Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O tom de uma música deve ser necessariamente o I grau?

+4
Ivanov_br
vinibassplayer
allexcosta
williamrds_
8 participantes

Ir para baixo

O tom de uma música deve ser necessariamente o I grau? Empty O tom de uma música deve ser necessariamente o I grau?

Mensagem por williamrds_ Seg Abr 18, 2022 4:32 am

Fala pessoal, tudo certo com vocês? sempre acompanhei o forum porém essa é a minha primeira postagem.
Estou adentrando o mundo da teoria musical agora, estudando por conta própria porque o dinheiro tá bem curto hehehe..

Tava fazendo uma análise de campo harmônico da música Como tudo deve ser e eu percebi que o primeiro acorde que seria um Lá na verdade é o quarto grau. Aí me surgiu a dúvida:
o tom da música sempre tem que ser o I grau? se não, pra saber só sentando e tocando a escala pra confirmar? pois procurei em alguns sites e todos dizem que o tom é A, porém se o tom necessariamente for o primeiro grau da harmonia sempre o correto seria Mi.
williamrds_
williamrds_
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

O tom de uma música deve ser necessariamente o I grau? Empty Re: O tom de uma música deve ser necessariamente o I grau?

Mensagem por allexcosta Seg Abr 18, 2022 7:18 am

Bem-vindo.

O primeiro acorde tocado numa música ou o primeiro tocado numa melodia baseada em escalas não precisam ser os primeiros graus ou fundamentais da escala ou do campo harmônico.

Tom e tonalidade de um trecho musical é aquele acorde one a música "descansa", onde ela se "resolve", onde o trecho musical "chega em casa".

Essa sensação com frequência é provocada por tensões e resoluções já repetidas naquilo que chamamos de "música ocidental" e que reconhecemos com alguma facilidade, mas há situações em que não há uma resolução padrão e é um pouco mais difícil, ou mesmo impossível se definir o tom de um trecho musical.

Essas tensões e resoluções que nossos ouvidos colonizados por cultura ocidental aprenderam a distinguir muitas vezes obedecem regras conhecidas como campo harmônico, mas frequentemente existem trechos com modulações sutis onde o compositor pode optar por ir para outro caminho ou mesmo voltar para o ambiente harmônico anterior.

Há também trechos sem solução razoável que não obedecem regras de campo harmônico e que o autor define uma tonalidade simplesmente para não deixá-lo sem esse atributo.

Não é de modo algum um assunto simples, mas tampouco é algo que você deva quebrar muito a cabeça ou mesmo ter dificuldade uma vez que entenda campo harmônico e tensão/resolução.

allexcosta
Administrador

williamrds_ gosta desta mensagem

O tom de uma música deve ser necessariamente o I grau? Empty Re: O tom de uma música deve ser necessariamente o I grau?

Mensagem por vinibassplayer Seg Abr 18, 2022 9:41 am

nao necessariamente.. em musicas com harmonias muito simples, ou que usam apenas os acordes com campo harmonico, normalmente considera-se o I grau. mas a grande maioria dos musicos 'comuns' falam q o tom da musica é a primiera nota dela.
mas existem inumeras musicas com emprestimo modal, e outras variacoes, que, como disse o allex, impossibilitam de dizer realmente qual o tom.

normalmente, quando a gnt fala q o tom é a primeira nota da musica, é qdo chega alguem pra tocar junto e q nunca tocou a musica, pra nao ficar tao perdido na gig

Membro

Mensagem por Ivanov_br Seg Abr 18, 2022 9:47 am

O primeiro grau é quem dá a tonalidade. A partir dele, são construídos os intervalos. É uma nota de referência para, na harmonia modal e tonal. Aprender a essência do campo harmônico ajuda muito na hora de tirar musicas e já antever que acordes serão maiores, menores. Com a evolução do estudo, facilita o entendimento de progressões tipicamente usadas, com o II-V- I. Acho que vou até fazer um video sobre isso.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Mensagem por Fernando Zadá Seg Abr 18, 2022 11:36 am

Há um lance dubio nessa pergunta:
se a música for modal o I não vai ser o 1 do campo harmônico maior que é o de onde partimos geralmente.
Exemplo 
Get Lucky

Bm D F#m E

Se analisar a partir de A: IIm IV VIm V

mas na verdade a música esta em Bm dórico

Im bIII Vm IV

Harmonia é um assunto para estudar a vida inteira.

E sim tem música e muitas na verdade que começam de outro grau que o primeiro e inclusive outras que terminam não no I! Rsss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

dibass e williamrds_ gostam desta mensagem

Mensagem por Jãozeiro Seg Abr 18, 2022 12:43 pm

^ Zadá foi um pouco além e saiu do senso comum. Que louco isso, né. Um monte de música com progressão bobinha na verdade é modal e não tonal.

E Sweet Child o' Mine, que tom está? Essa é polêmica, hehe. Bom, o tom é G, pois as relações de dominante, subdominante e fundamental dizem que o tom dessa música é G e ponto final. Mas na prática a música não funciona em G. A melodia não foi feita pensando em G, mas em D.

Ora bolas, se ela tá em G, então pode-se improvisar uma melodia nessa música usando a escala de G maior natural que vai ficar tudo lindo... só que não! Vc vai ver que não vai dar certo. Vai soar Mixolíio! Hehe 

A progressao dela (os versos e refrões, tudo o que vem antes do solo, pq depois é tudo G sem sombra de dúvidas) repousa em D. A melodia da música foi pensada em D. Se vc fizer um G em cima desse repouso D fica agoniante, o negócio fica suspenso, não resolve. Então como que o tom pode ser G? E apesar disso pelas regras o tom dessa musica é G. 

O Adam Neely tem um vídeo sobre isso. Mas é falando da música Sweet Home Alabama, do Slynyrd Skinnyrd (é o mesmo caso da Sweet Child o' mine). Na verdade nunca assisti inteiro, inclusive vou fazê-lo logo menos.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Seg Abr 18, 2022 1:07 pm

Ah eu vi esse video acho que tem um da Hey Joe também...
É na real tem algumas formas de analisar eu misturo tudo.
Mas pop rock tem muita coisa que mistura tonalidades e acaba tendo um centro tonal mas de forma bem disfarçada.
E tem os acordes de empréstimo modal que confundem bem e as vezes parece que a música modulou...
Em música popular bem feita é comum não ficarmos presos no tradicional e simples campo harmônico maior ou menor.
Temos N formas de embelezar e trazer acordes para melhorar ou modificar um centro tonal mais simples.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Fernando Zadá Seg Abr 18, 2022 1:15 pm

Jãozeiro escreveu:^ Zadá foi um pouco além e saiu do senso comum. Que louco isso, né. Um monte de música com progressão bobinha na verdade é modal e não tonal.

E Sweet Child o' Mine, que tom está? Essa é polêmica, hehe. Bom, o tom é G, pois as relações de dominante, subdominante e fundamental dizem que o tom dessa música é G e ponto final. Mas na prática a música não funciona em G. A melodia não foi feita pensando em G, mas em D.

Ora bolas, se ela tá em G, então pode-se improvisar uma melodia nessa música usando a escala de G maior natural que vai ficar tudo lindo... só que não! Vc vai ver que não vai dar certo. Vai soar Mixolíio! Hehe 

A progressao dela (os versos e refrões, tudo o que vem antes do solo, pq depois é tudo G sem sombra de dúvidas) repousa em D. A melodia da música foi pensada em D. Se vc fizer um G em cima desse repouso D fica agoniante, o negócio fica suspenso, não resolve. Então como que o tom pode ser G? E apesar disso pelas regras o tom dessa musica é G. 

O Adam Neely tem um vídeo sobre isso. Mas é falando da música Sweet Home Alabama, do Slynyrd Skinnyrd (é o mesmo caso da Sweet Child o' mine). Na verdade nunca assisti inteiro, inclusive vou fazê-lo logo menos.

Então o C pode ser empréstimo de Dm..
Tem muitas formas de enxergar mas essa é uma das mais simplistas de explicar. Muita música pop tem bVii no campo harmônico maior.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por williamrds_ Seg Abr 18, 2022 5:30 pm

Obrigado pelas respostas pessoal, realmente é um assunto muito extenso né, quanto mais a gente estuda mais tem pra aprender hahaha. Eu sei que é importante ter um professor pra nos orientar mas infelizmente a minha situação financeira atual não permite, então eu tô tentando organizar os assuntos que vou estudar em ordem, pegar intervalos, ciclo das quintas e quartas, empréstimos modais, modos gregos, porém eu fico perdido na hora de saber o que vai complementar melhor cada assunto e facilitar na hora de colocar em prática no braço do instrumento o aprendizado. Mas esse é o preço que se paga (ou melhor, não se paga) por não conseguir um professor hahahaha.

Ivanov_br escreveu:O primeiro grau é quem dá a tonalidade. A partir dele, são construídos os intervalos. É uma nota de referência para, na harmonia modal e tonal. Aprender a essência do campo harmônico ajuda muito na hora de tirar musicas e já antever que acordes serão maiores, menores. Com a evolução do estudo, facilita o entendimento de progressões tipicamente usadas, com o II-V- I. Acho que vou até fazer um video sobre isso.

Então no caso dessa música que falei (como tudo deve ser do charlie brown jr.) o tom da música realmente seria E7M ao invés de Lá como dizem os sites de cifra, pois seria o primeiro grau do campo harmônico... correto?
williamrds_
williamrds_
Membro

Mensagem por fheliojr Seg Abr 18, 2022 11:40 pm

Fernando Zadá escreveu:...Harmonia é um assunto para estudar a vida inteira...

Zadá (e galera), por que harmonia é um assunto tão complexo?

williamrds_ escreveu:Obrigado pelas respostas pessoal, realmente é um assunto muito extenso né, quanto mais a gente estuda mais tem pra aprender hahaha. Eu sei que é importante ter um professor pra nos orientar mas infelizmente a minha situação financeira atual não permite, então eu tô tentando organizar os assuntos que vou estudar em ordem, pegar intervalos, ciclo das quintas e quartas, empréstimos modais, modos gregos, porém eu fico perdido na hora de saber o que vai complementar melhor cada assunto e facilitar na hora de colocar em prática no braço do instrumento o aprendizado. Mas esse é o preço que se paga (ou melhor, não se paga) por não conseguir um professor hahahaha...

Bem-vindo, William.
Peça para o pessoal te passar um "roteiro" de estudo sobre este assunto.

Membro

Mensagem por allexcosta Ter Abr 19, 2022 7:44 am

vinibassplayer escreveu:mas a grande maioria dos musicos 'comuns' falam q o tom da musica é a primiera nota dela.

Desculpe ser meio taxativo, mas isso não é verdade.

A não ser que por "músicos comuns" você queira dizer a banda toda com uma semana de experiência.

Nem na primeira banda que toquei na vida a gente dizia que o tom era a primeira nota. Tampouco jamais vi alguém dizer isso, só ouvi falar... E já se vão 34 anos...

allexcosta
Administrador

Mensagem por Fernando Zadá Ter Abr 19, 2022 12:33 pm

fheliojr escreveu:
Fernando Zadá escreveu:...Harmonia é um assunto para estudar a vida inteira...

Zadá (e galera), por que harmonia é um assunto tão complexo?

Por que permeia tudo que se faz na música.
Harmonia como um conceito mais amplo tem a ver com resolver tensões e movimentos. Repouso é estático e a partir do momento que as coisas, no caso notas e vozes, se movimentam a harmonia acontece através dos movimentos de tensão e resolução de formas muito variadas.
Existem muitos níveis de harmonia o ideal seria ir com calma dominando por etapas mas tem que ir desenvolvendo o ouvido junto para não virarem regras abstratas e sem sentido sonoro.

É trabalho para se degustar devagar.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

fheliojr gosta desta mensagem

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Abr 19, 2022 3:21 pm

Tópico espetacular. Aprendi muita coisa em poucas postagens.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo