Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mesa de som Yamaha

Ir em baixo

Mesa de som Yamaha Empty Mesa de som Yamaha

Mensagem por NETOULTRA em Dom Maio 02, 2010 9:31 pm

Amigos,

Seguinte: Lá na igreja usamos uma mesa digital Yamaha igual a essa

Mesa de som Yamaha Mesa_01v96

O nosso operador de áudio não sabe mexer nela direito, então chamei um "técnico" de som para dar uma arrumada no som, entao ele falou que para o som da igreja ficar bom teríamos que com um "processador de frequencias", entao eu vos pergunto: Que tipo de processador é esse? Será realmente necessário comprar uma vez que acho que essa mesa já seja completa. Usamos a mesa ligada a caixas ativas e 4 subwoofer ativos tb.

NETOULTRA
Membro

Mesa de som Yamaha Empty Re: Mesa de som Yamaha

Mensagem por NESCAU em Dom Maio 02, 2010 10:13 pm

se o que o teu técnico de som julgar que um processador de frequencias é um crossover, pode comprar que é só o que falta nessa mesa. A banda que eu tocava usava uma assim. e a unica coisa que tinha além dela no rack da mixagem era o tal do crossover que, aos meus olhos, é o que o teu técnico de som disse que falta.
A behringer tem um bom e barato.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagem por andremega em Seg Maio 03, 2010 12:11 am

Dependendo do tipo de predio, o processador pode ser é um RTA, que tem a capacidade de configurar automaticamente a equalização necessária para aquele ambiente e atuar como feedback destroyer (a grosso modo um corta microfonia).

A bem dizer, em instalações fixas,basta analisar uma vez e corrigir em um eq qualquer. Essa correção a mesa pode fazer tranquilamente, já que ela tem (que me lembre) um eq parametrico muito bom (mas nao tem o feedback destroyer)

O crossover tem a função de separar faixas de frequencias para cada via. Nesse caso, as caixas já possuem seu crossover para enviar as altas para o tweeter/corneta e as baixas para o woofer. Se o sub for da mesma série, complementando o conjunto, muito provavelmente já o tem integrado, visto que sistemas ativos em tese são "plug and play". Mas pode ser que ele se refira a um crossover sim, vai saber...

Se tiver contato com ele, pede uma dica de equipamento pra usar lá. Isso ajuda a descobrir o que ele quer. Se for mesmo um RTA, a behringer tem um, o DEQ 2496, que faz o serviço.
andremega
andremega
Membro

Mensagem por patrickqueres em Seg Maio 03, 2010 12:45 am

É... o ideal é chamar uma pessoa especializada para analisar o ambiente e descobrir o que é necessário. Verificar as frequencias que estão sobrando, qual o processamento que as caixas devem sofrer e etc. Vocês estão com uma ÓTIMA mesa em mãos. Eu particularmente gosto muito da 01V, e se me permitem, vou fazer propaganda de um outro forum que eu participo, que é específico sobre sonorização.

http://somaovivo.mus.br/

Galera lá é igual aqui, atenciosa e prestativa.
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagem por allexcosta em Seg Maio 03, 2010 1:30 am

NETOULTRA escreveu:Será realmente necessário comprar uma vez que acho que essa mesa já seja completa. Usamos a mesa ligada a caixas ativas e 4 subwoofer ativos tb.

Algumas observações:

- Nenhuma mesa tem crossover, mesmo as digitais mais caras.
- Se tem subwoofer, tem que ter crossover. Alguns modelos de caixas ativas tem crossover imbutido e dispensam o uso de crossover externo.
- Eu particularmente não confio muito em fazer a sala com pink noise e RTA, prefiro o velho e bom ouvido, até porque a sala muda com a presença de pessoas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por NETOULTRA em Seg Maio 03, 2010 7:12 am

andremega escreveu:Dependendo do tipo de predio, o processador pode ser é um RTA, que tem a capacidade de configurar automaticamente a equalização necessária para aquele ambiente e atuar como feedback destroyer (a grosso modo um corta microfonia).

A bem dizer, em instalações fixas,basta analisar uma vez e corrigir em um eq qualquer. Essa correção a mesa pode fazer tranquilamente, já que ela tem (que me lembre) um eq parametrico muito bom (mas nao tem o feedback destroyer)

Pois é andremega ele falou que esse equipamento faria o corte das frequencias que estao sobrando, mas o correto não seria fazer esse corte canal a canal usando o eq da mesa? Lembrando que usamos a mesa ligada direto nas caixas, sem nenhum outro periférico ( eq, comp e etc... )

NETOULTRA
Membro

Mensagem por NETOULTRA em Seg Maio 03, 2010 7:21 am

allexcosta escreveu:
NETOULTRA escreveu:Será realmente necessário comprar uma vez que acho que essa mesa já seja completa. Usamos a mesa ligada a caixas ativas e 4 subwoofer ativos tb.

Algumas observações:

- Nenhuma mesa tem crossover, mesmo as digitais mais caras.
- Se tem subwoofer, tem que ter crossover. Alguns modelos de caixas ativas tem crossover imbutido e dispensam o uso de crossover externo.
- Eu particularmente não confio muito em fazer a sala com pink noise e RTA, prefiro o velho e bom ouvido, até porque a sala muda com a presença de pessoas.

Allex as caixas que usamos são essas:

http://www.ciclotron.com.br/produtos/Niobium/Niobium1600.html
http://www.ciclotron.com.br/produtos/Sub/Sub.html

A questão é que a sensação que eu fiquei é que o cara não soube tirar o máximo da mesa, e condenou logo o sistema dizendo que o som só ficaria bom se tivesse esse tal de processador de frequencias... scratch

NETOULTRA
Membro

Mensagem por allexcosta em Seg Maio 03, 2010 12:16 pm

A descrição do seus subs diz o seguinte:

"crossover ativo Linkwitz-Riley de 4a ordem de 24 dB por oitava, Send com HPF - com corte em 120 Hz, para enviar o sinal para os sistemas de amplificação ativa full-range,"

Você não precisa de crossover (processador de frequências", pois os subs já cortam (seguram tudo abaixo de 120hz e liberam tudo acima disso pra os tops).

O uso de uma mesa digital não é tão intuitivo como uma analógica. Você precisa ler e reler o manual, ou então contratar um técnico de som com conhecimento de causa.

Tire uma foto do fundo do sub que eu te digo exatamente como ligar seu PA.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por andremega em Seg Maio 03, 2010 10:45 pm

NETOULTRA escreveu:
andremega escreveu:Dependendo do tipo de predio, o processador pode ser é um RTA, que tem a capacidade de configurar automaticamente a equalização necessária para aquele ambiente e atuar como feedback destroyer (a grosso modo um corta microfonia).

Pois é andremega ele falou que esse equipamento faria o corte das frequencias que estao sobrando, mas o correto não seria fazer esse corte canal a canal usando o eq da mesa? Lembrando que usamos a mesa ligada direto nas caixas, sem nenhum outro periférico ( eq, comp e etc... )

Quando os mais experientes (não mais velhos!) falam que pedal de eq é problema, não é à toa. O eq é uma ferramenta muito poderosa, que pode ser um simples efeito, ter a função de correção ou de inserção do instrumento no seu devido lugar no espectro.

Não adianta o cara tentar corrigir uma sala equalizando cada instrumento. Ele vai ficar louco. O eq do canal é para posicionar o instrumento, limpando as suas areas "inuteis" para dar espaço para outros no espectro. Não server para "cortar o grave excedente da sala".

Salvo engano essa mesa tem eq no master. Com isso vcs podem usar um RTA e depois só programar o eq da mesa ou, com um técnico experiente nessa área, usar o proprio ouvido para fazer isso.

Só de saber que frequencias cortar (ou subir) e a mesa ter o eq na sua saida já resolve uns 70% do som ruim da sua igreja. Isso sem comprar mais equipos. Ainda mais com essa mesa ai...
andremega
andremega
Membro

Mensagem por NETOULTRA em Seg Maio 03, 2010 11:17 pm

andremega escreveu:
Salvo engano essa mesa tem eq no master. Com isso vcs podem usar um RTA e depois só programar o eq da mesa ou, com um técnico experiente nessa área, usar o proprio ouvido para fazer isso.

Só de saber que frequencias cortar (ou subir) e a mesa ter o eq na sua saida já resolve uns 70% do som ruim da sua igreja. Isso sem comprar mais equipos. Ainda mais com essa mesa ai...

A primeira pergunta que o operador que eu levei fez foi se a mesa tinha equalizador no master, eu não soube responder e acho que ele não encontrou, então ele sugeriu comprar esse processador de frequencias...

NETOULTRA
Membro

Mensagem por NETOULTRA em Seg Maio 03, 2010 11:19 pm

allexcosta escreveu:
O uso de uma mesa digital não é tão intuitivo como uma analógica. Você precisa ler e reler o manual, ou então contratar um técnico de som com conhecimento de causa.

O pior foi que eu achei que esse operador tinha esse conhecimento de causa.... hehhehe

NETOULTRA
Membro

Mensagem por andremega em Ter Maio 04, 2010 12:20 am

NETOULTRA escreveu:
andremega escreveu:

A primeira pergunta que o operador que eu levei fez foi se a mesa tinha equalizador no master, eu não soube responder e acho que ele não encontrou, então ele sugeriu comprar esse processador de frequencias...

Velho, nao vou dizer que tem o eq prontinho nao, mas do jeito q sao flexiveis, dá pra botar até no aux com eq. Vi 1 post na net de um cara falando que tem e nao li o manual. Mas é de se pesquisar.
andremega
andremega
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: