allexcosta escreveu:(...)só funciona no modo ativo e você não quer transformá-lo em passivo.(...)

allexcosta escreveu:Além disso, é possível que não exista nenhum pré em pedal que tenha a voz do seu pré onboard.
Essa foi a única justificativa que consegui pensar, mas acho que se a pessoa chegou nesse ponto, que não seja pão-duro ou que ache outra voz.

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por allexcosta Sex Mar 08, 2024 1:30 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:Acho que tu quis dizer:
allexcosta escreveu:(...)só funciona no modo ativo e você não quer transformá-lo em passivo.(...)

Também acho. winkfinger

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por B3ck1m2n Sex Mar 08, 2024 1:44 pm

allexcosta escreveu:
rafael.buzzi.andrade escreveu:Acho que tu quis dizer:
allexcosta escreveu:(...)só funciona no modo ativo e você não quer transformá-lo em passivo.(...)

Também acho.  winkfinger
Alex, mas não precisa transformar o baixo em passivo, bastante uma simples chave dpdt e um serviço rápido em um Luthier e vc já tem um baixo ativo/passivo. Mas eu entendo essa questão de vc querer exatamente aquela voz que o pré onboard te proporciona! Blz! Mas se faz tanta questão assim, eu acho que essa pequena dificuldade com a questão das baterias é um problema irrelevante diante do som "mágico e insubstituível" que o preamp vai te proporcionar, não é mesmo?

Eu acho que é como vc mesmo falou: se vc quer ter uma Ferrari, então vc não pode se preocupar com o gasto com combustível, ou então compre um carro econômico (nesse caso, um baixo passivo). Os dois te levam do ponto A ao ponto B da mesma forma.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1093
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por allexcosta Sex Mar 08, 2024 1:54 pm

B3ck1m2n escreveu:Alex, mas não precisa transformar o baixo em passivo, bastante uma simples chave dpdt e um serviço rápido em um Luthier e vc já tem um baixo ativo/passivo.

Tem baixo que a gente não quer adicionar uma chave. E não sei se é só isso... Circuito passivo usa potenciômetros de valor diferente dos ativos.

B3ck1m2n escreveu:Mas eu entendo essa questão de vc querer exatamente aquela voz que o pré onboard te proporciona! Blz! Mas se faz tanta questão assim, eu acho que essa pequena dificuldade com a questão das baterias é um problema irrelevante diante do som "mágico e insubstituível" que o preamp vai te proporcionar, não é mesmo?

É mesmo. Já falei isso inúmeras vezes em mais de um tópico. Na verdade, isso aqui é uma solução pra um problema que não existe.

B3ck1m2n escreveu:Eu acho que é como vc mesmo falou: se vc quer ter uma Ferrari, então vc não pode se preocupar com o gasto com combustível, ou então compre um carro econômico (nesse caso, um baixo passivo). Os dois te levam do ponto A ao ponto B da mesma forma.

Pois é. Uma bateria alcalina é 25 pila. Em 6 meses é 13 centavos por dia?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por Zubrycky Sex Mar 08, 2024 4:38 pm

B3ck1m2n escreveu:
Zubrycky escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Sobre esse sistema aí eu penso o seguinte:

Se vc vai usar um pedal pra não ter que usar uma bateria 9v, não é mais fácil já usar um pedal preamp de uma vez, usando o baixo como passivo? Porque pra mim, a ideia original do preamp onboard é pra evitar de vc ter que usar pedal... scratch  Confuso isso! kkkk

A meu ver também, baterias 9v são relativamente baratas, considerando que vc vai trocar a cada 6 meses ou um ano. Se não tiver dinheiro pra isso, pode largar mão e melhor usar um baixo passivo de uma vez.

E outra... pra que precisa de uma bateria 9v pra cada baixo? É só tirar a bateria e usar no baixo que for tocar, simples assim! Ninguém vai tocar mais de um baixo ao mesmo tempo, né?

Existem baixos ativos que não podem ser usados como passivos. Eu mesmo tenho um desses, um MRS fretless com captação ativa EMG.

Mas pensa assim... Antes do tal pedal vc tinha que se preocupar com a bateria, certo? Com o pedal, vc acaba tendo que se preocupar de não esquecer o mesmo e mais ainda ter que levar a bateria do mesmo jeito pra caso por acaso esqueça o pedal... Ou seja, vc não vai deixar de levar a bateria e ainda vai levar mais uma coisa. Vc não resolveu o problema, só complicou ele... facepalm

E ainda corre-se o risco de que, quando realmente precisar usar a bateria, por quase nunca usar ela, a mesma não esteja em condições de uso justamente quando precisar...

Pra mim, esse é o tipo de coisa que a idéia é ótima, mas na prática, a execução acaba não funcionando tão bem... Pense num contexto de show em que a gente já tem que lembrar de levar um tanto de coisa extra pra eventualidades e possíveis problemas, nesse caso, essa "solução" aí só adicionaria mais complexidade ao sistema.

Entendo o ponto de vista, mas, sinceramente, não vejo a menor complicação nisso.

E não me preocupo com a bateria com o meu fretless ativo porque, assim como faço com todos os meus baixos desde que comecei a tocar, estudo com ele desplugado mesmo. hide notme


Última edição por Zubrycky em Sex Mar 08, 2024 4:43 pm, editado 2 vez(es)

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por Zubrycky Sex Mar 08, 2024 4:40 pm

Esse tópico é deveras interessante.

https://www.talkbass.com/threads/tired-of-buying-9-volt-batteries.719302/page-4

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por Vinícius Sasso Dom Mar 10, 2024 6:57 pm

Eu não sou a pessoa indicada para falar sobre baixos ativos porque não gosto do som de quase nenhum deles. Mas colocando em um plano bem prático, se você faz questão do som de baixo ativo eu indicaria comprar os que vem com alguma chavinha para o modo passivo, em todo o caso. Se você não gosta do som de baixo passivo, há um incômodo nisso, mas garanto que é menor que o incômodo de ficar com som podre ou sem som nenhum porque a bateria está esgotando. E de fato, baterias não são baratinhas. Se você usa o baixo profissionalmente, tem que levar duas ou três só de backup. Se não o fizer, sempre vai correr o risco do som falhar no meio de uma apresentação.

Em alguns modelos dizem que a bateria não vai drenar se você deixar o baixo desplugado, e que o pré-amp só vai ligar se você plugar um cabo P10. Verdade pode ser, mas e se o preamp não for de boa qualidade? Em baixos baratos pode ter certeza de que o preamp vai ser morrinha, mas mesmo em baixos de preço elevado isso pode acontecer também, pois tipicamente o preamp que vem no baixo é só pra dizer que tem. Em estúdio onde existe equipamento adequado, DIs, mesas analógicas, ele passa a ser simplesmente inútil, porque o som processado nesses equipamentos tem qualidade muito superior a de qualquer preamp.

Enfim...esse sistema, embora possa atender alguns músicos, parece meio desajeitado. Quanto menos coisa para ficar manejando, melhor. Eu nem testaria.
Vinícius Sasso
Vinícius Sasso
Membro

Mensagens : 28
Localização : Campinas, SP

http://sasso.agilityhoster.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos. - Página 2 Empty Re: Sistema para evitar o uso de baterias 9V nos baixos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos