Procurando um Rick de Luthier acessível
+5
CSergio
Stefano T.
Mulambo
BigBoy
LucianoDrakkon
9 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Procurando um Rick de Luthier acessível
Camaradas,
Estou a procura de réplica de Rick 4003, preferencialmente de luthier. Tive um Chinabacker, e aqueles dois trastes a mais me incomodavam um pouco, enfim, vendi...
Tenho 5k pra perder, alguma sugestão, contatos de luthier que fazem (bem) esse tipo de serviço?
Grato!
Estou a procura de réplica de Rick 4003, preferencialmente de luthier. Tive um Chinabacker, e aqueles dois trastes a mais me incomodavam um pouco, enfim, vendi...
Tenho 5k pra perder, alguma sugestão, contatos de luthier que fazem (bem) esse tipo de serviço?
Grato!
LucianoDrakkon- Membro
Re: Procurando um Rick de Luthier acessível
procura no facebook:
Narcirio Luthier
Edson Gomes - Luhtier
Ambos fazem ótimas cópias!!
Narcirio Luthier
Edson Gomes - Luhtier
BigBoy- Membro
LucianoDrakkon gosta desta mensagem
tem esse aqui no ML
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3272246609-baixo-rickenbacker-4003-4-cordas-luthier-roslen-caps-perfect-_JM?variation=177244669128#reco_item_pos=1&reco_backend=item_decorator&reco_backend_type=function&reco_client=home_items-decorator-legacy&reco_id=31cb312d-79de-47c0-9aea-8a06629cbc0f&reco_model=&c_id=/home/navigation-trends-recommendations/element&c_uid=ccd26009-25e8-497a-bf8d-913200ddb209&da_id=navigation_trend&da_position=1&id_origin=/home/dynamic_access&da_sort_algorithm=ranker
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3272246609-baixo-rickenbacker-4003-4-cordas-luthier-roslen-caps-perfect-_JM?variation=177244669128#reco_item_pos=1&reco_backend=item_decorator&reco_backend_type=function&reco_client=home_items-decorator-legacy&reco_id=31cb312d-79de-47c0-9aea-8a06629cbc0f&reco_model=&c_id=/home/navigation-trends-recommendations/element&c_uid=ccd26009-25e8-497a-bf8d-913200ddb209&da_id=navigation_trend&da_position=1&id_origin=/home/dynamic_access&da_sort_algorithm=ranker
Já toquei em duas réplicas excelentes, a primeira era um 4001 da Greco (japonês), o problema é achar um desses pra vender. A segunda réplica era o modelo OSR da X-Vector (fabricante com sede em São Paulo), só que esse só por encomenda diretamente com eles e custa em torno de 7-8k, mas vale o preço.
CSergio- Membro
BigBoy escreveu:procura no facebook:
Narcirio Luthier
Edson Gomes - Luhtier
Os do Narcirio eu já vi, vou dar uma pesquisada e tentar encontrar alguma coisa do Edson!
LucianoDrakkon- Membro
Mulambo escreveu:tem esse aqui no ML
Valeu!
Esse tá na lista de candidatos. No ML tbm tem um Fireglo do Luthier Daniel Japeta que está na mesma faixa de preço, mas nunca ouvi falar dele e na verdade estou na cola de um 4003 preto, então ainda teria o trabalho de mudar a cor.
LucianoDrakkon- Membro
Stefano T. escreveu:Já toquei em duas réplicas excelentes, a primeira era um 4001 da Greco (japonês), o problema é achar um desses pra vender. A segunda réplica era o modelo OSR da X-Vector (fabricante com sede em São Paulo), só que esse só por encomenda diretamente com eles e custa em torno de 7-8k, mas vale o preço.
Os Greco eu não conhecia, tem os Giannini tbm, mas a galera tá esfolando, 8k e 9k já vi por aí, o X-Vector não me pega por causa do headstock, não que eu queira uma réplica perfeita pra ficar mostrando por aí, inclusive, quando conseguir pegar um vou personalizar a tampa do tensor pra deixar claro que não é um Rick original. Queria um, mas 25k, só vendendo um rim.
LucianoDrakkon- Membro
Esse Greco aí ainda tem anúncio ativo no FB, mas tá distante do meu orçamento inicial. Procurando por lá encontrei alguns do Carlos Trindade, mas não tem nenhuma referência (ao menos não encontrei ainda) do trabalho dele, gostei muito da estética.
O Narcirio também tem um trabalho bem legal e curti a possibilidade de meter um headstock invertido e personalizar a cor, algo do tipo do Blackstar.
LucianoDrakkon- Membro
LucianoDrakkon escreveu:
O Narcirio também tem um trabalho bem legal e curti a possibilidade de meter um headstock invertido e personalizar a cor, algo do tipo do Blackstar.
Por curiosidade, quanto tá os valores dele hoje em dia?
Ele sempre indicava o mais caro no inicio da conversa ehehehe com hardware melhor.
Se quisesse mais em conta, usava hardware mais barato (captadores, ponte, tarraxas; acho que era isso, quando conversei com ele anos atrás).
CSergio- Membro
CSergio escreveu:LucianoDrakkon escreveu:
Por curiosidade, quanto tá os valores dele hoje em dia?
Ele sempre indicava o mais caro no inicio da conversa ehehehe com hardware melhor.
Se quisesse mais em conta, usava hardware mais barato (captadores, ponte, tarraxas; acho que era isso, quando conversei com ele anos atrás).
Me falou que faz de 5,5k com ferragens e captadores chineses a 8k igual aos Ricks originais...e quatro meses pra fazer!
Quero pra ontem, minha ansiedade não permite!
Ainda tô na caçada, tenho no máximo 5k pra investir e queria tirar o melhor custo benefício com essa grana. Iria até nos chineses, depois faria uns upgrades, mas aqueles dois trastes a mais, o desnível entre o braço e o corpo mais o fato do braço ser colado me deixam com o pé atrás, só pegaria por um valor irrecusável.
LucianoDrakkon- Membro
LucianoDrakkon escreveu:Tenho 5k pra perder, alguma sugestão, contatos de luthier que fazem (bem) esse tipo de serviço?
Todos os fabricantes japoneses, sem exceção, produziram réplicas dos Rickenbacker, até o início dos anos 80.LucianoDrakkon escreveu:Os Greco eu não conhecia, tem os Giannini tbm, mas a galera tá esfolando, 8k e 9k já vi por aí, o X-Vector não me pega por causa do headstock, não que eu queira uma réplica perfeita pra ficar mostrando por aí, inclusive, quando conseguir pegar um vou personalizar a tampa do tensor pra deixar claro que não é um Rick original. Queria um, mas 25k, só vendendo um rim.
Meu primeiro baixo foi um desses bonitinhos mas ordinários Giannini RK, adquirido em 1982, que não deixou saudades, muito pelo contrário. Guardei a ansiedade na gaveta por 40 anos, até conseguir meu primeiro Rickenbacker 4003 Jetglo 0km e, cara, o baixo foi muito além da minha expectativa, com seu ronco e graves singulares, "indecentes", descomunalmente superiores aos daquele bonitinho e ordinário. Sugiro meter sua ansiedade na gaveta e aguardar a oportunidade de pegar um Ric de verdade, mas torcendo para que não precise levar tanto tempo quanto eu!LucianoDrakkon escreveu:Quero pra ontem, minha ansiedade não permite!
LucianoDrakkon escreveu:...e quatro meses pra fazer!
Já esperei uns 9 meses pra pegar baixo de luthier.
E tem por ai quem peça 1 ano ou mais (outros luthiers, não modelos Rick, outros estados, etc).
_____
Tô com um corpo de baixo enviado para um amigo no interior de SP; eu já sabia que ele não ia terminar rápido; se ofereceu meio que na amizade, ia fazer no tempo livre dele e tal.
Achava que seria uns 2 a 3 meses.
Porém, contudo, todavia, como ele diz que está puxada a vida profissional, a previsão é que demore mais 2 meses, concluiria nas férias do trampo dele (dezembro/janeiro).
Pelo menos eu sei que tá no meio do caminho porque já vi o corpo já lixado.
_____
Enfim, se o luthier te deu um prazo X, não se surpreenda se em matéria de construção, reforma, etc, o final acabe sendo X + Y.
Não falo só por mim, tem vários tópicos no fórum de outros usuários que passaram pelo mesmo.
CSergio- Membro
JAZZigo escreveu:LucianoDrakkon escreveu:Tenho 5k pra perder, alguma sugestão, contatos de luthier que fazem (bem) esse tipo de serviço?Todos os fabricantes japoneses, sem exceção, produziram réplicas dos Rickenbacker, até o início dos anos 80.LucianoDrakkon escreveu:Os Greco eu não conhecia, tem os Giannini tbm, mas a galera tá esfolando, 8k e 9k já vi por aí, o X-Vector não me pega por causa do headstock, não que eu queira uma réplica perfeita pra ficar mostrando por aí, inclusive, quando conseguir pegar um vou personalizar a tampa do tensor pra deixar claro que não é um Rick original. Queria um, mas 25k, só vendendo um rim.Meu primeiro baixo foi um desses bonitinhos mas ordinários Giannini RK, adquirido em 1982, que não deixou saudades, muito pelo contrário. Guardei a ansiedade na gaveta por 40 anos, até conseguir meu primeiro Rickenbacker 4003 Jetglo 0km e, cara, o baixo foi muito além da minha expectativa, com seu ronco e graves singulares, "indecentes", descomunalmente superiores aos daquele bonitinho e ordinário. Sugiro meter sua ansiedade na gaveta e aguardar a oportunidade de pegar um Ric de verdade, mas torcendo para que não precise levar tanto tempo quanto eu!LucianoDrakkon escreveu:Quero pra ontem, minha ansiedade não permite!
Bicho, não se rio ou se choro, meter a ansiedade do tamanho de um bonde na gaveta, nem se fosse a bolsa do Gato Felix, por aí já sacou minha idade. Não sei se a ceifadora voraz me levará antes de encher o porquinho pra pegar um Rick puro-sangue. Não sou tão purista assim e acredito que copiar bem também é uma arte ! Não tenho intenção de exibir pelo Hell de Janeiro a joia da coroa do universo "baixistico", saca que aqui cada esquina uma emoção diferente , e Já que não posso dedilhar a Rick-mann (pun intended here) me contento e slapar a "Rickmunda"
LucianoDrakkon- Membro
CSergio escreveu:LucianoDrakkon escreveu:...e quatro meses pra fazer!
Já esperei uns 9 meses pra pegar baixo de luthier.
E tem por ai quem peça 1 ano ou mais (outros luthiers, não modelos Rick, outros estados, etc).
_____
Tô com um corpo de baixo enviado para um amigo no interior de SP; eu já sabia que ele não ia terminar rápido; se ofereceu meio que na amizade, ia fazer no tempo livre dele e tal.
Achava que seria uns 2 a 3 meses.
Porém, contudo, todavia, como ele diz que está puxada a vida profissional, a previsão é que demore mais 2 meses, concluiria nas férias do trampo dele (dezembro/janeiro).
Pelo menos eu sei que tá no meio do caminho porque já vi o corpo já lixado.
_____
Enfim, se o luthier te deu um prazo X, não se surpreenda se em matéria de construção, reforma, etc, o final acabe sendo X + Y.
Não falo só por mim, tem vários tópicos no fórum de outros usuários que passaram pelo mesmo.
É sobre isso, lógico que em certas coisas da vida a pressa não ajuda em nada, mas o fórum não é sobre esse assunto Tô levando em consideração o que tu disse, se falar um mês, espere dois, seis meses, um ano, e assim por diante. Não tenho a paciência de esperar um ovo cozinhar.
Tô garimpando, e enquanto isso vou adicionando mais uma gordurinha no porquinho, de repente encontro algo legal a pronta entrega, Dezembro resolvo se vou de luthier ou outra estratégia.
Percebi tbm que os preços salgaram de uns tempos pra cá, até os Chinabackers estão na faixa dos 5k, mas como disse antes, neles não rola, no máximo 2,5k e olhe lá, tem que fazer muita coisa depois pra deixar no mínimo do aceitável, isso é, para os não puristas.
Verdade que um puro-sangue seria F.... demais, mas não está nos meus planos, nem no curto nem no longo prazo !
LucianoDrakkon- Membro
Não tenho tempo agora para dar a resposta mais elaborada que este tópico merece (tudo dando certo por aqui, farei isso hoje), mas, nesse meio tempo, a new challenger appears.
https://www.contrabaixobr.com/t43202-harley-benton-rb-414-classic-series
Zubrycky escreveu:Não tenho tempo agora para dar a resposta mais elaborada que este tópico merece (tudo dando certo por aqui, farei isso hoje), mas, nesse meio tempo, a new challenger appears.
Nessa partida o Harley Benton nem entrou em campo, perdeu por W.O. até pros Chinabackers
LucianoDrakkon- Membro
Não queria falar, mas uma boa réplica/cópia de Rickenbacker por até R$ 5k, tá dificil hein.
Até mesmo o Narcirio te mandou o valor do modelo básico dele; usado, do jeito que você quer nunca vi nessa faixa.
Só a reação do Jazzigo fala muito
Na verdade você vai investir em algo que quer muito.
Euzinho aqui, iria no modelo feito pelo Narcirio.
Acerta com ele, paga em prestações suaves do crediário e já vai aprendendo a domar tua ansiedade; se quer mesmo um RK, vale a pena esperar.
Até mesmo o Narcirio te mandou o valor do modelo básico dele; usado, do jeito que você quer nunca vi nessa faixa.
Só a reação do Jazzigo fala muito
JAZZigo escreveu:LucianoDrakkon escreveu:Tenho 5k pra perder, alguma sugestão, contatos de luthier que fazem (bem) esse tipo de serviço?
Acerta com ele, paga em prestações suaves do crediário e já vai aprendendo a domar tua ansiedade; se quer mesmo um RK, vale a pena esperar.
CSergio- Membro
Uma opinião aqui um pouco fora da proposta, mas vou escrever assim mesmo.
Rick normalmente é instrumento de fetiche. Quando é esse o caso, réplicas ou cópias, por melhores que sejam, não satisfazem o fetiche.
O certo é ir fazendo a poupança, vendendo o que tem e não usa até comprar o original.
Agora, se é pelo modelo em si e marca não faz diferença, esqueça o que eu escrevi.
Os Greco são bem bons.
Rick normalmente é instrumento de fetiche. Quando é esse o caso, réplicas ou cópias, por melhores que sejam, não satisfazem o fetiche.
O certo é ir fazendo a poupança, vendendo o que tem e não usa até comprar o original.
Agora, se é pelo modelo em si e marca não faz diferença, esqueça o que eu escrevi.
Os Greco são bem bons.
[2]allexcosta escreveu:Rick normalmente é instrumento de fetiche. Quando é esse o caso, réplicas ou cópias, por melhores que sejam, não satisfazem o fetiche.
Ipsis litteris!
É uma opção também; já pensei nisso para algum baixo - fetiche.
Mas o próprio camarada disse que não aguenta esperar 4 meses kkkkk
CSergio- Membro
LucianoDrakkon escreveu:Zubrycky escreveu:Não tenho tempo agora para dar a resposta mais elaborada que este tópico merece (tudo dando certo por aqui, farei isso hoje), mas, nesse meio tempo, a new challenger appears.
Nessa partida o Harley Benton nem entrou em campo, perdeu por W.O. até pros Chinabackers
Fui no site da Thomann e dá para comprar por lá.
https://www.thomann.de/intl/harley_benton_rb_414cs_classic_series.htm
allexcosta escreveu:Uma opinião aqui um pouco fora da proposta, mas vou escrever assim mesmo.
Os Greco são bem bons.
Concordo, O Rick de certo modo é fetiche puro, mas o quê, nessa vida, em se tratando de bens de consumo, não é fetiche?
Não to indo na ideia de pegar uma cópia, com nome no headstock e o escambau, não acho legal, por mais perfeita que seja. De luthier dá alguma liberdade, não em matéria de som, queria chegar o mais próximo do original possível, mas de resto, estética, cor e etc, vale personalizar, até mesmo com nome do artesão no headstock ou coisa parecida. Acho maneiro os Giannini por isso, tá lá, grandão GIANNINI!
Vim ao forum buscar opiniões e experiências e já estou aprendendo um pouco sobre a paciência quase monástica dos amigos baixistas... rsrsr
Quem sabe daqui a quatro meses ou antes, o "Frankenbacker" não apareça por aqui.
LucianoDrakkon- Membro
CSergio escreveu:Não queria falar, mas uma boa réplica/cópia de Rickenbacker por até R$ 5k, tá dificil hein.
Só a reação do Jazzigo fala muitoJAZZigo escreveu:LucianoDrakkon escreveu:Tenho 5k pra perder, alguma sugestão, contatos de luthier que fazem (bem) esse tipo de serviço?
Sim, estou indo pelas dicas dos nobres colegas, o Nárcirio é de boas, e estou conversando também com o Edson Gomes.
E óbvio, vou ler, em tempo, os outros tópicos referentes.
LucianoDrakkon- Membro
CSergio escreveu:É uma opção também; já pensei nisso para algum baixo - fetiche.
Né não, parece até que nasci de sete meses! rsrsrs
LucianoDrakkon- Membro
Cara, eu já tive um Tokai rickenbacker, eu tava atrás da estética dos rickenbacker, então tava bem servido, o som também era o que eu procurava, inclusive na época que tava atrás de um rk, quase comprei um giannini preto, mas ai caí aqui no fórum e vi vários relatos da questão de qualidade da cola que era usada na época, acabei desanimando dos giannini rk. Também cogitei os china, mas vários relatos negativos e não quis arriscar.
Depois de anos com o tokai rk, acabei vendendo pra pegar outros baixos, mas hoje em dia teria outro Rk mais pela estética também, por achar bonito. Pelo som, eu tenho um Kramer de braço de alumínio que se assemelha e muito em um Rk, então por essa questão, estou satisfeito.
Depois de anos com o tokai rk, acabei vendendo pra pegar outros baixos, mas hoje em dia teria outro Rk mais pela estética também, por achar bonito. Pelo som, eu tenho um Kramer de braço de alumínio que se assemelha e muito em um Rk, então por essa questão, estou satisfeito.
deathenrique- Membro
Zubrycky escreveu:Não tenho tempo agora para dar a resposta mais elaborada que este tópico merece (tudo dando certo por aqui, farei isso hoje), mas, nesse meio tempo, a new challenger appears.
Voltei!
Observações esparsas.
1) Não gosto de jogar água no chope das pessoas, mas, aqui no Brasil, salvo algum extraordinário golpe de sorte, a expressão "baixo Rickenbacker de Luthier a um preço acessível" se refere à algo completamente inexistente.
2) A Studebaker tem um modelo inspirado no Rickenbacker. Não posso opinar (positiva ou negativamente) sobre esse modelo porque nunca o
O que posso afirmar com certeza é que esse modelo é caro e custa mais do que 5K.
3) Existem as cópias da Rickenbacker da Finch/Ookpik. Também não posso opinar sobre esses baixos porque nunca os vi, embora eu tenha um baixo Finch Sg e goste muito dele.
Vale ressaltar que todos esses modelos têm braço parafusado.
4) Sobre o Giannini Rickenbacker, bom, tendo reavido o meu Giannini Rickenbacker este ano depois de 25 anos, minha opinião difere da do JAZZigo.
Tenho tocado muito com esse Giannini ultimamente. Passei um bom tempo me readaptando ao instrumento, fazendo testes, procurando entender as potencialidades dele e aprendendo a usá-lo da melhor maneira.
Ao longo dos anos, o único Giannini Rickenbacker com o qual tive contato foi o meu, de forma que minhas observações abarcam apenas o meu instrumento e não a totalidade deles.
Não o considero um instrumento ordinário. As madeiras, ferragens e captadores são boas e a construção é neck through, um passo essencial - e nem sempre seguido - em direção ao Rickenbacker. Gosto muito dele e o som natural, grave e aveludado (que me lembra o timbre opaco dos Rickenbackers fretless) me agrada bastante.
Recentemente escrevi isso no tópico do Giannini Rickenbacker daqui do Fórum.
" Toquei na sexta-feira passada com o Gooks e, depois de pensar no repertório escolhido para a ocasião e de testar os baixos daqui de casa tocando aquelas canções neles, deliberei e resolvi fazer o show com o Giannini Rickenbacker.
Resolvi fazer isso também porque queria muito tocar com esse baixo de novo depois dele estar longe das minhas mãos por 25 anos. Como eu tinha 25 anos quando dei aquele baixo e como hoje estou com 50 anos, estava muito curioso para ver como aquele baixo se comportaria ao vivo.
(Além do mais, aquele baixo chama muito a atenção do público e fica lindo nas filmagens, algo que sempre ajuda tanto no show quanto nos registros do show).
Dito isso, passei algum tempo com ele e descobri que o neck dive se torna muito mais fácil de se lidar quando ele é vestido com a correia em um comprimento mais longo. Nessa altura, ele pende para frente mas é muito menos do que ele faria normalmente. Fiz os devidos ajustes e deixei tudo preparado para o show, que ocorreu às mil maravilhas.
A
O Giannini Rickenbacker será o meu baixo principal de agora em diante? Bom, se houverem shows de agora em diante e se o repertório (Ou a maioria do repertório) permitir que eu faça o show inteiro tocando aquele baixo - vale lembrar que não tenho mais como levar 2 instrumentos para um mesmo show - sem que ele me atrapalhe no palco (Lembrando que, assim como qualquer instrumento, a ergonomia dele ajuda em algumas coisas e atrapalha em outras), muito provavelmente sim. Enfim, não sei dizer com certeza pois, afinal de contas, essas coisas variam, mas é bem provável".
Pode-se dizer, contra este instrumento, que ele não é um Rickenbacker. Isso é certo, mas, por outro lado, qual instrumento é um Rickenbacker além de um Rickenbacker?
Enfim, penso que todo instrumento deve ser julgado pelo o que ele é e não pelo o que ele não é. Em outras palavras, tudo precisa ser julgado pelos próprios méritos e, dentro desses parâmetros, na minha opinião atual, o Giannini Rickenbacker é um ótimo baixo.
Vale lembrar que existem 2 tipos de Giannini Rickenbacker: o 70 ("cabecinha") e o 80 ("cabeção"). A diferença entre os dois é o tamanho do headstock e das tarraxas, que são menores no modelo 70, que é mais raro e geralmente mais caro do que o 80.
O meu Giannini Rickenbacker é um 80.
Não toco um Rickenbacker há anos, mas, que eu me lembre, o braço dele é mais fino do que o do Giannini e o Rickenbacker não tem o severo problema de neck dive que acomete o Giannini.
Dito tudo isso, vale lembrar que esses instrumentos são antigos e nem sempre chegam aos nossos dias em um bom estado de conservação. É preciso analisar instrumento a instrumento para ver se ele não precisará de reparos para voltar a ser operacional.
Também tem a questão de originalidade. Instrumentos com todos os itens originais valem mais, instrumentos modificados geralmente valem menos (se bem que, hoje, o vendedor desse tipo de instrumento pode pedir
quanto quiser, dada a grande procura por esse modelo).
Também vale ressaltar que a tendência desses instrumentos é a valorização. Para quem se importa com valor de revenda, esses instrumentos valem muito a pena.
5) O Rickenbacker é um daqueles instrumentos que tem um som, construção e componentes muito específicos, elementos que, via de regra, não existem em sua totalidade em réplicas.
Além disso, mesmo que a réplica tenha as mesmas dimensões, a mesma construção, os mesmos componentes e até mesmo tenha a exata sonoridade do original, é muito provável que o dono do instrumento ainda sinta falta do logo.
Se esse for o caso, não adianta ter a melhor e a mais exata réplica porque o desejo só será aplacado com a aquisição do item original.
Baixo Rickenbacker 4 Cordas Réplica Luthier *não É Chinês* (Usado)
R$ 4.400,00
em 10x R$ 440,00 sem juros
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4227178748-baixo-rickenbacker-4-cordas-replica-luthier-no-e-chins-_JM
R$ 4.400,00
em 10x R$ 440,00 sem juros
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4227178748-baixo-rickenbacker-4-cordas-replica-luthier-no-e-chins-_JM
Continuando, como colecionador de instrumentos musicais, sei que é muito difícil ser paciente mas, estando no Brasil, fui forçado a aprender na prática que, quando se deseja algo específico, não há outro remédio a não ser ter doses cavalares de paciência.
C'est la vie.
Estou dizendo que é fácil ou agradável ser paciente. Claro que não é assim que as coisas são. Mas, sendo essa a forma que a banda toca, aprender a ter paciência é uma necessidade que, com o tempo, se torna uma habilidade muito útil.
Por outro lado, indo pelo lado místico da coisa, acredito - uma vez que isso já aconteceu comigo - que se o instrumento está destinado a você ele virá até você.
C'est la vie.
Estou dizendo que é fácil ou agradável ser paciente. Claro que não é assim que as coisas são. Mas, sendo essa a forma que a banda toca, aprender a ter paciência é uma necessidade que, com o tempo, se torna uma habilidade muito útil.
Por outro lado, indo pelo lado místico da coisa, acredito - uma vez que isso já aconteceu comigo - que se o instrumento está destinado a você ele virá até você.