Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acompanhamento utilizando inversões

+8
fma
Rdg Bass
DUDUBASS
Amagomes
VINIPRO7
Fá Mendonça
allexcosta
Nord
12 participantes

Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Nord Sáb Jul 16, 2011 7:48 pm

Olá, caros amigos do grave,
Passei por um sufoco ao [tentar] acompanhar certo rapaz que estava a visitar a igreja que na qual me congrego. Eis o caso: ele cumprimentou-me e perguntou se eu sabia tocar uma e outra musica antiga, e respondi que "qualquer coisa, dá-se um jeito", certo de que não seria difícil por conhecer os acordes essenciais das músicas. Entretanto, ele começa a tocar a primeira música no violão e eu identifiquei o tom e pus-me a tentar acompanhá-lo, todavia sem sucesso, pois o mesmo utilizava-se de inversões. Primeiro, tentei tocar no baixo as notas dos acordes que o vi tocar, porém seguia pela direita e ele pela esquerda. Após, tentei tocar apenas as notas do bordão que ele tocava. Assim, ele deixou de fazer inversões e tocava apenas os acordes, deixando a mim a dificílima tarefa de imaginar qual seria a nota da inversão que deveria tocar [3ª, 5ª, 7ª ou se a tônica mesmo].
Por fim, acabei por largar o baixo e acompanhá-lo solando a música na guitarra. Embarassed
Alguém poderia me ensinar como proceder ao encarar no contrabaixo músicas que apresentem inversões??
Nord
Nord
Membro

Mensagens : 42
Localização : São Luís, MA

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 16, 2011 7:57 pm

Nord escreveu:Alguém poderia me ensinar como proceder ao encarar no contrabaixo músicas que apresentem inversões??

Você precisa reconhecer o acorde usando a audição, não a visão...

É só isso...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Fá Mendonça Sáb Jul 16, 2011 8:06 pm

Geralmente o violonista ou pianista vão tocar a ponta do acorde e as inversões ficam a cargo do baixo, pois se um está invertendo e o outro não, na mesma região, fica bem esquisito.

Para inverter os acordes você precisa pensar na linha mais linear possível e ir fazendo essas inversões, desde que isso não atrapalhe o conjunto.

Você precisa conhecer bem a harmonia e melodia da música.

Ex.: a música Fato Consumado do Djavan.

No começo tem-se uma cadencia I - VI7 - II - V. tem gente que toca G7M - G#dim - Am7 - D7. Nessa harmonia, você pode colocar o baixo em E no acorde de G#dim, formando o acorde E7(b9)...

É bom ter o conhecimento dos acordes e suas tensões e aí é só deixar fluir...

Não sei quem falou, mas é bem isso: o acorde só é definido quando o baixista decide que nora vai tocar.

Não se esqueça que o baixo andando em quartas é muito utilizado na música popular, por causa da cadência II-V-I então as vezes é melhor não inverter nesses casos...

____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 958
Localização : Brasília-DF

http://www.youjammer.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Nord Sáb Jul 16, 2011 9:26 pm

Querido Jesus, tenha piedade da minha alma...
Entendi perfeitamente a resposta do allexcosta, mas a sua, Fá Mendonça, realmente me deixou um tanto confuso. Estou agora com uma vontade massiva de estudar e entender sobre contrabaixo tanto quanto você, mas confesso que estou completamente perdido. Minhas 'andanças' com esse instrumento eram puramente "toca a cabeça da nota que já está bom..." e pouco acresciam à minha formação como baixista. Tens por acaso alguma indicação sobre o quê devo estudar?
Nord
Nord
Membro

Mensagens : 42
Localização : São Luís, MA

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Fá Mendonça Sáb Jul 16, 2011 9:34 pm

Cara, é fundamental o baixista ter conhecimento de harmonia. Te aconselho o livro do Ian Guest: harmonia método prático, volumes 1 e 2. Os livros do Almir Chediak também são bons, mas a didática não é lá essas coisas.

Não se esqueça que esses estudos vão te servir de base para vc ficar livre e fazer aquilo que lhe agrada e sirva na música, mas com propriedade.

Nesse assunto de inversão de acordes é legal conversar com pianistas, eles podem te ajudar muito...

____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 958
Localização : Brasília-DF

http://www.youjammer.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Nord Sáb Jul 16, 2011 9:41 pm

É a segunda vez que me emociono neste fórum (a primeira foi ao ler a "Carta Oficial de Boas Vindas!!!"). Acredito que estou no lugar certo para aprender a tocar bem esse instrumento. Descobri inversões dando aula de teclado para minha namorada, mas nunca havia me importado em estudar o assunto mais a fundo. A partir de amanhã irei montar samples para improvisar no baixo e compreender meu estilo e minha pegada. Obrigado pela ajuda.^^
Nord
Nord
Membro

Mensagens : 42
Localização : São Luís, MA

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por VINIPRO7 Dom Jul 17, 2011 12:07 am

Não é um assunto muito fácil, principalmente para quem não tem um ouvido apurado mas aos poucos você consegue assimilar. A maioria das inversões (principalmente nas músicas gospel), são a inversão da terça do 5º grau, ex:
no tom C é B/G, em D A/C#, se vc for só marcar use somente a nota invertida, mas se for montar a linha leve em consideração o o restante do acorde, e legal estudar os arpegios das inversões para não criar "choques" na música.
VINIPRO7
VINIPRO7
Membro

Mensagens : 38
Localização : SÃO GONÇALO

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Amagomes Dom Jul 17, 2011 1:49 am

Fá Mendonça escreveu:Cara, é fundamental o baixista ter conhecimento de harmonia.

Fundamentalíssimo!!

Se vc conhecia as músicas e identificou o tom, neste caso, bastava fazer o simples,digo, se vc conhece campo harmônico, do contrário ,mesmo identificando o tom corre o risco de se enrolar...pra começo de conversa, pode ser que identifique o tom errado ( Ex: A música "Meu Altar" da IB Nova Jerusalém começa em Bb, mas o tom é F...). Se o baixista conhece harmonia e vai acompanhar um violonista ,quem determina se o acorde vai soar como inversão é ele ( o baixo), pois vc sabe que recursos pode e como utilizar.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Fá Mendonça Dom Jul 17, 2011 9:11 am

VINIPRO7 escreveu:Não é um assunto muito fácil, principalmente para quem não tem um ouvido apurado mas aos poucos você consegue assimilar. A maioria das inversões (principalmente nas músicas gospel), são a inversão da terça do 5º grau, ex:
no tom C é B/G, em D A/C#, se vc for só marcar use somente a nota invertida, mas se for montar a linha leve em consideração o o restante do acorde, e legal estudar os arpegios das inversões para não criar "choques" na música.

Só corrigindo um erro de digitação: O acorde seria G/B e não B/G. Very Happy

____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 958
Localização : Brasília-DF

http://www.youjammer.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por VINIPRO7 Dom Jul 17, 2011 11:48 am

ops! desculpem a falha
VINIPRO7
VINIPRO7
Membro

Mensagens : 38
Localização : SÃO GONÇALO

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por DUDUBASS Dom Jul 17, 2011 12:35 pm

Galera, na boa, mas de cara pra acompanhar uma música sem conhecer os acordes é no ouvido mesmo.... pois se fosse preciso entender de harmonia muitos músicos profissionais nem tocar tocavam, ex: Dominguinhos.
Mas claro que o conhecimento de harmonia, campo harmônico, tonalidade, inversões, arpejos, acordes, escalas, escalas por acordes, é extremamente importante, mas o ouvido é o cara.... Eu mesmo já estudei muito isso e ainda estudo(teoria), e me arrependo de não ter trabalhado muito mais o meu ouvido antes. Todos os grandes músicos, aqueles feras, tem ouvidos sensacionais e isso é o que os faz ser o que são.
Não estou dizendo que a teoria não é importante, mas que o ouvido é "o cara" isso é sim...

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Rdg Bass Dom Jul 17, 2011 12:40 pm

Acrescentando ao que já foi dito:?

G7 (9) equivalente G7/B que foi dito, equivalente Bm7(b5) que e é o famoso Dominante sem fundamental.

G7 (b9) equivalente Bº

D7/F# pode ser F#º (b13)

D7/A equivalente Am6

Deve-se tomar muito cuidado para não enfraquecer o acorde, por isso o ouvido é fundamental.

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Amagomes Dom Jul 17, 2011 12:58 pm

DUDUBASS escreveu:Galera, na boa, mas de cara pra acompanhar uma música sem conhecer os acordes é no ouvido mesmo.... pois se fosse preciso entender de harmonia muitos músicos profissionais nem tocar tocavam, ex: Dominguinhos.

Exato...no ouvido e não "no olho",como o Allex comentou lá em cima. Só dois comentários...

1- Precisar,pode até ser que não precise mas facilita muito...principalmente aqueles que não são tão bem dotados de ouvido...

2- Quem disse que o Dominguinhos não entende de harmonia...? Talvez não didaticamente, mas entende muito. Sou muito fã desse cara, a meu ver um dos maiores músicos brasileiros vivos...
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por DUDUBASS Dom Jul 17, 2011 1:19 pm

Amagomes escreveu:
DUDUBASS escreveu:Galera, na boa, mas de cara pra acompanhar uma música sem conhecer os acordes é no ouvido mesmo.... pois se fosse preciso entender de harmonia muitos músicos profissionais nem tocar tocavam, ex: Dominguinhos.

Exato...no ouvido e não "no olho",como o Allex comentou lá em cima. Só dois comentários...

1- Precisar,pode até ser que não precise mas facilita muito...principalmente aqueles que não são tão bem dotados de ouvido...

2- Quem disse que o Dominguinhos não entende de harmonia...? Talvez não didaticamente, mas entende muito. Sou muito fã desse cara, a meu ver um dos maiores músicos brasileiros vivos...


Conheço gente que já tocou com o mestre Dominguinhos e me disseram que o conhecimento dele é somente auditivo.


____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Fá Mendonça Dom Jul 17, 2011 1:45 pm

Realmente o ouvido tem a maior importância em todo esse processo, pois com conhecimento de causa ou não é ele quem vai te "dizer" se ficou bom ou não. A minha resposta foi em relação à dúvida do colega sobre como utilizar inversões.

Nesse caso, é tão importante quanto ter um ouvido bem desenvolvido, saber o que está fazendo. Após aprender tudo isso e ouvir muito diferentes harmonias em diferentes contextos, a coisa vai fluir naturalmente.

Ex.: No Choro a inversão de acordes é muito mais comum do que no pop. Isso o ouvido ensina muito bem... Mas quais as inversões são feitas e porque, a teoria ensina muito bem também...

O ouvido é o maior bem que o músico possui, acima de qualquer instrumento, teoria. Mas uma coisa não exclui a outra...

____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 958
Localização : Brasília-DF

http://www.youjammer.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Amagomes Dom Jul 17, 2011 2:34 pm

DUDUBASS escreveu:
Amagomes escreveu:

2- Quem disse que o Dominguinhos não entende de harmonia...? Talvez não didaticamente, mas entende muito.
Conheço gente que já tocou com o mestre Dominguinhos e me disseram que o conhecimento dele é somente auditivo.


Foi o que eu disse...
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por allexcosta Dom Jul 17, 2011 4:09 pm

DUDUBASS escreveu:Galera, na boa, mas de cara pra acompanhar uma música sem conhecer os acordes é no ouvido mesmo.... pois se fosse preciso entender de harmonia muitos músicos profissionais nem tocar tocavam, ex: Dominguinhos.

Na verdade quem estuda muita harmonia e conhece tudo do assunto busca exatamente esse Nirvana musical no qual Dominguinhos se encontra, onde tuco acontece naturalmente, sem necessidade do raciocínio interferir na arte...


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Nord Dom Jul 17, 2011 4:14 pm

Hoje pela manhã encontrei o bendito rapaz que havia tocado na igreja. Após alguns minutos rindo à beça do meu "engasgo", ele falou exatamente o que o Amagomes falou: "Se tu conhece a harmonia da musica e quer acompanhar o violinista, é tu quem decide as inversões". Desculpem meu erro de procurar os acordes com a visão em vez da audição Razz
E eu realmente estava montando a linha de baixo com notas dos acordes, e fiquei indeciso e nervoso sem necessidade alguma. Como o allexcosta falou, "ser baixista é saber quando não tocar". Eu meti a cara a tapa e.... levei tapa! Mas nada que um pouco de estudo e treino não possa resolver. xD
abraço e ótima semana a todo!^^
Nord
Nord
Membro

Mensagens : 42
Localização : São Luís, MA

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por fma Seg Jul 18, 2011 11:18 am

Rdg Bass escreveu:Acrescentando ao que já foi dito:?

G7 (9) equivalente G7/B que foi dito, equivalente Bm7(b5) que e é o famoso Dominante sem fundamental.

G7 (b9) equivalente Bº


Só uma consideração: é muito improvável que o sétimo grau (meio diminuto) apareça numa situação de dominante, na verdade não me lembro de nenhum caso. O Bm7(b5) normalmente é II numa progressão menor.
o segundo exemplo, do Si diminuto, que é o famoso dominante sem fundamental.
Não sei o quanto o Dominguinhos sabe dar nome para os acordes e harmonizações que ele faz. Na verdade deve saber o suficiente para se comunicar com os outros músicos ou deve saber até mais. O que importa é que ele harmoniza corretamente e de forma bonita... é o que todos deveríamos ir atrás.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por fma Seg Jul 18, 2011 11:26 am

Mais uma coisa: os instrumentos "de harmonia" como violão ou piano também tocam as inversões, não é algo que o baixista faz sozinho. Acho que tem gente confundindo o baixo (voz mais grave do acorde) com o baixo instrumento.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Nord Seg Jul 18, 2011 12:27 pm

fma escreveu: Acho que tem gente confundindo o baixo (voz mais grave do acorde) com o baixo instrumento.
Em geral, escrevo "contrabaixo" para instrumento e 'baixo' ou 'bordão' para a voz mais grave do acorde. E o Bm7/5º (Si menor com sétima e quinta diminuta) sempre é II do tom Am.

Uma outra dúvida: desisto do contrabaixo?? em algumas músicas, quando o tom muda para o sexto grau menor, eu costumo utilizar o antirrelativo com inversão de terça no violão/guitarra para dar a entrada do novo tom. Ex.:

Tom>>>>Acorde de assagem>>>>Novo Tom
C E/Ab Am(sexto grau de C)
D F#/Bb Bm(sexto grau de D)
etc...

E também utilizo acordes que no campo harmônico são maiores, mas a sonoridade menor cai bem. É o caso do Vm7 e IVm em tons maiores. Ex.: D>> Am7 - G - Gm.
Deveras aprendi violão/guitarra mais pelos sentidos que pela musicalização formal (aula), e não faço idéia de como tocar do jeito que me agrada (preenchendo a música até onde fica legal) no contrabaixo. Isso realmente pede a teoria, mas nunca encontrei nada a respeito para utilizar-se em contrabaixo.
Dúvida: Devo procurar melhor o que busco, ou estou querendo demais - não sabendo a função de um contrabaixo na música??
Nord
Nord
Membro

Mensagens : 42
Localização : São Luís, MA

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por fma Seg Jul 18, 2011 12:57 pm

Nord, nas duas sequências que você colocou, você ta usando inversão do acorde dominante do novo tom. É exatamente essa a função das inversões, "melodizar" o baixo.
uma coisa, a terça maior de Mi é sol#, não Lá bemol e a terça maior de Fá sustenido é Lá sustenido, não Si bemol... embora as notas estejam no mesmo lugar, confunde muito você trocar os nomes.
Utilizar os acordes no contrabaixo é mais ou menos a mesma coisa que nos outros instrumentos, só que arpejado, o que demanda um caminho melódico.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Nord Seg Jul 18, 2011 1:11 pm

fma
malz, G# e A#>> não vou mais esquecer.
Eu aprendo instrumentos pelo caminho do autodidatismo prático, com teoria smepre aplicada, e acabo por ser medíocre em quase todos os instrumentos que toco [exceção flauta]. E por falar na flauta, acompanho músicas arpejando as notas dos acordes que identifico, e se não souber qual acorde está soando, improviso pelo tom da musica. No contrabaixo, seria esse o "caminho melódico" do qual vc fala?
Nord
Nord
Membro

Mensagens : 42
Localização : São Luís, MA

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por fma Seg Jul 18, 2011 1:28 pm

Exatamente... a diferença é que tocando contrabaixo você tem um compromisso maior em afirmar os baixos da harmonia.
Nenhum problema em você ser um "autodidata prático" e acho que a teoria sempre deve ser aplicada e justificada no repertório. Acho que o que ta fazendo falta para você é conhecer melhor a linguagem do instrumento. Pegue um monte de músicas que você gosta e linhas de baixo quem chamem sua atenção e tire elas nota por nota, analise o que o baixista tocou, quais foram as notas que ele utilizou além da tônica. Fazendo isso você estará num bom caminho.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Nord Seg Jul 18, 2011 1:42 pm

fma escreveu:Exatamente... a diferença é que tocando contrabaixo você tem um compromisso maior em afirmar os baixos da harmonia.

Me disseram que eu toco bem porque tenho facilidade para montar/aprender solos [vim ao mundo da musica através da flauta...]. Isso pra mim é besteira. Um bom baixista só o é pq sabe o que está tocando, e tem intimidade com o instrumento. A partir de hoje, vou tocar contrabaixo como se deve tocar contrabaixo, e não como se estivesse tocando guitarra.

Vlw man
Nord
Nord
Membro

Mensagens : 42
Localização : São Luís, MA

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Jr. Primata Seg Jul 18, 2011 11:23 pm

allexcosta escreveu:
DUDUBASS escreveu:Galera, na boa, mas de cara pra acompanhar uma música sem conhecer os acordes é no ouvido mesmo.... pois se fosse preciso entender de harmonia muitos músicos profissionais nem tocar tocavam, ex: Dominguinhos.

Na verdade quem estuda muita harmonia e conhece tudo do assunto busca exatamente esse Nirvana musical no qual Dominguinhos se encontra, onde tuco acontece naturalmente, sem necessidade do raciocínio interferir na arte...


Concordo Alex... "pero no mucho!"

Sou fã de carteirinha do Dominguinhos, assim como de tantos outros músicos da noite, do baile. Inclusive me atrevo a dizer que são esses os mais criativos.
Para seguir uma carreira solo, desenvolvendo sua arte, construindo e descobrindo novas formas de se expressar no instrumento, estudar o tradicional pode muitas vezes inibir a criatividade e o caminho para esse nirvana.

Contudo, para um "sideman" é necessário tanto essa habilidade intuitiva, comum ao músico popular, como também a habilidade analítica. Para ser um profissional realmente competente, o "cara que resolve", tem que ser capaz de acompanhar "de ouvido", bem como de ler e analisar uma cifra ou uma partitura. Possuir apenas uma dessas habilidades, no mínimo, exclui o músico de uma faixa de mercado.

Não sou budista mas acredito no caminho do meio: Intuição e formação atuando juntos.

____________________________
"Não há nada que um bom dia de surf e/ou música não resolvam!"
Jr. Primata
Jr. Primata
Membro

Mensagens : 117
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por allexcosta Seg Jul 18, 2011 11:52 pm

Jr. Primata escreveu:Concordo Alex... "pero no mucho!"

Lendo e relendo sua resposta me pareceu que você concordou "y mucho".

Na verdade eu nunca disse que chegar ao tal "Nirvana" por uma maneira empírica seja necessariamente o melhor ou correto. Tem sim, alguns benefícios, mas poucos deles são úteis para o músico contratado.

Aliás, conheço muita gente que faz diferença entre "artista" e "músico", justamente por esse motivo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Jr. Primata Ter Jul 19, 2011 6:30 am

Essa é uma ótima discussão Alex.

Tem muito pano pra manga. Porém, se a alongarmos perderemos o principal aqui: As inversões, muito legal também.

Há um outro tópico similar (Músico x Artista)?

____________________________
"Não há nada que um bom dia de surf e/ou música não resolvam!"
Jr. Primata
Jr. Primata
Membro

Mensagens : 117
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por cicero moura Sáb Ago 06, 2011 5:55 pm

olha no meu caso nao sei tanto assim de teoria.. entao uso um pouco de logica e o ouvido sempre me dis quando tem choque..

____________________________
abraço cicinho
clube do jazz bass 38 gospel clube 84 clubre dos baixistas da bahia # 014
cicero moura
cicero moura
Membro

Mensagens : 614
Localização : irece ba

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Marks Sáb Ago 06, 2011 8:26 pm

Lendo tudo o que foi postado, vou tentar resumir aqui o que eu acho! (não que isso seja grande coisa! haha)

Ouvido é MUITO IMPORTANTE!
Mas ele ouve o que é tocado naquele instante.

Com conhecimento teórico, você escuta a nota antes de tocar!
A teoria é apenas uma análise da prática. E, através dela, você consegue traçar caminhos em que já se conhece o destino.

Se aliarmos tudo isso, temos segurança e tranquilidade para deixar tudo acontecer com naturalidade e musicalidade.

E quando falamos de Dominguinhos, pensamos na obra de um compositor e não na ótica de um músico que faz acompanhamento em várias gigs diferentes!
Não que ele não o fizesse e longe de mim tentar desmerecer o mestre Dominguinhos! Não é isso...
Mas quando estamos compondo podemos, apenas no ouvido, experimentar o que soa melhor e o que não soa.
Mas, muitas vezes, o músico que acompanha precisa se ver compondo uma linha no improviso. Portanto, considero a comparação um pouco injusta com o caso citado!

Outra coisa importante no caso que o Nord nos contou...
Com um bom conhecimento de harmonia, você é capaz de prever, na maioria das vezes, qual é o próximo acorde. Seja analisando somente a progressão ou até mesmo através da função harmônica do acorde em questão.
E, devido a isso, fica mais fácil calcular qual grau do próximo acorde está ali por perto para que possa soar mais linear.

E já que estamos falando de inversões... Eu sempre começo a abordar esse assunto em minhas aulas usando a música Refrão de Bolero (Engenheiro do Hawai) como exemplo.

A harmonia da parte A é:

4/4//: Bm F#m / G E / A F# ://

O acorde de E (Mi+Sol#+Si) está como dominante do A e o acorde de F# (Fá#+Lá#+Dó#) como dominante do Bm.
Logo, a linha do baixo pode seguir usando um cromatismo (como de fato acontece na música) em que o único salto é o de Bm para F#m.

Ou seja:

4/4//: Bm F#m / G E/G# / A F#/A# ://

Enfim,
É por aí que eu penso... Very Happy


Última edição por Marks em Sáb Ago 06, 2011 8:33 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : inclusão de palavras)

____________________________
Filipe Marks www.filipemarks.com
Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #012 / Clube Hartke #059 / Clube Roland/Boss #036 / Clube Yamaha #070
Marks
Marks
Membro

Mensagens : 403
Localização : Belo Horizonte-MG

http://www.filipemarks.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Amagomes Sáb Ago 06, 2011 9:12 pm

Marks escreveu:
Com conhecimento teórico, você escuta a nota antes de tocar!

up Perfeito!!

Depois que se adquiri conhecimentos de harmonia, enquanto se está tocando parece que os acordes. as possibilidades, passam na mente quase que como numa tela de TV .
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Marks Dom Ago 07, 2011 11:42 am

Amagomes escreveu:
Marks escreveu:
Com conhecimento teórico, você escuta a nota antes de tocar!

up Perfeito!!

Depois que se adquiri conhecimentos de harmonia, enquanto se está tocando parece que os acordes. as possibilidades, passam na mente quase que como numa tela de TV .

É isso mesmo!
É como dirigir... você vê que vem uma conversão à direita e logo já diminui a velocidade, liga a seta, mantém o veículo à direita da pista, daqui a pouco diminui a marcha, e aí vc inicia o movimento do volante tomando todo o cuidado para não atingir a contra-mão, etc.
Tudo isso acontece em segundos e você faz naturalmente!


Última edição por Marks em Dom Ago 07, 2011 11:43 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro ortográfico)

____________________________
Filipe Marks www.filipemarks.com
Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #012 / Clube Hartke #059 / Clube Roland/Boss #036 / Clube Yamaha #070
Marks
Marks
Membro

Mensagens : 403
Localização : Belo Horizonte-MG

http://www.filipemarks.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por webercar Sex Ago 26, 2011 12:27 pm

VINIPRO7 escreveu:Não é um assunto muito fácil, principalmente para quem não tem um ouvido apurado mas aos poucos você consegue assimilar. A maioria das inversões (principalmente nas músicas gospel), são a inversão da terça do 5º grau, ex:
no tom C é B/G, em D A/C#, se vc for só marcar use somente a nota invertida, mas se for montar a linha leve em consideração o o restante do acorde, e legal estudar os arpegios das inversões para não criar "choques" na música.

Só uma dúvida?? Porque falar em "são a inversão da terça do 5º grau" e não "são a inversão da sétima da tônica" ??? eu sei q no tom C o acorde G/B é diferente de Bm7(b5) (7o grau de C) e de C/B, mas se vc vai marcar somente usando a nota invertida B, porque não dizer inversão da sétima???? É por causa da progressão q está sendo usada na música, é por causa do acorde de passagem???

Abraços...
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Acompanhamento utilizando inversões Empty Re: Acompanhamento utilizando inversões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos