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Descaracterização do timbre do baixo Fender Marcus Miller

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Mensagem por dalton_lopes em Qua Abr 07, 2010 9:59 am

Olá Allex.

Eu ví que alguns proprietários de baixos Marcus Miller trocam seus captadores por lindys and nords.

Pois bem. Ouvindo músicas e vendo vídeos, tenho o timbre do negão gravado em meu cérebro. Reconheceria o timbre mesmo se fosse surdo.

Estes captadores "diferentes" dos originais desqualificam o timbre roots do marcão? Muda muita coisa?
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Mensagem por allexcosta em Qua Abr 07, 2010 10:05 am

Se o camarada enveredar pelos noiseless e double-coils da vida acho que sim, mas se mantiver o single-coil diria que não. Lembrando que o MM sempre usou um baixo bem normal com um pré também bem normal (na verdade dos mais baratos, um Bartolini TCT). O som do cara é basicamente dedo, mas uma equalização cuidadosa e a compressão característica do Distressor dão a pitada final ao timbre "signature" dele.
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Mensagem por dalton_lopes em Qua Abr 07, 2010 10:12 am

Então o pré original que vem nos MM é Bartolini?
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Mensagem por allexcosta em Qua Abr 07, 2010 10:38 am

dalton_lopes escreveu:Então o pré original que vem nos MM é Bartolini?

Não, o pré do Fender 77 do MM é Bartolini. O pré que vem nos baixos MM é feito na Korea por encomenda da Fender, e é baseado no Bartolini TCT, mesmos centros de frequência e tal...
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Mensagem por dalton_lopes em Qua Abr 07, 2010 11:55 am

pode me adiantar quais sao os centros das frequencias? kiss
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Mensagem por Thales_Sr em Qua Abr 07, 2010 1:01 pm

Depois tenta descobrir o "Q" de cada um dos parâmetros...
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Mensagem por allexcosta em Qua Abr 07, 2010 3:42 pm

dalton_lopes escreveu:pode me adiantar quais sao os centros das frequencias? kiss

80hz e 6khz, não sei o Q, mas é um pre muito similar ao Aguilar OBP-1.
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Mensagem por dalton_lopes em Qua Abr 07, 2010 4:25 pm

geralmente o Q é bem alto. isso é notório. eu ja tive os 3 prés onboard da aguilar. o q menos agradou foi o obp-1. obp-2 e 3 são excelentes. mas voltando ao assunto principal, tinha receio sobre a descaracterização do som nos fenders marcus miller quando se trocava os captadores. quanto ao circuito, nao vejo pq trocar. tem headroom de sobra e tem bastante output. o meu marcus miller ta chegando. vamos ver qual é a desse baixo tao comentado.
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Mensagem por dalton_lopes em Qua Abr 07, 2010 4:26 pm

o obp-1 tem agudos na casa dos 4khz. muito médio agudo pra mim. gosto de sons mais cristalinos. 6khz pra cima.
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Mensagem por SILVIAO em Qua Abr 07, 2010 6:28 pm

allexcosta escreveu:Se o camarada enveredar pelos noiseless e double-coils da vida acho que sim, mas se mantiver o single-coil diria que não. Lembrando que o MM sempre usou um baixo bem normal com um pré também bem normal (na verdade dos mais baratos, um Bartolini TCT). O som do cara é basicamente dedo, mas uma equalização cuidadosa e a compressão característica do Distressor dão a pitada final ao timbre "signature" dele.

Allex o funcionamento do distressor pode ser emulado com um compressor de boa qualidade!!??
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Mensagem por leandroxyz em Sex Mar 16, 2012 12:46 pm

sera que consigo um timbre SIMILAR, usando meu Equalizer BEQ700, qeria uma dica sobre um preset básico, tanto de grave, tanto de agudo, médio ETC. meu baixo é um precision com caps malagoli.

Queria saber como originalmente é o timbre do MM.
Grave - ?
Médio - ?
Agudo - ?

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Mensagem por allexcosta em Sex Mar 16, 2012 12:53 pm

^ Você quer tirar um som MM com um Precision? Impossível...

Qualquer JB com espaçamento anos 70, captação de qualidade, corda de aço e um amp decente vai chegar muito próximo se o quesito "mão" estiver resolvido.
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Mensagem por GusVCD em Sex Mar 16, 2012 12:57 pm

leandroxyz escreveu:sera que consigo um timbre SIMILAR (...) meu baixo é um precision com caps malagoli.
Se conseguir essa façanha, posta pra gente...
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Mensagem por leandroxyz em Sex Mar 16, 2012 1:57 pm

eu sei que é praticamente impossível, mas a minha pergunta foi clara, timbre SIMILAR na questao de equalização. Graves, médios e agudos.

GusVCD, vou gravar algo aqui, só precisava de uma luz na questao de equalização. / Grave - % / Médio - % / Agudo - % /, alguma ideia ??
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Mensagem por malka_aff em Sex Mar 16, 2012 2:47 pm

cara, põe bastante grave e agudo e poucos médios, o tal do scoop. ou seja, equalização sorriso. É o máximo que da pra fazer, e duvido que lembre o MM
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Mensagem por allexcosta em Sex Mar 16, 2012 2:58 pm

leandroxyz escreveu:eu sei que é praticamente impossível, mas a minha pergunta foi clara, timbre SIMILAR na questao de equalização. Graves, médios e agudos.

Não, nem similar, nem parecido, nem nada... Não se muda timbre com equalização. O mais importante no timbre de um baixo é a localização dos captadores. P e J são completamente diferentes.
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Mensagem por leandroxyz em Sex Mar 16, 2012 4:55 pm

malka_aff escreveu:cara, põe bastante grave e agudo e poucos médios, o tal do scoop. ou seja, equalização sorriso. É o máximo que da pra fazer, e duvido que lembre o MM
Ahhh beleza, sei q nao vai chegar nem perto mas vale o aprendizado. Era o que eu precisava saber tb o SCOOP. valeu MALKA.
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Mensagem por leandroxyz em Sex Mar 16, 2012 4:59 pm

allexcosta escreveu:
leandroxyz escreveu:eu sei que é praticamente impossível, mas a minha pergunta foi clara, timbre SIMILAR na questao de equalização. Graves, médios e agudos.

Não, nem similar, nem parecido, nem nada... Não se muda timbre com equalização. O mais importante no timbre de um baixo é a localização dos captadores. P e J são completamente diferentes.

Valeu alex, acho que foi uma pergunta meio idiota minha desde o início hehehe, mas foi só por curiosidade mesmo. abraço.
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Mensagem por YURI LEWASCHIW em Ter Mar 20, 2012 2:30 pm

boa tarde

comprei um miller e gostaria de saber a opinião sobre colocar 2 pickups lindy fralin 8.5/9k e um pré marcus retro john east. vale a pena ? o baixo fica melhor e relação ao timbre comparando com um jazz bass vintage ou descaracteriza o som do baixo tanto no ativo quanto no passivo ?




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Mensagem por balduf em Seg Ago 27, 2012 2:02 am

Pessoal dando uma desenterrada, apenas pra não criar outro tópico pra uma dúvida tão simples:

Os MM 5 cordas usa o mesmo pré que os 4 cordas? o Fender 77' do Marcus Miller usa um pré até barato Bartolini TCT, esse pré é melhor que o Aguilar obp3 ? (pergunta meio sem noção de inexperiente Embarassed )

Obrigado Galera.
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Mensagem por YURI LEWASCHIW em Seg Ago 27, 2012 7:50 am

oi amigo, que eu saiba i pré usado no MM 5 cordar é o mesmo, o Miller usa um fender 75 com o bartolini que é um ótimo circuito e lhe dá a opção de regular as frequências de médio , o que não acontece nos prés originais fender.
como você deve ter visto no decorrer do fórum , eu coloquei um pré john east Marcus retro e 2 pickups lindy fralin , e posso te garantir que o som mudou da água pro vinho , ficou animal e eu tenho uma gama enorme de regulagens inclisive corte de médios e volume de médios o que faz o baixo ficar igual ao so do "PATRÃO" vale a pena tentar ,é caro mas te garanto o resultado. espero ter ajudado !! fique com Deus !!

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Mensagem por YURI LEWASCHIW em Seg Ago 27, 2012 7:52 am

o aguilar é um ótimo pré também funciona muito bem , e é fiel nas respostas das regulagen que você precisa . no seu caso eu iria de aguilar ! abç

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Mensagem por allexcosta em Seg Ago 27, 2012 8:56 am

YURI LEWASCHIW escreveu:comprei um miller e gostaria de saber a opinião sobre colocar 2 pickups lindy fralin 8.5/9k e um pré marcus retro john east. vale a pena ? o baixo fica melhor e relação ao timbre comparando com um jazz bass vintage ou descaracteriza o som do baixo tanto no ativo quanto no passivo ?

Sim, alguns baixistas já fizeram isso e ficou muito bom. O Marcus Retro é feito para dar um som bem próximo ao do MM.

balduf escreveu:Os MM 5 cordas usa o mesmo pré que os 4 cordas? o Fender 77' do Marcus Miller usa um pré até barato Bartolini TCT, esse pré é melhor que o Aguilar obp3 ? (pergunta meio sem noção de inexperiente.

O pré do 5 cordas tem topologia idêntica ao 4 cordas, mas há uma pequena diferença nos centros de frequência. Ambos foram desenhados pela Fender com participação direta do John Suhr, mas acho que o 4 cordas é feito no Japão mesmo, enquanto o 5 cordas é feito nos EUA.
O pré TCT é mais simples que o OBP3, mas o TCT não é fundamental no som do MM, tanto que ele não usa mais o baixo 77 que tem esse pré e o som dele não mudou.

Hoje em dia Tio Marquinhos usa um baixo dos anos 70 (79 eu acho) branco modificado pela Fender Custom Shop e um MM Signature Americano. Nenhum deles tem pré Bartolini.

Descaracterização do timbre do baixo Fender Marcus Miller Marcus%20Miller-RML-006533

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Mensagem por balduf em Seg Ago 27, 2012 9:40 am

YURI LEWASCHIW escreveu:o aguilar é um ótimo pré também funciona muito bem , e é fiel nas respostas das regulagen que você precisa . no seu caso eu iria de aguilar ! abç

Valeu amigo, ja sabia que o Aguilar tambem é um bom pré, porém sempre é bom ouvir novas opiniões Wink


allexcosta escreveu:O pré do 5 cordas tem topologia idêntica ao 4 cordas, mas há uma pequena diferença nos centros de frequência. Ambos foram desenhados pela Fender com participação direta do John Suhr, mas acho que o 4 cordas é feito no Japão mesmo, enquanto o 5 cordas é feito nos EUA.
O pré TCT é mais simples que o OBP3, mas o TCT não é fundamental no som do MM, tanto que ele não usa mais o baixo 77 que tem esse pré e o som dele não mudou.

Hoje em dia Tio Marquinhos usa um baixo dos anos 70 (79 eu acho) branco modificado pela Fender Custom Shop e um MM Signature Americano. Nenhum deles tem pré Bartolini.



Valeu pelo esclarecimento Allex, sempre tive essa dúvida, é que na verdade to afim de me entregar ao mundo dos Jazzbass, e como a grana ta curta to pensando em pegar o Squier VM 5 cordas e dar uma turbinada no garoto, sei que jamais chegarei num som do MM, até porque são instrumentos distintos e o Squier é bemmm mais barato, sem contar ainda o equipamento que o Tio Marcus usa, então eu pensei em deixar os Duncan, e colocar um pré, a príncipio pensei no Aguilar, e depois pensei no Bartolini, mas ja to me animando a insvestir grana no Squier ja que vai ser meu baixo de uso e fazer igual o Yuri colocar 2 pickups lindy fralin 8.5/9k e um pré marcus retro john east, até que ponto vale a pena eu não sei...

Obrigado Wink

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Mensagem por allexcosta em Seg Ago 27, 2012 9:54 am

balduf escreveu:Valeu pelo esclarecimento Allex, sempre tive essa dúvida, é que na verdade to afim de me entregar ao mundo dos Jazzbass, e como a grana ta curta to pensando em pegar o Squier VM 5 cordas e dar uma turbinada no garoto, sei que jamais chegarei num som do MM, até porque são instrumentos distintos e o Squier é bemmm mais barato, sem contar ainda o equipamento que o Tio Marcus usa, então eu pensei em deixar os Duncan, e colocar um pré, a príncipio pensei no Aguilar, e depois pensei no Bartolini, mas ja to me animando a insvestir grana no Squier ja que vai ser meu baixo de uso e fazer igual o Yuri colocar 2 pickups lindy fralin 8.5/9k e um pré marcus retro john east, até que ponto vale a pena eu não sei...

Soar diferente do MM tem muito mais a ver com a técnica dele do que com o baixo que você vai usar... Dedo + qualquer JB + cordas de aço são a fórmula do som MM. As outras coisas são adornos. Um pouco de sensibilidade na EQ e uma leve compressão podem tornar o caminho mais suave. Se você tem um Jazz Bass, mesmo que barato como Squier, Eagle ou SX, com cordas de aço e está muito longe do timbre MM, considere investir tempo em você como músico e desencane de equipamento.
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Mensagem por balduf em Seg Ago 27, 2012 10:17 am

allexcosta escreveu:
balduf escreveu:Valeu pelo esclarecimento Allex, sempre tive essa dúvida, é que na verdade to afim de me entregar ao mundo dos Jazzbass, e como a grana ta curta to pensando em pegar o Squier VM 5 cordas e dar uma turbinada no garoto, sei que jamais chegarei num som do MM, até porque são instrumentos distintos e o Squier é bemmm mais barato, sem contar ainda o equipamento que o Tio Marcus usa, então eu pensei em deixar os Duncan, e colocar um pré, a príncipio pensei no Aguilar, e depois pensei no Bartolini, mas ja to me animando a insvestir grana no Squier ja que vai ser meu baixo de uso e fazer igual o Yuri colocar 2 pickups lindy fralin 8.5/9k e um pré marcus retro john east, até que ponto vale a pena eu não sei...

Soar diferente do MM tem muito mais a ver com a técnica dele do que com o baixo que você vai usar... Dedo + qualquer JB + cordas de aço são a fórmula do som MM. As outras coisas são adornos. Um pouco de sensibilidade na EQ e uma leve compressão podem tornar o caminho mais suave. Se você tem um Jazz Bass, mesmo que barato como Squier, Eagle ou SX, com cordas de aço e está muito longe do timbre MM, considere investir tempo em você como músico e desencane de equipamento.

Excelente Resposta Allex, valeu mesmo, foi de grande ajuda...realmente a técnica do MM é exclusiva dele, vou seguir seu conselho e me dedicar mais ainda, a unica coisa que farei sera colocar um Aguilar OBP3 no Squier e me afundar na dedicação Wink
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Mensagem por allexcosta em Seg Ago 27, 2012 10:48 am

Como vídeos valem mais que 1000 palavras...

Sadowsky ativo com escala de maple:



Fender passivo com escala de Jacarandá:

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Mensagem por balduf em Seg Ago 27, 2012 11:22 am

Mestre Allex, sabedoria de Salomão Wink
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Mensagem por RodrigoBR em Qui Ago 30, 2012 11:47 pm

Recentemente um amigo me emprestou seu fender MM, com aguilar obp3 instalado, mas com captadores originais. Simplesmente me apaixonei pelo som!

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Mensagem por Thales_Sr em Sex Ago 31, 2012 12:30 am

Parabéns pela Dynamite... Ficou muito boa!
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Mensagem por YURI LEWASCHIW em Sex Ago 31, 2012 7:12 am

Muito legal !! o que deixa a desejar no fender Miller todo original é o pré mesmo.
com o aguilar o baixo já fica muito superior,pois os caps originais são muito bons , parabéns pela sonzeira , se o Robinho Tavares escutar com certeza vai aprovar !! rsrs . abraços !

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Mensagem por dj jorge cafe em Sex Ago 31, 2012 7:34 am

Parabéns pela Dynamite... Ficou muito boa!. 2
Este e o timbre que eu me amarro!!! valeu Rodrigo
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Mensagem por RodrigoBR em Sab Set 01, 2012 3:04 pm

Obrigado Thales Yuri e Jorge, o fender ficou bala msm, quem dera eu ser aprovado por Robinho tavares!
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Mensagem por gpraxedes em Qui Set 06, 2012 12:44 am

Eu sempre achei que faltava algo nesses baixos, cheguei até a comentar num outro tópicos que a falta de médios desse baixo me afastaria de comprar um, mas depois que usamos cordas rotosound nickel roundwound mudei de idéia. O timbrão de jazz bass veio bem na cara, claro que como ele não possui tone e o pré é "boost only", não dá para "anasalar" o som da ponte mas o timbrão veio Very Happy , claro que não é o som do MM, mas como não tenho sua técnica não adianta muito buscar seu som Razz , pra mim esse baixo mais nickel já fecha a conta.
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