Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

+15
Rafhabass
bruno the manager
drews
Filipe Castro
GilliamGatto
everton_cn
danilo_costa
Edu Fettermann
GusVCD
Pagode Alto Astral
Toninho (Tequeba)
Chapo
Cantão
fernandofbl
luizribeiro
19 participantes

Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por luizribeiro Sex Out 08, 2010 9:17 pm

Talvez a música mais dificil já escrita para contrabaixo. Em um workshop com o Rabbath que um amigo assistiu perguntaram pra ele sobre essa música e ele disse que Carman Fantasy infelizmente não foi escrita para qualquer contrabaixista e ele acredita que não importa o quanto você estuda, sem o famoso talento não existe como toca-la!
Eae o que acham?
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por fernandofbl Sex Out 08, 2010 11:14 pm

F-A-N-T-A-S-T-I-C-O
Que Técnica...Bom, não sei os demais, mas não me fazendo se quer a técnica de para segurar o Poderoso =|

Abs
fernandofbl
fernandofbl
Membro

Mensagens : 39
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por Cantão Sex Out 08, 2010 11:49 pm

Coisa de louco , o cara chega a sair com o dedo fora da escala pra alcançar notas mais agudas , ou é impeessão minha ? e que som esse baixo hein... claps

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21768
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por fernandofbl Sex Out 08, 2010 11:51 pm

Pois é, Cantão. Eu não acho que foi impressão sua não! Se foi isso, foi impressão nossa então rs...
O Som é de arrepiar e a técnica aplicada é de louco. Deixa eu voltar pro meu método que eu ganho mais hehehe!
Abs
fernandofbl
fernandofbl
Membro

Mensagens : 39
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por Chapo Sáb Out 09, 2010 12:22 am

Fantástico ! Sou apaixonado pelo som desse gigante com arco. claps

____________________________
Squier®️ Club #032. - Clube Gianinni #035. - Clube dos Nerds, Geeks e Afins #34
Chapo
Chapo
Membro

Mensagens : 125
Localização : Segovia/Es - Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por Toninho (Tequeba) Sáb Out 09, 2010 12:27 am

claps sem comentários!!! hail

____________________________
Toninho

Pouco importam as notas na música, o que conta são as sensações produzidas por elas.
____________________________________________________________________________________
Squier Club # 30 - Clube dos Pedreiros #41 - Clube dos Amantes Só de 4 cordas #17
Toninho (Tequeba)
Toninho (Tequeba)
Membro

Mensagens : 721
Localização : Sampa

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por Pagode Alto Astral Sáb Out 09, 2010 12:39 am

Bom , não conheço praticamente nada de contrabaixo acústico com arco e muito menos conhecia essa peça.

Tenho duas dúvidas de leigo ao Luíz.

1) na sua opinião essa apresentação está perfeita ou tem como ser ainda melhor?

2) as duas notas tocadas entre 1.26 e 1.28 estavam em afinação correta?

obg
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por luizribeiro Sáb Out 09, 2010 3:48 am

Pagode, eu sinceramente não sei dizer como ele poderia fazer isso melhor! A musicalidade do cara está muito alem da minha, talvez um baixista no nível dele possa saber onde ele pode melhorar! Enquanto isso eu fico babando. Não consigo nem conceber tecnicamente como tocar essa música.

Quanto a nota que você citou. Como é um harmônico ela tem a afinação um pouco mais baixa do que se fosse possível toca-la pressionando. Mas não sei se você percebeu mas o registro desse harmonico é bem mais agudo do que um baixo pode soar, esse registro é de um violino, esse é o único jeito de tocar essa nota nessa oitava, inclusive é um falso harmonico, ele deixa o o polegar no harmonico da nota ré e o dedo dedo 2 no na mesma corda mas onde fica o harmonico que soaria como a quinta do harmonico do ré, os dois pressionados ao mesmo tempo soa um Fa# muito agudo, inclusive todo o trecho desde 1:20 é tocado só com harmonicos falsos!

Sim ele vai alem do espelho do instrumento para tocar notas super agudas! São os harmonicos que expliquei ali em cima! É muito comum no contrabaixo, mas não do jeito que é usado nessa música, isso é uma influência que o Frank Proto (compositor dessa peleja) teve do Prokofiev. Prokofiev escreveu uma música para violoncelo, violino e piano, onde teoricamente o violino faz o papel do violoncelo e só toca num registro mais grave e o violoncelo usa todos os harmonicos falsos possíveis para criar a melodia e soar bem mais agudo que o violino! tocar esses harmonicos com a clareza que ele tocou é quase, e eu juro que é quase impossível, existe uma certa sorte, pois qualquer detalhe faz o harmonico simplesmente não soar e acabar saindo um som do arco passando na corda presa!

Outra coisa determinante para essa música funcionar é um instrumento com uma qualidade excelente! ele usa o polegar dele até na corda Mi, maioria dos instrumentos nem soa nessa região, essa parte do contrabaixo é considerada meio morta. Mas como dá pra perceber, nosso amigo não sofre desse problema!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por Pagode Alto Astral Sáb Out 09, 2010 2:05 pm

^
Essa sua completa explicação sobre apenas um mínimo trecho da música atesta ainda mais a dificuldade da soberba criação .
Curioso e um pouco triste que em dois anos postada no Youtube essa apresentação só tenha pouco mais de 4700 acessos até hoje. Merecia bem mais. É fato que eu tb não conhecia mas de certa forma tive acesso a ela. Essas coisas tinham que ser mais divulgadas e valorizadas.

Dei uma olhada no site do Neher e inclusive achei um tópico no Talkbass onde ele , como mestre que é , ajuda de forma muito solícita o pessoal que lá posta. Imagino que para um estudante do acústico isso é de valor inestimável.

Exímia apresentação , fluidez digna de um gênio.

abs
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por GusVCD Sáb Out 09, 2010 2:55 pm

Eita pêga... algum me ajuda a levantar o meu queixo, q tá colado no chão! Shocked

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por luizribeiro Sáb Out 09, 2010 3:55 pm

Pagode Alto Astral escreveu:^
Essa sua completa explicação sobre apenas um mínimo trecho da música atesta ainda mais a dificuldade da soberba criação .
Curioso e um pouco triste que em dois anos postada no Youtube essa apresentação só tenha pouco mais de 4700 acessos até hoje. Merecia bem mais. É fato que eu tb não conhecia mas de certa forma tive acesso a ela. Essas coisas tinham que ser mais divulgadas e valorizadas.

Dei uma olhada no site do Neher e inclusive achei um tópico no Talkbass onde ele , como mestre que é , ajuda de forma muito solícita o pessoal que lá posta. Imagino que para um estudante do acústico isso é de valor inestimável.

Exímia apresentação , fluidez digna de um gênio.

abs

O grande lance é que a Carmen Fantasy por ser especialmente complicada de tocar ela acabou não sendo incluida no repertório tradicional do contrabaixo. A maioria dos professores nem conseguem toca-la então são poucos os estudantes que tem acesso a ela. Sei que os alunos dos Edgar Meyer estudam ela! Mas eles são todos loucos! Olha esse trechinho tocada por uma aluna dele!

Essa menina deve ter o que? uns 20 anos no máximo.
Estou pensando em por fogo no meu instrumento e ir vender peixe na praia!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por fernandofbl Sáb Out 09, 2010 4:33 pm


Essa menina deve ter o que? uns 20 anos no máximo.
Estou pensando em por fogo no meu instrumento e ir vender peixe na praia!

Você é muito indeciso. Eu já vendi...e acabei de voltar do mercadão com o meu carregamento. Na boa. eu tenho conversado com uma galera e mostrei esse video pra eles. Bom, ja deve ter dobrado a quantidade de views rs...

Como sou muito novato no bass, estou na impressionado com praticamente tudo com o que o cara fez. e mais, estou impressionado de saber que há um ser humano capaz de fazer isso
fernandofbl
fernandofbl
Membro

Mensagens : 39
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por Edu Fettermann Sáb Out 09, 2010 5:48 pm

Brilhante, BRILHANTE.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por Toninho (Tequeba) Sáb Out 09, 2010 6:17 pm

Excelente tópico, viva a sensibilidade e o talento!!!!!!

____________________________
Toninho

Pouco importam as notas na música, o que conta são as sensações produzidas por elas.
____________________________________________________________________________________
Squier Club # 30 - Clube dos Pedreiros #41 - Clube dos Amantes Só de 4 cordas #17
Toninho (Tequeba)
Toninho (Tequeba)
Membro

Mensagens : 721
Localização : Sampa

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por danilo_costa Dom Out 17, 2010 6:17 pm

como o nobre amigo disse vou por fogo no me baixo tbem, ta loko veio!!!!

____________________________
Clubes: Clube das 5 ou mais Cordas! #20 - Clube Cort #39 - Fretless Club #48
danilo_costa
danilo_costa
Membro

Mensagens : 82
Localização : Sumaré - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por everton_cn Seg Nov 08, 2010 4:47 am

"IMPRESSIONÍVEL "..rs...

Meu ... que som do baixo do Rabbath !!! O cara além de tudo tem muuuita categoria !!!

Show de bola !!
Impressionante os harmônicos no segundo vídeo do Haakon Thelin !! Nem sabia que o baixo tinha essa possibilidade de sonoridade .... e como eu to estudando o arco alemão , seria possível tocar akele primeiro tema ??

Valeu... parabéns pelo tópico !!
everton_cn
everton_cn
Membro

Mensagens : 121
Localização : Cachoeira Paulista

http://www.myspace.com/evertonoliveira

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por luizribeiro Qua Nov 10, 2010 3:19 am

não interessa qual arco que você usar! o som tem que sair o mesmo. é possível tocar qualquer coisa com os dois arcos, cada um tem sua vantagem e desvantagem!
Qual primeiro tema que você está dizendo? a carmen fantasy?
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por GilliamGatto Qua Nov 10, 2010 11:40 am

Nossa muito show...
GilliamGatto
GilliamGatto
Membro

Mensagens : 1560
Localização : PR

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por Filipe Castro Sex Dez 31, 2010 1:55 pm

Isso aqui merece até um up, sensacional!!!!

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por Filipe Castro Sex Dez 31, 2010 1:56 pm

O Luiz, será que essa peça aqui é mais dificil que aquela do Ericson Ruiz tocando que vc postou em outro tópico???

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por luizribeiro Dom Jan 02, 2011 3:44 pm

Olha, acho que aquela música que o Edicson toca vai sempre soar diferente pois existem efeitos que nunca vão responder sempre iguais. Enfim, é complicado comparar. Mas acho que a Carmen Fantasy é mais dificil sim. Esse video é só o primeiro movimento, a música tem trechos muito mais complicados que isso!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por drews Dom Jan 02, 2011 5:44 pm

Cara, só vi isso hoje e deu vontade de me juntar ao colega que falou que ia vender peixe...
drews
drews
Membro

Mensagens : 726
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por bruno the manager Dom Jan 02, 2011 6:42 pm

Magnífico! claps
bruno the manager
bruno the manager
Membro

Mensagens : 617
Localização : Russas - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por Rafhabass Dom Jan 02, 2011 7:58 pm

luizribeiro escreveu:O grande lance é que a Carmen Fantasy por ser especialmente complicada de tocar ela acabou não sendo incluida no repertório tradicional do contrabaixo. A maioria dos professores nem conseguem toca-la então são poucos os estudantes que tem acesso a ela. Sei que os alunos dos Edgar Meyer estudam ela! Mas eles são todos loucos! Olha esse trechinho tocada por uma aluna dele!

Essa menina deve ter o que? uns 20 anos no máximo.
Estou pensando em por fogo no meu instrumento e ir vender peixe na praia!

Atenção para a garota - Toca absurdamente bem, bonita, tímida = G.A.S TOTAL!

Enfim, já que tá todo mundo vendendo peixe, vou pescar camarão...

____________________________
"music is a language"
Facebook / Twitter / Orkut / Blog / Trabalho recente (2011) - Com banda Metropolle
Rafhabass
Rafhabass
Membro

Mensagens : 1318
Localização : São Paulo / Caraguatatuba - SP

https://www.facebook.com/rafhabass

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por charlaortega Sex Jan 07, 2011 3:35 pm

Amigos irmãos, o mercado de peixe vai aquecer no ano de 2011!!! To dentro, vendi os equipos p/ montar minha banca TB!!!
charlaortega
charlaortega
Membro

Mensagens : 338
Localização : Adamantina

http://fazendoumfree.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por AlbertoBass Qui Fev 24, 2011 6:52 pm

A alguns anos desisti de tocar baixo acústico, comprei um mas não adaptei e acabei vendendo. Recentemente estava pensando em retornar meus estudos mas depois desse vídeo, vixe Maria.......

____________________________
https://linktr.ee/Alberto_Magno
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por _leorocha Sex Fev 25, 2011 1:56 am

Caramba, lindo demais! claps
_leorocha
_leorocha
Membro

Mensagens : 368
Localização : Salvador - Ba

http://www.twitter.com/_leorocha

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por Ney Neto Sex Fev 25, 2011 8:55 am

Cara, o que aconteceu ali?
Meu Deus!!!! De chorar de lindo!
Ney Neto
Ney Neto
Membro

Mensagens : 256
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...  Empty Re: Eles Fritam e resolvem e tensiona e resolve...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos