Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida - termo para descrever configuração do baixo

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida - termo para descrever configuração do baixo Empty Dúvida - termo para descrever configuração do baixo

Mensagem por Bhernardo Ter Abr 27, 2010 8:11 pm

Boa noite pra galera do fórum ;D
Então, eu to com uma dúvida em relação á um termo comumente usado por várias pessoas aqui do fórum quando querem falar do baixo
Pode ser que saia um pérola agora, mas afinal, o que é um baixo com configuração J ou P, ou um baixo J ou P.
Não faço a mínima ideia do que isso significa, nem se é uma configuração de baixo, dois tipos de baixo ou alguma outra coisa totalmente diferente.
Além disso, qual a vantagem de eu ter um baixo na configuração J ou P?
O máximo que eu achei foi um tópico aqui usando esse termo para captadores, não sei se é isso mas ta valendo.

Agradeço desde já ^^
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - termo para descrever configuração do baixo Empty Re: Dúvida - termo para descrever configuração do baixo

Mensagem por Moshe Bar Elohim Ter Abr 27, 2010 8:20 pm

J= Captadores de contrabaixo Jazz Bass (aqueles captadores de formato de barrinhas longas que geralmente tem oito pólos mangnéticos expostos, não necessariamente)
P= Captadores de contrabaixo Precision Bass (aqueles captadores que ficam um ao lado do outro em dispariadade normalmente no meio do corpo em formato de duas barras juntas uma mais em cima, outra mais embaixo)
PJ=Contrabaixo com captação de Precision Bass no meio do corpo + captação Jazz Bass perto da ponte.

Aqui tem algumas opiniões a respeito da configuração PJ:
http://bass.forumeiros.com/contrabaixo-eletrico-f1/configuracao-pj-x-jj-t6512.htm

Baixo Cort Pj, 4cordas
Dúvida - termo para descrever configuração do baixo Img?s=MLB&f=109783971_7851
Baixo Fender Jazz Bass V 5 Cordas
Dúvida - termo para descrever configuração do baixo Img?s=MLB&f=137920557_4452
Baixo Phoenix Precision Bass
Dúvida - termo para descrever configuração do baixo Img?s=MLB&f=111083180_5817


Última edição por Moshe Bar Elohim em Ter Abr 27, 2010 10:13 pm, editado 3 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - termo para descrever configuração do baixo Empty Re: Dúvida - termo para descrever configuração do baixo

Mensagem por Bhernardo Ter Abr 27, 2010 8:22 pm

Mas então, eu dei uma olhada nesse tópico, e foi nele que surgiu minha dúvida e agora surgiu uma nova.
Qual a diferença de som ao usar um captador P e um J?
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - termo para descrever configuração do baixo Empty Re: Dúvida - termo para descrever configuração do baixo

Mensagem por Moshe Bar Elohim Ter Abr 27, 2010 8:35 pm

Bhernardo, como você já leu o tópico percebeu que na maioria das vezes a diferença está no gosto pessoal de cada um. Tem gente que prefere Jazz Bass (baixo com dois captadores J, um perto da ponte e outro no meio do corpo próximo ao braço); tem gente que prefere Precision Bass (baixo só com captador P); tem gente que prefere PJ; tem gente que prefere captadores Hamburking, SoapBar tipo os Ibanez, Washburn, Music Man.
Na minha opinião eu acho o som dos precision mais "gordo" com um grave mais encorpado. Agora quando quero dar bons slaps pego o Jazz Bass que na minha opinião tem um som mais aberto com um grave bom também. No precision também dá pra fazer slaps e já teve um tópico polêmico a respeito. Mas tudo isso vai depender da qualidade dos captadores, marca, modelo, ativo/passivo e do ouvido e da técnica do executante.
Por gosto tenho um Jazz Bass e um PJ. Na minha opinião no PJ você tem um autêntico Precision + um "1/2" Jazz Bass.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - termo para descrever configuração do baixo Empty Re: Dúvida - termo para descrever configuração do baixo

Mensagem por Moshe Bar Elohim Ter Abr 27, 2010 8:46 pm

Bhernardo escreveu:Pode ser que saia um pérola agora, mas afinal... Não faço a mínima ideia do que isso significa, nem se é uma configuração de baixo, dois tipos de baixo ou alguma outra coisa totalmente diferente.
É, aqui às vezes parece meio faculdade, onde os veteranos tiram uma com a cara dos novatos. Quando cheguei aqui não sabia muita coisa também, mas fui levando e perguntando ao mesmo tempo... umas pérolas aqui, outras pérolas ali. Não hesite em perguntar, é só levar de boa entende? Já dei umas faiscadas com algumas pessoas mas no final acho todo mundo gente boa que só quer ajudar e compartilhar conhecimentos e experiências. Colegas


Última edição por Moshe Bar Elohim em Ter Abr 27, 2010 9:30 pm, editado 2 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - termo para descrever configuração do baixo Empty Re: Dúvida - termo para descrever configuração do baixo

Mensagem por Cantão Ter Abr 27, 2010 9:20 pm

Olá , Bhernardo...vejo que nosso amigo Moshe já lhe esclareceu sobre suas dúvidas , a respeito de capatação P e PJ...não tenha vergonha de perguntar nada que queira saber e que não tenha achado nos tópicos disponiveis...a galéra aqui de vez em quando brinca com alguns posts , gerando até as tão faladas pérolas...rsss , (mas vão te esclarecer com prazer)...com o tempo você acaba percebendo que são brincadeiras sadias , como as que os amigos e até nossos irmãos fazem com a gente ...estive vendo seus posts , a maioria na area de didática , e percebi que você tem muita vontade de aprender...continue assim , você está no caminho certo...Ah , e dê um pulo nesse link AQUI e se apresente pra galéra poder lhe dar boas vindas...falou...um grande abraço... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - termo para descrever configuração do baixo Empty Re: Dúvida - termo para descrever configuração do baixo

Mensagem por Bhernardo Ter Abr 27, 2010 9:37 pm

Meu, valeu ai pela ajuda e tudo mais, já me apresentei no tópico e a minha dúvida em relação á isso já foi resolvida, valeu mesmo ;D
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - termo para descrever configuração do baixo Empty Re: Dúvida - termo para descrever configuração do baixo

Mensagem por Cantão Ter Abr 27, 2010 9:43 pm

up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - termo para descrever configuração do baixo Empty Re: Dúvida - termo para descrever configuração do baixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos