Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com potenciômetro

+28
João Ferreira
monteirofn
allexcosta
P.r.g.r.
SILVIAO
Jhonny.Bear
tentsubass
gbarcelos
Rick Charles
GeTorres
Batista Bass
CG
guicastrol
andrepbbass
Wiliam Moscardi
lcalazans
José Carlos
Pedrogustofs
Zéff
Motta
Mauricio Luiz Bertola
Daniel
Alex Guimaraes
basslave
Guga Ramone
Gomba
Thales_Sr
mum
32 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Thales_Sr Qui Jun 09, 2011 9:23 pm

Gotoh é ótima pra ferragens, pra pots... Tenho minhas dúvidas que ela realmente os fabrique.
Enfim, os Alpha são bem honestos, funcionam muito bem e são baratos.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Wiliam Moscardi Qui Jun 16, 2011 10:05 pm

Alguém do Rio pode me indicar uma loja que venda potenciômetros?

Ou alguém pode me indicar uma loja na net?
Wiliam Moscardi
Wiliam Moscardi
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Wiliam Moscardi Sex Jun 17, 2011 4:18 pm

Hj decidi ir à Rua da Carioca no Centro do Rio. Pergunta

Achei na primeira loja que entrei. cheers
Wiliam Moscardi
Wiliam Moscardi
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por guicastrol Sex Out 26, 2012 12:24 am

Galera alguém sabe qual pot. ficaria melhor no SX JB75? Os meus tão chiando muito e falhando em alguns pontos...
Gostaria de sugestões de marca/modelo/frequência

Abraço!
guicastrol
guicastrol
Membro

Mensagens : 32
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por CG Sex Out 26, 2012 1:08 am

guicastrol escreveu:Galera alguém sabe qual pot. ficaria melhor no SX JB75? Os meus tão chiando muito e falhando em alguns pontos...
Gostaria de sugestões de marca/modelo/frequência

Abraço!

Tentou limpa-los antes de trocar? quem sabe você economiza uma grana. Em principio qualquer potênciometro de 250K ohms serve, quanto melhor a qualidade do potênciometro, maior a durabilidade e maior o preço. Marcas de maior qualidade - CTS, Alpha, DiMarzio e EMG (Fenders são normalmente fabricados pela CTS).

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por guicastrol Sex Out 26, 2012 10:32 am

Rapaz, não tentei limpar não, até tenho aqui álcool isopropílico mas realmente tô afim de trocar porque essas peças de fábrica costumam ser bem fraquinhas nesses instrumentos mais baratos. Ontem nosso produtor estava me mostrando a diferença de um pot. que veio no instrumento (no caso era uma guitarra) e um que ele comprou para colocar...ele nem precisou falar nada, só mostrando os dois já me convenceu.
Quanto ao custo não estou preocupado porque meu pai vai trazer pra mim dos EUA, lá custa Us$4,00 um pot. fender...acho que vale a pena. Aproveitei e pedi tambem um jogo de trastes e um output jack, tudo fender =)

Mas então é de 250k mesmo ne, valeu!
guicastrol
guicastrol
Membro

Mensagens : 32
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por CG Sex Out 26, 2012 3:57 pm

guicastrol escreveu:Rapaz, não tentei limpar não, até tenho aqui álcool isopropílico mas realmente tô afim de trocar porque essas peças de fábrica costumam ser bem fraquinhas nesses instrumentos mais baratos. Ontem nosso produtor estava me mostrando a diferença de um pot. que veio no instrumento (no caso era uma guitarra) e um que ele comprou para colocar...ele nem precisou falar nada, só mostrando os dois já me convenceu.

Diga mais sobre isso, achei interessante essa teoria, a diferença foi no som?. Os potênciometros do meu SX (push pulls) são ching ling e estão firmes e fortes há quase 3 anos?

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por guicastrol Sex Out 26, 2012 4:06 pm

Sim, faz diferença no som porque estão ligados diretamente nos captadores...um potenciômetro porcaria pode jogar sua captação pra baixo
Eu troquei os captadores (coloquei um par de fender custom 60) mas não troquei os potenciometros. tenho certeza que estou perdendo muito som.
Assim que eu pegar os pot. novos vou fazer um vídeo pra mostrar a diferença, é uma boa né?
Acho que não tem problema ser ching ling kra, o negócio é que algumas peças que vem de fábrica são mais simples mesmo porque a maioria das pessoas não sabe ou não percebe a importância de cada componente...o que tá no seu é o que veio de fábrica?
guicastrol
guicastrol
Membro

Mensagens : 32
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por CG Sex Out 26, 2012 5:27 pm

Vamos por partes:

guicastrol escreveu:Sim, faz diferença no som porque estão ligados diretamente nos captadores...um potenciômetro porcaria pode jogar sua captação pra baixo
Isso é lenda, um potenciometro nada mais é do que um resistor variavel, um resistor ou funciona ou não funciona. a diferença de um potenciometro de qualidade e um genérico é somente a durabilidade dele.

guicastrol escreveu:Eu troquei os captadores (coloquei um par de fender custom 60) mas não troquei os potenciometros. tenho certeza que estou perdendo muito som.
Assim que eu pegar os pot. novos vou fazer um vídeo pra mostrar a diferença, é uma boa né?
Você não está perdendo muito som, não haverá nenhuma alteração no som se você usar potenciometros do memo tipo e valor. Existe sim o efeito placebo, que você terá assim que trocar os potênciometros

guicastrol escreveu:Acho que não tem problema ser ching ling kra, o negócio é que algumas peças que vem de fábrica são mais simples mesmo porque a maioria das pessoas não sabe ou não percebe a importância de cada componente...
Capacitores, jack e potênciometros não influenciam no som e nem são fundamentais do jeito que você acredita. A equação é simples:
>Qualidade = >Durabilidade = >Preço


guicastrol escreveu:o que tá no seu é o que veio de fábrica?
Não, troquei os originais (que tenho até hoje) por push pulls para defazar os captadores.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por guicastrol Sex Out 26, 2012 6:48 pm

Pode crer faz sentido o que vc diz.
Mas eu penso o seguinte, cada material condutor tem uma característica...por exemplo cobre é diferente de ouro (ou níquel ou prata, etc) quando se fala destas propriedades materiais. Então se um produto de qualidade inferior usa uma liga metálica menos adequada isso pode sim afetar na qualidade final da parada, vc nao acha?
guicastrol
guicastrol
Membro

Mensagens : 32
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por CG Sex Out 26, 2012 6:56 pm

guicastrol escreveu:Pode crer faz sentido o que vc diz.
Mas eu penso o seguinte, cada material condutor tem uma característica...por exemplo cobre é diferente de ouro (ou níquel ou prata, etc) quando se fala destas propriedades materiais. Então se um produto de qualidade inferior usa uma liga metálica menos adequada isso pode sim afetar na qualidade final da parada, vc nao acha?


Todo potenciometro é feito com uma trilha de carbono, que é um material muito barato, você pode até acreditar que são diferentes mas não são. Resistência é um valor absoluto 100k ohms são 100k ohms em qualquer material.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por guicastrol Sex Out 26, 2012 7:00 pm

Entendi! Massa...
De qualquer forma vou trocar pq tá precisando rs...
Vlw CG!
guicastrol
guicastrol
Membro

Mensagens : 32
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Batista Bass Seg maio 27, 2013 11:24 am

pessoal, desculpa desenterrar o defunto, mas eu sou mestre em aproveitar tópicos para não abrir outros novos, heheheh What a Face

Qual valor e tipo de pot usar para volume de baixo ativo?

Os pots de volume ja estão um nojo, e como eu tirei toda a elétrica para blindar o baixo (com as dicas imprescindíveis daqui do fórum study ), resolvi trocar os pots velhos.

Eu tenho um seis cordas com captadores passivos, single coil, e circuito ativo aguilar.


Última edição por Batista Bass em Seg maio 27, 2013 11:41 am, editado 1 vez(es)
Batista Bass
Batista Bass
Membro

Mensagens : 84
Localização : São João del Rei

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por GeTorres Seg maio 27, 2013 11:38 am

Bom, cmo o 'defunto' não é tão velho, não vou lhe dar a "Pá de Ouro"...

Use o mesmo modelo/especificação que estava no baixo. Que em tese de ver 500k Linear - B ou logarítmico - A, que em meu ponto de vista é indiferente, vai funcionar do mesmo jeito.

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Batista Bass Seg maio 27, 2013 11:44 am

Valeu, Ge! você ta sempre ma ajudando por aqui Amigos

Só q nos pot não tem essa informação - ou não da pra ler no meio de todas aquelas manchas de solda queimada.

Acho que vou arriscar os B500k, que de qlqr forma são os únicos que vendem nas eletrônicas daqui de São João.
Batista Bass
Batista Bass
Membro

Mensagens : 84
Localização : São João del Rei

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por GeTorres Seg maio 27, 2013 12:44 pm

Pode ir de 500K que não tem erro!

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Rick Charles Seg maio 27, 2013 12:58 pm

Eu iria de A500K, geralmente em baixo ativo usam o A, a vantagem é que você pode controlar o volume.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por CG Seg maio 27, 2013 1:42 pm

Batista Bass escreveu:pessoal, desculpa desenterrar o defunto, mas eu sou mestre em aproveitar tópicos para não abrir outros novos, heheheh What a Face

Qual valor e tipo de pot usar para volume de baixo ativo?
Normalmente em baixos ativos usam 25K, tem que ver, na dúvida meça o valor dos potenciometros que estão no baixo com um multímetro.

Batista Bass escreveu:Os pots de volume ja estão um nojo, e como eu tirei toda a elétrica para blindar o baixo (com as dicas imprescindíveis daqui do fórum study ), resolvi trocar os pots velhos.

Se estiverem funcionando corretamente eu não mexeria nisso.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por GeTorres Seg maio 27, 2013 2:46 pm

Depende....

O circuito que esta no meu Tagima fica depois dos pot de volume, ou seja o sinal passa pelo pot de volume e depois vai para o circuito, é de 500K.

Se o pot fizer parte do circuito concordo com você CG, o mais correto é medir ou tirar as camadas centenárias de solda velha e ver a especificação do dito cujo!

Aproveitando o gancho... Vais?
https://www.contrabaixobr.com/t27820-10-encontro-de-foristas-do-forum-contrabaixo-br-de-sao-paulo#584689


Última edição por GeTorres em Seg maio 27, 2013 5:15 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção)

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Guga Ramone Seg maio 27, 2013 4:49 pm

Resumindo:
Se for captador ativo = Pot de 25K
Se for captador passivo com circuito ativo externo, pot de 500k ou 250k, depende do baixo. O ideal é conseguir o diagrama dele pra saber com certeza. Para ilustrar, os Fender JB e PB são 250k por padrão.

A letra A ou B após o valor nominal do potenciômetro diz apenas o tipo da escala do mesmo, se é linear (B) ou logarítmica (A).
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Rick Charles Seg maio 27, 2013 5:03 pm

Guga Ramone escreveu:
A letra A ou B após o valor nominal do potenciômetro diz apenas o tipo da escala do mesmo, se é linear (B) ou logarítmica (A).

Na verdade é invertido, A linear e B logarítmico.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por GeTorres Seg maio 27, 2013 5:31 pm

Guga Ramone escreveu:Resumindo:
Se for captador ativo = Pot de 25K
Se for captador passivo com circuito ativo externo, pot de 500k ou 250k, depende do baixo. O ideal é conseguir o diagrama dele pra saber com certeza. Para ilustrar, os Fender JB e PB são 250k por padrão.

A letra A ou B após o valor nominal do potenciômetro diz apenas o tipo da escala do mesmo, se é linear (B) ou logarítmica (A).

Outro detalhe: Normalmente (90/95% dos casos) os caps são passivos, o circuito é "quem ativa" o baixo.

O sinal dos caps do meu Tagima vai primeiro para os pots (500k) e seguem para a entrada do circuito, aliás falei bobagem, não é circuito, é pré amp com dois controles de tone, uma ativo (Cap da ponte) e outro passivo (cap do braço) passa por ele e segue para o jack de saida.

Tenho aqui em casa um circuito Tagima que usa pots de 25k e de 50k. Então não bem uma receita de bolo..

Pensando bem, O Batista!!! Leva o pot para o camarada da casa de material eletrônico medir!!!

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Batista Bass Qua maio 29, 2013 7:06 pm

GeTorres escreveu:
Pensando bem, O Batista!!! Leva o pot para o camarada da casa de material eletrônico medir!!!

Boa ideia. Mas na verdade o esquema do baixo é aquele em q o sinal dos caps vai no volume primeiro, depois pro pre, então creio q seja 500 mesmo... acontece q qndo eu li essas mensagens mais novas eu ja tinha comprado o 500b, mas eles tinham a rosca tão curtinha q nem deram pega pra porca do outro lado!! No

como é difícil achar pots aqui em são joão del rei Shocked

tem numa loja de música uns condor de 250, cujos tambores e a rosca são maiores, proprios para instrumento, então devem encaixar no baixo. Custa dez vezes mais q o da eletrônica, mas 10 conto ainda da pra pagar.... esse 250 deve fincionar também, né? so q corta ligeiramente os agudos, entendi certo?
Batista Bass
Batista Bass
Membro

Mensagens : 84
Localização : São João del Rei

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por CG Qua maio 29, 2013 8:00 pm

Batista Bass escreveu:
então creio q seja 500 mesmo...

Eu não apostaria nisso com tanta certeza assim...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por GeTorres Qui maio 30, 2013 12:00 am

Se forem caps humbucker 500, se forem single 250, mas nada impede de usar pots de 500 nos caps single.

Você tem outra teoria CG?

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por CG Qui maio 30, 2013 12:02 am

GeTorres escreveu:Se forem caps humbucker 500, se forem single 250, mas nada impede de usar pots de 500 nos caps single.

Você tem outra teoria CG?

Em baixos passivos concordo contigo em gênero, número e grau.

Em baixo ativo ninguém sabe...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por GeTorres Qui maio 30, 2013 12:10 am

ele cita que o sinal sai do cap, vai para o pot e depois para o circuito. Meu tagima Flying V é assim, com pots de 500k

Batista, quem corta agudo é o capacitor e não o pot.

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por gbarcelos Sex Ago 16, 2013 10:12 pm

Gente me ajudem por favor...

Potenciometro é aqueles ferrinhos onde encaixam os knobs?

Pq se for, eu fui mexer no meu de graves do tagima TBM 5 , e sem querer quebrei...

Como proceder agora? Compra-se apenas um?

Quebrou a pontinha , onde encaixa-se os knobs.
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Rick Charles Sex Ago 16, 2013 10:28 pm

Sim, é só verificar o valor ir em uma lojinha de eletronica comprar um igual, e soldar os fios nele. Serviço simples.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por gbarcelos Sex Ago 16, 2013 10:33 pm

Vlw cara...

Rick, voce sabe o nome daquele escudo que ficam os knobs? Que eu queria comprar um todo preto pra colocar no meu tagima, com knobs pretos.
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Rick Charles Sex Ago 16, 2013 10:37 pm

Chama controlplate, se não achar o preto, pega o cromado leva numa funilaria e pede pra pintar.
Arrumou um TBM 5 agora?
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por gbarcelos Sex Ago 16, 2013 10:39 pm

Sim sim, na verdade troquei pelo outro...
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por gbarcelos Sex Ago 16, 2013 10:45 pm

Rick, eu devo comprar so um potenciometro que quebrou, ou os 4, de volume, grave, medio e agudo..?
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Rick Charles Sex Ago 16, 2013 10:49 pm

Só o que quebrou, não vai gastar nem 10 reais.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por gbarcelos Sex Ago 16, 2013 10:57 pm

Voce sabe onde compro o controlplate preto pro tagima, algum site?

Agradeceria muito.
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Rick Charles Sex Ago 16, 2013 11:06 pm

Preto eu não sei onde, mas talvez no ebay você ache
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por tentsubass Dom Out 06, 2013 1:17 am

ola
se possível gostaria da ajuda de vocês...
quero colocar um push-pull para passar de ativo para passivo no meu baixo só que não sei como o push-pull funciona
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-500321409-push-pull-b-500k-potenciometro-frete-fixo-r699--_JM
O detalhe e que o que eu tenho e B250k não achei outro
abraços

tentsubass
Membro

Mensagens : 9
Localização : Jataí-Goias

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Thales_Sr Dom Out 06, 2013 12:52 pm

tensubass, qual é o seu instrumento? Esse chaveamento passivo/ativo vai funcionar com esse pot. O pot push/pull é, basicamente, um pot e uma chave integrados numa coisa só.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por tentsubass Dom Out 06, 2013 2:49 pm

Thales eu estou misturando um baixo MM com um JB, colocando um cap MM na ponte e um cap JB no braço e queria colocar o meu circuito ativo da artec, e montar um circuito passivo, logo o pot de push-pull seria ultilizado para ativa o ativo ou o passivo entendeu?

O pot push-pull seria o volume master tanto do passivo como do ativo

da certo?

tentsubass
Membro

Mensagens : 9
Localização : Jataí-Goias

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Thales_Sr Ter Out 08, 2013 6:16 pm

Por "circuito passivo", você quer dizer que teria um tone passivo também? é que aí a ligação fica um pouco mais complicada, por exigir uma chave mais complexa (que eu não vi em pot push/pull, teria que usar uma chave 3PDT normal).

Se quiser fazer o push/pull pra desativar o circuito ativo, ficando com os controles de volume no modo passivo, é tranquilo.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por tentsubass Ter Out 08, 2013 7:18 pm

Thales_Sr escreveu:Por "circuito passivo", você quer dizer que teria um tone passivo também?
sim eu imaginei um tone tb...

Algo + ou - assim ( só tenho paint ak no meu pc e sou pessimo de desenho)

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Https21_postimg_orghq791a6tz_Bagun_a_jpg

tentsubass
Membro

Mensagens : 9
Localização : Jataí-Goias

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Jhonny.Bear Sex Jun 17, 2016 9:21 pm

Desenterrando...

Pessoal, tenho um baixo ativo no esquema Volume, Balanço, Grave e Agudo.
Os pots de grave e agudo têm o center click e são B100k.
Pois bem, tenho dois problemas:
1 - O potenciômetro de graves está sem girar, abri o baixo e achei uma esfera de metal bem pequena solta e na minha ignorância creio ser o motivo do potenciômetro não girar mais. Preciso trocar esse pot mas não acho um potenciômetro igual na minha cidade, fui na rua de instrumentos ontem.
2 - O potenciômetro de balanço quebrou uma das hastes e não encaixa o knob. Esse potenciômetro é bem improvável de achar aqui. Tive um fretless que era Volume, Tone e Chave igual aos Yamahas BB e gostava muito da chave, porém, assim como os BBs ele era passivo, não sei se dá pra fazer em ativo.

Dito isto, gostaria de saber o seguinte:
a) O pot com center click é cut+boost ou é só boost e no click tá em 50% do curso?
b) Se colocar um B100k sem center click não haverá mudança nenhuma, certo?
c) Colocar um potenciômetro B250k trariam quais alterações, logicamente?
d) Posso trocar o balanço por uma chave de três posições? Dá pra ser uma mini toggle? Caso a resposta seja positiva, quantos terminai são precisos?
Jhonny.Bear
Jhonny.Bear
Membro

Mensagens : 38
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Thales_Sr Sáb Jun 18, 2016 11:22 am

Jhonny.Bear escreveu:Desenterrando...

Pessoal, tenho um baixo ativo no esquema Volume, Balanço, Grave e Agudo.
Os pots de grave e agudo têm o center click e são B100k.
Pois bem, tenho dois problemas:
1 - O potenciômetro de graves está sem girar, abri o baixo e achei uma esfera de metal bem pequena solta e na minha ignorância creio ser o motivo do potenciômetro não girar mais. Preciso trocar esse pot mas não acho um potenciômetro igual na minha cidade, fui na rua de instrumentos ontem.
2 - O potenciômetro de balanço quebrou uma das hastes e não encaixa o knob. Esse potenciômetro é bem improvável de achar aqui. Tive um fretless que era Volume, Tone e Chave igual aos Yamahas BB e gostava muito da chave, porém, assim como os BBs ele era passivo, não sei se dá pra fazer em ativo.

Dito isto, gostaria de saber o seguinte:
a) O pot com center click é cut+boost ou é só boost e no click tá em 50% do curso?
b) Se colocar um B100k sem center click não haverá mudança nenhuma, certo?
c) Colocar um potenciômetro B250k trariam quais alterações, logicamente?
d) Posso trocar o balanço por uma chave de três posições? Dá pra ser uma mini toggle? Caso a resposta seja positiva, quantos terminai são precisos?
a) A característica de cut+boost, ou só boost, é do circuito, o pot com click central só ajuda a encontrar o meio do caminho mesmo. Se não encontrar, pode usar um sem click central pra quebrar o galho enquanto não acha o certo.
b) Perfeito, pode usar tranquilo.
c) Depende de como foi projetado o circuito. Mas pela maioria dos circuitos que eu vi, possivelmente vai dar um ganho bem maior. O que antes era "flat" nos 50% do pot agora vai ser nos 20%.
d) Pode ser uma chave de 3 posições sim, você vai perder o blend, ficando igual guitarra. Pode ser uma dessas: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-757293700-chave-seletora-de-captadores-blindada-les-paul-sg-loja-_JM
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por SILVIAO Dom Jun 19, 2016 8:37 pm

Aproveitando o tópico alguem poderia me ajudar a conseguir o potenciometro duplo que vem no Circuito EMG BTC?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Jhonny.Bear Qua Jun 29, 2016 3:31 pm

Muito obrigado Thales.
Jhonny.Bear
Jhonny.Bear
Membro

Mensagens : 38
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por P.r.g.r. Ter Set 05, 2017 9:06 pm

Ola pessoal. Estou com os 2 pot de volumes grimpados. Naõ giram de jeito algum. O de Tone funciona perfeitamente. Queria saber se é melhor troca-los ou recupera-los. O que vcs acham ??? O baixo é um Thunderbird com caps PJ precision jazz.

Podem me ajudar ???
P.r.g.r.
P.r.g.r.
Membro

Mensagens : 65
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por allexcosta Ter Set 05, 2017 9:07 pm

^ Troca.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por P.r.g.r. Ter Set 05, 2017 9:15 pm

allexcosta escreveu:^ Troca.

Sabe um local bacana aonde eu possa comprar por aqui no RJ ??? E o interessante é que nao da um ruído mesmo desse jeito.

Qual marca e referência eu compro ???
P.r.g.r.
P.r.g.r.
Membro

Mensagens : 65
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 05, 2017 10:58 pm

P.r.g.r. escreveu:
allexcosta escreveu:^ Troca.

Sabe um local bacana aonde eu possa comprar por aqui no RJ ??? E o interessante é que nao da um ruído mesmo desse jeito.

Qual marca e referência eu compro ???
Musicware.
http://www.musicware.com.br/
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por P.r.g.r. Ter Set 05, 2017 11:55 pm

Obrigado Bertola !
P.r.g.r.
P.r.g.r.
Membro

Mensagens : 65
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 2 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos