Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas com ligações

+2
Mauricio Luiz Bertola
Claudio
6 participantes

Ir para baixo

Dúvidas com ligações Empty Dúvidas com ligações

Mensagem por Leo Muniz Seg Jun 30, 2008 5:40 pm

Opa, postei esses mesmo tópico no fcc, mais cedo, antes de conhecer aqui...

Então...

Arrumei 2 caixas de retorno, não sei pra que o cara usava antes, mas pelo que vi, as ligações estão feitas meio de qualquer jeito, então eu queria refazer tudo, só que to cheio de dúvidas e não quero fazer besteira, dei uma pesquisada e tal, mas não achei nada que me ajudasse.

São 2 caixas, e ela esta com aquelas saidas, pra ligar uma na outra, tipo, ligo o amp em uma e ligo a outra caixa na primeira.
elas tão com falantes de 12", sendo uma de 200rms (novik série instrumentos músicais) e a outra um hinor de 300rms... os falantes são de 8 ohms... agora o problema maior, as duas tem um tweeter daqueles piezo, que não sei potencia nem impedancia, e uma cornetinha apenas impresso atras "motorola" (???), supondo que seja tudo 8ohms, como devo fazer as ligações de cada caixa, pra que eu possa usar as 2 juntas, e qual o valor dos capacitores tenho que usar no tweeter e corneta pra fazer os cortes de frequencia ??

Sei que as potencias são diferentes e tal, mas as caixas vou usar mesmo pra ensaio, com certeza não vai chegar nem perto da potencia maxima

ah, o amp que vai ser ligado é de 8ohms.

vlw..
Leo Muniz
Leo Muniz
Membro

Mensagens : 39
Localização : Petrópolis - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com ligações Empty Re: Dúvidas com ligações

Mensagem por allexcosta Sex Jul 04, 2008 11:49 am

Bem, se cada caixa eh 8ohm o total serah 4ohm. Se realmente a impedancia minima do amp eh 8ohm, vc soh pode ligar uma caixa por vez, a nao ser q seja um amp com 2 canais de 8ohm cada. Nesse caso vc liga uma caixa em cada canal.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com ligações Empty Re: Dúvidas com ligações

Mensagem por Leo Muniz Sex Jul 04, 2008 4:03 pm

opa.. então.. o amp é de 8ohms sim... com 2 canais... mas 1 ja esta ocupado... aí pra não ficar com 1 caixa sobrando, queria ligar as 2 num canal só...
teria como fazer algum esquema de ligação pra cada caixa fique com 16 ohms... assim quando juntar as duas eu tenha 8 ohms ?? pq de qualquer forma, vou refazer as ligações internas de cada uma...
Leo Muniz
Leo Muniz
Membro

Mensagens : 39
Localização : Petrópolis - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com ligações Empty Re: Dúvidas com ligações

Mensagem por allexcosta Sex Jul 04, 2008 4:19 pm

Leo Muniz escreveu:opa.. então.. o amp é de 8ohms sim... com 2 canais... mas 1 ja esta ocupado... aí pra não ficar com 1 caixa sobrando, queria ligar as 2 num canal só...
teria como fazer algum esquema de ligação pra cada caixa fique com 16 ohms... assim quando juntar as duas eu tenha 8 ohms ?? pq de qualquer forma, vou refazer as ligações internas de cada uma...

Vc teria q ligar as duas caixas em serie, pra trabalhar em 16ohm, precisa de um cabo especial e tal. Nao sei como fazer... Desculpe... Vou me informar...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com ligações Empty Re: Dúvidas com ligações

Mensagem por Leo Muniz Sex Jul 04, 2008 4:27 pm

entendi... é que to perdidaço com essas caixas...

mas não sei se entendeu... são 2 caixas de 3 vias... tem alguma forma de eu deixar cada caixa individual com 16 ohms... depois ligo as 2 em paralelo... tipo.. vai o positivo de uma pro positivo da outra, e o mesmo com o negativo...

a parte que ta me complicando mais, é mesmo a ligação interna de cada caixa... se fossem 2 falantes ou 4, eu até saberia o que fazer... mas nunca montei uma com 1 falante + 2 drives.
Leo Muniz
Leo Muniz
Membro

Mensagens : 39
Localização : Petrópolis - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com ligações Empty Re: Dúvidas com ligações

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jul 06, 2008 1:20 pm

Cara, em 1º lugar uma pergunta: Vc vai ligar um baixo nessas duas caixas?
Quanto às mesmas, cuidado, pois dependendo de como está a ligação interna dos falantes e tweeteres, a impedância vai mudar (4 ou 16ohms). O fato é que 1º vc terá que descobrir isso, depois saber qual a impedância mínima que o seu amp trabalha, pois se ultrapassar (para baixo) esse valor, ele QUEIMARÁ.
Pelo que pude entender, vc quer ligar uma caixa em um canal e duas em outro. Cuidado! Pense no que foi dito acima e verifique, vc terá que fazer um cálculo da impedância geral, posto que no canal em que vc ligar duas caixas essa ligação será em paralelo (o que ocasiona uma menor impedância).
O que vc está querendo fazer me parece uma grande "gambiarra", e isso não é bom...........
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com ligações Empty Re: Dúvidas com ligações

Mensagem por Leo Muniz Dom Jul 06, 2008 8:16 pm

opa..

então, devo ligar tudo nelas.. hehehe... mas antes quando conseguir botar pra funcionar, vou fazer uns testes e ver como fica...
sobre os esquemas de impedancia e sobre queimar tudo, estou sabendo... porém creio que a impedancia final das caixas devem ficar até um pouco mais alta que do amp...
o amp que vou ligar é de 8ohms, os falantes das caixas tb são... porém não sei a impedancia dos drives, até pq não tem especificado neles... mas é um piezzo leson, e outro motorola em cada caixa, e pelo que andei pesquisando, me parece que os 2 são 8ohms tb... e que geralmente já vem com divisor embutido...
sobre ligar as 2 em um canal só... é que na primeira caixa, tem a saida pra ligar no amp, e mais uma saida, pra ligar a outra caixa... fisicamente são 2 caixas mesmo, mas derrepente posso tratar como se fosse apenas 1 com 6 componentes (2 falantes e 4 drives)...
o meu problema principal esta em ser 3 componentes em cada caixa... se fosse por exemplo 2 falantes em cada 1 até saberia como fazer...
mas ja pesquisei bastante, devo montar essa semana, e ver no que da, claro que se não for possivel fazer assim, não vou fazer.. até pq, mau temos equipamento... e estragar o que tem nem rola né... Neutral

vlw..
Leo Muniz
Leo Muniz
Membro

Mensagens : 39
Localização : Petrópolis - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com ligações Empty Re: Dúvidas com ligações

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jul 07, 2008 9:57 pm

Cara, ligar "...tudo..." o que?
Se vc está pensando em ligar TODOS os instrumentos nessas duas caixas, é melhor desistir agora, pois, no mínimo o som vai ficar uma droga, e no máximo vc terá um amp queimado!
Caixas de 2 ou 3 vias tem aplicações certas nesse caso: Vozes. teclados e às vezes o "overall" da bateria e o mic do bumbo, nada mais. Baixos e guitarras tem que ter seus respectivos amplificadores (e no caso do nosso instrumento, não há alternativa: Tem que ter potência alta).
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com ligações Empty Esquema...

Mensagem por Claudio Seg Jul 07, 2008 10:32 pm

Só pra contribuir um pouco com esse tópico, estou anexando a imagem do Esquema que enviei hoje pro local onde tocarei nesta sexta-feira. O "engenheiro de som" de lá é meio metido a estrela, e exigiu que todos os músicos enviassem seus esquemas pra montagem do set. Então, segue abaixo o esquema de palco que costumo utilizar com os contrabaixos acústico e upright. Espero que possa ser útil!

Dúvidas com ligações Esquem10

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com ligações Empty Re: Dúvidas com ligações

Mensagem por Leo Muniz Qui Jul 10, 2008 3:29 pm

ClaudioBass
vc fez praticamente uma modelagem aí... ficou meio cortado, tem mais coisa do lado de la >>> ??

Mauricio Luiz Bertola
é, eu ia só fazer um teste com os instrumentos ligados nela, pra ver como ia ficar, imagino que a qualidade talvez não va ficar boa, mas de uma coisa eu não sabia, que há a possibilidade de queimar um amp... vc saberia pq ??
mas provavelmente nessas caixas vou ligar só a voz, até pq vamos usar só pra ensaiar mesmo, então não precisa de um monte de retorno e tal... apesar que 1 guitarrista lá parece meio surdo, enquanto todo mundo ta ouvindo a guitarra, ele ta com o ouvido dentro do falante e diz que não ta ouvindo nada, hehe...

mas vlw pelos toques ae.. Very Happy
Leo Muniz
Leo Muniz
Membro

Mensagens : 39
Localização : Petrópolis - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com ligações Empty Re: Dúvidas com ligações

Mensagem por Claudio Qui Jul 10, 2008 4:42 pm

Leo Muniz escreveu:ClaudioBass
vc fez praticamente uma modelagem aí... ficou meio cortado, tem mais coisa do lado de la >>> ??

Não, a imagem está inteira, não tem mais nada pra lá... são 9 itens mesmo!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com ligações Empty Re: Dúvidas com ligações

Mensagem por Leo Muniz Qui Jul 10, 2008 5:12 pm

iii... aqui só tem 6 itens.. ahahauha
Leo Muniz
Leo Muniz
Membro

Mensagens : 39
Localização : Petrópolis - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com ligações Empty Re: Dúvidas com ligações

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jul 10, 2008 11:07 pm

Se vc sobrecarregar um amplificador de uma determinada potência com múltiplas entradas, sem a devida filtragem e atenuação, ele tenderá a queimar. Por isso, vc deve ligar nesse seu equipo apenas microfones mesmo.
No caso do equipo do Cláudio, bem, ele vai tocar em uma casa com equipamento profissional, monitorado por um técnico, etc. É outra história.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com ligações Empty Re: Dúvidas com ligações

Mensagem por allexcosta Sex Jul 11, 2008 11:46 pm

Po Leo. Leva a mal nao cara, mas tah cheirando gambiarra... Liga uma caixa soh de 8ohm nessa saida aih do amp e um abraco, veio... Melhor nao arriscar.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com ligações Empty Re: Dúvidas com ligações

Mensagem por Leo Muniz Sáb Jul 12, 2008 10:59 am

hahaha... pow, vlw ae, todo mundo, não levo a mau não, é sempre bom ter as dicas de quem entende mais que a gente né...
ja fiz a ligações internas delas, mas vou usar uma em cada canal mesmo, e só pra voz, pra ver como fica, até pq nós só temos uma caixa horrorosa que usamos pro vocal, espero que fique melhor....

vlw..
Leo Muniz
Leo Muniz
Membro

Mensagens : 39
Localização : Petrópolis - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com ligações Empty Re: Dúvidas com ligações

Mensagem por TugaBass Qua Jul 16, 2008 2:18 pm

Leo Muniz escreveu:hahaha... pow, vlw ae, todo mundo, não levo a mau não, é sempre bom ter as dicas de quem entende mais que a gente né...
ja fiz a ligações internas delas, mas vou usar uma em cada canal mesmo, e só pra voz, pra ver como fica, até pq nós só temos uma caixa horrorosa que usamos pro vocal, espero que fique melhor....

vlw..

Faz assim:
Põe as colunas (monitores) tal como deve ser... como vieram de fábrica de maneira a que tudo fique certo com cada uma delas...
Depois fazes uma caixa externa com as fichas respectivas (não sei se é jack, canon (XLR), Speakon, etc.) mas com as ligações em série! Isto vai inverter todo o circuito das colunas quando entram ligadas com essa caixa intercalada... Smile

Assim poderás sempre usar as colunas de uma maneira ou outra sem alterar nada nelas!!!!! Eu já fiz isso e uso muitas vezes esse sitema quando necessito de mais som de retorno e tenho que trabalhar com impedâncias diferentes.

Agora, usar esse sistema para ler o som do baixo? Não sei se será boa ideia! Penso que pelas caracteristicas das colunas, não serão as mais indicadas!

Abraços.
TugaBass
TugaBass
Membro

Mensagens : 88

http://www.myspace.com/paulopaulino

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com ligações Empty Re: Dúvidas com ligações

Mensagem por Fabojano Seg maio 03, 2010 10:19 am

Como faço para fazer a ligaçao de 01 baixo em 02 cabeçotes, Seriam 02 GK800??? Qual a ligaçao deveria ser feita???
Fabojano
Fabojano
Membro

Mensagens : 12
Localização : Lages, SC

http://www.itsok.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com ligações Empty Re: Dúvidas com ligações

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos