Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reformando um Giannini AE08B

Ir em baixo

Reformando um Giannini AE08B Empty Reformando um Giannini AE08B

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Sab Jan 10, 2009 8:08 pm

Pois é meus caros, hoje um cliente deixou aqui em casa para reforma um dos "famosos" Gianninis AE08B, aqueles citados pelo grande Maurício Expressão!
O braço está empenado e o acabamento da escala bem ruinzinho, como o dono não quer que eu tire o verniz original, vai ficar; a pestana terá que ser refeita, e o jôgo de tarrachas será trocado, por sugestão minha e opção do cliente, por tarrachas padrão Fender. Toda a parte elétrica será refeita, mas os captadores originais (Gotoh MIJ), continuam; para minha surpresa os pots eram dos de 1M (vols.) e 1 de 250K (tone), e serão trocados por 500K. O corpo será repintado e um novo escudo, será colocado, bem como o "pickup cover".
Depois, se eu conseguir, posto as fotos do processo. Infelizmente eu já desmontei o baixo antes de tirar fotos (por puro esquecimento).
Abçs cheers
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Reformando um Giannini AE08B Empty Re: Reformando um Giannini AE08B

Mensagem por Claudio em Sab Jan 10, 2009 8:16 pm

Legal... estamos aguardando então as fotos, fiquei curioso pra ver isso. Bom trabalho!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Sab Jan 10, 2009 8:29 pm

ClaudioBass escreveu:Legal... estamos aguardando então as fotos, fiquei curioso pra ver isso. Bom trabalho!
Pois é Claudio, se eu conseguir postar as fotos, pois sou meio "prego" com essas coisas de informática Laughing
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Maurício_Expressão em Sab Jan 10, 2009 8:32 pm

Tomara que o som verdadeiro dele volte e você possa finalmente ouvir o verdadeiro ronco desse bicho...
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Sab Jan 10, 2009 10:48 pm

Maurício_Expressão escreveu:Tomara que o som verdadeiro dele volte e você possa finalmente ouvir o verdadeiro ronco desse bicho...
Obrigado Xará, vou fazer o máximo para que isso aconteça.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Daniel em Dom Jan 11, 2009 12:00 am

Bertola, boa sorte na restauração e não esquece mesmo das fotos pra gente e, se possível, um som!!
Daniel
Daniel
Membro

Mensagem por Jackson em Seg Jan 12, 2009 9:43 am

Bertola, uma dúvida, o padrão dos potenciometros para jazz bass não é 250k?
Jackson
Jackson
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Jan 12, 2009 7:40 pm

Jackson escreveu:Bertola, uma dúvida, o padrão dos potenciometros para jazz bass não é 250k?
Pois é, e isso me surpreendeu, pois a muito tempo que eu não mexia em um baixo desses e estava esquecido. Na verdade eu não entendí porque o Giannini veio com os pots de vol com 1M e o de tone de 250K, mas eu já tinha visto isso em um outro (do início dos anos 80) que reformei; neste, inclusive, o corpo foi trocado por um de cedro-rosa de alta qualidade e sem emendas (o original é de caixeta) e, por falta de opção eu aproveitei um dos captadores, que não é igual ao do AE08B original (o do braço), e fiz a parte elétrica com 250K. O som ficou bem grave....Talvez seja algo com o enrolamento dos captadores. Bem, vou refazer o sistema com 3 pots de 500K e ver no que dá.....
Abçs
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Thales_Sr em Seg Jan 12, 2009 9:18 pm

Bom, pots de menor valor dão uma "segurada" nos agudos, como se fechasse um pouco o pot de tone.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagem por Galdino em Ter Jan 13, 2009 2:45 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Jackson escreveu:Bertola, uma dúvida, o padrão dos potenciometros para jazz bass não é 250k?
Pois é, e isso me surpreendeu, pois a muito tempo que eu não mexia em um baixo desses e estava esquecido. Na verdade eu não entendí porque o Giannini veio com os pots de vol com 1M e o de tone de 250K, mas eu já tinha visto isso em um outro (do início dos anos 80) que reformei; neste, inclusive, o corpo foi trocado por um de cedro-rosa de alta qualidade e sem emendas (o original é de caixeta) e, por falta de opção eu aproveitei um dos captadores, que não é igual ao do AE08B original (o do braço), e fiz a parte elétrica com 250K. O som ficou bem grave....Talvez seja algo com o enrolamento dos captadores. Bem, vou refazer o sistema com 3 pots de 500K e ver no que dá.....
Abçs

Bertola, tenho uma AE08; que o corpo foi condenado... Crying or Very sad

O camarada que trocou ela comigo fez uma escavação pra por um humbucker, e acabou tirando "madeira" demais e a caixeta já é leve de baixa resistência mecânica com a pressão das molas da ponte e das cordas acabou cedendo e se soltando... Já foi feita uma colagem, tentei de tudo e não deu certo; cheguei á conclusão que o mais sensato é fazer um novo corpo para a guitarra. Que madeira você me recomendaria?
Galdino
Galdino
Membro

http://www.itauegaldino.com.br

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Jan 13, 2009 11:45 am

Thales_sr escreveu:Bom, pots de menor valor dão uma "segurada" nos agudos, como se fechasse um pouco o pot de tone.
Eu sei disso; e o objetivo é esse mesmo. Por isto achei estranho o uso de pots de 1M nesse baixo, mas como a Giannini fazia coisas meio malucas.....
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Jan 13, 2009 11:46 am

Galdino escreveu:
Abçs

Bertola, tenho uma AE08; que o corpo foi condenado... Crying or Very sad

O camarada que trocou ela comigo fez uma escavação pra por um humbucker, e acabou tirando "madeira" demais e a caixeta já é leve de baixa resistência mecânica com a pressão das molas da ponte e das cordas acabou cedendo e se soltando... Já foi feita uma colagem, tentei de tudo e não deu certo; cheguei á conclusão que o mais sensato é fazer um novo corpo para a guitarra. Que madeira você me recomendaria?

Freijó ou Cedro-Rosa ou Arana
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Mar 30, 2009 11:43 pm

Rapaziada,
Infelizmente o Giannini AE08B não vai poder ficar legal, pois o braço está muito empenado e o tensor não funciona! Ademais, um dos capts está "bixado". O custo para retirar a escala (tem "binding") é alto e o dono aparentemente está desestimulado.....
Não sei qual será o futuro deste instrumento, mas vou tentar deixá-lo da melhor maneira possivel.... Sad
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Hélcio Júnior_bass em Ter Mar 31, 2009 1:27 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Rapaziada,
Infelizmente o Giannini AE08B não vai poder ficar legal, pois o braço está muito empenado e o tensor não funciona! Ademais, um dos capts está "bixado". O custo para retirar a escala (tem "binding") é alto e o dono aparentemente está desestimulado.....
Não sei qual será o futuro deste instrumento, mas vou tentar deixá-lo da melhor maneira possivel.... Sad

Bertola, se ele for vender, avisa aqui o pessoal do fórum...eu tenho muito interesse, mesmo ele não estando tão bom. Se o dono tiver interesse e quiser um preço razoável, eu me interesso.
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Mar 31, 2009 9:59 am

Hélcio Júnior_bass escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Rapaziada,

Bertola, se ele for vender, avisa aqui o pessoal do fórum...eu tenho muito interesse, mesmo ele não estando tão bom. Se o dono tiver interesse e quiser um preço razoável, eu me interesso.
O dono é de Belém do Pará, e deixou o baixo aqui e não entrou mais em contacto comigo, portanto ele vai ficar guardado, ademais, o braço como está, está inútil.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Guilé em Ter Mar 31, 2009 10:03 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:..., ademais, o braço como está, está inútil.
Abç

Q nada Bertola... tudo se transforma !!!! Tente doar o braço pra alguma roda de capoeira fazer berimbau ou alguma ONG q dê aulas de arco e flexa para índiozinhos carentes...hehehe
Razz
Abç !
Guilé
Guilé
Membro

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Mensagem por Maurício_Expressão em Ter Mar 31, 2009 12:55 pm

Que pena...

Ah! O meu baixo também está com esse esquema de 1M no volume e 250K no tone.

Acredito que isso acontecia nos Stratosonic de 1973 a 1977 mesmo.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por Hélcio Júnior_bass em Sex Abr 03, 2009 1:22 am

O dono é de Belém do Pará, e deixou o baixo aqui e não entrou mais em contacto comigo, portanto ele vai ficar guardado, ademais, o braço como está, está inútil.
Abç

AH q pena...eu gosto tanto dos stratosonics...
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagem por Proença em Seg Jul 20, 2009 12:38 am

Maurício_Expressão escreveu:Que pena...

Ah! O meu baixo também está com esse esquema de 1M no volume e 250K no tone.

Acredito que isso acontecia nos Stratosonic de 1973 a 1977 mesmo.

Meu Stratosonic é dos anos 80 (comprei novo por volta de 85 ou 86) e também tem essa configuração nos potenciômetros, sendo que todos são lineares.

Vou iniciar uma reforma caseira geral nele e trocar tudo por pots de 250k, mantendo o tipo linear no tone e alterando para logarítmico nos volumes.

Quando estiver com todas as peças em mãos abro um tópico sobre minha aventura luthierística... rs...
Proença
Proença
Membro

Mensagem por benedettiluthier em Qua Jul 22, 2009 1:45 pm

Bertola, se voce usar 500k vai soar um pouco mais de médios ou ficará com som ríspido se a impedancia for acima de 10k....experimente pois o gosto é o que vale, não?Prefiro os 250kA(logs), acho adinamica em altos volumes mais legal....Abs
benedettiluthier
benedettiluthier
Membro

http://www.benedettiguitarworks.blogspot.com

Mensagem por benedettiluthier em Qua Jul 22, 2009 1:54 pm

Falando de stratosonic, um cliente meu ano passado trouxe um na oficina:
Corpo em caixeta emendado em 3 peças( colado torto!)
Braço em pau marfim ( Grosso, e o tensor não funcionava, mas segura o bço reto com 045)
Potenciometros de 1mg e os pickups qquer nota!

Pluguei o instrumento e....meus amigos tinha um timbre rosnado de escala clara e consistencia de som que poucos fender americanos tem! o som rosnado também se deve aos pots de 1meg , mas instrumento sempre é o conjunto bem casado!

Apesar de o Bertola mencionar o corpo em cedro eu gosto mutio da caixeta pois ela casa com qquer tipo de captador e muito bem com escala clara ou escura.... já o cedro, nem tanto.Isto nos braço parafusados pois nos integrais é uma outra história....
benedettiluthier
benedettiluthier
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qui Jul 23, 2009 8:10 am

benedettiluthier escreveu:Bertola, se voce usar 500k vai soar um pouco mais de médios ou ficará com som ríspido se a impedancia for acima de 10k....experimente pois o gosto é o que vale, não?Prefiro os 250kA(logs), acho adinamica em altos volumes mais legal....Abs
Sim, eu sei disso. Por isso mesmo fiquei surpreso com o uso dos pots de 1M. Creio que esse fato se refere à resposta tonal da caixeta, madeira no qual o corpo desses Gianninis eram usinados na época, bem como da saída dos captadores.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qui Jul 23, 2009 8:17 am

Apesar de o Bertola mencionar o corpo em cedro eu gosto mutio da caixeta pois ela casa com qquer tipo de captador e muito bem com escala clara ou escura.... já o cedro, nem tanto.Isto nos braço parafusados pois nos integrais é uma outra história....
É verdade, também gosto muito desta madeira, bem como o marupá, embora eu a ache leve demais, o que às vezes resulta em corpos um tanto desequilibrados (em determinados designs), sujeitos à "neck diving"
Abçs
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por benedettiluthier em Qui Jul 23, 2009 10:12 am

O negócio é usar as com maior densidade para o musico nao æcarregaræ o braço enquanto toca!Abs.....
benedettiluthier
benedettiluthier
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qui Jul 23, 2009 11:14 am

benedettiluthier escreveu:O negócio é usar as com maior densidade para o musico nao æcarregaræ o braço enquanto toca!Abs.....
Pois é, o problema é conseguir. Aqui no RJ, tá difííícil.......
Abçs
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: