Baixo 5 cordas canhoto. qual pegar?
+4
Jãozeiro
dibass
vinibassplayer
DanielZ357
8 participantes
Página 1 de 1
Baixo 5 cordas canhoto. qual pegar?
Boa Tarde pessoal, tudo bem?
seguinte, estou em busca de um baixo 5 cordas. Porém, sou canhoto... minhas opções são bem mais limitadas aqui no Brasilzão.
eu tenho olhado por ai e pesquisado e dentre as poucas opções que vejo são os tagima Millenium 5 (R$ 2.400), Condor XB25LH (R$ 2.000), Sire Marcus Miller (R$ 6.500), tem um Ibanez SR305 (R$ 5.400) dentre alguns outros modelo music man,etc, que não são minha praia.
Atualmente eu tenho um Squier Jazz Bass que me atende muito bem, porém eu estou sentindo a necessidade do Bzão.. ate pensei em pegar outro baixo 4 cordas, um Cort Action plus e colocar encordoamento 0.65-.130m mas sei la.. comprei recentemente encordoamento Ernie ball 0.55-0.110 mas ainda nao coloquei no baixo. (tenho usado Ernie Ball 0.45-0.100).
eu nao toco a muito tempo e apesar de eu ter condiçoes de investir no Ibanez ou Sire, eu acho o preço meio puxado.. a minha duvida principal é em relação aos Tagima e Condor.. eles valem a pena? ouço falar bem mal da qualidade da tagima.. instrumentos que vem com trastes tortos, braço empenado, circuito eletrico porcaria e por ai vai kkk. condor eu nunca ouvi nada sobre. Ibanez e Sire sei que nao tem muito erro. tambem olhei uns outros Cort porém 5 cordas canhoto nao acho nem a pau. instrumento usado eu pesquisei mas ou é 4 cordas ou é uns garcia ou deoliveira ou tao muito estranhos pro meu gosto. enfimm nao achei nada nos usados também. o que me recomendariam fazer? e valeria a pena pegar outro 4 cordas e mudar drasticamente o encordoamento?
desde já agradeço a atenção de todos.
seguinte, estou em busca de um baixo 5 cordas. Porém, sou canhoto... minhas opções são bem mais limitadas aqui no Brasilzão.
eu tenho olhado por ai e pesquisado e dentre as poucas opções que vejo são os tagima Millenium 5 (R$ 2.400), Condor XB25LH (R$ 2.000), Sire Marcus Miller (R$ 6.500), tem um Ibanez SR305 (R$ 5.400) dentre alguns outros modelo music man,etc, que não são minha praia.
Atualmente eu tenho um Squier Jazz Bass que me atende muito bem, porém eu estou sentindo a necessidade do Bzão.. ate pensei em pegar outro baixo 4 cordas, um Cort Action plus e colocar encordoamento 0.65-.130m mas sei la.. comprei recentemente encordoamento Ernie ball 0.55-0.110 mas ainda nao coloquei no baixo. (tenho usado Ernie Ball 0.45-0.100).
eu nao toco a muito tempo e apesar de eu ter condiçoes de investir no Ibanez ou Sire, eu acho o preço meio puxado.. a minha duvida principal é em relação aos Tagima e Condor.. eles valem a pena? ouço falar bem mal da qualidade da tagima.. instrumentos que vem com trastes tortos, braço empenado, circuito eletrico porcaria e por ai vai kkk. condor eu nunca ouvi nada sobre. Ibanez e Sire sei que nao tem muito erro. tambem olhei uns outros Cort porém 5 cordas canhoto nao acho nem a pau. instrumento usado eu pesquisei mas ou é 4 cordas ou é uns garcia ou deoliveira ou tao muito estranhos pro meu gosto. enfimm nao achei nada nos usados também. o que me recomendariam fazer? e valeria a pena pegar outro 4 cordas e mudar drasticamente o encordoamento?
desde já agradeço a atenção de todos.
DanielZ357- Membro
Re: Baixo 5 cordas canhoto. qual pegar?
se vc está ouvindo falar mal da tagima, está ouvindo errado, camarada. a marca evoluiu muito em qualidade de acabamento e construção já tem um tempo. no que a marca se propõe, de ser nivel iniciante/intermediario com qualidade, eles estao mto a frente e são uma opção bem válida de se considerar.
garcias e Doliveiras tem sido mais mal falados que os tagima, principalmente em questao de consistencia de construcao..
4 e 5 cordas eu considero coisas bem diferentes, entao se vc quer uma proposta, dificilmente vai se contentar com a outra.
agr, opções canhotas são realmente complicadas, viu. eu sou canhoto mas preferi aprender a tocar como destro pra evitar esse tipo de complicacao, afinal, pra quem nao toca nada, qualquer forma de aprendizado vai trazer as mesmas dificuldades..
garcias e Doliveiras tem sido mais mal falados que os tagima, principalmente em questao de consistencia de construcao..
4 e 5 cordas eu considero coisas bem diferentes, entao se vc quer uma proposta, dificilmente vai se contentar com a outra.
agr, opções canhotas são realmente complicadas, viu. eu sou canhoto mas preferi aprender a tocar como destro pra evitar esse tipo de complicacao, afinal, pra quem nao toca nada, qualquer forma de aprendizado vai trazer as mesmas dificuldades..
DanielZ357 gosta desta mensagem
Sou canhoto então te entendo bem kkkk
Sem vc falar qual seu orçamento e que tipo de som vc gosta/toca fica dificil de ajudar
Sem vc falar qual seu orçamento e que tipo de som vc gosta/toca fica dificil de ajudar
dibass- Membro
Fico feliz por eu estar errado sobre a Tagima! eu achei o Millenium muito bonito e cheguei a testar um em uma loja a um tempo atrás também...
Eu ja pensei em aprender como destro, mas ja estou acostumado como canhoto, acho que vai me atrapalhar mais tentar mudar agora kkk
No meu orçamento eu consigo puxar até uns 5-6k. mas eu ficaria mais confortável nao gastando tudo isso. O tagima tinha me animado, porém com as coisas que vi eu desanimei, ai fui procurar oopçoes de marcas mais caras... mas que bom que estou errado sobre o tagima! Eu toco sozinho, em casa, toco por que curto tirar um sonzinho mesmo, não sou profissa nem tenho aspiração em ser um. por isso também apesar de eu conseguir pegar um baixo mais caro, sei que se eu acha algo mais barato que me atenda bem sera mais vantajoso. se fosse por puro capricho eu ja tinha pego o Ibanez eu acho, ou ate mesmo um Fender.
eu curto tocar metal.. mais puxado pro lado do thrash e doom, mas metal de maneira geral.
Eu ja pensei em aprender como destro, mas ja estou acostumado como canhoto, acho que vai me atrapalhar mais tentar mudar agora kkk
No meu orçamento eu consigo puxar até uns 5-6k. mas eu ficaria mais confortável nao gastando tudo isso. O tagima tinha me animado, porém com as coisas que vi eu desanimei, ai fui procurar oopçoes de marcas mais caras... mas que bom que estou errado sobre o tagima! Eu toco sozinho, em casa, toco por que curto tirar um sonzinho mesmo, não sou profissa nem tenho aspiração em ser um. por isso também apesar de eu conseguir pegar um baixo mais caro, sei que se eu acha algo mais barato que me atenda bem sera mais vantajoso. se fosse por puro capricho eu ja tinha pego o Ibanez eu acho, ou ate mesmo um Fender.
eu curto tocar metal.. mais puxado pro lado do thrash e doom, mas metal de maneira geral.
DanielZ357- Membro
DanielZ357 escreveu:Fico feliz por eu estar errado sobre a Tagima! eu achei o Millenium muito bonito e cheguei a testar um em uma loja a um tempo atrás também...
O Millenium é um modelo controverso. É um baixo ok. Dando um up na elétrica deve ficar brabo, mas aí tem que ver se vale a pena...
Tem aquela versão em Imbuia, não sei se tem alguma diferença que não seja a madeira.
Eu iria no baixo mais caro que você puder pagar, simples assim. Esse Sire é tentador, mas...dizem que todo mundo depois de um tempo coloca Sire à venda. Acho bobagem, pois tem baixo de toda marca à venda. Mas essa crença dos Sire se espalhou por aí.
E realmente o preço dele novo tá esticado.
Mas dificuldade em revenda você vai ter de qualquer forma, por ser um instrumento canhoto. Então eu não me preocuparia tanto com isso.
DanielZ357 escreveu:
No meu orçamento eu consigo puxar até uns 5-6k. mas eu ficaria mais confortável nao gastando tudo isso. O tagima tinha me animado, porém com as coisas que vi eu desanimei, ai fui procurar oopçoes de marcas mais caras...
Eu toco sozinho, em casa, toco por que curto tirar um sonzinho mesmo, não sou profissa nem tenho aspiração em ser um. por isso também apesar de eu conseguir pegar um baixo mais caro, sei que se eu acha algo mais barato que me atenda bem sera mais vantajoso.
Você pode evoluir no instrumento, começar a tocar fora de casa, ou começar a gravar mais sério. Aí é provável que queira um baixo melhor mais pra frente. Aí vai gastar 2x.
Tocar um instrumento em casa pode ser super prazeroso, e nada como um bom instrumento ali do lado de prontidão. Aquele instrumento que você queria realmente comprar, e não o que era mais baratinho...
Você sente sente mais prazer em tocar, em tirar o baixo da bag.
Considere isso também.
Jãozeiro- Membro
Baixo de canhoto só atrapalha a vida.DanielZ357 escreveu:Porém, sou canhoto... minhas opções são bem mais limitadas aqui no Brasilzão.
A única vantagem é que muito poucos pediriam o instrumento emprestado!
Então, se não for este o caso, pegue um de destro mesmo, vire para o outro lado e seja feliz!
Eu gosto da Ibanez, tenho um SR 406 e é um baixo muito gostoso de tocar.
SirGalahad- Membro
DanielZ357 escreveu:Boa Tarde pessoal, tudo bem?
dentre os citados eu ficaria com o ibanez, ou se for o caso de gastar menos, com o condor.
o condor tem um captador precision; pra vc que vai tocar doom (e provavelmente usando overdrive e/ou fuzz), é sempre bom ter um som mais puxado pro precision (geezer butler, né). eu só nao sei como é a questão de conforto do braço desse condor. do ibanez eu tenho uns 98.1788457612% de certeza que o braço é bem confortável, ainda mais se o espaçamento entre as cordas for 17mm ou um pouquinho menos.
vinibassplayer escreveu:se vc está ouvindo falar mal da tagima, está ouvindo errado, camarada. a marca evoluiu muito em qualidade de acabamento e construção já tem um tempo. no que a marca se propõe, de ser nivel iniciante/intermediario com qualidade, eles estao mto a frente e são uma opção bem válida de se considerar.
em termos de construção até que tá ok (isso falando dos mais baratos) ou boa (falando dos mais caros).
mas em termos de elétrica dos tagima... eu sou um que engrossa o coro de quem fala mal. os últimos tagima que peguei pra tocar (XB21, fusion 5, e rupture 5) a elétrica tava dando um chiado horroroso -- e o que estava pior nesse sentido era justamente o rupture que é um baixo na casa dos 6 a 7 mil reais! como eu tava testando eles todos numa mesma loja, lá fomos eu e o atendente trocar cabo que tava usando, depois trocar amplificador que tava usando, isso pra cada um desses 3 baixos citados... e nada do chiado sumir em nenhum deles. aí que eu mantive o último equipo que usei (cabo/ampli) e peguei um spector legend pra testar logo depois e... zero chiado.
o XB21 que eu tive por uns meses (e que foi super barato) tinha chiado, mas não era tão perceptível quanto nenhum desses nessa ocasião que citei acima.
essa foi minha experiência. espero que outras pessoas tenham tido experiências diferentes nesse sentido já que a minha foi bem ruim de forma que quando alguém me fala "vou pegar um baixo tagima" eu já imediatamente sugiro revisar a elétrica (ou levar numa luthieria de confiança que faça esse serviço) assim que terminar de testar o baixo.
vou continuar pesquisando ainda mais um tempo.. também quero colocar essas cordas 0.55-0.110 no meu Squier primeiro pra sentir como vai ficar em afinações abaixo de C#.
na OLX tbm tem uns negocinhos interessantes ate.. quero pensar bem e escolher o melhor pra mim pra nao me arrepender depois também né. pq se for p eu vender baixo de canhoto depois vai ser uma novela kkkk.
aah. uma outra duvida, pra voces que estao mais familiarizados com o comportamento dos instrumentos e td mais: força muito mais o braço do instrumento o encordoamento 0.55-0.110 na afinaçao padrao? eu acho que nao deve ser nada demais, né?
na OLX tbm tem uns negocinhos interessantes ate.. quero pensar bem e escolher o melhor pra mim pra nao me arrepender depois também né. pq se for p eu vender baixo de canhoto depois vai ser uma novela kkkk.
aah. uma outra duvida, pra voces que estao mais familiarizados com o comportamento dos instrumentos e td mais: força muito mais o braço do instrumento o encordoamento 0.55-0.110 na afinaçao padrao? eu acho que nao deve ser nada demais, né?
DanielZ357- Membro
Concordo com o jgs no que diz respeito aos Tagima, principalmente os de entrada. A construção pode até ser OK, mas a elétrica deixa a desejar.
Das opções que você citou, eu avaliaria melhor a possibilidade de pegar o Ibanez ou o Sire, mas veja bem qual soa melhor no estilo de música que você gosta.
Das opções que você citou, eu avaliaria melhor a possibilidade de pegar o Ibanez ou o Sire, mas veja bem qual soa melhor no estilo de música que você gosta.
andreitorc- Membro
DanielZ357 escreveu:força muito mais o braço do instrumento o encordoamento 0.55-0.110 na afinaçao padrao? eu acho que nao deve ser nada demais, né?
.055 você quis dizer?
Dependendo do braço, vai sofrer.
O que você pode fazer sem problemas é comprar um 4 cordas e colocar nele encordoamento de baixo 5 cordas, excluindo a corda G.
Ficaria (da mais aguda para a mais grave): DAEB
Jãozeiro- Membro
que tristeza essa vida de canhoto kkkk. e o pior que eu sou destro pra tudo, menos pra tocas baixo/guitarra..
as vezes da vontade de mandar o "Jimi Hendrix"
as vezes da vontade de mandar o "Jimi Hendrix"
DanielZ357- Membro
Sim, Jãozeiro, eu pensei nisso ja tambem.. acho q o Paul Gray tinha um baixo assim, 4 cordas em B standard. Eu não acho uma má ideia.. ate cheguei a pensar em procurar outro Squier igual o meu pra fazer este esquema.. como ja conheço o instrumento e gosto bastante dele eu ja saberia o que esperar mais ou menos.
o Steve harris usa cordas mais pesadas no baixo dele, maaas ele é o Steve Harris, né... tem uns par de baixos disponíveis pra ele kkkk.
o Steve harris usa cordas mais pesadas no baixo dele, maaas ele é o Steve Harris, né... tem uns par de baixos disponíveis pra ele kkkk.
DanielZ357- Membro
Olha pra Metal acho os Ibanez uma boa pedida
e gastando menos que isso gosto dos condor tive um XB25 e tenho um XB26 acho que são baixos que entregam muito mais do que custam
Os Milenium da tagima é legal testar já vi uns bons e outros que não gostei
e gastando menos que isso gosto dos condor tive um XB25 e tenho um XB26 acho que são baixos que entregam muito mais do que custam
dibass- Membro
dibass escreveu:Olha pra Metal acho os Ibanez uma boa pedida
Eu estou gostando deste condor.. vi um review interessante sobre ele aqui no forum também. um review antigo mas gostei..
talvez pegue ele por agora.. tem um no ml por R$ 1929,00 na cor natural.. escala em rosewood, corpo em basswood. oq eu fico com receio é se os trastes vem todos alinhados ou se precisaria mandar no luthier logo de cara.. (obviamente um setup de trussrod e ponte, oitavas é obrigatorio quando pega qqr instrumento acho).
DanielZ357- Membro
Decidi comprar esse condor.. peguei no Ml que tem uma boa politica de devolução. Assim que chegar eu vou abrir junto com um luthier que eu conheço aqui e vamos ver o estado juntos. Se tiver de boa, dentro dos padrões, eu fico. Se nao eu devolvo. Vantagem do ml é essa. Boa politica de devolução, se precisar.
DanielZ357- Membro