Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

+6
Davi Motta
pedrohenrique.astronauta
Fernando Zadá
CSergio
gloliveira
Flaming Red
10 participantes

Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Flaming Red Qua Out 13, 2021 2:29 pm

Olá pessoal! Tenho um TW66 que recentemente levei a um luthier de boa reputação para realizar uma regulagem (nunca foi feito antes). Ao que tudo indica ficou bem regulado, mas senti um sensação de conforto bem diferente de um Millenium 6 (usado e um pouco detonado, consegui ele a alguns meses).
No Millenium se sente as cordas bem suave, não precisa de muita força para pressionar nas casas e por consequência proporciona melhor agilidade, mesmo sendo um encordoamento um tanto antigo; Enquanto isto no TW66 sinto as cordas mais rígidas e em poucos minutos de uso já começa um desconforto, como se estivesse passando os dedos em uma lixa, logo se eu pegar o Millenium na mesma hora, nota-se um grande contraste. O encordoamento do TW66 é o que veio de fábrica.
Abaixo imagens de cada modelo.

TW66:
Regulagem ruim ou encordoamento ruim? 0110

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? 0210

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? 0310

Millenium 6:
Regulagem ruim ou encordoamento ruim? 0410

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? 0510

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? 0610

Fazia um tempo que eu estava parado em tocar e agora voltei aos estudos. Minha dúvida seria se por acaso as cordas podem fazer esta diferença de conforto, ou talvez seja questão de calibre, afinal não sei distinguir eles a olho nu.

Aliás, alguém ai pode dizer que encordoamento seria este usado no Millenium? (se possível decifrar pela imagem)
Se for o caso, como planejo trocar de encordoamento daqui a um tempo, gostaria de continuar com outro jogo destes.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por gloliveira Qua Out 13, 2021 2:54 pm

Pelas bolinhas, parece ser D'Addario. Mas o pessoal mais experiente pode dizer algo com mais certeza.

Há alguns meses, comprei um TW-66, e, com você dizendo agora, acho que senti algo assim.

P. S.: Abri as bags agora e passei a mão de leve nas cordas. Realmente há uma aspereza nas cordas que estavam no TW-66.

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por CSergio Qua Out 13, 2021 3:46 pm

O primeiro Tagima que tive um TW65, tinha umas cordas meio ásperas, com acabamentos das pontas em cor laranja (silk end).
Depois tiver de trocar, coloquei DAddario EXL220 e reduziu um pouco o desconforto, mas mesmo assim ainda tinha birra com cordas tipo round.

Experimente outro encordoamento, quanto ao toque, tensão, timbre, etc; existem muitos sabores a disposição, cordas roundwound, halfround, flatwound, calibres leves, médios, pesados, material, núcleo, marcas, etc.

Sobre cordas round, gostei muito de Rotosound SM66n, não são ásperas, o o brilho no timbre é mais duradouro que outras marcas, mas claro que não é eterno eheh.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Out 13, 2021 4:06 pm

E o luthier de renome não te sugeriu colocar um jogo de cordas novo e regular com elas? Regular instrumento com corda velha eu acho bem complexo.
Mas tem muita coisa ai que pode influenciar como calibre das cordas e alguns jogos são mais ásperos mesmo. Tente colocar um jogo novo e ver se sente muita diferença. Grandes chances das cordas no 6 cordas serem mais leves que as do 4 cordas.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Out 13, 2021 4:06 pm

Existem outras várias variáveis existentes na sua situação além de uma simples marca de cordas. Cabe lembrar que são baixos diferentes, com shapes diferentes, raios de escala diferentes, construções diferentes, pegada diferentes, projetos diferentes e com abordagens diferentes. Não conheço o Woodstock, mas já tive um Millenium 6 igual a esse que tens. Testifico que é um baixo que, no meu caso, aceitou uma regulagem baixíssima. Baixo super confortável, um braço com ação bem rápida, ótimo para digitações rápidas. Uma abordagem mais moderna.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Fernando Zadá, fheliojr e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Out 13, 2021 4:28 pm

Perfeito
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Flaming Red Qua Out 13, 2021 7:09 pm

gloliveira escreveu:Pelas bolinhas, parece ser D'Addario. Mas o pessoal mais experiente pode dizer algo com mais certeza.

Há alguns meses, comprei um TW-66, e, com você dizendo agora, acho que senti algo assim.

P. S.: Abri as bags agora e passei a mão de leve nas cordas. Realmente há uma aspereza nas cordas que estavam no TW-66.
Sim, é um tanto áspero que com o passar do tempo vai incomodando os dedos, principalmente se fizer slides na 4ª corda.

CSergio escreveu:O primeiro Tagima que tive um TW65, tinha umas cordas meio ásperas, com acabamentos das pontas em cor laranja (silk end).
Depois tiver de trocar, coloquei DAddario EXL220 e reduziu um pouco o desconforto, mas mesmo assim ainda tinha birra com cordas tipo round.

Experimente outro encordoamento, quanto ao toque, tensão, timbre, etc; existem muitos sabores a disposição, cordas roundwound, halfround, flatwound, calibres leves, médios, pesados, material, núcleo, marcas, etc.

Sobre cordas round, gostei muito de Rotosound SM66n, não são ásperas, o o brilho no timbre é mais duradouro que outras marcas, mas claro que não é eterno eheh.
Infelizmente baixo, como também situação financeira atual não é para qualquer um ficar testando encordoamentos. kkkk
Sempre quis experimentar um flatwound, porém chega a ser o dobro do preço de uma roundwound de qualidade. O ruim de experimentar é que se você não se agradar do timbre ou textura, terá que economizar e esperar um tempo para comprar outro jogo de cordas.
Já tive cordas da Rotosound, porém usava um baixo mal regulado e bem baratinho na época, logo nem lembro se realmente valia a pena.
E pela situação, creio que o próximo encordoamento será um D'Addario, só não sei ainda se vai ser 0.45 ou 0.40. Primeiro vou tentar descobrir qual seria o calibre do Millenium para ter uma noção.

Fernando Zadá escreveu:E o luthier de renome não te sugeriu colocar um jogo de cordas novo e regular com elas? Regular instrumento com corda velha eu acho bem complexo.
Mas tem muita coisa ai que pode influenciar como calibre das cordas e alguns jogos são mais ásperos mesmo. Tente colocar um jogo novo e ver se sente muita diferença. Grandes chances das cordas no 6 cordas serem mais leves que as do 4 cordas.
Sugeriu sim, mas a intenção por minha parte era mais trocar os captadores, fora que como ele iria realizar o serviço no mesmo dia (é em outra cidade) e falta de verba naquela hora, tive que manter as cordas antigas.
Já estou na procura de novas cordas, só falta decidir qual sem pagar muito.
Mas sendo encordoamentos de 4 e 6 cordas e considerando que sejam de mesma série e marca, existe ainda esta possibilidade de diferirem quanto a serem pesadas/leves? Vou entrar em contato com o antigo dono do Millenium 6 para ver se ele ainda lembra qual seria o modelo exato das cordas atuais.

pedrohenrique.astronauta escreveu:Existem outras várias variáveis existentes na sua situação além de uma simples marca de cordas. Cabe lembrar que são baixos diferentes, com shapes diferentes, raios de escala diferentes, construções diferentes, pegada diferentes, projetos diferentes e com abordagens diferentes. Não conheço o Woodstock, mas já tive um Millenium 6 igual a esse que tens. Testifico que é um baixo que, no meu caso, aceitou uma regulagem baixíssima. Baixo super confortável, um braço com ação bem rápida, ótimo para digitações rápidas. Uma abordagem mais moderna.  
Sim, em parte entendo, pois tudo desde uma pequena peça, material e tal fará uma diferença significativa no som e tocabilidade, porém achei muito estranho se comparado a antigos baixos que já tive. Eu considero o TW66 bem confortável para digitar, boa pegada e um tanto fácil de executar ações rápidas, bom, até o momento que as cordas parecem pesar e começa a incomodar os dedos, como se eu estivesse com as mãos cansadas. Pode ser a falta de prática um pouco, mas é só trocar pelo outro baixo que já volta boa parte da agilidade.
Analisando um pouco melhor o que de fato me incomoda, seria que depois de algum tempo as cordas ficam machucando e raspando na ponta dos dedos e já fico receoso em continuar a pressionar as casas.
E realmente o Millenium se sente um conforto bem interessante, podendo ser parte do problema esta diferença de projeto.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Davi Motta Qua Out 13, 2021 7:11 pm

Fernando Zadá escreveu:Regular instrumento com corda velha eu acho bem complexo.
Primeira coisa a se fazer quando compra um baixo novo, botar cordas novas. A não que o baixo já estejam com elas.


pedrohenrique.astronauta escreveu:Existem outras várias variáveis existentes na sua situação além de uma simples marca de cordas. Cabe lembrar que são baixos diferentes, com shapes diferentes, raios de escala diferentes, construções diferentes, pegada diferentes, projetos diferentes e com abordagens diferentes. Não conheço o Woodstock, mas já tive um Millenium 6 igual a esse que tens. Testifico que é um baixo que, no meu caso, aceitou uma regulagem baixíssima. Baixo super confortável, um braço com ação bem rápida, ótimo para digitações rápidas. Uma abordagem mais moderna.

Exato!
Ainda tem a diferença de espaçamento entre as cordas de um 6c pra um 4c.

JB e PB, por mais regulados que estejam e com cordas baixas, são baixos brutos.

____________________________
https://www.youtube.com/davimotta
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por CSergio Qua Out 13, 2021 10:58 pm

Flaming Red escreveu:
Infelizmente baixo, como também situação financeira atual não é para qualquer um ficar testando encordoamentos. kkkk
Sempre quis experimentar um flatwound, porém chega a ser o dobro do preço de uma roundwound de qualidade. O ruim de experimentar é que se você não se agradar do timbre ou textura, terá que economizar e esperar um tempo para comprar outro jogo de cordas.
Já tive cordas da Rotosound, porém usava um baixo mal regulado e bem baratinho na época, logo nem lembro se realmente valia a pena.
E pela situação, creio que o próximo encordoamento será um D'Addario, só não sei ainda se vai ser 0.45 ou 0.40. Primeiro vou tentar descobrir qual seria o calibre do Millenium para ter uma noção.

Procura no Ali Express por "Alice A628 fretless"; são cordas flat.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Flaming Red Sáb Out 16, 2021 7:40 pm

CSergio escreveu:Procura no Ali Express por "Alice A628 fretless"; são cordas flat.
Fiquei na vontade agora! Só vou esperar fechar as contas do mês e ver qual encordoamento pego.
Aliás, estas Alice tem uma duração razoável?

Aproveitando o tópico, sobre o Tagima Millenium 6, peguei ele já mexido para trabalhar como passivo e isto me deixou algumas ideias.
Compensaria fazer umas modificações nele como colocar um circuito ativo de qualidade mediana, chave ativo/passivo, ajustes gerais e pintar ele? Segundo um luthier conhecido, o orçamento seria em torno de R$1000 a R$1500, isto se não houver mais detalhes para resolver. O valor em si não seria o problema.
Ou então é mais vantagem tentar vender ele, juntar uma grana e pegar algum outro modelo semi-novo futuramente?
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por CSergio Sáb Out 16, 2021 8:53 pm

Flaming Red escreveu:
CSergio escreveu:Procura no Ali Express por "Alice A628 fretless"; são cordas flat.
Fiquei na vontade agora! Só vou esperar fechar as contas do mês e ver qual encordoamento pego.
Aliás, estas Alice tem uma duração razoável?

Ainda não usei delas.
Em tópicos da seção de cordas comentam delas, dá uma busca ai.

https://www.contrabaixobr.com/t38778-comprar-cordas-online-no-exterior-como-funciona
https://www.contrabaixobr.com/t43560-encordoamento-alice-para-baixo-fretless
https://www.contrabaixobr.com/t36255-quais-marcas-de-cordas-voces-mais-usam
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por CSergio Sáb Out 16, 2021 9:05 pm

Quanto a questão de cordas velhas; confirmo que cordas novas dão outra vida ao timbre do baixo.
Já peguei baixo parado em estoque de loja, de inicio não gostava do som dele, abafado, sem vida, e com cordas novas parece que virou outro baixo.

Dizem que cordas flat têm uma duração maior.
Acredito que sim; eu falo das La Bella e GHS que tenho, são lisas, polidas, parece que têm uma capa externa recobrindo as cordas, não acumulam sujeira entre os "gomos" das round o que vai matando o timbre desse tipo de corda, o video do Ivan explica isso



Última edição por CSergio em Sáb Out 16, 2021 9:09 pm, editado 1 vez(es)
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por allexcosta Sáb Out 16, 2021 9:06 pm

gloliveira escreveu:Pelas bolinhas, parece ser D'Addario.

Brasil tá inundado de D'Addario falsa.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por allexcosta Sáb Out 16, 2021 9:12 pm

Quanto ao assunto do tópico, como já foi dito, há trocentas variáveis. Das mais óbvias, como bitola e tensão de cada encordoamento, às mais técnicas, como raio da escala, altura do nut ou ângulo do braço.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por gloliveira Sáb Out 16, 2021 10:02 pm

allexcosta escreveu:
gloliveira escreveu:Pelas bolinhas, parece ser D'Addario.

Brasil tá inundado de D'Addario falsa.

Sim, sem dúvida.

Mas a corda que ele estava sentindo uma tocabilidade melhor, era possivelmente D'Addario. Agora, se é falsa...

Desconhecia que essas outras variáveis podem levar a um julgamento em relação às cordas.

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Jãozeiro Sáb Out 16, 2021 11:05 pm

O Tw66 vai ser naturalmente menos confortável. Braço gordo com verniz farto.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

gloliveira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por gloliveira Dom Out 17, 2021 7:36 am

Jãozeiro, considerando que você tem o TW-66 e o SX Precision, você não acha que este tem o braço mais gordo?

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por JAZZigo Dom Out 17, 2021 11:26 am

Davi Motta escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Regular instrumento com corda velha eu acho bem complexo.
Primeira coisa a se fazer quando compra um baixo novo, botar cordas novas. A não que o baixo já estejam com elas.
Entregue ao luthier um baixo com cordas porcas e aguarde por um serviço igualmente porco.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

gloliveira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por allexcosta Dom Out 17, 2021 11:30 am

A gente re-regula um instrumento após colocar corda nova sempre que é necessário.

Apesar de corda velha muitas vezes mudar bastante o som, a própria tensão e não entonar bem, não impede que um instrumento seja regulado.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

gloliveira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Jãozeiro Dom Out 17, 2021 11:32 am

gloliveira escreveu:Jãozeiro, considerando que você tem o TW-66 e o SX Precision, você não acha que este tem o braço mais gordo?

^ gloliveira, não estou mais com o Tw66 há alguns meses. Mas medi a gordura do braço dele uma vez. Vou medir o do SX também. Se bobear é a mesma coisa. O que tenho certeza é que o nut do Tagima era mais estreito. 

Mas vou postar hoje aqui a gordura dos dois braços pra gente ter o veredito.  Regulagem ruim ou encordoamento ruim? 1f60e
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

gloliveira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por JAZZigo Dom Out 17, 2021 12:29 pm

allexcosta escreveu:Apesar de corda velha muitas vezes mudar bastante o som, a própria tensão e não entonar bem, não impede que um instrumento seja regulado.
Sim. Pagando bem, que mal tem, né? Mas, IMHO, o esmero do luthier não será o mesmo.

Particularmente, quando amigos me pedem para fazer o setup de um baixo ou guitarra, minha única exigência é um jogo de cordas novas e boas. Se não for assim, nem vem que não tem, até porque não costumo cobrar.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

gloliveira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por CSergio Dom Out 17, 2021 1:37 pm

Peguei um Epiphone EB3 de um rapaz de Manaus, as cordas estavam bem velhas, sinais de ferrugem e tudo mais.
Mas não ia trocar agora, só trocaria depois de estudar/cotar qual marca ia colocar (nesses momentos eu aproveito pra experimentar algo novo em termos de marca, linha, modelo construção, etc).

Mas não deu nem tempo: depois de limpar a escala e polir os trastes, estava recolocando as cordas e lá pelas tantas da afinação a terceira corda desfiou bem na tarraxa eheheh.
Como tava animando com o bass, no mesmo dia fui a caça no comércio local e peguei NIG .045.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Flaming Red Dom Out 17, 2021 3:18 pm

CSergio escreveu:Quanto a questão de cordas velhas; confirmo que cordas novas dão outra vida ao timbre do baixo.
Já peguei baixo parado em estoque de loja, de inicio não gostava do som dele, abafado, sem vida, e com cordas novas parece que virou outro baixo.

Dizem que cordas flat têm uma duração maior.
Acredito que sim; eu falo das La Bella e GHS que tenho, são lisas, polidas, parece que têm uma capa externa recobrindo as cordas, não acumulam sujeira entre os "gomos" das round o que vai matando o timbre desse tipo de corda, o video do Ivan explica isso

Sim, cordas novas sempre apresentam um som revitalizador. Atualmente nem me importo muito com o som que sai, afinal só estou estudando sem usar algum cubo (assim posso ouvir com precisão o som cru e reparar bem onde posso estar errando) como também nem sei quando voltarei aos ensaios.
Faz sentido a questão dos flat, pois menos ranhuras, menos acumulação de sujeira. Aliás, excelente vídeo este.

gloliveira escreveu:
allexcosta escreveu:
gloliveira escreveu:Pelas bolinhas, parece ser D'Addario.

Brasil tá inundado de D'Addario falsa.

Sim, sem dúvida.

Mas a corda que ele estava sentindo uma tocabilidade melhor, era possivelmente D'Addario. Agora, se é falsa...

Desconhecia que essas outras variáveis podem levar a um julgamento em relação às cordas.
Como sempre passei usando encordoamentos onde "é o que tem para hoje", fica difícil ter variedades e ver ao vivo. Cidade de interior é triste...
Valeu pela ajuda em confirmar quais seriam as cordas.

allexcosta escreveu:A gente re-regula um instrumento após colocar corda nova sempre que é necessário.

Apesar de corda velha muitas vezes mudar bastante o som, a própria tensão e não entonar bem, não impede que um instrumento seja regulado.
Já toquei em poucos baixos, e dentre eles alguns de qualidade péssima e outros de boa construção e realmente a regulagem pode fazer a diferença independente do estado das cordas. Não lembro exatamente qual baixo eu tinha, mas ao comparar com um modelo inferior, senti que aquele outro parecia melhor apenas por estar regulado.
Este TW66 mesmo era um pouco estranho de tocar sem a regulagem, mas agora, tirando a textura áspera das cordas, sinto um conforto enorme.
Entendo que cordas novas é algo muito recomendado na regulagem, mas as condições nem sempre ajudam, ai apenas é se virar com o que tem.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Jãozeiro Dom Out 17, 2021 9:10 pm

gloliveira escreveu:Jãozeiro, considerando que você tem o TW-66 e o SX Precision, você não acha que este tem o braço mais gordo?

Aí está, meu jovem, o Sx é 1mm mais gordo (medido rente ao primeiro traste:

Tagima Tw66 (21,4mm)
Regulagem ruim ou encordoamento ruim? MG-6530


Sx Spb62 (22,4mm)
Regulagem ruim ou encordoamento ruim? MG-6963

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? MG-6962


E o SX tem 43mm de nut, enquanto o Tagima tem 40mm de nut (segundo o site da Tagima).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

CSergio e gloliveira gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por gloliveira Seg Out 18, 2021 9:15 am

Valeu, Jãozeiro! Ótima informação.

Tenho a impressão de que o TW-66 é mais confortável que o SX, mas no meu caso, a referência era o SPB-57.

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Jãozeiro Seg Out 18, 2021 12:06 pm

Pode crer, gloliveira. Essa parada de conforto é subjetiva, né. Mas 1mm a menos de espessura do braço e 3mm a menos de largura do nut favorecem o TW66, na minha opinião. Concordo com você.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por allexcosta Seg Out 18, 2021 12:17 pm

Flaming Red escreveu:Entendo que cordas novas é algo muito recomendado na regulagem

Sei lá, não enxergo assim...

O baixo precisa de corda nova quando a corda tá velha e precisa de regulagem quando tá desregulado. Sim, normalmente ao trocar de corda você precisa revisar a regulagem, pois alguma coisa move na geometria, mesmo com cordas idênticas, mas não se deve atrelar necessidade de regulagem a corda nova. Um baixo desregulado precisa ser regulado, independente das cordas que a pessoa for usar.

Sim, há uma recomendação geral de trocar corda e regular ao comprar qualquer baixo, mas isso é porque o músico normalmente coloca a corda que ele usa num instrumento que acabou de comprar. Mas nada impede de continuar com a corda que vem se ela estiver em bom estado e te agradar quanto a timbre, conforto, etc...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Flaming Red, patriciofernandes e vinirodriguees gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Jãozeiro Seg Out 18, 2021 12:36 pm

^ Mano, concordo. Nunca entendi muito bem o encordoamento novo ser pressuposto ou requisito pra regular um instrumento. Já regulei tensor, ação e oitavas com cordas usadas numa boa, tranquilamente. Eu disse "cordas usadas", não cordas podres e enferrujadas...hehe.

Acredito que cordas novas na regulagem sejam indicadas mais a fim de diagnosticar algum problema, tipo, o baixo tá estranho, som ruim, não sei o que, então recomeça do zero, com um encordoamento novo. Aí já zera problema com cordas (embora cordas novas também possam vir com defeito).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

vinirodriguees gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por allexcosta Seg Out 18, 2021 1:13 pm

^ Sim, som tá estranho, o cara nem sabe que corda tá no baixo... Coloca corda nova de qualidade, regula e aí vê... Apesar de caras no Brasil, é necessidade básica do instrumento e resolve meio mundo de coisa.

Mas não há razão também para inverter a situação e dizer que regulagem exige corda nova. Isso não...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Out 18, 2021 2:13 pm

Flaming Red escreveu:
CSergio escreveu:Procura no Ali Express por "Alice A628 fretless"; são cordas flat.
Fiquei na vontade agora! Só vou esperar fechar as contas do mês e ver qual encordoamento pego.
Aliás, estas Alice tem uma duração razoável?

Aproveitando o tópico, sobre o Tagima Millenium 6, peguei ele já mexido para trabalhar como passivo e isto me deixou algumas ideias.
Compensaria fazer umas modificações nele como colocar um circuito ativo de qualidade mediana, chave ativo/passivo, ajustes gerais e pintar ele? Segundo um luthier conhecido, o orçamento seria em torno de R$1000 a R$1500, isto se não houver mais detalhes para resolver. O valor em si não seria o problema.
Ou então é mais vantagem tentar vender ele, juntar uma grana e pegar algum outro modelo semi-novo futuramente?


Então. é bem difícil achar opções de baixos passivos de seis cordas no mercado. Mais difícil ainda achar baixos de seis cordas ativos/passivos. O que eu lembro agora é o Cort A6 e alguns Ibanez. Mas o valor deles é bem acima do orçamento dito. Uma outra opção seria mandar fazer algum em um excelente luthier, mas também ficaria em um valor bem elevado. Se você gosta do baixo, acho que vale o investimento. Eu mesmo já pensei seriamente em pegar um Millenium Top 6 e modificá-lo (pois acho o circuito dele muito fraco). No meu caso eu transformaria ele em um baixo passivo com opção Volume/Tone Volume/Tone.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Flaming Red Seg Out 18, 2021 4:00 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:Então. é bem difícil achar opções de baixos passivos de seis cordas no mercado. Mais difícil ainda achar baixos de seis cordas ativos/passivos. O que eu lembro agora é o Cort A6 e alguns Ibanez. Mas o valor deles é bem acima do orçamento dito. Uma outra opção seria mandar fazer algum em um excelente luthier, mas também ficaria em um valor bem elevado. Se você gosta do baixo, acho que vale o investimento. Eu mesmo já pensei seriamente em pegar um Millenium Top 6 e modificá-lo (pois acho o circuito dele muito fraco). No meu caso eu transformaria ele em um baixo passivo com opção Volume/Tone Volume/Tone.
Este baixo de 6 cordas que consegui foi na troca de meu antigo Ibanez Mikro, cujo me desfiz por causa de um defeito de fábrica, onde a 1ª corda quase saía do braço a partir da casa 12, logo um vibrato ou tapping seria praticamente impossível de fazer.  A intenção inicial nem era pegar este Millenium, pois vender o Mikro ninguém se interessava, isto quando não o confundiam como um baixo infantil.
Com o tempo passei a gostar do conforto e possibilidades do Millenium 6 (nunca tive um baixo de 6 cordas antes), mas como algumas revisões seriam necessárias para tornar ele um baixo "apresentável" nos shows, bateu esta vontade de aproveitar o embalo e realizar modificações após ver o resultado do TW66 ao mudar de captador.
A dúvida principal seria se o Millenium 6 é um modelo adequado para ter por vários anos (duração da madeira e etc), pois após as modificações não terei vontade de negociar para pegar outro, ou seja, meio que ficar de forma definitiva.
Só acho interessante a possibilidade de ativo/passivo por simplesmente não depender sempre da bateria, sem contar que dependendo do ambiente e equipamento do local, a captação passiva possa ser mais apropriada. A pintura por sua vez seria apenas para dar um toque especial na aparência e ser do meu agrado visual.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Out 18, 2021 4:10 pm

allexcosta escreveu:^ Sim, som tá estranho, o cara nem sabe que corda tá no baixo... Coloca corda nova de qualidade, regula e aí vê... Apesar de caras no Brasil, é necessidade básica do instrumento e resolve meio mundo de coisa.

Mas não há razão também para inverter a situação e dizer que regulagem exige corda nova. Isso não...

Exigir não exige eu regulo meus baixos com o que estão mas se a ideia for levar num luthier faço o possível para aproveitar e regular com cordas novas a não ser que estejam bem boas ainda. Acredito que depende muito do tipo de regulagem. oitavas com cordas velhas é tenso.

[quote="Flaming Red"]
pedrohenrique.astronauta escreveu:
A dúvida principal seria se o Millenium 6 é um modelo adequado para ter por vários anos (duração da madeira e etc), pois após as modificações não terei vontade de negociar para pegar outro, ou seja, meio que ficar de forma definitiva.
Só acho interessante a possibilidade de ativo/passivo por simplesmente não depender sempre da bateria, sem contar que dependendo do ambiente e equipamento do local, a captação passiva possa ser mais apropriada. A pintura por sua vez seria apenas para dar um toque especial na aparência e ser do meu agrado visual.

Fique tranquilo em condições normais de uso você vai embora e o baixo vai continuar aqui pras gerações futuras. Rsssssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por gloliveira Seg Out 18, 2021 8:55 pm

Jãozeiro escreveu:Pode crer, gloliveira. Essa parada de conforto é subjetiva, né. Mas 1mm a menos de espessura do braço e 3mm a menos de largura do nut favorecem o TW66, na minha opinião. Concordo com você.

Por curiosidade, fui consultar a página da SX, pois tinha na minha mente que o SPB57 teria o braço mais largo, ao menos no nut, que o TW-66. Pois essa era a sensação que tinha quando estava com esse contrabaixo em mãos. Para minha surpresa, o SPB62 tem o nut mais largo: 43 mm, como você mediu, contra 38 mm. Posso estar equivocado, mas esse TW-66 me parece mais confortável. Pode ser só uma falsa impressão.

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por allexcosta Seg Out 18, 2021 9:24 pm

Fernando Zadá escreveu:Exigir não exige eu regulo meus baixos com o que estão mas se a ideia for levar num luthier faço o possível para aproveitar e regular com cordas novas a não ser que estejam bem boas ainda. Acredito que depende muito do tipo de regulagem. oitavas com cordas velhas é tenso.

O baixo que precisa de regulagem é aquele que está desregulado.

Isso pode acontecer, e acontece, do dia pra noite, após uma viagem, uma mudança do clima.

A regulagem do músico deve ficar tão boa ou melhor que a de um luthier, pois o músico regula pra ele mesmo tocar.

A única exceção é regulagem de pestana, que precisa de limas especiais que músicos normalmente não têm. E baixos com pestana mal cortada são algo super comum.

Troca de cordas precisa de revisão de regulagem, mas regulagem não precisa de troca de cordas. É algo simples e comum que deve ser feito toda vez que é necessário, seja uma vez por ano ou 6 vezes em uma semana.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Fernando Zadá e patriciofernandes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Out 18, 2021 9:56 pm

Concordo pra gente que já tem a malandragem e alguma quilometragem rodada é mais claro quando o problema pode estar em corda velha ou não.
Pro povo mais cru e menos experiente eu na dúvida sugiro colocar cordas novas e regular.


Já aconteceu inclusive de eu levar baixo pro cara trocar as cordas e dar um setup geral e ele voltar com a corda lacrada no bag....
Troquei eu mesmo e levei para ele fazer um ajuste pois no caso tinha pedido isso mas a regulagem em si já estava boa.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por JAZZigo Ter Out 19, 2021 1:10 pm

Pedir um setup ao luthier sem levar um encordoamento novo é como ir ao dentista sem escovar os dentes. nah



Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Perio-breath

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por allexcosta Ter Out 19, 2021 2:55 pm

JAZZigo escreveu:Pedir um setup ao luthier sem levar um encordoamento novo é como ir ao dentista sem escovar os dentes.

Desculpe, mas isso não procede.

Você coloca corda nova e manda regular na quinta, viaja na sexta e no fim de semana faz 3 shows, um em Porto Alegre, outro em Natal e outro em Manaus. Volta pra casa na terça o baixo tá todo errado. Leva pra o luthier regular e precisa de corda nova? Não precisa...

Regulagem é procedimento corriqueiro, se faz SEMPRE que necessário. E MUITO músico, muito mesmo, não faz por um motivo ou outro. Se for um daqueles baixos que precisam de regulagem todo dia você vai gaster 5.000 por mês só com corda? É ruim, viu...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por JAZZigo Ter Out 19, 2021 3:26 pm

allexcosta escreveu:Leva pra o luthier regular e precisa de corda nova? Não precisa...
Precisar não precisa, mas é oportuno e até de bom tom, assim como escovar os dentes antes ir ao dentista. Não estou ca#%ando regra, é apenas uma sugestão.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por allexcosta Ter Out 19, 2021 3:42 pm

JAZZigo escreveu:mas é oportuno e até de bom tom

Uma corda com 4 dias de uso?

Agora não sei nem como continuar o argumento.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por JAZZigo Ter Out 19, 2021 3:52 pm

allexcosta escreveu:Uma corda com 4 dias de uso?
Tudo é relativo. Se após esses 4 dias, as cordas estiverem assim:

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Rusty-jpg

Com certeza!

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por allexcosta Ter Out 19, 2021 4:25 pm

É... Chega uma hora que é melhor calar...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Out 19, 2021 6:21 pm

Ficou até engraçado aqui todo mundo falando a mesma coisa mas de formas diferentes.
óbvio que uma corda usada em bom estado esta ok para regular e que a influência, dependendo do que for regular é mínima.

Existem cordas usadas e cordas usadas né.
1 mês de uso pra mim em condições normais a corda esta quase nova tem gente que tem sudorese excessiva em 15 dias a corda esta podre mas estamos falando de coisas diferentes.

No geral se o cara vai levar no luthier para um trato geral eu recomendo aproveitar e colocar um bom jogo de cordas.
Não dá porque esta caro ou apareceu algum problema e as cordas ainda estão tocáveis regula assim mesmo obviamente.

É que tem gente que leva no luthier para uma mexidinha na altura ou coisa que muita gente aqui faz toda semana no seu próprio instrumento ai não né.
Mas se for dar um trato fazer uma geral no instrumento, que é o único caso que eu levo num luthier, ainda mais com os preços de setup aqui em Sp, eu acho que vale aproveitar e colocar cordas decentes.

Mas é uma opinião pessoal.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por JAZZigo Ter Out 19, 2021 6:45 pm

Fernando Zadá escreveu:Mas se for dar um trato fazer uma geral no instrumento, que é o único caso que eu levo num luthier, ainda mais com os preços de setup aqui em Sp,  eu acho que vale aproveitar e colocar cordas decentes.
[2]
Idem. Setup, para mim, é revisão geral do instrumento. Aqui em BSB, começou a estação chuvosa, depois de um longo período de estiagem forte. Adivinha o que aconteceu com meus baixos? A ação das cordas baixou e tenho de soltar o tensor, exceto os dos que possuem braço em fibra-de-carbono. Preciso trocar as cordas de todos eles só para ajustar o tensor? Poderia até fazê-lo, mas é óbvio que não! clown

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Pedro Cavalcanti Ter Out 19, 2021 7:42 pm

Não. Pode ajustar o tensor sem trocar as cordas.
A função do tensor é apenas ir de encontro a ação das cordas.
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Flaming Red Qua Out 20, 2021 9:01 am

Ao meu ver, não existe regra a seguir, porém:
Não é uma obrigação trocar o encordoamento (salvo se não aparenta estar em bom estado, muita oxidação, etc) para realizar uma regulagem;
Se vai levar o instrumento a um luthier e vai pagar pela regulagem, a troca de cordas é interessante pois se aproveita a situação e faz tudo ao mesmo tempo, como também economiza dinheiro;
Nem todos tem as mesmas condições para trocar de encordoamento com certa frequência, sem falar que há músicos que apreciam timbres com cordas não tão novas.

Os detalhes referente ao motivo de não ter mudado as cordas:
Não cheguei a usar o baixo com frequência, logo as cordas quase não haviam oxidação a ponto de justificar a troca;
O principal motivo de ter levado ao luthier foi para trocar o captador, assim aproveitei para fazer uma regulagem no tensor (estava um tanto empenado), retificar os trastes e revisar a parte elétrica;
Não sei quando voltarei aos ensaios e shows, logo já pensei em realizar a troca dias antes para garantir um timbre legal;
Condição financeira e preços das cordas não ajuda muito. No máximo que eu poderia ter comprado naquela situação seria um encordoamento Giannini, Mustang ou Andaluz. Rotosound ou D'addaria custaria o dobro do valor que gastei no serviço do luthier.

Enfim, a conclusão final referente a minha dúvida seria que o encordoamento que veio de fábrica junto ao TW66 é de qualidade questionável, que causa um desconforto devido a textura áspera acima do normal. Só conseguirei a resposta definitiva após mudar o encordoamento, sendo que não há nada de errado com o contrabaixo a princípio e também foi um aprendizado com as dicas e explicações ao longo do tópico.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Flaming Red Qui Dez 09, 2021 9:26 am

Acabei comprando um encordoamento da D'addario 0.45 e ontem levei novamente o mesmo luthier para troca das cordas como também aproveitar o tempo da garantia do serviço para ajustes de revisão.
Conversando com ele lá, ele também reparou na textura estranha do encordoamento original do TW66, além de ser notado que elas poderiam ser 0.50 , pois a olho nu já se via a diferença de diâmetro.
Ele fez a regulagem novamente para se adaptar as novas cordas e desta vez sim, o baixo ficou muito confortável, com as cordas quase que colando no braço, podendo ter ficado até melhor que o Millenium 6. A diferença de textura nas cordas era tanta que senti praticamente lisas.

Chegando em casa fui testar o baixo com calma e reparei o quanto aquelas cordas antigas estavam me prejudicando, tanto na força exagerada para executar slaps por exemplo, como causando certas dores nos dedos e sensação de queimação nos tendões depois de alguns minutos tocando (achei que isto poderia ser falta de prática, mas provavelmente não era).

Espero que agora meus problemas tenham terminado com este TW66. Quero agradecer a todos ao logo do tópico pela ajuda e conselhos, valeu mesmo.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Regulagem ruim ou encordoamento ruim? Empty Re: Regulagem ruim ou encordoamento ruim?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos