Registrar Musica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Registrar Musica

Mensagem por sales100 em Seg Set 19, 2011 8:08 am

Fala galera,

Tou com uma banda de musica autoral, e por uma questão de segurança queremos registrar nossas musicas, deixar tudo direitin no papel, antes de sair divulgando.

Infelismente não tenho muito tempo durante o dia(trabalho) pra resolver as questões burocraticas, foi aí que encontrei esse site:
http://www.musicasregistradas.com

Uma forma mais pratica e facil de registrar as musicas. Basta fazer o cadastro gratuito, preencher uns formularios e mandar o mp3, sai 10 reais e alguns centavos cada musica. Mas como é bom demais pra ser verdade, estou meio desconfiado, será que esse processo é seguro mesmo?
Teoricamente, me pareceu bem confiavel, aqui está o processo passo a passo: http://www.musicasregistradas.com/external/passoapasso

Queria a opnião dos amigos, principalmente aqueles que ja registraram musicas online.
Abraço!
sales100
Membro

Re: Registrar Musica

Mensagem por subgrave em Seg Set 19, 2011 8:46 am

Se não estou enganado o registro de autoria somente se dá perante o INPI.

O que o músicasregistradas.com faz é validar sua declaração de que é o autor de sua música, ou seja, você declara que é o autor da música e o site "autentica" essa declaração, veja o que consta no site:

"O que o MusicasRegistradas.com faz, com auxílio da certificação digital fornecida pela ICP-Brasil, é tornar sua declaração de autoria datada e válida perante a justiça. A legislação pertinente sobre a certificação digital é a MP 2.200-2, de 24 de Agosto de 2001, Art. 10º, § 1º."

Não é registro! Está mais para autenticação de documentos, mas dá prá se virar se acontecer algum contratempo se a música estourar e coisa e talz...

Você também pode fazer uma declaração de que uma música é sua e "autentica-la" em qualquer cartório de registros públicos, vai sair bem mais barato do que esse site musicasregistradas.com.

E num cartório de registros públicos também é possível registrar letras de músicas como se fossem um outro documento qualquer, também não sai caro, já fiz isto.

subgrave
Banido

Mensagem por sales100 em Seg Set 19, 2011 9:11 am

Entendo, mas se pelo site vc declara q é o autor da musica, se eles enviam a documentação válida. Então ja seria o suficiente pra provar que a musica é da minha banda, caso de algum problema como plágio e tals...
Estou errado?
sales100
Membro

Mensagem por subgrave em Ter Set 20, 2011 1:35 am

É mais ou menos isso sim.

subgrave
Banido

Mensagem por joabi em Ter Set 20, 2011 2:12 am

sales100 escreveu:Entendo, mas se pelo site vc declara q é o autor da musica, se eles enviam a documentação válida. Então ja seria o suficiente pra provar que a musica é da minha banda, caso de algum problema como plágio e tals...
Estou errado?

Existem várias formas que a galera usa (correios, ISRC, etc), porém o único registro seguro e definitivo é feito pela Fundação Biblioteca Nacional, no RJ. O EDA (Escritório de Direitos Autorais) é o setor responsável pelo registro.

Dá pra fazer tudo via internet e mandar a documentação pelo correio, é relativamente simples. A melhor forma para música no formato canção é registrar letra e música, enviando a partitura.

No site tem instruções>
http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=25

abs,

joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por fegt5000 em Qui Nov 10, 2011 7:22 am

joabi escreveu:
sales100 escreveu:Entendo, mas se pelo site vc declara q é o autor da musica, se eles enviam a documentação válida. Então ja seria o suficiente pra provar que a musica é da minha banda, caso de algum problema como plágio e tals...
Estou errado?

Existem várias formas que a galera usa (correios, ISRC, etc), porém o único registro seguro e definitivo é feito pela Fundação Biblioteca Nacional, no RJ. O EDA (Escritório de Direitos Autorais) é o setor responsável pelo registro.

Dá pra fazer tudo via internet e mandar a documentação pelo correio, é relativamente simples. A melhor forma para música no formato canção é registrar letra e música, enviando a partitura.

No site tem instruções>
http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=25

abs,

tipo eu quero resgistrar algumas musicas da minha banda tb entaum esse aite aew que vc deu é possivel fazer o registro, e eu fk dspreoculpaduh??
ou naum é apenas mais uma maneira de registrar mais naum é 100% comprovado que se for levado judicialmente eu tenha certerza que vou ganhar a causa com essa prova aew!
pq tenhu mto medo de fazer todos esses registros e no final num valer de nada ja fui no site do INPI e lah é mto confuso tipo eles pedem coisas e colocam um monte de opção e eu num sabia qual colocar é mto termo tecnico !
fegt5000
Membro

http://www.fegtadventure.blogspot.com/

Mensagem por Zubrycky em Qui Nov 10, 2011 12:18 pm

O INPI só serve para se registrar o NOME da banda ( O que é muito importante também ) e nada mais.
Zubrycky
Membro

http://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por joabi em Qui Nov 10, 2011 1:02 pm

fegt5000 escreveu:
tipo eu quero resgistrar algumas musicas da minha banda tb entaum esse aite aew que vc deu é possivel fazer o registro, e eu fk dspreoculpaduh??
ou naum é apenas mais uma maneira de registrar mais naum é 100% comprovado que se for levado judicialmente eu tenha certerza que vou ganhar a causa com essa prova aew!
pq tenhu mto medo de fazer todos esses registros e no final num valer de nada ja fui no site do INPI e lah é mto confuso tipo eles pedem coisas e colocam um monte de opção e eu num sabia qual colocar é mto termo tecnico !

Exatamente fegt5000, o site que eu indiquei é o lugar apropriado para o registro de músicas. Tem valor em caso de disputa judicial, mas existem muitas coisas envolvidas nesse processo. Boa sorte com o seu registro. up

joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por fegt5000 em Sex Nov 11, 2011 7:31 am

joabi escreveu:
fegt5000 escreveu:

Exatamente fegt5000, o site que eu indiquei é o lugar apropriado para o registro de músicas. Tem valor em caso de disputa judicial, mas existem muitas coisas envolvidas nesse processo. Boa sorte com o seu registro. up

valeu acho que vou resgistrar logo umas 10 nossas que ja temos heuheueh!
vou ver quanto é e como é mandei um email pra eles ontem!!
com o nome da empresa eletrobras eletronorte que é a que eu trabalho!
fegt5000
Membro

Mensagem por sales100 em Qui Dez 08, 2011 12:58 pm

O único problema ao meu ver é pq tem q enviar a partitura, quando vai registrar pela bn(biblioteca nacional) q é a forma mais segura, confesso q partitura não é o meu forte.
Mas estou usando uns programinhas aqui de edição de partitura que estão facilitando muito minha vida, acho q da pra desenrolar legal.
A minha duvida é se tem que enviar a partitura perfeita com todas as partes e passagens, ou se basta enviar a melodia basica.

Por ex, vamos supor uma musica que tenha um refrão que segue determinada linha melodica. Quando é no final da musica esse mesmo refrão é repetido só que com algumas variações, alguns enfeites, pra apimentar a coisa. Na partitura eu tenho q botar todas essas mudanças, ou boto só o refrão normal uma vez mesmo, ja q a linha melodica é a mesma?

Ou basta escrever os as partes da musica uma unica vez e pronto, tipo passo o a introdução, verso, refrão da musica pra partitura e pronto, não importando as passagens repetições e etc?

Outra coisa, vi que é possivel registrar a letra da musica, juntamente com a cifra, em cartorio. Esse procedimento tb é seguro?
sales100
Membro

Mensagem por Masteles em Qui Dez 08, 2011 2:08 pm

Confesso que nunca registrei nada que compusera até hoje! E É COISA PRA CARAMBA!

oO

Acho que está na hora, a dúvida é:

Qual o valor à desembolsar para cada música registrada!?
Masteles
Membro

https://www.facebook.com/Arenatheband

Mensagem por galegonobaixo em Qui Dez 08, 2011 2:45 pm

Caro e barato são pontos de vista,mas é uns 20 dilmas...

Toda cidade tem que ter um representante da bibolteca nacional, aqui em brasília é a biblioteca demosntrativa de brasília na W3.
Vai lá que eles te explicam tudo...
galegonobaixo
Membro

Mensagem por fegt5000 em Sex Dez 09, 2011 5:42 am

olha em questão da letra você vai registrar como poema!!
e a musica a melodia em si você vai registrar com a partitura agora é so achar onde é que cada uma é registrada, sei que no cartorio tambem é possivel fazer registro de letras, no caso como poesia, na BBN(Bibioteca Nacional- inventei agora essa sigla so pra ficar legal) você registra a partitura que no caso vai ser a melodia da sua musica, tente entrar em contanto com as mesmas, ja mandei um e-mail pro INPI aqui pelo serviço e eles me responderam na hora!
perguntei sobre a patetiação do nome de produtos no caso banda e eles me mandaram um formulario e um monte de texto muito dificil de entender estou esperando o advogado la da igreja voltar de ferias pra mim mostrar pra e ele me explicar melhor isso! aqui vão s sites dos mesmos!!
INPI -registra nome da banda!
Biblioteca Nacional- registra a melodia da musica e eu acho que a letra como poesia!
abração espero ter esclarecido alguma duvida!
fegt5000
Membro

Mensagem por Masteles em Sex Dez 09, 2011 8:30 am

galegonobaixo escreveu:Caro e barato são pontos de vista,mas é uns 20 dilmas...

Toda cidade tem que ter um representante da bibolteca nacional, aqui em brasília é a biblioteca demosntrativa de brasília na W3.

Então é barato!

Imaginei algo de tamanha importância como sendo muito mais caro!

Smile
Masteles
Membro

https://www.facebook.com/Arenatheband

Mensagem por fegt5000 em Seg Dez 12, 2011 5:45 am

Masteles escreveu:
galegonobaixo escreveu:Caro e barato são pontos de vista,mas é uns 20 dilmas...

Então é barato!

Imaginei algo de tamanha importância como sendo muito mais caro!

Smile
ja pensou ter que registrar 20 musicas com esse preço ia sair carinho!!
Smile Angel Chuta
fegt5000
Membro

Mensagem por joabi em Seg Dez 12, 2011 12:09 pm

O preço é cobrado por 'Pasta'. Cada autor deve enviar suas músicas numa mesma pasta, assim, 10 músicas, se estiverem na mesma pasta (ou seja, forem do mesmo autor) custará os mesmos R$ 20 de uma pessoa que só tenha registrado 1 música.

joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: