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Como é a relação entre baixista e operador de som? complicada? conte a sua historia aqui

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Mensagem por luizribeiro Sex Jul 23, 2010 1:13 pm

Ser cordial realmente sempre ajuda!
Acho que o maior problema é quando vamos tocar em festivais, que por conta do tempo os caras acabam tendo que deixar uma equalização flat para todos em ordem da coisa funcionar de maneira mais simples.
Se alguem for tocar em Brasília e tiver a chance de poder contratar um técnico eu recomendo o Frango. O cara é genial, já trabalhou com gente de todo o mundo! Não tenho o contato dele, mas tenho certeza que qualquer google acha o cara!
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Mensagem por cristianosantos Sex Jul 23, 2010 1:49 pm

luizribeiro escreveu:Ser cordial realmente sempre ajuda!
Acho que o maior problema é quando vamos tocar em festivais, que por conta do tempo os caras acabam tendo que deixar uma equalização flat para todos em ordem da coisa funcionar de maneira mais simples.
Isto que o Luiz comentou é uma verdade! Em eventos cristãos isto é quase uma lei... Neutral
Participei de vários neste contexto e pude perceber este problema.

Quando é possível, uma alternativa que ajuda muito é a banda/grupo possuir seu próprio operador de áudio. Preferencialmente que ele tenha a afinidade com o som, timbres e performance da banda/grupo (.. ou seja, bota o cara para assistir os ensaios ... Twisted Evil ) .

Eu por exemplo, quando comecei a trabalhar com áudio foi desta forma. Acompanhava um grupo com teatro e banda.
Depois de um tempo de convivência com o grupo, várias coisas já eram automáticas e já estavam bem mentalizadas como por exemplo: o ajuste do timbre/equalização dos instrumentos, o volume do retorno que cada músico precisava, "aquele" grau no volume em um determinado solo ... e por ai vai...

Isto facilitava pois nos eventos antecipadamente eu já fazia o contato com o operador local e passava as informações necessárias para o bom trabalho dele e o meu. Smile

Confesso que no meio cristão não é comum encontrar esse tipo de profissional exclusivo mas ajuda a sanar os conflitos comuns entre operadores e músicos ...

Vai a dica aí up
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Mensagem por patrickqueres Sex Jul 23, 2010 1:52 pm

basslave escreveu:Técnico de Som, Fusca e Boi manso tem que ficar sempre desconfiado... um dia ele te apronta uma sacanagem

Hahahahahahahahahaha... muito boa! Em geral, quando eu chego no evento com antecedência, viro quase que amigo de infância do técnico de som. Como meu pai geralmente acompanha minha banda, ele fica dando umas dicas pro cara, ai sempre fica no esquema. Agora, já toquei com muito técnico que deixa o baixo como reforço de bumbo... ai meu amigo, se prepare para a mímica.
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Mensagem por Vlad Sex Jul 23, 2010 1:55 pm

De qq forma, se houver um fórum de técnicos de som e surgisse um tópico como esse, eles falariam a msma coisa ou até pior sobre nós...

Pq músico mala tb quase ñ existe por aí neh...

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Mensagem por basslave Sex Jul 23, 2010 2:14 pm

Eu já notei que em som profissional de alta qualidade o Técnico e a equipe de palco são um pessoal 100%.
Já as sonorizações meia boca...

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Mensagem por patrickqueres Sex Jul 23, 2010 2:27 pm

Vlad escreveu:De qq forma, se houver um fórum de técnicos de som e surgisse um tópico como esse, eles falariam a msma coisa ou até pior sobre nós...

Pq músico mala tb quase ñ existe por aí neh...

Há... e eu já achei vários tópicos do tipo, como esse:

http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?p=6854#p6854
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Mensagem por baixista_zonaoesterj Sex Jul 23, 2010 3:01 pm

bom certa vez fui fazer freebass numa igreja e o cara sismou em colocar o baixo direto na mesa que nao estava preparada para receber a parada. Nao tinha nenhum sub-woofers e nem um DI.

Vi que o som nao tava saindo perfeito e comecei botando peso no baixo, e ai o que ele fez? estava indo a loucura reclamando que eu ia "estourar" as caixas, e ai ele abaixou o som. O que eu fiz? tirei o volume do baixo e fiquei tocando no mudo.

a galera que tava no dia caiu de pau em cima do cara do som.

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Mensagem por Rodrigodw Sex Jul 23, 2010 3:22 pm

^ tem que entrar em acordo, o cara tem que saber que essa "ligação direta" é perigosa, se ele não intendia disso pq ele operava o som?

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Mensagem por baixista_zonaoesterj Sex Jul 23, 2010 3:26 pm

Rodrigodw escreveu:^ tem que entrar em acordo, o cara tem que saber que essa "ligação direta" é perigosa, se ele não intendia disso pq ele operava o som?


eu tinha avisado que nao ia dar certo, e no dia tinham uma caixa la fajuta uma meteoro RX100 que só saia zoeira. Pensei comigo: so me metem em enrascada.

eles eram os operadores de som da igreja local, e o que eu podia fazer?

o baixo ficou ligado na meduza, que era ligado direto na mesa, como se fosse uma extensao.

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Mensagem por ayrton_bass Sex Jul 23, 2010 3:37 pm

meche escreveu:
NETOULTRA escreveu:
meche escreveu:Olha.. quando eu era muleque, fui tocar na praça aqui do bairro.. tinha uns 16 anos.. ai o técnico de som chegou em mim e disse: " não vai dar para ligar seu baixo na mesa, mas nem precisa, as menininhas vão te ver aqui em cima e é o que importa.."

fiquei puto na hora.. mas no final não foi tão ruim..rs

Como assim deu tudo certo??? Tocou com o baixo desligado???

hehe.. toquei cara.. não saiu nada nos PA..rs.. pra ter idéia parecia Withe Stripes .. só dava uma guitarra e a batera.. foi horrivel... Evil or Very Mad

tudo aconteceu pq antigamente(não sei se hoje tem ainda) tinha um festival entre as escolas aqui de Sta Bárbara na Zona Leste, ai cada escola fazia um lance.. para arrecadar fundos (fundos que o governo deveria liberar para escola),mais para dar um up na escola.. ai que fizemos uma banda para participar da parada..... massss não avisaram ao pessoal do som.. naturalmente só iria ter apresentação de dança.. ai chegamos no sábado beirando a hora do almoço e falamos para diretora que queriamos tocar..rs.. a tarde buscamos a batera e os instrumentos.. os caras do som ficaram loucos.. pq não era nada planejado.. a batera ficou microfonada com dois microfones.. diziam pra gente que só ouviam os pratos e o bumbo.. conseguiram ligar na mesa apenas uma guitarra.. a outra ficou desligada..rs.. nossa meu.. foi o desastre.... rs..

agora o que deu certo foi a popularidade..rsrs.. depois dessa apresentação tudo passou a ser mais fácil na escola..ahuhahu.. bons tempos.. tears

se dependesse do baixo pra conquistar alguma guria... tava tudo ferrado hauhuahuahuahuaha
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Mensagem por Claudio Sex Jul 23, 2010 3:41 pm

Se o técnico de som que opera a mesa fizer de tudo para te irritar muito, chame o cara de "Mesário"... tem o mesmo efeito de chamar um Advogado de "ADEvogado".

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Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Jul 23, 2010 3:42 pm

Nunca discuta com o técnico de som se não vocês serão eternos inimigos. Tapinha nas costas igual ao dos políticos mas por trás é como se tivessem segurando uma peixeira na mão. Façam como o Alex. Se o cara for cabeça dura deixa pra lá nem discute nada nem dê opinião. Se ver que ele está aberto a opiniões e acata sugestões então educadamente as dê. Não vai dizendo faz isto ou faz aquilo que ele pode entender que você está dando ordens à ele ou querendo ensinar-lhe como fazer o seu serviço. Caso contrário sua fama pode ficar tão má nos bastidores quanto a do Tim Maia sem falar que ele vai fazer tudo ao contrário do que você disser.
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Mensagem por baixista_zonaoesterj Sex Jul 23, 2010 3:45 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Nunca discuta com o técnico de som se não vocês serão eternos inimigos. Tapinha nas costas igual ao dos políticos mas por trás é como se tivessem segurando uma peixeira na mão. Façam como o Alex. Se o cara for cabeça dura deixa pra lá nem discute nada nem dê opinião. Se ver que ele está aberto a opiniões e acata sugestões então educadamente as dê. Não vai dizendo faz isto ou faz aquilo que ele pode entender que você está dando ordens à ele ou querendo ensinar-lhe como fazer o seu serviço. Caso contrário sua fama pode ficar tão má nos bastidores quanto a do Tim Maia sem falar que ele vai fazer tudo ao contrário do que você disser.

e se mesmo assim o som estiver pessimo faz o que? scratch

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Mensagem por thgbass Sex Jul 23, 2010 3:52 pm

ClaudioBass escreveu:Se o técnico de som que opera a mesa fizer de tudo para te irritar muito, chame o cara de "Mesário"... tem o mesmo efeito de chamar um Advogado de "ADEvogado".
É concordo! Já que o cara tá te prejudicando. . arrocha! Só tenha seguro de vida. .

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Mensagem por mum Sex Jul 23, 2010 3:56 pm

Essa do técnico de som que tenta dispensar teu ampli é classica. Já cai nessa labia uma vez, e nunca mais sai de casa pra tocar sem ampli. Aliás, da ultima vez, foi o seguinte que aconteceu:

O dono do bar estava tendo problemas com barulho. Do lado do bar mora uma senhora de uns 340 anos. Então, afim de resolver o problema de barulho, ele teve uma genial ideia: Usar retornos IN EAR para a banda, para tirar todos retornos do palco (incluindo os amplificadores de guitarra e baixo), e botar td mundo ligado na mesa, pra diminuir o barulho. Eu já tava meio puto com essa idéia, pois ja tinha tido más experiencias de tocar sem ampli, entao por desencargo botei o bassman no porta malas o carro e fui pro bar... Daí o cara tinha um sistema de PA maravilhoso, 2 subs de 18, umas caixas ativas animais, uma mesa de 999999 canais da yamaha, fones da akg... Daí expliquei pro cara que eu não curtia tocar sem ampli e tal, preciso sentir o ventinho saindo nas minhas costas (ui huahauha), que eu precisava usar o pré do meu ampli, senao eu ia ter que timbrar minha pedaleira la na hora (mentira, tava tudo pronto)... Daí, como era relativamente cedo, ele falou assim: Ó, vamos fazer assim, vamos fazer uma passagem de som com a banda toda no PA, aposto que vc vai gostar... Se nao gostar, vc pega seu amp... Topei, nao tinha nada a perder... Na hora de tocar, quem disse que o PA dele funcionou? Tava saindo um som mega baixo, a guitarra tava rachando muito. Na hora desci do palco, e peguei meu ampli na mala do carro e montei.. Aliás, o PA do cara só foi voltar a funcionar faltavam uns 10 minutos pra começar a apresentaçao, até hoje não sei o que rolou. Agora com esse ampli que eu to, como tem volumes independente pra saída do falante e pra saída DI, eu sou felicissimo, consigo regular meu volume de retorno sem mexer no volume da mesa, e se alguém la embaixo reclamar que nao ta me ouvindo, ainda consigo dar um peteleco no volume que ta indo pro PA pra cobrir com folga. E já mando o som equalizado pra nao depender do trampo dos outros (coisa que não gosto).
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Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Jul 23, 2010 3:59 pm

baixista_zonaoesterj escreveu:e se mesmo assim o som estiver pessimo faz o que? scratch
Então o que eu quiz dizer é: se o cara for "cabeção" deixa pra lá... não vale à pena ficar brigando ou discutindo, até porque se discutir com o técnico seu desempenho no insturmento na hora da apresentação não sairá muito bom pois você ficará pensando no cara, em ofensas trocadas etcétera, não é verdade?!?! Se no fim do evento alguém vir falar alguma coisa leva na humildade e fala que não teve tempo de ajustar o som, só isto. Nem coloque a culpa nele, leva de boa. Pense como uma equipe em que todos lá tem um papel importante mas ninguém deve interferir no trabalho do outro. Imagine só o sonoplasta dizendo pra você que você deveria tocar assim ou assado, dizendo que sua pegada está mais ou menos ou que deveria tocar melhor... é a mesma coisa; cada um na sua. Se o cara não sabe regular nem é humilde pra aceitar uma sugestão fazer o que, vai dar com o baixo na cabeça dele?!?!
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Mensagem por basslave Sex Jul 23, 2010 4:28 pm

Eu acho o seguinte, se o som tá bom no palco, não interessa se vai sair som de berimbau na frente. E se reclamarem que o som do baixo tava uma m****, manda reclamar com o técnico, ou ligar pra habro.
A solução é sempre tentar levar um ampli.

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Mensagem por baixista_zonaoesterj Sex Jul 23, 2010 4:37 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:
baixista_zonaoesterj escreveu:e se mesmo assim o som estiver pessimo faz o que? scratch
Então o que eu quiz dizer é: se o cara for "cabeção" deixa pra lá... não vale à pena ficar brigando ou discutindo, até porque se discutir com o técnico seu desempenho no insturmento na hora da apresentação não sairá muito bom pois você ficará pensando no cara, em ofensas trocadas etcétera, não é verdade?!?! Se no fim do evento alguém vir falar alguma coisa leva na humildade e fala que não teve tempo de ajustar o som, só isto. Nem coloque a culpa nele, leva de boa. Pense como uma equipe em que todos lá tem um papel importante mas ninguém deve interferir no trabalho do outro. Imagine só o sonoplasta dizendo pra você que você deveria tocar assim ou assado, dizendo que sua pegada está mais ou menos ou que deveria tocar melhor... é a mesma coisa; cada um na sua. Se o cara não sabe regular nem é humilde pra aceitar uma sugestão fazer o que, vai dar com o baixo na cabeça dele?!?!

bem que dá vontade... lol!

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Mensagem por Ber Sex Jul 23, 2010 5:02 pm

basslave escreveu:Eu acho o seguinte, se o som tá bom no palco, não interessa se vai sair som de berimbau na frente. E se reclamarem que o som do baixo tava uma m****, manda reclamar com o técnico, ou ligar pra habro.
A solução é sempre tentar levar um ampli.

Eu já acho o contrário. Prefiro que o som do PA esteja maravilhoso e abro mão um pouco do som do palco, se esse for o caso.


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Mensagem por meche Sex Jul 23, 2010 5:03 pm

ayrton_bass escreveu:
se dependesse do baixo pra conquistar alguma guria... tava tudo ferrado hauhuahuahuahuaha

hehe.. ainda bem que não dependi..huaahuahauhauh


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Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Jul 23, 2010 5:21 pm

Japa Superdrive escreveu:Muitas vezes damos de cara com dois tipos mais complicados:
1- Operador de som que é da casa e se acha dono de tudo.
2- Operador de som que é rodado e acha que a opinião dele é única.
Ambos os casos se resolvem na conversa, ouça o cara, respeite suas manias, baixe a bola, concorde com suas idiotices, reclame do que ele reclamar e ele vai passar pro teu lado. Vira até amigo!
Isso resolve 90% dos casos...fora isso é porque não tem jeito mesmo. Very Happy
Disse tudo. Ó [+1] up up
Assim como o importante em um grupo de louvor na igreja é adorar a Deus, na gig creio que o importante é curtir um som com os amigos, conhecer novas pessoas, trocar umas idéias com gente diferente. Se o objetivo em ambos os casos for se aparecer, mostrar conhecimento, mostrar seu set, ganhar dinheiro, mostrar quem toca melhor, quem tem mais razão ou qualquer outra coisa perde o foco e começam as discussões e brigas até mesmo dentro do próprio grupo.


Última edição por Moshe Bar Elohim em Sex Jul 23, 2010 5:26 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por basslave Sex Jul 23, 2010 5:26 pm

Ber escreveu:
basslave escreveu:Eu acho o seguinte, se o som tá bom no palco, não interessa se vai sair som de berimbau na frente. E se reclamarem que o som do baixo tava uma m****, manda reclamar com o técnico, ou ligar pra habro.
A solução é sempre tentar levar um ampli.

Eu já acho o contrário. Prefiro que o som do PA esteja maravilhoso e abro mão um pouco do som do palco, se esse for o caso.


A um tempo atras eu pensava assim, e sempre me ferrava, comecei a ver que o pessoal que tá curtindo não te nem ai se o som do baixo ta bom ou ruim. Hoje em dia não me sacrifico mais, o som tem que tá bom pra mim, tanto no retorno da banda quanto o baixo

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Mensagem por luizribeiro Sex Jul 23, 2010 5:28 pm

Eu prefiro quando o som está bom no P.A. No palco dá para se virar com quase qualquer coisa.
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Mensagem por Ber Sex Jul 23, 2010 5:32 pm

Basslave, entendi o que você falou. Eu falei mas relacionado ao som da banda como um todo, não só o baixo.

Mas ainda assim concordo com o luizribeiro.

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Mensagem por luizribeiro Sex Jul 23, 2010 5:39 pm

principalmente pois outro problema que temos são os famosos amplificadores que nos poupam da necessidade de um pedal de distorção!
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Mensagem por Trotsk Sex Jul 23, 2010 11:59 pm

Cara, concordo em certa medida com o Basslave, a maioria do povo que assiste um show não sabe a diferença da guitarra pro baixo. No entanto concordo também com o Ber, o show é para o público e não pra banda. O som tem que tá perfeito no PA, principalmente porque vai ter 5 pessoas entre 100 que vão perceber o som e saberão dar o devido valor.
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Mensagem por luizribeiro Sáb Jul 24, 2010 12:25 am

Não importa se o público sabe ou não o que é cada instrumento. O baixo não perde sua importância na música pois um leigo não sabe indicar qual instrumento está produzindo um som grave. O objetivo é sempre a música.
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Mensagem por Trotsk Sáb Jul 24, 2010 12:45 am

luizribeiro escreveu:Não importa se o público sabe ou não o que é cada instrumento. O baixo não perde sua importância na música pois um leigo não sabe indicar qual instrumento está produzindo um som grave. O objetivo é sempre a música.

Falou e disse. afro
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Mensagem por Ber Sáb Jul 24, 2010 1:27 am

É justamente por aí mesmo. A maioria das pessoas que estão lá querem curtir um bom show. O "soar" bem meio que independe da pessoa conhecer ou não de música. Som muito alto ou mal equalizado nunca agrada ninguém.

E aí entra a questão do som estar melhor para o público do que no palco. Até porque o som no palco depende muito da gente também e a tendência dos músicos é subir o volume pra se ouvir, ao invés de todo mundo entrar num consenso. Isso acaba ainda mais por deixar o som no palco bem tenso.

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Mensagem por Cantão Sáb Jul 24, 2010 1:39 am

Ber escreveu:É justamente por aí mesmo. A maioria das pessoas que estão lá querem curtir um bom show. O "soar" bem meio que independe da pessoa conhecer ou não de música. Som muito alto ou mal equalizado nunca agrada ninguém.

E aí entra a questão do som estar melhor para o público do que no palco. Até porque o som no palco depende muito da gente também e a tendência dos músicos é subir o volume pra se ouvir, ao invés de todo mundo entrar num consenso. Isso acaba ainda mais por deixar o som no palco bem tenso.
Concordo , Ber...vou até dar um quote... up

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Mensagem por Ber Sáb Jul 24, 2010 1:42 am

Valeu, Cantão! Hahahaha... possivemente mandei bem então!

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Mensagem por andremega Sáb Jul 24, 2010 10:53 am

Quando eu ia tocar brigava com o operador. quando ia operar brigava com o baixista.

Será que tenho dupla personalidade?



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Mensagem por andremega Sáb Jul 24, 2010 11:00 am

Amagomes escreveu:
andremega escreveu:^e quem chama uma figura dessas pra fazer workshop?

Pra ele eq de baixo=smile, só pode...

Mas, por incrível que possa parecer, o cara é um excelente profissional, com trabalhos de alto nível no curriculum, mas é meio turrão com algumas coisas. No decorrer do workshop ele até explica a tal frase, mas é aquilo...não é porque é um profissional de certo nível que a gente tem que concordar com tudo o que ele disser... . O público do workshop, era composto em sua grande maioria, por leigos quase que totais...


Pois é. Já tive alguns problemas por isso. Certa vezes o bonecão, chei ode experiência, achou qeu eu estava de zoação quando dizia que tava impossivel lidar com o som do palco. Era um ginásio e ele atochava som para frete e botava o retorno esporrento pra gente, embolando o som em cima do palco. Depois de muito tempo na passagem de som, reclamando no mic, pedindo pra ele abaixar o som do palco já que não ia botar um delay nas vias de retorno mesmo, larguei o baixo, desci e falei: meu irmao, sobe lá e fica 30 segundos. Se vc escutar o que qualquer um dos musicos está tocando, eu guardo meu baixo e vc nunca mais me ve na vida.

O bonecao, vendo que eu tava realmente "lalterado", seguiu meu conselho. Resultado: abaixou tanto o PA quanto o retorno, deixando um bom som para o evento e pro palco.

AS vezes tem que dar uma de doido mesmo.



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Mensagem por andremega Sáb Jul 24, 2010 11:12 am

Ber escreveu:É justamente por aí mesmo. A maioria das pessoas que estão lá querem curtir um bom show. O "soar" bem meio que independe da pessoa conhecer ou não de música. Som muito alto ou mal equalizado nunca agrada ninguém.

E aí entra a questão do som estar melhor para o público do que no palco. Até porque o som no palco depende muito da gente também e a tendência dos músicos é subir o volume pra se ouvir, ao invés de todo mundo entrar num consenso. Isso acaba ainda mais por deixar o som no palco bem tenso.


O problema é esse: muita gente faz "corrida de knob", e outros não tem noção da euqlização do instrumento "pra musica", que é diferente do eq "pra vc". Isso que causa muitos problemas com operadores. Uma guitarra cheia de graves vai embolar com bumbo e baixo e ninguem vai se entender. Uma baixo com nenhum médio vai ficar sem definição e vai embolar,assim como se tiver medio d+ vai embolar voz, caixa, guitarra. Volume alto então, é problema na certa, independente da equalização. Tipo de local e suas características acusticas são extremamante relevantes. E as vezes o cara deixa o musico a vontade no palco mas precisa corrigir pra frente e até mesmo no retorno.

Então, por vezes, o cara tá sem saco e acha que todo mundo é sem noção. Eu só me aborreci quando aconteceram 2 coisas: ou quando o técnico era curioso (teve um que quando falei em Direct Box e todos os seus nomes, alem de explicar pra que servia, disse que nunca tinha ouvido falar, entre outras "graças"!!!) ou quando se achava o bam-bam-bam e que o resto era ignorante. Felizmente esta ultima aconteceu raríssimas vezes, ao contrário da primeira. De resto sempre foi boa relação.


Agora, quanto ao pessoal conhecer ou não de musica, instrumentos bem timbrados SEMPRE agradarão mais dos que os não, tal qual um vinho bem feito, com boas uvas, pra um "pé-de-boi". Técnicos de bandas grandes tem a árdua missão de fazer os instrumentos soarem na frente como no palco, ou as horas gastas em timbragem não fariam sentindo.

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Mensagem por Renato Leite Sáb Jul 24, 2010 2:19 pm

Eu ja vi muita coisa acontecer no palco, ja microfonei amp, ja toquei com o sinal splitado, ja toquei sem amp .... enfim ja passaei por muitas situaçoes.

A que eu acho ideal, pra mim é splitar o baixo. e deixar o amp como retorno (geralmente regulado flat), logo quando chego me apresento ao tecnico e explico como gosto do som, "o mais equilibrado possivel" e explico que nao gosto de baixo muito grave, pq embola o som, digo que gosto muito de medios por volta de 200 hz.

A maioria dos tecnicos tendem a cortar todo o brilho do meu baixo, deixando apenas grave, muitas vezes pedi para ver a equalizaçao do baixo, e vi um corte em medios graves, e com boot nos graves profundos, isso fazia com que a corda si soasse muito e o resto do baixo desaparecesse.

Por isso que eu acho valido vc chegar e explicar o que gosta pro tecnico. Da uma chance pro cara, muitas vezes o tecnico é um picareta, bebado, musico frustrado. Mas em muitos casos o tecnico é um otimo profissional, que gosta muito do que faz.

Mas a pior coisa é tocar musica brasileira ou jazz, os tecnicos e palcos realmente nao estao preparados pra isso. Voce chega no palco, tem uma perl com configuraçao de rock, pele hidraulica, bumbo com kick, duas caixas GK pra baixo, um marshal JCM900 pra guitarra... baixo em linha monitoraçao individual...

Nao tem como ficar bom, pra tocar musica brasileira ou jazz (cameristica) tem que ser batera pequena, pele porosa, microfonada com overs (nao por peças), Cubo de baixo pequeno e flat, Cubo de guitarra que tenha som limpo ...sem monitoraçao individual... como vc vai contralar a força que vc vai tocar sem saber o que esta indo de fato pro PA???
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Mensagem por Renato Leite Sáb Jul 24, 2010 2:26 pm

Geralmente evito problemas, raramente faço "corrida dos knobs" hahahaha mas se o cara for grosseiro e me tratar mal, a corrida de knobs geralmente acaba mal, eu coloco +10db em 80 HZ com meu musicman, e mando o PA inteiro pro espaço ...hahahahah
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Mensagem por andremega Sáb Jul 24, 2010 3:37 pm

É velho, mas pra isso normalmente as mesas tem um corte de 75 a 80 de uns 18 dB... a briga é ingrata!!!

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Mensagem por Ber Sáb Jul 24, 2010 3:50 pm

"Corrida dos knobs" define tudo! Hahahahahah... muito bom!

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Mensagem por baixista_zonaoesterj Sáb Jul 24, 2010 3:53 pm

Ber escreveu:"Corrida dos knobs" define tudo! Hahahahahah... muito bom!

esta foi boa, quem será que chega na frente? Very Happy

como deve ser a narração de uma corrida de knobs? Very Happy

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Mensagem por Ber Sáb Jul 24, 2010 4:02 pm

O guitarrista normalmente ganha em volume e agudo!

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Mensagem por andremega Sáb Jul 24, 2010 4:04 pm

baixista_zonaoesterj escreveu:

como deve ser a narração de uma corrida de knobs? Very Happy


Uma barulheira infernal.


Tem outra modaldade, a corrida de fader. Muito comum quando vários musicos de uma banda acompanham a mixagem da gravação:

"
- po, a minha guitarra tá meio baixa!

- putz, agora não to ouvindo o baixo!

-velho, kd a caixa? E o contra-tempo?

-Caraca, naõ entendo nada que to cantando... sobe minha voz ae....
"

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Mensagem por Ber Sáb Jul 24, 2010 4:05 pm

Vocalista inseguro que canta longe do microfone e fica enchendo o saco o show inteiro pedindo mais volume (desculpa esfarrapada) é f*** também.

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Mensagem por baixista_zonaoesterj Sáb Jul 24, 2010 4:11 pm

andremega escreveu:
baixista_zonaoesterj escreveu:

como deve ser a narração de uma corrida de knobs? Very Happy


Uma barulheira infernal.


Tem outra modaldade, a corrida de fader. Muito comum quando vários musicos de uma banda acompanham a mixagem da gravação:

"
- po, a minha guitarra tá meio baixa!

- putz, agora não to ouvindo o baixo!

-velho, kd a caixa? E o contra-tempo?

-Caraca, naõ entendo nada que to cantando... sobe minha voz ae....
"

ri litros aqui...kkkkkkkkkkkkkkkk

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Mensagem por baixista_zonaoesterj Sáb Jul 24, 2010 4:11 pm

Ber escreveu:Vocalista inseguro que canta longe do microfone e fica enchendo o saco o show inteiro pedindo mais volume (desculpa esfarrapada) é f*** também.

isto é o que mais se ve, em tudo que é canto

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Mensagem por renatogaragerock Sáb Jul 24, 2010 6:21 pm

Eu tocava em uma banda em que usávamos dois baixos, e minha parte quase sempre era fácil pois eu plugava o pod direto (os técnicos insisitiam em colocar uma desnecessária D.I., mas ainda assim tudo bem). Mas a coisa complicava com o outro baixista, que dava certo o timbre apenas microfonado com um determinado AKG.
Uma vez fomos tocar no Sesc Pompéia e explicamos isso, e o técnico de som de lá gritou para o cara da mesa: "Olha que burro, o cara quer ligar o baixo microfonado!". Daí o operador da mesa gritou do outro lado "Que burro!".
E após uma longa briga foram os dois baixos em linha e ficou uma droga e alegaram que não tinham o microfone que solicitamos. Um técnico mais gente boa pegou o AKG que os outros haviam deixado escondido, testou o jeito que sugerimos (meu baixo em linha e o outro no mic) e ficou tudo redondinho. Essa história se repetiu em diversas outras casas.

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Mensagem por Alencar Dom Jul 25, 2010 11:58 am

Geralmente é problemática, não sei se pelo fato de 90% dos técnicos de som serem guitarristas, quando termina o shows muitas vez é, não escutei nada, só a guitarra e os pratos da bateria.. iahiuHUIHAUIuia
mais quando é evento maior e vem uns técnicos mais "selecionados" é diferente, o som sai mil maravilhas os caras são muito gente boa!

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Mensagem por NETOULTRA Dom Jul 25, 2010 12:20 pm

Eu acho o seguinte: independente de ser op de aúdio ou baixista, é muito chato vc estar fazendo o seu trabalho e alguém se intrometendo. imagina se vc tivesse tocando e o operador ficasse falando para vc como tocar. Em todos os seguimentos tem bons e maus profissionais, se o técnico de som é profissional, e o baixista é profissional é cada um na sua fazendo seu trabalho que tudo fica certo.

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Mensagem por Rafhabass Dom Jul 25, 2010 12:24 pm

Eu costumo levar duas caixas acusticas 4x10 + cabeçote.

Mas confesso que MUITAS vezes, eu levo o baixo com um bagzinho e pedais e sou muito feliz, ligo com DI direto na mesa, uso um ear bom e fica otimo. Claro q só com um sistemo decente de som para isso acontecer, mas me considero sortudo de sempre pegar bons técnicos, gente fina e sempre ótimo som!

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Mensagem por Fabio Motta Dom Jul 25, 2010 5:03 pm

O grande problema é que para um técnico de som/mesário, sempre se pode melhorar alguma coisa no som. Parece que a mão deles coça e eles tem que ficar mexendo nos benditos botões da mesa. O som pode estar maravilhoso, equilibrado, mas eles vão mexendo daqui, dali, dando mais uma equalizadinha aqui e acolá e acabam por estragar o som.
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Mensagem por basslave Seg Jul 26, 2010 7:12 pm

Fiquei fulo com o técnico esse fim de semana!!!
Passei a festa inteira pedindo retorno pro cara!! e nada, depois ele veio falando que o som na frente tava maravilhoso, mandei ele cata coquinho, e Fo***-se a frente.
A m*** é que se eu não me escuto e não escuto o resto perco o tesão e arrebento os dedos, baita FDPtagem do técnico, o pior é que conheço o cara a muito tempo.
Por isso que eu acho que tem que ter um equilibrio, se o som tá bom pra mim eu tenho que confiar no cara que tá na mesa, porque a responsabilidade com a frente é dele e não minha.

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