Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

tensor

+6
Pedroswaldo
Dan
Mauricio Luiz Bertola
LeonardoSalles
Glauco
fricardoc
10 participantes

Ir para baixo

tensor Empty tensor

Mensagem por fricardoc Dom Jun 13, 2010 8:38 pm

Para que que serve o tensor, e é possível fazer um braço de baixo sem tensor?
fricardoc
fricardoc
Membro

Mensagens : 15
Localização : Indaiatuba-SP

Coyote Bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por Glauco Dom Jun 13, 2010 8:41 pm

É possivel..mas não recomendado.
o Tensor confere rigidez e resistência ao braço do instrumento, e como a madeira costuma mexer bastante, com variações como temperatura e calibre de cordas , o tensor consegue compensar isso, ajustando-se ele, deixando sempre o braço numa condição legal para uso. basicamente é isso.
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por fricardoc Dom Jun 13, 2010 8:44 pm

muito obrigado pela dica Glauco vou pensar no assunto
fricardoc
fricardoc
Membro

Mensagens : 15
Localização : Indaiatuba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por Glauco Dom Jun 13, 2010 8:49 pm

vc quer construir um braço? use tensor, pois se não...tenho certeza q ele vai empenar bastante e ai já era. Existem tensores a venda em lojas e q não sao caros...De repente pinta um luthier aqui q te explique com maior conhecimento em construções.
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por fricardoc Dom Jun 13, 2010 8:51 pm

e você sabe alguma loja online onde eu possa comprar um?
fricardoc
fricardoc
Membro

Mensagens : 15
Localização : Indaiatuba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por Glauco Dom Jun 13, 2010 8:54 pm

Eu conheço essa...procure no site q vc deve achar ok

http://www.musical-express.com.br/br/

ou então tente o Pesquisando
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por LeonardoSalles Dom Jun 13, 2010 8:56 pm

É bem por ai como o Glauco falou. O tensor serve para deixar o braço reto, e evitar possíveis empenamentos; Note que braço empenado é diferente de braço côncavo. O braço côncavo é quando está em formato de "U", e o tensor tem ação sobre ele para voltar à retidão, já o braço empenado é quando o tensor não tem mais poder sobre esta concavidade, e ai é necessário um nivelamento de escala, ou retirar a escala e nivelar o próprio braço.
Como é muito difícil achar um tensor para vender em lojas e afins, tomo a liberdade de apresentar-lhe um dos contatos que tenho que fornece este tipo de equipamento para vários luthiers brasileiros: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=2949195482600803192

Abraços e até mais!

____________________________
A Ginástica é para o Corpo, a Música é para a Alma.
LeonardoSalles
LeonardoSalles
Membro

Mensagens : 172
Localização : Campo Grande

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jun 13, 2010 10:07 pm

fricardoc escreveu:Para que que serve o tensor, e é possível fazer um braço de baixo sem tensor?
Tensor é o dispositivo fundamental para a manutenção da estabilidade e tocabilidade do instrumento. Sem ele, a tensão das cordas e sua vibração em pouco tem empenaría totalmente o braço, tornado-o inútil.
LeonardoSalles , empeno, desde que dentro de determinado patamar, pode sim ser corrigido com o tensor, o que não pode é torção.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por Dan Dom Jun 13, 2010 10:45 pm

Quer fazer um sem tensor, prepara aquela nota para gastar num pedaço considerável de fibra de carbono moldada.
Dan
Dan
Membro

Mensagens : 613
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por Pedroswaldo Seg Jun 14, 2010 11:07 am

Para uma explicacao detalhada do que e o tensor, clique no link:

http://bass.forumeiros.com/luthieria-f5/regulagem-basica-t2593-50.htm#76562

A propósito, esse tópico todo é fundamental, muitas informações indispensáveis.

Bem vindo

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por CG Seg Jun 14, 2010 11:50 am

Fricardoc, Pelo que observei nos seus posts você esta querendo construir seu próprio baixo. Muito legal essa atitude, mas tem algumas coisas que eu acredito que voce deve pedir uma consultoria de um profissional. No caso do braço, ele é o componente mais difícil de se fazer, requer uma técnica especial. Alguns integrantes do fórum já fizeram seus baixo e ou importaram ou pediram para um luthier fazerem essa parte.
Recomendo que você consulte um luthier em sua região para que ele possa te orientar da melhor forma possível.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jun 14, 2010 12:18 pm

CG escreveu:Fricardoc, Pelo que observei nos seus posts você esta querendo construir seu próprio baixo. Muito legal essa atitude, mas tem algumas coisas que eu acredito que voce deve pedir uma consultoria de um profissional. No caso do braço, ele é o componente mais difícil de se fazer, requer uma técnica especial. Alguns integrantes do fórum já fizeram seus baixo e ou importaram ou pediram para um luthier fazerem essa parte.
Recomendo que você consulte um luthier em sua região para que ele possa te orientar da melhor forma possível.
Concordo plenamente....
O ideal mesmo, em se tratando de um projeto, seria mesmo comprar um braço pronto. Não há demérito nenhum nisso..........
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por LeonardoSalles Seg Jun 14, 2010 1:26 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
CG escreveu:Fricardoc, Pelo que observei nos seus posts você esta querendo construir seu próprio baixo. Muito legal essa atitude, mas tem algumas coisas que eu acredito que voce deve pedir uma consultoria de um profissional. No caso do braço, ele é o componente mais difícil de se fazer, requer uma técnica especial. Alguns integrantes do fórum já fizeram seus baixo e ou importaram ou pediram para um luthier fazerem essa parte.
Recomendo que você consulte um luthier em sua região para que ele possa te orientar da melhor forma possível.
Concordo plenamente....
O ideal mesmo, em se tratando de um projeto, seria mesmo comprar um braço pronto. Não há demérito nenhum nisso..........

Concordo, ainda mais se for de projetos conhecidos, como jazz bass e afins...

Abraços e até mais!

____________________________
A Ginástica é para o Corpo, a Música é para a Alma.
LeonardoSalles
LeonardoSalles
Membro

Mensagens : 172
Localização : Campo Grande

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por fricardoc Seg Jun 14, 2010 7:06 pm

valew galera , mas eu vou tentar, vai ser muito bom terminar de construir esse baixo ele está ficando ótimo Very Happy , e se não ficar bom pelo menos eu tentei, até o programa de traste que o leonardo passou para mim ajudou muito, agora só falta colcar o tensor no braço, na minha opnião não vai ser muito dificil, vai ser só mais um obstáculo, valew a todos.

se alguém souber de outro site que venda o tensor eu voun agradecer muito.
fricardoc
fricardoc
Membro

Mensagens : 15
Localização : Indaiatuba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por LeonardoSalles Seg Jun 14, 2010 7:10 pm

fricardoc escreveu:valew galera , mas eu vou tentar, vai ser muito bom terminar de construir esse baixo ele está ficando ótimo Very Happy , e se não ficar bom pelo menos eu tentei, até o programa de traste que o leonardo passou para mim ajudou muito, agora só falta colcar o tensor no braço, na minha opnião não vai ser muito dificil, vai ser só mais um obstáculo, valew a todos.

se alguém souber de outro site que venda o tensor eu voun agradecer muito.

Pode ir que é de confiança: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=2949195482600803192
Este fornecedor tem tudo que você precisa.

Abraços e até mais!

____________________________
A Ginástica é para o Corpo, a Música é para a Alma.
LeonardoSalles
LeonardoSalles
Membro

Mensagens : 172
Localização : Campo Grande

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por fricardoc Seg Jun 14, 2010 7:59 pm

leonardo eu já add ele, o tensor dele custa R$ 38,00 e eu já encontrei por R$ 18,00, mas mesmo assim muito obrigado
fricardoc
fricardoc
Membro

Mensagens : 15
Localização : Indaiatuba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por toni.santos.90475 Sáb Jan 23, 2016 3:40 am

aproveitando o topico. comprei um baixo e veio desmontado . por falta de luthier acabei colocando o braço em casa mesmo, o detalhe é que o vendedor havia me avisado que folgou um pouco o tensor ara não empenar o braço, depois que coloquei as codas eu apertei um pouco, mais ou menos 1/4 de volta o tensor, não notei nada de difrente no braço, mas fiquei com medo de ter apertado demais, será q devo levar a um luthier ou deixar assim mesmo?
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagens : 123
Localização : Pôrto Amazonas

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por Uchoa Sáb Jan 23, 2016 4:05 am

Luthier !
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por arturbmallmann Sáb Jan 23, 2016 10:44 am

Bom, não sou o melhor para dar conselhos, e sequer sou luthier. Recomendo que não faça o que eu sempre fiz... mas eu nunca tive medo do tensor.. hahahaha, se você for se arriscar, faça devagar e siga os conselhos deste tópico > https://www.contrabaixobr.com/t2593-regulagem-basica . Nele tem o essencial para saber se o que vc está fazendo está correto!
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por toni.santos.90475 Sáb Jan 23, 2016 6:56 pm

ja arrisquei e ate agora não deu problema, acredito que nem vai dar, pois plhando o braço esta reto e o antigo dono meinformou depois que tinha folgado apenas 1/4 de volta tbm pra poder mandar desmontado. valeu galera!
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagens : 123
Localização : Pôrto Amazonas

Ir para o topo Ir para baixo

tensor Empty Re: tensor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos