Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rider técnico - Ajuda

+5
vinibassplayer
Claudio
Breno_Barnabe
allexcosta
Renato
9 participantes

Ir para baixo

Rider técnico - Ajuda Empty Rider técnico - Ajuda

Mensagem por Renato Qua Fev 16, 2022 2:06 pm

Boa tarde,

Aqui na cidade existe uma tradicional feira noturna semanal, onde além das costumeiras verduras e legumes, comercializa-se comida pronta (lanches gourmet, chopp artesanal, pastéis, toda uma variedade de guloseimas engordativas), e nela costumeiramente tem uma banda se apresentando. A prefeitura municipal monta a estrutura, inclusive com um técnico de som a disposição, e a banda entra com os instrumentos, amps destes, e o talento que porventura tenha. Demais equipamentos são fornecidos (mesa, monitores, microfones, PA's, etc...)

Fomos convidados a participar de uma dessas apresentações, que ocorrerá no próximo mês, e a organização pediu um Rider Técnico. Na internet vi muita coisa a respeito, mas tudo voltado a artistas de renome, com inúmeras exigências que não se encaixariam neste projeto. Baseado neles montei o Mapa de Palco e o Rider, mas não sei se o que fiz é o esperado. Abaixo seguem ambos, gostaria que os amigos opinassem e sugerissem alterações/inclusões/exclusões.

Para situar a todos, o ambiente é um palco que fica bem no meio da area da feira e o público estimado, considerando o que já vi em outras apresentações, é de pelo menos umas 300/400 pessoas.

Rider técnico - Ajuda VegTUEc

Rider técnico - Ajuda 1ROhRZo


Última edição por Renato em Qui Fev 17, 2022 8:48 am, editado 1 vez(es)

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6223
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Rider técnico - Ajuda Empty Re: Rider técnico - Ajuda

Mensagem por allexcosta Qua Fev 16, 2022 2:24 pm

Os que já vi eram um pouco mais específicos, mas eram bandas maiores.

Vou ver se te arrumo um exemplo real mais simples de banda média. Peraí...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Renato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Rider técnico - Ajuda Empty Re: Rider técnico - Ajuda

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Fev 16, 2022 2:25 pm

Provavelmente todo mundo aqui vai saber mais do que eu sobre essas infos, mas o que eu colocaria:

1) Deixaria explicito que os amplis de guitarra precisam ser microfonados, e uma sugestao de modelo de mic (algo como: Microfone XYX ou compatível)
2) Se trocar o "Zé Renato" de lugar com o "Carlinhos" eu acho que o palco ficaria com os pedestais mais distribuídos, mas nao sei se pra dinamica da banda funciona

É isso, boa sorte ae!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Renato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Rider técnico - Ajuda Empty Re: Rider técnico - Ajuda

Mensagem por Claudio Qua Fev 16, 2022 3:57 pm

Durante os 4 anos de vida dessa banda, esse Ride (simples e direto) funcionava super bem para os lugares que pediam essas informações. É um Ride bem simples, sequer utilizavamos amplificadores no palco.  

Rider técnico - Ajuda Captur17

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Renato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Rider técnico - Ajuda Empty Re: Rider técnico - Ajuda

Mensagem por vinibassplayer Qua Fev 16, 2022 4:32 pm

quando eu precisava, especificava os modelos e potencias dos amplificadores, as marcas dos microfones, cabos, pontos de tomadas estabilizadas, espaço pra bateria, pontos dos retornos, o que a banda tem e do que ela precisa, e tudo mais.. quanto mais especifico melhor

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Rider técnico - Ajuda Empty Re: Rider técnico - Ajuda

Mensagem por allexcosta Qua Fev 16, 2022 6:37 pm

Esse é um rider de 2016 de uma banda média da minha terra.

Parece maior que a necessidade do Renato, mas é só ajustar.

Espero que ajude.

Rider técnico - Ajuda Rider1

Rider técnico - Ajuda Rider2

Rider técnico - Ajuda Rider3

Rider técnico - Ajuda Rider4

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Renato e Gabriel_cwb gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Rider técnico - Ajuda Empty Re: Rider técnico - Ajuda

Mensagem por patrickqueres Qua Fev 16, 2022 10:22 pm

Eae Renato! Blz!!

Primeira uma pergunta:

Renato escreveu:(...) A prefeitura municipal monta a estrutura, inclusive com um técnico de som a disposição, e a banda entra com os instrumentos, amps destes, e o talento que porventura tenha. Demais equipamentos são fornecidos (mesa, monitores, microfones, PA's, etc...) (...)

A banda precisa levar os amplificadores?? A empresa não fornece nada?? Sugestão: entre em contato com a empresa que fará o som e alinhe sobre os equipamentos que eles poderão fornecer. Quando eu toco com minha banda em algum evento do tipo eu costumo fazer isso e evita boa surpresas!

Mas, vamos lá! Já trabalhei como sonorização e te digo: tudo o que o técnico quer é um rider claro e sucinto.
Estou entendendo que vocês utilizarão o técnico da empresa, então você pode desapegar das questões de mesa, input list PA, periféricos de insert, front fill e etc.

Considerando que a prefeitura fez uma boa contratação e haverá uma empresa séria de sonorização, seguem minhas sugestões para o seu rider:

1. Eu consideraria 1 monitor por músico e, se possível, 1 monitor com definição descente de grave para baterista. Algumas empresas colocam um sub para o baterista.
2. EU, PATRICK, não gosto de levar meu amplificador de baixo. Se fosse um caso de amp com seu timbre e você fosse microfona-lo, ok! Mas como retorno de palco eu prefiro usar o da casa. Se mesmo assim você quiser usar, peça um DI e não tire o XLR do seu cubo. Motivo: já vi mesa com phantom power bichado queimar um Tone Hammer.
3. No caso dos guitarristas, se os amps que eles levarão são bons, eu consideraria microfona-los. Deduzi que vocês iriam colocar em linha pq vi DIs para as guitarras.
4. Especifique os microfones! Por mais que vocês levem o de vocês, coloque que os microfones de vocal deverão ser, preferencialmente, Shure SM58 (por exemplo). Se a empresa aparecer com um ruim, usem o de vocês. Para as guitarras, sugira Shure SM57.
5. Especifique quantas e quais são as peças da bateria. Isso ajudará o técnico a definir previamente o que ele usará de microfonação.

Não achem que eu peguei pesado. Com exceção do sub para o baterista, coloquei itens básicos e que qualquer empresa pequena e séria terá.
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1217
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Renato e WHead gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Rider técnico - Ajuda Empty Re: Rider técnico - Ajuda

Mensagem por Renato Qui Fev 17, 2022 8:43 am

Bom dia!

Obrigado a todos pelas colaborações, sugestões, opiniões e ajuda de uma forma geral.  Levando em conta todos os posts refiz o documento, dando uma cara mais "profissional" e incluindo detalhes que me foram sugeridos.

Os amps dos instrumentos não são fornecidos, então teremos que utilizar os nossos. Por um lado é bom, pois os ajustes, regulagens, timbragens, já são familiares a seus usuários.

Segue a versão que espero ser a final:

Rider técnico - Ajuda IPWAcSe

Rider técnico - Ajuda RYjzM7c

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6223
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Rider técnico - Ajuda Empty Re: Rider técnico - Ajuda

Mensagem por allexcosta Qui Fev 17, 2022 9:50 am

^ Parece bom, Renato.

Ao invés de "preferencialmente aterrado e estabilizado" eu colocaria como necessidade.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Renato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Rider técnico - Ajuda Empty Re: Rider técnico - Ajuda

Mensagem por Renato Dom Abr 03, 2022 10:39 am

Voltando para dar um retorno.
O evento aconteceu, pena que antes do início ocorreu manifestação de funcionários municipais em greve e afastou parcela do público, mas mesmo assim ainda foi bem legal.
Acabou q o pessoal do som forneceu o set para baixo, então usei o que eles montaram (GK RB400 + 1x15 + 4x10). Este foi ligado em linha e os amps dos guitarristas foram microfonados.

Rider técnico - Ajuda GMB8YSV

Rider técnico - Ajuda 0G5pgaY


____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6223
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

patrickqueres, CSergio e manorawe gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Rider técnico - Ajuda Empty Re: Rider técnico - Ajuda

Mensagem por Cantão Dom Abr 03, 2022 1:03 pm

Que da hora Renatão.... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Renato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Rider técnico - Ajuda Empty Re: Rider técnico - Ajuda

Mensagem por CSergio Dom Abr 03, 2022 2:48 pm

Que legal.
E se teve GK então o negócio estava bem aparelhado e foi bom mesmo ehehe.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Renato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Rider técnico - Ajuda Empty Re: Rider técnico - Ajuda

Mensagem por Renato Seg Abr 04, 2022 1:52 pm

Valeu gente!!
Seguem mais alguns vídeos gravados pela galera que foi lá:






____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6223
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Rider técnico - Ajuda Empty Re: Rider técnico - Ajuda

Mensagem por manorawe Seg Abr 04, 2022 3:19 pm

Rider técnico - Ajuda 1f44f  Rider técnico - Ajuda 1f44f  Rider técnico - Ajuda 1f44f  Rider técnico - Ajuda 1f44f  Rider técnico - Ajuda 1f44f  Rider técnico - Ajuda 1f44f
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Renato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Rider técnico - Ajuda Empty Re: Rider técnico - Ajuda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos