Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

+20
lcs.
WHead
lucian.cupin
Juninho Sampaio
Christian
B3ck1m2n
Edão
Tiago.Alcantara
Mauricio Luiz Bertola
Yngway
basslave
andrepbbass
silvanoandrade
MINGO
malka_aff
Thales_Sr
NESCAU
allexcosta
CG
Thiago_PJ
24 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por allexcosta Qua maio 08, 2024 2:20 pm

B3ck1m2n escreveu:Concordo! Pra mim, falar essas coisas é passar uma idéia equivocada. Cara, um cubo de uns 80w já dá conta de um ensaio, faça o barulho que for.

Quando chegar uma horda de novatos reclamando que não consegue se ouvir, vou enviá-los na sua direção. winkfinger

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por B3ck1m2n Qua maio 08, 2024 2:20 pm

allexcosta escreveu:É mais fácil o baixista se ouvir numa gig média com um combo de um falante que num ensaio fechado com um batera marreta e/ou banda grande com guitarras indomadas, sopro, percussão, etc...
Não é cara, eu ensaio com 2 bandas diferentes de 15 em 15 dias nesse cubo de 130w e dá conta, assim como todas as outras tantas bandas que ensaiam lá e usam o mesmo cubo. O bicho dá conta, vai por mim! É uma realidade factível, testada e comprovada! Não tem o que discutir! Tem várias bandas de Metal que ensaiam lá e é a mesma coisa. Dá certo pra todo mundo, ninguém reclama, nunca vi ninguém reclamar!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1227
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por B3ck1m2n Qua maio 08, 2024 2:23 pm

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Concordo! Pra mim, falar essas coisas é passar uma idéia equivocada. Cara, um cubo de uns 80w já dá conta de um ensaio, faça o barulho que for.

Quando chegar uma horda de novatos reclamando que não consegue se ouvir, vou enviá-los na sua direção. winkfinger
Meu, então a acústica do local que vc ensaia deve ser péssima pra vc precisar de uma potência tão grande pra um ensaio simples. Ô loco!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1227
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por lucian.cupin Qua maio 08, 2024 2:28 pm

Quando chegar uma horda de novatos reclamando que não consegue se ouvir, vou enviá-los na sua direção. winkfinger
melhor mandar direto pra um otorrino
lucian.cupin
lucian.cupin
Membro

Mensagens : 342
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por B3ck1m2n Qua maio 08, 2024 2:47 pm

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Img_2027

Olha a equalização que eu uso lá no estúdio! Isso em banda de metal com dois guitarristas usando caixas 4x12 com cabeçotes Marshall e Bugera e um baterista que toca alto pra caramba. Minha forma de me ouvir (além dos outros integrantes também) é com essa equalização aí nesse cubinho (130w em falante de 12").
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1227
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por WHead Qua maio 08, 2024 4:02 pm

snax

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2760
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por lcs. Qua maio 08, 2024 4:33 pm

Tocava em uma banda com essa configuração de baterista pedreiro, e dois guitarristas com valvulados tocando muito alto e com distorção. Não conheço o Behringer, mas tive um Staner BS150 (irmão mais velho do atual BX200), e em apresentações/shows pequenos, o amplificador deu conta tranquilamente, e sem estar com o volume no talo - ressalvo que essa minha experiência foi em locais fechados, e nunca em ambiente aberto.
lcs.
lcs.
Membro

Mensagens : 359
Localização : SP

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por Edão Qua maio 08, 2024 8:22 pm



Tu é doido é! O cubo tem distorção/drive, compressor e um oitavador. Wink

____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1969
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por Dan Qua maio 08, 2024 8:28 pm

Minha experiência tocando em bloco de carnaval (2 guitarras, 3 sopros, cavaco e 3 vocais, fora a percussão) é péssima no geral em relação a se escutar. Ou coloca 280W (no mínimo) ou vai ser engolido pelos valvulados de guitarra (e olha que até a galera da percussão já passou por não se ouvir, sim o cara que ta efetivamente batendo a maceta no surdo na frente dele). Mesmo em estúdio já passei sufoco. Pedal de boost tinha que ser abolido.
Dan
Dan
Membro

Mensagens : 615
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por allexcosta Qui maio 09, 2024 8:00 am

Dan escreveu:Minha experiência tocando em bloco de carnaval (2 guitarras, 3 sopros, cavaco e 3 vocais, fora a percussão) é péssima no geral em relação a se escutar. Ou coloca 280W (no mínimo) ou vai ser engolido pelos valvulados de guitarra (e olha que até a galera da percussão já passou por não se ouvir, sim o cara que ta efetivamente batendo a maceta no surdo na frente dele). Mesmo em estúdio já passei sufoco. Pedal de boost tinha que ser abolido.

É por aí...

Na verdade percussão é pior que os amps de guitarra.

Mas não há um valor mínimo de W, no meu entendimento. A seção de 200W do 800RB com uma boa caixa 4x10, por exemplo, vai que vai na maioria dos cenários.

Mas tem a coisa do YMMV também.

O pessoal aí dizendo que combo de 1 falante resolve essas situações deve estar colocando volume no 8, amp distorcendo a zorra toda e eles felizões ouvindo um cheiro de baixo.

Se fosse assim, porque a gente chega em qualquer palco e tem um amp de 300W ou mais com uma caixa 1x15" e uma 4x10"? Será que o pessoal da sonorização gosta tanto de carregar peso assim?

Eu toquei carnaval de 2024 em Salvador. Ensaio tinha um BA115. Não escutava uma nota. Tudo bem que é um amp anêmico, inferior ao BX200, mas mesmo assim...

E uma das gigs era num caminhão pranchão com um combo desses pra baixo. Ouvia o baixo no P.A. Do amp, esquece... Mas também não posso esperar que os colegas do fórum sequer vislumbrem o que é o volume de uma bacurinha.

E no fim das contas é isso... Cada um usa o que funciona pra sua realidade. O que não pode é ler o relato de experiência do colega e simplesmente escrever "bobagem". Aí a pessoa está desprezando até o conceito básico do que é um fórum.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por B3ck1m2n Qui maio 09, 2024 8:12 am

allexcosta escreveu:
Dan escreveu:Minha experiência tocando em bloco de carnaval (2 guitarras, 3 sopros, cavaco e 3 vocais, fora a percussão) é péssima no geral em relação a se escutar. Ou coloca 280W (no mínimo) ou vai ser engolido pelos valvulados de guitarra (e olha que até a galera da percussão já passou por não se ouvir, sim o cara que ta efetivamente batendo a maceta no surdo na frente dele). Mesmo em estúdio já passei sufoco. Pedal de boost tinha que ser abolido.

É por aí...

Na verdade percussão é pior que os amps de guitarra.

Mas não há um valor mínimo de W, no meu entendimento. A seção de 200W do 800RB com uma boa caixa 4x10, por exemplo, vai que vai na maioria dos cenários.

Mas tem a coisa do YMMV também.

O pessoal aí dizendo que combo de 1 falante resolve essas situações deve estar colocando volume no 8, amp distorcendo a zorra toda e eles felizões ouvindo um cheiro de baixo.

Se fosse assim, porque a gente chega em qualquer palco e tem um amp de 300W ou mais com uma caixa 1x15" e uma 4x10"? Será que o pessoal da sonorização gosta tanto de carregar peso assim?

Eu toquei carnaval de 2024 em Salvador. Ensaio tinha um BA115. Não escutava uma nota. Tudo bem que é um amp anêmico, inferior ao BX200, mas mesmo assim...

E uma das gigs era num caminhão pranchão com um combo desses pra baixo. Ouvia o baixo no P.A. Do amp, esquece... Mas também não posso esperar que os colegas do fórum sequer vislumbrem o que é o volume de uma bacurinha.

E no fim das contas é isso... Cada um usa o que funciona pra sua realidade. O que não pode é ler o relato de experiência do colega e simplesmente escrever "bobagem". Aí a pessoa está desprezando até o conceito básico do que é um fórum.
Entendo, Allex!

No caso eu estava falando de um ensaio simples em uma sala de estúdio pequeno. Pra situação de palco, aí já é outra coisa! Depende muito do PA, do ambiente, etc. Já teve um local que eu toquei que era um pesqueiro que o ambiente era semi-aberto e para ouvir o baixo, além do PA, tava usando uma "geladeira" da Hartke bem potente pra dar conta do recado. Mas no geral, pelo menos nas casas de show que toco aqui em MG, um cubo de 200w é mais do que suficiente. E, pra ensaios, eu diria, como padrão, um cubo de 100w. Então comprando um cubo de 140w a 200w acredito que cubra a maioria das situações de ensaio e show.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1227
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por Dan Qui maio 09, 2024 8:34 am

allexcosta escreveu:

Na verdade percussão é pior que os amps de guitarra.

Mas não há um valor mínimo de W, no meu entendimento. A seção de 200W do 800RB com uma boa caixa 4x10, por exemplo, vai que vai na maioria dos cenários.

...

Eu toquei carnaval de 2024 em Salvador. Ensaio tinha um BA115. Não escutava uma nota. Tudo bem que é um amp anêmico, inferior ao BX200, mas mesmo assim...

E uma das gigs era num caminhão pranchão com um combo desses pra baixo. Ouvia o baixo no P.A. Do amp, esquece... Mas também não posso esperar que os colegas do fórum sequer vislumbrem o que é o volume de uma bacurinha.

]

Aqui no carnaval do RJ, em geral a bateria toca no chão e não no palco, o que melhora bastante pra gente da harmonia, meu maior problema acaba sendo as guitarras com seus valvulados e pedais boost. Também não costuma ter bacurinha, os mais altos por aqui são tamborim e chocalho que ficam lá na frente e talvez alguém muito animado no repique.

Eu não vejo um 800 RB tem tempo, infelizmente. Mas realmente não sofri qd tinha um disponível para ensaios.

Também passei por um ensaio com o BA115, o outro amp do estúdio tinha fumado, foi péssimo, escutei nada, além das guitarras altas, no ensaio a percussão também fica junta, o BA115 nem parecia que tava ligado.

Toquei em um também esse ano sem amplificador com um paredão de som de funk atrás do palco. Era todo mundo da harmonia se ouvindo pelo PA, mas até que deu certo. Levei uns protetores de ouvido extra pra galera que sempre esquece, e só não ouvi a sessão média do baixo que morria no PA, mas o grave tava chegando.
Dan
Dan
Membro

Mensagens : 615
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por allexcosta Qui maio 09, 2024 8:37 am

B3ck1m2n escreveu:No caso eu estava falando de um ensaio simples em uma sala de estúdio pequeno. Pra situação de palco, aí já é outra coisa!

Mantenho o que escrevi sobre ensaios. Se ler de novo, narro o que passei recentemente numa situação de ensaio com um combo Ampeg de, sei lá, 100W?

B3ck1m2n escreveu:Mas no geral, pelo menos nas casas de show que toco aqui em MG, um cubo de 200w é mais do que suficiente. E, pra ensaios, eu diria, como padrão, um cubo de 100w.

No mundo real há muito pouca diferença entre um amp de 100W e um de 200W quando despejados em um falante só.

B3ck1m2n escreveu:Então comprando um cubo de 140w a 200w acredito que cubra a maioria das situações de ensaio e show.

Como eu disse, é meio pessoal e depende do que você chama de "cobrir".

Eu toco profissionalmente desde 1988. Já ensaiei em mais de 500 estúdios com todos tipos de amps, bateras e configurações de bandas que você imaginar. Combo de um falante faz uma gig de barzinho de MPB, batera com sticks, violão, teclado em piano e strings, tudo bem...

Mas ensaio ou gig de marreta não faz...

Toquei uma gig uma vez com um GK2000RB trabalhando em 500W e uma caixa Bergantino 1x15" e tinha dificuldade em me ouvir. Gig média, nada demais. Batera normal, mas tinha percussão.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por WHead Qui maio 09, 2024 8:47 am

allexcosta escreveu:
No mundo real há muito pouca diferença entre um amp de 100W e um de 200W quando despejados em um falante só.

Allex, qual seria a diferença entre ter um falante de saída e ter mais falantes, nesse caso?

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2760
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por lucian.cupin Qui maio 09, 2024 8:47 am

O que não pode é ler o relato de experiência do colega e simplesmente escrever "bobagem". Aí a pessoa está desprezando até o conceito básico do que é um fórum.
o relato: "você só toca com batera mão de alface"  Rolling Eyes
lucian.cupin
lucian.cupin
Membro

Mensagens : 342
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por Edão Qui maio 09, 2024 8:52 am

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:No caso eu estava falando de um ensaio simples em uma sala de estúdio pequeno. Pra situação de palco, aí já é outra coisa!

Mantenho o que escrevi sobre ensaios. Se ler de novo, narro o que passei recentemente numa situação de ensaio com um combo Ampeg de, sei lá, 100W?

B3ck1m2n escreveu:Mas no geral, pelo menos nas casas de show que toco aqui em MG, um cubo de 200w é mais do que suficiente. E, pra ensaios, eu diria, como padrão, um cubo de 100w.

No mundo real há muito pouca diferença entre um amp de 100W e um de 200W quando despejados em um falante só.

B3ck1m2n escreveu:Então comprando um cubo de 140w a 200w acredito que cubra a maioria das situações de ensaio e show.

Como eu disse, é meio pessoal e depende do que você chama de "cobrir".

Eu toco profissionalmente desde 1988. Já ensaiei em mais de 500 estúdios com todos tipos de amps, bateras e configurações de bandas que você imaginar. Combo de um falante faz uma gig de barzinho de MPB, batera com sticks, violão, teclado em piano e strings, tudo bem...

Mas ensaio ou gig de marreta não faz...

Toquei uma gig uma vez com um GK2000RB trabalhando em 500W e uma caixa Bergantino 1x15" e tinha dificuldade em me ouvir. Gig média, nada demais. Batera normal, mas tinha percussão.

Pois é Tio. Acredito que tua referência de som é, sinceramente, um pouco diferente do comum. Você tem larga experiência do que é se escutar bem.
Rock´n roll, geralmente é por cima da pausada. Distorção, aquela coisa da harmonia em um bloco sonoro, som sujo, mais atitude e etc. e tal. É um tréco diferente de música regional, samba e afins.
Pra média dos instrumentistas e você sabe disso, a realidade é um cubo de 200w e pau na máquina sem uma resposta sonora mais qualificada em termos de frequências. O que a galera do Rock espera mesmo é pressão e se ouvir no meio das guitarras e da bateria.
Sei que intenção nossa do Fórum é o esclarecimento e mostrar um cenário melhor, mas são coisas que os caras vão galgando aos poucos.  

Sinceramente, acho que quase qualquer um aqui faz um heavy metal em ensaios com um cubo desses que falamos, de boa!

Não que eu esteja tirando tão por baixo, mas uso de equipamento é muito de experimentação e gasto de grana, Kkkkkkkkkkkkk.

____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1969
Localização : Rio Branco/AC

heenrique_bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por allexcosta Qui maio 09, 2024 9:04 am

WHead escreveu:Allex, qual seria a diferença entre ter um falante de saída e ter mais falantes, nesse caso?

A resposta simples é: você ganha cerca de 3db quando dobra a área de cone.

A resposta menos simples é:

Falantes utilizados em combos de baixo não suportam mais que 100-120W reais (se de 12") e 130-150W reais se de 15". Sendo que a imensa maioria das falhas que ocorrem é mecânica por excursão excessiva, que normalmente ocorre bem antes do falante receber a potência que supostamente suporta.

Ou seja, amp de 100 ou 200W, você já perceberá excursão excessiva antes e deverá proteger seu falante.

Claro que um amp de 200W te dará mais headroom, pois os componentes trabalharão mais longe dos limites da spec sheet. Só que um amp de 100W bem dimensionado, com fonte correta, túnel de ar bem projetado, transistores originais, falará muito melhor que um amp de 200W com fonte sub-dimensionada e transistores equivalentes chineses instalados com pasta térmica vagadunda e trabalhando acima da temperatura.

Pra entender melhor: em teoria, você ganha 3db quando dobra a potência e 3db quando dobra a área de cone. Um amp de 300W numa caixa 2x12 falará cerca de 6db a mais que um de 150W e uma caixa 1x12", assumindo que possuem topologias e qualidade de construção similares.

A percepção humana de "dobro de volume" se dá com aumento da ordem de 10db no SPL do conjunto, ou seja, se você toca com um amp suficiente e te parece que ele deveria "falar" o dobro, você vai precisar de um conjunto de, no mínimo, 4x a potência real e 4x a área de cone.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

WHead gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por allexcosta Qui maio 09, 2024 9:13 am

lucian.cupin escreveu:
O que não pode é ler o relato de experiência do colega e simplesmente escrever "bobagem". Aí a pessoa está desprezando até o conceito básico do que é um fórum.

o relato: "você só toca com batera mão de alface"  Rolling Eyes

A situação não foi essa. Eu disse "tendo a acreditar". É uma tendência de quem não conhece a situação in loco.

A expressão "mão de alface" não é pejorativa. Vi o Marcus Baylor ao vivo, sentei na mesa do lado da bateria e coseguiria manter uma conversação normal enquanto ele tocava. E é um monstro de batera. Não sei se ele toca normalmente fraco ou se a gig do Yellowjackets assim exigia, mas foi assim.

Seu relato me leva a crer, baseado na minha experiência, que os outros músicos que tocam com você não tocam tão alto. É só isso...

E mesmo se o comentário fosse ofensivo, seria mais lógico devolver a suposta ofensa do que descreditar a experiência de um colega de fórum. Experiência que você não tem. Assim como eu não tenho a sua, por isso o uso da expressão "tendo a acreditar" que você convenientemente omitiu.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por B3ck1m2n Qui maio 09, 2024 9:20 am

Eu penso que a realidade do Tio Allex seja a de um baixo puro com captadores de baixa saída (vibe mais vintage), talvez por isso também 200w não renda muito em termos de audibilidade. Outra coisa, pode ser uma questão de também conseguir "furar a mix" também pra se ouvir e não só ficar tacando mais só volume pra tentar sobrepor... Sei lá, coisas a se pensar! O fato é que pra mim uns 140w funciona
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1227
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por allexcosta Qui maio 09, 2024 9:26 am

B3ck1m2n escreveu:Eu penso que a realidade do Tio Allex seja a de um baixo puro com captadores de baixa saída (vibe mais vintage), talvez por isso também 200w não renda muito em termos de audibilidade. Outra coisa, pode ser uma questão de também conseguir "furar a mix" também pra se ouvir e não só ficar tacando mais só volume pra tentar sobrepor... Sei lá, coisas a se pensar! O fato é que pra mim uns 140w funciona

winkfinger think

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por WHead Qui maio 09, 2024 9:29 am

allexcosta escreveu:(...) 

Entendi.
Obrigado.

claps

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2760
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por JAZZigo Qui maio 09, 2024 9:33 am

allexcosta escreveu:Como eu disse, é meio pessoal e depende do que você chama de "cobrir".

Eu toco profissionalmente desde 1988. Já ensaiei em mais de 500 estúdios com todos tipos de amps, bateras e configurações de bandas que você imaginar. Combo de um falante faz uma gig de barzinho de MPB, batera com sticks, violão, teclado em piano e strings, tudo bem...

Mas ensaio ou gig de marreta não faz...

Toquei uma gig uma vez com um GK2000RB trabalhando em 500W e uma caixa Bergantino 1x15" e tinha dificuldade em me ouvir. Gig média, nada demais. Batera normal, mas tinha percussão.
[2]
Ipsis litteris.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Warmoth Custom Active Precision Bass P(Reverse)/P (Made in USA, 2023) - Powered by Nordstrand The Power Blade Pickup Set & Bartolini HR-2.5 18V 3-Band Preamp
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por allexcosta Sex maio 10, 2024 8:08 am

Edão escreveu:Pois é Tio. Acredito que tua referência de som é, sinceramente, um pouco diferente do comum. Você tem larga experiência do que é se escutar bem.

Eu não sou de SP, tampouco do Acre. As coisas que narro pra mim são comuns. Fui baixista durante décadas num lugar em que você chegava em showzinho pequeno e tinha 800RB com 1x15 e 4x10.

Não tenho a obrigação de considerar comum o que uma pessoa de SP considera comum, por mais que SP seja a maior e mais importante cidade do país. A gente fala do que a gente conhece. Minha realidade é essa... Se a sua ou dos outros colegas não é, tudo bem... Basta dizer "pra mim é de outro jeito". E aí eu fico sabendo como funciona pra vocês, assim como vocês ficam sabendo como é pra mim. E todos crescemos enquanto pessoas e músicos, tomando consciência de que o mundo é maior que nossos umbigos.

Edão escreveu:Rock´n roll, geralmente é por cima da pausada. Distorção, aquela coisa da harmonia em um bloco sonoro, som sujo, mais atitude e etc. e tal. É um tréco diferente de música regional, samba e afins.

Em qualquer estilo, se ouvir bem é se ouvir bem... Se você ouve uma massa sonora disforme, sabe que o baixo está inserido ali, mas sequer consegue distingui-lo com algum nível de clareza ou separação, você não está ouvindo o baixo.

Edão escreveu:Pra média dos instrumentistas e você sabe disso, a realidade é um cubo de 200w e pau na máquina sem uma resposta sonora mais qualificada em termos de frequências. O que a galera do Rock espera mesmo é pressão e se ouvir no meio das guitarras e da bateria.

Acho que a maioria dos combos possui potência declarada de menos de 200W, não? E nesse cenário que vocês descrevem a última coisa que vai acontecer é vocês "se ouvirem no meio das guitarras e bateria".

Edão escreveu:Sei que intenção nossa do Fórum é o esclarecimento e mostrar um cenário melhor, mas são coisas que os caras vão galgando aos poucos.

A discussão não é essa. Nunca sequer discutimos nada parecido com "é isso que eu tenho e vai ter que servir". Já toquei com combo muitas e muitas vezes. Hartke, Peavey TKO e até Crate. Colocava em cima de mesas de modo que ficassem bem próximos da minha cabeça e ficava bem perto deles. Alguma referência pintava, porém muito aquém do ideal. Mas o show foi feito e o cachê foi morto.

Já toquei em caminhão de esterco com equipamento todo Staner, na época que Staner era tudo horrível. A gente falou que não dava e o prefeito da cidade mandou o segurança mostrar um revólver pra gente. Subimos e tocamos. Mas é o ideal? Não é...

Edão escreveu:Sinceramente, acho que quase qualquer um aqui faz um heavy metal em ensaios com um cubo desses que falamos, de boa!

Guitarristas com valvulados mágicos e batera marreta? Eu não faço. Vou precisar de 10x a potência de amp das guitarras e, no mínimo, 4 falantes de 10 ou 2 de 12. Mas por "fazer" estou assumindo que seja algo normal, se ouvindo e tal... Se tiver uma gig assim e um dinheiro pra ser ganho a gente vai e toca o ensaio/show todo sem escutar uma nota. Tudo bem também.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por rntbass Sex maio 10, 2024 9:11 am

Vou dar meu pitaco metalístico, pois sou do metal.... mas já toquei uns xote e forró quando morava na Bahia..rsrs

Já usei muito o Staner BX200 em ensaios e "shows" em sítios e barzinhos pela grande SP.
O bixo dá conta! Toco thrash metal, o barulho é alto, e me ouvia muito bem!
Nesses estilos o que mais faz diferença, na minha opinião são: cordas novas e baixo regulado!, uma equalização com um destaque nos médio agudos pra cortar na mix, um compressor pra nivelar, e um drive sutil...

rntbass
rntbass
Membro

Mensagens : 56
Localização : Barueri

https://www.youtube.com/channel/UCaOSZjWCUst3ELobOLqvN9w

B3ck1m2n e Tiago.Alcantara gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por B3ck1m2n Sex maio 10, 2024 9:40 am

rntbass escreveu:Vou dar meu pitaco metalístico, pois sou do metal.... mas já toquei uns xote e forró quando morava na Bahia..rsrs

Já usei muito o Staner BX200 em ensaios e "shows" em sítios e barzinhos pela grande SP.
O bixo dá conta! Toco thrash metal, o barulho é alto, e me ouvia muito bem!
Nesses estilos o que mais faz diferença, na minha opinião são: cordas novas e baixo regulado!, uma equalização com um destaque nos médio agudos pra cortar na mix, um compressor pra nivelar, e um drive sutil...  

Pois é! É isso! Não é tudo sobre volume! Às vezes é questão de se fazer aparecer e se ouvir mais do que sobrepor volume!! Isso é uma arte! Senão vira uma barulheira dos infernos e ninguém se escuta e todo mundo entra num ciclo de tacar cada vez mais volume
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1227
Localização : Cambuí-MG

rntbass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por rntbass Sex maio 10, 2024 10:02 am

B3ck1m2n escreveu:
rntbass escreveu:Vou dar meu pitaco metalístico, pois sou do metal.... mas já toquei uns xote e forró quando morava na Bahia..rsrs

Já usei muito o Staner BX200 em ensaios e "shows" em sítios e barzinhos pela grande SP.
O bixo dá conta! Toco thrash metal, o barulho é alto, e me ouvia muito bem!
Nesses estilos o que mais faz diferença, na minha opinião são: cordas novas e baixo regulado!, uma equalização com um destaque nos médio agudos pra cortar na mix, um compressor pra nivelar, e um drive sutil...  

Pois é! É isso! Não é tudo sobre volume! Às vezes é questão de se fazer aparecer e se ouvir mais do que sobrepor volume!! Isso é uma arte! Senão vira uma barulheira dos infernos e ninguém se escuta e todo mundo entra num ciclo de tacar cada vez mais volume

Mas volume o BX200 tem hein... bastante
rntbass
rntbass
Membro

Mensagens : 56
Localização : Barueri

https://www.youtube.com/channel/UCaOSZjWCUst3ELobOLqvN9w

Zubrycky, lcs., lucian.cupin e B3ck1m2n gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por Tiago.Alcantara Sex maio 10, 2024 9:49 pm

Vou dar meu relato aqui!
Consegui um amp na minha cidade (o que foi excelente pois consegui testa-lo), trata-se deste modelinho aí, um Peavey TNT 115S de 150W, e consegui ensaiar com o pre gain e volume master no 8 (escala de 0 a 10).

Ensaiamos em uma garagem de uns 12x7 metros os dois guitarristas com amps e cabeçotes Marshall.

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Imagem11

Tiago.Alcantara
Membro

Mensagens : 21
Localização : Ituiutaba-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por allexcosta Sáb maio 11, 2024 9:33 am

Tiago.Alcantara escreveu:consegui ensaiar com o pre gain e volume master no 8 (escala de 0 a 10).

Desculpe, mas isso é abuso de equipamento. E ainda bem que você tem um Peavey.

Ganho não é pra se obter mais volume, é pra você regular sua estrutura de ganho de modo que o sinal mandado fique logo abaixo do clipping, ou seja, um sinal ótimo para ser trabalhado pelos subsequentes setores da estrutura de sinal, como preamp e amp de força.

E volume no 8 já deve haver distorção significativa, ondas quadradas e tal, de modo que o falante trabalha sofrendo. Tudo bem que equipamentos Peavey são construídos para suportar boa quantidade de abuso, mas se você precisa trabalhar com o volume de um amp de baixo acima de 5.5 ou 6 para se ouvir, você precisa de um amp maior/mais potente.

Amps e caixas que trabalham com graves já estão muito mais próximos dos seus limites pelo simples fato de trabalharem com frequências baixas. Excursão excessiva, que é o que queima a maioria dos falantes, só ocorre de uns 300hz pra baixo. Acima disso, o falante não retumba e não vibra de maneira descontrolada. Quando queima termina sendo por potência mesmo.

E é assim que é.

Tiago.Alcantara escreveu:Ensaiamos em uma garagem de uns 12x7 metros os dois guitarristas com amps e cabeçotes Marshall.

Eu nunca ensaiei em garagem, mas sei que ambientes mais abertos ou semi abertos dispersam um pouco melhor o volume absurdo de cabeçotes de guitarra valvulados e bateristas que realmente tocam forte e a chance de você ouvir seu amp ali sofrendo abuso é maior.

Num ambiente fechado de estúdio de ensaio, que é o normal pois o vizinho de ninguém é obrigado a ouvir banda ensaiando, você provavelmente teria muita dificuldade de se ouvir, mesmo com seu amp no 8.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Tiago.Alcantara gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por CSergio Sáb maio 11, 2024 8:45 pm

Essa do botão do ganho... estava matutando com meus knobs, "até onde iria girar o ganho".
Decidi que de 0 a 10, deixo no máximo no 5.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4128
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por B3ck1m2n Sáb maio 11, 2024 9:05 pm

CSergio escreveu:Essa do botão do ganho... estava matutando com meus knobs, "até onde iria girar o ganho".
Decidi que de 0 a 10, deixo no máximo no 5.
Eu descobri que é assim: primeiro vc regula o ganho até onde vai sem distorcer, depois regula o volume pra ficar na altura boa (ideal até 5, mas pode ir até uns 6 ou 7 no máximo, com segurança, dependendo do equipamento). De 8 pra cima já seria uma extrapolação além da conta com riscos de danificar o equipamento.

O Knob de ganho tem a mesma função que, nos equipamentos mais simples, é feita pelas entrada "ativa" e "passiva". Pode perceber que nos equipamentos ou se tem um sistema (o do Knob de ganho) ou se tem outro (o dos dois inputs).
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1227
Localização : Cambuí-MG

WHead gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por allexcosta Dom maio 12, 2024 9:00 am

B3ck1m2n escreveu:Eu descobri que é assim: primeiro vc regula o ganho até onde vai sem distorcer, depois regula o volume pra ficar na altura boa (ideal até 5, mas pode ir até uns 6 ou 7 no máximo, com segurança, dependendo do equipamento). De 8 pra cima já seria uma extrapolação além da conta com riscos de danificar o equipamento.

É por aí mesmo.

B3ck1m2n escreveu:O Knob de ganho tem a mesma função que, nos equipamentos mais simples, é feita pelas entrada "ativa" e "passiva". Pode perceber que nos equipamentos ou se tem um sistema (o do Knob de ganho) ou se tem outro (o dos dois inputs).

Sim. Ideal sendo um knob de ganho com indicador de "clipping". O amplificador pode mandar um sinal até 4x mais potente que sua especificação em W quando está trabalhando clipado. E tal energia pode queimar falantes de maneira relativamente fácil, especialmente quando a caixa tem um duto mal projetado ou quando se abusa dos graves.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por Tiago.Alcantara Dom maio 12, 2024 1:34 pm

B3ck1m2n escreveu:Eu descobri que é assim: primeiro vc regula o ganho até onde vai sem distorcer, depois regula o volume pra ficar na altura boa (ideal até 5, mas pode ir até uns 6 ou 7 no máximo, com segurança, dependendo do equipamento). De 8 pra cima já seria uma extrapolação além da conta com riscos de danificar o equipamento.

Valeu pelo esclarecimento, não sabia disso, vou tentar uma regulagem melhor e ler mais sobre o assunto para poupar o equipamento. Obrigado!

Tiago.Alcantara
Membro

Mensagens : 21
Localização : Ituiutaba-MG

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por JAZZigo Dom maio 12, 2024 3:19 pm

allexcosta escreveu:Amps e caixas que trabalham com graves já estão muito mais próximos dos seus limites pelo simples fato de trabalharem com frequências baixas. Excursão excessiva, que é o que queima a maioria dos falantes, só ocorre de uns 300hz pra baixo. Acima disso, o falante não retumba e não vibra de maneira descontrolada. Quando queima termina sendo por potência mesmo.
Possuo um filtro que ameniza significamente o problema:

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 IMG-1150
[sfx] Micro-Thumpinator Bandwidth Optimizer
Made in England

http://www.sfxsound.co.uk/

The micro-Thumpinator is a bandwidth optimizer designed for bass guitar. It removes the low frequency signals that are outside the range of notes produced by the instrument.

Infrasonic frequencies cannot be reproduced by standard bass cabinets but they often make amplifiers clip, especially when they are set to boost the lower frequencies. The Thumpinator filters the signal content optimising the energy delivered by the amplifier. Low-frequency clip is substantially reduced and the sound is tighter especially at high volume levels.

The micro-Thumpinator accepts instrument and line level signals. It can be used between preamplifier and amplifier, between bass and amplifier or anywhere in the effect chain (line or instrument level). It can also be connected directly to an audio interface.

Specifications
Cut-off frequency: ~25Hz
Slope: 36 dB/oct
High input impedance (~2MΩ)
Low output impedance (<150Ω)
Power supply: direct current (DC), 7-11V, 2.1mm centre negative, regulated. It can be daisy chained.
Current usage: ~50mA @ 9V
Small footprint (enclosure: 84mm x 44mm x 23mm, 3.3"x1.73"x0.9")




____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Warmoth Custom Active Precision Bass P(Reverse)/P (Made in USA, 2023) - Powered by Nordstrand The Power Blade Pickup Set & Bartolini HR-2.5 18V 3-Band Preamp
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por Tiago.Alcantara Dom maio 12, 2024 3:44 pm

[quote="JAZZigo"]
allexcosta escreveu:Amps e caixas que trabalham com graves já estão muito mais próximos dos seus limites pelo simples fato de trabalharem com frequências baixas. Excursão excessiva, que é o que queima a maioria dos falantes, só ocorre de uns 300hz pra baixo. Acima disso, o falante não retumba e não vibra de maneira descontrolada. Quando queima termina sendo por potência mesmo.
Possuo um filtro que ameniza significamente o problema:

Wow, a diferença no video é incrível, pena não encontrar no Brasil (ao menos em uma busca rápida não encontrei) e o preço de quase 140 Libras também desanima. kkk

Tiago.Alcantara
Membro

Mensagens : 21
Localização : Ituiutaba-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por allexcosta Dom maio 12, 2024 3:45 pm

JAZZigo escreveu:Possuo um filtro que ameniza significamente o problema:

Legal.

É um HPF super fofo.

Alguns amps de baixo vêm com um filtro desses embutido. E dá pra pessoa fazer e colocar numa caixinha também.

Protege bastante.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

JAZZigo, Sonikado e rntbass gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A - Página 2 Empty Re: Staner BX 200 VS Behringer BXL3000A

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos