Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades

4 participantes

Ir para baixo

Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades Empty Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades

Mensagem por DiegoBueno Qui Jul 28, 2022 8:37 pm

Fala meu povo. 'Ceis tão bão'?

Bom, se preparem que lá vem textão de novo  Ri Muito

Enfim, não sei se caracterizo esse topico como sendo de "dúvidas" ou se apenas divagações da minha mente perturbada e os dedos coçando pra fuçar no meu contrabaixo.

Pois bem, começando... Ontem peguei um Condor BC6000 de um brother meu, pra dar um "up" na estética que está bem judiada. Talvez ele vá vender, enfim, então estou dando essa ajuda pra ele. Muitos talvez saibam, mas além de ter equalizador de 3 bandas, possui também uma chave para alternar entre ativo/passivo (o tipo mais comum, pré ativo, caps humbuckers passivos). 

A seleção de captadores é feita por um potenciometro (Balance), e cada captador possui uma chave para splitar uma bobina deixando o humbucker como Single. O "problema" disso tudo é que ao deixar no modo Passivo os unicos controles atuantes são de Balance e Volume (além das chaves de Split), ou seja, nenhum controle tonal, é selecionar o cap, regular o volume e "taca-le pau".

Eis então que comecei a fuçar no diagrama do meu Giannini e tive 2 idéias. 

1- Pra não deixar o baixo parecendo um avião cheio de botões e chaves de controle, o primeiro mod seria usar um Push-Pull DPDT para alternar entre Ativo e Passivo.

2- Um pot concentrico para manter o controle de agudos no modo ativo, mas tambem adicionar um Tone Master que atue em ambos os modos, mas obviamente, a utilização seria focada no modo passivo.

Maaaaaaaaassss... Como sou um fuçador nato, pensei um pouco além.. E nesse caso sim surgiu uma duvida: Existe algum potenciometro Push Pull que seja 3PDT??

Pensei nisso, pois um dos "problemas" de um baixo ativo/passivo é o pré continuar sendo alimentado pela bateria mesmo no modo passivo, fica ali em stand-by. Talvez seria até melhor utilizar 2x Push-Pull, sendo um pra chavear entre ativo/passivo, e o outro para desconectar o Negativo da bateria do sistema.

Como o negativo é ligado ao terra qdo se pluga o cabo, teoricamente seria possivel remover o negativo do jack e transferir para a chave. O interessante da 3PDT é que seria algo mais "automatizado", por exemplo, ligou o modo ativo conecta a bateria, mudou pra passivo altera o "caminho" do sinal e isola a bateria.

Estou pensando inclusive nos "percalços" que isso pode trazer, por exemplo, o baixo na Bag não poderia pressionar o botão e ativar o sistema (e consequentemente conectar a bateria), pra não ficar como se "o cabo estivesse 24hs plugado", então utilizaria uma configuração "normalmente passivo", de modo que o sistema só ativaria quando eu puxasse o pot.

Enfim, divagações de uma mente perturbada. Em teoria pode até ser que funcione, preciso ver na prática bounce .

PS: se alguem tiver qualquer sugestão, por exemplo, se já houver um caminho mais "fácil" que ja tenham utilizado em algum modelo/marca, me informem para que eu possa pesquisar. Não sou formado na área, embora tenha um pouco de conhecimento, então to tentando "caminhar com minhas proprias pernas", porém tenho o costume de dar voltas e voltas desnecessariamente, muitas vezes estou quebrando a cabeça e a solução é mais simples do que parece  Laughing
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 148
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades Empty Re: Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades

Mensagem por DiegoBueno Sex Jul 29, 2022 6:51 pm

Continuando meus devaneios, a idéia para utilizar um Tone master passivo, surgiu dessa imagem.
Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades JEcvyXB

Fazendo dessa forma, ao colocar a chave na posição Ativa o sinal percorreria todo o caminho do circuito original, ignorando o Tone passivo. Ao utilizar a chave na posição Passivo, além de isolar integralmente o sistema ativo (pré-amp), colocaria o Tone passivo na cadeia de sinal.

Obviamente, não obtive sucesso na busca por Potenciometro Push-Pull que seja 3PDT. Estou pensando, então, em adicionar um Toggle Switch 3PDT para comandar a alternancia Passivo/Ativo, ao mesmo tempo que irá Ligar/Desligar a bateria do sistema.

Então pensei em 2 opções:

Opção 1: 

- Fazer um novo furo no contrabaixo para colocar o Switch

-Transferir os controles de Agudo e Grave (Ativos) para um pot concêntrico no local do pot de Agudo, e instalar o Tone (passivo) no lugar original do Pot de grave. Ou vice versa, Tone no lugar do Agudo, e Agudo/Grave no local do grave.

Opção 2: 

- Não furar o Contrabaixo.
- Usar um Push/Pull SPDT ou DPDT como Tone (passivo) e ser tambem responsável por Ligar/Desligar a bateria
- Usar outro Push/Pull DPDT para alternar entre Passivo/Ativo.

E pensando melhor, talvez role outra pequena modificação, independente das duas opções acima, mas ainda não estudei a viabilidade: Usar um pot concentrico para comandar os Captadores.

Mas, por enquanto, apenas idéias, idéias e mais idéias...
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 148
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades Empty Re: Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades

Mensagem por fheliojr Sex Jul 29, 2022 11:31 pm

Diego, tudo bem?
Sou um cara meio chato, mas bem intencionado, então não fique com raiva de mim, OK?

DiegoBueno escreveu:...Talvez seria até melhor utilizar 2x Push-Pull, sendo um pra chavear entre ativo/passivo, e o outro para desconectar o Negativo da bateria do sistema...

Achei isso muita gambiarra.

DiegoBueno escreveu:...Fazer um novo furo no contrabaixo para colocar o Switch...

Eu não faria modificações invasivas em um instrumento meu, só para testes.


Desculpe por eu não conseguir te ajudar, concretamente.

____________________________
BBB 22 - Bring Bertola Back in 2022
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11779
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades Empty Re: Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades

Mensagem por DiegoBueno Sab Jul 30, 2022 11:02 am

Fala aí, Helião  Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades 1f604 

fheliojr escreveu:Sou um cara meio chato, mas bem intencionado, então não fique com raiva de mim, OK?

Fica tranquilo man, o debate  e discordancias são importantes, afinal até mesmo os contrapontos  abrem caminhos para outras opções até então não observadas ou não levadas em consideração  Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades 1f609 


fheliojr escreveu:Achei isso muita gambiarra.
 Pois é, eu também. No momento são as opções que encontrei para não alterar tanto a originalidade. Mas, como comentaram em outro topico, se o preamp for bom o consumo é irrisório, então penso em desconsiderar a chave para desconectar a bateria, pois de qualquer forma a idéia principal é "não ficar sem tocar" se a bateria acabar e não tiver como trocar na hora.

fheliojr escreveu:Eu não faria modificações invasivas em um instrumento meu, só para testes.

Sim, meu contrabaixo ainda está na garantia, então "no momento" não faria nada que afetasse isso. Para testes, estou pensando em utilizar o antigo Golden que estou reformando. Tem basicamente as mesmas furações do Giannini, apesar ser passivo de fábrica e usar um toggle switch de 3 posições para seleção dos captadores (ao inves de um pot de Blend). Estou pensando em adquirir outro "kit" de préamp semelhante ao do Giannini pra isso, pq é complicado mexer em time que está ganhando. 

Eu sou meio besta mesmo, quando comprei minha moto (chinesa) ninguem queria mexer nela, então fui aprendendo aos poucos, usando a minha de cobaia, e hoje tenho uma oficina, presto manutenção para outras pessoas. Com guitarras e amplificadores tbm foi a mesma coisa, atualmente faço minhas proprias manutenções, conserto meus proprios pedais, cheguei até a montar meu proprio amplificador, mas sou novato no mundo dos contrabaixos e, principalmente, sistemas ativos.

Então fazer essas coisas me ajudam a aprender, testar na prática, e depois posso dividir isso em "módulos", por exemplo, integrar um pot de tone, ou uma chave pra splitar bobina de humbucker, uma chave ativo/passivo, ou mesmo combinar isso tudo de modo que funcione (apesar da "gambiarra"). Já que não posso ter vários equipos pra testar tenho que ter pelo menos algum de cobaia  Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades 1f602  

fheliojr escreveu:Desculpe por eu não conseguir te ajudar, concretamente.

Ajudou sim, inclusive já estou repensando algumas coisas e analisando novos caminhos. Agradeço por sua opinião  Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades 1f604

Valeu man. Ótimo fim de semana 'pá nóis' headbang
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 148
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades Empty Re: Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades

Mensagem por dibass Sab Jul 30, 2022 11:31 am

Sobre a parte eletronica propriamente dita não consigo te ajudar porém se for pra vender o instrumento é melhor deixar o mais original possível

se for manter o instrumento ai apoio todos os testes
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1557
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades Empty Re: Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades

Mensagem por DiegoBueno Dom Jul 31, 2022 4:04 pm

dibass escreveu:se for manter o instrumento ai apoio todos os testes



Então, man, eu não costumo vender meus equipos. Até hoje, de todas as tralhas que tenho, só 'perdi' uma guitarra e um sax, a guitarra era uma Magnum Vector, que sequer encontro referencias na net, e parecia um berimbau de 6 cordas, e o sax vendi pra comprar uma placa de video pr omeu PC (oportunidade de 1 em 1Milhão, não podia perder).

A unica coisa que 'pesa' nesse caso é que o instrumento ainda está na garantia, mas a maioria dos meus equipos sempre foram modificados, muitos inclusive peguei com gambiarras feitas pelo dono anterior (que corrigi em seguida), então não tenho problemas quanto as modificações.

De qualquer forma estou analisando, pq não vou utilizar o baixo 'profissionalmente' tocando por aeh, então, como comentei com o Helio logo acima, muitas coisas podem ser desnecessárias, como 'desconectar a bateria', dado que o consumo seria irrisório num préamp bom.

Diria que na 'pior' das hipoteses eu estaria adquirindo maior conhecimeno de elétrica, dado que o baixo é meu primeiro instrumento ativo. Entendendo melhor esse sistema talvez eu possa colaborar mais com duvidas da galera aqui do fórum.

Como eu disse, na 'teoria' creio que rola, preciso testar na prática hehehe

PS: Pensei em contatar o Colela e o Bertola, mas temo ser inconveniente. 'Conheci' o Bertola no fórum Handmades, aprendi muito lendo os posts dele (lá e aqui), bem como aprendi com o Colela aqui. Só tenho a agradecer por isso.
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 148
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

dibass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades Empty Re: Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades

Mensagem por patriciofernandes Seg Ago 01, 2022 4:58 am

Se você conseguir fazer uma ligação em que o negativo da bateria não feche curto com o aterramento do instrumento, e ao mesmo tempo o instrumento tenha sinal no jack e o aterramento também, você estará desligando a bateria e usando o modo passivo normalmente. É gambiarra, mas dá sim. Só vai dar trabalho entulhar essa quantidade de coisa na cavidade...
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1035
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades Empty Re: Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades

Mensagem por DiegoBueno Seg Ago 01, 2022 12:22 pm

patriciofernandes escreveu:Só vai dar trabalho entulhar essa quantidade de coisa na cavidade...

Cara, a principio seria até "simples", considerando o BC6000 que tem 5 potenciometros e 3 chaves, no mesmo espaço, dá pra fazer de um jeito relativamente "limpo" sem bagunçar muito.

Na verdade estou começando a desconsiderar o desligamento da bateria, mas de qualquer forma é simples, bastaria pegar a SPDT ou DPDT de um Push/Pull pra chavear. Por isso pesquisei por algum Push/Pull que fosse 3PDT, mas não encontrei, pois ao inves de usar varias chaves daria pra concentrar tudo numa só, mais limpo, organizado e daria pra fazer chaveamento Ativo/Passivo + conexão/desconexão da bateria num unico acionamento.
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 148
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades Empty Re: Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades

Mensagem por patriciofernandes Seg Ago 01, 2022 9:02 pm

Pra mim é trabalho demais para benefício de menos.
Um pré que gasta muito com uso intenso deve pedir uma bateria nova a cada 6 meses mais ou menos.
Por ano você gastaria 40 reais se comprar bateria “cara”.
Não vejo muito problema…

Se mesmo assim for ruim pra vc o gasto, se não pretende usar o baixo no modo ativo com frequência tira a bateria e deixa sem ela mesmo enquanto estiver usando passivo
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1035
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades Empty Re: Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades

Mensagem por DiegoBueno Seg Ago 01, 2022 9:17 pm

patriciofernandes escreveu:Pra mim é trabalho demais para benefício de menos.
Um pré que gasta muito com uso intenso deve pedir uma bateria nova a cada 6 meses mais ou menos.

Exato, esse eh um dos motivos pelo qual que estou desconsiderando a chave pra desligar a bateria, até pelo fato de querer fazer o chaveamento para poder usar o baixo no modo passivo, nao haveria "obrigatoriedade" da bateria. Na circunstancia atual, sem bateria = sem baixo, mas no passivo ainda rola continuar usando se a bateria acabar.
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 148
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

patriciofernandes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades Empty Re: Chave Ativo Passivo - Analisando possibilidades

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos