Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo trastejando em casas específicas da corda Mi e Lá

5 participantes

Ir para baixo

Baixo trastejando em casas específicas da corda Mi e Lá Empty Baixo trastejando em casas específicas da corda Mi e Lá

Mensagem por CaféFrio Dom Dez 12, 2021 5:04 pm

Oi galera!

Então, eu baixei a altura das cordas do meu baixo (um Yamaha RBX 170) ontem pelos carrinhos na ponte, porque eu queria mudar o timbre é até aí tava tudo certo.
O problema é que um dia depois, a casa 8 da corda Mi e a casa 9 da corda Lá começaram a trastejar muito (a ponto de sair no amplificador).
Já apertei o tensor pra ver se parava, mas não teve jeito, a única solução que eu encontrei é reverter a altura nos carrinhos da ponte de novo.
Se alguém puder dar alguma possível solução, eu agradeço!

CaféFrio
Membro

Mensagens : 3
Localização : Interior de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo trastejando em casas específicas da corda Mi e Lá Empty Re: Baixo trastejando em casas específicas da corda Mi e Lá

Mensagem por Cantão Dom Dez 12, 2021 5:15 pm

Bem-vindo ao Fórum brother , você precisa de uma retifica de trastes , leve em um Luthier e explique que você quer ação baixa mas está trastejando , o meu eu mesmo faço as regulagens , mas o trastejamento só o Luthier resolveu , abraço.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21705
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo trastejando em casas específicas da corda Mi e Lá Empty Re: Baixo trastejando em casas específicas da corda Mi e Lá

Mensagem por CaféFrio Dom Dez 12, 2021 6:59 pm

Cantão escreveu:Bem-vindo ao Fórum brother , você precisa de uma retifica de trastes , leve em um Luthier e explique que você quer ação baixa mas está trastejando , o meu eu mesmo faço as regulagens , mas o trastejamento só o Luthier resolveu , abraço.

Cara, obrigado por responder tão rápido.
Esse negócio já tava me deixando triste, te amo!


CaféFrio
Membro

Mensagens : 3
Localização : Interior de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo trastejando em casas específicas da corda Mi e Lá Empty Re: Baixo trastejando em casas específicas da corda Mi e Lá

Mensagem por Pedro Cavalcanti Dom Dez 12, 2021 7:53 pm

De fato, se está tudo certo com o tensor, bem como com a altura e distancia dos carrinhos... pode ser os trastes. Leva no luthier para uma rebatida. Ele sabe o que fazer 😉✌🏻
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo trastejando em casas específicas da corda Mi e Lá Empty Re: Baixo trastejando em casas específicas da corda Mi e Lá

Mensagem por CaféFrio Dom Dez 12, 2021 9:49 pm

Pedro Cavalcanti escreveu:De fato, se está tudo certo com o tensor, bem como com a altura e distancia dos carrinhos... pode ser os trastes. Leva no luthier para uma rebatida. Ele sabe o que fazer 😉✌🏻

Valeu, amigo!
Comprei este meu baixo há 1 mês, e até hoje não levei ele a um luthier pois eu mesmo queria tentar regular, mas parece que agora não tenho escolha haha

CaféFrio
Membro

Mensagens : 3
Localização : Interior de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo trastejando em casas específicas da corda Mi e Lá Empty Re: Baixo trastejando em casas específicas da corda Mi e Lá

Mensagem por vinibassplayer Seg Dez 13, 2021 10:06 am

primeiramente vc tem q entender as funcoes de cada peça e como opera-las.. mexer no tensor sem saber qual efeito vc quer, nao vai funcionar msm, não é simplesmente sair apertando ou afrouxando, pq se vc for mexendo sem saber vc pode quebrar o tensor e inutilizá-lo..

mexer na altura ds cordas nao da alteração de timbre, mas sim de tocabilidade e conforto.

normalmente os baixos novos precisam sim de regulagem e cordas novas para tocarem bem. se vc souber verificar se tem algum traste mais alto q outro, ou se o braço esta realmente reto ao verificar, já é um bom comeco. na duvida leve a um luthier

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo trastejando em casas específicas da corda Mi e Lá Empty Re: Baixo trastejando em casas específicas da corda Mi e Lá

Mensagem por allexcosta Seg Dez 13, 2021 10:53 am

CaféFrio escreveu:Já apertei o tensor pra ver se parava, mas não teve jeito

Bem-vindo. Isso é incorreto.

Regular o tensor pode resolver algum problema, simplesmente apertar não.

CaféFrio escreveu:a única solução que eu encontrei é reverter a altura nos carrinhos da ponte de novo.

Que procedimento seria esse?

Ajuste de altura dos carrinhos faz parte da regulagem básica e se resolveu, seu problema está sanado, não havendo necessidade para nenhum outro procedimento.

Existe um tópico fixo sobre regulagem aqui em luthieria e talvez te sane algumas dúvidas.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo trastejando em casas específicas da corda Mi e Lá Empty Re: Baixo trastejando em casas específicas da corda Mi e Lá

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos