Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

+26
Passos_Gigantes
Fabio Linhares
Cantão
Jãozeiro
Zubrycky
WHead
heenrique_bass
bodhan
Maurício_Expressão
Claudio
JAZZigo
Ivanov_br
Marcio Azzarini
Tarcísio Caetano
BLZENI
siodoni
vinibassplayer
Gabriel_cwb
fheliojr
rafael.buzzi.andrade
CSergio
Fernando Zadá
Juninho Sampaio
Christian
kattastroff
allexcosta
30 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jan 13, 2022 3:05 pm

Eu por exemplo curto café mas acho vinho tudo igual e já cheguei a tocar em um evento onde pós evento o dono do espaço abriu uma garrafa que custava uns 3k e nos serviu junto com uma massa especial tudo estilo harmonização chique.
A massa estava uma delicia mas o vinho se servisse sangue de boi eu não ia saber diferenciar. Rsss

Vinho no geral acho tudo meio ruim e me dá um sono absurdo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por bodhan Qui Jan 13, 2022 3:12 pm

... gosto das coisas bem amargas. Campari, Caracu, Jägermeister e bala de alcaçus.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por heenrique_bass Qui Jan 13, 2022 3:16 pm

Eu tomo café desde que me conheço por gente também, em minha casa até hoje é feito uma garrafa de quase dois litros de café. Mas eu já fui de consumir muito mais café, hoje eu tenho que dosar, pois percebo que se tomar uma certa quantidade, a ansiedade vem forte. Geralmente tomo café de manhã e a tarde. Sobre gosto de café e tal, aqui também tenho preferencia de pegar pó de café mais selecionado, como o café é passado, sempre era pego os da marca Melita e depois que foi pra outras marcas, vi total diferença, aqui tem uma das melhores empresas do Brasil de café, a Guidalli, prefiro ir no mercado e pedir pra ser moído na hora, é uma delícia.

Também sempre tomava café com leite e com bastante açúcar, comecei a mudar e tomar sem leite e com diminuição de açúcar justamente por trocar a marca do café.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por WHead Qui Jan 13, 2022 3:23 pm

Se você gosta de tomar café da manhã ou cerveja de litrão, você é um 'cringe'.
https://www.diariodolitoral.com.br/brasil/se-voce-gosta-de-tomar-cafe-da-manha-ou-cerveja-de-litrao-voce-e-um/146834/

Geração Z x Millennials

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Dogonf10

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2712
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Jan 13, 2022 3:38 pm

Fernando Zadá escreveu:Eu por exemplo curto café mas acho vinho tudo igual e já cheguei a tocar em um evento onde pós evento o dono do espaço abriu uma garrafa que custava uns 3k e nos serviu junto com uma massa especial tudo estilo harmonização chique.
A massa estava uma delicia mas o vinho se servisse sangue de boi eu não ia saber diferenciar. Rsss

Vinho no geral acho tudo meio ruim e me dá um sono absurdo.

Esse é outro problema... Infelizmente eu consigo, perceber a diferença entre um vinho razoável e ruim. Dai eu acabo só comprando vinho razoável, tipo Concha & Toro, Santa Helena. Mas no caso de Porto já acabei ficando fresco e só compro Adriano Ramos Pinto. E daí fica carinho beber vinho do Porto...

Enquanto der, nem vou bebericar vinho bom... Um Brunello di Montalcino está mais de 300 contos!

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Claudio Qui Jan 13, 2022 5:00 pm

allexcosta escreveu:Uma pergunta:

Vocês bebem aquele café super amargo sem leite ou açúcar e falam assim "nossa que sabor delicioso, isso é um alimento dos deuses" ou vocês simplesmente não sentem o amargo e na língua de vocês o gosto é similar ao de um bom chocolate ou algo assim?

Se me permite dissertar sobre isso, agora falando como Barista!

Allex, aessa sua frase existem várias coisas que precisam ser compreendidas:

Não existe café amargo. O que existe é café de baixa qualidade que é queimado durante torra para esconder as imperfeições e outras coisas que vêm juntas que não são necessariamente café.

Vamos partir do princípio de que café é uma fruta, e como toda fruta ele possui sacarose, frutose e glicose, que são os açúcares que compoe cada grão.

O açúcar é doce em seu estado natural, e quando ele é submetido a elevações de temperaturas, ele vai escurecendo gradativamente até queimar e ficar completamente preto. Quem já fez ou viu fazer uma calda de pudim, já viu como é esse processo gradativo de escurecimento do açucar, e quanto mais escura fica, menos doce ele é, o sabor também vai caminhando gradativamente para o amargo, até ficar uma calda preta intragável.

Com o café acontece exatamente dessa forma: Quanto mais escura for a torra, mais tempo o café passou exposto ao fogo, e com isso seus açúcares foram gradativamente queimando, e o resultado final disso é a produção de uma bebida amarga por conta dos açúcares queimados.

Mas, por que isso acontece?
Por que ao terminar de tomar um determinado café fica aquela sensação de azia, gastrite e gosto amargo?

Isso de fato acontece somente com os cafés comerciais, aqueles que vendem em supermercados, como Melitta, Pilão, Pelé, Pimpinela, Capital, Starbucks e etc. Existem 2 grandes problemas aí:

1 - A nossa legislação permite que até 40% do conteúdo não seja puramente café. Sim, é isso mesmo, além de café eles torram junto pedaços de pau, pedras, folhas, cascas, besouros e toda a sorte de m$%&!

2 - Na comodities, uma saca de 60KG de grão Arábica custa hoje por volta de 1.500 Reais. Esses cafés comerciais não utilizam grãos de nenhuma variedade Arábica, todos eles utilizam o que chamados de "Primo Pobre", grãos da espécie Conilon/Robusta. É um grão extremanete mais barato, cerca de 1/4 do valor de uma saca Arábica. O Conilon é um grão ruim, de genética baixíssima, baixa pontuação na escala de defeitos, florece em qualquer ambiente inóspito, são plantas que necessitam de uma grande carrga de agrotóxicos e colheitas realizadas de forma mecânica e etc... enfim, é o que vai para o supermercado por um preço beeeem popular.

Alguém já reparou que esses cafés que custam 10 Reais o pacote de 500G eles não disponilizam em grãos? somente moídos!

Grãos 100% Arábica possuem variedades de genética alta, são cultivados em ambientes controlados em altitudes adequadas, com boa precipitação climática, adubação feita de forma correta, com pouco uso ou nenhum agrotóxico, colheira sempre manual e etc. São cafés que não requerem ser adoçados, e tem uma alta carga de nutricional, com níveis elevados de antioxidantes, flavonóides, vitaminas, sais minerais e outros benefícios.

Sobre a Cafeína:

A cafeína é um inceticida natural produzido pela própria planta para auto-defesa.

Quando a planta está num ambiente inóspito, nada adequado e sujeito a todo tipo de praga, a planta se encarrega de produzir um alto volume de cafeína para sua própria defesa. Isso acontece em 100% do tempo de cultivo com plantas da espécie Conilon/Robusta (aquele café de supermercado).

Quando a planta está num ambiente propício, saudável, adubado de forma correta e altamente controlado, a produção de cafeína é baixíssima, quase nenhuma. Um café especial a partir de 82 pontos e alta procedência, você pode consumir a hora que for que nada vai acontecer no sentido de perder o sono, ficar agitado e outras coisas que dizem por aí.

Por último, e não menos importante:

Se você tem o tal do "café descafeinado" em casa, corra pra lata do lixo e jogue esse veneno fora. Você é um sério candidato a desenvolver câncer ao longo da sua vida.

Vejam: durante a torra do café, entre vários eventos químicos, acontece um chamado Pirólise que e ruptura da estrutura molecular de um grão e que dá início a formação dos óleos essenciais do café. TODOS os componentes nutricionais do café incluindo a cafeína, estão nos óleos essenciais. O grão do café é um e invólucro bem lacrado, o que não deixa o núcleo do café ter contato com o oxigênio, evitando assim a oxidação dos grãos, que o
oxigênio "corroe" em pouco tempo todas as propriedades do café.

Dito isso, afirmo: É IMPOSSÍVEL RETIRAR A CAFEÍNA DE UM GRÃO DE CAFÉ!!!

Nessa tentativa maluca de retirar a cafeína do grão, a indústria utiliza uma coisa chamada de Cloreto de Metileno, que é um agente altamente cancerígeno. Alguns fabricantes dizem que utilizam uma técnica de água sob pressão, mas nenhuma dessas técnicas são capazes de penetrar no invólucro do café para retirar a cafeína dos óleos essesnciais. Isso é balela, é mentira!!!

Os óleos essenciais são expostos somente quando você rompe/quebra o grão ao meio, e aí vem aquele cheirinho bom e agradável produzido pelos óleos essenciais, e levem apenas 30 segundos para serem corroídos/oxidados pelo oxigênio.

Conclusão: Consuma café especial 100% Arábica, de preferência em grãos! é um investimento que você faz para a sua saúde!

Sei que esse texto ficou enorme, mas depois de tudo o que li nesse tópico senti necessidade de comentar sobre essas coisas. Ví que tem gente que acha que café é amargo, que consome "descafeinados", que colocam açúcar enfim...

Me perdoem pelo texto longo demais!


____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Fernando Zadá, JAZZigo, Tarcísio Caetano, heenrique_bass, CSergio e Passos_Gigantes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jan 13, 2022 5:41 pm

Caramba essa postagem deveria ser fixada!
Que aula!!!!
Grato pelos esclarecimentos!
Quebrou tudo!!



claps claps claps claps claps claps claps claps
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Ivanov_br Qui Jan 13, 2022 5:43 pm

Era essa postagem que esperava do Claudio. Claro; além de expulsar o Allex por falar mal de café. Razz
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Maurício_Expressão e Fernando Zadá gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por JAZZigo Qui Jan 13, 2022 5:44 pm

^
Obrigado pela aula, Claudio! up

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Claudio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Claudio Qui Jan 13, 2022 6:01 pm

Ivanov_br escreveu:Era essa postagem que esperava do Claudio. Claro; além de expulsar o Allex por falar mal de café. Razz

Very Happy Very Happy Very Happy  Quando o Allex vier ao Rio vou levá-lo a uma imersão no mundo dos cafés especiais, vai sair daqui viciado em café bom!

Você é suspeito pra falar né? já conhece bem esse universo.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por CSergio Qui Jan 13, 2022 6:10 pm

Café amargo não me desce.
Tem que ser adoçado; geralmente uso adoçante, ou uma colher de açúcar, e complemento com adoçante.

Não uso muito açúcar porque tem histórico de diabetes na família, etc; e tem radicais livres que dizem acelerar o envelhecimento...quero ainda manter minha cara de 25 por mais alguns anos flower

Idem café frio ou morno... na minha xícara, tem que ser quente.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Claudio Qui Jan 13, 2022 6:21 pm

^ Sérgio, o café possui antioxidantes que combatem os radicais livres/envelhecimento. Com 3 doses diárias você reduz em 50% o risco de desenvolver câncer no fígado, combate cirrose e hepatice C. É um excelente regulador da Globulina que é a responsável pelo diabetes tipo 2. O consumo regular de café reduz em até 70% o risco de desenvolver diabetes.

Pra quem tiver curiosidade, o site https://www.mundoboaforma.com.br/beneficios-do-cafe/ fala sobre todos os benefícios do café.

Mas... maaaaasssss.... estamos falando de café de verdade e não desses produtos criminosos que estão nas prateleiras de supermercados!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 13, 2022 6:30 pm

Claudio escreveu:Não existe café amargo. (...)

Excelente post, super informativo. Ainda vou parar pra ler e absorver o conteúdo.

Uma pergunta especificamente sobre essa parte que citei.

Devo assumir então que 90% dos cafés servidos por aí não são o produto que um barista chama de café?

Porque, apesar de não ter o hábito, já consumi café no aeroporto de Boston, de Miami, de SP, Dunkin Donuts em vários estados americanos, Starbucks (inclusive na primeira loja em Seattle), em shoppings, lugares mais ou menos legais, casas de pessoas que supostamente compram café bom, etc, etc...

E ele invariavelmente é amargo...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 13, 2022 6:37 pm

Ivanov_br escreveu:Era essa postagem que esperava do Claudio. Claro; além de expulsar o Allex por falar mal de café. Razz

Expulsão merecida. Mas não falei mal de café, só falei da minha experiência até o momento, que aparentemente não foi com café. winkfinger

Claudio escreveu:Quando o Allex vier ao Rio vou levá-lo a uma imersão no mundo dos cafés especiais, vai sair daqui viciado em café bom!

Convite aceito e agradeço de antemão. Vez em quando tô por aí...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jan 13, 2022 6:48 pm

Claudio escreveu:

Mas... maaaaasssss.... estamos falando de café de verdade e não desses produtos criminosos que estão nas prateleiras de supermercados!

Nespresso e afins também entra nessa categoria ou são melhores?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Claudio Qui Jan 13, 2022 6:50 pm

allexcosta escreveu:
Claudio escreveu:Não existe café amargo. (...)

Excelente post, super informativo. Ainda vou parar pra ler e absorver o conteúdo.

Uma pergunta especificamente sobre essa parte que citei.

Devo assumir então que 90% dos cafés servidos por aí não são o produto que um barista chama de café?

Porque, apesar de não ter o hábito, já consumi café no aeroporto de Boston, de Miami, de SP, Dunkin Donuts em vários estados americanos, Starbucks (inclusive na primeira loja em Seattle), em shoppings, lugares mais ou menos legais, casas de pessoas que supostamente compram café bom, etc, etc...

E ele invariavelmente é amargo...

Eu não diria 90%, mas seguramente mais da metade das cafeterias espalhadas por aí não trabalham com cafés de qualidade. A maior parte delas trabalham com café da linha Gourmet, que é intermediária entre o café comercial e o café especial.

Starbucks trabalha muito com grãos mocas de colheira tardia, mono-embrionários, e a onda deles é torrar o máximo para esconder as imperfeições. Esses cafés que eles utilizam são produzidos na Etiópia, que não possui condições climáticas para produção de grãos Arábica, e com isso eles adquirem mocas de Conilon a preços muito baixos e produzem aquele cafezinho bem sem vergonha, sem nenhum valor nutritivo e com amargor extremo, eu não consigo beber o café deles. Não entendo até hoje o motivo pelo qual o americano gosta de Starbucks.

Uma dica legal pra quem curte frequentar cafeterias especializadas, é chamar o Barista e perguntar detalhes sobre data da torra, variação do grão, espécie, origem e etc. Se o Barista te passar esses dados com segurança, pode confiar e saborear um bom café.

Mas... se no cardápio, na carta de cafés tiver escrito "Café Expresso", então saia dessa cafeteria e não volte mais. Cafeteria especializada que escreve Expresso com "X" é fraude!!! o correto é Espresso, com "S". Very Happy

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 13, 2022 6:53 pm

Tava olhando o site do Cláudio e tem altas pira...

Cold brew engarrafato, um baguio chamado drip. Olha só:

https://www.cafeclessico.com.br/

Parece que nosso admin honoris causa dedica muito tempo e estudo à essa plantinha tão amada.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Claudio Qui Jan 13, 2022 6:54 pm

Fernando Zadá escreveu:
Claudio escreveu:

Mas... maaaaasssss.... estamos falando de café de verdade e não desses produtos criminosos que estão nas prateleiras de supermercados!

Nespresso e afins também entra nessa categoria ou são melhores?

Não... café em cápsulas, só Deus sabe o que está ali dentro. A Nespresso utiliza algum tipo de química para produzir aquela crema densa que não é natural de um café espresso extraído de forma correta. Além disso, tem alguns cafés que produzem um cheiro de pneu queimado. Café em cápsula tem valor nutricional bem próximo de zero! você consome no final uma água quente com gosto de café. Pior do que isso só mesmo café solúvel!


____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Claudio Qui Jan 13, 2022 6:58 pm

allexcosta escreveu:Tava olhando o site do Cláudio e tem altas pira...

Cold brew engarrafato, um baguio chamado drip. Olha só:

https://www.cafeclessico.com.br/

Parece que nosso admin honoris causa dedica muito tempo e estudo à essa plantinha tão amada.

Hahaha, legal... uma curiosidade que talves nem você saiba.

Meu primeiro curso de formação como Barista foi feito em São Lourenço na WR Escola de Baristas, exatamente na mesma semana em que construí o nosso Fórum Contrabaixo BR.
Quendo eu retornava da fazenda pro hotel, conectava o notebook na rede deles e dava os retoques finais na primeira versão do FCBR.


O ColdBREW é um café extraído a frio por gotejamento, é uma máquina que fica dentro de uma câmara fria a 17 graus extraíndo o café gota por gota. 24 horas depois eu tenho 1 litro de café. O ColdBREW é hiper concentrado em todas as propriedades do café. Em termos de energia, cada garrafa de 300ml equivale a 2 latas de RedBull, com a vantagem de ser totalmente natural.

O Drip Coffee é o café de bolso/viagem. É um sachê filtrante com 10g de café moído que você acopla numa xícara e despeja água quente, e em 4 min o café está pronto!


Última edição por Claudio em Qui Jan 13, 2022 7:02 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Maurício_Expressão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 13, 2022 7:01 pm

Claudio escreveu:Hahaha, legal... uma curiosidade que talves nem você saiba.

Meu primeiro curso de formação como Barista foi feito em São Lourenço na WR Escola de Baristas, exatamente na mesma semana em que construí o nosso Fórum Contrabaixo BR.
Quendo eu retornava da fazenda pro hotel, conectava o notebook na rede deles e dava os retoques finais na primeira versão do FCBR.

Não sabia mesmo.

Por algum motivo pensava que era um lance mais recente.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jan 13, 2022 7:04 pm

Não resisti

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Claudio Qui Jan 13, 2022 7:04 pm

allexcosta escreveu:
Claudio escreveu:Hahaha, legal... uma curiosidade que talves nem você saiba.

Meu primeiro curso de formação como Barista foi feito em São Lourenço na WR Escola de Baristas, exatamente na mesma semana em que construí o nosso Fórum Contrabaixo BR.
Quendo eu retornava da fazenda pro hotel, conectava o notebook na rede deles e dava os retoques finais na primeira versão do FCBR.

Não sabia mesmo.

Por algum motivo pensava que era um lance mais recente.

Mais recente é a empresa Café CLÉSSICO. Essa nasceu com o registro do CNPJ em 2017.

Mas o café do meu consumo, da minha familia e de alguns amigos, eu torro e produzo em casa desde 2008.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Claudio Qui Jan 13, 2022 7:07 pm

Fernando Zadá escreveu:Não resisti


Muito bom claps claps claps

O cara conhece mesmo!!! está certíssimo quando diz que cada variação de espécie deve ser extraído a uma temperatura determinada pra que você pode de fato aproveitar o que o café tem a oferecer em termos de óleos essesnciais.

Bacana, Ed Motta Barista!!!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jan 13, 2022 7:09 pm

Claudio escreveu:

O ColdBREW é um café extraído a frio por gotejamento, é uma máquina que fica dentro de uma câmara fria a 17 graus extraíndo o café gota por gota. 24 horas depois eu tenho 1 litro de café. O ColdBREW é hiper concentrado em todas as propriedades do café. Em termos de energia, cada garrafa de 300ml equivale a 2 latas de RedBull, com a vantagem de ser totalmente natural.

Esse ai deu até GAS aqui.
Deve ser bom a beça esse lance ai.
Energético eu tomei umas duas ou três vezes na vida e nunca achei gostoso.
Dizem que faz um mal danado.


Claudio para quem quer se aventurar a consumir um café melhor qual seria o kit básico para ter em casa em termos de equipamento?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Claudio Qui Jan 13, 2022 7:25 pm

Fernando Zadá escreveu:
Claudio escreveu:

O ColdBREW é um café extraído a frio por gotejamento, é uma máquina que fica dentro de uma câmara fria a 17 graus extraíndo o café gota por gota. 24 horas depois eu tenho 1 litro de café. O ColdBREW é hiper concentrado em todas as propriedades do café. Em termos de energia, cada garrafa de 300ml equivale a 2 latas de RedBull, com a vantagem de ser totalmente natural.

Esse ai deu até GAS aqui.
Deve ser bom a beça esse lance ai.
Energético eu tomei umas duas ou três vezes na vida e nunca achei gostoso.
Dizem que faz um mal danado.


Claudio para quem quer se aventurar a consumir um café melhor qual seria o kit básico para ter em casa em termos de equipamento?

Além de um moedor elétrico, se você for utilizar um método de extração na linha V60 (O mais popular é aquele da Melitta), aí seria interessante você ter uma chaleira de bico fino (Gooseneck) para que você possa ter o controle do fluxo do despejo da água. Também um termômetro daqueles simples de haste que compra em lojas de 1.99 a água não deve ultrapassar 95 graus ao ser despejada no café, isso além de queimar o café, produz um amargor que não é natural do café, mas sim de café queimado por água fervendo!

Uma opção bem interessante é a Prensa Francesa, ela não tem nenhum elemento filtrante com capilaridade que cause a retenção dos óleos essenciais do café. Para você aproveitar ao máximo todas as propriedades do café, os métodos mais indicados são a Prensa Francesa e a Moka Italiana.

Os coadores de papel precisam ser escaldados antes de depositar o café neles. Escaldar irá retirar os resíduos de celulose do papel, que alteram o sabor do café. Os coadores de papel, mesmo escaldados, tendem a reter uma pequena parte das propriedades do café em seus poros.

Coador de pano, de jeito nenhum, joga isso no lixo. Esse coador retém toda a sorte de bactérias e particulas que vêm pelo ar, fazendo com que você tenha a ingestão de um monte de porcarias junto com o café.

Procura no Mercado Livre pela palavra: "chaleira gooseneck"

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Maurício_Expressão e Fernando Zadá gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por CSergio Qui Jan 13, 2022 9:29 pm

Claudio escreveu:^ Sérgio, o café possui antioxidantes que combatem os radicais livres/envelhecimento. Com 3 doses diárias você reduz em 50% o risco de desenvolver câncer no fígado, combate cirrose e hepatice C. É um excelente regulador da Globulina que é a responsável pelo diabetes tipo 2. O consumo regular de café reduz em até 70% o risco de desenvolver diabetes.

Pra quem tiver curiosidade, o site https://www.mundoboaforma.com.br/beneficios-do-cafe/ fala sobre todos os benefícios do café.

Mas... maaaaasssss.... estamos falando de café de verdade e não desses produtos criminosos que estão nas prateleiras de supermercados!

Boa informação up
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Zubrycky Sex Jan 14, 2022 6:13 am

allexcosta escreveu:^ Já experimentou Dr. Pepper?

Americano adora. Tem gosto de gelol líquido e carbonado.

Uma vez tomei Root Beer, uma das bebidas mais horrorosas que já tive o desprazer de tomar. Gosto de refrigerantes exóticos mas aquilo não dá. Eca!
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Zubrycky Sex Jan 14, 2022 6:20 am

Claudio escreveu:
Fernando Zadá escreveu:
Claudio escreveu:

O ColdBREW é um café extraído a frio por gotejamento, é uma máquina que fica dentro de uma câmara fria a 17 graus extraíndo o café gota por gota. 24 horas depois eu tenho 1 litro de café. O ColdBREW é hiper concentrado em todas as propriedades do café. Em termos de energia, cada garrafa de 300ml equivale a 2 latas de RedBull, com a vantagem de ser totalmente natural.

Esse ai deu até GAS aqui.
Deve ser bom a beça esse lance ai.
Energético eu tomei umas duas ou três vezes na vida e nunca achei gostoso.
Dizem que faz um mal danado.


Claudio para quem quer se aventurar a consumir um café melhor qual seria o kit básico para ter em casa em termos de equipamento?

Além de um moedor elétrico, se você for utilizar um método de extração na linha V60 (O mais popular é aquele da Melitta), aí seria interessante você ter uma chaleira de bico fino (Gooseneck) para que você possa ter o controle do fluxo do despejo da água. Também um termômetro daqueles simples de haste que compra em lojas de 1.99  a água não deve ultrapassar 95 graus ao ser despejada no café, isso além de queimar o café, produz um amargor que não é natural do café, mas sim de café queimado por água fervendo!

Uma opção bem interessante é a Prensa Francesa, ela não tem nenhum elemento filtrante com capilaridade que cause a retenção dos óleos essenciais do café. Para você aproveitar ao máximo todas as propriedades do café, os métodos mais indicados são a Prensa Francesa e a Moka Italiana.

Os coadores de papel precisam ser escaldados antes de depositar o café neles. Escaldar irá retirar os resíduos de celulose do papel, que alteram o sabor do café. Os coadores de papel, mesmo escaldados, tendem a reter uma pequena parte das propriedades do café em seus poros.

Coador de pano, de jeito nenhum, joga isso no lixo. Esse coador retém toda a sorte de bactérias e particulas que vêm pelo ar, fazendo com que você tenha a ingestão de um monte de porcarias junto com o café.

Procura no Mercado Livre pela palavra: "chaleira gooseneck"

Sugiro uma Moka. Wink

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Cafeteira_moka

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Jan 14, 2022 9:05 am

Sem querer desvirtuar, mas desvirtuando, desculpem-me, com tantos depoimentos sobre os prazeres do café, digo que parece muito com o prazer que tenho com chás. Tomo chá o dia inteiro quase. Quando acordo, no café, no meio da manhã, depois do almoço, à tarde e antes de dormir. E a cada vez é um tipo diferente. Dou preferência a usar a matéria prima comprada a granel ao invés dos saquinhos, mas uso destes também.
Tem uma loja no bairro Caiçara - BH, onde morei por quase 30 anos e onde trabalho, que é especialista em chás. Fico que nem pinto no lixo quando estou lá. Ando com abstinência disto, pois desde o início da pandemia que não visito "o paraíso". Inclusive, um de meus "medos" era a loja não resistir à pandemia e fechar as portas, mas está firme. A dona me disse que o imóvel é dela, portanto está livre do aluguel e luvas. E, também, tem a questão da verba, pois cada vez que vou é no mínimo uns 200/300,00 em produtos. Normalmente vou a cada dois meses. Ou melhor, ia...

Recebi no ano passado, direto da Croácia, este pacotinho de café enviado pelo marido de uma prima, que é croata. Inclusive me mandou a "xícara" para esquentar a água. É um jeito diferente de fazer. Interessante, mas vou testar qualquer dia deste o "método ordinário de coar um café", ou seja, usando um coador de papel.

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Img_2510

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Maurício_Expressão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Jãozeiro Sex Jan 14, 2022 9:22 am

Café é minha religião. Não vivo sem, tomo bastante. Parece que a gente não tá vivo enquanto não toma um bom cafezinho de manhã, e quando vai chegando o meio da tarde  já fico ansioso pelo café. É uma delicia. Gosto com pouco açúcar. Mas tomo café normal de supermercado. Antes comprava Melitta, mas subiu muito de preço e compro outras marcas hoje. Tem várias boas. Uma vez comprei uma marca que não lembro, era a mais barata e desconhecida. Sofrível o cafezinho deles.
Mas com o estudo do Claudio deu vontade de experimentar algo mais sofisticado, pra saber qual é o verdadeiro sabor de um bom café.

Sobre cerveja: não é o tipo de coisa que eu tomo em casa de bobeira num dia de semana. Mas quando saio pra um bar ou balada parece que nada faz sentido se não tiver tomando uma. Em casa sozinho de bobeira é ruim, mas quando saio dá vontade de tomar e o gosto melhora, kkkkk. Tocando no palco é a melhor coisa que tem (em bares em que posso me dar a esse luxo). A gente toca até melhor. Mas não preciso de várias pra ficar alegre.

E também não manjo muito. Tomei uma cerveja artesanal uma vez, maravilhosa. Outras horríveis (e caras). Mas parece consenso que a referência é Heineken, uma divisora de categorias. É uma cerveja produzida em escala que tem qualidade. Eu fiquei meses tomando somente Heineken em alguns bares em que toco. Só Heineken. Aí em um dia qualquer fui a um churrasco e tinha Skol, ou era Brahma, não lembro bem. Rapaz, deu vontade de vomitar.
Ah, aquela Budweiser é a mais fraquinha, quase um refrigerante. Pra equivaler à Heineken tem que tomar várias.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Claudio Sex Jan 14, 2022 9:29 am

^ Grande Tarcisio... eu também curto bastante chá. Eu e minha esposa somos clientes assíduos do Teashop, mas nosso hábito de consumo de chá é noturno, mais precisamente antes de dormir!

Essa imagem aí da foto, é uma extração de Café Turco. É a mogem mais fina que temos conhecimento, é semelhante a talco. Você coloca o pó misturado com água morna nessa mini chaleira, e fica fazendo movimentos circulares com ela num recipiente com areia quente, até que o café verva e levante, e aí você vai despejando aos poucos numa xícara. Ao final, se tiver conhecimento para isso, pode ser a sua sorte na borra do café que vai ficar no fundo da xícara.

Segundo historiadores, esse método de extração data de 575 DC (Maurício deve lembrar disso), criado por monges etíopes, quando o café era considerado uma "bebida do demônio" :-)

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Maurício_Expressão, Fernando Zadá e Tarcísio Caetano gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 14, 2022 9:48 am

Claudio escreveu:Segundo historiadores, esse método de extração data de 575 DC (Maurício deve lembrar disso)

Ri Muito Ri Muito Ri Muito point point point poke

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Maurício_Expressão e fheliojr gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Fernando Zadá Sex Jan 14, 2022 10:33 am

lol! lol! lol! lol! lol!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Jan 14, 2022 10:50 am

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Img_2512

Já estou degustando/tomando esta delícia!!!
Quando experimentei o Black Tea, senti um leve amargor ao final de cada gole, mas a curiosidade e vontade de obter os dividendos deste chá foram maiores. Como o tempo, acostumei.

Ganhei uma caixa desta marca da esposa de meu cunhado, que sabe o quanto gosto de chás. Todos tem a base Black Tea, mas com a adição de limão ou morango ou framboesa ou totalmente Black Tea.

Adoço levemente com mel, que uso em tudo que posso. Outra de minhas "manias". O meu gasto de mel é enorme!

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Zubrycky Sex Jan 14, 2022 12:30 pm

Desvirtuando o tópico, todo dia eu tomo chimarrão depois de voltar do serviço (ressaltando que a cuia e a erva que uso são argentinas e não brasileiras. Em comparação às contrapartes tupiniquins, a cuia argentina é menor e a moagem da erva argentina é mais grossa).

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 14, 2022 3:57 pm

Zubrycky escreveu:Desvirtuando o tópico, todo dia eu tomo chimarrão depois de voltar do serviço (ressaltando que a cuia e a erva que uso são argentinas e não brasileiras. Em comparação às contrapartes tupiniquins, a cuia argentina é menor e a moagem da erva argentina é mais grossa).

Então você prefere a mais grossa?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 14, 2022 4:01 pm

Mas voltando ao café...

Quer dizer então que é assim:

Se você paga 5 a 7 conto numa xícara ou 20-25 pila em 500g você basicamente tá bebendo esterco, palha, carvão e besouro diluído, é isso?

Se é pra consumir café, vai te custar tipo 25-30 pila por xícara e uns 100 conto nos 500g. É por aí?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Claudio Sex Jan 14, 2022 4:31 pm

allexcosta escreveu:
Se você paga 5 a 7 conto numa xícara ou 20-25 pila em 500g você basicamente tá bebendo esterco, palha, carvão e besouro diluído, é isso?

De 5 a 7 Reais é o valor médio do café espresso numa boa cafeteria, café extraído com grãos 100% Arábica.

Cafés especiais dificilmente você vai encontrar em embalagens de 500g, a maioria dos produtores trabalham com pacotes menores de 250g.

Se você paga 20 Reais num café de 500g, há grandes chances de ser um café da linha gourmet, que utilizam um blend com 20% Arábica de baixa pontuação e  80%com grãos Conilon.

Hoje, no geral, um café especial 100% Arábica com classificação de grãos a partir de 85 pontos, o mínimo que você vai pagar numa embalagem de 250g será R$ 30,00



allexcosta escreveu:
Se é pra consumir café, vai te custar tipo 25-30 pila por xícara e uns 100 conto nos 500g. É por aí?

Não, de forma alguma. Veja a seguinte conta:

- Um pacote de café especial de 250g por R$ 35,00

- Cada dose de café espresso ou coado de 100ml leva em média 10g de café. Dessa forma, num pacote de 250g você tem 25 doses, seja de espresso ou coado, ok?

- Se você dividir os R$ 35,00 por 25 doses, verá que cada café custou R$ 1,40.

Agora, tem a questão de mercado né?  
As cafeterias aqui do Rio que compram meus cafés para colocar no cardápio, me pagam R$ 35,00 por unidade de 250g.
Só que eles revendem o café espresso por R$ 7,00 e o coado por R$ 10,00.

Se for colocar na ponta do lápis, cada pacote de café que eles compram de mim, rendem um retorno pra eles de R$ 250,00 no coado e R$ 175,00 no espresso.
Em média eles lucram de 5 a 6x mais do que o valor do pacote!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 14, 2022 4:44 pm

Claudio escreveu:Se você paga 20 Reais num café de 500g, há grandes chances de ser um café da linha gourmet, que utilizam um blend com 20% Arábica de baixa pontuação e  80%com grãos Conilon.

Em Curitiba esses tempos 15 conto é o pior de todos. 20 é o normalzinho do mercado que dá pra consumir.

Claudio escreveu:Não, de forma alguma. Veja a seguinte conta:

Nossa, explicação bem completa.

Se o cara vender café num ponto com grande movimento é um Fodera por mês... Laughing

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Cantão Sex Jan 14, 2022 4:55 pm

Meu windows não inicia antes da terceira dose de café... Very Happy

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Fernando Zadá, heenrique_bass, CSergio e Passos_Gigantes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Claudio Sex Jan 14, 2022 5:22 pm

allexcosta escreveu:
Claudio escreveu:Não, de forma alguma. Veja a seguinte conta:

Nossa, explicação bem completa.

Se o cara vender café num ponto com grande movimento é um Fodera por mês... Laughing

Sim, é por isso que cafeterias especializadas acaba quase sempre sendo um excelente negócio, e se o ponto for bom, aí tem tudo pra ganhar muito dinheiro!

Existem cafeterias aqui no Rio que os caras tiram uma média de 300 espressos por dia útil da semana, fora o consumo regular de outros itens do cardápio.

Ainda mais que, quem entra no mundo dos cafés especiais, é algo que não tem volta. Depois de experimentar café puro com grão de qualidade, você não consegue mais beber café comercial de supermercado.

Eu tenho clientes que sequer bebiam café, não gostavam nem do cheiro, até o dia que conheceram esse universo dos cafés especiais!


Cantão escreveu:Meu windows não inicia antes da terceira dose de café... Very Happy

Sei como é... aqui no meu home office eu consumo uma média de 6 xícaras de espresso por dia!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Christian Sex Jan 14, 2022 5:25 pm

Barista e Baixista o cara é fera
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Zubrycky Sex Jan 14, 2022 5:52 pm

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:Desvirtuando o tópico, todo dia eu tomo chimarrão depois de voltar do serviço (ressaltando que a cuia e a erva que uso são argentinas e não brasileiras. Em comparação às contrapartes tupiniquins, a cuia argentina é menor e a moagem da erva argentina é mais grossa).

Então você prefere a mais grossa?

Prefiro. A erva brasileira é moída fina demais, o que entope a bomba e faz com que o chimarrão fique "lavado" (uma expressão que se usa em espanhol para designar um chimarrão que perde o gosto) muito mais rapidamente do que uma cuia com erva argentina (lembrando que esta cuia é muito menor do que a gaúcha).
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 14, 2022 9:10 pm

Zubrycky escreveu:
allexcosta escreveu:Então você prefere a mais grossa?

Prefiro.

A quinta série que habita em mim saúda a quinta série que habita em você. winkfinger

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 15, 2022 9:33 am

Claudio escreveu:De 5 a 7 Reais é o valor médio do café espresso numa boa cafeteria, café extraído com grãos 100% Arábica.

Paguei isso no shopping em Curitiba faz uns 3 anos e era amargo como qualquer outro café.

Claudio escreveu:Se você paga 20 Reais num café de 500g, há grandes chances de ser um café da linha gourmet, que utilizam um blend com 20% Arábica de baixa pontuação e  80%com grãos Conilon.

Pelo que aprendi nesse tópico, o produto da foto abaixo contém 500g de pedra, mato e inseto. 18 pila é até barato, sai por 20 em vários lugares por aí. Isso aí nem passa perto de "linha gourmet".

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Cafe

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Jãozeiro Sáb Jan 15, 2022 10:13 am

^ Rapaz...a cervejinha não é cerveja de verdade. Cafezinho que a gente toma no dia a dia não é café. Se quiser tomar alguma dessas duas bebidas básicas e banais tem que pagar uma mini fortuna. 

Até maconha é assim, funciona exatamente da mesma forma. Que vida é essa a do brasileiro? Kkkk
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por CSergio Sáb Jan 15, 2022 10:31 am

Laughing

è pracabá mermo... agora até o café normal de todo dia, não é café de verdade.

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 35687a10
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por fheliojr Sáb Jan 15, 2022 10:55 pm

Sou muito preguiçoso para coisas que considero simples. Eu gostaria de tomar um café premium destes (café de verdade); se eu tivesse que fazê-lo em casa, teria q ter uma prensa francesa, um termômetro para culinária (para medir a temperatura da água), um moedor de café e grãos 100% arábicos, com torragem média. É isso, mesmo, Claudião?

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Fabio Linhares Dom Jan 16, 2022 9:51 pm

Claudio escreveu:

Por último, e não menos importante:

Se você tem o tal do "café descafeinado" em casa, corra pra lata do lixo e jogue esse veneno fora. Você é um sério candidato a desenvolver câncer ao longo da sua vida.

Vejam: durante a torra do café, entre vários eventos químicos, acontece um chamado Pirólise que e ruptura da estrutura molecular de um grão e que dá início a formação dos óleos essenciais do café. TODOS os componentes nutricionais do café incluindo a cafeína, estão nos óleos essenciais. O grão do café é um e invólucro bem lacrado, o que não deixa o núcleo do café ter contato com o oxigênio, evitando assim a oxidação dos grãos, que o
oxigênio "corroe" em pouco tempo todas as propriedades do café.

Dito isso, afirmo: É IMPOSSÍVEL RETIRAR A CAFEÍNA DE UM GRÃO DE CAFÉ!!!

Nessa tentativa maluca de retirar a cafeína do grão, a indústria utiliza uma coisa chamada de Cloreto de Metileno, que é um agente altamente cancerígeno. Alguns fabricantes dizem que utilizam uma técnica de água sob pressão, mas nenhuma dessas técnicas são capazes de penetrar no invólucro do café para retirar a cafeína dos óleos essesnciais. Isso é balela, é mentira!!!

Os óleos essenciais são expostos somente quando você rompe/quebra o grão ao meio, e aí vem aquele cheirinho bom e agradável produzido pelos óleos essenciais, e levem apenas 30 segundos para serem corroídos/oxidados  pelo oxigênio.

 

O lance do descafeinado que o Claudio citou acima valeu pelo tópico. Informação super importante!!!
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Claudio Seg Jan 17, 2022 9:53 am

allexcosta escreveu:
Claudio escreveu:De 5 a 7 Reais é o valor médio do café espresso numa boa cafeteria, café extraído com grãos 100% Arábica.

Paguei isso no shopping em Curitiba faz uns 3 anos e era amargo como qualquer outro café.

Claudio escreveu:Se você paga 20 Reais num café de 500g, há grandes chances de ser um café da linha gourmet, que utilizam um blend com 20% Arábica de baixa pontuação e  80%com grãos Conilon.

Pelo que aprendi nesse tópico, o produto da foto abaixo contém 500g de pedra, mato e inseto. 18 pila é até barato, sai por 20 em vários lugares por aí. Isso aí nem passa perto de "linha gourmet".


No caso dessa imagem, você tem razão... esse café não chega nem a classificação Gourmet. Em 500g desse café você tem 60% de café com grãos de baixa qualidade, e 40% de outras coisas que não são café.

O custo pra se manter qualquer negócio em shoppings, é sempre alto demais. Raramente você vai achar uma cafeteria em shoppings que trabalham com grãos selecionados, 100% Arábica, que façam investimentos em manter um Barista qualificado e etc.... Para operar uma máquina de espresso/moinho, eles colocam qualquer pessoa e os grãos utilizados são os mais baratos possíveis!

Quer fazer um teste?

Chegue numa cafeteria dessas de shopping e faça a seguinte pergunta: "Qual é a variedade e a classificação SCAA dos grãos utilizados naquele espresso?"  

Eu DUVIDO que qualquer funcionário saiba te responder isso de pronto.

Para um Barista, essa resposta é tão simples e automática quanto pra um Músico dizer as notas da escala de DÓ maior.


fheliojr escreveu:Sou muito preguiçoso para coisas que considero simples. Eu gostaria de tomar um café premium destes (café de verdade); se eu tivesse que fazê-lo em casa, teria q ter uma prensa francesa, um termômetro para culinária (para medir a temperatura da água), um moedor de café e grãos 100% arábicos, com torragem média. É isso, mesmo, Claudião?

Vamos por partes:

- Moedor elétrico simples e grãos 100% Arábica, sim, é recomendável.

- Torra, aí depende do seu gosto.

Torras claras produzem cafés com sabor cítrico, alguns de tão cítricos chegam a ser adstringentes (eu não curto).
Torras médias produzem cafés levemente cítricos sem nenhuma adstringe, agradáveis com notas ligeiramente adocicadas.
Torras média-escuras produzem um café mais equilibrado, encorpado, quase nenhuma citricidade e presença bem marcante de notas doces.
Torra escura produzem cafés com alta presença de amargor devido aos açúcares que foram queimados (passaram do ponto) durante o processo da torra.

- Sobre a qualtidade de café moído:

Se você vai fazer um café mais equilibrado, como eu gosto de fazer, para cada 10g de café moído pode utilizar 120ml de água.
Caso não tenha uma balança de cozinha para medir, é só colocar uma colher de sopa bem cheia de café que você chega em 10g.

- Sobre a temperatura da água:

Ter um termôetro é um facilitador, mas não é um impeditivo, o importante é não despejar água fervendo no café, isso vai fazer com que o café queime e traga um amargor proveniente dessa queima!

Dica 1: Quando começam a aparecer aquelas bolhas ao redor da chaleira, a água já está na casa de 95 graus. Pode desligar!
Dica 2: Assim que a água começar a ferver, você desliga o fogo e aguarda uns 5 minutos... é o tempo em que a temperadura retrocede de 100 para 95/94 graus.

Tem um vídeo meu no youtube que mostro todas essas etapas, e como utilizar coisas que você já tem em casa!



Fabio Linhares escreveu:
Claudio escreveu:

Por último, e não menos importante:

 

O lance do descafeinado que o Claudio citou acima valeu pelo tópico. Informação super importante!!!

Sim, isso é importante, principalmente para quem tem intolererância a cafeína!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?  - Página 2 Empty Re: Café e cerveja - Pessoal acha gostoso mesmo ou é uma grande pegadinha?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos