Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teoria Músical

+4
RFFanBR
NETOULTRA
PauloBassPVH
herbertbass
8 participantes

Ir para baixo

Teoria Músical Empty Teoria Músical

Mensagem por herbertbass Dom Nov 21, 2010 4:07 am

Olá pessoal tudo bem ?

Estou estudando para entrar na escola de Música de Brasilia que minha prova será em Dezembro,

Queria saber se alguém tem algum video ou saiba de algum site que explique sobre teoria musical

o conteudo seria esse ai Galera se tiverem qualquer coisa que contem no conteudo eu agradeço Muito


Conteúdo Teórico – Musicalização Juvenil e Adulto: escrita, elementos básicos de notação
musical: notas, figuras e notação alfabética; claves de Sol, Dó e Fá (clave aguda, clave média
e clave grave); transcrição de claves; ligadura de prolongamento e ponto de aumento; sinais de
dinâmica; compassos simples com aplicação completa do quadro de valores (todas as unidades
de tempo); acento métrico; transcrição métrica (mudança de unidade de tempo e unidade
de compasso); escala diatônica de dó maior; escala pentatônica no modo maior; sinais de
dinâmica, alterações (dobrado bemol, bemol, bequadro, sustenido, dobrado sustenido); regras
básicas de grafia musical; enarmonia de notas, de intervalos, semitom diatônico e cromático;
Intervalos: classificação de intervalos simples e compostos em: justo, maior, menor,
aumentado, diminuto, super aumentado, super diminuto, etc.; inversão de intervalos; síncope
e contratempo; andamento e sinais de repetição; formação da escala diatônica maior e
menor (primitiva, harmônica e melódica) em todas as tonalidades; graus, funções das escalas
diatônicas; armadura de clave; início e terminação de frase; formação de acordes diatônicos
(tríades) em: Perfeito Maior (PM), Perfeito menor (Pm), 5ª aumentada, 5ª diminuta; classificação
e formação de tríades na escala maior e menor com aplicação de cifragem alfabética;
inversão de tríades: maior, menor, aumentado, diminuto; localização das tríades nas escalas
maiores e menores (harmônica); graus tonais e modais; compasso composto (unidade de
tempo e unidade de compasso); formação de tétrades na escala maior e menor (natural e
harmônica) com aplicação de cifragem alfabética; tons vizinhos e homônimos. Solfejo e ritmo
(classificatório na Musicalização Juvenil e Adulto). realização melódica: entoação ascendente
e descendente das escalas (maior, menor primitiva, harmônica e melódica), arpejo do I
grau; realização da escala pentatônica no modo maior e menor em todas as tonalidades;
solfejos em todas as tonalidades nas claves de Sol, Fá e Dó 3ª e 4ª linha. Realização rítmica:
leitura rítmica a uma voz: compasso simples com divisões rítmicas em todas as unidades de
tempos métricos; leitura rítmica em todas as unidades de tempos métricos e emprego de
síncopes e quiálteras; leitura rítmica em compasso composto a uma voz; combinações com
pausa de subdivisão do tempo inteiro e quiálteras diminutivas; leitura métrica: realização de
leitura métrica em todas as tonalidades maiores e menores nas claves de Sol, Fá, Dó (3ª e 4ª
linha) e clave mista.
herbertbass
herbertbass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por PauloBassPVH Sáb Nov 27, 2010 4:39 pm

Pow, isso é pra entrar como aluno ou professor?
Sem brincadeira, passei num concurso pra professor de contrabaixo aqui que não pedia nem a metade disso ai!!!
Mas se vc ainda não achou, fala com o mestre supremo do universo
"Mr GOOGLE"

____________________________
Paulo Bass Pvh_Trio do Norte.
PauloBassPVH
PauloBassPVH
Membro

Mensagens : 537
Localização : Porto Velho - RO

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por NETOULTRA Sáb Nov 27, 2010 4:53 pm

^Vc ensina Contrabaixo Acústico ou Contrabaixo Elétrico? Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

____________________________
Foi você que pediu...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por RFFanBR Sáb Nov 27, 2010 4:59 pm

Conteúdo depende muito do nível do curso.

Essa Escola é de alguma universidade de Brasília?

Tem muito coisa aí nessa lista que to aprendendo, algumas eu já sei. E olha que meu curso é de elétrico.

Tem um site que explica algumas coisas de teoria (afinal, não importa o instrumento), mas tá em inglês, é o studybass. Na Wikipédia tb tem alguma coisa.

De resto fico devendo. Sei que tem livros excelentes a respeito de teoria, mas não tenho nenhum deles... ainda (e não lembro os títulos).

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 27, 2010 5:23 pm

Geralmente você faz um ou dois anos de curso livre de música pra enfrentar provas desse tipo. Não há nada de muito complexo aí, mas requer prática e dedicação pra chegar no exame tinindo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por Djabass Sáb Nov 27, 2010 6:32 pm

É como o Alex disse, conhecer tudo isso ai requer um certo tempo. Aconselho vc a procurar um professor pra que ele de uma geral pra vc em cada detalhe. E depois vc ver alguns método pra que possa interar mais do assunto. Tem um médtodo que pode te ajudar em algumas questões aí que é o Baixol Eletrico Medtodo de Dan Dean. Como essa prova vai ser em dezembro, a ajuda de um professor vai ser mais rápida. Espero ter ajudado.
Djabass
Djabass
Membro

Mensagens : 837
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por herbertbass Ter Nov 30, 2010 11:43 am

PauloBassPVH escreveu:Pow, isso é pra entrar como aluno ou professor?
Sem brincadeira, passei num concurso pra professor de contrabaixo aqui que não pedia nem a metade disso ai!!!
Mas se vc ainda não achou, fala com o mestre supremo do universo
"Mr GOOGLE"

poxa Paulo é para entrar como aluno mesmo isso é o conteúdo básico, fora a prova prática e de solfejo.
se vc ver o conteúdo da prova técnica é pra quem tem mestrado rsrsrs.
herbertbass
herbertbass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por herbertbass Ter Nov 30, 2010 11:44 am

NETOULTRA escreveu:^Vc ensina Contrabaixo Acústico ou Contrabaixo Elétrico? Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Eu toco contrabaixo elétrico mais esse conteúdo serve para os dois instrumentos.
herbertbass
herbertbass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por herbertbass Ter Nov 30, 2010 11:47 am

RFFanBR escreveu:Conteúdo depende muito do nível do curso.

Essa Escola é de alguma universidade de Brasília?

Tem muito coisa aí nessa lista que to aprendendo, algumas eu já sei. E olha que meu curso é de elétrico.

Tem um site que explica algumas coisas de teoria (afinal, não importa o instrumento), mas tá em inglês, é o studybass. Na Wikipédia tb tem alguma coisa.

De resto fico devendo. Sei que tem livros excelentes a respeito de teoria, mas não tenho nenhum deles... ainda (e não lembro os títulos).

Essa escola é a Escola de Música de Brasília, a mais procurada pra quem quer ser profissional com os melhores professores
Meu curso é de elétrico também mais tem muita coisa que eu sei nesse conteúdo, como tem também coisa q eu nunca vi.
herbertbass
herbertbass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por PauloBassPVH Ter Dez 14, 2010 6:43 pm

herbertbass escreveu:

poxa Paulo é para entrar como aluno mesmo isso é o conteúdo básico, fora a prova prática e de solfejo.
se vc ver o conteúdo da prova técnica é pra quem tem mestrado rsrsrs.

Ehhh
Eu penso que se poderia fazer uma unificação dessas provas, tanto pra docentes como para discentes, seria melhor pra todos as chances seriam mais niveladas por todo o país e o nível poderia subir gradativamente elevando o nível do ensino musical no país inteiro.
IIIHHHHH
calma ai, eu acordei, KKKKKKKKKK
Isso é um pouco utopia, mas eu acredito que um dia teremos isso no brasil!!!

____________________________
Paulo Bass Pvh_Trio do Norte.
PauloBassPVH
PauloBassPVH
Membro

Mensagens : 537
Localização : Porto Velho - RO

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por herbertbass Ter Dez 14, 2010 10:53 pm

PauloBassPVH escreveu:
herbertbass escreveu:

poxa Paulo é para entrar como aluno mesmo isso é o conteúdo básico, fora a prova prática e de solfejo.
se vc ver o conteúdo da prova técnica é pra quem tem mestrado rsrsrs.

Ehhh
Eu penso que se poderia fazer uma unificação dessas provas, tanto pra docentes como para discentes, seria melhor pra todos as chances seriam mais niveladas por todo o país e o nível poderia subir gradativamente elevando o nível do ensino musical no país inteiro.
IIIHHHHH
calma ai, eu acordei, KKKKKKKKKK
Isso é um pouco utopia, mas eu acredito que um dia teremos isso no brasil!!!

Com certeza Paulo A pessoa tem que ter alguma incialização na musica
Por falar na prova acabei passando na de teoria amanhã estarei fazendo a pratica
Mais é isso ai
herbertbass
herbertbass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por PauloBassPVH Qua Dez 15, 2010 9:53 am

herbertbass escreveu:

Com certeza Paulo A pessoa tem que ter alguma incialização na musica
Por falar na prova acabei passando na de teoria amanhã estarei fazendo a pratica
Mais é isso ai

Pow meu!!! Parabéns pra vc então!!!
Espero que dê tudo certo!!!

____________________________
Paulo Bass Pvh_Trio do Norte.
PauloBassPVH
PauloBassPVH
Membro

Mensagens : 537
Localização : Porto Velho - RO

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por Henrique Alencar Qua Dez 15, 2010 12:23 pm

Herbert, fiz a prova ontem pro nível técnico mas como já estudo na escola tive bastante facilidade na prova, fico feliz por ter passado.

Para a galera do fórum entender, essa prova é de caráter eliminatório mas é exigido uma quantidade mínima de pontos para se passar para a próxima fase no meu caso 7 pontos, então serve também para nivelar os alunos. A Escola de Música de Brasília é bem puxado mesmo, e geralmente quem está lá passa fácil na prova específica de música da UnB, como foi no meu caso, enfim é uma ótima escola de alto nível mas só dá diploma de nível técnico mas para mim o que vale é estar lá em contato com os professores e a vivência com outros músicos.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por herbertbass Qua Dez 15, 2010 3:18 pm

Poxa Henrique que legal de vc ter passado
Espero que eu tbm passe nas proximas fazes mais é isso ai jamais desistir
abraços
herbertbass
herbertbass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por Henrique Alencar Ter Dez 28, 2010 11:16 am

Herbert
Na verdade o "fico feliz por ter passado" foi me referindo a você, e não por mim pois até então eu não sabia do meu resultado.
Mas e aí conseguiu passar?

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por herbertbass Ter Dez 28, 2010 11:40 am

Henrique Alencar escreveu:Herbert
Na verdade o "fico feliz por ter passado" foi me referindo a você, e não por mim pois até então eu não sabia do meu resultado.
Mas e aí conseguiu passar?


Poxa Henrique chegou na pratica me atrapalhei e não passei mas ano que vem com certeza vou fazer de novo
e voce passou ?
herbertbass
herbertbass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por Henrique Alencar Ter Dez 28, 2010 12:20 pm

Passei Herbert. Esquenta a cabeça com isso não, no meio do ano você tenta de novo e como já sabe como funciona você tira de letra, certo?!
Precisando estamos aí.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por herbertbass Ter Dez 28, 2010 4:31 pm

Oi henrique deixa so eu te perguntar será que no meio do ano tem outra prova mesmo ?
por que me falaram parece que anual. rsrs
tomara que tenha mesmo
vlw

ja estou estudando ano que vem eu consigo abraços
herbertbass
herbertbass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por Henrique Alencar Ter Dez 28, 2010 7:45 pm

Olha herbert, o que é anual é o sorteio que você se inscreve no fim de ano mas vale para o sorteio do início do ano e depois pode ser renovado, e não mais feito, no meio do ano pois rolam dois sorteis um no início e outro no meio do ano, mas inscrição é só no fim do ano depois pode ser só renovado no meio do ano.
Agora teste, que foi o seu caso abrem todos os semestres, agora tem de ver se vai ter vaga para o instrumento que voce quer.
Você se inscreveu para o sorteio ?

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por herbertbass Ter Dez 28, 2010 11:00 pm

Henrique Alencar escreveu:Olha herbert, o que é anual é o sorteio que você se inscreve no fim de ano mas vale para o sorteio do início do ano e depois pode ser renovado, e não mais feito, no meio do ano pois rolam dois sorteis um no início e outro no meio do ano, mas inscrição é só no fim do ano depois pode ser só renovado no meio do ano.
Agora teste, que foi o seu caso abrem todos os semestres, agora tem de ver se vai ter vaga para o instrumento que voce quer.
Você se inscreveu para o sorteio ?


Olá Henrique Fiz para prova e sorteio

Abraços
herbertbass
herbertbass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por Henrique Alencar Qua Dez 29, 2010 12:00 pm

Pô então ainda tem chance, e no meio do ano se você renovar concorre de novo ao sorteio e como pouquíssimas pessoas renovam suas chances aumentam em torno de 80%. Boa sorte!

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por herbertbass Qua Dez 29, 2010 12:21 pm

Muito obrigado pelas Respostas Henrique Me ajudou bastante
No meio do ano estarei lá de novo
Abraços..
herbertbass
herbertbass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por wellrod Qua Dez 29, 2010 12:49 pm

É issaê véio... num desiste não!!! O único que tem que acreditar é você!!!

Deixei de fazer muitas coisas na vida porque não acreditava nem em mim... nem tinha ninguém pra dizer: Vai!!! É possível!!!
Pelo contrário... sempre tinham aqueles espíritos de porco pra dizer q tu nunca iria conseguir...

Com meus alunos eu consegui realizar muitas coisas q na minha cabeça eram impossíveis... e a única coisa que fiz foi só dizer pra eles pra ir em frente!!! É possível!!!
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por herbertbass Qua Dez 29, 2010 1:04 pm

wellrod escreveu:É issaê véio... num desiste não!!! O único que tem que acreditar é você!!!

Deixei de fazer muitas coisas na vida porque não acreditava nem em mim... nem tinha ninguém pra dizer: Vai!!! É possível!!!
Pelo contrário... sempre tinham aqueles espíritos de porco pra dizer q tu nunca iria conseguir...

Com meus alunos eu consegui realizar muitas coisas q na minha cabeça eram impossíveis... e a única coisa que fiz foi só dizer pra eles pra ir em frente!!! É possível!!!

Com certeza Wellrod

Te confesso que no dia que eu não tinha passado na prova fiquei muito abalado
mas no outro dia eu ja estava bem pronto pra outra
tanto que ja estou estudando para prova pratica do ano que vem

Jamais desistir que todos que comecem a tocar jamais desistam desse fabuloso instrumento
Abraços
herbertbass
herbertbass
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por wellrod Qua Dez 29, 2010 1:08 pm

Issaêeeee!!! Forçaê meu véio!!! 2011 tá garantido!!!
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Músical Empty Re: Teoria Músical

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos