Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu?

5 participantes

Ir para baixo

Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu? Empty Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu?

Mensagem por Passos_Gigantes Sáb Jan 22, 2022 12:00 pm

A partir de 3:28. O homem não sabia brincar, que solo absurdo.

Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

Fernando Zadá e Sandro Levi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu? Empty Re: Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu?

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 22, 2022 7:25 pm

Prince não era um guitarrista de rock, era simplesmente um excelente guitarrista que também tocava rock... E tocava baixo muito bem também.

Outros cantores que são guitarristas de nível top mundial são Lulu Santos e Herbert Vianna.

Acho que Lulu é indiscutível, mas se houver dúvida sobre o Herbert, simplesmente ouça:


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Fernando Zadá, Sandro Levi e Passos_Gigantes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu? Empty Re: Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu?

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jan 23, 2022 11:46 am

Prince é um excelente músico e um guitarrista bem competente.

Lulu Santos é realmente ótimo guitarrista e o Hebert também acho bem acima da média.

Mas quando se fala em guitarrista de rock vem a minha mente nomes como Van Halen, Ritchie Blacmore, Malmesteen, Alvin Lee e nomes mais nessa onda.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu? Empty Re: Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu?

Mensagem por Passos_Gigantes Dom Jan 23, 2022 11:34 pm

allexcosta escreveu:Prince não era um guitarrista de rock, era simplesmente um excelente guitarrista que também tocava rock... E tocava baixo muito bem também.

Outros cantores que são guitarristas de nível top mundial são Lulu Santos e Herbert Vianna.

Acho que Lulu é indiscutível, mas se houver dúvida sobre o Herbert, simplesmente ouça:


Claro, não foi no sentindo de reduzir ele a um guitarrista de rock, mas algo como uma surpresa de ver a qualidade dele nesse contexto. Ainda mais uma música com um solo clássico de Clapton. Cara era fora de série mesmo.

Herbet e os Paralamas são uma banda com músicos acima da média do que se tinha na época, comparando com um Ultraje a Rigor, Capital Inicial e outras bandas ali daquela época. Posso estar errado, mas parecem ter uma influência forte de The Police que dispensa comentários quanto à qualidade musical e de composição.

Inclusive o Lulu, Lobão e o Ritchie tiveram uma banda de Rock numa pegada progressiva quando eram mais novos (antes de fazerem sucesso nas carreiras solos e Lobão ter entrado na Blitz):


Fernando Zadá escreveu:Prince é um excelente músico e um guitarrista bem competente.

Lulu Santos é realmente ótimo guitarrista e o Hebert também acho bem acima da média.

Mas quando se fala em guitarrista de rock vem a minha mente nomes como Van Halen, Ritchie Blacmore, Malmesteen, Alvin Lee e nomes mais nessa onda.

Concordo, até porque num contexto de contribuir para linguagem e obra total tem gente muito mais importante do que ele no Rock. Mas analisando sem contexto, só aquele solo: cara era muito bom.

Por mais que eu ache o Malmsteen um autoplágio infinito, na época em que lançou os primeiros discos pessoal deve ter caído para trás. Van Halen e Hendrix mais que todos, definiram os rumos da guitarra no rock, até um monte de inovação em questão de uso de equipamento. Se for nesse critério de impacto, são os 2 mais importantes dentro do estilo. Meu favorito dentro do que se chamaria de rock é o Gilmour.
Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu? Empty Re: Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu?

Mensagem por bodhan Seg Jan 24, 2022 12:11 am

The English Beat influenciou o Police e, consequentemente os Paralamas.
Aliás, tem algumas músicas dos Paralamas muito parecidas com essas deste álbum ...

bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Passos_Gigantes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu? Empty Re: Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 24, 2022 9:24 am

Passos_Gigantes escreveu:

Concordo, até porque num contexto de contribuir para linguagem e obra total tem gente muito mais importante do que ele no Rock. Mas analisando sem contexto, só aquele solo: cara era muito bom.

Por mais que eu ache o Malmsteen um autoplágio infinito, na época em que lançou os primeiros discos pessoal deve ter caído para trás. Van Halen e Hendrix mais que todos, definiram os rumos da guitarra no rock, até um monte de inovação em questão de uso de equipamento. Se for nesse critério de impacto, são os 2 mais importantes dentro do estilo. Meu favorito dentro do que se chamaria de rock é o Gilmour.

Sim sem dúvida o Prince transpirava música. O cara era f***!

Hendrix eu nem coloco na gaveta só do rock e pra mim ele sempre vai estar um degrau acima de todos os outros dentro desses estilos.
Pra mim ele ainda é o cara que sintetizou o que a guitarra iria se tornar mas ia muito além de ser um guitarrista de rock e blues.
É Malmsteen é chato mesmo mas toca muito e tem uma pegada tocando rock absurda o primeiro disco dele é uma obra prima. Adoro os cover do Hendrix que ele costuma fazer ao vivo.
Eu gosto muito dos solos do Gilmour mas tenho uma dificuldade absurda em ouvir Pink Floyd. Eu nem chamaria o som deles de rock mas de algo entre pop, folk e rock progressivo. Mas independente do rótulo o Gilmour gravou os solos mais bonitos dentro da história da guitarra mas não lembro de ter achado alguma base ou o restante tão expressivo.

Doiis caras que não são rock mas na minha opinião engolem muito dos guitarristas fritadores e não são conhecidos por solos mas sim por guitarra base são o Paul Jackson Jr e o Nile Rodgers (chic).

Dentro do rock tradicional apesar de eu achar as vezes a banda chata o Van Halen foi um cara totalmente fora da curva. As bases e as sutilezas dele nos riffs são excepcionais.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu? Empty Re: Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu?

Mensagem por Passos_Gigantes Seg Jan 24, 2022 2:26 pm

Fernando Zadá escreveu:
Passos_Gigantes escreveu:

Concordo, até porque num contexto de contribuir para linguagem e obra total tem gente muito mais importante do que ele no Rock. Mas analisando sem contexto, só aquele solo: cara era muito bom.

Por mais que eu ache o Malmsteen um autoplágio infinito, na época em que lançou os primeiros discos pessoal deve ter caído para trás. Van Halen e Hendrix mais que todos, definiram os rumos da guitarra no rock, até um monte de inovação em questão de uso de equipamento. Se for nesse critério de impacto, são os 2 mais importantes dentro do estilo. Meu favorito dentro do que se chamaria de rock é o Gilmour.

Sim sem dúvida o Prince transpirava música. O cara era f***!

Hendrix eu nem coloco na gaveta só do rock e pra mim ele sempre vai estar um degrau acima de todos os outros dentro desses estilos.
Pra mim ele ainda é o cara que sintetizou o que a guitarra iria se tornar mas ia muito além de ser um guitarrista de rock e blues.
É Malmsteen é chato mesmo mas toca muito e tem uma pegada tocando rock absurda o primeiro disco dele é uma obra prima. Adoro os cover do Hendrix que ele costuma fazer ao vivo.
Eu gosto muito dos solos do Gilmour mas tenho uma dificuldade absurda em ouvir Pink Floyd. Eu nem chamaria o som deles de rock mas de algo entre pop, folk e rock progressivo. Mas independente do rótulo o Gilmour gravou os solos mais bonitos dentro da história da guitarra mas não lembro de ter achado alguma base ou o restante tão expressivo.

Doiis caras que não são rock mas na minha opinião engolem muito dos guitarristas fritadores e não são conhecidos por solos mas sim por guitarra base são o Paul Jackson Jr e o Nile Rodgers (chic).

Dentro do rock tradicional apesar de eu achar as vezes a banda chata o Van Halen foi um cara totalmente fora da curva. As bases e as sutilezas dele nos riffs são excepcionais.

É difícil mesmo e até meio contraproducente tentar classificar algumas coisas. Beatles é rock? Sim, mas também é pop e outras coisas mais, até com World Music flerta (com elementos de música indiana que o Harrison curtia). Hendrix tá numa categoria à parte mesmo, é um dos caras mais influentes do século passado na música. Até o Miles Davis diz que gostaria de ter tocado com ele e dizia pro Mike Stern "pare de tocar bepop, toque mais como o Hendrix".

Paul Jackson Jr não conhecia, Nile é bem icônico. Lembro de ter visto este vídeo dele, muito legal o processo criativo:
Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu? Empty Re: Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 24, 2022 3:19 pm

Vale espiar o Paul Jackson.
Eu diria que ele esta para a guitarra base e sideman assim como o Leland Sklar esta para o baixo em termos de gravações.
Ele tocou com todo mundo e é um dos guitarristas do Thriller.
O cara é brabíssimo. Hoje tem também o som dele que é um smooth jazz classudo mas que não é todo mundo que curte.

https://en.wikipedia.org/wiki/Paul_Jackson_Jr.


Na real a parada entre ele e o Nile é cabeça a cabeça pois ambos gravaram para todo mundo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Passos_Gigantes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu? Empty Re: Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu?

Mensagem por Passos_Gigantes Seg Jan 24, 2022 10:29 pm

Fernando Zadá escreveu:Vale espiar o Paul Jackson.
Eu diria que ele esta para a guitarra base e sideman assim como o Leland Sklar esta para o baixo em termos de gravações.
Ele tocou com todo mundo e é um dos guitarristas do Thriller.
O cara é brabíssimo. Hoje tem também o som dele que é um smooth jazz classudo mas que não é todo mundo que curte.

https://en.wikipedia.org/wiki/Paul_Jackson_Jr.


Na real a parada entre ele e o Nile é cabeça a cabeça pois ambos gravaram para todo mundo.

Cara gravou com alguns dos artistas que gosto: Elton John, Leonard Cohen, Chaka Khan e no Random Acess Memory do Daft Punk (que o Nile também gravou). Cara é o Nathan East da guitarra kkkkk.
Outro cara mais novo que é um "baseiro" legal para caramba é o Cory Wong, muita rítmica na mão direita. Aqueles voicing de bom gosto com tríades e double stops na medida certa.
Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu? Empty Re: Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Jan 26, 2022 12:04 pm

Quando penso em guitarrista brasileiro o primeiro que me vem a mente sempre, repito, sempre, é o sr. Pedro Anibal de Oliveira Gomes. Mais conhecido como Pepeu Gomes.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

fheliojr e Passos_Gigantes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu? Empty Re: Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jan 26, 2022 12:06 pm

Eu gosto muito mas gosto ainda mais dele tocando música brasileira.... Rsssss
Se foprmos cair nessa seara ai tem o Heraldo do Monte que também é um dos meus preferidos.
Hélio Delmiro apesar de ser super aclamado eu gosto mas beeem menos
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu? Empty Re: Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu?

Mensagem por allexcosta Qua Jan 26, 2022 12:08 pm

Também curto o Pepeu. Admiro bastante o Alemão também...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu? Empty Re: Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jan 26, 2022 12:16 pm

Bem lembrado o Alemão tem discos lindos.

Tremendo guitarrista!!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu? Empty Re: Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu?

Mensagem por Passos_Gigantes Qui Jan 27, 2022 12:26 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:Quando penso em guitarrista brasileiro o primeiro que me vem a mente sempre, repito, sempre, é o sr. Pedro Anibal de Oliveira Gomes. Mais conhecido como Pepeu Gomes.

Pepeu é gigante, mas aí digamos que estamos tirando as armas pesadas do bolso. Antes do Pepeu, para mim vem o Carlini, grande pioneiro. Pepeu, Hélio Delmiro, Heraldo do Monte, Carlini e essa turma já estão em um nível além. Na pegada mais virtuoso e Hard Rock, e com uma musicalidade absurda, o Edu Ardanuy é difícil de bater.
Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu? Empty Re: Prince: um dos melhores guitarristas de rock que já existiu?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos