Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Que surpresa agradável!

+7
Rdg Bass
Claudio
Galdino
LuCaSbass
Licas
Osmar Oliveira
Jackson
11 participantes

Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Que surpresa agradável!

Mensagem por Jackson Dom Out 19, 2008 11:56 am

Desculpem pela história longa!

há 3 anos, quando resolvi entrar no mundo do fretless, adquiri pelo mercado livre um Giannini Stratosonic por 280 reais (baixo + capa + correia). O antigo dono havia retirado os trastes mas deixou os buracos abertos com as felpas de madeira.

Então fiz o trabalho de preencher os buracos com massa e lixar a escala, e percebi que o som do baixo era bem bacana (abaixo tem uma gravação feita com ele fretless).
Esse Stratosonic é da década de 80, com corpo em mogno, braço em marfim (uma tora!) e escala em jacarandá. Eu sabia também que os captadores não eram originais, fato constatado também pelo Bertola quando estive na sua casa, mas não sabemos qual a marca dos captadores.

Com o passar do tempo fui descobrindo o meu som no fretless (não é jazz bass), arrumei um outro baixo com as características que queria e tirei os trastes. Então resolvi aproveitar os trastes e colocar no giannini pra saber como era o seu som fretado! Deu um trabalhão, os trastes ficaram todos tortos, desalinhados, mas dá pra saber como fica o timbre do baixo.

Aí veio a surpresa! Melhor que falar é postar o som da criança pra vocês ouvirem!

O baixo está com os trastes completamente fora de alinhamento, as cordas estão altas (devido ao trastejamento excessivo) e esse encordoamento é um jogo da giannini com mais de 2 anos de uso (dei uma fervida pra fazer esse teste).

Ouçam aí:



O som do baixo na época que era fretless:




Agora vou levar num luthier pra colocar trastes novos! Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Osmar Oliveira Dom Out 19, 2008 2:29 pm

Pô... Somzão!
Acho interessante a capacidade de sair uns baixos bons de certos modelos que não são grande coisa. Tenho um Condor BX-12 (que tá longe de ser um modelo top da condor). Eu tirei os trastes e botei uns caps NBS, P no braço e J na ponte. Tá outro instrumento, é claro que num dá pra comparar com os baixos tops que a gente conhece, mas comparando com o que ele era tá show de bola.

____________________________
Condor®️ Club #008 - Fender®️ Club #009 - Giannini®️ Club #004 - Gallien Krueger®️ Club #020 - S.Martyn®️ Club #007
Osmar Oliveira
Osmar Oliveira
Membro

Mensagens : 1001
Localização : Brasília, DF, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Licas Dom Out 19, 2008 3:53 pm

Nossa cara... O som desse baixo tá absurdamente bom, muito melhor do que o Fender Southern Cross Jazz Bass que eu tinha (Fender brasileiro)... Muito bom mesmo, passa por Fender tranquilamente esse som.
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por LuCaSbass Dom Out 19, 2008 4:01 pm

Pois eh, muito bom cara!
Meu ultimo fretless era um Squier California(a pior linha da Squier), e eu ja tinha testado essa linha com trastes e nao tinha gostado, mas ai sem trastes e com captação trocada ficou otimo. Isso só reforça a ideia de que hoje em dia nao é necessario gastar muito dinheiro pra ter um instrumento decente... tem q pesquisar, testar varios instrumentos q sempre rola uma oportunidade massa... meu ex-professor achou um Finch(marca brasileira antigona, era concorrente da Gianinni) modelo Rickenbacker, vcs precisam ver que canhão que é o baixo! Sonzera! e ele pagou 280 reais tbm heheh

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Osmar Oliveira Dom Out 19, 2008 4:39 pm

É engraçado como a Gianinni perdeu qualidade...
Não entendo o porque disso.
Se você pegar os produtos da déc de 80, todo mundo paga pau. É mó somzera.
Mas os de hj...

____________________________
Condor®️ Club #008 - Fender®️ Club #009 - Giannini®️ Club #004 - Gallien Krueger®️ Club #020 - S.Martyn®️ Club #007
Osmar Oliveira
Osmar Oliveira
Membro

Mensagens : 1001
Localização : Brasília, DF, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Jackson Dom Out 19, 2008 9:10 pm

bassosmar
LucasLermen
LuCaSBass

hehe tô bobo até agora com o som do bichinho!!

Eu tirei os trastes e botei uns caps NBS, P no braço e J na ponte

Sou usuário de NBS também, são muito bons mesmo!



Muito bom mesmo, passa por Fender tranquilamente esse som.

Pois é cara, os captadores não são originais, de repente são de uma marca consagrada e eu não tô sabendo né.... não tem nada escrito!!

Meu ultimo fretless era um Squier California(a pior linha da Squier), e eu ja tinha testado essa linha com trastes e nao tinha gostado, mas ai sem trastes e com captação trocada ficou otimo

hehe isso não tem preço!!

É engraçado como a Gianinni perdeu qualidade...
Não entendo o porque disso.
Se você pegar os produtos da déc de 80, todo mundo paga pau. É mó somzera.
Mas os de hj...

pois é, enquanto outras empresas nacionais evoluem (ex: Condor), a Giannini que é uma das pioneiras brasileiras ficou para trás.
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Galdino Dom Out 19, 2008 11:14 pm

bassosmar escreveu:É engraçado como a Gianinni perdeu qualidade...
Não entendo o porque disso.
Se você pegar os produtos da déc de 80, todo mundo paga pau. É mó somzera.
Mas os de hj...

Pior que os instrumentos de 70 e tantos eram legais, do meio da década de 80 e 90 em diante viraram um lixo...

Mais vai, dá um desconto que nessa época quase a empresa foi a falência; sei que em 2000 + ou - eles não fabricavam mais instrumentos aqui ( só umas linhas, violões violas, etc ) hoje em dia já não sei em que pé que tá!
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Claudio Dom Out 19, 2008 11:23 pm

Tô impressionado até agora com o punch... esse aí é estilo "treme-palco"

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Jackson Seg Out 20, 2008 1:54 pm

ClaudioBass escreveu:Tô impressionado até agora com o punch... esse aí é estilo "treme-palco"

pô, hoje tem uma gigzinha num estúdio, vou levar o bassoura pra testar!

o único problema é que estes trastes mal colocados estão machucando a minha mão huahuahau
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Claudio Seg Out 20, 2008 2:05 pm

Jackson escreveu:
o único problema é que estes trastes mal colocados estão machucando a minha mão huahuahau

Dá pra improvisar... passa naquela loja da Multicoisas em frente ao Tijuca Tênis e compra uma lima média... passa a lima bem de leve nas bordas pra desgastar o traste... isso resolve bem o problema!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Rdg Bass Seg Out 20, 2008 3:47 pm

Muito bom o som, gostei até dele fretless.

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Leo Muniz Seg Out 20, 2008 5:47 pm

Realmente excelente o timbre... e olha que as cordas tem 2 anos hein... se não falasse que era um gianinni, não ia advinhar...

meu ex-professor achou um Finch(marca brasileira antigona, era concorrente da Gianinni) modelo Rickenbacker, vcs precisam ver que canhão que é o baixo! Sonzera! e ele pagou 280 reais tbm heheh

meu primeiro baixo foi um finch desse aí... peguei usado, 250 conto... na época adquiri um golden, e resolvi me desfazer dele... não tinha muita informação... me arrependo amargamente até hoje, principalmente por ter trocado ele numa guitarra muito fajuta... e ter optado pelo golden :'(

quando agente é desenformado faz cada M****
Leo Muniz
Leo Muniz
Membro

Mensagens : 39
Localização : Petrópolis - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Out 20, 2008 6:58 pm

É... o som é surpreendentemente gostoso de se ouvir. Acho que falta um pouquinho de "punch" no grave, mas tem uma baita definição.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Jackson Ter Out 21, 2008 12:22 am

Dá pra improvisar... passa naquela loja da Multicoisas em frente ao Tijuca Tênis e compra uma lima média... passa a lima bem de leve nas bordas pra desgastar o traste... isso resolve bem o problema!

vou tentar fazer isso claudião, até eu levar para colocar trastes novos (os atuais estão todos mordidos, acho que não dá pra deixar reto de novo)

Muito bom o som, gostei até dele fretless.

era por isso que eu ficava curioso para ouvir o som dele fretado hehe



Realmente excelente o timbre... e olha que as cordas tem 2 anos hein... se não falasse que era um gianinni, não ia advinhar...

É... o som é surpreendentemente gostoso de se ouvir. Acho que falta um pouquinho de "punch" no grave, mas tem uma baita definição.

Levei ele pro estúdio hoje, deu uma boa melhorada nos graves pq tinha um falante de 15"....
.... só que o milagre da fervida das cordas acabou muito rápido, perdeu o brilho com meia hora de ensaio hehehe ....... vou morrer em 50 pratas!!
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Jackson Ter Out 21, 2008 12:24 am

Maurício_Expressão escreveu:É... o som é surpreendentemente gostoso de se ouvir. Acho que falta um pouquinho de "punch" no grave, mas tem uma baita definição.

Ufa!!! tava preocupado com a avaliação do Dick Trace!!!
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Daniel Qua Out 22, 2008 3:32 pm

Que som hein, Jackson!! Esse som tá puro? Plugou em que maquinário?

____________________________
Que surpresa agradável! Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Jackson Qua Out 22, 2008 3:37 pm

danielreo escreveu:Que som hein, Jackson!! Esse som tá puro? Plugou em que maquinário?

tá seco mesmo, pluguei direto na placa de som pq não tenho DI........ tenho o maior medo de queimar a placa mas criei coragem hehe

só que esse som já morreu pq as cordas estão muito velhas, e o efeito da fervida não durou nem 24 horas !!!

vou colocar um joguinho de d'addário XL nele pra ver como soa!

valeu pelo post!
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Daniel Qua Out 22, 2008 3:38 pm

legal mesmo cara. parabéns. O slap tá com um som muito bacana.

se der, depois posta um som com um groove em pizzicato. valeu

____________________________
Que surpresa agradável! Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Jackson Qua Nov 19, 2008 9:18 am

É incrível a capacidade que a minha placa de som shing ling tem matar o som das coisas viu.....

mas vamos ao que interessa, gravei o som do giannini usando o captador do braço, depois o da ponte e por último os dois caps, as três primeiras gravações com o baixo seco na placa de som, e uma última com um plugin do Ampeg SVX que simula mais ou menos o som que eu tiro no Hartke HA2500 (acho a simulação do Ampeg SVX muito artificial).

quando eu arrumar uma câmera eu gravo usando o equipo completo...

Captador do Braço:



Captador da Ponte:



Os dois captadores:



Os dois captadores com plugin Ampeg SVX:

Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Daniel Qua Nov 19, 2008 10:23 am

Gostei muito do som com o plugin do ampeg. Realmente um bom amp faz MUITA diferença no som de qualquer instrumento.

____________________________
Que surpresa agradável! Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Jackson Qua Nov 19, 2008 11:52 am

danielreo escreveu:Gostei muito do som com o plugin do ampeg. Realmente um bom amp faz MUITA diferença no som de qualquer instrumento.

pois é cara, o hartke eu deixo na igreja direto, em casa uso um head ciclotron... o som já fica ruim, mas plugado direto no computador, fica muito pior hehe



ah esqueci de dizer, o baixo agora está com trastes novos, porém ganhei um mal-contato no jackie... dá pra perceber o chiado na segunda gravação...

o baixo está com cordas GHS Boomers, este jogo estava no outro baixo há seis meses já, mas foi muito pouco usado.
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Marcio Azzarini Qua Nov 19, 2008 5:12 pm

Muto bom... Com certeza uma ótima surpresa! Ainda mais quando se paga 280 reais num bicho com um sonzão desse!

Parabéns!

Abraço!

____________________________
Que surpresa agradável! Icon_rr Let´s groove!!!
https://www.youtube.com/marcioazzarini
Marcio Azzarini
Marcio Azzarini
Membro

Mensagens : 1130
Localização : Sorocaba

http://www.marciobasspage.cjb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Que surpresa agradável! Empty Re: Que surpresa agradável!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos