Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por quê 5 ou 6 cordas?

+74
edumoraes
Jordan Magave
Uchoa
leonardo.reis
rafaelravazzi
Joao Tozzi
carolll-bass
CaQuinhO
Stormbringer
Christian
fheliojr
Breno_Barnabe
Nando Medeiros
malka_aff
carimbass
bassfuria
ricardorony.boliveira
Walmir Teixeira
Fabrício Simões
gbarcelos
MarceloCol
Raphael Amin
andremega
luizalexandre
Moisés Simeão
Umbriel
rmarigo
Eduardo Tob
claudioweber
gsfteodoro
fgbass
rafael.buzzi.andrade
thiagoc
subgrave
Rick Charles
Kobeh
Fá Mendonça
brucce
Átila Moreira Cedro
bodhan
Rotiv
odntht
felpope
lobo bassman
Fabricio Bass boc
Loo
Fernando Zadá
wellrod
basslave
cvmoretti
dudamir
NeyBass
Yngway
joabi
DenisLM
bodyhammer
Thales_Sr
andrepbbass
LuCaSbass
Tonante
GusVCD
vcrz
Polli
mnincao
Cid
Guilé
fma
Binão
Silouco
allexcosta
CG
Daniel
NETOULTRA
Tarcísio Caetano
78 participantes

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por bodhan Qui Jan 10, 2013 12:40 am

allexcosta escreveu:O som naturalmente muda, pois toda a física do baixo de mais cordas é diferente, inclusive a massa do braço e as características do captador. É literalmente impossível construir um captador mais comprido que soe idêntico a um captador mais curto.
Fora isso a técnica também muda e instintivamente o baixista de 6 cordas usa regulagem mais baixa e pegada mais leve. Isso influencia também. Além de vários outros fatores.

Muito bem lembrado, Allex. Pouca gente fala sobre tais diferenças estruturais. Especialmente o braço com maior massa, que tem uma ressonância bem diferente do que de um de 4 cordas, por exemplo. Muito se fala sobre a quantidade de cordas e a real utilidade e etc, mas pouco se fala de que trata-se de um instrumento estruturalmente diferente e com resultado sonoro também diferente! Tenho um baixo de 6 cordas há dois anos que comprei mais para brincar, quase nunca uso na banda onde toco. Ironicamente, atualmente o que mais gosto nele é o timbre e a pegada leve num braço fino com pouca curvatura. As duas cordas adicionais vejo como um acessório! Gostaria muito de encontrar um baixo de 4 cordas com este tipo de timbre e pegada!
Abração!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Átila Moreira Cedro Qui Jan 10, 2013 9:39 am

Será que fui o único que começou a tocar com baixo de 5 cordas?

Para mim, quanto mais baixos eu puder ter e em mais "tipos" diferentes de baixos eu souber tocar será melhor. Serei alguém que não tem dificuldades em me adaptar a contextos diferentes.

Hoje em dia, tenho três de cinco cordas, um com braço de 35 polegadas e dois de 34 polegadas. Tento tocar com o de 34" e o de 35" todo dia. Vou tendo mais habilidade em ambos.

Quanto mais rica a estimulação, maior o aprendizado. Sendo assim, me falta urgentemente um de quatro cordas, um de 6 cordas, um fretless, um contrabaixo acústico de 4/4, etc, etc...
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagens : 1011

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por CG Qui Jan 10, 2013 11:09 am

Tenho notado, por favor me corrijam se eu estiver errado, que a quantidade de cordas depende muito da região geográfica. Os baixos de 5 e 6 cordas são mais populares no Nordeste, o pessoal no Sul prefere 5 cordas, aqui em São Paulo é mais comum o 4 cordas, os cariocas são mais ecléticos e assim por diante. Procede?

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por brucce Qui Jan 10, 2013 12:58 pm

^
Além disso ainda acho que influencia muito o meio em que se está. Meio gospel praticamente domina com 5 cordas.

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Fá Mendonça Qui Jan 10, 2013 1:22 pm

Na verdade o que influencia é o tipo de música. O Allex está aí para confirmar que em uma epóca em Salvador, se não tivesse um Warwick 5 cordas, não pegava gig. Um amigo que mora aqui em e que era de lá me contou sobre isso.

Cada estilo acaba tendo seus instrumentos característicos. Aqui em Brasília parece um pecado quando chego com meu M Laghus genesis pra tocar rock'n roll. Um dia levei um Squier JB 4 cordas e o guitarrista falou: "agora sim, um baixo de verdade!"...

____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 958
Localização : Brasília-DF

http://www.youjammer.com

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 10, 2013 1:58 pm

Salvador já teve várias fases. A do Warwick, do TRB, do TUNE, do Fernandes.

Todos com mais de 4 cordas.

Eu arriscaria dizer que até hoje existem baixistas jovens em Salvador que nunca ouviram falar em baixo de 4 cordas e se vissem um diriam que falta uma ou duas cordas.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Kobeh Sex Jan 11, 2013 3:23 pm

Fá Mendonça escreveu:Na verdade o que influencia é o tipo de música. O Allex está aí para confirmar que em uma epóca em Salvador, se não tivesse um Warwick 5 cordas, não pegava gig. Um amigo que mora aqui em e que era de lá me contou sobre isso.

Cada estilo acaba tendo seus instrumentos característicos. Aqui em Brasília parece um pecado quando chego com meu M Laghus genesis pra tocar rock'n roll. Um dia levei um Squier JB 4 cordas e o guitarrista falou: "agora sim, um baixo de verdade!"...

Pelo menos aqui no RJ dentro do cenário rock e metal oq mais vejo são baixos de 4 e 5 cordas... É quase q meio a meio. E normalmente quem toca no de 5 começou com um de 4 cordas e depois com o tempo sentiu a necessidade de ter a corda B.

Eu só devo ter visto até hoje 2 ou 3 baixistas de bandas locais usando um 6 cordas.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Rick Charles Sex Jan 11, 2013 4:21 pm

Comecei com 5 cordas, fui pras 6 cordas por um curto período, comprei um 4 cordas e ele me atende muito bem para o que eu preciso, mas futuramente vou pegar mais um 5 cordas, mas de 6 cordas não.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por subgrave Sex Jan 11, 2013 4:54 pm

CG escreveu:Tenho notado, por favor me corrijam se eu estiver errado, que a quantidade de cordas depende muito da região geográfica. Os baixos de 5 e 6 cordas são mais populares no Nordeste, o pessoal no Sul prefere 5 cordas, aqui em São Paulo é mais comum o 4 cordas, os cariocas são mais ecléticos e assim por diante. Procede?

Realmente aqui no Sul só anda aparecendo baixo de 05 cordas!

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por thiagoc Ter Fev 26, 2013 4:23 pm

acho que essa mesma discussão deva existir entre tecladistas hahahaha... 3, 4, 5 oitavas?
thiagoc
thiagoc
Membro

Mensagens : 84
Localização : curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Fev 26, 2013 5:21 pm

subgrave escreveu:Realmente aqui no Sul só anda aparecendo baixo de 05 cordas!
Conheço poucos baixistas aqui por perto que tenham baixos com mais de 4 cordas.
Ah, esqueci, Santa Catarina não é sul... é só um trechinho entre RS e PR... hehehehehehe
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por fgbass Ter Fev 26, 2013 5:42 pm

Bom, aqui vai a minha modesta opiniao sobre o assunto:
toco baixos de 6 cordas em todos os meus projetos, sendo que em um deles seria possivel tocar todas as musicas em um 4 cordas, e no outro com 5 cordas. mas desde o primeiro momento que toquei num 6 cordas percebi que era muito mais confortavel, portanto mesmo nao utilizando as notas adicionais que a B e a C proporcionam o tempo inteiro, ainda prefiro te-las la como referencia, pois acho que o braco mais largo, o espacamento reduzido e a ergonomia dos baixos de 6c em geral me dao mais confianca.

tocar um baixo de 6, 7, 10.. cordas nao deve ser encarado como apenas a adicao de notas, deve ser visto como um instrumento com caracteristicas propias, com uma tocabilidade diferente e ate uma sonoridade distinta.

____________________________
mais uma vez, perdoem a falta de acentos.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por gsfteodoro Ter Fev 26, 2013 6:22 pm

brucce escreveu:^
Além disso ainda acho que influencia muito o meio em que se está. Meio gospel praticamente domina com 5 cordas.
Confirmo. Raro ver baixista com 4 cordas dentre essa galera.

Eu fiquei com um de 6 cordas por 6 anos. A minha coluna agradece estar com baixos de 5 e/ ou 4 cordas.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por claudioweber Qua Fev 27, 2013 7:11 pm

esse tema é sempre tão polêmico quanto "será que vale tudo isso" rsrsrs.

Aprendi a tocar com 4c, depois houve a necessidade de tocar com 5c e hoje estou com um de 6c, "tudo vai da sua necessidade musical".

Quando tocava no de 5c sentia falta de notas mais agudas, quando comentava com meu amigo guitarrista que é um pouco tradicional, ele chegava em mim e dizia "pô muda pra guitarra de uma vez" hehehe.

Ouço trabalhos de baixistas de 4,5 e 6, o último álbum que baixei pra ouvir foi do jean baudin "solance", acho um som totalmente experimental e com um baixo de 11 cordas e que recomendo ouvir. Pra quem não conhece ouçam os trabalhos do Sérgio Pereira no Baixo e Voz, uma vez ele disse gostaria de ter um baixo se não me engano de 6 cordas fretless, mas seu trabalho é sempre em um 4c

uma influência a mudar para um 6c foi um workshop do Nico Assumpção que assisti no site dele.
claudioweber
claudioweber
Membro

Mensagens : 24
Localização : Campos - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por claudioweber Seg Mar 18, 2013 4:45 pm

procurando alguns videos no youtube e encontrei esse do grande Egberto explicando pq ele toca em um violão de 10 cordas. Apesar de não ter nada haver com baixo mas o conceito da necessidade do músico fica explícito nesse vido, espero que gostem!

https://www.youtube.com/watch?v=kpRwEulQ62E
claudioweber
claudioweber
Membro

Mensagens : 24
Localização : Campos - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Eduardo Tob Seg Mar 18, 2013 7:41 pm

Átila Moreira Cedro escreveu:Será que fui o único que começou a tocar com baixo de 5 cordas?

Meu primeiro foi (e é) um cinco cordas, e tenho mais dois, outro de cinco e um de 06. Nunca tive bass de 04 cordas. Praticamente todas as bandas que toquei e toco afinam em tons mais baixos, e no bass de 05 ou 06 cordas eu transponho as notas, mantendo afinação padrão. Gosto muito de não precisar ficar baixando as afinaçoes para tocar. Cogito comprar uma guitar sete cordas pelo mesmo motivo, mas aí seria mais pra estudos.

____________________________
Squier club n.40
Precision club n.29
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por rmarigo Qui Mar 21, 2013 11:04 pm

Bem no meu Edguy Cover eu utilizo a Sí somente para uma música, em outra banda de música própria não utilizo, porém para mim em ambas é indispensável pois como em boa parte das músicas utilizo pizzicato em 160/170 bpm utilizo muito a Sí como apoio aos dedos, fator que com um de 4 cordas eu perco velocidade.
rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Qui Mar 21, 2013 11:06 pm

rmarigo escreveu:Bem no meu Edguy Cover eu utilizo a Sí somente para uma música

Todas as suas linhas de baixo são ensaiadas nota por nota? scratch

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por rmarigo Sex Mar 22, 2013 12:13 am

allexcosta escreveu:
rmarigo escreveu:Bem no meu Edguy Cover eu utilizo a Sí somente para uma música

Todas as suas linhas de baixo são ensaiadas nota por nota? scratch

Como assim Allex, não entendi, nesta música a base dela é em Dó, tantos que os guitarristas também afinam as suas Mizonas tons abaixo, inclusive no refrão também utilizo a Dó e a Ré da corda Sí,

Se eu entendi a perguta, bem nesta banda eu toco nota por nota tudo certinho, em shows dependendo da minha "alegria" eu coloco algumas notas a mais solto alguns improvisos, vario com coisas básicas como sétimas e oitavas quando a linha de baixo fica muito reta, porém se a base da música é Dó é ela que vou tocar, respeitandoa como tônica, não sei se a pergunta foi essa...
rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Sex Mar 22, 2013 12:20 am

^ Não entendi bem a resposta. Deixa quieto, valeu...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por rmarigo Sex Mar 22, 2013 2:51 am

Hahaha pelo menos tentamos !!!
rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Umbriel Sáb Mar 23, 2013 6:07 pm

Meu primeiro(e unico) baixo é de 5 cordas, e escolhi ele pelo que o allexcosta falou, as notas B - C - C# - D - D#. E pretendo ter um de 6 cordas.

Essa é uma coisa que sempre me encheu a paciencia, sempre tinha um baixista que chegava e falava pro outro "Pra que mais que 4 cordas, se quer mais cordas vai tocar guitarra!" e coisas do genero, as 4 cordas sao suficiente e conseguimos fazer praticamente tudo com elas. MAS e quem busca um timbre diferente? ou gosta de algumas tecnicas que ficam muito mais dinamicas e ricas quando adicionamos uma ou duas cordas extras? Ficar colocando regras pra essas coisas nao soma em nada.

[momento mongol]
Como esse cara vai se virar nas 4 cordas? Laughing Laughing


[/momento mongol]
Umbriel
Umbriel
Membro

Mensagens : 6
Localização : Pato Branco - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Moisés Simeão Ter Abr 02, 2013 4:39 pm

Acho que a faculidade é maior.
Exagerando a questão, imagine ter que tocar uma música completa só numa corda... Seria mais pobre.
Acredito que com uma ou duas cordas a mais, você ganhe em opções.
Procurei desde cedo aprender a tocar no de 05 cordas.
Fico mais a vontade em tocar o de 05 cordas.
Abraço!

____________________________
"Quem quer fazer algo, procura um meio. Quem não quer, procura uma desculpa." - Provérbio Árabe.
Moisés Simeão
Moisés Simeão
Membro

Mensagens : 51
Localização : Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por luizalexandre Ter Abr 02, 2013 8:39 pm

Sou mais os baixos que prefiro chamar de (optimus prime dick) de 10 cordas masterrace.
Baixo de 4, 5, 6 cordas é para fracos, eu digo sempre.
kiss     kiss   kiss     kiss   kiss     kiss   kiss



facepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalmfacepalm

luizalexandre
Membro

Mensagens : 4

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por luizalexandre Ter Abr 02, 2013 8:40 pm

Umbriel escreveu:Meu primeiro(e unico) baixo é de 5 cordas, e escolhi ele pelo que o allexcosta falou, as notas B - C - C# - D - D#. E pretendo ter um de 6 cordas.

Essa é uma coisa que sempre me encheu a paciencia, sempre tinha um baixista que chegava e falava pro outro "Pra que mais que 4 cordas, se quer mais cordas vai tocar guitarra!" e coisas do genero, as 4 cordas sao suficiente e conseguimos fazer praticamente tudo com elas. MAS e quem busca um timbre diferente? ou gosta de algumas tecnicas que ficam muito mais dinamicas e ricas quando adicionamos uma ou duas cordas extras? Ficar colocando regras pra essas coisas nao soma em nada.

[momento mongol]
Como esse cara vai se virar nas 4 cordas? Laughing Laughing


[/momento mongol]

Vossa excelência foi mais rápido no gatilho.

luizalexandre
Membro

Mensagens : 4

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Moisés Simeão Ter Abr 16, 2013 4:38 pm

Sempre ouvi que o de 05 cordas era melhor PARA TRANSIÇÃO entre um baixo de quatro e um de seis.
Quem é fera no de 05 cordas, manda benzão no de 05 e no de 06 (dizem).
Acho que o de 05 cordas resolve todos os teus problemas, rs.

____________________________
"Quem quer fazer algo, procura um meio. Quem não quer, procura uma desculpa." - Provérbio Árabe.
Moisés Simeão
Moisés Simeão
Membro

Mensagens : 51
Localização : Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por DenisLM Ter Abr 16, 2013 5:01 pm

interessante ver esses tópicos desenterrados, vários banidos e sumidos... Laughing

DenisLM escreveu:logo logo um de 10 cordas aparece porae...

notme

Razz

é não é que foi verdade mesmo! Very Happy
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por andremega Qua Jun 05, 2013 5:24 pm

^Pai DenisLM do Baixão!!! kkkkk


É interessante ver essa discussão, e como é difundida a idéia de que ter mais corda é evolução do que tem menos!

Para quem aprendeu a tocar o instrumento, a dificuldade de ir de 6 para 4, o contrário ou passar a usar um 5 é a mesma: um periodo de adaptação, normalmente curto.

Lembro de um depoimento do Ze Eduardo falando sobre o Nico, que o mesmo, quando foi fazer com ele o famoso Wood pediu para colocar mais uma corda (ele já usava o de 6), e o Zé perguntou: quer mais um dedo também não?

Nesse exato momento vejo um video do Marcus Miller e seu JB 4 cordas. Mas tem lá no palco um JB 5 cordas! Já o Nico só usou 6 cordas a partir de um ponto. Algum deles é melhor que o outro pelo numero de cordas? Pra mim fica claro que sabem usar cada recurso que o instrumentos possui.

Se pensarmos que o instrumento é uma ferramenta para o músico se expressar, é necessário somente que quem o usa saiba o que fazer com ele. Não interessa o tipo de construção.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Qua Jun 05, 2013 5:44 pm

^ Tudo isso é verdade, mas há situações criadas em um baixo de extensão maior que simplesmente não podem ser criadas em outro baixo. Nico ou Patitucci teriam uma linguagem completamente diferente se tocassem baixos de 4 ou 5 cordas o que, aliás, acontece nas poucas gravações desses músicos com esse tipo de baixo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por andremega Qua Jun 05, 2013 6:12 pm

^sim, sim, é justamente o ponto onde o instrumentista se expressa. Falamos a mesma coisa. Alguns sentem necessidade de registro mais agudos, mais velocidade de notas, conseguir fazer um acorde completo até com tensões... é a forma de se expressar.

A maioria do pessoal gosta do 5 cordas porque dá mais notas graves. Porém tem gente que usa acrescentando uma C aguda e não a B grave. Tem gente que usa o 6 cordas colocando C e F agudas e não B grave e C aguda como usual. São poucos os que os utilizam, mas estão aí. É a adequação do instrumento ao discurso. E por isso o tal baixo do Nico foi feito com 26 casa (isso lá em 1987, acho) e não com 24. Um tom para ele acrescentava bastante coisa. Pro Miller não acrescenta nada, pois não é sua linguagem.

Acho que essa percepção que devemos ter, para que se acabe o discurso do "pra que tantas cordas" e que o numero de cordas para um iniciante deixe de ser tabu.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Qua Jun 05, 2013 6:15 pm

andremega escreveu:Acho que essa percepção que devemos ter, para que se acabe o discurso do "pra que tantas cordas" e que o numero de cordas para um iniciante deixe de ser tabu.

Sem dúvida. É uma discussão tão infantil que nem merece a atenção de quem tem um pouco mais de entendimento.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por CG Qua Jun 05, 2013 6:20 pm

allexcosta escreveu:
Sem dúvida. É uma discussão tão infantil que nem merece a atenção de quem tem um pouco mais de entendimento.

claps Perfect!!!!

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Raphael Amin Seg Jun 10, 2013 1:47 pm

Confesso que as vezes sinto falta da Sizona. ahn

____________________________
"Uma revolução poderá talvez causar a queda do despotismo pessoal ou de uma opressão cúpida e ambiciosa, mas não estará jamais na origem de uma verdadeira reforma da maneira de pensar; novos preconceitos servirão, assim como os antigos, de rédeas ao maior número,  incapaz de refletir." Immanuel Kant
Raphael Amin
Raphael Amin
Membro

Mensagens : 376
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por MarceloCol Seg Jun 24, 2013 8:14 pm

Bom ^^

Fiz questão de ler o tópico do inicio ao fim (demorou ^^), pois achei muito interessante o tema ^^

Como quase tudo que foi dito aqui se trata de opinião pessoal, vou contribuir com a minha opinião:

Sou um baixista vergonhoso, que toca mal pra caramba, e mesmo eu, senti falta de uma 5ª corda um dia...
Tenho meu Precision Jazz 4C e não pretendo me desfazer dele quando comprar meu 5C (pretendo sim)

Simplesmente porque, de vez em quando toco com um 5C de um amigo e percebo que a teoria de um amigo baterista pode ser "transportada" para o baixo.

Ele de tempos em tempos tira/recoloca um tom na bateria quando vai tocar, para se obrigar a criar novas formas de tocar o que sempre tocou.

Tocando nesse baixo do meu amigo, tenho experimentado a mesma coisa, quando pego o de 5 cordas, me obrigo a experimentar novas regiões, novas opções de graves, "novos" arpejos.... e quando volto para meu 4C, tenho que me "readaptar"....

Acho muito valida a experiencia e aconselho a todos.
Porém, é minha humilde opinião....
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por gbarcelos Ter Ago 06, 2013 7:13 pm

É possível alguém gostar(se sentir confortável) com um baixo de 4 c e 6 c, mas não gostar de um baixo de 5 cordas?
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por DenisLM Ter Ago 06, 2013 7:51 pm

gbarcelos escreveu:É possível alguém gostar(se sentir confortável) com um baixo de 4 c e 6 c, mas não gostar de um baixo de 5 cordas?
sim, eu não sou fã de 5 cordas.
só tive 1, (meu primeiro baixo) e depois foram só 4 ou 6 cordas. (10 não conta Razz)

na verdade foram dois, tive um baixolão de 5 cordas. Neutral 
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Fabrício Simões Qui Ago 08, 2013 1:26 pm

Uma vez uns garotos da minha cidade resolveram montar uma banda, e no dia das audições pra baixista me chamaram para "ajudar".
Era Fátima (Capital) Tempo Perdido (Legião) e Whisky a Gogo (Roupa Nova).
Teve um baixista (até mais velho que os garotos) que tocava as músicas apenas com o indicador, 80% das notas na E e 20% na A. facepalm 
Pra ele um baixo de 02 cordas é o top...
Fabrício Simões
Fabrício Simões
Membro

Mensagens : 39
Localização : corinto-mg

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Walmir Teixeira Seg Ago 19, 2013 2:30 am

Sabe o que vejo quase 99% das vezes, nos baixistas que usam 5 e 6 cordas???? Eles tocam errado!!! No lugar errado no braço e não sabem usar as notas: B, C, C#, D e D# como trunfo! (momento certo)

Ps. Anthony jackson é a maior referência, de como tocar certo o bass de 6 cordas... Assistam o video dele com Michel camilo.

Abrass
Walmir Teixeira
Walmir Teixeira
Membro

Mensagens : 136
Localização : Porto Velho

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por ricardorony.boliveira Seg Ago 19, 2013 2:03 pm

Desculpa a minha ignorância, mas penso que o fator fundamental, a diferença entre um 4c e 5c, esteja nas distâncias entre as cordas.
Comecei com o de 4c mas depois que comprei um de 5c, ajustei e regulei o bichin e passei umas horas me "adaptando" na tocabilidade, acabei encostando por um tempo o de 4c, rsrs.
Achei muito mais confortável de tocar o 5c. O de 4c também estava com a regulagem que gosto também.
Bom, enfim, opinião minha que não poderá corresponder a outros músicos da clave de fá.
Abraços
ricardorony.boliveira
ricardorony.boliveira
Membro

Mensagens : 68
Localização : DF

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por subgrave Seg Ago 19, 2013 2:19 pm

ricardorony.boliveira escreveu:Desculpa a minha ignorância, mas penso que o fator fundamental, a diferença entre um 4c e 5c, esteja nas distâncias entre as cordas.
É, nada a ver, realmente existem alguns baixos de 05 cordas com espaçamento reduzido, mas tem também os com espaçamento adequado.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 19, 2013 2:35 pm

Eu já acho que a diferença fundamental entre um 4 cordas e um 5 cordas é uma corda.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por bassfuria Seg Ago 19, 2013 2:38 pm

subgrave escreveu:
ricardorony.boliveira escreveu:Desculpa a minha ignorância, mas penso que o fator fundamental, a diferença entre um 4c e 5c, esteja nas distâncias entre as cordas.
É, nada a ver, realmente existem alguns baixos de 05 cordas com espaçamento reduzido, mas tem também os com espaçamento adequado.
Adequado pro gosto de cada um... Atualmente tenho usado praticamente baixos com braço de ratio 7,25 (Fender USA Vintage 74 Ri e Music Man Stingray Classic 5), são bem mais finos do que os convencionais entre 9,5 e 10 de ratio... E proporcionalmente a minha altura, 1,88cm, tenho mãos grandes e me sinto absurdamente confortável usando baixos com essas medidas de braço, tanto para Slap quanto pizzicato...

Estava negociando um Sadowsky UV70 5 cordas, mas apareceu uma boa oportunidade de comprar um Fender USA Marcus Miller V com um preço super baixo, vou dar uma olhada no baixo, mas como são poucas opções no mercado para baixos Jazz Bass 5 cordas com braço de 7,25 de Ratio...

____________________________
Curso Básico Sobre Edição de Post's - Como Utilizar o Multi - Quote - Regras de netiqueta para fóruns - TODOS LEIAM
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por CG Seg Ago 19, 2013 9:09 pm

Eu já acho que a diferença entre um 4 cordas e um 5 cordas são 3 notas.

notme

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 19, 2013 9:44 pm

^ 5 não?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por CG Seg Ago 19, 2013 9:46 pm

Tio, tu sabes que eu curto um Drop-D com a Xtender...rsrsrsrsrrsr

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por andremega Seg Ago 19, 2013 10:12 pm

^kkkkkk

pensou rápido, eim, CG?

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por CG Seg Ago 19, 2013 10:19 pm

andremega escreveu:^kkkkkk

pensou rápido, eim, CG?
Isso já foi discutido em outro tópico... hahahahhaahahahahahaha

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por carimbass Seg Ago 19, 2013 10:20 pm

CG escreveu:Tio, tu sabes que eu curto um Drop-D com a Xtender...rsrsrsrsrrsr
Nesse caso seriam 2 nao? ( D e D# )Question 

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por andremega Seg Ago 19, 2013 10:31 pm

Sim. Aí faltam  B, C e C# que a xtender não chegam. Portanto são 5 notas para o 4 cordas regular e 3 para a  xtender.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por CG Seg Ago 19, 2013 10:52 pm

carimbass escreveu:
CG escreveu:Tio, tu sabes que eu curto um Drop-D com a Xtender...rsrsrsrsrrsr
Nesse caso seriam 2 nao? ( D e D# )Question 
A diferença seriam 5 mas eu tenho 2, então a diferença é de 3 notas....

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 3 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos