Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ABRAMUS, OMB ou Outras

5 participantes

Ir para baixo

ABRAMUS, OMB ou Outras Empty ABRAMUS, OMB ou Outras

Mensagem por Quesadoc Dom Ago 08, 2010 10:12 am

Olá, pessoal.. atualmente estudo medicina e tenho por hobby tocar numa banda de poprock com os amigos, às vezes em aniversário de velhinhos, em bichurrascos, velório de prefeito..
então li num tópico a respeito da associações/ordens de músicos do Brasil, e como não tenho conhecimento algum a respeito(nem conheço pessoalmente alguém filiado a qualquer das instituições) me veio a dúvida[através de pouco que li a respeito]:
pra fazer show em capitais, onde talvez exista uma ação dessas instituições, é necessário ter a carteira de musicista?? tipow, assim como um crm?? vou prejudicar alguém por não ter este reconhecimento? onde conseguir / como conseguir / vale a pena ir atrás??
aqui estão poucas perguntas, com certeza tem muito mais, e talvez não só apenas eu as tenha.. então se alguém puder esclarecer e falar mais a respeito, ficarei agradecido.

____________________________
Clube SX #073
Ê SONZÃO
Quesadoc
Quesadoc
Membro

Mensagens : 215
Localização : Barbalha - CE

Ir para o topo Ir para baixo

ABRAMUS, OMB ou Outras Empty Re: ABRAMUS, OMB ou Outras

Mensagem por dibass Dom Ago 08, 2010 10:32 am

quesadoc eu trabalho com musica tenho a carteira da OMB mas pouquissimas vezes precisei usar

pelos situaçoes que vc citou tocar eu nao tiraria.
a carteira é necessaria mais em coisas da prefeitura, sescs shows maiores etc...

mas se vc quizer tirar é so procurar a OMB mais proxima fazer a provinha e pagar
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

ABRAMUS, OMB ou Outras Empty Re: ABRAMUS, OMB ou Outras

Mensagem por Quesadoc Dom Ago 08, 2010 10:38 am

e essa provinha... e os custos..?

____________________________
Clube SX #073
Ê SONZÃO
Quesadoc
Quesadoc
Membro

Mensagens : 215
Localização : Barbalha - CE

Ir para o topo Ir para baixo

ABRAMUS, OMB ou Outras Empty Re: ABRAMUS, OMB ou Outras

Mensagem por allexcosta Dom Ago 08, 2010 12:03 pm

Abramus não tem nada a ver com OMB...

Abramus é uma associação de músicos que arrecada direitos autorais e conexos e repassa aos autores, cobrando uma porcentagem pelo serviço.

OMB é um órgão federal que, através de uma lei, exige uma contribuição anual pela afiliação e consequente exercício legal da profissão de músico.

A prova é simples e tem como finalidade provar que a pessoa consegue tocar um instrumento ou cantar... Em geral, dançarinos de banda também conseguem tirar a carteirinha fazendo a prova com alguns passos de dança, mas não sei até que ponto isso é necessário ou se está dentro da lei...

Tio Google me deu isso aqui no seu estado:

Ordem dos Músicos do Brasil - Conselho Regional - Ceará
Endereço: Av. José Bastos, 2.880 . Centro . Fortaleza . CE . CEP:
60435-000 - Tel./Fax: (85) 281-4788
Presidente: Ronaldo Fernandez Bluhm


Lá eles te informam melhor sobre os custos e exigências.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

ABRAMUS, OMB ou Outras Empty Re: ABRAMUS, OMB ou Outras

Mensagem por Quesadoc Dom Ago 08, 2010 1:35 pm

jóia.. =] ***como sempre minha situação me complicando... 9h de viagem de bus pra fortalz pra ver isso... mas eu chego lá.

____________________________
Clube SX #073
Ê SONZÃO
Quesadoc
Quesadoc
Membro

Mensagens : 215
Localização : Barbalha - CE

Ir para o topo Ir para baixo

ABRAMUS, OMB ou Outras Empty Re: ABRAMUS, OMB ou Outras

Mensagem por NETOULTRA Dom Ago 08, 2010 3:33 pm

Cara, assim: Em algumas festas os donos pedem um documento chamado "nota contratual", esse documento é adquirido na OMB, e vc relaciona nele quais músicos irão tocar, o local da festa, valor do cachê e etc. Para seu nome constar na nota vc tem que ser afiliado na OMB.

Existe 2 categorias na OMB:

Músico Profissional- geralmente estudantes de faculdade de música, nessa categoria a prova é bem mais seletiva, tem leitura de partitura, ditado rítmico, solfejos e etc.

Músico Prático: Todos aqueles que tocam mas não tem uma formação mais aprofundada. A prova é bem mais fácil, tipo: "toca uma música aeh" tí pode tocar até parabéns para você que sai de lá com a carteira na mão.

Quando tocava profissionalmente tirei minha OMB, mas nunca paguei anuidade heheh, e em algumas festas já vi blitz do órgão.

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

ABRAMUS, OMB ou Outras Empty Re: ABRAMUS, OMB ou Outras

Mensagem por NETOULTRA Dom Ago 08, 2010 3:36 pm

Aí no Ceará ( não sei se nos outros lugares tb ), a foto para colocar na carteira OMB, é obrigatório que voê esteja de terno e gravata. Pode um negócio desses?

cup

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

ABRAMUS, OMB ou Outras Empty Re: ABRAMUS, OMB ou Outras

Mensagem por Quesadoc Dom Ago 08, 2010 5:40 pm

NETOULTRA escreveu:Cara, assim: Em algumas festas os donos pedem um documento chamado "nota contratual", esse documento é adquirido na OMB, e vc relaciona nele quais músicos irão tocar, o local da festa, valor do cachê e etc. Para seu nome constar na nota vc tem que ser afiliado na OMB.

Existe 2 categorias na OMB:

Músico Profissional- geralmente estudantes de faculdade de música, nessa categoria a prova é bem mais seletiva, tem leitura de partitura, ditado rítmico, solfejos e etc.

Músico Prático: Todos aqueles que tocam mas não tem uma formação mais aprofundada. A prova é bem mais fácil, tipo: "toca uma música aeh" tí pode tocar até parabéns para você que sai de lá com a carteira na mão.

Quando tocava profissionalmente tirei minha OMB, mas nunca paguei anuidade heheh, e em algumas festas já vi blitz do órgão.

eu ri cheers
(mas se for falando sério, não rio mais) silent

____________________________
Clube SX #073
Ê SONZÃO
Quesadoc
Quesadoc
Membro

Mensagens : 215
Localização : Barbalha - CE

Ir para o topo Ir para baixo

ABRAMUS, OMB ou Outras Empty Re: ABRAMUS, OMB ou Outras

Mensagem por allexcosta Dom Ago 08, 2010 5:59 pm

É verdade, até "cai cai balão" serve...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

ABRAMUS, OMB ou Outras Empty Re: ABRAMUS, OMB ou Outras

Mensagem por Quesadoc Dom Ago 08, 2010 6:54 pm

PRESTENÇÃO NO SERVIÇOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



24/5/2010

MPF moveu ação contra instituição por exigência ilegal

A Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) não pode exigir dos profissionais da área a adimplência com a instituição para que seja aposto visto em notas de contrato ou contratos de trabalho. É o que estabelece decisão da Justiça Federal em ação movida pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE).

Em 2005, o MPF/CE verificou que a OMB – Conselho Regional do Ceará estava condicionando os vistos à regularidade da situação dos músicos contratados perante a Ordem. Sem o visto, as notas de contrato ou contratos de trabalho assinados entre os músicos e empresas contratantes não têm validade. Assim, o músico só poderia exercer sua profissão se estivesse adimplente com a OMB.

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, considerou a exigência ilegal, confirmando decisão anterior tomada pela Justiça Federal no Ceará, após o MPF/CE ajuizar ação civil pública contra a OMB.



O QUE QUER DIZER QUE.... What a Face

____________________________
Clube SX #073
Ê SONZÃO
Quesadoc
Quesadoc
Membro

Mensagens : 215
Localização : Barbalha - CE

Ir para o topo Ir para baixo

ABRAMUS, OMB ou Outras Empty Re: ABRAMUS, OMB ou Outras

Mensagem por Ber Dom Ago 08, 2010 7:55 pm

Quesadoc,

nesse tópico também tem umas considerações interessantes:

http://bass.forumeiros.com/miscelanea-f25/musicos-nao-podem-mais-ser-fiscalizados-pela-omb-em-sao-paulo-t8873.htm

____________________________
"Eu levo um mundo sem fundo repleto de enredos, estradas pra gente explorar!"
Ber
Ber
Membro

Mensagens : 490
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

ABRAMUS, OMB ou Outras Empty Re: ABRAMUS, OMB ou Outras

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos