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Baixos Precision: Questões sobre Definição

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Mensagem por B3ck1m2n Sex maio 26, 2023 5:48 pm

Pessoal, estou com uma dúvida aqui... Estava usando um baixo com captação PJ, mas estava com dificuldades de alcançar a definição nas notas agudas (corda G, geralmente), por mais que equalizador. Já ouvi falar que baixos precision acabam sendo mais adequados pra alguns tipos de som do que outros, que não é em todo tipo de música que se encaixam, como também já ouvi dizer que os Jazz Bass tem o som mais definido, etc.

A minha dúvida é: essa dificuldade de definição nas notas agudas é típica do baixo precision? E no meu caso, que toco música que utilizam essas regiões mais agudas o precision não seria indicado? E se não for essa a questão, tem jeito de corrigir esse problema somente com equalização? O que sugerem? 

Agradeço desde já a atenção, amigos baixistas!
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Mensagem por allexcosta Sex maio 26, 2023 5:53 pm

Consegue um sample de timbre de baixo "sem definição" e um "com definição"?

Qual instrumento que você costuma tocar parece ter essa definição que você sente falta nesse instrumento PJ?

Que cordas estão nele e quais você usa no outro que tem definição?

Onde está ouvindo o som desse instrumento? É diferente de onde costuma ouvir os que te agradam mais?

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Mensagem por B3ck1m2n Sex maio 26, 2023 6:06 pm

allexcosta escreveu:Consegue um sample de timbre de baixo "sem definição" e um "com definição"?

Qual instrumento que você costuma tocar parece ter essa definição que você sente falta nesse instrumento PJ?

Que cordas estão nele e quais você usa no outro que tem definição?

Onde está ouvindo o som desse instrumento? É diferente de onde costuma ouvir os que te agradam mais?
Esse PJ é 5 cordas passivo (cordas 0.45 normais - Afinação meio tom abaixo da padrão em todas as cordas). Estava tentando usar ele para tocar todas as músicas do repertório, visto que anterior só o usava pra tocar uma das músicas que pede a corda B. Nas outras eu utilizava um baixo 4 cordas com Captação Soapbar EMG Hz passivo (utiliza o mesmo tipo de cordas e a mesma afinação). O cubo do baixo é o mesmo, um Marshall (não sei o modelo, mas tem entre 100 e 200 whats). Toco em estúdio.

O sample eu vou ficar devendo! Kkkk


Última edição por B3ck1m2n em Sex maio 26, 2023 6:09 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Zubrycky Sex maio 26, 2023 6:07 pm

Não vejo problemas com a região aguda do Precision.


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Mensagem por B3ck1m2n Sex maio 26, 2023 6:20 pm

Zubrycky escreveu:Não vejo problemas com a região aguda do Precision.

Então... Aí no caso é o baixo tocando sozinho. Quando eu toco sozinho até dá pra ouvir bem, dando um boost nos agudos, mas junto com a banda já não consigo ouvir essas agudas bem definidas, nas escalas e "firulas", agora graves e médios já ficam melhores. No outro baixo, já consigo melhor essa definição. Me parece que o problema não seja só questão de aumentar os agudos, porque melhora, mas só um pouco. Por isso me pergunto se o precision teria essa dificuldade e, por mais que equalize acabe não chegando a um resultado satisfatório...
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Mensagem por JAZZigo Sáb maio 27, 2023 6:51 am

IMHO, um boostzinho de médios, com centro de frequência em torno de 800Hz e 1200Hz, deve resolver o problema.

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Mensagem por allexcosta Sáb maio 27, 2023 7:46 am

B3ck1m2n escreveu:O sample eu vou ficar devendo! Kkkk

Que pena. Não precisava ser um sample seu. É mais fácil entender um som com um som que com palavras...

B3ck1m2n escreveu:Nas outras eu utilizava um baixo 4 cordas com Captação Soapbar EMG

Parece ser a diferença principal aqui... Captadores EMG são desenhados para resposta bem full-range, sem a perda de agudos de captadores mais tradicionais. Imagino que você possui memória auditiva desses captadores e sente falta de algo nos outros.

Além disso, o captador split-p em posição normal causa um desequilíbrio no timbre das cordas. As mais agudas, que já possuem menos massa e por isso possuem timbre naturalmente mais magro, perdem ainda mais peso e caráter quando captadas por um split-p. Por esse motivo, prefiro o split-p em posição invertida.

Essa perda de peso e caráter que descrevo aqui (é difícil explicar sons com palavras) pode ser percebida como "perda de definição" por algumas pessoas.

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Mensagem por B3ck1m2n Sáb maio 27, 2023 12:34 pm

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:O sample eu vou ficar devendo! Kkkk

Que pena. Não precisava ser um sample seu. É mais fácil entender um som com um som que com palavras...

B3ck1m2n escreveu:Nas outras eu utilizava um baixo 4 cordas com Captação Soapbar EMG

Parece ser a diferença principal aqui... Captadores EMG são desenhados para resposta bem full-range, sem a perda de agudos de captadores mais tradicionais. Imagino que você possui memória auditiva desses captadores e sente falta de algo nos outros.

Além disso, o captador split-p em posição normal causa um desequilíbrio no timbre das cordas. As mais agudas, que já possuem menos massa e por isso possuem timbre naturalmente mais magro, perdem ainda mais peso e caráter quando captadas por um split-p. Por esse motivo, prefiro o split-p em posição invertida.

Essa perda de peso e caráter que descrevo aqui (é difícil explicar sons com palavras) pode ser percebida como "perda de definição" por algumas pessoas.
Entendi! A intenção era entender mesmo se essa era uma dificuldade típica do modelo e se acabava tornando os precision meio inviáveis para determinados sons. Também se dava pra compensar o "problema" atravez da equalização. Me parece que os precision acabam soando bem quando a música é mais uma base de acompanhamento ou Groove mais em cima das fundamentais e não ficando tão bom quando explora regiões mais agudas em execuções com mais notas (escalas, por exemplo). Mas era uma impressão minha corroborada por algumas coisa que já li aqui e em outros lugares. Por isso quiz esclarecer essa questão.

Bom, acabei seguindo a dica do Jazzigo e também diminuí um pouco algumas frequências mais grave ao invés de só aumentar os agudos. Parece que melhorou, ao fone,l pelo menos, depois irei testar melhor no próximo ensaio. Talvez o segredo seja trabalhar em frequências mais específicas do que somente no geral grave - médio - agudo paramétrico.  winkfinger
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Mensagem por allexcosta Sáb maio 27, 2023 12:59 pm

B3ck1m2n escreveu:Me parece que os precision acabam soando bem quando a música é mais uma base de acompanhamento ou Groove mais em cima das fundamentais e não ficando tão bom quando explora regiões mais agudas em execuções com mais notas (escalas, por exemplo).

Acho que agora podemos falar de sons com sons...



B3ck1m2n escreveu:Bom, acabei seguindo a dica do Jazzigo e também diminuí um pouco algumas frequências mais grave ao invés de só aumentar os agudos. Parece que melhorou, ao fone,l pelo menos, depois irei testar melhor no próximo ensaio. Talvez o segredo seja trabalhar em frequências mais específicas do que somente no geral grave - médio - agudo paramétrico.  winkfinger

Entender EQ e ter recursos disponíveis para ajustes pode ser a diferença entre um timbre que você só tolera e um que você gosta. "Definição" de notas num contrabaixo muitas vezes é mais relacionada à ausência de boominess que à presença de agudos.

E, falando em agudos, é bom lembrar que cordas de aço oferecem mais dessas frequências que níquel, com perda discreta na região dos médios. É óbvio que podemos fazer outras tantas comparações entre características de cordas e timbre que elas produzem, o que é também verdade em relação a marcas (até certo ponto, é claro).

Ainda falando sobre os EMG, esses captadores são conhecidos por produzirem um som mais hi-fi, ou como alguns gostam de dizer, clínico (olha as palavras definindo sons outra vez)... E é um som muito único, que você estranhará se utilizar outros captadores, especialmente se é uma característica que te agrada.

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Mensagem por B3ck1m2n Sáb maio 27, 2023 1:47 pm

Muito Top essa música do Jamiroquai! 🤩
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Mensagem por B3ck1m2n Sáb maio 27, 2023 1:47 pm

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Mensagem por B3ck1m2n Sáb maio 27, 2023 1:56 pm

allexcosta escreveu:




Ainda falando sobre os EMG, esses captadores são conhecidos por produzirem um som mais hi-fi, ou como alguns gostam de dizer, clínico (olha as palavras definindo sons outra vez)... E é um som muito único, que você estranhará se utilizar outros captadores, especialmente se é uma característica que te agrada.
Sim, esse meu soa tão agudo que tenho até que reduzir um pouco pra ficar melhor. É bem o oposto do precision que eu tenho: o som vem bem magro, mas com agudos mais definidos e brilhantes. Aumentando os graves, fica bom.
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Mensagem por Odisseu Sáb maio 27, 2023 2:21 pm

B3ck1m2n escreveu:Pessoal, estou com uma dúvida aqui... Estava usando um baixo com captação PJ, mas estava com dificuldades de alcançar a definição nas notas agudas (corda G, geralmente), por mais que equalizador. Já ouvi falar que baixos precision acabam sendo mais adequados pra alguns tipos de som do que outros, que não é em todo tipo de música que se encaixam, como também já ouvi dizer que os Jazz Bass tem o som mais definido, etc.

A minha dúvida é: essa dificuldade de definição nas notas agudas é típica do baixo precision? E no meu caso, que toco música que utilizam essas regiões mais agudas o precision não seria indicado? E se não for essa a questão, tem jeito de corrigir esse problema somente com equalização? O que sugerem? 

Agradeço desde já a atenção, amigos baixistas!

Tenho a mesma sensação, comprei um Fender Precision que era meu sonho, e quando chega nas notas mais agudas parece que o som é mais magro do que meu outro baixo Tagima TW 65, que é um Precision Jazz, mesmo no Tagima usando somente o captador Precision parece que o timbre é mais gordo nas agudas do que o Fender, mas em compensação o Fender nas notas graves é uma turbina comparado ao Tagima

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Mensagem por B3ck1m2n Sáb maio 27, 2023 8:14 pm

Odisseu escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Pessoal, estou com uma dúvida aqui... Estava usando um baixo com captação PJ, mas estava com dificuldades de alcançar a definição nas notas agudas (corda G, geralmente), por mais que equalizador. Já ouvi falar que baixos precision acabam sendo mais adequados pra alguns tipos de som do que outros, que não é em todo tipo de música que se encaixam, como também já ouvi dizer que os Jazz Bass tem o som mais definido, etc.

A minha dúvida é: essa dificuldade de definição nas notas agudas é típica do baixo precision? E no meu caso, que toco música que utilizam essas regiões mais agudas o precision não seria indicado? E se não for essa a questão, tem jeito de corrigir esse problema somente com equalização? O que sugerem? 

Agradeço desde já a atenção, amigos baixistas!

Tenho a mesma sensação, comprei um Fender Precision que era meu sonho, e quando chega nas notas mais agudas parece que o som é mais magro do que meu outro baixo Tagima TW 65, que é um Precision Jazz, mesmo no Tagima usando somente o captador Precision parece que o timbre é mais gordo nas agudas do que o Fender, mas em compensação o Fender nas notas graves é uma turbina comparado ao Tagima
Verdade! O precision tem seus pontos altos! Mas dá pra entender também o porque dos Jazz Bass terem se popularizado mais.
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