Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvidas na instalação de potenciometros!

+9
Renato
LBorges
Motta.Salazar
lcalazans
NETOULTRA
CG
Cantão
Thales_Sr
Marck
13 participantes

Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por Marck Dom maio 15, 2011 9:43 pm

Fala ae gallera! Beleza?

Bom hoje comecei a trabalhar no desenho elétrico de um aparelho que eu pretendo montar que vai funcionar com o circuito todo em 127v,sem transformador de entrada,nem de saida. Mas ai,no desenrolar do planejamento desse meu aparelho,eu vi que eu vou precisar de um potenciometro na frente dele que controle a quantidade de energia que eu vá mandar pro circuito na hora que eu precisar de mais ou menos potência. Como se fosse um botão de volume.. so que isso tem que funcionar com energia.

Exemplo: Se a rede elétrica ta mandando 109v na tomada,o meu potenciometro NO MAXIMO tem que deixar passar 108v. Logo,se eu colocar o potenciometro no meio ele tem que deixar passar somente 54v.

So que a minha dúvida é:

Se o potenciometro recebe 108v e so manda 54 como no exemplo que eu dei,ele ta meio que segurando uma carga eletrica e recebendo cada vez mais,portanto essa carga que ele segura não pode afeta-lo?

Ou eu necessitaria de um capacitor antes do potenciometro? e como instalar corretamente o capacitor nessa circunstancia?


Como hoje é domingo,as lojas de material elétrico estão fechadas,portanto tirei o dia pra pensar a respeito desse meu novo projeto,e tirar todas as minhas dúvidas antes de monta-lo. Very Happy

me ajudem ai gallera!
abraços
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por Thales_Sr Dom maio 15, 2011 10:00 pm

Cara, ligação "rabo quente" (sem transformador) não é utilizada por motivos de segurança.
Eu recomendo não dar prosseguimento a um projeto desse tipo.

Enfim, explique detalhadamente o que você quer fazer, que posso tentar te ajudar. Sugiro conversarmos bastante antes de você fazer qualquer coisa, pois mexer com tensão da rede elétrica é bastante perigoso, e pelo que pude perceber, você não tem experiência nessa área.
Não se precipite em montar algo pra "ver no que dá" pois o resultado pode ser desastroso.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por Cantão Dom maio 15, 2011 10:15 pm

Olha o Mark ai de novo querendo por fogo no barraco...rsrsrs...brother , siga as orientações do Thales , é o cara certo pra te ajudar...e boa sorte...abraço... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21781
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por CG Dom maio 15, 2011 10:28 pm

Mark, de uma lidinha no conteúdo do link abaixo:

http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_10.pdf

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por NETOULTRA Dom maio 15, 2011 10:32 pm

O que leva um cidadao a querer construir uma cadeira elétrica???

____________________________
Foi você que pediu...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por lcalazans Seg maio 16, 2011 2:29 pm

Caro Thales, agradeço pela ajuda. up

____________________________
Round's the bests !
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por Marck Seg maio 16, 2011 8:14 pm

Tales,poo eu tenho pensado horas e hyoras a respeito do principio da amplificação.
Eu quebro a cabeça em cima daquele principio de testar alto falante sabe?

que você pega uma pilha e liga um fio do falçante em cada polo da pilha manja?

so que consigerando o principio de que a pilha tem apenas 1v ou 1.5,é uma potencia baixa,justamente pra não f**** o falante..

A Minha ideia é fazer um treco arcaico desse,tenho uns falantes velhos aqui ia testar com eles...

A Minha ideia é pegar a energia filtrada de acordo com a potencia que eu quero e ja manda o sinal de som junto com a energia direto proout das caixas... considerando o tanto de coisa que ia ter(fêmea de saida,mais o cabo,mais o cabo entre a entrada da caixa até o falante) isso ja ia proporcionar uma perda de sinal capaz de "amrtecer" essa força toda que seria impressa nos falantes mesmo com o knob que controla a energia num volume baixo..

Mas hoje a tarde tive pensando. É muita coisa trabalhar com 110v. E um processo arcaico,que é praticamente ignorante.

Tava pensando em botar um transformadr de entrada na energia,antes de ir pro potenciometro,bota um tranformador que receba 100v e mande uns 50v por ai. Acho que ja é uma boa né?

Eu sei que estou indo contra alguns principios. Uma potencia possui uma caralhada de coisa entre capacitores,resistores e tal. Mas o principio dela,é uma coisa muito simples.

Minha ideia é montar algo desse tipo. Acho que se eu colocar um transformado de entrada,ja pode ser algo legal né?
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por CG Seg maio 16, 2011 8:20 pm

Marck essa tensão é muito alta, você vai explodir as caixas e a instalação elétrica da sua casa.

Vou te dar uma dica, conheça os componentes eletrônicos em primeiro lugar, entenda o que é um resistor, um diodo, um capacitor e um transistor, depois disso faça experiências simples....


Última edição por CG em Seg maio 16, 2011 11:03 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : assassinato a língua pátria.)

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por Marck Seg maio 16, 2011 8:46 pm

então,eu sei o que é cada uma dessas peças,e o que eas fazem. A Charada é
montar a por** do negocio,e botar cada uma no seu devido lugar com a
sua devida importancia.

Mas a criação dessa potencia so com tranformador,me dispertou mutas ideias,pelo principio ser simples,e ter fundamento.
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por Motta.Salazar Seg maio 16, 2011 10:54 pm

O que eu nao entendi com base no seu projeto e:
Pra que q vc vai usar esse circuito?
Sem a parte eletronica, ele seria apenas um oscilador....meio sem utilidade, sem proposito.

Fora que 50V, mesmo que vc use componentes de potencia e bem alto, em geral se trabalha com menos que isso, fora os riscos...
Motta.Salazar
Motta.Salazar
Membro

Mensagens : 187
Localização : Espirito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por Thales_Sr Seg maio 16, 2011 11:01 pm

Marck, se quiser estourar tudo e, quem sabe, sua mão, braços e quem sabe, olhos e afins, faça.
Se você tem amor à sua vida e às suas coisas, desista disso agora.
Sugiro tentar algo menos arriscado, como uma cirurgia cardíaca ou um transplante de rim.

Antes de fazer qualquer coisa na área de eletrônica de potência, primeiro tem que conhecer o mínimo de eletrônica e pra que serve cada componente, PELO MENOS.

Em poucas palavras, DESISTA desse projeto enquanto não fizer ao menos um curso básico em eletrônica. ELETRICIDADE PODE MATAR.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por CG Seg maio 16, 2011 11:10 pm

Só para você ter uma idéia do estrago que pode acontecer:

No meu projeto de TCC eu estava utilizando uma fonte de computador para alimentar o cnc, eu precisava colocar um resistor na linha de 5V para conseguir uma corrente alta na linha de 12V. Esse resistor de 25W encostou em uma madeira e quase coloca fogo no projeto, ainda bem que viram isso a tempo.

Imagine você trabalhando com 50V...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por LBorges Ter maio 17, 2011 8:23 am

Bom ta faltando varias considerações básicas da eletrônica. AC ou DC ( Pilha = DC e Luz da tomada = AC? Vai Transformar, retificar e limitar a tensão e corrente com um só transformador, como? Qual a potencia de operação de cada componente? Onde está a segurança do circuito, quem vai queimar primeiro antes de estourar o disjuntor do local? Esse circuito vai gerar energia em forma de calor, quanto??

Tem varias coisas na eletrônica antes de ir juntando os fiozinhos... Inclusive até pequenas tensões podem causar danos. Pense nisso...
LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por Marck Ter maio 17, 2011 6:35 pm

é,pode crer,vou tentar pegar um esquema de amplificador ja existente,e montar um novo em cima,levar pra um professor de eletronica ver se tem fundamento.

é que tipo,eu queria fazer uma parada diferente dos outreos amplificadores,mas acho que vou fazer um similar primeiro pra depois passar aos extremos.

Mas ai,so por curiosidade,com quanto de energia mais ou menos se trabalha um amplificador de médio porte?

valeu ai gallera..
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por Renato Qua maio 18, 2011 8:21 am

Marck, vai no endereço abaixo e dá uma boa sapeada por lá... Muitos projetos de amps, pedais, fontes, etc... É um fórum especializado em eletrônica "faça você mesmo", além do site com projetos diversos.

http://www.handmades.com.br/forum/

http://www.handmades.com.br

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por Thales_Sr Qua maio 18, 2011 11:52 am

Mas ai,so por curiosidade,com quanto de energia mais ou menos se trabalha um amplificador de médio porte?
O que seria "médio porte" pra você?

Enfim, um chute inicial é pegar a potência de saída e multiplicar por 1.5, caso o amplificador seja classe B.

Minha sugestão se mantém, não mexa com amplificadores se você não sabe nada de eletrônica. Aprenda primeiro o que são os componentes, pra que serve cada um, leis de ohm, leis de kirchoff, ou seja, faça um curso de eletrônica básica antes de começar a mexer com amplificadores.

Depois comece com amplificadores de pequena potência (3w, 10w), e só depois de entender MUITO BEM o que está acontecendo, passe pra qualquer projeto maior.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por DenisLM Qua maio 18, 2011 2:10 pm

Duvidas na instalação de potenciometros! Face
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por basslave Qua maio 18, 2011 2:27 pm

Na boa...
Duvidas na instalação de potenciometros! Issovaidarmerda02vidade


isso vai dar m****

____________________________
Youtube bloqueado? usa https que resolve up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por allexcosta Qua maio 18, 2011 2:30 pm

Marck escreveu:Mas ai,so por curiosidade,com quanto de energia mais ou menos se trabalha um amplificador de médio porte?

Isso está nas especificações e diagramas de qualquer amp. Se você não consegue descobrir isso, como quer montar um amp? scratch

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54495
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por Yngway Qua maio 18, 2011 2:40 pm

Rapaz, se seus pais um dia entrarem no fórum e verem seus tópicos vão ter cabelos brancos mais cedo que o normal.

Já que você gosta tanto da área, por que não faz um curso de eletrônica? Quem sabe não tem aí uma nova empresa de amplificadores de qualidade no mercado futuro...

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas na instalação de potenciometros! Empty Re: Duvidas na instalação de potenciometros!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos