Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que são as notas de tensão?

+4
bruno the manager
Kassio Rafael
Ivanov_br
Bhernardo
8 participantes

Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty O que são as notas de tensão?

Mensagem por Bhernardo Dom Ago 01, 2010 9:17 pm

Olá amigos do fórum cheers

Esses dias eu estava dando uma olhada no Workshop do Nico Assumpção onde ele falava demais das tais "Flavour Notes" ou notas de tensão. Ele explicou um pouco sobre elas, porém eu não consegui entender muito bem.
Eu tenho o livro Bass Solo dele, e não entendi por lá também, só entendi que cada modo tem sua nota de tensão. Eu gostaria de saber o que são essas notas de tensão e se elas são uma nota de um modo na sua forma normal (por exemplo, uma 4ªJ no modo jônio) ou se elas são uma nota de um modo com alguma alteração (uma 4ª aumentada no modo jônio). E afinal, elas realmente dão um toque especial na hora de tocar? A função delas é apenas essa? Não sei se deu pra entender muito bem, qualquer coisa perguntem aqui ^^
Obrigado
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Ivanov_br Dom Ago 01, 2010 10:12 pm

Vou dar um exemplo que pode exemplificar algumas coisas.

Ouça a música Samba de uma Nota Só:



Se vc olhar os acordes do início parte A, não é uma nota só.

Bm7 | Bb7(13) | Am7(11) | Ab7(#11)

Mas a música fala em uma nota só, não? Se vc reparar, a nota D sempre está presente em todos estes acordes. Se vc reparar, a repetição desta única nota da o sabor da música, que casa perfeitamente com letra. Na parte B, isto se repete. Genialmente, a parte C varia e dando mais beleza harmonica e melódica ao tema.

Deu para abrir a mente?!


Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Kassio Rafael Seg Ago 02, 2010 12:39 am

Otimo exemplo o do Ivanov, sendo um pouco masi teorico, notas de tensão são as notas q aparecem pela extensão por terças do acorde!

Exemplo:

Cmaj7- C_E_G(notas do acordes)_B(apesar de fazer parte da tetrade, dentro da melodia é considerada tensão)_D_F_A (T9,T11 e T13 respectivamente sao as notas de tensão do acorde)

o que nao quer dizer q qualquer nota de tensão seja "disponivel", pq elas podem gerar choques de semi tom q dependendo do objetivo nao são muito interessantes
Kassio Rafael
Kassio Rafael
Membro

Mensagens : 308
Localização : recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por bruno the manager Seg Ago 02, 2010 1:50 am

notas de tensão não são aquelas que pedem uma resolução? que criam um certo 'clima' de que tá faltando algo na melodia para complementá-las? ou tô falando besteira? pelo menos foi assim que aprendi! O que são as notas de tensão? Icon_surprised
bruno the manager
bruno the manager
Membro

Mensagens : 617
Localização : Russas - CE

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Rafael FindanS Seg Ago 02, 2010 3:09 am

CAda modo grego tem a sua Flavour Note, ou seja, o grau da escala que é característico a ela e que dá a tensão.
Apenas o acorde C não tem tensão em sua tríade. Agora o acorde C7, C9 ou Cº possuem tensão por ter intervalos característicos que criam essa tensão.
Não sei explicar bem, mas é quase isso.

____________________________
findans@yahoo.com.br
Rafael FindanS
Rafael FindanS
Membro

Mensagens : 817
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Kassio Rafael Seg Ago 02, 2010 3:20 am

CAda modo grego tem a sua Flavour Note, ou seja, o grau da escala que é característico a ela e que dá a tensão.
Apenas o acorde C não tem tensão em sua tríade. Agora o acorde C7, C9 ou Cº possuem tensão por ter intervalos característicos que criam essa tensão.
Não sei explicar bem, mas é quase isso.

exatamente rafael...pq esse C7 C9 em diante surgem da expansão da triade em terças
Kassio Rafael
Kassio Rafael
Membro

Mensagens : 308
Localização : recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Kassio Rafael Seg Ago 02, 2010 3:23 am

notas de tensão não são aquelas que pedem uma resolução? que criam um certo 'clima' de que tá faltando algo na melodia para complementá-las? ou tô falando besteira? pelo menos foi assim que aprendi!

ta certissimo! elas fazem a musica "soar" melhor, a brincadeira da " tensão e repouso"
Kassio Rafael
Kassio Rafael
Membro

Mensagens : 308
Localização : recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Bhernardo Seg Ago 02, 2010 3:08 pm

Olha, sinceramente eu não entendi muito bem. Se eu fizer a expansão da tríade de C, vou conseguir a tétrade e a nota B, que é uma nota de tensão. Se eu pegar essa tétrade e expandir para mais uma terça, eu vou conseguir outra nota de tensão? Essa terça expandida tem que estar dentro das notas do modo ou não?
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Kassio Rafael Seg Ago 02, 2010 3:55 pm

Olha, sinceramente eu não entendi muito bem. Se eu fizer a expansão da tríade de C, vou conseguir a tétrade e a nota B, que é uma nota de tensão. Se eu pegar essa tétrade e expandir para mais uma terça, eu vou conseguir outra nota de tensão? Essa terça expandida tem que estar dentro das notas do modo ou não?

isso o raciocinio é esse, e vao estar sim pq as notas de tensão fazem parte da escala do acorde e portanto do modo tambem!

pra testar, pegue seu contrabaixo e faça a escala de dó maior(modo jonio) em duas oitavas, fazendo isso vc vai passear por todas as notas de tensão do acordo e portanto do modo tb, e vc ainda pode brincar de fazer, tônica e terça, tônica e quinta, tônica e setima,tônica e nona, e assim por diante e ver como soa diferente as notas do acorde(triade) com a tonica, e as tensões e assim ver q tensões te agradam mais, fazendo isso com outros acordes vc vai ter um domino interessante de tensões!
Kassio Rafael
Kassio Rafael
Membro

Mensagens : 308
Localização : recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Kassio Rafael Seg Ago 02, 2010 3:56 pm

deu p entender um pouco melhor?
Kassio Rafael
Kassio Rafael
Membro

Mensagens : 308
Localização : recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Bhernardo Seg Ago 02, 2010 3:59 pm

Até que deu...mas uma coisa que eu não entendi. Se eu for indo de terças em terças, do final todo o modo vai ser notas de tensão...E afinal, tem alguma diferença entre o 2º grau de um modo e o 9º grau além de um ser uma oitava acima do outro?
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Daniel Seg Ago 02, 2010 4:02 pm

Nada melhor do que a prática pra ensinar. Saca aí o groove e a tensão usada pelo cara. Aí agora vai treinando e encaixe nos seus grooves.


____________________________
O que são as notas de tensão? Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Bhernardo Seg Ago 02, 2010 4:04 pm

Daniel, o vídeo é bom e legal, mas acho que você não entendeu o que eu quero. Eu não sou bom de ouvido, não sei reconhecer as notas e bla bla bla. Eu quero uma explicação teórica pra minha dúvida. Com a teoria eu me viro pra praticar.
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Kassio Rafael Seg Ago 02, 2010 4:12 pm

Até que deu...mas uma coisa que eu não entendi. Se eu for indo de terças em terças, do final todo o modo vai ser notas de tensão...E afinal, tem alguma diferença entre o 2º grau de um modo e o 9º grau além de um ser uma oitava acima do outro?

essa duvida é normal, nao nao a diferença alem de ser uma oitava,outro fato é q a 2º nao aparece no acorde naturalmente por extensao de terças e a nona sim.

e se vc for indo de terça em terça vc tera a T9 a T11 e a T13, mas vc tambem pode usar a Tb9, a T#9,a T#11 e assim por diante, o lance mesmo, é pegar o instrumento e testar.

Kassio Rafael
Kassio Rafael
Membro

Mensagens : 308
Localização : recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Kassio Rafael Seg Ago 02, 2010 4:24 pm

no video q o daniel postou , se nao estou errado ele ta em G7
( mixolidio) e ele toca as notas G, E e F e Bb, q sao respectivamente, tônica, T13, Tb7(setima menor), e o Bb ao meu ver ta seno usado como nota de passagem.
Kassio Rafael
Kassio Rafael
Membro

Mensagens : 308
Localização : recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Kassio Rafael Seg Ago 02, 2010 4:24 pm

espero estar ajudando!
Kassio Rafael
Kassio Rafael
Membro

Mensagens : 308
Localização : recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Bhernardo Seg Ago 02, 2010 4:26 pm

Você ta ajudando bastante até, mas uma coisa que eu não gosto é de ficar vendo vídeos de uma coisa que eu não entendo. Não adianta eu ficar vendo esse vídeo se eu não domino o que o cara usa lá.

Uma coisa que eu perguntei e não sei se você leu. Se você for fazendo isso das terças, no final todas as notas da escala seriam notas de tensão o.o
Isso ta certo?
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Kassio Rafael Seg Ago 02, 2010 4:33 pm

Uma coisa que eu perguntei e não sei se você leu. Se você for fazendo isso das terças, no final todas as notas da escala seriam notas de tensão o.o
Isso ta certo?

ta certo sim, as notas do acorde q dao cara ao acorde, sao as notas da triade, C = c, e ,g . F= f, a , c. Ou seja tonica, terça e quinta, o resto da expansão do acorde sao tensões, q servem p dar aquele bendito colorido q agente tanto gosta
Kassio Rafael
Kassio Rafael
Membro

Mensagens : 308
Localização : recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Bhernardo Seg Ago 02, 2010 4:36 pm

Como essas notas devem ser usadas? Por exemplo, se um cara ta tocando o acorde C7M, eu devo tocar as notas do acorde + uma 11ª pra dar essa tensão?
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Kassio Rafael Seg Ago 02, 2010 4:46 pm

Como essas notas devem ser usadas? Por exemplo, se um cara ta tocando o acorde C7M, eu devo tocar as notas do acorde + uma 11ª pra dar essa tensão?


numa levada da p usar sim com cuidado, numa improvisção da p usar avontade tomando cuidado com o tempo q ela dura, mas no caso desse acorde a "tensão caracteristica" é a 7M ou seja o si, é só testar pega o baixo e fica tocando o dó com o fá e depois o dó com o si, e vc vai ver q tensão lhe agrada mais, nao recomendo muito o fá, porque dependendo da harmonia pode nao soar muito legal
Kassio Rafael
Kassio Rafael
Membro

Mensagens : 308
Localização : recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Bhernardo Seg Ago 02, 2010 4:47 pm

Entendi. Acho que com o tempo eu pego isso melhor, mas por enquanto é o suficiente. Valeu mesmo Kassio, abraço \o/
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Kassio Rafael Seg Ago 02, 2010 4:48 pm

Os livros de harmonia, ate mesmo o do nico consideram a 11° uma tensao evitada no modo jonio, mas ele mesmo o proprio nico diz q nao é p levar isso tao a serio, o importante é soar bem aos ouvidos, mas é sempre bom no inicio evitar essas tensoes ditas evitadas.
Kassio Rafael
Kassio Rafael
Membro

Mensagens : 308
Localização : recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Kassio Rafael Seg Ago 02, 2010 4:51 pm

Entendi. Acho que com o tempo eu pego isso melhor, mas por enquanto é o suficiente. Valeu mesmo Kassio, abraço \o/
que é isso grande bhernardo, precisando é só perguntar!
Kassio Rafael
Kassio Rafael
Membro

Mensagens : 308
Localização : recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 02, 2010 4:53 pm

Vou falar uma coisa:

Nunca vi ninguém que estudasse ou usasse isso, mesmo os caras que improvisam bem. A galera é mais ligada no fraseado e como vai soar. Acho que aos 15 anos de idade, o baixista deveria estar mais atrelado ao básico, como groove, linhas, estilos, percepção, técnica, timbre, etc... e menos ligado às décima-nonas de um acorde...

Desculpe a sinceridade...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Bhernardo Seg Ago 02, 2010 4:56 pm

Então... eu parei pra pensar nisso há uns dias, pra falar a verdade. Acho que to querendo pegar muita coisa que eu não vou usar agora ou que eu posso deixar pra aprender mais tarde, que talvez não seja do meu nível ainda, sei lá.

Mas pelo menos eu já tenho uma noção disso. Valeu pelo toque Allex ;D
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 02, 2010 5:20 pm

Não me considero professor de baixo, mas já tive uns alunos por aí.

Algo que acontecia com frequência era o cara chegar tocando todas as músicas do Jaco e do Wooten e de não sei quem mais. Aí eu pedia pra tocar "Me dê motivo" e 100% das vezes o cara tocava sem nenhum beat, com o sotaque horrível, totalmente travado.

Me pergunto porque isso é tão comum em música, o indivíduo querer correr antes de aprender a andar. Em tempo, se quiser gravar pra gente ouvir, a música é essa aqui:



Outra que deixava meus alunos meio sem graça é Sweetest Taboo da Sade, aqui:



E mais uma:


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Kassio Rafael Seg Ago 02, 2010 6:36 pm

o alex ta perfeitamente certo...agora q vim ver tua idade!

e tudo que eu falei dentro de teoria, nao pensei muito no baixo nao, tava pensando no conseito harmonico de notas de tensão!

completando oq o alex falou, muita gente hj tenta fazer o caminho inverso da musica, e quando consegue tocar uma musica do wooten inteira sai por ai se vangloriando.Depois sai p tocar numa banda simples e ....pufff nao sai nada, falo isso pois ja toquei com musicos assim.

primeiro de tudo é necessario deixar o ego de lado e tocar pela musica, o resto vem por si só(estudando claro). é muito dificil saber ser simples sem ser mediocre
Kassio Rafael
Kassio Rafael
Membro

Mensagens : 308
Localização : recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por SILVIAO Seg Ago 02, 2010 8:29 pm

Allex obrigado pelo post da Sade, ouvia estas musicas quando adolescente e de madrugada ia trabalhar com ele,saudades desta época, meu pai é vivo e nos damos muito bem, mas me emociono ao me lembrar de tudo o que ele fez por mim e meus irmãos!Sempre gostei desta cantora apenas não sabia quem era!!Obrigado amigo Very Happy
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Bhernardo Seg Ago 02, 2010 9:12 pm

Allex, assim que eu souber configurar melhor o meu Audacity pra tirar os ruídos ridículos que saem, eu gravo alguma dessas músicas (senão as três) e posto na área de Aúdios e Vídeos ^^
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que são as notas de tensão? Empty Re: O que são as notas de tensão?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos