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É necessário saber todos os intervalos e notas de cada tom da escala natural?

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Mensagem por Matheus Cid Bass Dom Maio 29, 2022 10:16 pm

Eu estava conversando com um amigo meu que é guitarrista e que também toca um pouco de teclado. Estávamos falando de modos gregos e falei que um facilitador pra dominar os modos era saber todas as notas de todos os doze tons da escala natural. Aí ele disse:

"cara, eu toco tanto guitarra quanto teclado, e posso dizer que não é necessário um baixista nem um guitarrista saber todas as notas de todos os tons porque independente do tom, vai ser a mesma escala. Pra um pianista até que chega a ser necessário, mas para instrumento de corda basta saber a forma da escala e aplicar independente do tom. "

Bem, parando pra pensar, independente do tom, vocês já devem ter percebido que cada nota vai gerar uma sensação dependendo da tônica.
Tipo, uma sexta tem um som bem característico. E quando eu toco de ouvido, só de saber o tom e de já ter ouvido a música, consigo saber quais notas preciso tocar somente pelo "instinto" musical sla, de saber que cada posição tem uma tonalidade específica.
Digamos que estejamos tocando em Dó maior, em um baixo de 4 cordas. O Fá está bem abaixo da nota dó, e o Ré duas casas adiante do Fá. Pela posição, eu sei que a nota abaixo da tônica tem um "som de quarta" e a posterior a quarta, tem um "som de quinta".
Se o cara me falar que o tom tá em Ré Lá Bol, a única coisa que preciso saber pra tocar a música inteira é saber onde tá a tônica no braço, e ter ouvido a música antes. Eu nem preciso me preocupar em saber exatamente quais são as notas.

Blz, tudo bem. Mas eu fico me perguntando se não é necessário, mesmo assim, saber todas as notas de todos os tons da escala natural, já que eu vejo muitas aulas em que professores de contrabaixo falam sobre estudar a escala natural. Já ouvi que é preciso saber os acidentes de cada tom
Ex: Fá maior, tem apenas o Gb como acidente.
Ré maior, tem F# e C# como acidente.
Dó sustenido, todas as notas são acidente. C#, D#, E#, F#, G#, A#, B#

E então? É importante para um músico saber disso mesmo ou o meu amigo está certo?
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Mensagem por Zubrycky Seg Maio 30, 2022 7:36 am

A escala do baixo é simétrica em sua tradicional afinação em quartas, o que permite que um mesmo padrão de digitação possa ser aplicado em diversas áreas do braço.

Por exemplo (e aqui excluo propositalmente as cordas soltas por razões didáticas), o desenho da escala maior que começa no dedo 2 (o médio) sempre será uma escala maior, independentemente da nota de partida. O mesmo pode ser aplicado a qualquer padrão de escala que não envolva cordas soltas (quando estas estão presentes, o padrão perdura mas a digitação muda).

Tudo isso é muito prático e pode - e deve - ser usado. O problema aqui é o risco de ficar preso não à escala mas ao padrão dela.  Como há notas que se repetem ao longo do braço, há diferentes tipos de digitação para uma mesma escala. Sendo assim, na minha opinião, saber só um desenho de escala não é o mesmo que saber a escala. É preciso estudar cada intervalo que a compõe e descobrir todas as formas de digitação possíveis.

Depois disso, é necessário, acredito, fazer a mesmíssima coisa com todas as demais escalas geradas pelas demais notas da escala original, aprendendo assim o campo harmônico gerado por esta escala. E digo mais: É necessário transpor tudo isso para cada um dos outros 11 tons.

Sendo assim, seu amigo tecladista está conceitualmente errado ao sugerir que não é necessário saber todas as notas de todos os tons, ainda que, pela simétrica natureza do braço do contrabaixo, o conselho dele tenha indubitáveis aplicações práticas.


Última edição por Zubrycky em Seg Maio 30, 2022 10:43 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por allexcosta Seg Maio 30, 2022 8:02 am

Quando você pergunta se algo é necessário, precisamos saber: é necessário pra quê?

Em 99% das bandas baixistas não improvisam. Pra essa imensa maioria dos baixistas não é necessário saber modos gregos, escalas alteradas ou nada assim.

E o fato da digitação não mudar obviamente permite atalhos no aprendizado. E atalhos são ok, músicos famosos e consagrados os usam também.

Se você quer ser o cara pronto pra tudo, que viaja pra PQP pra substituir o baixista do sertanejo da vez com autoridade, que chega no estúdio e mata uma música de primeira em qualquer tom que o cantor precisar, assim como fica tranquilo numa jam session dentro da Berklee improvisando após um Pipoquinha ou uma Esperanza da vida, você vai precisar saber tudo em todos os tons e ter tudo no dedo...

Esse cara vai ter que estudar muitas horas por dia num nível elevadíssimo, tanto técnico, como harmônico, como o entendimento geral da música e coisas que muitas vezes você aprende na vida e não na escola, como um "shuffle feel" ou tocar atrás do click junto com o batera para criar uma tensão.

Sem entrar no mérito do que é melhor ou pior, música tem a capacidade de ficar cada vez mais complicada à medida que você avança, mas só você sabe se precisa daquele conhecimento pra ser o músico que quer ser...

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Mensagem por Matheus Cid Bass Seg Maio 30, 2022 8:49 am

allexcosta escreveu:Quando você pergunta se algo é necessário, precisamos saber: é necessário pra quê?

Necessário para ser um ótimo músico. Tipo um daqueles que lê partitura e toca jazz e MPB.



Em 99% das bandas baixistas não improvisam. Pra essa imensa maioria dos baixistas não é necessário saber modos gregos, escalas alteradas ou nada assim.

Então quando um cara desses toca sozinho no quarto dele, ele fica fazendo a base normal do baixo enquanto ouve uma música qualquer? Ele fica tocando C, G, Am e F direto... Tendo cuidado de não sair do bumbo, é claro.


E o fato da digitação não mudar obviamente permite atalhos no aprendizado. E atalhos são ok, músicos famosos e consagrados os usam também.

Entendo.


Se você quer ser o cara pronto pra tudo, que viaja pra PQP pra substituir o baixista do sertanejo da vez com autoridade, que chega no estúdio e mata uma música de primeira em qualquer tom que o cantor precisar, assim como fica tranquilo numa jam session dentro da Berklee improvisando após um Pipoquinha ou uma Esperanza da vida, você vai precisar saber tudo em todos os tons e ter tudo no dedo...


Esse cara vai ter que estudar muitas horas por dia num nível elevadíssimo, tanto técnico, como harmônico, como o entendimento geral da música e coisas que muitas vezes você aprende na vida e não na escola, como um "shuffle feel" ou tocar atrás do click junto com o batera para criar uma tensão.

Sem entrar no mérito do que é melhor ou pior, música tem a capacidade de ficar cada vez mais complicada à medida que você avança, mas só você sabe se precisa daquele conhecimento pra ser o músico que quer ser...

Blz, eu entendi que se o cara quiser ser um músico altamente top, tem que estudar muito.

Mas, por acaso, está dizendo também que não vale a pena ser esse tipo de músico se o intuito não é ser do ramo profissional?
Quero dizer, só vale a pena estudar desse jeito, arduamente etc se o intuito é ganhar dinheiro com isso?
Se não, é tempo perdido e esforço desnecessário?
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Mensagem por allexcosta Seg Maio 30, 2022 9:04 am

Matheus Cid Bass escreveu:Necessário para ser um ótimo músico. Tipo um daqueles que lê partitura e toca jazz e MPB.

Então não seja dado a atalhos...

Depois que você estudar muito tudo durante muitos anos, pode encontrar jeitos mais práticos. Mas o músico de alto nível já esqueceu o que o músico médio ainda não sabe...

Matheus Cid Bass escreveu:Então quando um cara desses toca sozinho no quarto dele, ele fica fazendo a base normal do baixo enquanto ouve uma música qualquer? Ele fica tocando C, G, Am e F direto... Tendo cuidado de não sair do bumbo, é claro.

Não, de forma alguma... Ele toca e entende linhas de baixo em geral. Linhas podem ser super complexas em termos ritmicos, de sotaque, etc... Mas raramente saem do universo menor/maior/dominante.

Tente ver algum show da Ivete, por exemplo. São linhas complexas com muitas notas, tocadas por um baixista que te garanto não sabe o que são modos gregos e que não é improvisador. Não obstante tem uma vida confortável como músico profissional.

Matheus Cid Bass escreveu:Blz, eu entendi que se o cara quiser ser um músico altamente top, tem que estudar muito.

Tem.

Matheus Cid Bass escreveu:Mas, por acaso, está dizendo também que não vale a pena ser esse tipo de músico se o intuito não é ser do ramo profissional?
Quero dizer, só vale a pena estudar desse jeito, arduamente etc se o intuito é ganhar dinheiro com isso?
Se não, é tempo perdido e esforço desnecessário?

Não, eu não disse isso...

Não associei tocar bem a ganhar dinheiro. Qual o tipo de baixista que você quer ser? Você escreveu lá em cima "que toca jazz". Baixistas que tocam jazz bem estudam 8-10 horas por dia por anos e entendem a linguagem do jazz, que tem um sotaque muito específico.

Se eu fosse jovem com talento mediano e decidisse hoje ser um baixista de jazz, provavelmente buscaria passar pelo menos um ano numa escola como a Berklee... Existe um sotaque de jazz que é difícil de entender se você não sai do Brasil por um tempo. Estou falando de jazz e não de "Brazilian Jazz".

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Mensagem por Fernando Zadá Seg Maio 30, 2022 9:16 am

Conhecimento nunca é demais.
Mas precisa saber o que fazer com ele só acumular não serve para muita coisa tem que aplicar e fazer conexões com o mundo real ai sim é bem útil.
Saber todas as notas de todas as escalas é simples se você criar o hábito de estudar e tocar sabendo o que esta tocando.
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Mensagem por Matheus Cid Bass Seg Maio 30, 2022 9:53 am

Ei, uma perguna à parte:
Saber ler partitura fluentemente é um diferencial muito grande?
Seguinte, não estou preocupado em tocar profissionalmente ou não. (quando falo Profissionalmente me refiro a ganhar dinheiro). Só quero ser um bom músico que toca com outros bons músicos. Apenas isso.
Saber partitura tem algum peso considerável sobre isso?
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Mensagem por Matheus Cid Bass Seg Maio 30, 2022 9:55 am

Esse Brazilian Jazz que você falou é Bossa nova?
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Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Maio 30, 2022 10:50 am

Matheus Cid Bass escreveu:(...)Saber partitura tem algum peso considerável sobre isso?
Ler partituras fluentemente vai ajudar bastante em determinados nichos musicais.
Em alguns você nem consegue entrar se não souber ler.
E em outros é irrelevante.

Mas é um conhecimento muito útil.

Há muito material disponível em partitura e facilita MUITO aprender uma música mais complexa tendo a partitura e não somente seu ouvido.

PS: e não somente a clave de F. Saber a clave de G é bom também (a clave de C pode deixar pra depois).

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Mensagem por allexcosta Seg Maio 30, 2022 10:59 am

Matheus Cid Bass escreveu:Ei, uma perguna à parte:
Saber ler partitura fluentemente é um diferencial muito grande?
Seguinte, não estou preocupado em tocar profissionalmente ou não. (quando falo Profissionalmente me refiro a ganhar dinheiro). Só quero ser um bom músico que toca com outros bons músicos. Apenas isso.
Saber partitura tem algum peso considerável sobre isso?

Pra ser esse baixista que você quer ser tem peso sim.

Eu, que nunca fui baixista de jazz (tampouco perambulei por esse meio) ou grande improvisador, já cheguei em gig de alguém chegar com a partitura 10 minutos antes de começar o show, me entregar e falar "hoje a gente vai tocar essa aqui". Aliás, tocando salsa isso acontece com frequência.

E eu leio FÁ bem meia boca, mas como fiz violão clássico tenho um pouco mais de facilidade com SOL. Só que sabendo o tom você sabe pra onde a convenção vai pela própria escrita, mesmo em outra clave.

Matheus Cid Bass escreveu:Esse Brazilian Jazz que você falou é Bossa nova?

Não, mas pode incluir algo de bossa-nova.

Pense em Egberto Gismonti, Ermeto, algo de João Bosco, Djavan, Zimbo Trio, etc...



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