Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regras de ouro para o baixista autônomo.

+47
TiagoAndrade
Rodrigo.Bass
Tonante
Masteles
Yngway
Kelvin Queiroz
Zubrycky
cicero moura
Bruno A. L. Veloso
Zero
NANDOEMIRA
Masato
Cayo Castro
Rafhabass
NAVI
DavidBohnke
Filipe Castro
GusVCD
gobatto
Christian
webercar
malka_aff
dalton_lopes
Fernando Zadá
liba
Anderson
André Souza
andremega
Amagomes
Nego Dym
Mr_Arthur
dibass
Lex Bass
Cambraia
Gabriel Oliveira
Rdg Bass
Rico
bruno nunes
jiroumaru
Alencar
Cid
JORGERA
Claudio
Ivanov_br
Licas
LuCaSbass
allexcosta
51 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Gabriel Oliveira Sáb Out 18, 2008 7:43 am

ClaudioBass escreveu:Pois é rapazinho... há limites!!! há limites!!! seu black-mark subiu bastante nesses dias... observe: HÁ LIMITES!!! bom What a Face

Shocked Shocked Shocked Shocked
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

Mensagens : 1297
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Cid Sáb Out 18, 2008 9:02 am

Ruim(pessimo mesmo) é polegar, domino e companhia... alias tudo q e feito aqui tentando imitar os caras la de fora é ruim... tem coisa melhor? Tem, logovco que tem, mas nao é tao ruim assim nao...

Os Backstreet podem parecer coisa de maricas pois o publico alvo é o feminino mesmo, mas a banda é do caramba, e o caras cantam direitinho...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por allexcosta Sáb Out 18, 2008 11:20 am

Gabriel Oliveira escreveu:
ClaudioBass escreveu:Pois é rapazinho... há limites!!! há limites!!! seu black-mark subiu bastante nesses dias... observe: HÁ LIMITES!!! bom What a Face

Shocked Shocked Shocked Shocked

Hehehehe... Ele tah brincando Gabriel! Olha as carinhas lah.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Claudio Sáb Out 18, 2008 11:32 am

Em termos de produção musical os caras não deixam a desejar em nada... rola muita grana, o que torna possível fazer uma produção de alto nível, assim como os shows de Sandy&Junior e outras coisas desse gênero... as músicas não são escritas de qualquer maneira não, rolam até uns grooves bem audíveis... o que estraga mesmo são as letras e o apelo adolescente... neste aspecto, todos estão no mesmo barco, tantos os nacionais quanto os que vêm de fora!

Ô Gabriel... fica tranquilo... o fato de você ser fã do Backstreet Boys não é motivo suficiente pra te suspender e nem tirar seus direitos de moderador... mas, se você confessar que faz aquela dancinha em frete ao espelho... aí sim, será motivo de banimento! What a Face

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por allexcosta Sáb Out 18, 2008 12:03 pm

Gabriel Oliveira escreveu:A-HA: vai dizer que a intenção não era ser uma banda de rapazes bonitinhos e, com isso, chamar atenção das menininhas e fazer sucesso?

Eu vou mais longe... Vai lah olhar o comeco dos Beatles e vc vai ver q tinha um forte apelo visual pras adolescentes da epoca. Minha mae q o diga. Laughing

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Gabriel Oliveira Sáb Out 18, 2008 12:30 pm

(Eu sei que ele ta brincando... só continuei no clima da brincadeira Razz)

Cláudio,

Não posso confessar que sei e executo todas as coreografias dos BSB mas posso confessar que sempre canto "I Want It That Way" no chuveiro? Heahhae Very Happy


Pois é Allex... esse negócio de rapazinhos/moçinhas bonitinhas no POP não é de agora. Minha mãe era apaixonada pelo Morten Harket do A-HA. Razz
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

Mensagens : 1297
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por jiroumaru Sáb Out 18, 2008 2:03 pm

allexcosta escreveu:
Eu vou mais longe... Vai lah olhar o comeco dos Beatles e vc vai ver q tinha um forte apelo visual pras adolescentes da epoca. Minha mae q o diga. Laughing

Verdade, mas você concorda também que ao longo da carreira eles evoluíram musicalmente? Não foram só as menininhas da época que tornaram eles relevantes.
Num post anterior eu concordo que os caras cantam bem, tem uma produção boa e etc... Mas a pergunta é: o que eles deixaram pra trás? Ao longo da carreiras as suas músicas sofreram influências, tiveram evoluções? Mais importante que isso tudo, eles procuraram evoluir?
No fim pra eles essas perguntas nem interessam muito, a partir do momento que a gravadora não investiu mais, eles sumiram do mapa.

Só reforçando, essas são opiniões MINHAS. Pra mim é muito difícil escutar uma música movida a aparência e dinheiro.

____________________________
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Rico Ter Out 21, 2008 9:38 am

Os Beatles, são um caso a parte. Daquí a pouco, farão 50 anos, e continuam inspirando toda a cultura pop, além do que possuíam músicos que pensavam, e não ficaram restritos a imagem que tentaram passar deles. Em 65, eles começam a mudar todo o conceito de música da forma como era pensado até então, isso, sem se preocupar com o que a indústria iria achar...
Na verdade, boa produção pode resultar em trabalhos de qualidade, sem dúvida. O que se questiona é justamente "que qualidade é essa"... Falar que fulano canta bem, ou que seus músicos são de primeira linha, não é garantia de relevância para trabalho nenhum. Ao contrário, pois prá mim, é como se o recheio do bolo fosse mil vezes melhor que a massa. O recheio tá lá, mas no final, você digere o conjunto da coisa...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Cambraia Qui Out 30, 2008 12:50 am

Acho difícil desvencilhar a música Pop (rock,pop-rock,axé,sertaneja e escambau...) de aparência e dinheiro. Aparência porque isso faz parte da assimilação por parte do público, já o dinheiro é decorrente do fato de ser Pop.O que dá dinheiro atrai investimento, como em qualquer outra área. Porém, penso que isso não faz com que a música pop deixe de ser uma arte, afinal, não deixa de despertar emoções e impressões nos ouvintes, seja qual for o nível de exigência do mesmo. Acho que essa é a graça da música!
Por exemplo, acho o Marcus Miller um p*** baixista,mas a música dele não me diz nada(podem vir as pedras, mas realmente não gosto de Soul e R&B). Já o Jaco Pastorius...simplesmente mágico!
Resumindo, acho que a relevância da música não depende exclusivamente da competência dos músicos, mas sim de sua sensibilidade e da maneira que ele faz com que a música pareça aos ouvidos de seu público.
Cambraia
Cambraia
Membro

Mensagens : 392
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Lex Bass Qui Out 30, 2008 8:31 am

CAMBRAIA WROTE:
acho o Marcus Miller um p*** baixista,mas a música dele não me diz nada(podem vir as pedras, mas realmente não gosto de Soul e R&B). Já o Jaco Pastorius...simplesmente mágico!

Pois é cara, concordo contigo daí vem aquela máxima. Não existe melhor ou pior, apenas o seu preferido. O Jaco, por exemplo é um baixista infinitamente superior, tecnicamente falando, ao Geezer Butler, mas The Chicken não me empolga tanto quanto Paranoid. Pura questão de gosto meu velho. O dia que todo mundo tiver essa consciência, muita coisa melhora.

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Alencar Sáb Nov 22, 2008 7:29 pm

Só trocaria uma coisa, não é como o cara passa (se falando de caras como MM e JP... ) é como cada um escuta.. =]

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Convidado Qua Jun 24, 2009 3:00 pm

allexcosta escreveu:Atendendo a pedidos, aqui vai:

1 - Leia Cifras como quem le Revista da Monica. Estude partitura tambem...
2 - Seja pontual
3 - Fale soh o necessario
4 - Aprenda a dizer NAO quando as condicoes forem abaixo do minimo
5 - Aprenda a fazer a banda soar bem, antes de pensar em vc soar bem
6 - Estude tecnica todos os dias
7 - Lembre q uma pausa tem a mesma importancia q uma nota, ou as vezes mais
8 - Lembre q eh responsabilidade do seu instrumento fazer o povo sentir vontade de dancar, e ninguem vai nem perceber isso
9 - Aprenda piano ou violao
10 - Toque o q a musica pede, nem mais, nem menos
11 - Nao toque bebado ou drogado
12 - Use camisinha


Ótimo tópico, Allex!! Tem muito a ver com o que conversamos no tópico sobre harmonia. Se fosse acrescentar alguma coisa na lista (me perdôa pelo atrevimento!), seria:

13 - Toque melodias no contrabaixo. Na região grave e na região aguda, quando possível.

O resto é isso aí sem tirar nem pôr.

Outra sugestão é com relação ao metrônomo, talvez seja mais útil para os que já tocam há algum tempo e tem uma firmeza rítmica boa. Posicionar o click do metrônomo em outros lugares do compasso que não no chão. Além do lance clássico de colocar o click no 2 e no 4 pra tocar walking ou grooves de funk, pode-se colocar no acento agudo agudo da zabumba mais usual de baião (o "e" do segundo tempo de cada compasso 2/4) ou na última semiclcheia de cada tempo pra estudar samba. Outra opção pra estudar samba e choro é colocar o click na 2a semicolcheia de cada tempo. Essa disciplina é perfeita pra desenvolver precisão e firmeza rítmica, pois te coloca na responsabilidade de tocar o chão que o metrônomo não dá. Vou escrever um tópico sobre isso hoje mais tarde. Acha que dá pé?

Abraço grande,

S@Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por dibass Qua Jun 24, 2009 3:19 pm

sim
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Mr_Arthur Qua Jun 24, 2009 3:25 pm

Sá Reston escreveu: Vou escrever um tópico sobre isso hoje mais tarde. Acha que dá pé?

Seeeempre!!
Mr_Arthur
Mr_Arthur
Membro

Mensagens : 242
Localização : Valparadise Lost - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por allexcosta Qua Jun 24, 2009 3:28 pm

Sá Reston escreveu:Se fosse acrescentar alguma coisa na lista (me perdôa pelo atrevimento!), seria:

13 - Toque melodias no contrabaixo. Na região grave e na região aguda, quando possível.

Eu diria "quando necessario". Tocar melodias "quando possivel" pode roubar a atencao q deveria estar sendo dada a voz ou outro instrumento de solo. Algumas linhas de baixo tem somente uma nota, e eh isso q a musica pede.

Outra sugestão é com relação ao metrônomo, talvez seja mais útil para os que já tocam há algum tempo e tem uma firmeza rítmica boa. Posicionar o click do metrônomo em outros lugares do compasso que não no chão. Além do lance clássico de colocar o click no 2 e no 4 pra tocar walking ou grooves de funk, pode-se colocar no acento agudo agudo da zabumba mais usual de baião (o "e" do segundo tempo de cada compasso 2/4) ou na última semiclcheia de cada tempo pra estudar samba. Outra opção pra estudar samba e choro é colocar o click na 2a semicolcheia de cada tempo. Essa disciplina é perfeita pra desenvolver precisão e firmeza rítmica, pois te coloca na responsabilidade de tocar o chão que o metrônomo não dá. Vou escrever um tópico sobre isso hoje mais tarde. Acha que dá pé?

Sem duvida, ficaria otimo. Nao escrevi nada parecido aqui pq aqui seriam soh os basicos pra um profissional da musica, mas gosto muito de praticar assumindo o 1 em diversos lugares do compasso (como faz o Gambale), ou ateh em lugar nenhum, com ausencia total de acento. Acho tambem interessante estudar o metodo "Syncopation" de bateria, onde te forca a se soltar em qqer tipo de polirritmia. Portanto, dah peh sim, estamos aguardando o topico.

Abraco,

Alex.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Convidado Qua Jun 24, 2009 3:30 pm

Beleza galera!! Aguardem que mais tarde vem o post...

Então Allex, o "quando possível" foi relativo à possibilidade de tocar a melodia em 2 oitavas diferentes... Mas realmente, a prioridade deve ser pra outras coisas. Usar camisinha, por exemplo! hehehe

Abraços,

S@Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por LuCaSbass Qua Jun 24, 2009 3:34 pm

Acho que entendi o que Sá quis dizer em relação às melodias. Ele não quis dizer pra tocar as melodias na música toda, mas sim estudá-las para saber os caminhos que ela faz em relação a Harmonia. Isso é muito util pra improvisar tambem, as vezes você analisa a Harmonia de um jeito, mas a intenção melódica original não tem nada a ver com o que a teoria diz hehe
E também é um ótimo exercícío, pois existem melodias bem complicadas de se tocar!!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por LuCaSbass Qua Jun 24, 2009 3:35 pm

Postamos na mesma hora =P
veja se eu acertei sua interpretação Sá!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Convidado Qua Jun 24, 2009 3:37 pm

Segundo o Jaco na vídeo-aula dele:

"A melhor maneira de aprender a tocar melodicamente o contrabaixo é aprender as melodias de todas as músicas que vc toca, e não só a linha de baixo... Além disso, elas estão conectadas."

Pra mim faz total sentido... Ainda mais o cara falando hehe Foi quando eu assisti que comecei a tirar melodias.

Abs,

S@Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por allexcosta Qua Jun 24, 2009 3:38 pm

Sá Reston escreveu:Então Allex, o "quando possível" foi relativo à possibilidade de tocar a melodia em 2 oitavas diferentes...

Ah tah, entendi agora. Sem duvida, variar a regiao enriquece uma linha outrora monotona. Como o topico eh sobre como agir em bandas e gigs, achei q vc tava falando em tocar melodias durante as gigs sempre q possivel. Desculpa o mal-entendido.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Nego Dym Qua Set 09, 2009 8:37 am

belas leis rsrsrs,
Nego Dym
Nego Dym
Membro

Mensagens : 422
Localização : Itabira-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Amagomes Ter Set 15, 2009 4:08 pm

ClaudioBass escreveu:
Cid escreveu:16 - Nao tenha preconceito quanto a estilos de musica.

Ôpa!!! aí parou!!!

Se for Pagode e Axé-babá eu tô fora... também não me agrada a idéia de tocar Nelson Ned e qualquer coisa do gênero Brega Music!


É complicado... até que o profissional atinja o nível de poder escolher trabalho ele acaba tendo que "se prostituir", ou seja,nem sempre fazer aquilo que gosta... vc imagine um publicitário abstêmio sendo contratado para criar uma campanha milionária de uma cervejaria. Quem não está afim de se submeter a isso dentro da música e só tocar o que gosta acaba tendo que se tornar um "amador-profissional",que é o meu caso, o do próprio Claudiobass, Ivanov e acho que da grande maioria aqui,que procura trabalhar com um mínimo de qualidade profissonal mas sem depender exclusivamente da música,porque qdo o cara depende para pagar as contas, realmente não dá pra escolher , eu já vivi isso durante um curto período de tempo e confesso que não gostei muito...

Agora voltando às regras, continuando:

17 - Ao menor sinal de conflito, volte à regra número 3.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Convidado Qui Out 29, 2009 4:04 pm

allexcosta escreveu:
Daniela, Araketu, Ivete...

Axe tem ritmos super complexos como tamanquinho, pixote, subir ladeira, aguere, afoxe, afro-olodum, afro-ile aye, todos com opcao de surdo dobrado e eh necessario um conhecimento de todas essas variaveis percussivas pra vc conseguir fazer as linhas de baixo q nao vao chocar com os surdos de 20", 22" e 24"...

Cara, acho que muita gente aqui no forum ficaria MUITO agradecido se vc tivesse um tempo pra falar mais detalhadamente sobre essas levadas da Bahia... Eu pelo menos adoraria conhecer mais... Será que rolava pelo menos de indicar uma ou mais músicas que tragam cada uma dessas levadas?

Desculpa te incomodar, mas nunca vi nenhum material falando sobre esses ritmos e desde que li esse tópico há alguns meses atrás fiquei maluco pra conhecer...

Abraço grande,

S@Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Ivanov_br Qui Out 29, 2009 4:11 pm

é verdade...

Existe algum "método" sobre isso?! ACho que o giffoni que tem algo geral assim, mas não específico da Bahia.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Convidado Qui Out 29, 2009 4:13 pm

Sobre ritmos da Bahia especificamente eu nunca vi. Os 2 métodos do Giffoni são ótimos e muito recomendados, mas tratam de estilos regionalmente menos específicos (com exceção do Samba, que ele desdobra em várias variações).

Método formal, lançado no mercado eu nunca vi... Tem que ser alguém como o Tio Allex mesmo, que aprendeu isso vivenciando! hehehe

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Amagomes Ter Nov 03, 2009 1:00 pm

Sá Reston escreveu:
allexcosta escreveu:
Daniela, Araketu, Ivete...

Axe tem ritmos super complexos como tamanquinho, pixote, subir ladeira, aguere, afoxe, afro-olodum, afro-ile aye, todos com opcao de surdo dobrado e eh necessario um conhecimento de todas essas variaveis percussivas pra vc conseguir fazer as linhas de baixo q nao vao chocar com os surdos de 20", 22" e 24"...

Cara, acho que muita gente aqui no forum ficaria MUITO agradecido se vc tivesse um tempo pra falar mais detalhadamente sobre essas levadas da Bahia... Eu pelo menos adoraria conhecer mais... Será que rolava pelo menos de indicar uma ou mais músicas que tragam cada uma dessas levadas?


Eu sou um , com toda certeza que se inclui nessa "muita gente". E olha que eu toquei música bahiana quase 10 anos, fazendo baile e dessa penca de ritmos que o Allex citou acima nominalmente só conhecia o olodum e o ile-aye, esses outros provavelmente até toquei mas sem conhecimento de causa e aprendendo na p ****ada... . A questão é que esses ritmos vão gerando variações, nomes e a coisa vai ficando mais complexa. De fato já é hora de ser criado material didático mais profundo sobre esse som, pois o que existe é muito limitado, mesmo o do Giffoni que é muito bom, no volume um só tem afoxé.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por andremega Seg Jan 04, 2010 5:18 pm

so pra levantar o topico:

vi que rolou discussão sobre axé e tal.

O é o tchan tem bases no Lundu, tido como primeiro genero musical brasileiro tanto quanto a Modinha. Era a divisão senzala\casa grande.

Alias, o tchan fazia exatamente o gênero, a dança de umbigada. E era isso literalmente

Eu não sou fã de axé (foi mal Tio Alex... mas sou sincero), porém eu nunca vi alguem botar tanta nota em tão pouco espaço. Os caras são excelentes músicos, e tirar uma musica nota por nota dá mais trabalho do que se imagina. Vi o cheiro de amor num pré caju e não acreditei que o baixista tocasse daquele jeito ao vivo.

Não há gênero musical em que a técnica seja "facil"...
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por allexcosta Seg Jan 04, 2010 5:50 pm

andremega escreveu:Eu não sou fã de axé (foi mal Tio Alex... mas sou sincero)

Nem eu...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por André Souza Seg Jan 04, 2010 7:57 pm

Não vou me aprofundar mas gostaria de opinar. Gosto de música "boa", não importa credo, cor, fator RH ou qualquer outra coisa. O que é música boa para mim? MPB, Pop, Jazz, Rock, Funk, Soul, Forró, Bossa-Nova, Axé e Samba. Mesmo assim, quando posso gosto de ouvir outros estilos bem tocados.

Em relação ao Axé entendo que é um movimento musical que foi estigmatizado como "qualquer música que vem da Bahia". E na época da febre do Axé muita coisa ruim foi para a cena nacional como coisa boa produzida na Bahia. Mas quando um baiano que conhece a origem do Axé ouve que é uma "porcaria" fica chateado pela superficialidade da crítica, mas entendi o que, e como, foi dito e já está entendido. Allex foi feliz com os comentários tentando levar ao conhecimento da turma um pouco do que é o Axé.

Como exemplos de baixistas de Axé poderia citar:
- Gigi - Atualmente com Ivete Sangalo, antes foi da banda de Netinho;
- Cessário - Daniela Mercury;
- Luciano Calazans - Atualmente com Ricardo Chaves, foi da banda de Iverte Sangalo;
- Petecão - Cheiro de Amor;
- Jailtom - Banda Mel;
- Allan Moraes - Cláudia Leite;
- Léo Pinheiro - Banda Eva.

Alguns destes músicos fazem parte da cena de música instrumental da Bahia. Como Allex já citou para fazer o baixo soar em uma banda com metais e uma percussão pesada não é fácil.

O que acredito ser importante é nos realimentarmos sempre da ausência de preconceito. Música bem feita deve ser valorizada/respeitada não só pelo público dela.

Voltando ao tópico... Em minha opinião questões como a preocupação com a técnica, estudo de repertório, equipamento e vestuário adequados e bom senso geral colaboram muito para o resultado final. legal a lista e adições.

Abraço;


André Souza

____________________________
"Que minhas palavras sejam breves e minhas ações eternas."
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por andremega Ter Jan 05, 2010 5:15 pm

Basta ver o interior de são paulo e paraná: só se fala em SertanOjo...


É cada dupla que vc não acredita. Mas como em toda moda de gênero, os bons se destacarão com o tempo. E normalmente os bons, nesses casos, são os que mais se proximam do original. Isso aconteceu com o axe, o neo-pagode e está na 2a onda de sertanejo.

Indo para o nordeste (o pessoal de pernambuco e ceara diz que Bahia não faz parte da região! :-), é cada banda de forró que dói de ouvir. Mas tem muita coisa boa, e musicos excelentes.


OS generos tratados são de produção em massa. Não tem como se fazer grandes musicas todo dia. Mas os instrumentistas, até pelo numero de execuções, não tem como serem ruins.


Os clássicos são classicos (e poucos) porque se destacaram do comum. Isso desde que a música é música, com seu caráter recreativo. OS grandes compositores não eram os unicos de sua época e nem só escreveram obras primas. E grandes instrumentistas nem só executando grandes musicas se sustentam.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por allexcosta Qua Jan 06, 2010 3:17 am

Sá Reston escreveu:Cara, acho que muita gente aqui no forum ficaria MUITO agradecido se vc tivesse um tempo pra falar mais detalhadamente sobre essas levadas da Bahia... Eu pelo menos adoraria conhecer mais... Será que rolava pelo menos de indicar uma ou mais músicas que tragam cada uma dessas levadas?

Vou compilar essas informacoes e eventualmente abrir um topico sobre o assunto. Ha muita coisa nao documentada e nao vivo essa realidade ha bastante tempo. Tenho que buscar na memoria...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por dibass Qua Jan 06, 2010 1:18 pm

blz Alex vai ser de grande ajuda
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Anderson Sáb Fev 27, 2010 1:46 am

allexcosta escreveu:Desculpa aih mas nao resisti. Vale mais q mil palavras...

https://www.youtube.com/watch?v=QEE7nnZHKEc

Sem sombra de dúvida, o estilo deles não fazem meu gosto, mas sinceramente adimiro o projeto, como diríamos por aqui, e que CAPELA hein rs.
Anderson
Anderson
Membro

Mensagens : 879
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por liba Ter Mar 09, 2010 12:29 am

tiraria o 11 ...
liba
liba
Membro

Mensagens : 144
Localização : Guarujá, São Paulo

https://m.facebook.com/hardroadclassicrock?_e_pi_=7%2CPAGE_ID10%

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Fernando Zadá Ter Mar 09, 2010 12:56 am

Putz o 11 é exatamente o mais complicado. Se o cara ficar embriagado, não digo nem bebado, em gig comigo tá fodido. É com certeza a última vez que faço gig junto.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por dalton_lopes Qui Abr 08, 2010 9:02 pm

vcs vao me matar, mas tudo bem.

a primeira regra deveria ser:

- Não viva apenas da música.

____________________________
Giannini Pro Line 2 1990 Verde Ardósia EMG JB + SMB 4A
Yamaha RBX375 Preto
dalton_lopes
dalton_lopes
Membro

Mensagens : 729
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por LuCaSbass Qui Abr 08, 2010 9:08 pm

dalton_lopes escreveu:vcs vao me matar, mas tudo bem.

a primeira regra deveria ser:

- Não viva apenas da música.
Question Question scratch
Conheço muita gente que vive de musica e vive bem...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por liba Qui Abr 08, 2010 9:13 pm

Fernando Zadá escreveu:Putz o 11 é exatamente o mais complicado. Se o cara ficar embriagado, não digo nem bebado, em gig comigo tá fodido. É com certeza a última vez que faço gig junto.

Porque Zadá ? dá alguma diferença na musicalidade do mesmo ? conheço bandas de toneladas que tocam assim , no palco não fica lá dessas coisas mas , no estudio tá tudo certinho , eu prefiro alguém no palco um pouco mais solto do que 'careta' todo certinho .... vai ver que é a refrerencia 'rock in roll' que estivemos ....
liba
liba
Membro

Mensagens : 144
Localização : Guarujá, São Paulo

https://m.facebook.com/hardroadclassicrock?_e_pi_=7%2CPAGE_ID10%

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por dalton_lopes Qui Abr 08, 2010 9:34 pm

LuCaSbass escreveu:
dalton_lopes escreveu:vcs vao me matar, mas tudo bem.

a primeira regra deveria ser:

- Não viva apenas da música.
Question Question scratch
Conheço muita gente que vive de musica e vive bem...

Claro, quem é musico ou estudou em alguns lugares, já encontrou pessoas que vivem bem trabalhando apenas com música.
Agora, ampliemos nosso mundinho quase que restrito... Pode falar da maioria? Acho q nao.

É complicado... a música geralmente é um hobby que evolui para uma profissão.
A não ser que a familia banque o estudo, é dificil apenas ser músico. Demora pra coisa engrenar.
Já em outras profissões, os caminhos são mais certos.
Assim vejo eu, na minha humilde opiniao.

Um exemplo:

Profissão: Mecânico.

Você toca na igreja por prazer e ainda por cima, gasta com aulas e materiais para cada vez tocar melhor.
Você não arrumaria os carros da igreja pq tem prazer, apesar de gostar do q faz.

Deu nó na cabeça?

____________________________
Giannini Pro Line 2 1990 Verde Ardósia EMG JB + SMB 4A
Yamaha RBX375 Preto
dalton_lopes
dalton_lopes
Membro

Mensagens : 729
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por dalton_lopes Qui Abr 08, 2010 9:37 pm

Pergunte as crianças, as ingênuas crianças, o q vcs querem ser quando crescerem?
Elas geralmente respondem que querem ser "músicos"?
No.

Ai é fogo, cada um tem uma opinião.
Eu falar isso num fórum de música é pedir pra apanhar... hehe.

____________________________
Giannini Pro Line 2 1990 Verde Ardósia EMG JB + SMB 4A
Yamaha RBX375 Preto
dalton_lopes
dalton_lopes
Membro

Mensagens : 729
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por LuCaSbass Qui Abr 08, 2010 9:45 pm

dalton_lopes escreveu:Pergunte as crianças, as ingênuas crianças, o q vcs querem ser quando crescerem?
Elas geralmente respondem que querem ser "músicos"?
No.
.
É, infelizmente no Brasil é assim mesmo.
Mas da pra viver de musica sim, mas tem que ralar, estudar muito e também não da pra ficar fechado apenas em um mundinho, tem que saber tocar todos os estilos, estudar muito, dar aulas, tocar, gravar, etc... não é facil. Eu admiro muito, muito mesmo, quem consegue 'chegar lá' vivendo so de musica.
Mas eu entendo o que vc quis dizer, mas não acho que seja a primeira regra... acho importante o cara saber fazer e estudar alguma outra coisa(não só eu mas varios dos meus ex-professores), pq pode ser que o caminho da música não de certo...
Mas veja bem, quantos médicos, engenheiros e advogados também não estão desempregados por ai? Hoje em dia é dificil em qualquer area... se vc quiser viver bem, tem que ralar muito e ser, no mínimo, muito bom no que faz.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por dalton_lopes Qui Abr 08, 2010 9:57 pm

Eu admiro muito quem é músico e consegue manter uma boa renda mensal, com direito a viver ao lado da família e ter casa própria.

Admiro todos os músicos, afinal, tb sou um! hehe. Só não exerço a profissão.

____________________________
Giannini Pro Line 2 1990 Verde Ardósia EMG JB + SMB 4A
Yamaha RBX375 Preto
dalton_lopes
dalton_lopes
Membro

Mensagens : 729
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por malka_aff Sáb Jul 31, 2010 11:37 pm

e eu achei esse tópico bem numa faze da vida entre "querer viver de música, resolvi fazer gigs, resolvi estudar as musicas da gigs, dei de cara com o axé e me ferrei!" mas esse tópico me alerto e me empolgou, como tenho 19 anos, e uma facul pra terminar, tenho tempo ainda pra treina

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por webercar Dom Ago 01, 2010 3:22 pm

Gabriel Oliveira escreveu:Se eles fossem feios OU negros ninguém ia achar o som deles ruim. O problema é que não gostam de coisas bonitinhas que fazem sucesso no mainstream por acharem que a beleza é o único motivo desse sucesso.

E só lembrando... nos anos 80 tinha isso:

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 A35A_ha_New_Rom

A-HA: vai dizer que a intenção não era ser uma banda de rapazes bonitinhos e, com isso, chamar atenção das menininhas e fazer sucesso?

Gabriel, discordo de vc. O A-ha eram bons músicos e o vocalista tinha um vocal muito bom. E o que temos hoje? Jonas Brothers, fala sério. Não tem comparação.

Abraços...
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Christian Dom Ago 01, 2010 8:43 pm

^so não precisava ressucitar o topico hein....
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por gobatto Dom Ago 01, 2010 9:30 pm

webercar escreveu:Gabriel, discordo de vc. O A-ha eram bons músicos e o vocalista tinha um vocal muito bom. E o que temos hoje? Jonas Brothers, fala sério. Não tem comparação.

Abraços...

Essa de um deles solo nem é tão ruim...
https://www.youtube.com/watch?v=_qQ3Sz0IMmE
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por GusVCD Seg Ago 02, 2010 12:11 am

^ Tem até um JazzBass! KKKKKKKK

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Filipe Castro Qua Out 06, 2010 12:24 am

Apareceu um DVD da banda Cheiro de amor aqui em casa, lembrei do Alex e fui assistir.... não gosto do estilo mas musicalmente, arranjos, a "cozinha" são f***s! Ah e a cantora é muito boa! Outra coisa que ao meu ver é ponto positivo pro Axé é o fato de ser uma música dançante, algo que às vezes é esquecido.

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por DavidBohnke Seg Nov 01, 2010 3:56 pm

gobatto escreveu:
webercar escreveu:Gabriel, discordo de vc. O A-ha eram bons músicos e o vocalista tinha um vocal muito bom. E o que temos hoje? Jonas Brothers, fala sério. Não tem comparação.

Abraços...

Essa de um deles solo nem é tão ruim...
https://www.youtube.com/watch?v=_qQ3Sz0IMmE

Pois é, eu vi esse clipe dia desses e foi uma grata surpresa...
Tem também um dos Jonas tocando com o Stevie Wonder. Quando eu achar, eu posto!
DavidBohnke
DavidBohnke
Membro

Mensagens : 46
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por NAVI Qua Dez 29, 2010 2:30 pm

por curiosidade , claudio bass e alexxcosta , qual o estilo musical que vcs se saem melhor tocando no contrabaixo?

NAVI
Membro

Mensagens : 4
Localização : belo horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de ouro para o baixista autônomo. - Página 2 Empty Re: Regras de ouro para o baixista autônomo.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos