Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Review PHX BS-4 CE

4 participantes

Ir para baixo

Review PHX BS-4 CE Empty Review PHX BS-4 CE

Mensagem por luizzeross Sáb Jan 15, 2022 7:00 pm

Bom, antes de mais nada, é bem bom estar postando algo aqui depois de quase 10 anos. E também muito bom saber que o pessoal está bem e que as mesmas caras estão aqui e na ativa como sempre.

História e reviravoltas:

Então, estou voltando a tocar, por um milagre que seja, voltei a ter interesse na música. Ainda tenho meus baixos antigos daquela época, ou o que sobrou. Resolvi ir atrás de um baixo pra fazer fretless, usado mesmo. Sempre fui curioso com isso e até hoje nunca, então resolvi tentar. Quase peguei um Washburn Bantam antigo similar ao que tenho desde aquela época, mas deu ruim o negócio.

Daí acabei vendo esse baixo da PHX, marca que sempre tive nariz torcido. Depois de ver muito sobre ele na internet e ver a review do amigo aqui do forum sobre um modelo similar 5 cordas, eu resolvi tentar o 4 cordas, pra futuramente fazer dele fretless.

E então foi isso, procurei bastante até achar um novo pelo menor preço possível, já que hoje tá muito difícil comprar qualquer instrumento. Naquele tempo lá a gente pegava Squier Vintage Modified, que era um baixo muito dahora, por 1000 reais, e hoje temos poucas opções aceitáveis por essa faixa de preço.

Especificações do baixo no site do fabricante:

Corpo: mahogany + walnut
Braço: maple com longarina de bubinga
Escala: ebony
Captação: 2 pickups MM Humbucker
Equalização: 2 volume/ Bass/ Mid/ Treble (aqui já temos uma discordância: o meu veio com 1 master volume e 1 balance)
Tarraxas: Cromadas
Acabamento: satin finish

A foto do site do fabricante:

Review PHX BS-4 CE BS-4-CE-z2

As fotos do meu:

Review PHX BS-4 CE Photo510

Review PHX BS-4 CE Photo511

Review PHX BS-4 CE Photo512

Review PHX BS-4 CE Photo513

Review PHX BS-4 CE Photo514

Acabamento

Até o momento, achei esse baixo muito bonito, se apagar o decalque "PHX" no headstock ele me lembra muito baixos de marcas melhores que já tive. Realmente, esse modelo o pessoal acertou, esteticamente. O decalque no headstock é colado por cima, fácil de lixar se não quiser mostrar a marca. Eu achei engraçado que ele fica de cabeça para baixo quando você está tocando o baixo, acho que foi um vacilo enorme por parte deles, fizeram meio que pra ser visto com o baixo em pé só.

Gostei muito do acabamento, e principalmente do braço. Ele tem um perfil muito agradável de tocar. Também achei a escala bonita, apesar de não gosta dessas marcações exageradas, ela é bem feita e bem bonita, tem um efeito meio 3D com aquela faixa de abalone no meio. A madeira da escala também é bonita, super escura. Gostei. Mas se eu inventar de fazer o fretless dele mesmo, talvez eu tenha que levar no luthier e mandar ele fazer outra escala escura pra ele, senão inventar alguma forma de esconder essa marcação aí, achei que deu muito contraste.

Timbre, captação, circuito

Agora sobre timbre, eu me surpreendi. Eu gostei MUITO do timbre desse baixo. Esse par de humbuckers da "Belcat" são bons. Eu já toquei num micro-amp de guitarra dessa marca, já conhecia, acho que é chinesa. Esses captadores onde estão tiram um timbre com bastante roncado quando ambos estão ligados.

Usando só o captador do braço, sai aquele timbre mais puxado pro lado do P-Bass, porém não tanto, ele tá numa posição bem balanceada, excelente meio termo, pro meu gosto. O captador da ponte com médios gordos e bem preenchido, gostei também.

O circuito é simples, mas faz o serviço. Até o momento eu só toquei ele ligado em linha direto, com o fone. Como moro em apartamento, não posso ligar no amp, porque preciso aumentar muito aqui pro amp falar direito. Ahhh, fiquei muito surpreso com uma coisa: ZERO de ruído. Pelo menos o meu. Até aumentei o agudo no pré dele no máximo pra ver se ouvia algum ruído. Ele veio com uma blindagem bacana, não sei se são os humbuckers, o circuito ou ambos. É um ponto positivo interessante. O controle de médio ficou pecando um pouco, quando fecha ele todo ainda continua com muito médio. Senti falta do "slap-switch" também pra esses casos.

Agora sobre o acabamento...

Então... o baixo é bom, mas parece que o meu as pessoas que estavam montando estavam numa sexta-feria faltando 10 minutos pra 18h e com a geladeira em casa cheia de cerveja esperando a pessoa. Encontrei diversos probleminhas, que vou listar aqui e mostrar fotos.

Ponte mal parafusada:

Sim, veio com 2 parafusos inclusive saltando da ponte (suicidas). Não sei se acabou a bateria da parafusadeira da pessoa que estava montando e ficou com preguiça de usar a chave pra terminar o aperto, não sei, sei que tive que apertar em casa. Vejam como estava feio, até rebarba de madeira saindo:

Review PHX BS-4 CE Photo515


Sem contar essas marcas estranhas, como se fosse de corda ou chave que veio nela.

Tarraxas soltas:

Pois é, além da ponte, as tarraxas vieram com o parafuso de fixação do poste folgado, todas as 4. Quando mexia nas tarraxas, elas balançavam o poste. Tive que apertar aqui em casa.

Manopla das tarraxas folgadas:

Além do poste, a borboleta (manopla, sei lá como chama) veio muito folgada também. Tive que apertar aqui.

Captadores encostando nas cordas:

Além de estarem mal alinhados com as cordas (não estavam paralelos às cordas), eles estavam ambos muito altos, daí na primeira tocada aqui quando a corda pegou no pólo do captador rachou o som no fone, quase fiquei surdo kkkk.

Marcas nas ponte, oxidação nos polos dos captadores, oxidação nos knobs, oxidação nas tarraxas:

Além de todos os viés que mencionei acima, todos os cromados tinham oxidação leve, e no captador uma mais feia, conforme fotos.

Review PHX BS-4 CE Photo517

Review PHX BS-4 CE Photo518

Review PHX BS-4 CE Photo519

Bateria veio nas últimas:

Não toquei nem 10 minutos e a bicha acabou. Fiquei puto na hora.

Mal regulado de fábrica:

Acredito que é o mais grave. Parece impossível comprar um instrumento "nacional" que venha bem regulado já saindo da caixa. Lembro que o Squier Classic Vibe que tive saía da caixa pronto pra tocar. Também tive essa experiência com um SX que comprei zero na época.

Hoje não sei como estão as coisas, mas esses baixo veio tão triste a situação, que já estou aqui nivelando os trastes desde cedo (parei só pra fazer a review). Na regulagem que veio, o braço estava só o berimbau, cordas altas e uma barriga enorme entre as cordas e a escala. A parte boa é que o tensor dele responde bem, assim que ajusta (e é macio o ajuste), já percebe melhora na ação das cordas. Quando finalmente cheguei numa regulagem de ponte x tensor boa de tocar, percebi que ele trastejava muito em algumas partes, tipo, apenas a corda D e A na segunda casa, em outro lugar apenas a G e D. Tava muito ruim. Peguei minhas ferramentas do sarcófago e fui averiguar o braço. Achei muitas irregularidades, estou fazendo o serviço traste a traste aqui, devagar.

Review PHX BS-4 CE Photo516
Minha situação atual...

Então é isso galera. O baixo é bacana, bonito, e tem som bom, mas infelizmente, é uma compra certa de ter que levar no luthier assim que comprar, meio que pra terminar o baixo.

Além de tudo isso, também fiquei chateado que a caixa veio rasgada no fundo, durante o frente veio com o fundo pegando no chão se deixasse em pé, mas por sorte não chegou a estragar nada.

Infelizmente vou ficar devendo áudio e vídeo, porque como eu acabei de voltar a tocar, eu não to em condições de gravar nada ainda pra vocês. Mas quando eu conseguir, eu gravo.

UPDATE:

Conforme prometi, gravei uns áudios, tudo em linha direta e sem efeitos. Só não repara porque eu nunca fui bom no trem, mas dá pra ter noção. É só pra ter noção mesmo.

Ponte (flat):



Ponte + Braço (flat):



Braço (flat):



Teste controle de agudo (ponte+braço):



Teste controle de médios (ponte+braço):



Teste controle de grave (ponte+braço):



Teste grave máximo, médio e agudo mínimo (ponte+braço):



Teste grave e agudo máximo, médio mínimio (mid-scoop) (ponte+braço):



Uma coisa ruim desse circuito é que aumentar muito o grave, ele racha muito o som na corda mi. Acho que tem pouco headroom. Já troquei a bateria, mesmo assim persiste. Mas é isso. Eu gostei do bass, mas quem quiser comprar um igual, só recomendo passar pelo luthier assim que pegar, se for zero.


Última edição por luizzeross em Dom Fev 06, 2022 8:46 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Audios de teste.)

____________________________
Clubes: #005 Washburn / #086 - Fender / #??? Squier / #020 - Cort / #028 - Hartke / #041 - Condor / #025 - 5 Cordas / #006 - Luthieria Amadora / #070 Rock e Metal / #015 "A Fila Anda"
luizzeross
luizzeross
Membro

Mensagens : 581
Localização : DF

https://www.youtube.com/luizzeross

Marcio Azzarini, Fernando Zadá, WHead, heenrique_bass e Gabriel_cwb gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Review PHX BS-4 CE Empty Re: Review PHX BS-4 CE

Mensagem por fheliojr Sáb Jan 15, 2022 8:41 pm

Bem-vindo de volta, Luiz!!! Não nos abandone mais!

Vc pretende fazer um lined fret nele?

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Review PHX BS-4 CE Empty Re: Review PHX BS-4 CE

Mensagem por luizzeross Sáb Jan 15, 2022 9:10 pm

No momento eu só quero que ele pare de trastejar mesmo pra eu tocar mais um pouco com ele. Quando eu enjoar, vou ver como faço pra fazer o fretless. Se tiver que trocar a escala por conta da marcação na original, aí vou querer ele sem marcação nenhuma mesmo, só a lateral. Se acontecer de me arrepender, qualquer coisa a marcação a gente pode colocar um decalque safado depois.

____________________________
Clubes: #005 Washburn / #086 - Fender / #??? Squier / #020 - Cort / #028 - Hartke / #041 - Condor / #025 - 5 Cordas / #006 - Luthieria Amadora / #070 Rock e Metal / #015 "A Fila Anda"
luizzeross
luizzeross
Membro

Mensagens : 581
Localização : DF

https://www.youtube.com/luizzeross

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Review PHX BS-4 CE Empty Re: Review PHX BS-4 CE

Mensagem por Cantão Dom Jan 16, 2022 5:12 am

Fala Luizzeross , bom tê-lo aqui novamente , curti o modelo desse Bass , muito bonito... valeu pelo Review... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Review PHX BS-4 CE Empty Re: Review PHX BS-4 CE

Mensagem por luizzeross Dom Fev 06, 2022 8:25 pm

Só pra avisar que consegui subir uns áudios bem breves testando o som dele. Gravei tudo direto em linha e sem efeito nenhum ligado. Não é lá grande coisa mas espero que seja útil pra alguém.

____________________________
Clubes: #005 Washburn / #086 - Fender / #??? Squier / #020 - Cort / #028 - Hartke / #041 - Condor / #025 - 5 Cordas / #006 - Luthieria Amadora / #070 Rock e Metal / #015 "A Fila Anda"
luizzeross
luizzeross
Membro

Mensagens : 581
Localização : DF

https://www.youtube.com/luizzeross

Ir para o topo Ir para baixo

Review PHX BS-4 CE Empty Re: Review PHX BS-4 CE

Mensagem por luizzeross Qua Jun 29, 2022 1:52 pm

Peguei o baixo de volta no luthier, depois de meses (demorou porque teve problemas de saúde). Eu gostei bastante do serviço, a madeira ficou mais bonita que a escala original.

Review PHX BS-4 CE Whatsa10



E um vídeo dele funcionando, só falta aprender a tocar agora, que é o mais difícil.



Foi feito no Jadiel Luthier, em Taguatinga/Brasília. Fiquei bem satisfeito com o trampo mesmo.

____________________________
Clubes: #005 Washburn / #086 - Fender / #??? Squier / #020 - Cort / #028 - Hartke / #041 - Condor / #025 - 5 Cordas / #006 - Luthieria Amadora / #070 Rock e Metal / #015 "A Fila Anda"
luizzeross
luizzeross
Membro

Mensagens : 581
Localização : DF

https://www.youtube.com/luizzeross

Renato e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Review PHX BS-4 CE Empty Re: Review PHX BS-4 CE

Mensagem por BigBoy Qui Jun 30, 2022 9:37 am

Ficou muito bacana o Baixo!
Uma dúvida, a escala que saiu era Ébano mesmo, ou alguma madeira qualquer pintada para parecer Ébano ? (já vi muito disso em violão baixo custo..)
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Review PHX BS-4 CE Empty Re: Review PHX BS-4 CE

Mensagem por luizzeross Qui Jun 30, 2022 9:52 am

BigBoy escreveu:Ficou muito bacana o Baixo!
Uma dúvida, a escala que saiu era Ébano mesmo, ou alguma madeira qualquer pintada para parecer Ébano ? (já vi muito disso em violão baixo custo..)

Boa pergunta. O luthier falou que ela saiu quebrando toda porque era fina. Talvez seja, talvez não. Independentemente do que seja, bonita era, só a marcação que achei terrível. Se fosse uma marcação mais simples eu iria aproveitar ela e fazer o fretless nela mesmo.

____________________________
Clubes: #005 Washburn / #086 - Fender / #??? Squier / #020 - Cort / #028 - Hartke / #041 - Condor / #025 - 5 Cordas / #006 - Luthieria Amadora / #070 Rock e Metal / #015 "A Fila Anda"
luizzeross
luizzeross
Membro

Mensagens : 581
Localização : DF

https://www.youtube.com/luizzeross

Ir para o topo Ir para baixo

Review PHX BS-4 CE Empty Re: Review PHX BS-4 CE

Mensagem por fheliojr Qui Jun 30, 2022 10:05 pm

A nova madeira é bonita. Qual é ela?
Este baixo está soando bem.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Review PHX BS-4 CE Empty Re: Review PHX BS-4 CE

Mensagem por luizzeross Qui Jun 30, 2022 10:21 pm

fheliojr escreveu:A nova madeira é bonita. Qual é ela?
Este baixo está soando bem.

Jacarandá. Ele tinha ébano também, mas achei que o jacarandá combinava mais com o resto das cores do baixo. Eu gostei bastante do acabamento dessa escala.

____________________________
Clubes: #005 Washburn / #086 - Fender / #??? Squier / #020 - Cort / #028 - Hartke / #041 - Condor / #025 - 5 Cordas / #006 - Luthieria Amadora / #070 Rock e Metal / #015 "A Fila Anda"
luizzeross
luizzeross
Membro

Mensagens : 581
Localização : DF

https://www.youtube.com/luizzeross

Ir para o topo Ir para baixo

Review PHX BS-4 CE Empty Re: Review PHX BS-4 CE

Mensagem por Cantão Sex Jul 01, 2022 9:01 am

Realmente ficou de muito bom gosto , lindão mesmo... claps

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

luizzeross gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Review PHX BS-4 CE Empty Re: Review PHX BS-4 CE

Mensagem por luizzeross Sex Jul 01, 2022 9:27 am

Eu não lembro se comentei em algum lugar, mas eu vi esse baixo à venda no Aliexpress kkkk. Igualzinho, só não tinha a logo da PHX. Review PHX BS-4 CE 1f602 Review PHX BS-4 CE 1f602 Review PHX BS-4 CE 1f602

____________________________
Clubes: #005 Washburn / #086 - Fender / #??? Squier / #020 - Cort / #028 - Hartke / #041 - Condor / #025 - 5 Cordas / #006 - Luthieria Amadora / #070 Rock e Metal / #015 "A Fila Anda"
luizzeross
luizzeross
Membro

Mensagens : 581
Localização : DF

https://www.youtube.com/luizzeross

Ir para o topo Ir para baixo

Review PHX BS-4 CE Empty Re: Review PHX BS-4 CE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos