Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mudando o calibre de cordas

3 participantes

Ir para baixo

Mudando o calibre de cordas Empty Mudando o calibre de cordas

Mensagem por Osmar Oliveira Qui Out 16, 2008 9:19 pm

E ai galera...
To com um baixo de 5 cordas com calibre 0.45 e estou querendo mudar pra 0.40. Como cordas pra baixo já são naturalmente caras, eu não queria ter que gastar mais grana levando num luthier simplesmente pra ele trocar as cordas e ajustar o tensor do braço. Porém, eu nunca fiz isso antes (regular o tensor do braço devido ao calibre de cordas) e não tenho a mínima idéia de qual é o ajuste ideal para o tensor.
E ai? Alguém me dá uma luz?
Ou largo mão de ser "pão-duro" (o mais adequado seria "sem dinheiro" mesmo) e levo no luthier?

____________________________
Condor®️ Club #008 - Fender®️ Club #009 - Giannini®️ Club #004 - Gallien Krueger®️ Club #020 - S.Martyn®️ Club #007
Osmar Oliveira
Osmar Oliveira
Membro

Mensagens : 1001
Localização : Brasília, DF, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando o calibre de cordas Empty Re: Mudando o calibre de cordas

Mensagem por allexcosta Qui Out 16, 2008 9:22 pm

A nao ser q vc fique muito apreensivo, nao ha problema nenhum em vc fazer isso sozinho. Certifique-se de q a chave allen estah correta pra nao espanar a ponta do tensor e siga as instrucoes do link abaixo. Se continuar inseguro apos ler e reler o site, eh melhor pagar pra alguem fazer.

http://www.garywillis.com/pages/bass/bassmanual/setupmanual.html

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando o calibre de cordas Empty Re: Mudando o calibre de cordas

Mensagem por Osmar Oliveira Qui Out 16, 2008 9:40 pm

Valeu Alex!
Vou ver o que eu faço...
Se fosse meu condor eu trocava na raça, hehehehe.
O problema é que é um Warwick thumb, que foi bem caro pra ficar brincando de luthier nele.
Vou filosofar um pouco. Ler o site 1000X e tomar uma atitude.
Mas, obrigado (de novo) pela ajuda!

____________________________
Condor®️ Club #008 - Fender®️ Club #009 - Giannini®️ Club #004 - Gallien Krueger®️ Club #020 - S.Martyn®️ Club #007
Osmar Oliveira
Osmar Oliveira
Membro

Mensagens : 1001
Localização : Brasília, DF, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando o calibre de cordas Empty Re: Mudando o calibre de cordas

Mensagem por Wotan Seg Out 20, 2008 11:25 pm

Grande Alex!
Li as instruções do link e descobri que o meu baixo já estava muito bem ajustado.
No teste do cotovelo no fim da escala, o cartão de crédito ficou perfeitamante encaixado, nem demais nem de menos.
E o mais importante: eu mesmo tinha feito todos os ajustes com um pouco de orientação e muita intuição.
Gostaria de aproveitar o ensejo para recomendar a todos e especialmente ao bassosmar, o livro "Guia Ilustrado do Contrabaixo" de Edmar Luighi (Editora HMP - São Paulo - 2004) que pode ser encontrado em bancas ou no site www.editorahmp.com.br.
Wotan
Wotan
Membro

Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando o calibre de cordas Empty Re: Mudando o calibre de cordas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos