Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

+13
Yngway
lsardeiro
Victor
Cayo Castro
jgs
Luizão
GilliamGatto
Gomba
Christian
Cantão
allexcosta
andre#1
nefelibass
17 participantes

Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por nefelibass Sáb Jul 16, 2011 12:00 pm

Eu ja ouvi muita gente dizer isso por conta das cartilagens e etc que se o musico estralar demais os dedos
vc vai perdendo mobilidade e agilidade. Isso é fato mesmo? Se é prejudicial ou nao, como isso ocorre?
nefelibass
nefelibass
Membro

Mensagens : 109
Localização : Brasilia - Gama -DF

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5260938809784482292

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por andre#1 Sáb Jul 16, 2011 12:16 pm

Particularmente,

não faço idéia.
Dei uma pesquisada de leve no google...
e encontrei dois blogs que debatem esse assunto:

http://www.dialogosuniversitarios.com.br/pagina.php?id=2356

http://fisioterapiahumberto.blogspot.com/2010/06/estalar-os-dedos-faz-mal.html

A após ler, confesso que fiquei com mais dúvidas. Laughing
Mas se eu fosse dar um pitaco, diria que alongar antes de fazer um exercicio é bom.
Essas coisas são que nem alimento... hoje faz bem para isso... amanhã não mais.... e depois volta a ser útil. Rolling Eyes
Agora... ficar estalando os dedos toda hora e sem necessidade que deve ser prejudicial.
andre#1
andre#1
Membro

Mensagens : 9
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 16, 2011 12:39 pm

Eu comecei com uns 5 ou 6 e nunca parei.

Até agora, sem problemas...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por nefelibass Sáb Jul 16, 2011 12:41 pm

Pois é, eu tb estralo e nao sinto diferença nao...

nefelibass
nefelibass
Membro

Mensagens : 109
Localização : Brasilia - Gama -DF

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5260938809784482292

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por Cantão Sáb Jul 16, 2011 12:42 pm

Eu tenho mania de estalar os dedos desde quando tinha 12 anos...até agora não me prejudicou...mas vamos ver daqui pra frente... Very Happy
Ah ...e já temos um tópico falando sobre o assunto.

https://www.contrabaixobr.com/t9414-estalar-os-dedos-pessimo-habito-para-nos-musicos

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por nefelibass Sáb Jul 16, 2011 12:45 pm

Cantão eu vi ooutro post e vi uns caras justificando fisiologicamente...
Acumulo de liquido cartilagem...é dessas coisas que tenho medo.
vai que com o tempo rola algo nos dedos sei lá. playing
quero tocar ate ficar velho.
nefelibass
nefelibass
Membro

Mensagens : 109
Localização : Brasilia - Gama -DF

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5260938809784482292

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por Christian Sáb Jul 16, 2011 12:45 pm

o estalo nada mais nada menos que dentro da cavidade articular, a pressão é menor que fora, você esta fazendo isso para expandir ela ou mesmo aumentar a lubrificação do liquido sinovial, ja que parado gera uma certa viscosidade. eles engrossam sim o calibre da articulação mas a nível pequeno, nunca vi ninguem que ficasse impossibilitado por isso.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por Gomba Sáb Jul 16, 2011 1:04 pm

Vi uma vez em um site que um cara resolveu estalar os dedos de uma mão por vários anos e da outra não. E não teve nenhuma diferença...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por nefelibass Sáb Jul 16, 2011 1:05 pm

affraid
nefelibass
nefelibass
Membro

Mensagens : 109
Localização : Brasilia - Gama -DF

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5260938809784482292

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por GilliamGatto Sáb Jul 16, 2011 1:22 pm

Nossa eu estalo os dedos desde da adolescência e até agora não vi nada de direrente.
GilliamGatto
GilliamGatto
Membro

Mensagens : 1560
Localização : PR

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por Gomba Sáb Jul 16, 2011 1:28 pm

esse é um tema recorrente já. Vá vi topicos aqui sobre esse assunto umas 4x
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por Luizão Sáb Jul 16, 2011 1:49 pm

eu sempre estralo os dedos antes de tocar e acho melhor

____________________________
Gospel Club #86 | Clube dos baixistas amantes de UFC #09 | Contrabaixo BR FC #11 | Jazz Bass Clube #20[i]
Luizão
Luizão
Membro

Mensagens : 194
Localização : Formosa-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por jgs Sáb Jul 16, 2011 1:58 pm

se fosse assim acho que meu joelho nao mexia mais. ele estrala sem meu controle...

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por Cayo Castro Sáb Jul 16, 2011 2:05 pm

Diz a lenda que sim....

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por Victor Sáb Jul 23, 2011 1:46 am

depende ate que idade vc que tocar
se quiser parar com uns 40 ou 50 continue estralando bem muito
Victor
Victor
Membro

Mensagens : 41
Localização : joão pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por lsardeiro Sáb Jul 23, 2011 6:51 am

cara, acho que depende de uma série de fatores de ordem individual. Depende da sua composição física, etc etc... eu tenho alguns problemas de formação óssea (não sei se é bem isso) que me fizeram abandonar uma carreira profissional com música e estalar dedos, ombro e etc piora um pouco a situação. E penso que eu estava tocando razoavelmente, indo por um bom caminho. A sensação de alívio é grande na hora que se estala (um ombro, por exemplo, quando está doendo), mas o acúmulo de liquido sinovial - em mim, pelo menos - leva a piorar a minha bursite (Curiosamente, ela começou a aparecer quando eu descobri, por volta dos 16 anos, que conseguia estalar o ombro. Hoje tenho 31 e não me livrei dela...).

Eu diria que, se estalar por sí só (as vezes acontece, como o joelho do amigo acima), vá lá (apesar de possivelmente indicar alguma coisa faltando em termos de musculatura), mas se puder evitar ficar estalando, melhor. Uma coisa é certa, porém: FAZER SEMPRE ALONGAMENTOS, ANTES E DEPOIS DE ESTUDO, ENSAIO, SHOW ETC ETC. Isso ajuda a manter tudo em dia e você não perde mais que 10 minutos para fazê-los... Repito, porém: cada caso é um caso...

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 23, 2011 8:52 am

Victor escreveu:depende ate que idade vc que tocar
se quiser parar com uns 40 ou 50 continue estralando bem muito

Alguma evidência ou estudo controlado que comprove essa afirmativa?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por Victor Sáb Jul 23, 2011 11:13 am

bem não sei... mas com certeza com o passar do tempo nossas articulações
não são as mesmas... um exemplo são os jogadores de futebol e outros atletas, mas falando do caso dos jogadores de futebol... vemos muitos casos de problemas com as articulações do joelho que é exposto a muito uso

não sei se to certo... mas acho que faz algum sentido, pois conheço algums musicos de idade que se queixam de perderem um pouco velocidade e mobilidade... acho que é bom evitar apesar que estralar os dedos é uma tentação
Victor
Victor
Membro

Mensagens : 41
Localização : joão pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 23, 2011 11:28 am

Victor escreveu:bem não sei... mas com certeza com o passar do tempo nossas articulações
não são as mesmas... um exemplo são os jogadores de futebol e outros atletas, mas falando do caso dos jogadores de futebol... vemos muitos casos de problemas com as articulações do joelho que é exposto a muito uso

não sei se to certo... mas acho que faz algum sentido, pois conheço algums musicos de idade que se queixam de perderem um pouco velocidade e mobilidade... acho que é bom evitar apesar que estralar os dedos é uma tentação

Desculpe, não entendi o que estalar os dedos tem a ver com sua argumentação. Pelo seu texto você parece dizer que as articulações mudam com o tempo, fato indiscutível. Aonde está o estalar de dedos nessa história?

Você quer dizer que um músico que não estala toca até os 70 enquanto aquele que estala não passa dos 50? É isso? Se sim, existe alguma evidência comprovada ou não desse fato?

Grato.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por Yngway Sáb Jul 23, 2011 11:40 am

De acordo com fontes altamente confiáveis, o problema não é o ato em si, mas o por que você faz.

Algumas vezes o estalar dos dedos se deve ao nervo ou tendão se deslocando, não apenas bolhas de ar nas articulações. Nesse caso você estaria contribuido sim a problemas sérios na mão como tendinite.

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por samuelcps Sáb Jul 23, 2011 3:03 pm

Bom
como Professor de Educacao Fisica, sendo da area.. nunca ouvi de um estudo ou de alguem que comprovasse isto. Alguns fisioterapeutas falam que pode ser prejudicial, mas também sem argumentos.
Um pequeno comentario de um site de fisioterapia ''Porém, quando ele não causa dor, não há motivo para preocupação! É uma reação natural do organismo a um estímulo.

O barulho que você escuta ao puxar os dedos, por exemplo, é resultado de uma diferença de pressão.O líquido que está de um dos lados da articulação para passa para o outro lado quando você estica ou pressiona alguma parte do corpo. É desta passagem que vem o barulho.''

Alguns estalos, como deslocamento de tendoes, ou quando o nervo cruza a articulacao, sao extremamente doloridos! Um destes podem ser sentidos em algumas pessoas, nao todas, em alguns movimentos devido a variacoes anatomicas e estes podem machucar, devido a uma questao mecanica... Mas estes nao sao os estalos comuns e estimulados pelas pessoas.


Referente ao que o nosso amigo falou de velocidade... vamos pensar...
Sobre jogadores de futebol e atletas, podemos falar que eles trabalham no limite das articulacoes e musculaturas, tanto que em todas sua carreira eles adquirem diversas lesoes. Devemos pensar que eles NAO SAO MODELOS DE SAUDE, assim como fisiculturistas nao sao e diversas outras coisas que a midia fala tambem nao sao. Sabemos que um amplificador que duraria 5 anos, se tocado 1 ano com o SOM NO MAXIMO se desgasta muito mais rapido.. Nosso corpo é assim tambem, apesar de se adaptar, se forcarmos ele sempre ao maximo, comprometemos a qualidade dele.

A perda de velocidade de musicos, pode se dar ao processo de envelhecimento normal, onde a nossa musculatura em si envelhece ou devido a tendinites, ou LERs ou DORTs (que no caso encaixa). Mas em relacao aos musicos eu diria que é até menos perceptivel, Devido a massa muscular necessaria para tal movimento. Um tiro de 100m exige que voce ative praticamente toda musculatura do corpo. Enquanto para tocar o baixo rapidamente ou uma guitarra, é uma pequena porcao de musculatura, sem contar que um musculo bem treinado, se utiliza de diversas unidades motoras (feixes musculares diferentes de um mesmo musculo), para realizar a contracao, podendo variar entre si para que a atividade continue...

Nao sei se ficou confuso.. mas para concluir
Envelhecer ou ter doencas osteomusculares é mais significativo para perda de velocidade do que estalar os dedos.
Estalar os dedos não vão danificar as estruturas da articulacao A NAO SER que cause dor ou esteja gerando uma luxacao da estrutura, que com o tempo pode gerar um tipo de instabilidade articular e causar algum problema coordenativo ou algum tipo de dor.
Vale lembrar que musicos tambem nao sao meramente atletas dos dedos... Existe sim um grande condicionamento e velocidade, mas a parte definitiva para tal pratica é a coordenacao motora e nao a resistencia fisica. Como muitas vezes a coordenacao motora do musico É MUITO bem treinada, mesmo com o envelhecimento, onde esta coordenacao é prejudicada, não chega a atrapalhar o musico (ou pode chegar.. dependendo do caso, da idade, do nivel do musico.. enfim...)

deu pra abosorver alguma coisa ou joguei muita ideia?


OBS: Apesar do site nao ser cientifico, da para perceber que quem escreveu nao quis especular e não encontrei informacoes erradas.

Fonte: Formado em Bacharel de Ed Fisica e http://www.facafisioterapia.net/2011/01/os-estalos-nas-articulacoes.html


Última edição por samuelcps em Sáb Jul 23, 2011 3:08 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Fonte)

____________________________
You gotta move.. gotta move with the rythm.
You gotta swing... gotta swing as you want.
samuelcps
samuelcps
Membro

Mensagens : 266
Localização : Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por samuelcps Sáb Jul 23, 2011 3:10 pm

lsardeiro escreveu:cara, acho que depende de uma série de fatores de ordem individual. Depende da sua composição física, etc etc... eu tenho alguns problemas de formação óssea (não sei se é bem isso) que me fizeram abandonar uma carreira profissional com música e estalar dedos, ombro e etc piora um pouco a situação. E penso que eu estava tocando razoavelmente, indo por um bom caminho. A sensação de alívio é grande na hora que se estala (um ombro, por exemplo, quando está doendo), mas o acúmulo de liquido sinovial - em mim, pelo menos - leva a piorar a minha bursite (Curiosamente, ela começou a aparecer quando eu descobri, por volta dos 16 anos, que conseguia estalar o ombro. Hoje tenho 31 e não me livrei dela...).

Eu diria que, se estalar por sí só (as vezes acontece, como o joelho do amigo acima), vá lá (apesar de possivelmente indicar alguma coisa faltando em termos de musculatura), mas se puder evitar ficar estalando, melhor. Uma coisa é certa, porém: FAZER SEMPRE ALONGAMENTOS, ANTES E DEPOIS DE ESTUDO, ENSAIO, SHOW ETC ETC. Isso ajuda a manter tudo em dia e você não perde mais que 10 minutos para fazê-los... Repito, porém: cada caso é um caso...

A sua dor no ombro pode ser devido a um acromio ganchoso, neste caso o estalo é referente ao osso cotucando o musculo\bursa... Voce ja foi ver isto com um medico?
Se for o acromio ganchoso só pode ser resolvido com musculacao (muito amenizado, mas no momento que perder massa muscular, o problema volta) ou cirurgia..

____________________________
You gotta move.. gotta move with the rythm.
You gotta swing... gotta swing as you want.
samuelcps
samuelcps
Membro

Mensagens : 266
Localização : Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por samuelcps Sáb Jul 23, 2011 3:12 pm

Christian escreveu:o estalo nada mais nada menos que dentro da cavidade articular, a pressão é menor que fora, você esta fazendo isso para expandir ela ou mesmo aumentar a lubrificação do liquido sinovial, ja que parado gera uma certa viscosidade. eles engrossam sim o calibre da articulação mas a nível pequeno, nunca vi ninguem que ficasse impossibilitado por isso.

Não.. não engrossam, nao existe fonte segura que diga isto. O engrossamento da articulacao é normal com o ganho da idade.

nefelibass escreveu:Cantão eu vi ooutro post e vi uns caras justificando fisiologicamente...
Acumulo de liquido cartilagem...é dessas coisas que tenho medo.
vai que com o tempo rola algo nos dedos sei lá. playing
quero tocar ate ficar velho.

nao existe como o liquido sinivial sair da articulacao... apenas por rompimento da capsular articular mesma.. ai nao sera um simples estalo e será seguido de muita dor, inchaço e perda de mobilidade aguda devido a dor... precisando de tratamento medico\fisioterapia... o liquido sinovial ja fica acumulado proximo a cartilagem.. isto existe para lubrificar a aritulacao e evitar o contato direto entre os ossos.. este contato direto entre ossos, poderia gerar o desgaste dos mesmos.. e se fosse assim, ficariamos mais baixos por andar, mas temos cartilagens e liquido sinovial que gera uma lubrificacao interna da capsula articular (capsula que envolve nossas articulacoes sinoviais.. nao sao todas articulacoes que tem elas, mas todas que tem grande amplitude de movimento (mais de 30 graus, tem esta capsula)


poxa desculpa pelas 3 mensagens... vi que tinha esquecido de responder algumas duvidas, e fiz um novo post...


Última edição por samuelcps em Sáb Jul 23, 2011 3:19 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : novo quote)

____________________________
You gotta move.. gotta move with the rythm.
You gotta swing... gotta swing as you want.
samuelcps
samuelcps
Membro

Mensagens : 266
Localização : Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por lsardeiro Sáb Jul 23, 2011 7:17 pm

samuelcps escreveu:

A sua dor no ombro pode ser devido a um acromio ganchoso, neste caso o estalo é referente ao osso cotucando o musculo\bursa... Voce ja foi ver isto com um medico?
Se for o acromio ganchoso só pode ser resolvido com musculacao (muito amenizado, mas no momento que perder massa muscular, o problema volta) ou cirurgia..

cara, já fui e fiz uma ressonância. É de fato algum osso do ombro que comprime não sei o que não sei onde. Isso acaba inflamando tudo e eu não faço cirurgia nem lascando. A musculação resolveria mesmo? Minha fisioterapeuta nunca me deixou fazer musculação...

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por lsardeiro Sáb Jul 23, 2011 7:23 pm

allexcosta escreveu:

Desculpe, não entendi o que estalar os dedos tem a ver com sua argumentação. Pelo seu texto você parece dizer que as articulações mudam com o tempo, fato indiscutível. Aonde está o estalar de dedos nessa história?

Você quer dizer que um músico que não estala toca até os 70 enquanto aquele que estala não passa dos 50? É isso? Se sim, existe alguma evidência comprovada ou não desse fato?

Grato.

Alexandre, você sabe bem que já houve um tempo em que ficou comprovado que a terra estava no centro do universo, que o átomo era como uma bola de bilhar e que era impossível a atração à distância. A ciência e a evidência científica não merecem essa confiança toda que você tá depositando nelas... rs rs rs (é melhor acreditar em algo fundamentado, concordo. Mas não pelo simples fato de se tratar de um estudo científico...).

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 23, 2011 7:46 pm

^ A evidência empírica que tenho é que estalo os dedos desde sempre sem nenhum problema. Outras tantas pessoas dizem isso. O colega afirmou que se você quiser parar com 40 ou 50 continue estalando. Pra uma afirmativa drástica dessas eu preciso de evidência.

Entendo que pelo raciocínio de filósofo nada é absoluto e tal, mas em medicina são feitos estudos específicos com milhares de indivíduos, drogas e tratamentos diversos, comprimidos de placebo, etc e os resultados são bastante satisfatórios de um ponto de vista estatístico e científico.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por samuelcps Sáb Jul 23, 2011 8:04 pm

lsardeiro escreveu:
samuelcps escreveu:

A sua dor no ombro pode ser devido a um acromio ganchoso, neste caso o estalo é referente ao osso cotucando o musculo\bursa... Voce ja foi ver isto com um medico?
Se for o acromio ganchoso só pode ser resolvido com musculacao (muito amenizado, mas no momento que perder massa muscular, o problema volta) ou cirurgia..

cara, já fui e fiz uma ressonância. É de fato algum osso do ombro que comprime não sei o que não sei onde. Isso acaba inflamando tudo e eu não faço cirurgia nem lascando. A musculação resolveria mesmo? Minha fisioterapeuta nunca me deixou fazer musculação...

cara... nao sei porque ela nao te deixa fazer musculacao...
o que voce nao pode fazer é qualquer exercicio com carga que cause elevacao do ombro a mais de 60 graus. agora nao lembro se sao 60 ou se sao 90.. vai depender do caso, da gravidade.. se esta inflamado ou nao... caso contrario pode inflamar mais... voce deve evitar movimentacoes acima da cabeca.. mas voce tem que exercitar o ombro para aumentar a massa muscular do manguito rotador e fortalecer os tendoes. aumentando a massa muscular voce dificulta o acesso do acromio ganchoso aos tendoes e à bursite.

Quando falo de musculacao.. nao falo que voce tem que ficar bombado ok? Espero que isto esteja claro..
Eu nao sou fisioterapeuta e nem é esta minha funcao, até porque nao posso te prescrever exercicios com funcao de reabilitacao. Nao sou qualificado para isto, mas de acordo com a minha experiencia, nao vejo porque restringir a musculacao. É claro que cadda caso é um caso, e as vezes, o teu sendo mais grave, realmente nao pode musculacao.
O que eu conheco é: poucos profissionais de Ed Fisica qualificados para lidar com situacoes deste tipo no mercado (o que gera medo em fisioterapeutas), entao um treino errado, pode realmente piorar o caso. No entanto aposto que a fisioterapeuta faz diversos exercicios com elastico e etc, e isto nada mais é do que o mesmo principio da musculacao, apenas com diferenca de carga. A musculacao pode levar a um passo além no ganho de massa.

Tente conversar mais um pouco com sua fisioterapeuta, e insista que o problema te incomoda. Se ele ou ela te falar que voce tem que viver com isto, muda de fisioterapeuta. Se não, aposto que ela trará solucoes e exercicios novos. Alguns profissionais se acomodam quando veem seu cliente ou seu paciente se acomodando, mas isto está errado.

Apenas para falar disto... os casos na populacao de problemas com acromio sao vastos e comuns. Inclusive eu ja tive bursite uma vez. Um ortopedista muito competente que eu fui me explicou todo problema e disse: faz exercicio pra biceps e pra manguito rotador. Deste entao nunca mais tive problemas no ombro... Jogava rugby (peso 70kg, e pra quem conhece o esporte, sabe que isto é pouquissimo) e jogo futebol, fazia musculacao e dava aulas de tenis. Nunca tive problemas nem com levantar peso nem com quedas ou esforco.
Nunca mais tive problemas com o ombro. Mas tive um trabalho constante de fortalecimento.

Só para deixar claro, que um problema no ombro, não deve ser problema seu, e sim problema dos seus profissionais da saúde para resolvê-lo. Evite de se entupir de analgesicos e anti inflamatorios, pois muitas vezes soh mascara a situacao...


E ah.. o Allex perguntou de alguma evidencia... atualmente a ciencia possui metodos extremamente diferenciados dos metodos utilizados antigamento. O que causa um desmanche de paradigmas impostos no passado. Mas sabemos que antigamente o atomo era uma 'bola de bilhar' devido aos recursos da epoca. Os nossos recursos hoje, nao apontam nada quanto a estalar dedos. Ninguem aparece com problemas no medico por estalar dedos. Nunca vi nenhum medico diagnosticando ninguem que eu conhecia com algum problema por estalar dedos. Ninguem aqui provavelmente conhece ninguem diretamente que estalar dedos causa problema, e olha que aí temos uma vasta quantidade de pessoas. Os medicos apenas especulam em relacao a isto, porque tambem nao fazem pesquisas a respeito disto, e se nao fazem é porque realmente nao importa muito. Se nao os depoimentos seriam mais ricos de informacao. Hoje em dia tem especialista pra tudo, e se houvesse problemas com estalar dedos os medicos ja estariam com especializacoes em estalos de dedos e clinicas especializadas em fazer as pessoas pararem de estalar os dedos. Brincadeiras a parte, me calo quando ouvir uma explicacao cientifica comprovada de que estalar dedos causa problemas, porque até hoje nunca nem ouvi falar de um caso sequer disto.

____________________________
You gotta move.. gotta move with the rythm.
You gotta swing... gotta swing as you want.
samuelcps
samuelcps
Membro

Mensagens : 266
Localização : Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por lsardeiro Sáb Jul 23, 2011 8:20 pm

^ cara, apelou. Quando chama de filósofo assim é lasca. É pra matar e desautorizar logo o argumento. Laughing E olha que minha formação nem é nas coisas loucas da filosofia, que envolve essas coisas de absoluto e tal, mas justamente na justificação do método científico.

Só estou dizendo que mesmo a tal da medicina é válida somente até surgir um estudo novo e blá blá blá... e a satisfação surge só do ponto de vista de que os benefícios que causam são maiores que os prejuízos. Não duvido da utilidade da medicina e da ciência. Só que aquela receita da vó pode ter os mesmo efeitos práticos (mesmo que a vó não consiga jamais explicar por que as coisas funcionam daquele jeito). E nesse ponto coisas como "estalar os dedos pode diminuir sua vida útil", ainda que não apoiadas em estudos estatísticos e trabalhos com grupos de controle, talvez surtam os mesmos resultados para fins práticos (ou talvez não, enfim). (perceba que não falo de absoluto e fundamento e tal... digo somente para fins práticos. Quer dizer: funciona igualzinho).

Ou seja, no fim às vezes é a mesma porcaria. E por isso, só por isso, acho que desautorizar uma suspeita pelo fato dela não ser baseada em método científico é fechar o olho para alguma coisa possivelmente boa. (Lembrando que muito estudos de medicina partem dessa premissa. Observam alguma coisa que tem dado certo no dia a dia das pessoas leigas e passam a buscar uma explicação para aquele fato. Acabam chegando à construção de algum medicamento novo ou nova teoria a partir de afirmações nunca comprovadas antes...).

Não digo que você está errado. Só digo que está sendo muito radical.

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por lsardeiro Sáb Jul 23, 2011 8:34 pm

SAMUELCPS,

valeu pela dica, cara. Na verdade, já desisti de procurar solução há algum tempo. Deixei pra lá mesmo. Esse lance da fisioterapeuta se deu quando eu tinha 20 anos... veja que já se passaram 11 anos. Mas como estou querendo retomar um pouco de música, vou procurar isso. Se eu não tocar ou usar muito computador, não me incomoda. Porém, o mínimo esforço repetitivo (e não de carga) é o suficiente para me detonar (apertar o botão do mouse, por exemplo).

e sobre essa questão da evidência científica, vamos deixar essa coisa pra lá. Não tem futuro. Porque perceba que se pode pensar "como não existem clínicas especializadas, então não é comum", mas pode acontecer também de isso só prejudicar uma parte muito específica da população, ou seja, os músicos (e nem todos eles). E pela demanda ser talvez pequena, isso não teria ensejado a criação de estudos especializados e tal. Mas veja que para justificar isso eu precisaria de um estudo sociológico. Então a gente ficaria aqui discutindo isso no "acho isso e acho aquilo" e no fim todos terão razão mesmo... eu só tava defendendo que o simples nome "ciência" não é suficiente para desabonar uma crença, um costume ou uma suspeita. Até porque a própria definição de ciência e conhecimento científico muda muito na história (então se a conversa é evidência, tomemos a evidência histórica. Veja-se a medicina cartesiana, que causou furor no século XVII e seu fundamento não eram evidências empíricas. Ou a medicina galênica, que apesar de empírica compreendia o próprio corpo de uma maneira bem diferente da nossa).

mas por que diachos a gente chegou nesse papo chato mermo, hein? Quem quiser estalar, estale. Quem achar que não deve, não estale. Por que tem que haver um fundamento?

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por samuelcps Dom Jul 24, 2011 3:45 am

olha,.. concordo na questao de papo chato.. ! haha.. abracos e cuida do ombro ein...

____________________________
You gotta move.. gotta move with the rythm.
You gotta swing... gotta swing as you want.
samuelcps
samuelcps
Membro

Mensagens : 266
Localização : Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por allexcosta Dom Jul 24, 2011 9:02 am

Pelo que entendo um dos grandes problemas da junta do ombro é o fato do deltóide anterior e lateral serem bastante fortes, pois as atividades do dia-a-dia exigem muito dessas inserções e o deltóide posterior ser uma inserção do músculo geralmente fraca, pois é pouco usada.

Muito da fisioterapia de ombro consiste em um fortalecimento do deltóide posterior através de exercícios expecíficos e alongamento. Isso gera uma maior estabilidade da junta do ombro, diminuição da dor e maior amplitude de movimentos.

Mais info:

http://www.exrx.net/Lists/ExList/ShouldWt.html



Última edição por allexcosta em Dom Jul 24, 2011 1:04 pm, editado 2 vez(es)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por lsardeiro Dom Jul 24, 2011 10:50 am

é só no meu, ou tá aparecendo star wars no de todo mundo?

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por allexcosta Dom Jul 24, 2011 1:04 pm

lsardeiro escreveu:é só no meu, ou tá aparecendo star wars no de todo mundo?

Parece que o site das imagens não aceita hyperlinks. Já consertei lá.

http://www.exrx.net/Lists/ExList/ShouldWt.html

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por lsardeiro Dom Jul 24, 2011 1:15 pm

valeu, véio.

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por samuelcps Dom Jul 24, 2011 1:49 pm

aqui tem um site legal explicando a sindrome do impacto e fala do acromio ganchoso
http://ombroecotovelo.net/ombro-impacto.html
neste caso a prioridade é fortalecimento do manguito rotador... no entanto o fortalecimento do deltoide anterior também é legal para evitar problemas posturais e diversas outras dores que sao comuns do dia a dia.

estes exercicios que o allex passou sao bem legais.. e diversos deles tambem fortalecem o manguito rotador. apenas tome cuidado com os exercicios se decidir fazê-los. comece com poucas repeticoes e pouca carga (as vezes alguns deles podem ser feitos segurando livros, ou até objetos de pouco peso), e aumente gradualmente. na primeira semana nao é necessario nem sentir sinal de exaustao no musculo.

____________________________
You gotta move.. gotta move with the rythm.
You gotta swing... gotta swing as you want.
samuelcps
samuelcps
Membro

Mensagens : 266
Localização : Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por allexcosta Dom Jul 24, 2011 2:14 pm

^ Pelo que entendo é impossível se isolar o manguito já que é uma rede de tendões dentro da junta, correto? O problema que vejo é que muita gente decide fortalecer os ombros e entra em uma série pesada de desenvolvimento, o que não é recomendado no caso do Léo. Estranho também o fato da fisioterapeuta dele não permitir o uso de pesos, pois alongamento e fortalecimento da área geralmente são as duas coisas fundamentais nesse tipo de lesão. Obviamente isso seria antes de se recomendar uma raspagem ou procedimento similar.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por samuelcps Dom Jul 24, 2011 2:29 pm

É dificilimo isolar o manguito sim... Até porque alguns dos movimentos que eles realizam, outros musculos do ombro também atuam. E só nao falo que é impossivel, porque vai saber né, hahah, mas nao conheco nenhum exercicio que isole... assim como boa parte dos outros musculos do nosso corpo, é muito dificil isolá-los, pois funcionam sinergicamente. Nem é interessante necessariamente isolá-los. Depende é claro do proposito, mas neste caso não há motivo. No entanto é possivel dar foco. Exercicios que proporcionam rotacao interna e rotacao externa, da posicao neutra do ombro com o cotovelo a 90 graus, exercita prioritariamente o manguito rotador.
O manguito rotador eh como uma rede de musculos e tendoes, boa observacao. Sao quatro musculos que funcionam mantendo o ombro onde ele deve estar. Caso haja rompimento, é comum haver luxacoes e diversos outros problemas. O trabalho desta musculatura, é necessario para manter o ombro estavel e evitar contatos da bursa com o acromio ganchoso, que resulta na inflamacao.

Muitas pessoas leigas confundem os processos. Quando falamos em fortalecimento do corpo, ou de qualquer atleta, o primeiro passo é um nucleo estavel, ou seja, o abdomem. Assim como nas articulacoes, o primeiro passo para fortalecimento das mesmas, é achar o grupo de musculos que representa o nucleo dela ou que causa a estabilidade da mesma. No caso do ombro seria o manguito rotador.
Apenas para ter ideia, imagine uma forca induzindo seu ombro a ser deslocado. Observando origem e insercao do deltoide, voce acha que eles realizam a tracao para mante-lo no lugar? Dependendo da forca sim, mas dependendo da forca, o nosso corpo recorre ao manguito rotador e a outros musculos, até como o peitoral.

____________________________
You gotta move.. gotta move with the rythm.
You gotta swing... gotta swing as you want.
samuelcps
samuelcps
Membro

Mensagens : 266
Localização : Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por allexcosta Dom Jul 24, 2011 2:37 pm

^ Entendi... up

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por Victor Ter Jul 26, 2011 5:27 am

esse assunto ta redendo hein ... Maluco
quando eu defendi que há prejuizos em estralar os dedos e disse:

Victor escreveu:depende ate que idade vc que tocar
se quiser parar com uns 40 ou 50 continue estralando bem muito

tive na verdade a intenção de usar sacarmos ligado a ironia sobre o assunto,
não quis dizer literalmente... Jornal

mas agora comprovo cientificamente:

"Estalar os dedos também tem seu lado ruim. Os estalos influenciam na produção e na composição do líquido interno das juntas, o que pode causar engrossamento, dor, perda de flexibilidade e de força nos dedos. Os efeitos ainda se agravam ao fazer desta ação um hábito."

fragmento do texto feito por conhecedor da area.
quem quiser se informar mais a respeito ta aew o link: http://www.dialogosuniversitarios.com.br/pagina.php?id=2356
valeu pessoal...
Victor
Victor
Membro

Mensagens : 41
Localização : joão pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por allexcosta Ter Jul 26, 2011 8:33 am

Victor escreveu:mas agora comprovo cientificamente:

Esse texto é tão científico quanto uma matéria sobre Física Quântica escrita pela Xuxa... Laughing

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por samuelcps Ter Jul 26, 2011 8:52 am

Peraí.. vamos olhar esta justificativa do texto
"O ruído do estalo se deve a uma interação entre o fluido sinovial, que lubrifica as articulações, e as próprias articulações. Durante um estalo de dedos, os ossos da articulação se separaram, alongando – assim – a cápsula de tecido conectivo. Com isso, há uma descompressão do fluido, o que resulta em uma relativa insolubilidade dos gases antes dissolvidos no fluido. Estes gases logo se depositam na cápsula da articulação. No próximo estalo dos dedos, dependendo do alongamento e da descompressão, as bolhas de gases estouraram, provocando o desejado alívio e o conhecido barulho entre os ossos."
Como que uma bolha de gas estoura? Existe combustão dentro de nossas capsulas articulares? Isto devido à força mecanica? Elas fogem das nossas capsulas articulares que nem irrigação tem direito e que o liquido é "lacrado" lá dentro? Físicos (ou quimicos): Me expliquem isto: como um gás que está dissolvido, fica insolúvel e combustível dentro do meio? Ele não estaria

Ah.. e:
"De acordo com a Cooperativa dos Professores de Anatomia e Fisiologia, os resultados de um estudo realizado por Raymond Brodeur revelaram não existir ligação aparente entre o estalo de articulações e a artrite. "
100+. O teu próprio texto se contradiz.

____________________________
You gotta move.. gotta move with the rythm.
You gotta swing... gotta swing as you want.
samuelcps
samuelcps
Membro

Mensagens : 266
Localização : Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por lsardeiro Ter Jul 26, 2011 9:14 am

^rapaz, deve ter algum bozó favorecendo essa discussão... vou mandar pro descarrego...

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por Nord Qua Jul 27, 2011 11:14 am

Galera, sobre esse assunto minha contribuição é:
Acredito que estalar seja ruim pelo simples fato de eu estalar quase todas as partes do corpo quando me alongo... Se fosse algo normal, aconteceria com todo mundo.
Fora o fato de que ainda não saí da condição de sedentário, não vejo mais ligação alguma entre Estalo vs Bem-estar.
notme
Nord
Nord
Membro

Mensagens : 42
Localização : São Luís, MA

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por bec2010 Dom Jul 31, 2011 10:35 pm

Eu estalo os dedos várias vezes por dias, e faço isso fazem muitos anos, muitos mesmo, e não notei nada de diferente...

bec2010
Banido

Mensagens : 136
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por Davi Motta Seg Ago 01, 2011 10:40 am

Eu também estralo há anos e nada... Às vezes dá uma travada no dedo quando estou tocando, mas nada com uma estralada básica não resolva... srsrsrsr

O ruim é no frio, parece que vão quebrar os dedos.. hahaha

____________________________
https://www.youtube.com/davimotta
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 01, 2011 11:08 am

Davi Motta escreveu:O ruim é no frio, parece que vão quebrar os dedos.. hahaha

Pode crer. Até o mestre sofre...


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por lsardeiro Seg Ago 01, 2011 2:58 pm

^zoorra, como se pronuncia o nome do homem mesmo? "Victor rrû"? Sempre pensei que fosse algo como "Victor Útem"...

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 01, 2011 3:14 pm

^ A pronúncia Americana é Uú-æn. O Americano em geral não pronuncia esse tipo de "T", assim como na palavra Manhattan, que se pronuncia Mæn-rré-n ou "carton", que vira car-un.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade? Empty Re: Mito ou realidade - Estralar os dedos, causa perda de mobilidade?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos