Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas

+24
TiagoAndrade
Zubrycky
Tarcísio Caetano
José Augusto
basslave
Boss2K
malka_aff
Cayo Castro
jgs
BR.
Sonikado
celsofaf
thorian-maskier
Raissa
edumerino
rodsom
allexcosta
Eduardo Chaves
fheliojr
Renan Catito
GuilhermePastorius
Bosclima
Yngway
LeandroBass
28 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas - Página 2 Empty Re: Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas

Mensagem por BR. Sáb Out 22, 2011 1:17 am

Estruturalmente sim. Mas pára no visual. Pra maioria dos leigos é só o que eles percebem. E sobre as brincadeiras tipo: "porque não toca alto?", eu nunca consegui disfarçar,sempre faço cara feia.É muito chato isso.

____________________________
Groove? Just in God!
BR.
BR.
Membro

Mensagens : 83
Localização : Fortaleza Ce

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas - Página 2 Empty Re: Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas

Mensagem por TiagoAndrade Sáb Nov 26, 2011 11:51 pm

allexcosta escreveu:Normal e de certa forma correto. Apesar de ter sido inventado pra substituir o double-bass, o baixo elétrico é filho direto da guitarra elétrica e pode ser também chamado de guitarra-baixo, da mesma forma que existe clarinete-baixo, sax-baixo, etc.

Cara, me fala uma coisa relacionada a contrabaixo que Allex não tenha conhecimento e argumento plausível?
Por isso que sou fã desse fórum.

Hoje um menino me perguntou isso. Se era uma guitarra de 5 cordas. rsrsrs

____________________________
"Técnica correta preserva o aparelho vocal e esse tipo de corda não se troca." by: Tio Allex.
TiagoAndrade
TiagoAndrade
Membro

Mensagens : 331
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas - Página 2 Empty Re: Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas

Mensagem por flauius Dom Nov 27, 2011 12:52 am

allexcosta escreveu:Querer que um leigo distingua baixo de guitarra é o mesmo que mostrar essa foto pra alguém passando na rua e querer que a pessoa saiba que é uma viola.

Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas - Página 2 Viola

Ou dizer que se toca contrabaixo (o acústico) quando as pessoas insistem se tratar de um cello...

____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas - Página 2 Empty Re: Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas

Mensagem por DanielMBeF Dom Nov 27, 2011 2:42 am

Ah, eu mesmo brinco com o "porque você não toca alto então?" XDD
Acho que, depois do talento e do estilo do baixista, a própria banda influencia na visibilidade e audibilidade(existe isso? O_o) do baixo também, independente de ser rock ou axé, se o baixista mandar bem e na composição das músicas a banda souber dar um espaço pra ele, terá um ótimo destaque. Caso do Flea, Steve Harris, Geddy Lee e assim vai..

____________________________
#045 - Clube dos baixistas de Minas Gerais, Uai.
#055 - Clube Strinberg
DanielMBeF
DanielMBeF
Membro

Mensagens : 44
Localização : Boa Vista - RR

http://plateiasemacentoficaempe.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas - Página 2 Empty Re: Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas

Mensagem por GeTorres Dom Nov 27, 2011 7:23 am

DanielMBeF escreveu:Ah, eu mesmo brinco com o "porque você não toca alto então?" XDD
Acho que, depois do talento e do estilo do baixista, a própria banda influencia na visibilidade e audibilidade(existe isso? O_o) do baixo também, independente de ser rock ou axé, se o baixista mandar bem e na composição das músicas a banda souber dar um espaço pra ele, terá um ótimo destaque. Caso do Flea, Steve Harris, Geddy Lee e assim vai..

Concordo em termos com o que você diz.

Você cita Flea, Harris, Lee... Baixistas "donos da banda" Harris é exemplo clássico! Único componente da formação original, (original mesmo e não da formação do 1º LP/CD) A história do maiden se confunde com o próprio baixista. Você já viu alguma figura ou ilustração onde o Eddie segura ou está com um instrumento musical? Creio que sim e você deve ter reparado que sempre é um baixo....

O rush é outra história, considerado os "Nerd's do rock'' a banda sabe dosar a participação de todos e há um integração e amizade muito forte entre os membros. É um "power trio", guardadas as devidas proporções, Motorhead, Triumph que também são power trios, dão muita visibilidade musical aos baixistas, até pelo próprio tipo de formação da banda, isso é necessário

O Flea é caso a parte, não sei se você conheçe a banda "Infectous Groove", o atual baixista do metallica Robert Trujillo tocou nela, e neste tempo, igual ao caso do RHCP, a nítida impressão que se tinha é que a banda funcionava em razão do baixista. O RHCP de certa forma é trio também, o cantor, só canta... Três tocando!

Infelizmente a máxima "Baixista são como gnomos, você não os vê, mas eles estão ali..." é muito real e presente.

Muitos ainda tem a mente pequena e pensam que guitarra é o "ó do borogodó" na banda junto com o vocalista, que em muitos casos é de competência duvidosa, sem a nossa 'baixaria', quero ver o guitarra fazer graça e a musica continuar coesa e com uma base firme para ele aparecer.

Quando há uma boa integração entre a banda, todos tem o seu espaço e cada um pode mostrar o que sabe e é capaz de fazer, nós baixistas também queremos e merecemos os nossos 5 minutos de solo

Não quero as luzes da ribalta exclusivamente sobre nós baixistas, que somos em face do instrumento a base, a cozinha. Quero apenas o devido reconhecimento e que PELO AMOR DE DEUS:

Não me perguntem mais se eu toco uma guitarra de 4 cordas!!!! Isso irrita, e muito lol!

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas - Página 2 Empty Re: Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas

Mensagem por Thales_Sr Dom Nov 27, 2011 8:10 am

Ué, mas não é "bass guitar"? Laughing

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas - Página 2 Empty Re: Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas

Mensagem por GeTorres Dom Nov 27, 2011 9:22 am

Eu creio no fato de que ser também conhecido como "Bass Guitar" não quer exatamente dizer que você toca uma guitarra de 4 cordas....

Como eu li em algum lugar no blog:

"Se pedra em inglês é Rock, então rockeiro é pedreiro?"

Sei e entendo que o baixo elétrico é "cria, evolução" natural da guitarra elétrica, mas daí considerar que o baixo elétrico é uma guitarra de 4 cordas, vai uma grande diferença

Você é guitarrista grave?

Eu penso que sou baixista. (Certeza somente da morte e da reforma do meu Dolphin!)

Laughing

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas - Página 2 Empty Re: Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas

Mensagem por celsofaf Dom Nov 27, 2011 10:41 am

GeTorres escreveu:"Se pedra em inglês é Rock, então rockeiro é pedreiro?"
Mas peraí, Steve Harris é o quê, então? Se me disser que ele não é um baita de um pedreiro, não sei de mais nada. scratch

____________________________
Clube dos Baixistas do Rio de Janeiro #29 -- Clube Cort #62 -- Clube GK Gallien-Krueger #41
celsofaf
celsofaf
Membro

Mensagens : 232
Localização : Rio de Janeiro, RJ (made in Pindamonhangaba)

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas - Página 2 Empty Re: Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas

Mensagem por Yngway Dom Nov 27, 2011 1:14 pm

GeTorres escreveu:Como eu li em algum lugar no blog:

"Se pedra em inglês é Rock, então rockeiro é pedreiro?"


Com orgulho! What a Face

GeTorres escreveu:Sei e entendo que o baixo elétrico é "cria, evolução" natural da guitarra elétrica, mas daí considerar que o baixo elétrico é uma guitarra de 4 cordas, vai uma grande diferença

Você é guitarrista grave?

Eu penso que sou baixista. (Certeza somente da morte e da reforma do meu Dolphin!)

Laughing

Todo baixista é meio guitarrista. E baterista... e pianista...

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas - Página 2 Empty Re: Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas

Mensagem por flauius Dom Nov 27, 2011 6:34 pm

E no fim das contas, por que tanto lobby?

O bom é tocar, pronto...

____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas - Página 2 Empty Re: Baixo é igual guitarra só que com 4 cordas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos