Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

+2
gloliveira
Flaming Red
6 participantes

Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Flaming Red Qua Out 13, 2021 2:29 pm

Olá pessoal! Tenho um TW66 que recentemente levei a um luthier de boa reputação para realizar uma regulagem (nunca foi feito antes). Ao que tudo indica ficou bem regulado, mas senti um sensação de conforto bem diferente de um Millenium 6 (usado e um pouco detonado, consegui ele a alguns meses).
No Millenium se sente as cordas bem suave, não precisa de muita força para pressionar nas casas e por consequência proporciona melhor agilidade, mesmo sendo um encordoamento um tanto antigo; Enquanto isto no TW66 sinto as cordas mais rígidas e em poucos minutos de uso já começa um desconforto, como se estivesse passando os dedos em uma lixa, logo se eu pegar o Millenium na mesma hora, nota-se um grande contraste. O encordoamento do TW66 é o que veio de fábrica.
Abaixo imagens de cada modelo.

TW66:
Regulagem ruim ou encordoamento ruim? 0110

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? 0210

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? 0310

Millenium 6:
Regulagem ruim ou encordoamento ruim? 0410

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? 0510

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? 0610

Fazia um tempo que eu estava parado em tocar e agora voltei aos estudos. Minha dúvida seria se por acaso as cordas podem fazer esta diferença de conforto, ou talvez seja questão de calibre, afinal não sei distinguir eles a olho nu.

Aliás, alguém ai pode dizer que encordoamento seria este usado no Millenium? (se possível decifrar pela imagem)
Se for o caso, como planejo trocar de encordoamento daqui a um tempo, gostaria de continuar com outro jogo destes.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por gloliveira Qua Out 13, 2021 2:54 pm

Pelas bolinhas, parece ser D'Addario. Mas o pessoal mais experiente pode dizer algo com mais certeza.

Há alguns meses, comprei um TW-66, e, com você dizendo agora, acho que senti algo assim.

P. S.: Abri as bags agora e passei a mão de leve nas cordas. Realmente há uma aspereza nas cordas que estavam no TW-66.
gloliveira
gloliveira
Membro

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por CSergio Qua Out 13, 2021 3:46 pm

O primeiro Tagima que tive um TW65, tinha umas cordas meio ásperas, com acabamentos das pontas em cor laranja (silk end).
Depois tiver de trocar, coloquei DAddario EXL220 e reduziu um pouco o desconforto, mas mesmo assim ainda tinha birra com cordas tipo round.

Experimente outro encordoamento, quanto ao toque, tensão, timbre, etc; existem muitos sabores a disposição, cordas roundwound, halfround, flatwound, calibres leves, médios, pesados, material, núcleo, marcas, etc.

Sobre cordas round, gostei muito de Rotosound SM66n, não são ásperas, o o brilho no timbre é mais duradouro que outras marcas, mas claro que não é eterno eheh.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Qua Out 13, 2021 4:06 pm

E o luthier de renome não te sugeriu colocar um jogo de cordas novo e regular com elas? Regular instrumento com corda velha eu acho bem complexo.
Mas tem muita coisa ai que pode influenciar como calibre das cordas e alguns jogos são mais ásperos mesmo. Tente colocar um jogo novo e ver se sente muita diferença. Grandes chances das cordas no 6 cordas serem mais leves que as do 4 cordas.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

fheliojr gosta desta mensagem

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Out 13, 2021 4:06 pm

Existem outras várias variáveis existentes na sua situação além de uma simples marca de cordas. Cabe lembrar que são baixos diferentes, com shapes diferentes, raios de escala diferentes, construções diferentes, pegada diferentes, projetos diferentes e com abordagens diferentes. Não conheço o Woodstock, mas já tive um Millenium 6 igual a esse que tens. Testifico que é um baixo que, no meu caso, aceitou uma regulagem baixíssima. Baixo super confortável, um braço com ação bem rápida, ótimo para digitações rápidas. Uma abordagem mais moderna.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Fernando Zadá, fheliojr e CSergio gostam desta mensagem

Mensagem por Fernando Zadá Qua Out 13, 2021 4:28 pm

Perfeito
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Flaming Red Qua Out 13, 2021 7:09 pm

gloliveira escreveu:Pelas bolinhas, parece ser D'Addario. Mas o pessoal mais experiente pode dizer algo com mais certeza.

Há alguns meses, comprei um TW-66, e, com você dizendo agora, acho que senti algo assim.

P. S.: Abri as bags agora e passei a mão de leve nas cordas. Realmente há uma aspereza nas cordas que estavam no TW-66.
Sim, é um tanto áspero que com o passar do tempo vai incomodando os dedos, principalmente se fizer slides na 4ª corda.

CSergio escreveu:O primeiro Tagima que tive um TW65, tinha umas cordas meio ásperas, com acabamentos das pontas em cor laranja (silk end).
Depois tiver de trocar, coloquei DAddario EXL220 e reduziu um pouco o desconforto, mas mesmo assim ainda tinha birra com cordas tipo round.

Experimente outro encordoamento, quanto ao toque, tensão, timbre, etc; existem muitos sabores a disposição, cordas roundwound, halfround, flatwound, calibres leves, médios, pesados, material, núcleo, marcas, etc.

Sobre cordas round, gostei muito de Rotosound SM66n, não são ásperas, o o brilho no timbre é mais duradouro que outras marcas, mas claro que não é eterno eheh.
Infelizmente baixo, como também situação financeira atual não é para qualquer um ficar testando encordoamentos. kkkk
Sempre quis experimentar um flatwound, porém chega a ser o dobro do preço de uma roundwound de qualidade. O ruim de experimentar é que se você não se agradar do timbre ou textura, terá que economizar e esperar um tempo para comprar outro jogo de cordas.
Já tive cordas da Rotosound, porém usava um baixo mal regulado e bem baratinho na época, logo nem lembro se realmente valia a pena.
E pela situação, creio que o próximo encordoamento será um D'Addario, só não sei ainda se vai ser 0.45 ou 0.40. Primeiro vou tentar descobrir qual seria o calibre do Millenium para ter uma noção.

Fernando Zadá escreveu:E o luthier de renome não te sugeriu colocar um jogo de cordas novo e regular com elas? Regular instrumento com corda velha eu acho bem complexo.
Mas tem muita coisa ai que pode influenciar como calibre das cordas e alguns jogos são mais ásperos mesmo. Tente colocar um jogo novo e ver se sente muita diferença. Grandes chances das cordas no 6 cordas serem mais leves que as do 4 cordas.
Sugeriu sim, mas a intenção por minha parte era mais trocar os captadores, fora que como ele iria realizar o serviço no mesmo dia (é em outra cidade) e falta de verba naquela hora, tive que manter as cordas antigas.
Já estou na procura de novas cordas, só falta decidir qual sem pagar muito.
Mas sendo encordoamentos de 4 e 6 cordas e considerando que sejam de mesma série e marca, existe ainda esta possibilidade de diferirem quanto a serem pesadas/leves? Vou entrar em contato com o antigo dono do Millenium 6 para ver se ele ainda lembra qual seria o modelo exato das cordas atuais.

pedrohenrique.astronauta escreveu:Existem outras várias variáveis existentes na sua situação além de uma simples marca de cordas. Cabe lembrar que são baixos diferentes, com shapes diferentes, raios de escala diferentes, construções diferentes, pegada diferentes, projetos diferentes e com abordagens diferentes. Não conheço o Woodstock, mas já tive um Millenium 6 igual a esse que tens. Testifico que é um baixo que, no meu caso, aceitou uma regulagem baixíssima. Baixo super confortável, um braço com ação bem rápida, ótimo para digitações rápidas. Uma abordagem mais moderna.  
Sim, em parte entendo, pois tudo desde uma pequena peça, material e tal fará uma diferença significativa no som e tocabilidade, porém achei muito estranho se comparado a antigos baixos que já tive. Eu considero o TW66 bem confortável para digitar, boa pegada e um tanto fácil de executar ações rápidas, bom, até o momento que as cordas parecem pesar e começa a incomodar os dedos, como se eu estivesse com as mãos cansadas. Pode ser a falta de prática um pouco, mas é só trocar pelo outro baixo que já volta boa parte da agilidade.
Analisando um pouco melhor o que de fato me incomoda, seria que depois de algum tempo as cordas ficam machucando e raspando na ponta dos dedos e já fico receoso em continuar a pressionar as casas.
E realmente o Millenium se sente um conforto bem interessante, podendo ser parte do problema esta diferença de projeto.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagem por Davi Motta Qua Out 13, 2021 7:11 pm

Fernando Zadá escreveu:Regular instrumento com corda velha eu acho bem complexo.
Primeira coisa a se fazer quando compra um baixo novo, botar cordas novas. A não que o baixo já estejam com elas.

pedrohenrique.astronauta escreveu:Existem outras várias variáveis existentes na sua situação além de uma simples marca de cordas. Cabe lembrar que são baixos diferentes, com shapes diferentes, raios de escala diferentes, construções diferentes, pegada diferentes, projetos diferentes e com abordagens diferentes. Não conheço o Woodstock, mas já tive um Millenium 6 igual a esse que tens. Testifico que é um baixo que, no meu caso, aceitou uma regulagem baixíssima. Baixo super confortável, um braço com ação bem rápida, ótimo para digitações rápidas. Uma abordagem mais moderna.

Exato!
Ainda tem a diferença de espaçamento entre as cordas de um 6c pra um 4c.

JB e PB, por mais regulados que estejam e com cordas baixas, são baixos brutos.

Membro

https://www.youtube.com/davimotta

Mensagem por CSergio Qua Out 13, 2021 10:58 pm

Flaming Red escreveu:
Infelizmente baixo, como também situação financeira atual não é para qualquer um ficar testando encordoamentos. kkkk
Sempre quis experimentar um flatwound, porém chega a ser o dobro do preço de uma roundwound de qualidade. O ruim de experimentar é que se você não se agradar do timbre ou textura, terá que economizar e esperar um tempo para comprar outro jogo de cordas.
Já tive cordas da Rotosound, porém usava um baixo mal regulado e bem baratinho na época, logo nem lembro se realmente valia a pena.
E pela situação, creio que o próximo encordoamento será um D'Addario, só não sei ainda se vai ser 0.45 ou 0.40. Primeiro vou tentar descobrir qual seria o calibre do Millenium para ter uma noção.

Procura no Ali Express por "Alice A628 fretless"; são cordas flat.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo