Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo sobre Luthite

+10
andremega
Wotan
Lapetina
NESCAU
Renato
Rodrigodw
Ivanov_br
bruno the manager
Cantão
Rafhabass
14 participantes

Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Tudo sobre Luthite

Mensagem por Rafhabass Ter maio 18, 2010 1:09 am

Caros amigos baixistas e instrumentistas, confesso que estava com uma dúvida muito cruel em relação a instrumentos com Luthite, que é também um assunto um tanto velho, e não achei nada em português que poderia preencher minhas dúvidas, enfim, após procurar em alguns sites gringos e pegar um destes instrumentos para um “som”, tive algums conclusões, que explicarei a seguir:

O que é?

Luthite é um material desenvolvido pela Ibanez especificamente para a construção de instrumentos de cordas elétricos, como guitarra e contrabaixo. Ele é usado na linha da empresa Ergodyne de baixos e guitarras da linha RED. Ela foi licenciada para uma série de outros fabricantes, por exemplo, baixos Cort Curbow que usam este mesmo material.

Características

A principal característica do Luthite parece ser o fato de que, ao contrário da madeira, que pode ser moldada em praticamente qualquer forma imaginável sem o processo ser muito caro, como vemos por aí. Assim, os baixos Ergodyne parecem ter sidos tirados de alguma cena de filme de ficção (os baixos Cort Curbow já tem um olhar mais tradicional, um visual mais na “moda”). Na verdade, mais baixos Luthite parecem ser muito mais caros do que realmente são e o material é extremamente durável e conservador.

Vale a pena?

Após ter tocado um pouco com um baixo de Luthite, mais precisamente um Cort Curbow com 5 cordas e captação Bartolini MK1, eu fiquei muito surpreso com o peso do instrumento. Mesmo os baixos muitos leves que já toquei ficaram atrás do mesmo. Outro pró para baixistas que gostam de pular e fingir que é o Flea: não vão quebrar as costas ao tentar! (ok, momento de humor…). Vários usuários do Luthite feitos artesanalmente observaram de que o material exala um cheiro horrível (de "plástico novo"), que leva cerca de uma semana para acabar. Os componentes exatos deste material parecem ser um segredo comercial, nada divulgado (até esta data).

Melhor que madeira?

De fato, o material Luthite não é o primeiro exemplo sintérico para instrumentos musicais, Steinberger em 1980, tinha sua linha inteira feita de um material proprieário chamado “Steinberger Blend”, que era composto principalmente de: Carbono, Grafite, Kevlar e fibra de vidro. Claro, que este novo sintético provavelmente não possui todos estes materiais, pelo preço já podemos concluir.

Em relação a madeira x sintético, ainda existe muito preconceito da parte de muitos músicos, o modelo da Cort por exemplo, consegue ser melhor do que muitos baixos de madeira do mesmo porte, deixando claro que ele é ativo e isso ajuda muito também em relação ao timbre final, e o instrumento também mostrou o braço bem confortável, salve alguns problemas neste instrumento: Existe uma pequena (bem pequena, mas existe) diferença de peso braço/corpo dando uma pequena diferença para o braço, pendendo um pouco, mas nada que te atrapalhe em um trabalho, muitas pessoas reclamaram do “timbre” do instrumento, que é diferente, eu não posso reclamar muito, pois usei o mesmo equipado com um POD e o timbre ficou ótimo.

A escala é composta de Ebonol, outro sintético do Ébano, ele tem um visual cintilante e escuro, confortável e com um sustain consderável e o braço é composto de maple (sim, um pouco de madeira!). Este instrumento é um dos melhores custo/benefício que já vi, e recomendo para que não quer gastar muito dinheiro com instrumentos, recomendo para quem toca seis horas seguidas com pouco tempo de intervalo (isso acontece pessoal…), e recomendo para quem é ainda um músico amador e pode gastar até uns R$ 1000,00/1500,00 em um instrumento.

>>> Vídeo de Exemplo



PS - Post original de Rafhabass Blog
Rafhabass
Rafhabass
Membro

Mensagens : 1318
Localização : São Paulo / Caraguatatuba - SP

https://www.facebook.com/rafhabass

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Re: Tudo sobre Luthite

Mensagem por Cantão Ter maio 18, 2010 1:22 am

Tópico muito interessante... Wink seja bem vindo ao fórum Rafhabass...dê um pulo nesse link AQUI, e se apresente pra galéra lhe dar boas vindas...abraço... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21754
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Re: Tudo sobre Luthite

Mensagem por Rafhabass Ter maio 18, 2010 1:28 am

Ok, obrigado! \o/

____________________________
"music is a language"
Facebook / Twitter / Orkut / Blog / Trabalho recente (2011) - Com banda Metropolle
Rafhabass
Rafhabass
Membro

Mensagens : 1318
Localização : São Paulo / Caraguatatuba - SP

https://www.facebook.com/rafhabass

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Re: Tudo sobre Luthite

Mensagem por bruno the manager Ter maio 18, 2010 3:12 am

legal o tópico, bem instrutivo, tirou muitas das minhas dúvidas... tenho uma amiga q quer construir uma guitarra de fibra de vidro, confesso q tinha um pé atras, mas, so testando mesmo pra saber, vai q essas fibras sinteticas são realmente boas ne mesmo?!
bruno the manager
bruno the manager
Membro

Mensagens : 617
Localização : Russas - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Re: Tudo sobre Luthite

Mensagem por Ivanov_br Ter maio 18, 2010 8:35 am

Bom tópico. Sou um apreciador do Curbow, acho um bom baixo com uma identidade própria.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Re: Tudo sobre Luthite

Mensagem por Rodrigodw Ter maio 18, 2010 8:41 am

Parabéns pelo tópico, muito bom.
Não possuo nenhum baixo com esse material, mas ja toquei com um Cort Curbow 5 cordas em um Show gospel aqui em Brasólia, me amarrei no som dele, e fora que ainda tem essa vantagem de ser um instrumento muito leve.
Rodrigodw
Rodrigodw
Membro

Mensagens : 878
Localização : Brasilia/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Re: Tudo sobre Luthite

Mensagem por Renato Ter maio 18, 2010 9:09 am

Excelente tópico, muito esclarecedor.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6223
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Re: Tudo sobre Luthite

Mensagem por NESCAU Ter maio 18, 2010 9:44 am

Eu tinha um ibanez ergodyne (edb 605) dos antigos, foi um dos melhores baixos que tive. O timbre é muito bom e é muitíssimo confortável de tocar.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2411
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Re: Tudo sobre Luthite

Mensagem por Lapetina Ter maio 18, 2010 9:46 am

otimo tópico, ainda mais por ser o primeiro!
chegou agregando! parabéns!
e seja bem vindo!

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Re: Tudo sobre Luthite

Mensagem por Wotan Ter maio 18, 2010 11:53 am

Muito bom Rafhabass. Parabéns.

____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Re: Tudo sobre Luthite

Mensagem por andremega Ter maio 18, 2010 11:56 am

show de bola. Esse assunto é recorrente mas sempre interessante. O que acho um erro é tentar comparar o sintético como substituto da madeira, quando na verdade são propostas distintas.

Eu particularmente não gosto do tal do ebonol: achei o toque dele ruim, não acho bonito e os instrumentos que toquei que o usavam tinham um som de plastico. Talvez pela sua origem, que é de camadas de papel com resina fenólica, sendo chamado de ebonol somente por ser escura (provavelmente por adição de pigmenatação escura) e de alta densidade, caracteristicas reconhecidas no ébano,.

Eu experimentei rapidamente um ergondyne e achei realmente muito confortável. Talvez um acabamento texturizado no ebonol ajude a tirar essa sensação de plastico, tanto no som como na sensação. Talvez até já exista e eu não sei.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Re: Tudo sobre Luthite

Mensagem por Eduardo Chaves Ter maio 18, 2010 12:07 pm

Parabéns! Esclarecedor. Ja toquei num curbow e não curti o timbre.

Abraço!
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Re: Tudo sobre Luthite

Mensagem por GusVCD Ter maio 18, 2010 12:09 pm

Já toquei em ambos os baixos (tem um ergodyne lá na minha ex-igreja), e acho q realmente são diferentes... não sei dizer q são melhores ou piores, mas sim diferentes...

Eu pessoalmente não gosto do timbre dos MK-1`s, nem no Cort Curbow nem no Cort A5, então creio q não ter curtido muito o timbre vem muito da captação e pre tbm...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Re: Tudo sobre Luthite

Mensagem por andremega Ter maio 18, 2010 12:17 pm

eu tenho um b4 fretless e acho o baixo sensacional: leve, confortável e um p*** som... DESLIGADO!

Ele usa esses MK-1 e concordo: NUNCA toquei em um que me convencesse. Esse baixo mesmo eu peguei pq na época era o único fretless com preço bom no mercado, nenhuma loja tinha. Era ele ou o Squier VM. Como trocar captador é mais facil que trocar escala, preferi esse.

Isso tudo é para dizer: o que certamente apaga boa parte dos baixos de material sintético é o uso desses MK-1. Basta ver que os Lakland 44-01 e 55-01 são bem recomendados... com captadores Nordstand. Os Culrbow vinham com MightMite, salvo engano, e foi a época que ganharam elogios.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Re: Tudo sobre Luthite

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter maio 18, 2010 1:11 pm

Já toquei em um Curbow, mas tinha captação Migthy Mite. Não gostei do timbre nem da "pegada" do instrumento. Não testei esse modelo com Bartolini.
O fato é que, excetuando a fibra de carbono, que é um material caro e de difícil "shapeamento", ainda não há um substituto adequado para a madeira....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Re: Tudo sobre Luthite

Mensagem por Ivanov_br Ter maio 18, 2010 1:20 pm

Os MK-1 me agradam nas lojas. Mas o problema de "desaparecimento" qdo em banda nunca testei.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Re: Tudo sobre Luthite

Mensagem por edu_carvalho Ter maio 18, 2010 9:02 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Já toquei em um Curbow, mas tinha captação Migthy Mite. Não gostei do timbre nem da "pegada" do instrumento. Não testei esse modelo com Bartolini.
O fato é que, excetuando a fibra de carbono, que é um material caro e de difícil "shapeamento", ainda não há um substituto adequado para a madeira....

Concordo, BERTOLA! up

E acrescento que achei os curbow que vem com "esses" bartolinis ainda mais sem presença, peso, quando comparados aos antigos, equipados com os migthy mite.

[ ]´s
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Re: Tudo sobre Luthite

Mensagem por Rafhabass Ter maio 18, 2010 11:48 pm

Obrigado pelos comentários amigos músicos, mas.... Enfim, confesso para vcs que sábado passado eu acabei adquirindo um Curbow 5C, para testes e essas coisas, estes materiais doidos me instigam um pouco...

Enfim, tive minhas conclusões em relação a captação: Na primeira noite, senti um pouco de falta de ganho na corda SOL, ela praticamente sumia quando tocava, regulada de qualquer maneira... Isso, provavelemente deve ser em relação a captação.

Exatamente no domingo eu fiz um teste em trocara captação para um Bass Line 5C music man, e vou falar..... O som ficou mt bom, mais alto, mais ganho e usei ele por mais 2 noites tocando ao vivo e com banda, confesso que gostei.... Irei usar mais e tentarei usar sem efeitos ou pedaleras, para uma conclusão mais sólida!

Abraços!!

____________________________
"music is a language"
Facebook / Twitter / Orkut / Blog / Trabalho recente (2011) - Com banda Metropolle
Rafhabass
Rafhabass
Membro

Mensagens : 1318
Localização : São Paulo / Caraguatatuba - SP

https://www.facebook.com/rafhabass

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Re: Tudo sobre Luthite

Mensagem por GusVCD Ter maio 18, 2010 11:54 pm

Ai a coisa já muda de figura...

Avalia então agora com uma captação de qualidade, assim dá pra ver se os materiais diferentes influenciem muito no som.

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre Luthite Empty Re: Tudo sobre Luthite

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos