Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Curso de composicao

5 participantes

Ir para baixo

Curso de composicao Empty Curso de composicao

Mensagem por Jan Ptak Gerep Seg Jan 11, 2010 6:30 pm

Ola,
Toco baixo ja tem um tempo.
Nao estudei serio. Tiro as musicas de ouvido ou por cifras.

A pouco tempo me interessei pelo curso de composicao;
Soh que pelo que entendi a prova de habilidade especifica pro curso de Composicao eh feita no piano ou violao.
Isso eh verdade? Mandei email pra UFRJ e nao tive resposta.
Eu tinha pensando em estudar baixo a serio pra poder fazer o curso de composicao. Mas a UFRJ, por exemplo, nao oferece o curso de baixo eletrico, "soh" o do acustico. Isso quer dizer que mesmo que o teste de habilidade especifica nao tenha que ser no piano ou violao, teria que ser ao menos no contrabaixo acustico.
Alguem pode me ajudar?
Achei o curso tanto na UFRJ qto na Uni-rio.
Desde ja, obrigado pela atencao.

Jan Ptak Gerep
Membro

Mensagens : 13
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de composicao Empty Re: Curso de composicao

Mensagem por DUDUBASS Qui Jan 21, 2010 12:00 am

Jan, um curso de composição em uma universidade é bem além daquilo que se imagina e a saber vc não vai trabalhar compondo o estilo que quer. Em um curso deste naipe vc estuda para escrever arranjos para quintetos de cordas, composições atendendo ás exigencias solicitadas, faz um arranjo para metais, compõe uma peça dodecafônica, rearranja uma música popular para ser executada por uma orquestra de câmara, compõe uma peça para piano e flauta e etc. Vc tem que escrever para todos os instrumentos de uma orquestra, ou seja, leitura, escrita e notação de alturas e claves de todos os instrumentos são pré-requisitos essenciais, é um trabalho tipo de um maestro, um curso dificílimo realmente e bem diferente daquilo que se é imaginado em primeiro plano.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de composicao Empty Re: Curso de composicao

Mensagem por Jan Ptak Gerep Qui Jan 28, 2010 3:24 pm

Dudubass,
Obrigado pela resposta.
A minha ideia do curso de composicao era essa mesmo que vc disse. O que quero fazer eh compor trillha sonora.
Tenho ideia de que eh um curso puxado, dificil.
Gostaria de saber como começo a caminhada pra conseguir fazer tal curso.

A minha duvida principal em cima disso esta em qual instrumento devo me dedicar, contra baixo acusitco ou piano.
Nao sei tocar ambos. (toco baixo eletrico e bateria)

desde ja, obrigado mais uma vez pela atencao.

Jan Ptak Gerep
Membro

Mensagens : 13
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de composicao Empty Re: Curso de composicao

Mensagem por allexcosta Qui Jan 28, 2010 3:25 pm

Piano, sempre...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de composicao Empty compocisao.

Mensagem por Jan Ptak Gerep Qui Jan 28, 2010 3:29 pm

allexcosta escreveu:Piano, sempre...

Valeu alex, brigado.

Jan Ptak Gerep
Membro

Mensagens : 13
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de composicao Empty Re: Curso de composicao

Mensagem por Rafael do Baixo Qui Jan 28, 2010 4:31 pm

O edital do vestibular da UFRJ deixa bem claro isso cara,a primeira etapa da prova prática é a execução de uma peça de livre escolha,e no instrumento que você bem quiser,com um único porém,você só pode fazer a prova sozinho se tocar algum instrumento harmônico [piano,violão,barrofonicos],caso toque baixo acústico,baixo elétrico [para a prova do THE eles permitem usar esse instrumento,mas não tem curso na instituição] ou algum instrumento melódico,você deve tocar acompanhado de um violonista ou pianista[você tem que levar o acompanhador],do contrário está eliminado da prova.

Já a 2ª parte da prova de composição,é obrigatóriamente realizada no piano,já que eles cobram a execução de uma peça no piano,o edital desse ano do vestibular cobra a execução de uma peça de livre escolha,do ciclo Mikrokosmos de Béla Bartok,do volume 3 em diante,que é quando as peças ficam mais "interessantes".

Só um detalhe,o vestibular de música da UFRJ já acabou,as provas do THE foram Sábado,Domingo e Segunda-Feira agora,eu fiz a prova Sábado e Domingo,para licenciatura em música,com execução ao piano.

Os cursos da UFRJ são todos voltados para a música erudita,então num curso de composição você aprenderá apenas a compor obras dentro dessa estética,música popular nem pensar.

Honestamente,eu acho que se você pretende fazer um curso de composição,vocÊ DEVE tocar piano,já que é um instrumento com uma extenção enorme,e que lhe apresenta inúmeras possibilidades para compor.

Entrar em um curso de composição sabendo tocar apenas baixo [seja elétrico ou acústico] é furada,você não vai durar nem 1 semestre lá dentro,a não ser que você seja um verdadeiro monstro da harmonia e teoria musical,aí dá pra se virar.

Pense também que nos últimos semestres do curso você vai ter que compo Fugas,Toccatas,Invenções e outros tipos de composição eruditas,tudo isso é muito complexo.

Quanto ao curso da Unirio,não sei lhe informar,pois ainda estou lendo o edital,então seria uma boa você entrar no site da instituição e dar uma olhada.

____________________________
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de composicao Empty Re: Curso de composicao

Mensagem por Jan Ptak Gerep Qui Jan 28, 2010 4:55 pm

Valeu Rafael muito obrigado.

Eu sei que o THE ja passou. Nao pretendia prestar agora. Me interessei pelo curso. Agora estou tentando descobrir como faço para entrar.
mais uma vez, grato pela atencao.

Jan Ptak Gerep
Membro

Mensagens : 13
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de composicao Empty Re: Curso de composicao

Mensagem por DUDUBASS Qui Jan 28, 2010 6:09 pm

Realmente em um curso de composição, o ideal é que o músico toque piano e/ou violão, é óbvio que será muito melhor se for no piano e não é necessário ser um concertista, mas que tenha execução para composição e arranjos.... e a escrita para todos os instrumentos é uma barra pesadíssima, saber as notações de altura de cada um deles, saber quais os que são escritos tranpostos e como soam, ter conhecimento da técnica de cada instrumento separadamente, para não compor algo inexecutável naquele instrumento e etc. Eu jamais encararia um curso desse, tenho alguns amigos que fazem e sei das exigências... outra coisa, normalmente os compositores com formação acadêmica tocam um pouco de cada instrumento e raramente algum deles muito bem.... além de que em um curso deste nível o ideal é que se faça um mestrado e/ou doutorado posteriormente.... uma outra possibilidade para vc é a de fazer uma licenciatura ou bacharelado e posteriormente uma especialização em trilha sonora.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de composicao Empty Re: Curso de composicao

Mensagem por andremega Qui Jan 28, 2010 6:19 pm

A unirio costuma ser mais voltada pra canto coral. Como tem (ou tinha) o bacharelado em musica popular brasileira, pode ser que o curso de composição seja menos ligado ao erudito.

Quando estudava lá os cursos em geral eram bem melhores que os da UFRJ. Até o vestibular cobrava mais. Havia então esse movimento para a música brasileira.

Agora, tanto em composição como em regência a proficiência em piano é extremamente necessária. Aconselho já estar com boa percepção musical e se virando bem no piano.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de composicao Empty Re: Curso de composicao

Mensagem por Jan Ptak Gerep Sex Jan 29, 2010 12:36 am

Valeu Dudubass e Andremega,
Muito obrigado mesmo.

Trilha sonora eh o que me interessa mesmo. Vi que na Berklee, por exemplo, eles oferecem o curso de "Scoring" (que ja eh voltado direto pra trilha sonora) mas aqui no Rio, "trilha sonora" faz parte do curso de composicao.

No conservatorio brasileiro, vc faz um ciclo basico (de dois anos) e depois (mais dois anos) escolhe a area de atucao.
Imaginei que todos os cursos de composicao seguissem a mesma linha.
To errado?

Jan Ptak Gerep
Membro

Mensagens : 13
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de composicao Empty Re: Curso de composicao

Mensagem por DUDUBASS Sex Jan 29, 2010 9:34 am

Jan Ptak Gerep escreveu:Valeu Dudubass e Andremega,
Muito obrigado mesmo.

Trilha sonora eh o que me interessa mesmo. Vi que na Berklee, por exemplo, eles oferecem o curso de "Scoring" (que ja eh voltado direto pra trilha sonora) mas aqui no Rio, "trilha sonora" faz parte do curso de composicao.

No conservatorio brasileiro, vc faz um ciclo basico (de dois anos) e depois (mais dois anos) escolhe a area de atucao.
Imaginei que todos os cursos de composicao seguissem a mesma linha.
To errado?


Procura saber a ementa de cada curso, que são todas as disciplinas estudadas ao longo do curso e as suas cargas horárias, agora em um curso superior de composição vc galgará um diploma de NÍVEL SUPERIOR, não quer dizer que vai ser melhor ou pior do que ninguém, mas é um diploma de nível superior que te habilita pra muita coisa, como prestar concursos públicos(inclusive aqueles que nada tem haver com música e que exigem qualquer formação superior), fazer um mestrado e etc; um curso de conservatório te habilita a muita coisa, mas eu desconheço que seja curso de nível superior com toda aquela grade(sociologia, psicologia, metodologia da pesquisa, antropologia e etc)..... são coisas diferentes, em um curso superior vc estuda outras disciplinas que não tem nada haver com música e que fazem parte da grade de formação superior, perceba as diferenças e as possibilidades que cada um proporciona, o conservatório é mais como um curso técnico e não superior, porém acredito que pra vc talvez seja até uma melhor opção.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de composicao Empty Re: Curso de composicao

Mensagem por Jan Ptak Gerep Sex Jan 29, 2010 11:13 am

Valeu Dudubass, obrigado mais uma vez.
Cool

Jan Ptak Gerep
Membro

Mensagens : 13
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de composicao Empty Re: Curso de composicao

Mensagem por Jan Ptak Gerep Sex Jan 29, 2010 11:28 am

Ah, esqueci de mencionar. Curso de composicao, assim como outros do conservatorio brasileiro, contam como 3 grau sim.
Eu fui la perguntar.

Cheguei a conversar sobre o curso de composicao, com um dos cordenadores.

Mas como toda instituicao particular eles estao mais preocupados com o ingresso do aluno. Ja que uma vez dentro, eh igual a mensalidade.
Me foi sugerido, na epoca, que eu tivesse umas aulas de teoria e fizesse o "THE" tocando caixa clara, ja que toco bateria.

Soh depois que comecei a fazer as aulas de teoria percebi que o buraco eh bem mais embaixo, e poem embaixo nisso, do que me foi dito.

Agora vou procurar um lugar preu ter aula de piano e começar a minha longa caminhada ate o curso de composicao.

Se alguem souber de um lugar pra indicar... Wink

Como sempre, muito obrigado pela atencao.

JG.

Jan Ptak Gerep
Membro

Mensagens : 13
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Curso de composicao Empty Re: Curso de composicao

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos