Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diferença entre preamp e equalizer.

+2
Thales_Sr
Issamu
6 participantes

Ir para baixo

Diferença entre preamp e equalizer. Empty Diferença entre preamp e equalizer.

Mensagem por Issamu Sex Jan 15, 2010 5:23 pm

Olá pessoal, sou novo com isso de efeitos para contrabaixo. Estou pensando em comprar alguns pedais pra mudar um pouco o meu timbre e estou em duvida entre duas categorias de pedais, os pré-amplificadores e os equilizers. Qual é a diferença básica entre os dois?

Me desculpem se a pergunta for tola demais, realmente entendo muito pouco de efeitos.

Muito obrigado a todos que puderem ajudar, estou aprendendo muito nesse forum.

Valeu e Até Mais!
Issamu
Issamu
Membro

Mensagens : 199
Localização : Mococa - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre preamp e equalizer. Empty Re: Diferença entre preamp e equalizer.

Mensagem por Thales_Sr Sex Jan 15, 2010 5:51 pm

Equalizer equaliza. O pré normalmente já colore o som mesmo estando em "flat".

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre preamp e equalizer. Empty Re: Diferença entre preamp e equalizer.

Mensagem por andremega Sáb Jan 16, 2010 4:59 pm

Não necessariamente. Depende muito do tipo de pré. A função primordial dele é elevar o nivel do sinal para ser amplificado. Por vezes é interessante se ter um sinal sem alterações, e por vezes é interessante ter essas colorações.

No caso do instrumento, ele garante também que nao haverá perda de sinal (principalmente agudos) enquanto o sinal passa pelo cabo, permitindo uso de cabos mais logos, e alterando sua impiedância para valores compatíveis com entradas de mesa de som, por exemplo. Sem isso o instrumento ligado na mesa fica com um som horrivel. É o motivo da existência dos Direct Box.

Já os equalizadores seriam para corrigir o espectro de frequência do sinal, instrumento que não tem um grave presente ou compensar o brilho de cordas velhas, mas funciona também como efeito, quando ser quer um som metálico ou quando se quer somente graves pra tocar reggae.


No seu caso aconselharia testar uns preams que tenham equalizadores integrados, tipo o Bass DI da SansAmp. Ele faz a função de pré e já tem o eq programado para as frequencias chaves do baixo. Existem vários modelos no mercado, é o lance de ouvir pra saber o melhor pra vc.

O eq eu considero uma ferramenta muito complexa apesar de parecer simples, já que é só botar as barrinhas do pedal pra cima e pra baixo. Mas na hora de tocar, uma subidinha que se dá numa barrinha, que pareceu não ter efeito em casa, num show pode detonar o som de vários instrumentos (na gravação não rola pq o cara que for mixar corrige de novo). Tem que já ter um certo conhecimento sobre audio para um uso eficiente. É o passo seguinte, no caso.


De qualquer forma, antes de um eq é bom ter um pre. Mas nada impede o uso só do pedal.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre preamp e equalizer. Empty Re: Diferença entre preamp e equalizer.

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 16, 2010 5:17 pm

Leia:

http://bass.forumeiros.com/pedaleiras-efeitos-f19/discussao-aleatoria-sobre-audio-efeitos-e-assuntos-afins-t1347.htm

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre preamp e equalizer. Empty Re: Diferença entre preamp e equalizer.

Mensagem por Issamu Dom Jan 17, 2010 8:30 am

Bom dia pessoal,

Thales_Sr muito obrigado pela ajuda;

andremega valeu pela explicação, agora ficou mais claro pra mim;

allexcosta não tinha encontrado esse post, me desculpe. Vou le-lo pra entender melhor sobre efeitos, muito obrigado cara;
Issamu
Issamu
Membro

Mensagens : 199
Localização : Mococa - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre preamp e equalizer. Empty Re: Diferença entre preamp e equalizer.

Mensagem por CleytonBass Seg Mar 28, 2016 8:12 pm

Pessoal, desculpa ressucitar esse topico, mas no caso de um pedal eden pre amp por exemplo, que ja tem graves, medios, agudos e compressor independentes, é dispensavel um pedal equalizer e o compresor em um set de pedais?


Última edição por CleytonBass em Dom maio 29, 2016 1:24 am, editado 1 vez(es)
CleytonBass
CleytonBass
Membro

Mensagens : 123
Localização : Paulo Afonso Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre preamp e equalizer. Empty Re: Diferença entre preamp e equalizer.

Mensagem por JAZZigo Seg Mar 28, 2016 10:20 pm

^
Geralmente, sim.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre preamp e equalizer. Empty Re: Diferença entre preamp e equalizer.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos