Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mestre Chris Squire

+37
fheliojr
Paulo Penna
Pz123
AndréBurger
JAZZigo
Stormbringer
RobertoGrecoJr
Juninho Sampaio
Zubrycky
vinibassplayer
Bruno da Rosa
Jãozeiro
allexcosta
HenriqueBessa
Willian Casagrande
Ricardo Petrone
bodhan
stratosonic
Pratagy
Lucas_Panurge
CaQuinhO
Masteles
Carlos Cesar Silva Maia
Tarcísio Caetano
leandrosf89
Rico
RodrigoM
Maurício_Expressão
Henrique Alencar
webercar
Edu Fettermann
SILVIAO
bruno the manager
edu_carvalho
Cantão
Mauricio Luiz Bertola
LuCaSbass
41 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Convidado Qui Nov 28, 2019 5:54 pm

allexcosta escreveu:Só que é mal tocado.
Do ponto de vista técnico, sem dúvida... Difícil de refutar. Cai no mesmo contexto do tópico do cara do Joy Division... dizer que gosta e acha lega, ok e justo... defender a técnica é rebater-se quanto ao óbvio.


Última edição por Henri-Q em Qui Nov 28, 2019 5:55 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Hortogratia)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por allexcosta Qui Nov 28, 2019 5:59 pm

^ Partindo desse princípio de que ele toca mal, por que ele é "o mestre" ao invés de "baixista de uma banda legal, que eu curto, etc..."?

Um mestre do baixo tem que ser um cara que toca melhor (em todos os sentidos) que a imensa maioria das pessoas que tocam esse instrumento, correto?

Senão ele é só um baixista que você gosta que toca numa banda legal.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Convidado Qui Nov 28, 2019 6:17 pm

^

Tenho dito (na verdade ele)...

O Mestre Chris Squire - Página 3 Captur29

De onde eu posso ver...

allexcosta escreveu: ele é só um baixista que você (no caso aqui nossos colegas foristas) gosta que toca numa banda legal.

Friso meu

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Zubrycky Qui Nov 28, 2019 6:24 pm

Willian Casagrande escreveu:
Zubrycky escreveu:
Willian Casagrande escreveu:É claro que o cara não é um sujeito genialíssimo na virtuose, no domínio do instrumento. O Glécio Nascimento tá aqui em SP, a 400 km de mim, tocando jazz de segunda a segunda e toca mais que ele, mas nem é disso que se trata.
Tem umas discussões que cansam só de pensar em começar a escrever...

Lembrando, surpreendentemente, muitas vezes tudo é colocado num mesmo balaio e, consequentemente, músicos de gêneros musicais completamente diferentes, nascidos em países e épocas diferentes e com histórias de vida diferentes são analisados como se todos esses músicos fossem (ou tivessem a obrigação de ser) a mesma coisa... Rolling Eyes

Independente se fosse o mesmo contexto etc. Não é disso que se trata, e cê entendeu...

Eu entendi. Só acrescentei uma observação pessoal às suas digressões.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Rico Qui Nov 28, 2019 6:25 pm

Eu considero Squire um mestre do Rock Progressivo. Afinal, se ele e mais uns poucos criaram o estilo, porque não podem ter esse título?

Se eu quiser aprender sobre prog, vou ouvir os mestres.

E o título é: O mestre Chris Squire, não Chris Squire, o mestre do contrabaixo.

Eu estou plenamente satisfeito com o desempenho dele nas isolated tracks postadas, mas claro que isso é.so.a.minha opinião.

Sigamos...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Bruno da Rosa Qui Nov 28, 2019 8:26 pm

Se ele fizesse slap e com baixo de 5 cordas poderia atingir a alcunha de mestre, tenho certeza Laughing
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Zubrycky Qui Nov 28, 2019 11:32 pm

Quem é o mestre?



:troll:
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Rico Sex Nov 29, 2019 7:16 am

Fantástico e incrível são algumas palavras que passam pela minha cabeça...

Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por allexcosta Sex Nov 29, 2019 8:21 am

Bruno da Rosa escreveu:Se ele fizesse slap e com baixo de 5 cordas poderia atingir a alcunha de mestre, tenho certeza Laughing

O mestre jamais usou 5 cordas ou técnica de slap.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por allexcosta Sex Nov 29, 2019 10:22 am

Rico escreveu:Me sinto assim com muita música e musico que ouço falar e que sei que a galera pira aqui no forum, mas desisti há muito de falar, porque sempre alguém se ofender...

Pode falar.

Pessoal já é bem crescidinho.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Stormbringer Sex Nov 29, 2019 11:45 am

É fácil se colocar no lugar do Alex quando ele fala desses caras... Ele já imagina: "como esse cara se sairia numa turnê como sideman da Celine Dion?"

E... é... é um ponto de vista muito válido também.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por vinibassplayer Sex Nov 29, 2019 12:38 pm

Stormbringer escreveu:É fácil se colocar no lugar do Alex quando ele fala desses caras... Ele já imagina: "como esse cara se sairia numa turnê como sideman da Celine Dion?"

E... é... é um ponto de vista muito válido também.

eu acho q mesmo se eu tocasse no nivel do squire, eu nao me acharia tao bom qto se estivesse no nivel citado
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Rico Sex Nov 29, 2019 12:41 pm

allexcosta escreveu:
Rico escreveu:Me sinto assim com muita música e musico que ouço falar e que sei que a galera pira aqui no forum, mas desisti há muito de falar, porque sempre alguém se ofender...

Pode falar.

Pessoal já é bem crescidinho.

Você sabe que não é verdade!

A gente tende a se incomodar muito com a opinião alheia. Já arrumo minhas tretas falando sobre política. Não tô a fim de brigar com geral...

Eu repeti um mantra a exaustão desde muito tempo. Ele é mais ou menos assim: "Nao me importa a opinião alheia", "Nao me importa a opinião alheia, "Nao me importa a opinião alheia...

Sem hipocrisia, tem funcionado...

E pra ser sincero, eu acho que se fossemos mesmo tão evoluídos, esse fórum trataria abertamente de todo tipo de questão, como religião, por exemplo.

Não Allex, lamento, mas não somos todos crescidos. Você sabe disso...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Rico Sex Nov 29, 2019 12:47 pm

Stormbringer escreveu:É fácil se colocar no lugar do Alex quando ele fala desses caras... Ele já imagina: "como esse cara se sairia numa turnê como sideman da Celine Dion?"

E... é... é um ponto de vista muito válido também.


Analisando sobre esse ponto de vista, seria indiscutível.

Mas o baixista em questão era sideman?? Não era, né?

Baixistas de rock antigo estudaram pouco, ou não estudaram. Isso não diminui a importância deles no mundo do contrabaixo, mas pelo contrário... O que eu conheço de gente que começou a tocar por causa desses caras e se profissionalizou, não tá no gibi...

Antônio Pedro, aí pra citar um, foi baixista dos Mutantes e depois fez parte da banda do mala do Lulu Santos e Blitz... Um cara com origem no prog do Yes, ELP, King Crimson...

A lista é longa...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Jãozeiro Sex Nov 29, 2019 12:51 pm

Rico escreveu:
allexcosta escreveu:
Rico escreveu:Me sinto assim com muita música e musico que ouço falar e que sei que a galera pira aqui no forum, mas desisti há muito de falar, porque sempre alguém se ofender...

Pode falar.

Pessoal já é bem crescidinho.

Você sabe que não é verdade!

A gente tende a se incomodar muito com a opinião alheia. Já arrumo minhas tretas falando sobre política. Não tô a fim de brigar com geral...

Eu repeti um mantra a exaustão desde muito tempo. Ele é mais ou menos assim: "Nao me importa a opinião alheia",  "Nao me importa a opinião alheia,  "Nao me importa a opinião alheia...

Sem hipocrisia, tem funcionado...

E pra ser sincero, eu acho que se fossemos mesmo tão evoluídos, esse fórum trataria abertamente de todo tipo de questão, como religião, por exemplo.

Não Allex, lamento, mas não somos todos crescidos. Você sabe disso...

claps claps claps claps
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Stormbringer Sex Nov 29, 2019 2:31 pm

Rico escreveu:


Analisando sobre esse ponto de vista, seria indiscutível.

Mas o baixista em questão era sideman?? Não era, né?

Exato, mas eu to fazendo o papel de advogado do diabo aqui kakakak
Pense sob o olhar do Alex, ele começou a tocar ainda criança e o primeiro show ja foi daqueles de trocentas mil pessoas, ele não teve a mesma experiencia que eu, e possivelmente voce, de ser "plateia" pela maior parte da vida.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Rico Sex Nov 29, 2019 3:15 pm

Stormbringer escreveu:
Rico escreveu:


Analisando sobre esse ponto de vista, seria indiscutível.

Mas o baixista em questão era sideman?? Não era, né?

Exato, mas eu to fazendo o papel de advogado do diabo aqui kakakak
Pense sob o olhar do Alex, ele começou a tocar ainda criança e o primeiro show ja foi daqueles de trocentas mil pessoas, ele não teve a mesma experiencia que eu, e possivelmente voce, de ser "plateia" pela maior parte da vida.

Eu não conheço a história do Allex, embora saiba que ele começou bem cedo a tocar em nível profissional, o que é um diferencial do cacete.

Mas só pra falar da minha experiência com banda, aos 10 eu tocava corneta na banda marcial da escola. Aos 12 o tarol, e aos 13 a caixa. Desfilava várias vezes por ano tocando em vários municípios diferentes. É a mesma coisa? Claro que não, mas sabia tocar coisas como Bolero de Ravel e Carinhoso, por exemplo.

Acho que muito da minha experiência musical se deve a isso. Eu fui exposto a essas melodias maravilhosas que nunca saíram da minha cabeça, desde bem cedo.

Assim foi com a música em geral, e principalmente com o Rock.

Então, embora eu saiba e concorde com o fato de que a imensa maioria dos meus ídolos baixistas eram deficientes quando se fala da questão técnica do nosso instrumento, não consigo conceber o pensamento de que o cara é ruim porque não tem capacidade de ser sideman da Celine Dion.

Sinceramente? Graças a Deus! Eu não gostaria tanto deles se assim fosse... Eu detesto a Celine.

Agora, se alguém vai entender que eu estou defendendo o analfabetismo musical, aí são outros 500...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Jãozeiro Sex Nov 29, 2019 3:25 pm

Rico escreveu:
Então, embora eu saiba e concorde com o fato de que a imensa maioria dos meus ídolos baixistas eram deficientes quando se fala da questão técnica do nosso instrumento, não consigo conceber o pensamento de que o cara é ruim porque não tem capacidade de ser  sideman da Celine Dion.

Sinceramente? Graças a Deus! Eu não gostaria tanto deles se assim fosse...Eu detesto a Celine.

Yes é umas 250 vezes mais legal do que Celine Dion.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Stormbringer Sex Nov 29, 2019 3:28 pm

LOL Rico, eu concordo contigo... Lembre, eu sou fã do Geezer(quem?) Razz
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por allexcosta Sex Nov 29, 2019 4:27 pm

Stormbringer escreveu:É fácil se colocar no lugar do Alex quando ele fala desses caras... Ele já imagina: "como esse cara se sairia numa turnê como sideman da Celine Dion?"

E... é... é um ponto de vista muito válido também.

Obrigado. É mais ou menos assim que eu penso mesmo.

Rico escreveu:Você sabe que não é verdade!

A gente tende a se incomodar muito com a opinião alheia.

Eu particularmente gosto muito da opinião alheia, especialmente se ela for diferente da minha. Vejo muita evolução na discordância, não no amém.
Eu tenho curiosidade genuína sobre esse som que todo mundo gosta e você detesta, sinceramente...

Rico escreveu:E pra ser sincero, eu acho que se fossemos mesmo tão evoluídos, esse fórum trataria abertamente de todo tipo de questão, como religião, por exemplo.

Em 2019 eu não diria que isso é ser evoluído, chamo de ser normal. Religião a gente já pensou em liberar. Se lembro bem éramos eu e o Cid que achávamos que devia ser censura zero. Depois que rolou ameaça de morte a gente meio que repensou isso e nunca voltou ao tema. Talvez valha à pena voltar...

Rico escreveu:Não Allex, lamento, mas não somos todos crescidos. Você sabe disso...

Mas deveríamos nos esforçar pra ser.

Rico escreveu:Mas o baixista em questão era sideman?? Não era, né?

Esse é um bom argumento sobre o que estamos discutindo. São abordagens diferentes, eu entendo isso.

Rico escreveu:Baixistas de rock antigo estudaram pouco, ou não estudaram. Isso não diminui a importância deles no mundo do contrabaixo, mas pelo contrário... O que eu conheço de gente que começou a tocar por causa desses caras e se profissionalizou, não tá no gibi...

Eu não nego a importância dos caras, só sinto um "enjou" quando tem tópicos chamando os caras de deuses ou mestres e quando vou escutar (muitas vezes pela primeira vez) é um cara que toca normal ou até mal. Isso me gera uma indignação que fomenta essas postagens mais polêmicas.

Stormbringer escreveu:Exato, mas eu to fazendo o papel de advogado do diabo aqui kakakak
Pense sob o olhar do Alex, ele começou a tocar ainda criança e o primeiro show ja foi daqueles de trocentas mil pessoas, ele não teve a mesma experiencia que eu, e possivelmente voce, de ser "plateia" pela maior parte da vida.

Verdade.

Rico escreveu:Eu não conheço a história do Allex

O Tarcísio fez até um tópico... thumbs
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por vinibassplayer Sex Nov 29, 2019 4:33 pm

allexcosta escreveu:
Rico escreveu:Eu não conheço a história do Allex

O Tarcísio fez até um tópico... thumbs

fiquei curioso, tem link pro topico citado?
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por allexcosta Sex Nov 29, 2019 4:44 pm

vinibassplayer escreveu:fiquei curioso, tem link pro topico citado?

https://www.contrabaixobr.com/t25864-alexandre-costa-o-tio-allexcosta
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Zubrycky Sex Nov 29, 2019 9:57 pm

Jãozeiro escreveu:
Yes é umas 250 vezes mais legal do que Celine Dion.

Yes e Celine Dion são diferentes demais entre si para que eu pudesse conceber uma frase unindo os dois, mas, não só concordo com você como digo mais: Prevejo que daqui a 500 anos (Isso se a raça humana ainda existir sem que a nossa civilização tenha sido destruída por uma guerra ou cataclisma), na futura História da Música, Yes será lembrado como uma das bandas mais importantes e influentes (ou a banda mais importante e influente) dentro do rock progressivo e Celine Dion será lembrada, se ela for, pela canção do filme Titanic... study
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Jãozeiro Sex Nov 29, 2019 10:06 pm

Eu lhe digo que ambos já são lembrados por tais motivos, hehe.

Mas  talvez não de forma unânime. Algumas centenas de anos resolverão isso, como bem disseste.


Última edição por Jãozeiro em Sex Nov 29, 2019 10:32 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Zubrycky Sex Nov 29, 2019 10:13 pm

Rico escreveu:
Stormbringer escreveu:É fácil se colocar no lugar do Alex quando ele fala desses caras... Ele já imagina: "como esse cara se sairia numa turnê como sideman da Celine Dion?"

E... é... é um ponto de vista muito válido também.


Analisando sobre esse ponto de vista, seria indiscutível.

Mas o baixista em questão era sideman?? Não era, né?

Baixistas de rock antigo estudaram pouco, ou não estudaram. Isso não diminui a importância deles no mundo do contrabaixo, mas pelo contrário... O que eu conheço de gente que começou a tocar por causa desses caras e se profissionalizou, não tá no gibi...

Antônio Pedro, aí pra citar um,  foi baixista dos Mutantes e depois fez parte da banda do mala do Lulu Santos e Blitz... Um cara com origem no prog do Yes, ELP, King Crimson...

A lista é longa...

Vale lembrar que do Mutantes e do progressivo nacional também veio o monstro contrabaixista e produtor nascido Arnolpho Lima Filho e conhecido como Liminha.

(Notem a influência de Chris Squire sobre o Liminha naqueles velhos tempos) Wink



E vou além, dificilmente um baixista oriundo do rock e sem a bagagem do progressivo criaria (Notem que falo criar, não executar) um solo de baixo como o de Fullgas.



Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Zubrycky Sex Nov 29, 2019 10:17 pm

Jãozeiro escreveu:Eu lhe digo que ambos já são lembrados por tais motivos, hehe.

Mas  talvez não de forma unânime. Algumas centenas de anos resolveram isso, como bem disseste.

A História da Música é implacável ao colocar tudo na perspectiva que só a distância proporcionada pela passagem dos anos consegue dar . Poucos artistas conseguem ser, ao mesmo tempo, populares em sua época e relevantes historicamente.

Aos que duvidam, assistam qualquer programa antigo do tipo Globo de Ouro e vejam quantos artistas tremendamente populares em sua época hoje estão completamente esquecidos...
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Zubrycky Sex Nov 29, 2019 10:30 pm

Stormbringer escreveu:É fácil se colocar no lugar do Alex quando ele fala desses caras... Ele já imagina: "como esse cara se sairia numa turnê como sideman da Celine Dion?"

E... é... é um ponto de vista muito válido também.

Chris Squire como baixista da Celine Dion?

Exercício teórico interessante.

Bom, não temos como saber devido ao fato de Squire não estar mais entre nós, mas, tendo em vista o excelente e sólido simplificado trabalho dele no disco 90125, fruto de uma época em que a banda toda teve que se adaptar aos novos tempos buscando uma sonoridade mais simples e direta, não o vejo tendo o menor tipo de problema caso ele fosse baixista da Celine Dion.

Como aquele disco prova, falta de capacidade de adaptação musical não era um dos problemas do Chris Squire.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Zubrycky Sex Nov 29, 2019 10:34 pm

Stormbringer escreveu:LOL Rico, eu concordo contigo... Lembre, eu sou fã do Geezer(quem?) Razz

Ver o Geezer Butler ao vivo com o Black Sabbath em 92 foi o que me fez querer ser baixista.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Zubrycky Sex Nov 29, 2019 10:37 pm

Rico escreveu:
E pra ser sincero, eu acho que se fossemos mesmo tão evoluídos, esse fórum trataria abertamente de todo tipo de questão, como religião, por exemplo.

Ou futebol... bounce Esportes 3 Esportes 4
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Zubrycky Sex Nov 29, 2019 10:44 pm

Rico escreveu:
Então, embora eu saiba e concorde com o fato de que a imensa maioria dos meus ídolos baixistas eram deficientes quando se fala da questão técnica do nosso instrumento, não consigo conceber o pensamento de que o cara é ruim porque não tem capacidade de ser  sideman da Celine Dion.


Ser membro de uma banda e ser sideman de várias são coisas muito diferentes entre si. Ambas funções são importantes e necessárias, mas elas são muito diferentes entre si. Afinal de contas, ser um sideman implica em desenvolver uma sonoridade que permita ao músico se encaixar em várias situações e gêneros diferentes, assumindo assim várias identidades musicais (O que muitas vezes faz com que o sideman não tenha uma identidade sonora própria. Há exceções à esta regra, é claro, como Sklar, Paladino e Jamerson mostram) e ser membro de uma banda muitas vezes permite ao músico se aprofundar dentro de um gênero e desenvolver uma identidade musical própria (que muitas vezes acaba sendo copiada pelo sideman...).

Quanto à deficiência, bom, pessoalmente esse é um termo que uso apenas e tão somente quando o músico é incapaz de tocar as músicas. Se esse não é o caso, o músico não é deficiente e, se as linhas dele se adequam à banda e ao estilo musical da mesma, ainda menos.


Última edição por Zubrycky em Sex Nov 29, 2019 11:49 pm, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por allexcosta Sex Nov 29, 2019 11:33 pm

Zubrycky escreveu:Yes será lembrado como uma das bandas mais importantes e influentes (ou a banda mais importante e influente) dentro do rock progressivo e Celine Dion será lembrada, se ela for, pela canção do filme Titanic...

Se você andar numa grande cidade do mundo hoje e perguntar sobre rock progressivo, pouca gente sabe o que é ou quem são seus expoentes.

Zubrycky escreveu:Quanto à deficiência, bom, pessoalmente esse é um termo que uso apenas e tão somente quando o músico é incapaz de tocar as músicas.

Dentre as top 40 mundiais dos últimos 30 anos, não lembro de uma que ele conseguiria tocar. Tô falando de alguns poucos vídeos que vi aqui. Mesma coisa pode ser dita do Enqiedsdladtiwtle.


Última edição por allexcosta em Sex Nov 29, 2019 11:39 pm, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por JAZZigo Sex Nov 29, 2019 11:33 pm

allexcosta escreveu:Em 2019 eu não diria que isso é ser evoluído, chamo de ser normal. Religião a gente já pensou em liberar. Se lembro bem éramos eu e o Cid que achávamos que devia ser censura zero. Depois que rolou ameaça de morte a gente meio que repensou isso e nunca voltou ao tema. Talvez valha à pena voltar...
nope
Esquece isso, tio. Não agregaria nada à finalidade deste fórum. Muito pelo contrário, sobretudo em tempos de polarização e intolerância.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Zubrycky Sex Nov 29, 2019 11:40 pm

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:Yes será lembrado como uma das bandas mais importantes e influentes (ou a banda mais importante e influente) dentro do rock progressivo e Celine Dion será lembrada, se ela for, pela canção do filme Titanic...

Se você andar numa grande cidade do mundo hoje e perguntar sobre rock progressivo, pouca gente sabe o que é ou quem são seus expoentes.

Até aí, pouca gente nas ruas das grandes cidades do mundo sabe dizer quem foi Giovanni Pierluigi da Palestrina. E isso não tira o nome dele dos livros de História da Música e tampouco diminui a importância dele.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por allexcosta Sex Nov 29, 2019 11:47 pm

Zubrycky escreveu:Até aí, pouca gente nas ruas das grandes cidades do mundo sabe dizer quem foi Giovanni Pierluigi da Palestrina. E isso não tira o nome dele dos livros de História da Música e tampouco diminui a importância dele.

Você diz nos livros? Sim, quando estudarem rock progressivo o Yes será mencionado, sem dúvida alguma. E Dion será lembrada como uma das artistas que mais vendeu e sobre a música de um filme récorde de bilheteria.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Zubrycky Sáb Nov 30, 2019 12:29 am

allexcosta escreveu:

Dentre as top 40 mundiais dos últimos 30 anos, não lembro de uma que ele conseguiria tocar. Tô falando de alguns poucos vídeos que vi aqui. Mesma coisa pode ser dita do Enqiedsdladtiwtle.

Bom, sobre o Chris Squire, ainda que ele já tenha partido deste mundo e nunca tenhamos a chance de vê-lo tocando Top 40s, pessoalmente, não tenho dúvida sobre a capacidade dele fazê-lo. Afinal de contas, relembrando a história do Yes, o abandono das linhas de baixo intrincadas típicas das músicas da banda (Linhas mais complexas do que as geralmente presentes em canções Top 40) em prol das conduções mais simples e convencionais presentes no disco 90125 mostra que ele não tinha problemas em mudar de estilo e simplificá-lo se assim fosse necessário para a sobrevivência do Yes.

Sobre Entwistle, bom, o mesmo também pode ser dito. Fora do The Who, quando ele queria, ele também era capaz de se adaptar às circunstâncias.



Ainda sobre a capacidade adaptativa do Entwistle, vale ressaltar que ele é um dos baixistas presentes nos cds com transcrições do grande James Jamerson que acompanham o essencial livro (que todo baixista deveria ter) "Standing In The Shadows Of Motown (The Life And Music Of Legendary Bassist James Jamerson)". No cd 1, faixa 5, Entwistle toca "Ain't Too Proud To Beg", "Going To A Go-go" e "Contract On Love".

https://www.discogs.com/Various-Standing-In-The-Shadows-Of-Motown-The-Life-And-Music-Of-Legendary-Bassist-James-Jamerson/release/6026642
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Stormbringer Sáb Nov 30, 2019 8:01 am

O Mestre Chris Squire - Página 3 Heavy-metal-shirts1
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 30, 2019 9:08 am

Zubrycky escreveu:sobre o Chris Squire

(...)

Sobre Entwistle

Bate os dois no liquidificador e não dá meio copo thumbs

O Mestre Chris Squire - Página 3 Click-Here-to-Vote-for-the-President-Online
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Convidado Sáb Nov 30, 2019 10:49 am

Mais uma vez estamos nós discutindo a genitália angelical.

Achei bem válidos os apontamentos do Rico, isso por que ele separou o joio do trigo e falou sobre suas impressões e gosto sem elevar isso a patamar de standard.

O que incomoda nessa discussão é a falta de honestidade intelectual para falar abertamente sobre as deficiências técnicas dos semideuses do rock. Na minha opinião, um baixo sujo e mal tocado continua sendo sujo e mal tocado mesmo sendo a Roundabout uma das melhores músicas que eu já ouvi. Detesto aquele timbre e se fosse eu o produtor a música teria sido gravada de outra maneira. Ainda assim é ótima tanto enquanto música como composição (isso é indiscutível).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb Nov 30, 2019 10:57 am

allexcosta escreveu:
Jãozeiro escreveu:O mais louco é que essas coisas "virtousas" do Chris Squire, em outros gênero musicais são corriqueiras (funk, soul e até mesmo pop). Você escuta em tudo quanto é música.

Pra um baixista não-rock o Chirs Squire seria classificado como "básico". Mas para o rock ele é deus virtuoso.

Queria ter um filho assim...

O Mestre Chris Squire - Página 3 Professor-raimundo-original

Na verdade esse baixo aí não ficaria em nenhum estilo que você citou. Produtor ia chamar outro baixista.
Sucessor do CC? Misericórdia...Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece!!!
Em "oração e jejum" para que o Jõazeiro continue, apenas, como é e não "(DES)evolua" para...
Melhor parar por aqui.

Willian Casagrande escreveu:Já que desenterraram o tópico, eu vou ignorar toda a treta que o Allex quis plantar e lançar isso aqui:

Um dos álbuns mais fantásticos que já ouvi!!! E que ouço com um enorme prazer até hoje.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Zubrycky Dom Dez 01, 2019 7:05 pm

Tarcísio Caetano escreveu:
Willian Casagrande escreveu:Já que desenterraram o tópico, eu vou ignorar toda a treta que o Allex quis plantar e lançar isso aqui:
(Vídeo)
Um dos álbuns mais fantásticos que já ouvi!!! E que ouço com um enorme prazer até hoje.

Essa álbum é sensacional. hail
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Zubrycky Dom Dez 01, 2019 7:37 pm

Respeito a opinião alheia, mas... Caramba! É incrível! Eu vivi para ler, em um fórum de contrabaixo, que Chris Squire toca mal e que a linha de "Heart of Sunrise"* é mal tocada/i]... Shocked

Uma coisa é gostar ou não gostar do estilo e do timbre peculiares do Chris Squire, o que é direito de cada um. Afinal de contas, não é todo mundo que gosta de distorção no baixo, não é todo mundo que gosta do som de instrumentos da Rickenbacker, não é todo mundo que gosta de baixo tocado com palheta, não é todo mundo que gosta de rock progressivo... De minha parte, sem problemas.

Agora, daí a dizer que ele toca mal, bom, tendo em vista a qualidade da obra musical registrada pelo Yes ao longo de todos estes anos (Banda que teve a sua sonoridade definida pelas linhas de baixo de Chris Squire, o único membro que em vida nunca saiu da banda), bom, isso são outros quinhentos. (Modo irônico ativado) Se com ele "tocando mal" o Yes fez o que fez, imaginem como a banda soaria se ele tocasse bem...  bounce  bounce  bounce  bounce

* Sobre "Heart of the Sunrise", vale lembrar que aquele vídeo com a faixa isolada postada na página 2 deste tópico é justamente a linha de baixo isolada dessa música. Para quem quiser conferir como a linha em questão funciona com o restante dos instrumentos (O que, no final das contas, é o que importa numa gravação), eis aqui, para quem não a conhece, a citada canção .



Última edição por Zubrycky em Dom Dez 01, 2019 10:11 pm, editado 7 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Zubrycky Dom Dez 01, 2019 7:57 pm

Jãozeiro escreveu:O mais louco é que essas coisas "virtousas" do Chris Squire, em outros gênero musicais são corriqueiras (funk, soul e até mesmo pop). Você escuta em tudo quanto é música.

scratch

Confesso para você que, fora do Yes e das bandas influenciadas pelo Yes, honestamente, neste momento não me lembro de nenhum baixista (Exceto o Willy Verdaguer) nestes outros estilos musicais fazendo algo remotamente parecido ao que Chris Squire fazia no Yes.

Posso estar errado (Mesmo porque música é um oceano infinito de possibilidades e estou longe de conhecer todas as bandas do mundo), mas tenho por hábito ouvir de tudo e, nestes anos todos, com exceção de músicas gravadas pelo já citado Willy Verdaguer, não me lembro de ter ouvido alguma canção fora do mundo do rock progressivo na rádio e ter pensado algo como "esse baixista, seja ele quem for, foi influenciado pelo Chris Squire", "esse timbre de baixo me lembra o Rickenbacker do Chris Squire" ou "essa linha de baixo me faz lembrar o Yes".

Vale lembrar que o fenômeno descrito nos parágrafos acima é natural porque 1) o rock progressivo é um mundo à parte com regras próprias e 2) a simplicidade e a brevidade (palavras usada como descrição e não como juízo de valor) das músicas que costumam tocar nas rádios de hoje é praticamente a antítese da cartilha pregada pelo rock progressivo.

allexcosta escreveu:
Na verdade esse baixo aí não ficaria em nenhum estilo que você citou. Produtor ia chamar outro baixista.

Até aí, nenhuma novidade. Cada estilo tem a sua sonoridade específica e suas regras próprias e um baixista que gravará um determinado estilo tem a obrigação de conhecer quais são as regras e qual é a sonoridade do estilo a ser gravado.

Vale lembrar que o produtor também chamaria outro baixista se a banda fosse de rock progressivo e o baixista não conseguisse tocar esse tipo de linha... Wink


Última edição por Zubrycky em Dom Dez 01, 2019 10:15 pm, editado 6 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Zubrycky Dom Dez 01, 2019 8:06 pm

Henri-Q escreveu: Detesto aquele timbre

Muita gente detesta, assim como muita gente o adora. Sem problemas.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Stormbringer Dom Dez 01, 2019 10:28 pm

Diego, esquece... Se fala mal do Squire ou do Geddy Lee, não da pra levar minimamente a sério... leve na esportiva e ria junto, se não ficamos doentes

tem um nego ai que só ta indo no rebanho mesmo Ri Muito
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por HenriqueBessa Seg Dez 02, 2019 9:46 am

Stormbringer escreveu:
tem um nego ai que só ta indo no rebanho mesmo Ri Muito

Branco tb... notme
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2245
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por allexcosta Seg Dez 02, 2019 10:39 am

Esqueçam que esses caras são seus ídolos de infância from hell por um segundo e percebam que tanto o Squire quanto o Esntlteilwe tocam coisas com a mão direita que a esquerda não acompanha. As notas ficam truncadas, mascadas... Isso não é intencional, é simplesmente tocar mal...

Se você chegar em qualquer escola de música do mundo e suas notas estiverem mascadas, pode ser uma escola from hell, os professores vão te dizer que tá mal tocado.

Eu eu jamais entrei no mérito de ser bom ou ruim, de vocês gostarem ou não, qual a diferença que isso faz? Nenhuma...

Só que o que eu tento dizer sempre é que se você treina seu ouvido só com isso, termina achando essas traves normais. E quando você começa a achar execução ruim normal você não evolui.

E sim, o que esses caras fazem é super criativo. Se eu tocasse baixo por 300 anos não conseguiria imaginar linhas de baixo assim. Quando eu ouço, só penso "caramba, que que esses caras fumavam?" E deve ser legalzão pra vocês escutar mesmo, entendo isso...

Só que tem o argumento "quem disse que eu quero melhorar minha técnica, minha pegada, ou meu timbre?". E aí a gente meio que fica sem ter o que conversar...

Muita gente aqui reponde como se um dia eu tivesse dito "jogue seus discos de rock fora" ou "deixe de gostar disso e goste daquilo". Nunca, né?

São simples alertas do que ficar meio bitolado nessa linguagem aí pode acarretar no seu aprendizado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Jãozeiro Seg Dez 02, 2019 10:58 am

allexcosta escreveu:Esqueçam que esses caras são seus ídolos de infância from hell por um segundo

Simplesmente não pode falar mal, são artistas intocáveis e ídolos. Em outro tópico já aconteceu a mesma cena.

Squier, Geddy Lee, Lemmy, ou qualquer outro parecido...
"Ain, não fale mal do meu ídolo, você é chato".

Não é um tipo de alienação isso?

O Mestre Chris Squire - Página 3 Screenshot-20191202-104802-2


Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Jãozeiro Seg Dez 02, 2019 11:02 am

Eu curto essa turma toda do rock e falo mal deles numa boa.
E continuo curtindo.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Convidado Seg Dez 02, 2019 11:05 am

Canonizaram os caras. É santo da devoção.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por allexcosta Seg Dez 02, 2019 11:07 am

Jãozeiro escreveu:Não é um tipo de alienação isso?

É, mas todo mundo tem o direito de ser alienado.

Tem uma pessoa na minha família mesmo, QI acima da média, curso disso e daquilo, falava em Trotsky, Kant e um monte desses doidão, entendia de política, ciência e sempre antenado.

Começou a andar com uma galera que gosta de pagode, arrocha, BBB e coisas afins e namorar uma dessas pessoas. Hoje esse meu parente assiste Record, ouve batidão carioca e sabe as últimas novidades de Lucas Lucco ou da dupla sertaneja do momento.

Qualquer assunto um pouco mais sério ele evita igual doença contagiosa.

Diz que é mais feliz sendo alienado e não tem intenção de voltar a ser como era...

Eu sempre percebi que as pessoas rasas e alienadas são mais felizes...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O Mestre Chris Squire - Página 3 Empty Re: O Mestre Chris Squire

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos