Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

+8
Ivanov_br
Juninho Sampaio
fheliojr
Jãozeiro
Breno_Barnabe
Zubrycky
Cantão
allexcosta
12 participantes

Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por allexcosta Dom Nov 21, 2021 4:53 pm

Hoje em dia instrumentos de iniciante podem ser perfeitamente utilizados em ambientes semi-profissionais ou mesmo profissionais, mas há alguns detalhes que podem transformar um bom instrumento de entrada num excelente baixo pau pra toda obra. Discutiremos esses detalhes nesse tópico...

- Braço em hard maple - Existem vários tipos de maple e a madeira pode variar muito dentro da mesma espécie. Além disso, há madeiras com aparência similar mas que são espécies primas do maple. Escolha um instrumento cujo braço seja feito em maple de verdade, conhecido como hard maple ou maple Canadense. O hardware desses baixos não é de primeira, isso inclui o tensor. Ter uma madeira boa no braço ajuda a previnir empenos e torções.

- Nut - Quase todo instrumento de entrada vem com nut de plástico do mais simples. Existem nuts de plástico de alta densidade que são bons, mas não é o caso aqui. Realize a troca de nut num luthier profissional renomado, pois construção e regulagem de nut é uma tarefa intrincada. Como material, osso, latão, tusq, grafite e mesmo titânio são escolhas comuns. Faça uma pesquisa sobre os diferentes materiais e decida baseado em seus gostos. Osso parece funcionar muito bem com instrumentos "tipo Fender" enquanto ambos osso e latão são opções comuns em baixos com design mais moderno, tipo alguns baixos "tipo Yamaha", Ibanez, Condor, etc... Lembre que a corda deve tocar o nut em área mínima e descer em direção a onde ficarão ancoradas nas tarraxas.

- Carrinhos da ponte (saddles) - Pontes genéricas asiáticas são feitas de metal de baixa qualidade, mas se não for possível trocar toda a ponte, troque os carrinhos e seus parafusos. Latão costuma ser uma boa pedida para os carrinhos enquanto aço inox é uma boa escolha para os parafusos. Não será nada drástico, mas pode influenciar na vibração das cordas e seu sustain (controverso). Caso deseje trocar a ponte sem gastar muito, as Wilkinson são opções honestas há muitos anos. É importante criar um vinco na corda que defina bem o contato entre ela e o ponto testemunha no carrinho.

- Trastes - Ítem bastante negligenciado, pode fazer uma boa diferença... Material, shape e método de instalação podem ter influência grande sobre o timbre, vibração das notas, tocabilidade, etc... Os trastes desses instrumentos obviamente não são de primeira linha, mas normalmente um trabalho comum de alinhamento, polimento e revisão da instalação pode deixar tudo melhor. Quem quiser investir um pouco mais nesse quesito pode colocar trastes de fabricantes renomados, como Dunlop, Jescar, Sanko, etc... O luthier deverá verificar se não há trastes "batendo fofo", resultado de instalação em canaleta muito profunda sem uso de cola, o que é comum em instrumentos mais baratos.

- Eletrônica - Trocar é sempre uma boa pedida e não custa muito. Potenciômetros Alpha e Alps são bons custo/benefício, mas você pode querer gastar um pouco mais e colocar CTS, Noble ou Bourns, que provavelmente durarão pra sempre. Jack é bom ir logo de Switchcraft e esquecer que isso existe. Capacitores tipo orange drop são baratinhos e você pode ficar falando que seu baixo tem capacitor orange drop até sua língua ficar dormente. Se seu instrumento de entrada é ativo de fábrica, troca de pré geralmente é uma boa opção.

- Blindagem - Previne ruídos e interferências de sinais externos.

- Captação - Sim, é algo fundamental, mas ouça o captador que vem no baixo primeiro. Alguns que já testei soavam tipo um Fender médio, que não é um som ruim. Já toquei em baixos de entrada que captação era decente e eu não pensaria em trocar logo, assim como alguns foi a primeira coisa que me chamou atenção.

- Cordas - Nem toda corda de baixo de entrada é horrível, mas nunca são excelentes. É uma troca básica que pode fazer grande diferença e deve ser realizada antes de pensar em trocar captador.

- Ajuste do tróculo - Faz bastante diferença na vibração geral do instrumento. Peça pra seu luthier olhar o tróculo e ver se a base e área de contato do braço estão completamente retas e considere pagar por esse serviço se não for o caso. Se quiser gastar um pouco mais, converse com ele sobre o uso de porcas do tipo "threaded inserts" e parafuso de máquina de aço, que adicionam robustez à essa junção. Quem precisa de ação muito baixa no fim do braço pode considerar a colocação de um "shim".

- Regulagem geral - Óbvio do óbvio e faz muita diferença.

- Tarraxas - Se elas fazem bem seu papel, não há necessidade de troca.

É bom notar que alguns desses upgrades terão pouca ou nenhuma influência no preço de revenda desses instrumentos.

E já que o investimento não é tão baixo, você pode considerar já pegar um instrumento melhor logo de cara, como as séries mais simples da MusicMan ou alguns Yamaha, que são feitos com um pouco mais de esmero.

Caso tudo isso pareça trabalhoso e caro demais, há também a opção de simplesmente trocar o logotipo do seu baixo, qualquer que seja ele, para um logotipo "7ender Custom Shop". Fazendo isso, espere alguns minutos para o ajuste das cores da aura e seu baixo terá voz de anjos e tocabilidade similar ao alaúde de Afrodite ou à cítara de Krishna...

Espero que ajude.


Última edição por allexcosta em Seg Nov 22, 2021 8:02 am, editado 2 vez(es)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

dibass, patrickqueres, bodhan, Gomba, Zubrycky, WHead, ras e outros gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por Cantão Dom Nov 21, 2021 7:15 pm

Excelente tópico Tio , vai ajudar muita gente com certeza... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por Zubrycky Dom Nov 21, 2021 8:46 pm

Excelentes e utilíssimas observações! O meu pb SX é a prova disso. Não tenho como compará-lo com um SX original (tal teste seria muito útil para o Fórum) mas, na minha opinião, as mudanças que foram feitas nele (ponte e eletrônica) o tornaram um baixo sensacional.

E digo mais: Pela utilidade, este deveria ser um tópico fixo.

De minha parte, leigo como sou, como posso saber - além da leitura das especificações do instrumento na internet - com qual madeira é feito o braço? Pergunta
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por allexcosta Dom Nov 21, 2021 9:00 pm

Zubrycky escreveu:De minha parte, leigo como sou, como posso saber - além da leitura das especificações do instrumento na internet - com qual madeira é feito o braço? Pergunta

Boa pergunta.

A imensa maioria dos instrumentos de entrada são descritos como "maple" no braço. Mas ao vivo alguns braços de maple são nitidamente mais moles que o hard maple. Parece que dá até pra arrancar um pedaço com a unha. Se não tiver como ver pessoalmente, é bom perguntar. Aqui mesmo tem bastante gente que sabe...

Percebi várias vezes que os SX, por exemplo, usam hard maple nos braços, algo que corrobora o fato deles serem uma boa compra na categoria.

Eu também evitaria instrumentos com esse tipo de junta:

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? SJ1

Não que exista nada de errado com essa técnica de construção, mas aliando a pressa a materiais de segunda, vemos muitos braços desses em instrumentos mais baratos que terminam assim:

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? SJ2

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

CiceroPS gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por Breno_Barnabe Dom Nov 21, 2021 9:32 pm

Tudo isso um luthier (bom) pode avaliar e fazer num instrumento chamado de entrada. Essa dica está ha anos aqui e eu levo como mantra e considero especialmente a parte dos trastes e elétrica, eu acho que mudam o patamar de um instrumento "de entrada". A dica do captador tb é valiosa, eu creio que devemos avaliar o baixo em condições tocávels (leia-se bem regulado) antes de decidir um upgrade de pups.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por Zubrycky Dom Nov 21, 2021 10:39 pm

Sobre os captadores, antes de pensar na troca deles, sugiro fazer experimentos com a mudança da distância dos mesmos em relação às cordas. Já vi pequenos ajustes fazerem milagres.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por allexcosta Dom Nov 21, 2021 10:55 pm

Breno_Barnabe escreveu:Essa dica está ha anos aqui

Verdade.

A gente fala dessas coisas há anos, mas achei interessante ter um tópico dedicado com tudo junto.

Acho o nut uma pecinha particularmente negligenciada e que faz uma boa diferença em vários aspectos de um contrabaixo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por Jãozeiro Dom Nov 21, 2021 11:29 pm

^ Pois é, esses dias mesmo vi um luthier de violão clássico falando que dá um trabalhão fazer nut.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por Jãozeiro Dom Nov 21, 2021 11:37 pm

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Screenshot-20211121-233420-2
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

vinibassplayer gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por fheliojr Dom Nov 21, 2021 11:39 pm

allexcosta escreveu:...E já que o investimento não é tão baixo, você pode considerar já pegar um instrumento melhor logo de cara...

É o que eu, que não sou ninguém, recomendo... Melhor iniciar um com instrumento "intermediário".


Zubrycky escreveu:Excelentes e utilíssimas observações! [...] E digo mais: Pela utilidade, este deveria ser um tópico fixo....

[2]

claps claps claps


allexcosta escreveu:...Mas ao vivo alguns braços de maple são nitidamente mais moles que o hard maple. Parece que dá até pra arrancar um pedaço com a unha...

Caso de um Yamaha RBX 170 que tive (por uma semana). Até hj, tenho trauma deste baixo, que é de uma marca de que gosto muito.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por allexcosta Seg Nov 22, 2021 8:01 am

fheliojr escreveu:É o que eu, que não sou ninguém, recomendo... Melhor iniciar um com instrumento "intermediário".

O que às vezes acontece é você gastar um pouco mais com um baixo intermediário e ele também ter algumas dessas peculiaridades que precisam de atenção.

fheliojr escreveu:Caso de um Yamaha RBX 170 que tive (por uma semana). Até hj, tenho trauma deste baixo, que é de uma marca de que gosto muito.

Pois é... A gente precisa enxergar o instrumento pelo que ele é, mesmo que seja de uma marca que admiramos.

Um braço desses feito com maple mole pode não apresentar problemas por anos, mas não é uma madeira apropriada para braço de contrabaixo, que sofre uma força bem maior que braço de guitarra. Se for mais de 4 cordas então, não confio...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Nov 22, 2021 8:33 am

Então....eu acho que o cara deveria começar com um bass de 4c, sem se preocupar com marcas, pq atualmente os baixos são feitos com um controle muito melhor do que os de antigamente.

Eu comecei com um gianinni stratossonic em 2016.
Tenho alguns amigos que começaram em 1986 e eles me falaram que naquela época, existiam uns baixos chamados dolfin, tonante, etc...Esses sim eram ruins.

Mas, um SX atente à qualquer pessoa hoje
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por allexcosta Seg Nov 22, 2021 9:08 am

Juninho Sampaio escreveu:Eu comecei com um gianinni stratossonic em 2016.

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? CARA-DE-PAU-1

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por Ivanov_br Seg Nov 22, 2021 9:51 am

^^^^^^ O meu comprei usado em 1996! Eu não escondo a data! Very Happy Very Happy
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por JAZZigo Seg Nov 22, 2021 10:01 am

^^^
Giannini RKbash

… em 1982. hide

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Nov 22, 2021 10:09 am

Juninho Sampaio escreveu:
Eu comecei com um gianinni stratossonic em 2016.

Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por vinibassplayer Seg Nov 22, 2021 10:31 am

acho interessante tbm algumas dicas pra quem ta começando e quer escolher seu baixo na loja sem precisar se preocupar com mta coisa:

braço: observar se nao esta aparentemente mto curvado(pra frente ou pra tras, por mais que seja questao de regulagem) ou torcido no sentido longitudinal. basta olhar a direcao do braço a partir da ponte em direcao ao nut. verificar se o nut é bem alinhado e centralizado, se as cordas tbm estao alinhadas e centralizadas no braço(pode ser nut ou ponte fora do lugar).

trastes: observar se nao tem trastes muito levantados, ou com rebarbas e pontas afiadas pra fora da escala.

ponte: observar se nao tem trincas ou amassados.. um amigo comprou um tagima milenium, a ponte é bem ruim e ja esta trincando onde passam as cordas, se curvando pra frente e em breeve com certeza quebrará.

eletrica: verificar se os potenciometros chiam quando girados, se o jack esta frouxo ou estala qdo o cabo mexe, verificar se os captadores tem um volume equilibrado e nao tem chiado excessivo.

corpo: verificar os acabamentos e junçao com o braço, se nao é torta ou mto grosseira com pontas sobrando na madeira.

acho q observando esses pontos iniciais e levando pra uma boa regulagem basica com cordas novas(sempre), o iniciante tera um baixo que o atenderá nos estudos e nao ficara desanimado tocando com instrumento desconfortavel. tem baixos baratos que ficam bons com uma boa regulagem e tem os baixos que sequer pegam regulagem, e esses detalhes, principalmente do braçoe do corpo podem fazer a diferença.

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Nov 22, 2021 10:34 am

Já vi que minha presença causa incomodo!
pale
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Nov 22, 2021 10:43 am

Juninho Sampaio escreveu:Já vi que minha presença causa incomodo!
pale  

Para de frescura magia...
é que a gente "si diverte" contigo!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Nov 22, 2021 10:51 am

oushi. Deixe eu fazer meu c*-doce quieto!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Fernando Zadá e fheliojr gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por allexcosta Seg Nov 22, 2021 11:07 am

Juninho Sampaio escreveu:Já vi que minha presença causa incomodo!
pale  

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? 68266597

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por ieiel Sex Fev 18, 2022 2:53 pm

Excelente tópico!!! Muito obrigado galera!!! Vai me ajudar muito na minha tomada de decisão sobre o que fazer com meu Eagle JB, se ajeito ele ou só deixo regulado pra estudar mesmo...
ieiel
ieiel
Membro

Mensagens : 47
Localização : Sabará/MG

Ir para o topo Ir para baixo

O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação? Empty Re: O que observar num instrumento de entrada para que te sirva em qualquer situação?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos