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Mensagem por Tchalaus Seg maio 31, 2010 11:48 am

Grandes baixistas do meu Brasil

Talvez vocês se lembrem que eu era o guitarrista por 10 anos que se tornou baixista e, com a ajuda de vocês, conseguiu definir o modelo que melhor atendia as necessidades do meu tipo de som (metalcore mais técnico). Recentemente, me vi pensando o seguinte:

Como toco com afinação em Drop B (tudo em C# com bordão em B) fazendo uso de um encordoamento para baixo de 5 cordas (descarta a mais fina, de maneira que o bordão afinado em B é realmente o B de um baixo de 5 cordas), as cordas necessitam ficar um pouco distantes do braço para não trastejar. Isso nunca me incomodou muito até esses dias, quando toquei no baixo de um amigo que utiliza encordoamento (normal), e portanto consegue um set up mais confortavel no instrumento. Para mim, parecia até uma guitarra de tão leve quando comparado com o meu heheheh!

Por conta disso, andei pensando se não faria sentido fazer uso de um baixo fretless. Vi que alguns músicos de Death Metal como Sean Malone e outras bandas do estilo utilizam baixo fretless. Dessa maneira, poderia estar com as cordas bem rente ao braço sem trastejar sequer o mínimo. No entanto, esses mesmos baixistas tocam com o dedo e eu - ao menos por enquanto - faço uso de palheta 100% do tempo.

Pergunto: faz sentido tocar baixo fretless de palheta? Talvez eu esteja fazendo uma pergunta estúpida, mas aí eu serei um estúpido somente até vocês me responderem - e se não perguntasse, seria um estúpido para sempre (sabedoria do Orkut rocks!).

Um grande abraço e obrigado.

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Mensagem por Alencar Seg maio 31, 2010 12:03 pm

Cara, nunca vi ngm tocando fretless com palheta, mas isso não impede de você tentar, sugiro que você vá em alguma loja que tenha um fretless e teste ele com palheta e veja se o som lhe agrada, lembrando que o fretless tem um som bem peculiar, com muita personalidade.

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Mensagem por Guilé Seg maio 31, 2010 12:14 pm

Tchalaus escreveu:

Pergunto: faz sentido tocar baixo fretless de palheta?

Pq não faria ?? A música não tem esse lance de fazer sentido... apenas a expresse como lhe convier...intrumentos, palhetas, afinações, timbres...todos são artifícios q vc pode e deve usar pra expressar a musica que está dentro de vc.

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Mensagem por allexcosta Seg maio 31, 2010 12:15 pm

Apesar de incomum não há nada que impeça.

Tente e verá. Caso goste adote sem medo de ser feliz.

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Mensagem por Maurício_Expressão Seg maio 31, 2010 12:17 pm

Exatamente! Música é para expressar sentimento. Se ficar um som legal, nada contra, pelo contrário!

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Mensagem por DUDUBASS Seg maio 31, 2010 12:19 pm

Tony Franklin(ele tem um fender fretless signature) toca fretless com palheta, mas particularmente eu detesto palheta, porém no dia que vi o Bobby Vega tocando com elas, o queixo não caiu pois estava bem afixado.... affraid hail o rei do groove.


Última edição por DUDUBASS em Seg maio 31, 2010 4:33 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Tchalaus Seg maio 31, 2010 12:47 pm

Galera

Na moral, esse foum é o melhor do mundo! Sabe por que? Por que vocês são cabeça aberta demais! É exatamente isso que eu sempre pensei: instrumentos e técnicas são ferramentas para se atingir algo que você deseja expressar, então não tem essa de preconceito! Poxa, obrigadão,fiquei super feliz agora, acho que a gente pensa da mesma forma.

Será que vocês poderiam me listar algumas bandas ou projetos onde eu posso escutar Tony Franklin e Bob Vega?

Outro detalhe: um baixo fretless de qualidade na casa dos R$3.500,00?

Grande abraço para os revolucionários aí! heuiaheiuea abs!


Última edição por Tchalaus em Seg maio 31, 2010 12:47 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : edição de um erro de portugues)

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Mensagem por Claudio Seg maio 31, 2010 12:51 pm

Tchalaus escreveu:
Outro detalhe: um baixo fretless de qualidade na casa dos R$3.500,00?

Com esse valor na mão, procure um Luthier e mande fazer um...

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Mensagem por edu_carvalho Seg maio 31, 2010 12:52 pm

Guilé escreveu:

Pq não faria ?? A música não tem esse lance de fazer sentido... apenas a expresse como lhe convier...intrumentos, palhetas, afinações, timbres...todos são artifícios q vc pode e deve usar pra expressar a musica que está dentro de vc.

(2)

TCHALAUS:

Como diz aquele velho dito, "cada um no seu quadrado"! Exemplos: Chis Squire (Yes), John Eastwistle (WHO), Macca, John-Paul Jones (ZEP): Palheta. Geddy Lee (apenas o indicador para o pizzicato?), Steve Harris, Flea: Pizzicato.

Já toquei fretless durante um tempo, e nessa época tocava de palheta (toquei durante anos), com a ação das cordas bem baixa. Hoje, prefiro pizzicato com a ação das cordas um pouco mais altas.

Portanto, a escolha é sua.

[ ]´s


Última edição por edu_carvalho em Seg maio 31, 2010 12:54 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Alencar Seg maio 31, 2010 12:54 pm

Não cara, meu fretless ta chegando ae e o bicho é bom, provado e aprovado pelos colegas forístas e custou 555 pratas.

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Mensagem por VictorLuigi Seg maio 31, 2010 12:56 pm

Realmente, já que você é de São Paulo entra em contato com o Zaganin.
Link: http://www.customguitars.com.br/

Porém antes de gastar esse dinheiro todo, faço coro com o Alencar:
Vá em uma loja que tenha um fretless e esperimente essa configuração.
Se você gostar, aí sim vá atrás de encomendar um.

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Mensagem por LuCaSbass Seg maio 31, 2010 1:31 pm

^2
Com essa grana acho que da pra pegar um Zaga... Vai fundo que é qualidade na certa, instrumento pra vida toda!

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Mensagem por Teus Seg maio 31, 2010 1:32 pm

Tchalaus escreveu:Galera

Na moral, esse foum é o melhor do mundo! Sabe por que? Por que vocês são cabeça aberta demais! É exatamente isso que eu sempre pensei: instrumentos e técnicas são ferramentas para se atingir algo que você deseja expressar, então não tem essa de preconceito! Poxa, obrigadão,fiquei super feliz agora, acho que a gente pensa da mesma forma.

Esse forúm é o melhor, pois é feito de baixistas e não guitarristas que discutem quem é o melhor guitar. What a Face

Tchalaus escreveu:
Será que vocês poderiam me listar algumas bandas ou projetos onde eu posso escutar Tony Franklin e Bob Vega?
Esses caras são monstros!
Gosto muito do som Tony Franklin e seu ataque peculiar no fretless quebrando qualquer paradigma sobre fretless:



Bobby vega tem uns vídeos testando uns pedais da MXR:



Tchalaus escreveu:
Outro detalhe: um baixo fretless de qualidade na casa dos R$3.500,00?

Com esse valor recomendo um baixo de luthier, mas basta fazer uma pesquisa, que podes encontrar fretless de fabrica ou convertidos mais baratos. Custo-beneficio indico o SX SJB62 fretless comprei o meu por 550 pilas e o Alencar foi junto nessa, dê uma olhada nos DeOliveira que tem um preço bem camarada ou um N.Zaganin fretless usado.

Abração.

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Mensagem por Tchalaus Seg maio 31, 2010 2:27 pm

Animal vocês!

Eu considerei esse valor pois é o preço do Musicman SUB que eu comprei recentemente. Não gostaria de me desfazer dele (o legal seria ter dois, tres, quatro baixos diferentes hehe) mas se eu testar um fretless na loja e curtir o esquema, certamente teria que vender o SUB para ter grana para comprar outro.

Mas agora que vocês me falaram essas opções, talvez eu possa mantê-lo sim!Principalmente com o SX SJB62.

Um outra dúvida: notei que tocando com palheta dura consigo tirar um timbre mais estalado, mais ataque. No entanto, destrói a minha mão hahahahah. Quando termino o ensaio estou com a mão doendo, e em partes muito rápidas onde todo mundo tá fazendo meio que uma "convenção" (batera repicando sem parar com todo mundo palhetando junto, uma espécie de anti-climax) percebo que as meu índice de erros fica bem maior, no sentido de perder o ritmo e palhetar errado - o que numa situação como essa fica bem perceptível.

Por outro lado, descobri que com uma palheta muito mole, eu consigo fazer as palhetadas certinhas e minha mão fica inteira. Porém, como é de se esperar, perde-se um pouco de ataque,daquele "estalo" mesmo.

Tenho utilizado o samsamp bass driver pra tirar uma timbre mais distorcido que requer menos a minha mão ali com uma palheta dura, assim posso tocar com a palheta mole acertando mais e chegando o mais próximo possível dosom estalado.

Alguém teria uma sugestão nesse sentido? Mais uma vez, entendo que tudo é preferência pessoal e que dessa maneira eu até achei uma configuração coerente. Mas vejamos por exemplo o Tony Franklin nesse video acima: vocês diriam que ele está usando uma palheta dura ou mole?

Tirei o dia de hoje para fazer perguntas cabulosas, fala aí! heuaiheiaueha
Mas dêem um desconto, é o meu aniversário!

abs!

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Mensagem por Alencar Seg maio 31, 2010 2:33 pm

Raras são as vezes que toco com palheta, mas já testei vairas e nenhuma me agradou tanto como a Dunlop tortex 0.73.

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Mensagem por LuCaSbass Seg maio 31, 2010 2:33 pm

Pq vc não tira os trastes de seu Music Man e depois compra um SX ou algo assim, só pra quando vc precisar de algum baixo com trastes?
Acho que ficaria bom, apesar que eu sou partidario do fretless com captação J na ponte, mas pro som que você quer talvez não fique tão bom, e os Humbuckers do MM são uma boa opção

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Mensagem por Teus Seg maio 31, 2010 4:30 pm

toco as vezes com paleta ou unha mesmo(a la Luizão maia) pra dá um efeito estalado ou abafando acho animal, por isso coloco a paleta entre o escudo e o corpo do bass.
em relação ao tipo de paleta, no baixo, prefiro as paletas acima de 0.70, atualmente uso mais uma dulop tortex 1.13 e para músicas dobrando frases com a guitarra uma 0.70 daquelas NIG que vem gratis em encordamento de guitar. Mas o uso paleta raramente, geralmente é dedo mesmo.
Vi uma galera aqui que curte aquelas dulop triangular que são acima de 1.50, basta vc testar os tipos de paleta para obter efeitos e ataques diferentes, pelo menos paleta é barato.

abraço.

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Mensagem por AlexTerencio Seg maio 31, 2010 4:56 pm

eu era extremamente contrario ao uso de palheta, ate que um dia experimentei e notei que o uso da palheta em linhas de funk ficavam demais, ao ver esse topico, procurei fazer o teste no meu fretles com palheta, o som ficou um pouco agressivo, perdeu aquela sonoridade aveludada do fretles...vou tentar usar a de madeira pra ver que som vai sair...
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Mensagem por Alencar Seg maio 31, 2010 5:06 pm

^Alex, grava alguma coisa aí pra gente.

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Mensagem por Tchalaus Seg maio 31, 2010 5:15 pm

poxa gente, estou sem palavras. Vocês conseguiram gerar um mini-laboratório "baixo fretless sem palheta" a partir do tópico.

Eu vou comprar algumas palhetas diferentes e testar, é a melhor coisa. Talvez eu possa até mesmo alternar: usar palheta mais dura quando nas músicas em que eu me sentir mais confortável, e palheta mais mole no mesmo esquema.

Seria bacana mesmo se o Alex pudesse gravar alguma coisa para nós ouvirmos.

Um abraço

p.s: as referências musicais que vocês deram, to pirando nelas heuaiheauioe. Apesar de tocar som pesado, eu cresci e aprendi a tocar guitarra com coisas muito swingadas, então curto muito esse tipo de som.

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Mensagem por DON KLANGO Seg maio 31, 2010 6:16 pm

Boa noite, amigos

Tenho uma duvida..se toca baixo de 4 cordas com encordamento de baixo de 5 cordas!! queria saber com fica o timbre..fica o grave mas pesado?

Obs - Nesse caso exclui a corda sol ( G )?

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Mensagem por Gomba Seg maio 31, 2010 6:22 pm

DON KLANGO escreveu:Boa noite, amigos

Tenho uma duvida..se toca baixo de 4 cordas com encordamento de baixo de 5 cordas!! queria saber com fica o timbre..fica o grave mas pesado?

Obs - Nesse caso exclui a corda sol ( G )?

Você perde uma oitava e meia aguda, e ganha 2,5 tons a mais de grave, apenas.

E sim, vc excluiria a G.
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Mensagem por Gomba Seg maio 31, 2010 6:23 pm

Mas peraí... sua ideia é usar a afinação BEAD ou EADG?

Porque se você quiser afinar as cordas BEAD como EADG, é bem provavel que seu baixo vá empenar fácil por causa do aumento da tensão (nao sei se tem tensor que aguente essa diferença toda). Isso se você nao estourar uma corda antes, ou quebrar um braço com madeira de qualidade duvidosa.
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Mensagem por edu_carvalho Seg maio 31, 2010 6:34 pm

DON KLANGO escreveu:Boa noite, amigos

Tenho uma duvida..se toca baixo de 4 cordas com encordamento de baixo de 5 cordas!! queria saber com fica o timbre..fica o grave mas pesado?

Obs - Nesse caso exclui a corda sol ( G )?

affraid

Dom Klango, eu não sei se dá na mesma, mas você encontra no mercado encordoamentos com calibres bem mais pesados do que os convencionais .45, 0.45 (dê uma passada por esse tópico: http://bass.forumeiros.com/cordas-acessorios-f23/marcas-encordoamento-040-ou-045-t6315.htm).

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Mensagem por Raul S. Seg maio 31, 2010 6:50 pm

LuCaSbass escreveu:Pq vc não tira os trastes de seu Music Man e depois compra um SX ou algo assim, só pra quando vc precisar de algum baixo com trastes?Acho que ficaria bom, apesar que eu sou partidario do fretless com captação J na ponte, mas pro som que você quer talvez não fique tão bom, e os Humbuckers do MM são uma boa opção
NAAAAOOOOO!!! deixa o MusicMan quieto e compra um SX já fretless... se desfretar o MusicMan quero ver o trabalho que vai dar para algum dia vender!
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Mensagem por Gomba Seg maio 31, 2010 6:55 pm

^ fato
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Mensagem por Teus Seg maio 31, 2010 6:57 pm

^
ou compra um OLP fretless. o Jazzigo tem um desses com braço de Music Man fera!
deixa o Music Man quieto.

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Mensagem por Raul S. Seg maio 31, 2010 6:58 pm

Gomba escreveu:Mas peraí... sua ideia é usar a afinação BEAD ou EADG?
Porque se você quiser afinar as cordas BEAD como EADG, é bem provavel que seu baixo vá empenar fácil por causa do aumento da tensão (nao sei se tem tensor que aguente essa diferença toda). Isso se você nao estourar uma corda antes, ou quebrar um braço com madeira de qualidade duvidosa.
pelo que ele havia dito em outro tópico, a intenção é BEAD. não acho que aumente a tensão nao, alguns baixos de 5 cordas apresentam problemas de B frouxa, e não o contrário. mas isso é com os luthiers do fórum...
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Mensagem por Teus Seg maio 31, 2010 7:01 pm

DON KLANGO escreveu:Boa noite, amigos

Tenho uma duvida..se toca baixo de 4 cordas com encordamento de baixo de 5 cordas!! queria saber com fica o timbre..fica o grave mas pesado?

Obs - Nesse caso exclui a corda sol ( G )?

Cara, se não me engano o finado Paul Gray ex-slipknot usa um Ibanez ATK 4c afinado em BEAD, só não sei se a tensão das cordas é a mesma de um 5c.

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Mensagem por VictorLuigi Seg maio 31, 2010 7:44 pm

Cara, muita gente no rock usa as cordas BEAD no baixo de 4 cordas.

Sabendo regular não vejo maiores problemas.

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Mensagem por Teus Seg maio 31, 2010 8:26 pm

^
Justamente, a questão é a regulagem.

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Mensagem por DON KLANGO Seg maio 31, 2010 8:32 pm

Salve, Teus

Qual o modelo desse musicman do seu avatar?...deve ser treme terra!!

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Mensagem por VictorLuigi Seg maio 31, 2010 8:43 pm

^

Acredito que seja um Gibson, não um Music Man!

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Mensagem por Gomba Seg maio 31, 2010 9:14 pm

A Gibson não faz mais baixos né? :s


Edit: Digo, faz com submarcas, mas nao como Gibson.
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Mensagem por DON KLANGO Seg maio 31, 2010 9:26 pm

Salve, amigos

A marca Baixo Olp Mm2 (4 Cordas) - Licenciado Ernie Ball Music Man é a mesma marca musicman, pois mercado livre tem um baixo desses, quais as caracteristicas em termo de som?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143856258-baixo-olp-mm2-4-cordas-licenciado-ernie-ball-music-man-_JM

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Mensagem por VictorLuigi Seg maio 31, 2010 9:27 pm

^

Até onde eu sei, ainda faz sim.

Vide: http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Bass.aspx

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Mensagem por Teus Seg maio 31, 2010 9:29 pm

Não é um Music Man é um Gibson Grabber.
Grave absurdo!
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Mensagem por Gomba Seg maio 31, 2010 9:33 pm

Porr* maluco.
Esse Grabber tá o preço de um Sadowsky.
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Mensagem por José Carlos Seg maio 31, 2010 9:37 pm

DUDUBASS escreveu:Tony Franklin(ele tem um fender fretless signature) toca fretless com palheta, mas particularmente eu detesto palheta, porém no dia que vi o Bobby Vega tocando com elas, o queixo não caiu pois estava bem afixado.... affraid hail o rei do groove.

Aquele tiozão dos videos promo de pedais MXR né!! Fera!
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Mensagem por Teus Seg maio 31, 2010 9:40 pm

^
Sim.
Bobby é fera!

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Mensagem por Teus Seg maio 31, 2010 9:45 pm

Gomba escreveu:Porr* maluco.
Esse Grabber tá o preço de um Sadowsky.

O interessante é que esse baixo nos anos 70 era cotado entre 300~370 dolares, hoje, sua reedição custa segundo o site da Gibson 3.192 Obamas. legal né Twisted Evil

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Mensagem por Gomba Seg maio 31, 2010 9:49 pm

#tenso


Inflação, Lei da Oferta e da procura e tudo o mais.
Imagina quanto deve custar um dos anos 70 hoje então?
O novo deve chegar aqui a uns R$12.000 fácil.
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Mensagem por Alencar Seg maio 31, 2010 9:50 pm

Ouvi dizer que nos anos 70 os fender da época também era contados como baixos baratos, e que hoje valem uma fortuna... espero que meu SX esteja valendo seus mils reais daqui a uns 150 anos.. auihiuahuhauha Twisted Evil

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Mensagem por Teus Seg maio 31, 2010 9:54 pm

^
concerteza!
Tá se valorizando né! encontrasse SX SJB62 por 1100 lulas Twisted Evil

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Mensagem por Cantão Seg maio 31, 2010 11:53 pm

allexcosta escreveu:Apesar de incomum não há nada que impeça.

Tente e verá. Caso goste adote sem medo de ser feliz.
(2)... up

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Mensagem por drews Ter Jun 01, 2010 8:17 am

Alencar escreveu:Raras são as vezes que toco com palheta, mas já testei vairas e nenhuma me agradou tanto como a Dunlop tortex 0.73.
É a que eu uso também!
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Mensagem por Tchalaus Ter Jun 01, 2010 12:09 pm

Teus escreveu:
DON KLANGO escreveu:Boa noite, amigos

Tenho uma duvida..se toca baixo de 4 cordas com encordamento de baixo de 5 cordas!! queria saber com fica o timbre..fica o grave mas pesado?

Obs - Nesse caso exclui a corda sol ( G )?

Cara, se não me engano o finado Paul Gray ex-slipknot usa um Ibanez ATK 4c afinado em BEAD, só não sei se a tensão das cordas é a mesma de um 5c.

Acredito que o Paul Gray utilizava a mesma afinação que eu uso no MusicMan Sub: B F# B E. Nesse video aqui ele fala sobre isso, olha só: https://www.youtube.com/watch?v=EjJDjpjUuyM

Uma coisa que eu reparei é que o Paul Gray nesse video está usando, provavelmente, uma palheta bem dura heheheheh!

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Mensagem por Tchalaus Ter Jun 01, 2010 12:12 pm

Ah, eu uso ess afinação com no baixo de 4 cordas, mas com o encordoamento de baixo de 5 cordas (descartando a G). Mas assim que peguei o baixo com as cordas originais, comprei o encordoamento e levei direto no luthier para trocar.

Vou te falar um lance: só toco assim pq é o estilo da banda, porque não é nada confortável. É como vc querer domar um caminhão a 180 por hora na Dutra sentido RJ na descida! nheuaioehiuehieuhiuehaeiuoaheiuah

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Mensagem por Gomba Ter Jun 01, 2010 12:30 pm

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Mensagem por PauloBass Ter Jun 01, 2010 9:28 pm

Maurício_Expressão escreveu:Exatamente! Música é para expressar sentimento. Se ficar um som legal, nada contra, pelo contrário!
Idem!!
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