Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

+140
Klhada
Juninho Sampaio
pluís
Rui Lima
arturbmallmann
emerbras
HSN
JAZZigo
Groovin
Mike_
Baixista
monteirofn
Gabs07
robson610542
cK
Edu
NeyBass
Alambike
ursoouindio
Christian
gabrielpd
rodolphoal
fegt5000
Thiago Almeida
afjourdan
Edu Fettermann
Ixra
gutojaco
Psycho Killer
Esequiel Bass
malka_aff
czbass
Rick Charles
beckam
filipinhow
Cbbass
Thiago Andrade Pereira
Victor matheus wooten
BigBoy
basscarazinho
Edão
davidcapellini
Romuload
ffc4852
RFleita_Bass
Kadu
talesbass
Rafael Gustavo Herreira
Cabrerafael
tiago.provenzano
brucce
sandro_vie
Bosclima
heverton souza
Asafe
lillobass
Victor_Rangel
RodrigoBR
Wyk.3
CBass
gpraxedes
inibass
Polli
Tarcísio Caetano
edumoraes
gsfteodoro
djmmaster
GilliamGatto
fgbass
rafammbass
robass
vinibassplayer
Max_bass
jundyseven7
wallacebass
juninho lima
Ray.bass
LFBruschi
cvmoretti
Laysson
Murillo_Vallim
José Carlos
YellowBoy
fma
Flavio Bass guitar
Engmarcos5
Jhun
Adriano Galhardo
danilo_costa
Yherrobreno
gleissonjoaquin
LuizPMC
Andremoura
everton_cn
Lapetina
Diogo Kurz
rodrigobass
Fernando Zadá
Aldo MF
URSOBHZ
Renato Leite
siodoni
GusVCD
sirius
César_RS
Lionbass
Andrezinho
texta
guerra_luthier
Henrique Alencar
*-* Rafinha *-*
dado_8
Rdg Bass
MarcelBass
Cantão
wagnersenoide
jp salgado
Mauricio de Moraes Corrêa
Rafael FindanS
Henrique Christ
eduardo takaaci
VictorLuigi
Rodolfo Katatau
Osmar Oliveira
Göltork
allexcosta
Cid
Renato
Guilé
Luthier
Wotan
Daniel
Master Nuñez
Jackson
danilow
Claudio
Ivanov_br
Alencar
LuCaSbass
Mauricio Luiz Bertola
144 participantes

Página 14 de 14 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14

Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por pluís Sáb maio 21, 2016 5:41 pm

ClaudioBass escreveu:
pluís escreveu:
Também fiz um Condor que comprei essa semana pra isso.

Sei... e cadê as fotos?

Você sabe que o lema do Fórum é: "Sem fotos, sem baixo" What a Face

Demorei a voltar ao tópico. rs facepalm

Mas como dizem "antes tarde do que mais tarde" rs Segue fotos (é o garoto do avatar):

Antes:

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 13152682_1018440924898584_631017708_n

Durante:

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 13150072_1018469634895713_1238139830_n

Depois:

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 13162312_1020618634680813_889518756_n


Que venham muitos baixos assim a partir desse tópico rs

Valeu Claudio pelo tutorial.  claps
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb maio 21, 2016 8:18 pm

lindao!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Claudio Dom maio 22, 2016 12:16 am

Agora sim, parabéns, ficou bacana Smile
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por gpraxedes Dom maio 22, 2016 12:22 am

Muito bom!

Esse garoto está "ameaçado" a perder os dentes também Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 DThkwNM

gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por pluís Dom maio 22, 2016 1:49 am

gpraxedes,

Todos da série Yamaha que vi principalmente os BB parece que foram feitos pra ficarem banguelas rs hyper


Edit:

Caso deixe-o e depois resolver vender me avise por MP ou facebook. Twisted Evil
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por gpraxedes Dom maio 22, 2016 2:02 am

Eita! Assim meu coração roleiro não resiste, inbox Ri Muito


O "inbox" foi brincadeira, por enquanto hide
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Klhada Seg Jun 06, 2016 8:58 pm

então. Depois de muito ler, ouvir a respeito, e finalmente tomar coragem, arranquei os trastes do meu ÚNICO baixo Surprised

(a real é que eu já tinha brincado bastante de fretless com uma guitarra velha, e sabia o que esperar mais ou menos). Aí peguei meu Tagima T66 novinho e meti a faca nele. Tirando alguns pequenos lascados no verniz (escala clara), sucesso.

o som? Animal! Não vou mentir e estava tocando baixo com palheta, pq não gostava do som com os dedos. Agora fretless não gosto do som da palheta (e imagino que o som com os dedos só melhore com um up da captção - que não vou fazer agora).

porém, tenho uma dúvida: ainda vou pesquisar sobre a regulagem (se for similar a guitarra fretless, tem que ser ação bem baixa, e agora está alta pra caramba), mas independente disso, sinto que a G precisa de um pouco a mais de pressão do dedo pra soar bem nítida. É normal isso, ou eu que toco as outras com pouca pressão e os trastes disfarçavam?

de resto, é triste perceber como minhas músicas "certas" ficam ruins no fretless. Não dá pra vir com a mão toda torta e achar que vai sair a nota certa Razz
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Edão Seg Jun 06, 2016 9:46 pm

A ação da corda G deve estar realmente alta e aí o som não tem sustain. Num fretless você pode diminuir a ação das cordas até o limite e aproximar mais os captadores das cordas, sem exagero, ou mesmo procurando as referências da Fender, por exemplo pra ter parâmetros de distância em mm.
Lembre-se de ajustar as oitavas.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Klhada Seg Jun 06, 2016 11:28 pm

então, já baixei bastante as cordas (acho que dava pra baixar mais, mas aí vai precisar de um shim no braço). Um pouco vi que é a técnica (ou falta de).

qual a ação que vc usam? Vi opiniões conflitantes na internet. Tem gente que fala pra deixar alto, e gente que fala pra deixar beeem baixo (tipo espessura de um cartão de visita na corda mais fina).
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Klhada Ter Jun 07, 2016 9:09 am

Vamos lá! Como curti o resultado, estou fazendo direito, e vou documentar para quem quer fazer também.

Lembrando que não sou luthier (já fiz uma guitarra ou duas quando morava em casa, mas nada excepcional), mas li bastante e estraguei muita madeira, então sei mais ou menos o que estou fazendo. Razz

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 UZ2C70f

braço sem trastes. Dessa etapa, eu peguei uma lixa 60, e lixei até tirar todo o verniz. p#$% trampo. Aparentemente os chinas que fizeram a guitarra nivelaram a escala no verniz. Logo que começei a lixar já vi uns pontos mais baixos no meio da escala (e não era de back bow, eram em pontos aleatórios em vários locais do braço). Pra lixar, usar um bloco de madeira, ou qq coisa dura e reta. Demora uma eternidade pra fazer, mas tem que ter paciência pra fazer direito.

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 MVkBo6I

aqui já lixado. Dá pra ver a diferença absurda de cor que ficou. Como eu não faço a menor questão dessas cores "vintage", por mim eu metia lixa em tudo, mas pelo trabalho que vai dar, deixa assim. Vou dar uma maqueada de leve pra ficar menos absurda a diferença e vamos que vamos.

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 9qz7uqF

aqui eu apliquei umas 3 mãos de corante laranja, bem diluído em alcool. Eu não tenho pretensão nenhuma de deixar a cor parecida. Só menos gritante a diferença. Quando for comprar o super bonder vou comprar um corante marrom pra dar uma escurecida de leve.

para tampar os slots, vou na dica do pessoal aqui, e já interceptei um pote de sorvete branco que tava dando mole na cozinha.

vou postando aos poucos pq vai demorar. Para acabamento, vou fazer algo que vi na internet e parece bem bom, mas só vou falar quando estiver pronto. É um projeto demorado, então aguardem cenas dos próximos capítulos. Very Happy
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por pluís Ter Jun 07, 2016 8:20 pm

/\

Legal. Acho sensacional a questão da escala "clara" para fretless.

O timbre me agrada muito. Estou atualmente no meu segundo fretless (sim! rs) e todos dois foram escala escura,sendo que o último já o peguei transformado.

Poste mais novidades sobre o processo. Irá usar o ebonol?
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Klhada Ter Jun 07, 2016 11:51 pm

ebonol? Não vi nada a respeito. Não é uma escala escura sintética que usam nos fretless modernos?

estou fazendo isso aqui que achei bem bacana:



já havia usado CA para consertar uma quebra num corpo, e funcionou bem. Mas como a escala ficou bem áspera, tá bem mais difícil que a do vídeo do cara Razz Passei várias camadas, e tá começando a aparecer um brilho. Amanhã de manhã vou lixar de leve com lixa dagua 380, e continuar aplicando camadas. Na quinta de manhã eu vou atacar com a 600. Aí imagino que já vai dar pra polir.
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por pluís Qua Jun 08, 2016 4:51 pm

/\

Perdão! Maluco

Eu queria dizer epoxy  e saiu ebonol (que estava com ele na cabeça rs)
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Rui Lima Dom Jul 24, 2016 4:43 pm

Ai está finalizado, era um rbx 360 com um captador split coil no braço, um single coil na ponte, eu tirei os trastes coloquei um humbucker e desenhei um escudo para tapar buracos, uns botões vintagr e ficou isso aí:

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Image


Última edição por Rui Lima em Dom Fev 05, 2017 10:35 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Troca de botões)
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Juninho Sampaio Dom Jul 24, 2016 6:28 pm

curti. Bonito e diferente!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por fheliojr Dom Jul 24, 2016 8:04 pm

rui, q linha de baixo é aquela de 130 bpm?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Rui Lima Seg Jul 25, 2016 5:38 am

fheliojr escreveu:rui, q linha de baixo é aquela de 130 bpm?

Power dos Fields of the Nephilim
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Alambike Ter Jul 26, 2016 3:11 am

Boa noite pessoal,

Queria saber se alguém já tentou fazer o procedimento inverso.

Retirar a massa de madeira e recolocar trastes novos.

Abraço
Alambike
Alambike
Membro

Mensagens : 174
Localização : Brasília- DF

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jul 26, 2016 8:27 am

^ Basta refazer os sulcos dos trastes e re-entrastar...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por NeyBass Qua Fev 22, 2017 9:33 am

Olá galera!

Após trocar a escala do meu baixo por uma toda lisa, hoje vou criar coragem e fazer polimento com super bonder, ví vários vídeos na net, o resultado é muito bonito, não sei se vou conseguir, mas vou arriscar, depois de pronto posto aqui.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por SMR Sex Jul 28, 2017 11:47 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Basta refazer os sulcos dos trastes e re-entrastar...
Como fazer isso com os filetes de pvc no canto?? Dah mto trabalho??
SMR
SMR
Membro

Mensagens : 834
Localização : Fortaleza CE

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Rick Charles Sáb Jun 16, 2018 8:56 pm

Já já meu velho Shelter vai ficar sem trastes também.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jun 16, 2018 10:35 pm

SMR escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Basta refazer os sulcos dos trastes e re-entrastar...
Como fazer isso com os filetes de pvc no canto?? Dah mto trabalho??
Mais ou menos o mesmo trabalho que com massa...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Diegobass Dom Out 10, 2021 7:37 pm

Desenterrando o tópico... Dei uma busca no fórum mas não achei exatamente o que queria... Emfim...

Peguei um Tagima memphis tb540 que tava parado e tirei os trastes... É o quarto baixo que faço isso, mas estou passando alguns problemas para fazer a regulagem, as cordas estão altas e com pouquíssimo sustain, mesmo ajustando o tensor e baixando os carrinhos as notam morrem quase instantaneamente em alguns pontos do braço ou "trastejam" muito...

A minha dúvida é quanto ao nivelamento da escala, no meu entendimento ela provavelmente está torta em algum lugar.. Como poderia ser feito esse nivelamento? É obrigatório ser feito com taco de raiar escala?
Tenho um tubo retificado de 60cm que uso para retificar e nivelar trastes... Poderia usar esse tubo?
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por vinibassplayer Dom Out 10, 2021 8:31 pm

Diegobass escreveu:Desenterrando o tópico... Dei uma busca no fórum mas não achei exatamente o que queria... Emfim...

Peguei um Tagima memphis tb540 que tava parado e tirei os trastes... É o quarto baixo que faço isso, mas estou passando alguns problemas para fazer a regulagem, as cordas estão altas e com pouquíssimo sustain, mesmo ajustando o tensor e baixando os carrinhos as notam morrem quase instantaneamente em alguns pontos do braço ou "trastejam" muito...

A minha dúvida é quanto ao nivelamento da escala, no meu entendimento ela provavelmente está torta em algum lugar.. Como poderia ser feito esse nivelamento? É obrigatório ser feito com taco de raiar escala?
Tenho um tubo retificado de 60cm que uso para retificar e nivelar trastes... Poderia usar esse tubo?

como a regulagem de altura das cordas nao é feita pela referencia dos trastes, a escala do fretless deve estar perfeitamente nivelada para um bom ajuste. de preferencia, o taco de raiar bem manuseado vai fazer o servico com mais qualidade e eficácia.

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Diegobass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Diegobass Seg Out 18, 2021 11:23 pm

Entendi... Tem ideia de qual taco dr raiar posso utilizar? Não tenho nenhuma ferramenta para verificar qual é o raio da escala e no site da tagima não há essa informação...
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por patrickqueres Sex Dez 24, 2021 4:28 pm

Bem, senhores! Chegou a minha vez!
Meses atrás um amigo estava de mudança e me "vendeu" um Memphis by Tagima MB540 por R$200.
Eu não queria, mas ele ia deixar comigo de um jeito ou de outro. Então foi justo dar essa oferta Very Happy

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 110


Minha primeira ideia: será cobaia das minhas aventuras na luthieria. A missão era transformar em fretless.  Twisted Evil

Depois de alguns meses enrolando e criando coragem, essa semana resolvi colocar a mão na passa. Assisti muitos vídeos no Youtube e li todo esse tópico aqui antes de começar os trabalhos. No final irei postar todos os vídeos que me ajudaram muito!

Infelizmente não tirei foto de todas as etapas.

Vamos aos passos:

1. Usei um ferro de solda para esquentar os trastes e fui extraindo eles com a ajuda de um alicate de bico. Tentei retirar os primeiros sem esquentar e tive muita dificuldade. Uma dica do forum que apliquei: antes de tirar os trastes eu hidratei a escala com óleo de limão (Dunlop 65).

2. Desparafusei o braço do baixo e usei uma serra manual nova (daquelas amarelas) para dar uma limpeza nas fendas dos trastes e tirar aquela cola/pó de madeira usada pra tapar a lateral das fendas.

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Serra_10

3. Para preenchimento eu usei uma folha de madeira escura retirada de uma cômoda velha kkkkkk  Very Happy
Era um móvel antigo e o acabamento era feito com folhas de madeira, e não com adesivos como os móveis de hoje. E não foi vandalismo pq ele já está todo quebrado e usamos pra guardar ferramentas.

4. Para colar as madeirinhas usei super bonder mesmo. O resultado foi esse:

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 210


5. No dia seguinte comecei a cortas as sobras de madeira com um estilete e finalizei com um formão que comprei por R$9 na Amazon só pra essa aventura. Com MUITO cuidado, usei o formão para retirar quase toda a madeira que ficou exposta na escala.

6. Aproveitei para desmontar as tarraxas para evitar que pó de madeira entrasse em alguma delas. Uma dica: marque quais tarraxas ficam pra cima e quais ficam para baixo para facilitar na hora da montagem.

7. A partir daqui, HAJA BRAÇO! Iniciei com uma lixa 80 até tirar todas as pontas e marcas de cola visíveis. Depois fui graduando para as lixas 120, 300 e finalizei com a 400. Usei um toco de madeira para guiar a lixa e infelizmente não consegui um taco de raiar. No vídeo do Tiguez dá pra entender como fazer:

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Tiguez10


8. Infelizmente algumas gotas de cola acabaram vazando para a parte de trás do braço e nesse momento aproveitei para também lixar essa cola. Para não ficar diferente, lixei toda traseira do braço por igual.

9. Depois de lixar todo o braço, dei uma limpeza geral com pano seco e pincel.

10. Hidratei a escala novamente e apliquei cera com carnaúba na parte traseira do braço.

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 311


11. Fiz a montagem das tarraxas e parafusei braço no lugar.

12. No olhômetro vi que precisaria abaixar o nut cerca de 1mm. Usei uma caneta hidrocor para marcar o 1mm e usei a lixar 80 para desbastar essa quantidade.

13. Por fim foi só voltar com as cordas, afinar e colocar o baixo pra chorar.

Estou super satisfeito com o resultado! Foi minha primeira aventura mexendo com formão, lixamento de madeira e etc. Valeu muito a experiência!   hyper
Obs.: fui querer ser bonitão colocando madeira escura e agora to apanhando sem as fret lines!

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 410



Próximos passos:
a. Aprender a tocar afinado!  Laughing
b. Blindar o as cavidades da elétrica e captadores (esperando a fita de cobre chegar)
c. Acertar a elétrica: não sei se é normal nesse baixo, mas é como se os 2 pots de tone estivessem em série. Se eu fechar o captador do braço e fechar qualquer um dos tones, o outro tone perde totalmente a ação.  scratch  O baixo é passivo!
d. Colocar cordas half wound (sem tempo $$$$$$ por enquanto)
e. Quero personalizar o headstock e tirar o Memphis dali. Aparentemente colaram uma etiqueta da Memphis e depois aplicaram um verniz por cima... Mas sem grilo por enquanto.


Vídeos de referência:







É isso! Obrigado, pessoal!


Última edição por patrickqueres em Sex Dez 24, 2021 4:37 pm, editado 1 vez(es)
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1217
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Fernando Zadá Sex Dez 24, 2021 4:33 pm

Que bacana. Eu ia falar isso de que ia sumir quase as marcas mas ficou bonitão.
Grava algo com ele pra gente poder ouvir.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

patrickqueres gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Dez 24, 2021 5:42 pm

Tudo é valido por 200 conto
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

patrickqueres e Adame gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por patrickqueres Sex Dez 24, 2021 6:33 pm

Fernando Zadá escreveu:Grava algo com ele pra gente poder ouvir.

Pluguei aqui na interface e fiz umas firulas. No Reaper eu só usei um simulador de cab e um reverb de leve.
Vamos lá, gente... é meu primeiro fretless e antes dele eu só havia tocado rapidamente em fretless nas lojas. Perdoem todos os vacilos, tropeços, vergonhas e afins.  Embarassed


patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1217
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Cantão Sex Dez 24, 2021 7:01 pm

Sonzeira Patrick , comentei lá no YT , ficou ótimo o timbre desse baixo , mandou bem brother.... claps

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Fernando Zadá Sex Dez 24, 2021 7:02 pm

Pô sonzão lindo.
Agora é só se divertir e ir se acostumando com ele.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Dez 25, 2021 7:36 pm

É impressão ou as cordas estão mais altas que o normal?
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por patrickqueres Sáb Dez 25, 2021 10:30 pm

Cantão escreveu:Sonzeira Patrick , comentei lá no YT , ficou ótimo o timbre desse baixo , mandou bem brother.... claps

Obrigado, Cantão!

Fernando Zadá escreveu:Pô sonzão lindo.
Agora é só se divertir e ir se acostumando com ele.

Pois é! Tenho praticado todos os dias pra acostumar logo! Very Happy

Juninho Sampaio escreveu:É impressão ou as cordas estão mais altas que o normal?

Li em alguns locais que as cordas no fretless costumam ser bem baixas, mas eu não tenho a experiência prática para saber o quão baixas deveriam ser.
Eu abaixei o nut e a ponte até a tocabilidade ficar confortável pra mim, mas pode ser que ainda esteja mais alto do que deveria.
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1217
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por fheliojr Sáb Dez 25, 2021 11:13 pm

patrickqueres escreveu:...Eu abaixei o nut e a ponte até a tocabilidade ficar confortável pra mim, mas pode ser que ainda esteja mais alto do que deveria.

Ué, é para ser assim mesmo.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Dez 27, 2021 11:34 am

Como eu costumo tocar com as cordas atrás do braço de tão baixas, quando eu observo alguém tocando e vejo elas descendo, sinto que está alta pra mim.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por fheliojr Seg Dez 27, 2021 10:43 pm

^ Rpz, eu brincava com um guitarrista conhecido meu q a ação de que ele gostava era atrás dos trastes.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Dez 28, 2021 8:48 am

fheliojr escreveu:^ Rpz, eu brincava com um guitarrista conhecido meu q a ação de que ele gostava era atrás dos trastes.

Vou até tentar postar um vídeo hoje e você vai perceber.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Fernando Zadá Ter Dez 28, 2021 3:47 pm

Ação baixa demais pode ser um pesadelo.
Uma das minhas frustrações foi não ter conseguido testar um Xotic do Adalberto num encontro porque as cordas estavam coladas no braço a ponto de eu não conseguir tirar nenhum um som dele.
Aqui em Sampa ficou conhecido como regulagem touch screen
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Dez 28, 2021 6:03 pm

Não é todo mundo que toca assim não. Principalmente que tem a pegada muito forte.
A minha é bem leve e pelo fato de tocar por longos períodos precisa ser extremamente baixas, lambendo os trastes e fazendo aquele ZIGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

fretless - Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 14 Empty Re: Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 14 de 14 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos