Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

+152
brunobuyer
Felmor
AdsonL
Orla Bass
kadesh
rogersrms
Cephey1
andresantos
joabi
lutti.dumont
Wilton César
Breno_Barnabe
KbelinhoBass
leandromaxinfor
marlon.santosalmeida
rafajazzbass
Geo Nascimento
joaolocately
fheliojr
tiago.both
Lucas Bello
Geovane Almeida
Paulo Monteiro
cK
RodrigoBR
Mutley
Rafael da Silva Lima
RenanLima
carlosprofort
ffc4852
Joe_Killer
jhowbass
mcpi
jba.bass
subgrave
fvieira
marcoamf
leandroxyz
callaveraz
Luiz87
GranGarapa
rassan
Groovin
nevluker
GeTorres
natoventura
toneamorim
FOGO
Cristiano
Ixra
Aguinaldo
jhugor
brucce
GordoBass
Masato666
tskrieger
CBass
Sapão¹³
Valartur
mrbfisio
edumoraes
heverton souza
Pauler4
evenme
mnincao
dj jorge cafe
Thavarez
MamedeARTE
ismaeldionisio
smenegossi
higor
Gregorio Sousa Matos
Lucca Brasi
kleberbass
Zotelli
alexbelantaines
ferabreu
CristianoOliveira
Metalfuck
Ricardo Saldanha
GilRock96
Baixista
HCSC
cristianosantos
Pedro Meneguelli
basslave
raphaelpepe
*JAPA* PICKER BASS
Vlad
Márcio Venelli
ayrton_bass
lucaspozzobon
Binão
parmenas
GenocideBass
Leon
Gomba
DOCTOR
Fabio Motta
Jony Miller
ct.colela
Camillo
Edão
Licas
Chepa
Ricardo
Silouco
Alencar
mjcmello
Eliseu Mazziotti
ricardo baixista
Daniel
everton_cn
Adecio
dalton_lopes
José Carlos
Aionius
gobatto
Filipe Castro
wsacco
russiobli
LuCaSbass
thgbass
Fernando Zadá
Wotan
Raul S.
Eduardo Chaves
Lapetina
Victor_ch
caipira bx
Vitor Pesce
César_RS
allexcosta
Danuco
Mauricio Luiz Bertola
URSOBHZ
GusVCD
Cid
Andrezinho
Amagomes
danluccasta
Antonio_Ramone
Renato
HOTA
duvan
Ivanov_br
guerra_luthier
Thales_Sr
Cantão
Anlei
Henrique Alencar
Motta
156 participantes

Página 15 de 15 Anterior  1 ... 9 ... 13, 14, 15

Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por andresantos Dom Mar 22, 2015 4:49 pm

GeTorres, mas o fato de ter pouca malha, não influencia na qualidade? Sempre ouvi dizer que quanto maior a porcentagem de malha, melhor o cabo. Isso procede?

A espessura dos cabos é parecida com cabo usb de carregador de celular, não são muito grossos como parece na foto.

Valeu.
andresantos
andresantos
Membro

Mensagens : 92
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por GeTorres Dom Mar 22, 2015 4:52 pm

Proceder, procede...

Mas se o baixo já foi blindado com fita de cobre, o cabo com menos malha não deixará a blindagem menos eficiente.

A malha que envolve o fio 'hot' funciona como blindagem, estando dentro de uma cavidade blindada é redundância.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por andresantos Dom Mar 22, 2015 4:57 pm

Legal GeTorres, agora ficou mais claro pra mim, valeu.

Uma dúvida que surgiu agora:

E se ao invés de trocar os fios originais por cabo malhado, eu apenas revestisse os cabinhos originais com a fita de cobre? O Efeito seria o mesmo?

Obrigado.
andresantos
andresantos
Membro

Mensagens : 92
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por GeTorres Dom Mar 22, 2015 5:00 pm

Teoricamente sim, mas neste caso esta 'capa' deve estar em contato com algum ponto de aterramento ou no próprio negativo do fio a ser encapado com a fita de cobre.

Caso contrário, será apenas uma capa de fita de cobre
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por ffc4852 Sex maio 29, 2015 11:11 am

Pessoal, preciso de um help de vcs:

- fiz a blindagem em um baixo meu aqui e o humming de quando se solta as cordas sumiu.

Mas ainda fica um roncado nos caps, como aquele que aparece quando o volume de um single coil jb está mais alto que o outro cap. Os dois caps são single e o ruído não diminui quando os volumes estão no mesmo nível.

Sobre a blindagem fiz o seguinte:
- revesti todas as cavidades com fita de cobre
- Liguei um fio em cada cavidade dos captadores, os levando depois para a cavidade do circuito.

Alguém teria alguma sugestão de como isolar esses ruídos dos caps? O ruído existe tanto no cap do braço, como no da ponte.

Valeu!!!
ffc4852
ffc4852
Membro

Mensagens : 1079
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por Cephey1 Sex Ago 21, 2015 1:56 pm

Não consigo visualisar as imagens. Alguém aí salvou e pode postá-las novamente?
Cephey1
Cephey1
Membro

Mensagens : 222
Localização : RJ

https://www.youtube.com/user/Cephey1

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por rogersrms Dom Set 06, 2015 10:45 pm

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Image

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Image

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Image

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Image

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Image

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Image

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Image

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Image
rogersrms
rogersrms
Membro

Mensagens : 18
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por Convidado Ter Dez 22, 2015 2:15 pm

Tenho uma dúvida,

você desconectou o circuito e refez as soldas ou somente soltou os captados e e o escudo para fazer a blindagem.

Vou precisar fazer isso, mas o baixo ainda esta na garantia.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por Convidado Qua Dez 23, 2015 8:59 am

Fala ai galera.

Estou precisando de uma ajuda neste asunto de blindagem. Como sou novato no contrabaixo e também no forum, me perdoem se a pergunta for obvia.

Um dia toquei no bass attack de um conhecido e gostei do resultado. Dai fui la e comprei um pra mim. Só que quando ligo aparece esse efeito que todos comentam da interferência quando tiro as mãos das cordas. No entanto, quando ligo sem o pedal, não dá essa interferência.

Bem, olhando pelo lado da eletrônica, da mesma forma que um amplificador energiza o circuito do baixo, o pedal tb. A diferenção (obvio) é que cada um trata o sinal para uma finalidade. Jatestei com power click e o resultado é o memso (sem o pedal não da ruido e com pedal tem o ruido).

A questão é a seguinte, será que o problema é no baixo ou no pedal. Ou então o circuito do bass attack que proporciona esse efeito no baixo? Será que se colocar um outro pedal (tipo equalizer) antes do bass attack resolve meu problema? Da uma força ai, pq queria evitar de blindar o baixo agora porque ta na garantia, mas se não tiver jeito e faço (só não da pra ficar com uma caixa de abelha).

Tem outro fato interessante, com o baixolão, não tem esse problema. Que coisa ein!!!...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por kadesh Qua Fev 03, 2016 1:21 pm

Fala pessoal!
Já li diversos tópicos aqui sobre blindagem, mas ainda estou um pouco confuso.

1- Já revesti as cavidades com folha de cobre (meu baixo é um Jazz MIM) e o pickguard tb, depois conectei a blindagem de cobre do cap da ponte com a cavidade maior usando uma tira da fita de cobre. Isso está correto?

2- Como é feito o aterramento? O terras que saiam dos caps eu soldei na blindagem, e o fio que conectava debaixo da ponte tb. Sei q tem algo errado, mas não sei como prosseguir daqui.
kadesh
kadesh
Membro

Mensagens : 56
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por Orla Bass Qui Jun 23, 2016 7:56 pm

Fala galera tudo bem? eu estou querendo blindar o meu tagima Tw65, gostaria de saber se só passar a fita de cobre da uma diminuída no chiado? pois eu não tenho esse aparelho de medir para fazer o lance do fio de aterramento que vai no potenciômetro, preciso passar a fita atrás do escudo do baixo também?
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por Motta Qui Jun 23, 2016 11:23 pm

Orla Bass,

É como está descrito na legenda das fotos, amigo. O aparelho que vc fala é o multi teste ou o ferro de solda?
O multiteste, pode dispensar, é apenas para desencargo de consciência, pois só de sobrepor alguns milímetros das folhas de cobre, unindo-as, já é suficiente para "fechar a gaiola", nem precisa testar a condutividade não...
Na carcaça do potenciômetro do meio vc acrescenta mais um fio, soldando-o a folha de cobre, logo, o ferro de solda é imprescindível...

Abraço e divirta-se.
Motta
Motta
Membro

Mensagens : 101
Localização : Muriaé-MG

http://cafeinabluesman.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por Raul S. Sex Jun 24, 2016 6:29 am

^é discutível a necessidade de soldar o fio, pois o cobre faz contato com a carcaça de todos os potenciômetros na base da haste; se tiver o ferro de solda, faça, não custa nada, mas eu só fiz por desencargo de consciência. realmente necessário é interligar as cavidades.

e como dito, o multimetro é preciosismo, e nem todo mundo tem um em casa; já o ferro de solda é um item meio que essencial pra mexer na eletrônica do instrumento, inclusive para manutenção preventiva (fio rompendo, solda fria, etc.).
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por Orla Bass Sex Jun 24, 2016 12:06 pm

Motta escreveu:Orla Bass,

É como está descrito na legenda das fotos, amigo. O aparelho que vc fala é o multi teste ou o ferro de solda?
O multiteste, pode dispensar, é apenas para desencargo de consciência, pois só de sobrepor alguns milímetros das folhas de cobre, unindo-as, já é suficiente para "fechar a gaiola", nem precisa testar a condutividade não...
Na carcaça do potenciômetro do meio vc acrescenta mais um fio, soldando-o a folha de cobre, logo, o ferro de solda é imprescindível...

Abraço e divirta-se.


Ah sim blz valeu, o parelho de solda eu tenho, era sobre o aparelho de medir mesmo, assim que chegar o material eu vou tirando as duvidas aqui no dia que for fazer a blindagem. Valeu!
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por Orla Bass Sex Jun 24, 2016 12:10 pm

Raul S. escreveu:^é discutível a necessidade de soldar o fio, pois o cobre faz contato com a carcaça de todos os potenciômetros na base da haste; se tiver o ferro de solda, faça, não custa nada, mas eu só fiz por desencargo de consciência. realmente necessário é interligar as cavidades.

e como dito, o multimetro é preciosismo, e nem todo mundo tem um em casa; já o ferro de solda é um item meio que essencial pra mexer na eletrônica do instrumento, inclusive para manutenção preventiva (fio rompendo, solda fria, etc.).

Essa parte do fio eu sou meio leigo, fico com medo de sei lá dar um curto no circuito. haha... Mas enfim, assim que chegar minhas cordas e a minha fita de cobre adesiva eu peço um help aqui para vcs! rs
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por Raul S. Sex Jun 24, 2016 2:17 pm

^rlx, teu tagima é passivo, se juntar positivo com neutro o máximo que vai acontecer é não funcionar; não tem nada pra queimar ai. se não sair som é que tem alguma ligação errada, então é só revisar.

se tiver um diapazão, testa no captador antes de fechar o baixo; se não tiver, umas batidinhas com a chave de fenda nos polos pra ver se sai som tbm é uma boa (volume baixo, pelamor! rs).
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por Orla Bass Sex Jun 24, 2016 10:24 pm

Ok valeu!
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por Orla Bass Ter Jun 28, 2016 10:21 pm

Motta escreveu:cara, qual delas? a das folhas sobrepostas ou a do fio de aterramento?

Opa tudo bem? cara não consigo ver as imagens, também já faz tempo a postagem.

Gostaria de entender essa parte das soldas ai, eu comprei a fita de cobre adesiva, tipo eu preciso soldar ela ali nas cavidades do corpo do instrumento? ou a solda é só para o fio de aterramento? sobre essa parte devo soldar um fio em cada cavidade e depois soldar a outra ponta em algum potenciômetro do baixo?

Gostaria de poder entender isso ai pois moro no interior do Paraná e o luthier mais próximo fica a uns 250Km daqui, fora que o cara segura o instrumento lá por 2 meses para uma regulagem já que ele tem muito serviço e eu não posso ficar 2 meses sem o baixo, queria eu mesmo realizar essa tarefa. rs
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por AdsonL Seg Mar 06, 2017 3:34 pm

Ressuscitando o tópico para tirar duas dúvidas... qual tamanho de fita de cobre mais adequado, 30mm ou 50mm? E qual o tipo de fio para fazer o aterramento?

AdsonL
Membro

Mensagens : 3
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por Orla Bass Sáb Dez 02, 2017 3:25 pm

Fala galera tudo blz? é o seguinte, já blindei meu baixo Tagima Passivo e minha guitarra strato e deu tudo certo, sem chiado funcionando belezinha. Mas ultimamente meu Cort B5 tem chiado na hora das apresentações, quando abre o baixo na P.A ou fone de retorno vem um chiado chato, no ultimo show que fiz o técnico de som falou que pode ser os potenciômetros que eu deveria passar limpa contato neles, engraçado que aqui em casa na chia no cubo e nem em gravações, mas ele disse que isso acontece porque aqui é baixa impedância. Enfim, to querendo blindar ele, mas como é ativo o processo de blindagem ainda é o mesmo? tem que blindar a cavidade onde vai a bateria também?
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por joabi Sáb Dez 02, 2017 4:38 pm


Só deu ruído em um show? Pode ser um monte de coisas. Antes de mexer, veja se acontece em vários lugares e tente identificar se o ruído vem mesmo do baixo.

Ruído pode vir de loop de aterramento, D.I., proximidade com campos eletro-magnéticos (falantes, p.ex.)…

Se for mesmo o baixo, faça o procedimento normal de blindagem, e não se esqueça de blindar também o fio que liga os captadores ao circuito.


joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por Orla Bass Qui Dez 07, 2017 11:24 am

joabi escreveu:
Só deu ruído em um show? Pode ser um monte de coisas. Antes de mexer, veja se acontece em vários lugares e tente identificar se o ruído vem mesmo do baixo.

Ruído pode vir de loop de aterramento, D.I., proximidade com campos eletro-magnéticos (falantes, p.ex.)…

Se for mesmo o baixo, faça o procedimento normal de blindagem, e não se esqueça de blindar também o fio que liga os captadores ao circuito.



Então, estou achando que era o direct do cara do som mesmo. Como já havia dito aqui em casa não tem chiado, atualmente tenho estudado com o baixo no pc ligado na minha placa de som (Behringer Uphoria Um2) e uso um fone Behringer HPS3000, mesmo usando o captador da ponte não tem ruído nenhum. Talvez fosse o aterramento no local onde tocamos. Enfim, vamos ver como o baixo se comportará nos próximos shows esse mês. rs
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por Felmor Sex Abr 17, 2020 8:00 pm

Desenterrando o tópico:
As fotos postadas não aparecem pra mim...
Mais alguém com esse problema?

Estou com um Jazz Bass da Zaganin, com captação Fender Custom Shop 60.
Foi feita a blindagem com folha de cobre nas cavidades dos captadores e da parte elétrica, mas os captadores mesmo, não foram cobertos com a folha de cobre.
Isso é realmente necessário? E se for, eu consigo fazer em casa?
Felmor
Felmor
Membro

Mensagens : 500
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por Edão Sex Abr 17, 2020 9:13 pm

Não precisa. Se a blindagem foi feita da forma correta não deve existir hum ou apenas um ruído baixíssimo.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por fheliojr Seg Abr 20, 2020 8:27 pm

Felmor escreveu:Desenterrando o tópico:
As fotos postadas não aparecem pra mim...
Mais alguém com esse problema?

Eu.

Felmor escreveu:Estou com um Jazz Bass da Zaganin...

Quantas toneladas ele pesa??
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por brunobuyer Dom Jun 28, 2020 9:35 am

Fala galera!
Meu nome é Bruno e estou começando agora como Luthier e pretendo começar um novo projeto de um Jazz Bass 6 cordas. E caso alguém conseguir me ajudar com um layout - projeto detalhado ficaria muito agradecido mesmo... 🙏

brunobuyer
Membro

Mensagens : 1
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por CG Dom Jun 28, 2020 9:40 am

brunobuyer escreveu:Fala galera!
Meu nome é Bruno e estou começando agora como Luthier e pretendo começar um novo projeto de um Jazz Bass 6 cordas. E caso alguém conseguir me ajudar com um layout - projeto detalhado ficaria muito agradecido mesmo... 🙏

Seja bem vindo ao fórum Bruno.
Acho que esse tópico pode te ajudar melhor
https://www.contrabaixobr.com/t28795-construcao-de-um-jazz-bass-6-cordas
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por fBraga Sáb Jul 04, 2020 3:37 pm


olá pessoal, venho consultar vocês que tem mais experiência com essa questão de aterramento, se fiz ou deixei de fazer alguma coisa

adquiri esse baixo phx pbs, sempre teve um ruido chato ao abrir o tone. Consegui um desconto no aliexpress e adquiri essa elétrica do video, mãos a obra, fiz as alterações necessárias. Ao soldar, mesmo limpado o ferro, ainda foi sujeira no primeiro ponto, tentei resolver e não deu muito certo

sempre li que o fio do terra deveria ser soldado na placa, pensei que por testar no multimetro e tudo estar conectado esse fio não seria necessário, mas ao montar tudo e ir praticar, ó o chiado...

a tomada nao tem terra, não é normal nas casas aqui, mas ja estou privendenciando

desde já, agradeço
fBraga
fBraga
Membro

Mensagens : 50
Localização : Tocantins

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por JAZZigo Sáb Jul 04, 2020 6:39 pm

Felmor escreveu:Desenterrando o tópico:
As fotos postadas não aparecem pra mim...
Mais alguém com esse problema?

Estou com um Jazz Bass da Zaganin, com captação Fender Custom Shop 60.
Foi feita a blindagem com folha de cobre nas cavidades dos captadores e da parte elétrica, mas os captadores mesmo, não foram cobertos com a folha de cobre.
Isso é realmente necessário? E se for, eu consigo fazer em casa?
Edão escreveu:Não precisa. Se a blindagem foi feita da forma correta não deve existir hum ou apenas um ruído baixíssimo.
Concordo. up

A redução é bem significativa, mas, se o mínimo ruído ainda incomodar, então sugiro a blindagem das bobinas:

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 DSC06832

E melhor que isso, só isto:

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 11774250_800

Captadores passivos tipo lipstick são os single coil mais silenciosos que já ouvi.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por emachado Sáb Jul 04, 2020 11:18 pm

Me pareceu que você não blindou as cavidades no corpo de forma que o escudo, ao ser fixado, "fecha" a blindagem.
Ou nas cavidades foi usado tinta condutiva?
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por Cantão Sáb Jul 04, 2020 11:41 pm

fBraga escreveu:
olá pessoal, venho consultar vocês que tem mais experiência com essa questão de aterramento, se fiz ou deixei de fazer alguma coisa

adquiri esse baixo phx pbs, sempre teve um ruido chato ao abrir o tone. Consegui um desconto no aliexpress e adquiri essa elétrica do video, mãos a obra, fiz as alterações necessárias. Ao soldar, mesmo limpado o ferro, ainda foi sujeira no primeiro ponto, tentei resolver e não deu muito certo

sempre li que o fio do terra deveria ser soldado na placa, pensei que por testar no multimetro e tudo estar conectado esse fio não seria necessário, mas ao montar tudo e ir praticar, ó o chiado...

a tomada nao tem terra, não é normal nas casas aqui, mas ja estou privendenciando

desde já, agradeço
Providencie o aterramento  depois você nos conta...apesar que esse ruído quando aumenta o tone não está me parecendo ser causado por aterramento.
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por fBraga Seg Mar 22, 2021 12:40 pm

olá pessoal, bom dia

fiquei um tempo ausente, mas a solução veio com o que o emachado falou, achei que a placa de alumínio seria suficiente, passei fita de cobre

o ruído mesmo na tomada sem terra com tone aberto é mínimo, nao incomoda, só se tirar a mao da corda mesmo, mas tá bem aceitável, nada a reclamar agora
fBraga
fBraga
Membro

Mensagens : 50
Localização : Tocantins

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por carlosprofort Sáb maio 29, 2021 3:05 pm

Boa tarde amigos, após 6 anos comprei mais um SX e vi que o antigo dono fez a blindagem com alumínio, mas não foi eficaz. Agora vou repetir todo o processo mas estou em dúvida se devo antes retirar a blindagem de alumínio ou refazer por cima.

____________________________
# 153 - Clube SX
carlosprofort
carlosprofort
Membro

Mensagens : 408
Localização : Votorantim / Sorocaba / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por JAZZigo Sáb maio 29, 2021 5:41 pm

carlosprofort escreveu:Boa tarde amigos, após 6 anos comprei mais um SX e vi que o antigo dono fez a blindagem com alumínio, mas não foi eficaz. Agora vou repetir todo o processo mas estou em dúvida se devo antes retirar a blindagem de alumínio ou refazer por cima.
Sugiro restaurar a cavidade do circuito, retirar todo resquício da blindagem anterior, limpando tudo e começando do zero. Realize um serviço clean do início ao fim. Fica até mais fácil de trabalhar.

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 DSC07101

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 DSC06495
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por carlosprofort Dom maio 30, 2021 4:56 pm

JAZZigo escreveu: Sugiro restaurar a cavidade do circuito, retirar todo resquício da blindagem anterior, limpando tudo e começando do zero. Realize um serviço clean do início ao fim. Fica até mais fácil de trabalhar.

Tem razão, melhor começar do zero...

____________________________
# 153 - Clube SX
carlosprofort
carlosprofort
Membro

Mensagens : 408
Localização : Votorantim / Sorocaba / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto - Página 15 Empty Re: Blindagem Jazz Bass SX - ricamente ilustrado com fotos e texto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 15 de 15 Anterior  1 ... 9 ... 13, 14, 15

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos