Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Melhor baixo custom nacional

+15
Cantão
PauloBassPVH
Mauro
JAZZigo
dudamir
Paulo Penna
Guilé
Cesar Passos
Craftsman
André Souza
JORGERA
LuCaSbass
Binão
allexcosta
raonirodrigues
19 participantes

Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Melhor baixo custom nacional

Mensagem por raonirodrigues Ter Abr 05, 2011 9:35 pm

Galera,

Como estou vendo que a procura por instrumentos de luthieres brasileiros esta crescendo aqui no Brasil e lá fora, vem uma pergunta que nao quer calar..

Quem voces acham que é o melhor luthier nacional: Eliezer de Lara, N.Zaganin, D`alegria, D`mark, D`oliveira, M.Laghus, SJ...etc etc...?

Apesar do Eliezer esta mandando muito bem, ainda acho que o N.Zaganin ainda o supera em termos de clareza de sonoridade e Design limpo...Eu tenho um Asema 5 cordas Ash/Imbuia que é o melhor baixo que já vi/ouvi e toquei. Já toquei em outros como D`mark e Eliezer e ainda nao estao no mesmo nivel...

E ai ? o que vcs acham?
raonirodrigues
raonirodrigues
Membro

Mensagens : 125
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por Convidado Ter Abr 05, 2011 9:53 pm

Cara, é D'fícil D'zer, mas eu acho que todas tem um nível parecido, ficando mais a gosto D'o freguês mesmo...

Algo que fica pra mim no trabalho D'e muitos luthiers brasileiros, é a falta D'e um padrão, normalmente se usa uma variedade grande D'e caps/pre amps que torna D'ifícil a gente enxergar uma cara, D'efinir uma sonoridade típica D'esses instrumentos... Não sei nem se isso é um D'efeito, mas eu gostaria D'e ver instrumentos com mais personalidade, mesmo se for inspirado em algum modelo já existente.

Entao acho que isso acaba ficando meio frouxo, e a gente vê instrumentos com uma qualidade sensacional D'e construção, mas com captadores e/ou pré que não estão a altura D'o resto.

E também não curto essa história D'e ficar colocando D' antes D'o nome, acho isso D'e um tremendo mau gosto. O Eliezer era D'Lara também, não sei se mudou.


Última edição por Sá Reston em Ter Abr 05, 2011 9:56 pm, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por allexcosta Ter Abr 05, 2011 9:54 pm

raonirodrigues escreveu:E ai ? o que vcs acham?

Acho que o melhor é aquele que você achar melhor...

Não posso dizer qual eu acho melhor porque das marcas citadas só toquei em dois baixos do Eliezer e vários da Mlaghus, que é minha preferência entre as duas marcas sem dúvida alguma...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por Binão Ter Abr 05, 2011 10:00 pm

Está ai uma discussão que provavelmente não nos levará a nenhuma definição.

Pra mim o que importa é que a cada dia, os artistas da fabricação de instrumentos do Brasil se superam.

Apesar das dificuldades inerentes ao negócio e dos impostos absurdos, os instrumentos nacionais estão ficando a cada dia melhores.

O Importante é saber que os grandes instrumentos importados (Fender, MM, Fodera, etc) Tem seus equivalentes fabricados por aqui e são fantásticos.
Acho que é isto que importa.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por LuCaSbass Ter Abr 05, 2011 10:09 pm

Eu sou suspeito pra falar da Zaganin, só teve um baixo deles que não achei legal de mais de 20 que já testei, e acho que era por conta de regulagem, cordas velhas e etc.
Nunca toquei em um Eliezer e M. Laghus, tenho muita curiosidade de testar... Quanto aos D'Mark, DeOliveira e e D'Alegria eu prefiro não comentar a respeito... testei uns poucos baixos e detestei, e como a primeira impressão é a que fica...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por JORGERA Ter Abr 05, 2011 10:10 pm

Binao disse tudo.
o importante e que hj existem instrumentos nacionais de altissima qualidade, de todos citados eu ja toquei nos M Laghus, D' Mark e SJ, eu colocaria os Baixos do Jacimario para comparacao lado a lado com as maiores marcas do mundo sem medo de ser feliz, Fodera, Celinder , Smith, Coppolo ....
sem duvida o M laghus esta a frente dos demais que eu ja testei.
JORGERA
JORGERA
Membro

Mensagens : 2030
Localização : IMBITUBA SC/ BOSTON USA.

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por Convidado Ter Abr 05, 2011 10:12 pm

O Binão não está D'bobeira, já está prevendo D'iscussões intermináveis...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por raonirodrigues Ter Abr 05, 2011 10:49 pm

hahaha...muito boas resposta!...

Concordo que, FELIZMENTE, o instrumentos brasileiros estao crescendo e se tornando populares. E o melhor de tudo, com uma qualidade que nao deve nada aos importados. Eu, por exemplo, já toquei em fodera, smith, fenders, yamahas, musicman entre outros e nao trocaria um N.Zaganin ou Eliezer por nem destes ai.

Acho que o grande desafio seria a construção de instrumento com madeiras nacionais que cheguem no mesmo patamar de uma configuração importada. Isso faz com estes instrumentos sejam muito caros.

Dentre todos estes que eu coloquei acho que os tops sao o N.Zaganin, o Eliezer. Ainda nao testei o M.Laghus mas me parece que é alto nivel tb.

Vejo claramente que o "D`"s ainda estao abaixo da média e costumam sem mais caro do que deveria.

Essa é minha opniao é claro.
raonirodrigues
raonirodrigues
Membro

Mensagens : 125
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por André Souza Ter Abr 05, 2011 11:14 pm

Rapaz... Conversa de borracha. Rs... Rs... Acho que o encontro será um momento que facilitará algumas definições. O legal é a galera levar o máximo de baixos que puderem, principalmente os nacionais.

Tenho preferência pelos M Laghus. Já testei alguns Zaga, Elieser, Ledur, Wood, Artwood e Dharma e os que mais me agradaram por tocabilidade e som são os M Laghus. O legal é que percebo a melhora do meu Ultimate 2001 para o 2010, principalmente a tocabilidade. O JB de lá também melhorou muito desde 2009 que conheci o modelo. Outra coisa legal é a assistência técnica, para mim é fundamental.

Sá comentou uma coisa que é legal como referência de marca, prefiro ter opções na hora de escolher pré e caps por exemplo. Mas concordo que ter a cara da marca só se consegue com o máximo de customização: Som, ergonomia e estética. Percebo a Zaga, Samuel, M Laghus e outras marcas despertando para a disponibilização de prés e caps próprios. Ponto para eles.

Mas cada um com sua "verdade", a minha é a de um músico amador que pesquisa e estuda o máximo que pode. Existem muitos outros colegas que podem opinar com mais propriedade.

____________________________
"Que minhas palavras sejam breves e minhas ações eternas."
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por Craftsman Ter Abr 05, 2011 11:43 pm

raonirodrigues escreveu:... D`alegria, D`mark, D`oliveira ...

É muito D' ... só faltou o D'ahora

____________________________
Craftsman
Classe dos Artesãos >> Frater Alexander
Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagens : 2040
Localização : Rio de Janeiro

http://frateralexander.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por Cesar Passos Qua Abr 06, 2011 12:38 am

" Eliezer de Lara, N.Zaganin, D`alegria, D`mark, D`oliveira, M.Laghus, SJ...etc etc...? "

Oba Raoni, tudo bem ??? Sou meio suspeito para falar, pois sou do tipo de pessoa que dá valor ao produto nacional. Quero ver, do fundo do coração, os nossos baixos competindo com os "grandões" lá de fora.

Sobre esses citados acima, ja toquei em N.Zaganin, que é muito bom, por sinal, mas ainda prefiro o DJ5 , apesar de ser coreano. Eliezer toquei pouco mas não me convenceu, talvez precisasse de mais tempo para me adaptar e usar todos recursos que o baixo tem. Dos "D's" , toquei no três , e o unico que posso dizer que realmente gostei foi o D'Mark, tanto que tenho um OMEGA 6 cordas, e afirmo que é ótimo baixo, tanto pelo timbre peculiar ou pelo Pré, que realmente é um diferencial. O D'oliveira era muito pesado e o som ficou "meio escondido" , e o D'alegria não tinha jeito de baixo de luthier, parecia fabricado em maquinas mesmo, sem o toque artesanal das mãos de um bom luthier.

Espero ter ajudado, e que todos saibam que essa é MINHA opinião, sem desmerecer nenhum baixo citado ..........
Cesar Passos
Cesar Passos
Membro

Mensagens : 680
Localização : São Paulo-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por Guilé Qua Abr 06, 2011 8:37 am

Sá Reston escreveu:
E também não curto essa história D'e ficar colocando D' antes D'o nome, acho isso D'e um tremendo mau gosto. O Eliezer era D'Lara também, não sei se mudou.

D´+ !!!! What a Face

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por Paulo Penna Qua Abr 06, 2011 9:05 am

Ainda não tive em mãos nenhum D'eles... hehe
Mas são bem bonitos, e espero poder fazer ao menos um test drive em breve!
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por dudamir Qua Abr 06, 2011 9:19 am

Acho que o que o Sá está falando em relação à sonoridade é o desafio estratégico das marcas nacionais.

Ou bem o luthier continua como luthier e oferece baixos customs, ao gosto do comprador.

Ou bem segue a linha de fazer a sua marca e ter modelos consagrados. Para isto vc realmente tem que ter um som característico.

A Zaganin e a DeOliveira parecem ir para o segundo modelo, enquanto o Eliezer e a M. Laghus parecem ir para o primeiro.
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por Craftsman Qua Abr 06, 2011 10:06 am

Guilé escreveu:
Sá Reston escreveu:
E também não curto essa história D'e ficar colocando D' antes D'o nome, acho isso D'e um tremendo mau gosto. O Eliezer era D'Lara também, não sei se mudou.

D´+ !!!! What a Face

D'Ugaray !!! What a Face
Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagens : 2040
Localização : Rio de Janeiro

http://frateralexander.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por JAZZigo Qua Abr 06, 2011 10:10 am

"27 - Leia as FAQ's antes de postar. Isso fará com que evitemos os famigerados tópicos "quem é o melhor baixista", "qual o melhor baixo", etc..."(Regras - Fórum Contrabaixo BR)

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por Mauro Qua Abr 06, 2011 11:17 am

Só acho tudo muito caro... Não faz sentido, todos sabemos que um Fender não vale 5k, sabemos que esse preço é abuso das importadoras/lojas do brasil... Ai vem um luthier nacional e cobra os exatos 5k ou mais por um instrumento.

Deveria ser metade do preço... Ai sim mataria a concorrencia importada.
Mauro
Mauro
Membro

Mensagens : 265
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por JORGERA Qua Abr 06, 2011 11:44 am

Mauro escreveu:Só acho tudo muito caro... Não faz sentido, todos sabemos que um Fender não vale 5k, sabemos que esse preço é abuso das importadoras/lojas do brasil... Ai vem um luthier nacional e cobra os exatos 5k ou mais por um instrumento.

Deveria ser metade do preço... Ai sim mataria a concorrencia importada.

nao pode comparar um instrumento nacional feito a mao com muito um importado feito com mao de obra quase de graca na korea, Chima., Mexico e ate mesmo California com mao de obra imigrante.
os instrumenstos Custom nacional sao uma coisa os nacionais de serie sao outra totalmente diferente, Condor, Tagima e nao sei se tem algum poutro.
os precos sao mais que do que justos.
JORGERA
JORGERA
Membro

Mensagens : 2030
Localização : IMBITUBA SC/ BOSTON USA.

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por Craftsman Qua Abr 06, 2011 11:46 am

Mauro escreveu:Só acho tudo muito caro... Não faz sentido, todos sabemos que um Fender não vale 5k, sabemos que esse preço é abuso das importadoras/lojas do brasil... Ai vem um luthier nacional e cobra os exatos 5k ou mais por um instrumento.

Deveria ser metade do preço... Ai sim mataria a concorrencia importada.

Também acho caríssimo. Mas acredito que de uma forma ou de outra os luthier's acabem fornecendo um "algo a mais" que o cliente acredita que vale o que custa... perfeito. Mas de fato são preços surreais... A mim que não estou interessado em "obra prima" mas em instrumentos, que por si só, já conceituaram-se como "uma verdadeira arte por si mesmo" jamais deixaria de comprar um fender marcus miller por exemplo pra comprar um "D`eus nos acuda" da vida ai mencionados.
Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagens : 2040
Localização : Rio de Janeiro

http://frateralexander.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por allexcosta Qua Abr 06, 2011 11:56 am

Mauro escreveu:Só acho tudo muito caro... Não faz sentido, todos sabemos que um Fender não vale 5k, sabemos que esse preço é abuso das importadoras/lojas do brasil... Ai vem um luthier nacional e cobra os exatos 5k ou mais por um instrumento.

Deveria ser metade do preço... Ai sim mataria a concorrencia importada.

Me parece que você não conhece bem como funciona a produção de um instrumento em série comparado a um instrumento personalizado feito à mão...

A Fender faz 200 baixos por dia, a Fodera faz 10 a 15 por mês, a Mlaghus faz 4 a 5 por mês...

Pelo que um Mlaghus te oferece, custar o mesmo que um baixo Fender chega a ser uma barganha... Será que você tem idéia do custo que existe pra um pedaço de buckeye chegar ao Brasil? Um pedaço de Persea Indica? De Maple Burl? São madeiras importadas de figuração 4A ou 5A, enquanto a Fender trabalha com madeira usada pra caixa de fruta e prateleira (sim, alder e maple são usados para os mais diversos fins nos EUA, pois são madeiras baratas).

Além da tocabilidade de um Fodera ou Mlaghus estar anos luz à frente de qualquer Fender. R$2.500 não paga nem as madeiras usadas em um contrabaixo top nacional, quanto mais a eletrônica, hardware e tempo de construção...


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por Mauro Qua Abr 06, 2011 12:06 pm

JORGERA escreveu:nao pode comparar um instrumento nacional feito a mao com muito um importado feito com mao de obra quase de graca na korea, Chima., Mexico e ate mesmo California com mao de obra imigrante.

A cara, eu comparei extensivamente um MusicMan StingRay5 com um N.Zaganin BLB Top Plus Ambar 5 cordas e prefiro mil vezes o MM.

allexcosta escreveu:Me parece que você não conhece bem como funciona a produção de um instrumento em série comparado a um instrumento personalizado feito à mão...

Mão de obra é mão de obra, se o cara não soubesse o que está fazendo, não trabalharia na construção daquilo que constrói... A diferença realmente nem é a mão de obra em si, mas o que a própria marca pretende com aquele determinado produto. A idéia que a fender tem depende da linha que ela está construindo. Por exemplo, um baixo Fender Standard MIM serve pra atingir grande parte da população, por isso se "deixa passar" certos detalhes da construção. Já a Fender Custom shop não...

Agora vejamos um Fender Custom Shop 1960 NOS Jazz Bass, tem o preço de catálogo 3360 dolares, que são hoje aproximadamente 5400 reais. Vc quer comparar com um Zaganin ou qualquer um desses outros D's que usam geralmente cedro (nacional) e no máximo um top dessas madeiras que vc citou e custam pelo menos 6k reais?



Mauro
Mauro
Membro

Mensagens : 265
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por allexcosta Qua Abr 06, 2011 12:26 pm

Mauro escreveu:Agora vejamos um Fender Custom Shop 1960 NOS Jazz Bass, tem o preço de catálogo 3360 dolares, que são hoje aproximadamente 5400 reais. Vc quer comparar com um Zaganin ou qualquer um desses outros D's que usam geralmente cedro (nacional) e no máximo um top dessas madeiras que vc citou e custam pelo menos 6k reais?

Não é bem assim que se calcula as coisas em produção industrial... Mas deixa pra lá...

O mercado é de livre concorrência e se ninguém estivesse comprando os Zaganin eles já teriam abaixado o preço. Que bom que vivemos em um mundo onde podemos comprar o que queremos e nosso bolso permite, seja Ibanez, Fender, Zaganin, SX, Mlaghus, Eliezer ou Fodera... E viva a liberdade de comércio...


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por PauloBassPVH Qua Abr 06, 2011 12:28 pm

Eu até acho alguns customs brasileiros um pouco caros, mas também acho o preço justo pelo trabalho que se tem. eu mesmo já tive um cheruti custom, só de ficar imaginando como ele conseguiu chegar naquele nível de acabamento eu nem pensava mais no valor.
Realmente vale a pena pagar um pouco mais, algumas marcas brasileiras não deixam a desejar em nada às marcas internacionais.
Essa conversa ai é puro preconceito, falta de informação e de experiência com instrumentos de qualidade.

____________________________
Paulo Bass Pvh_Trio do Norte.
PauloBassPVH
PauloBassPVH
Membro

Mensagens : 537
Localização : Porto Velho - RO

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por Cantão Qua Abr 06, 2011 12:55 pm

Fender é Fender...eles já fabricam um monte de modelos , justamente pra pessoa poder escolher o que lhe agrade mais , mas note bem , (o que lhe agrade , entre os que eles fabricam) inclusive os custom shops.
Com um baixo de luthier , como os M Laghus , você escolhe desde os
parafusos , madeiras , ferragens , e agora , até o timbre... isso é um grande diferêncial...e vendo por essa ótica , não é caro o preço pedido...sou fã incondicional dos Fenders , minha próxima aquisição vai ser um...mas no meu caso , se fosse profissional e vivesse da música , iria querer pôr meu timbre num baixo custom , feito do jeito que eu quizesse , com madeiras e hardware que eu escolhesse.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por CG Qua Abr 06, 2011 1:59 pm

Mauro escreveu:

A cara, eu comparei extensivamente um MusicMan StingRay5 com um N.Zaganin BLB Top Plus Ambar 5 cordas e prefiro mil vezes o MM.




Para você ver como as opiniões divergem, já experimentei vários MMs e nunca achei um que me agradasse, Já os zaganins que testei, nunca achei um que fosse ruim, é o melhor baixo que toquei até hoje.

Eu acredito que o prço dos customs nacionais valem realmente o que se pede.
Para comprar hardware de primeira linha, quanto você gastaria? E se importasse legalmente esses itens?

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por Guilé Qua Abr 06, 2011 2:07 pm

Luthier é Luthier !!!

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por cvmoretti Qua Abr 06, 2011 2:29 pm

Concordo com o pessoal, baixo custom não tem comparação aos baixos de série... vc praticamente faz o instrumento do jeito que vc quer, se vc pega um luthier bom, honesto e com paixão no que faz, não tem como pegar um instrumento ruim... o problema é fazer um instrumento em um luthier que não conheça tanto de construção e eletrônica (Infelizmente tem vários por aí...)...

Em relação à comparação feita entre MM e Zaganin, aí é puramente questão de gosto nunca cheguei a testar o Zaganin... mas pelo que já vi e ouvi ambos são baixos TOP... e ainda sim prefiro o acabamento dos Zagas do que dos MM...
cvmoretti
cvmoretti
Membro

Mensagens : 716
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por Mauro Qua Abr 06, 2011 2:41 pm

CG escreveu:Para comprar hardware de primeira linha, quanto você gastaria? E se importasse legalmente esses itens?

Especificações do BLB Top Plus Ambar - 5 cordas. Segundo o site do Zaganin. Preços segundo o site da Made in Brazil e Musicware, ou seja, com o lucro da loja.

- Captação braço e ponte: "J" Seymour Duncan Bass Lines, aproximadamente 500 reais o set....

- Pré Aguilar 18 volts: aproximadamente 400,00 reais...

- Ponte: Badass II (que o próprio allex já falou no fórum que é um investimento desnecessário, pois a ponte original do fender já desempenha bem o papel) aproximadamente 350 reais

- Tarraxas: Aluminium Gotoh aproximadamente 250 reais

Total, 1500 reais. Vamos colocar mais 300 reais de potenciometro, solda, fio, jack... Fica por 1800. O valor de um desses baixos é aproximadamente 5000, por baixo...

Ou seja, as madeiras mais a mão de obra, estão custando 3200 reais.

As madeiras dele são:
Corpo: ash e Top flamed maple, braço: maple, escala: rosewood. Como diz o Allex, madeiras de caixa de fruta nos EUA.

Vejam bem, não estou duvidando da qualidade do instrumento, certamente é um ótimo baixo, tanto quanto um Fender ou MM e como muitos já falaram (e eu concordo) é puramente questão de gosto.

O que eu quis ressaltar é que não acredito que o custo de se fabricar um baixo aqui no brasil (ainda mais qnd se usa materiais nacionais como cedro, imbuia, roxinho e etc) se equipare ao custo de importar um baixo construido fora, com todos os impostos e lucros exorbitantes que são cobrados.
Mauro
Mauro
Membro

Mensagens : 265
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por CG Qua Abr 06, 2011 2:54 pm

Vi zaganins por 4.000 dilmas lá na Zaganin... Pelo seu calculo, sem o hardware, 2.200 reais "sobrariam"... Os baixos Zaganin, Mlagus, Ledur vem com nota fiscal, portanto eles pagam imposto. Pagam aluguel do lugar onde estão instalados. As madeiras específicas para luthieria não são baratas...

Fora a valorização da mão de obra do profissional que está fazendo o instrumento.


Uma pequena parábola:

Era uma vez um especialista que foi chamado para solucionar um problema com um computador de grande porte e altamente complexo…

Um computador caríssimo.

Sentado em frente ao monitor, pressionou algumas teclas, balançou a cabeça, murmurou algo para si mesmo e desligou o computador.

Tirou uma chave de fenda de seu bolso e deu volta e meia em um minúsculo parafuso.
Então, ligou o computador e verificou que tudo estava funcionando perfeitamente.
O presidente da empresa se mostrou surpreendido e ofereceu pagar a conta no mesmo instante:
__ Quanto lhe devo? – perguntou.

__ São R$ 1 mil, por favor.

__ R$ 1 mil? Por alguns minutos de trabalho? Por apertar um parafuso? Eu sei que meu computador é muito caro, mas R$ 1 mil é um valor absurdo! Pagarei somente se receber uma nota fiscal com todos os detalhes que justifique tal valor.

O especialista balançou a cabeça e saiu. Na manhã seguinte, o presidente recebeu a nota fiscal, leu com cuidado, balançou a cabeça e saiu para pagá-la no mesmo instante sem reclamar.

A nota fiscal dizia: Serviços prestados:
Apertar um parafuso……………….. R$ 1,00
Saber qual parafuso apertar………R$ 999,00

Moral da História: Valorize seu potencial

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por allexcosta Qua Abr 06, 2011 3:13 pm

Mauro escreveu:Corpo: ash e Top flamed maple, braço: maple, escala: rosewood. Como diz o Allex, madeiras de caixa de fruta nos EUA.

Opa, flamed maple e rosewood (seja qual for) são madeiras bem caras e ainda por cima importadas, portanto pagam os impostos exorbitantes do Brasil...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por Mauro Qua Abr 06, 2011 3:18 pm

CG concordo com vc cara, mas extremismos não.

Vale lembrar, já que vc citou nota fiscal e tudo, vamos pelo lado do comércio... O preço final para o consumidor de um set de seymour NUNCA vai ser igual ao preço da loja/importador. Ou seja, duvido que marcas mais organizadas como a zaganin paguem 500 reais num par de captador, por diversos fatores como quantidade, impostos diferenciados, preço de custo e etc. Ou seja, o meu chute de gastar 1800 em hardware é uma situação mto distante da real de uma empresa, e sim comprando como pessoa física.

Outro ponto, aqui mesmo no fórum temos alguns luthiers que trabalham com preços bem mais atrativos e produzem peças de ótima qualidade.

Ou então até mesmo a warmoth, um corpo de alder com top (qualquer um, pode ser flamed maple, black korina, walnute, bubinga) é 260 dolares, mais frete e 60% de imposto com o dolar de hoje em dia fica aproximadamente 900 reais.

Eu respeito quem gosta, afinal opinião não se discute, mas eu não pagaria. Agora se um baixo top nacional desse custasse 2.5 a 3k eu vendia os meus e montava um set só de zaganin rindo.

Enfim, moral da história, quem quiser valorizar, valoriza o quanto quiser, e quem quiser pagar, paga.
Mauro
Mauro
Membro

Mensagens : 265
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por Mauro Qua Abr 06, 2011 3:19 pm

allexcosta escreveu:
Mauro escreveu:Corpo: ash e Top flamed maple, braço: maple, escala: rosewood. Como diz o Allex, madeiras de caixa de fruta nos EUA.

Opa, flamed maple e rosewood (seja qual for) são madeiras bem caras e ainda por cima importadas, portanto pagam os impostos exorbitantes do Brasil...

Engraçado, na warmoth um braço de maple com rosewood custa 180 dolares, já um de maple com brazilian rosewood custa 280... Se nós temos a melhor madeira, que é supervalorizada lá, pq aqui ela fica caro?
Mauro
Mauro
Membro

Mensagens : 265
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por Dpaulo Qua Abr 06, 2011 3:25 pm

cvmoretti escreveu:.. o problema é fazer um instrumento em um luthier que não conheça tanto de construção e eletrônica (Infelizmente tem vários por aí...).....

Acho que é aí que está o ponto, temos alguns bons luthieres, que são tops mesmo, o problema é que nessa valorização de mercado, tem um bocado de marceneiro entitulado luthier que estão sendo mais valorizados do que mereceriam, e cobram caro por isso.

Um ponto que tem que ser observado é que é raro alguém que comprou um baixo de luthier e detectou algum problema aponte isso publicamente, até mesmo por vergonha de ter caído numa roubada.

Na época da Cheruti fiz um baixo com eles que o braço simplesmente não regulava, erro de projeto, o braço não suportava a tensão. E a Cheruti fazia propaganda e era caro. Levei em mais de um luthier de renome aqui em Brasília que atestaram isso. Há alguns meses atrás conversando com um funcionário da Ledur, disse que o problema foi corrigido, era erro de projeto.

Já vi baixo D'Oliveira de endorser, veja bem, o baixo não foi comprado por qualquer um, era de endorser, que veio com o braço com madeira verde, não tinha santo que regulasse o instrumento.

Já vi baixo de 6 cordas do Eliezer Lara com circuito próprio para captação ativa e ele colocou captação passiva, as frequências se anulavam, tambem atestado por luthieres de renome daqui de Brasília. Foi só um instrumento, erros acontecem, e acho que o Eliezer evoluiu muito.

O que vejo são muitos luthieres que entendem de madeiras e construção mas não de eletrônica e vice-versa.

O que torço é que o mercado de fato se ajuste e dê a César o que é de César.

Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1871
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por allexcosta Qua Abr 06, 2011 3:36 pm

Mauro escreveu:Engraçado, na warmoth um braço de maple com rosewood custa 180 dolares, já um de maple com brazilian rosewood custa 280... Se nós temos a melhor madeira, que é supervalorizada lá, pq aqui ela fica caro?

Olha, eu teria que escrever um tratado sobre a política de impostos do Brasil pra começar a te explicar porque uma matéria prima brasileira é mais cara aqui do que lá... O fato é que é... Pode fazer cálculos à vontade, se a Zaganin continuar vendendo baixos pelo preço que cobram, vão continuar cobrando o que cobram... Se você acha caro compra um SX, Condor, Fender ou qualquer outro baixo... Simples assim...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por CG Qua Abr 06, 2011 4:02 pm

Tio, quanto custa aproximadamente alguns daqueles Mlagus dos vídeos?

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por Dpaulo Qua Abr 06, 2011 4:06 pm

CG,
acho que em média uns 7 mil
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1871
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por LuizPMC Qua Abr 06, 2011 4:37 pm

Muitos pagam pelo logotipo , eu prefiro pagar pelo timbre, acabamento, tocabilidade e detalhes próprios como uma madeira exotica por exemplo, coisa que não se vê nos baixos feitos em série. Não acho caro um baixo top por 5k, 6k. Acho caro um baixo comum por 2k, 3k. Vide muitos fenders, yamahas, Ibanez etc...

Porém tem a questão do prazer, prazer em ver e ter no instrumento o mesmo logotipo do basshero preferido.

Como disse o Binão, discussão sem fim...
LuizPMC
LuizPMC
Membro

Mensagens : 115
Localização : Monsenhor Paulo - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por CG Qua Abr 06, 2011 4:40 pm

Pelo que estou percebendo, o caminho trilhado pro esse tópico está idêntico ao tópico do Fodera...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por PauloBassPVH Qua Abr 06, 2011 4:50 pm

Ehhh, já deu!!!

____________________________
Paulo Bass Pvh_Trio do Norte.
PauloBassPVH
PauloBassPVH
Membro

Mensagens : 537
Localização : Porto Velho - RO

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por dudamir Qua Abr 06, 2011 5:21 pm

allexcosta escreveu:
Mauro escreveu:Engraçado, na warmoth um braço de maple com rosewood custa 180 dolares, já um de maple com brazilian rosewood custa 280... Se nós temos a melhor madeira, que é supervalorizada lá, pq aqui ela fica caro?

Olha, eu teria que escrever um tratado sobre a política de impostos do Brasil pra começar a te explicar porque uma matéria prima brasileira é mais cara aqui do que lá... O fato é que é... Pode fazer cálculos à vontade, se a Zaganin continuar vendendo baixos pelo preço que cobram, vão continuar cobrando o que cobram... Se você acha caro compra um SX, Condor, Fender ou qualquer outro baixo... Simples assim...

Falou tudo, lei da demanda e oferta é que rege preço, não o custo de produção.

Agora vamos passar a chave, né não?
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por allexcosta Qua Abr 06, 2011 5:23 pm

PauloBassPVH escreveu:Ehhh, já deu!!!

Realmente, já deu...

Tópicos de "qual é o melhor" nunca terminam bem... Melhor é aquele que te inspira a tocar e com o qual você se sente bem, simples assim...


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor baixo custom nacional Empty Re: Melhor baixo custom nacional

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos